22

 Livro_Intellimen

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #49

Não fazer antes de concluir o Desafio #48.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Assumir seus erros e pedir desculpas

Explicação: “Homem não erra, apenas é mal informado” — dizem e acreditam por aí. O orgulho masculino não nos deixa reconhecer nossos erros. Achamos que estamos certos até quando estamos errados. Sim, porque “se” erramos, é porque alguém nos provocou ou induziu ao erro. Nunca por nossa culpa. Jamais.

Aí está uma das maiores fraquezas do homem, pois nossos erros muitas vezes podem ser nossos melhores professores. Mas se nunca os reconhecemos, como aprenderemos as lições?

Ser homem inteligente é saber que não sabe tudo. É reconhecer que tem falhas. É ser forte o suficiente para pedir desculpas quando erra com alguém.

Seu desafio esta semana será reconhecer seus erros, assumi-los e pedir desculpas a quem você deve.

Isso vale para erros que você cometeu hoje ou há 10 anos atrás, que ainda não tenha assumido e buscado perdão. Talvez você evita ou não fala com um parente há muito tempo ou vice-versa por causa de uma mancada sua. Talvez sua esposa guarda uma mágoa de você até hoje por algo que você nunca reconheceu que fez de errado. Talvez seus pais estão esperando uma ligação sua para ouvir uma simples frase, “Pai, mãe, eu errei com vocês e quero pedir perdão.” Talvez o próprio Deus esteja esperando isso de você.

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar.
1 João 1.9

Antes de despedir esse pensamento rapidamente de sua cabeça, achando que você não precisa pedir desculpas a ninguém, pense com cuidado:

Quais as mancadas que você ainda não assumiu? Quem você pode ter ferido com seus erros que ainda está esperando suas desculpas? Há alguém* que você evita ou com quem deixou de ter contato porque você nunca assumiu o seu erro?

* Se esse “alguém” é uma ex ou outra pessoa que um novo contato poderá causar mais dano do que benefício, pese bem quão sábio seria contatá-la. A ideia não é piorar a situação ou causar desconforto para ninguém, como para sua atual esposa, por exemplo. Seja prudente.

Caderno de Notas: Escreva as respostas às perguntas acima em seu caderno. Comece escrevendo os principais erros que lhe vêm à mente. Em seguida, escreva os nomes daqueles que foram prejudicados e para quem você nunca pediu desculpas. Esta semana, você vai contatá-los, assumir seu erro e pedir perdão.

Parceiro Oficial: Conversem sobre a dificuldade masculina de assumir erros e pedir desculpas. Falem sobre como isso lhes afeta.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #50 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #49 concluído: Assumi meus erros e pedi desculpas a quem eu devia. (Acrescente qualquer outro comentário a respeito.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Identifiquei meus erros e as pessoas com quem errei
Pedi perdão e assumi meus erros
Anotei minhas reflexões em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frase:

Dizer “sinto muito” é o mesmo que dizer “eu peço desculpas.” Exceto em um funeral. — Demetri Martin

 

unknown.png Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.

 

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

7 Comentarios em “Desafio IntelliMen #49”

  1. daniel.318 3 years atras

    Desafio IntelliMen #49 concluído: Assumi meus erros e pedi desculpas a quem eu devia.
    Exatamente,esta semana eu estava aconselhando uma pessoa,aqui na sede,e eu falei algumas palavras um pouquinho mais fortes,e está pessoa ficou meia, chateada comigo.Depois eu reconheci que peguei muito pesado com está,pessoa e eu fui nesta,quarta-feira pedi perdão para,está pessoa ai ela me deu como retribuição um grande sorriso.

  2. jorge santos 3 years atras

    Desafio IntelliMen #49 concluído:

    A nossa intenção é sempre acertar e ajudar as pessoas mais como não somos perfeitos estamos sujeitos a erros, mais reconhecer o nossos erros e pedi perdão é uma prova que temos um novo coração, faz poco tempo eu reunir todos os obreros e pedi perdão a todos por alguma coisa ou palavra que eu tenho falado e na intenção de ajuda – los, tenha falado algo inapropiado, então pedi perdão a todos.

  3. joilson da silva oliveira 3 years atras

    Desafio Intellimen #49 concluido:
    Assumi meus erros e pedi desculpas quem eu devia.
    Neste desafio podemos ver que devemos sempre estar bem com Deus, e com nosso próximo.
    No que depender de nos.quando somos nascidos de Deus, nao temos nenhum problema en reconhecer nossos erros, e pedir desculpas.

  4. Pr Paulo Menezes (Colômbia) 3 years atras

    Desafio IntelliMen #49 concluído: Assumi meus erros e pedi desculpas a quem eu devia. Aconteceu algo essa semana antes mesmo de eu ler o desafio desta semana, eu fui rude com um amigo de trabalho, embora na hora não havia percebido, minha esposa que estava ao meu lado me alertou, e, então refleti que não deveria ter tratado daquela maneira áspera.
    Liguei para pedir desculpas, mas não consegui falar, mas tive a oportunidade desta semana falar pessoalmente. Pedi desculpas, ele nem se lembrava mais, mas com certeza ele pode ouvir minhas desculpas e reconhecimento do meu erro. pode ser que ele esteja lendo. Então peço de novo; Minhas sinceras desculpas…Amigo. Deus o abençoe.

  5. Olá bispo, bispo meu parceiro desistiu mais tenho uns 20 desafios que só falta falar com ele e postar, ele tem tempo de me atender as vezes não tem para mim falar os desafios que fiz ele mudou para outro Estado, posso continuar sem ele?
    Posso postar e continuar em frente?
    Deus abençoe.

  6. Alex Araújo 4 years atras

    Esse desafio é bom pra nós lembra as vezes do tamanho da nossa dificuldade quando temos que pedi perdão eu já tive nos momentos dificio em que tinha que pedi perdão e não conseguía hoje eu não tenho mas essa dificuldade graças a Deus,