101

Entenda o Propósito de João, como fazê-lo, e acesse todos os comentários aqui.

 

Tendo preparado os discípulos, Jesus agora ora por eles e por Si mesmo. Ele tem apenas alguns minutos antes de Judas chegar com os guardas e todo o tormento começar. Então Ele busca refúgio e forças na oração. Note aqui o poder da oração em nos sustentar nos momentos difíceis. Nunca deixe de fazer uso dessa arma. Ela está à sua disposição, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Jesus fez essa oração especificamente pelos discípulos, não pelo mundo em geral: “Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que Me deste, pois são Teus.” (v.9)

Outro detalhe: a oração inteira aqui neste capítulo foi feita não somente pelos onze discípulos, mas por TODOS os discípulos de Jesus, inclusive os de hoje. Veja o que Ele disse: “Não peço somente por eles [os onze], mas também em favor dos que vão crer em Mim por meio da mensagem deles.” (v.20) Isso inclui você e eu também! Como disse uma jovem, não é “fera” saber que Jesus orou por nós, especificamente por mim e por você? Saber que não há como o Pai não responder essa oração que o Filho fez em nosso favor? Enquanto você for um discípulo, considere-se coberto e garantido por ela!

Outro ponto interessante dessa oração é a evidência que Jesus dá da Sua eternidade, quando diz: “E agora, Pai, dá-Me na Tua presença a mesma grandeza divina que Eu tinha Contigo antes de o mundo existir.” (v.5 e também 24) Ele já existia antes da criação do mundo. Deus é eterno. E por isso quer que Seus filhos, que O amam, passem a eternidade com Ele também. Foi esta a missão principal do Senhor Jesus aqui na terra, como Ele mesmo disse no início desta oração:

Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que Ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que eles conheçam a Ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo.
(vs. 2,3)

Você quer a vida eterna? Procure conhecer Jesus. Conhecendo Ele, você conhecerá a Deus, e assim receberá a vida eterna. Esse é o trabalho do Senhor Jesus: levar as pessoas a conhecerem o Pai. Durante esse Propósito de João, você está conhecendo melhor quem é Jesus, não está? Você percebe isso? Esse é o caminho.

Um último versículo que em minha opinião resume o relacionamento que Deus quer ter com Seus filhos:

Tudo o que é Meu é Teu, e tudo o que é Teu é Meu.
(v.10)

Será que você pode orar assim?

 

21_dias_desafio_de_joao

 

 

O Propósito de João virou livro!

Agora você pode levar as 21 lições práticas com você e viver essa transformadora viagem no tempo em qualquer lugar.

Se você foi ajudado através do Desafio, beneficie também um amigo, presenteando-o com um exemplar.

Disponível para compra no Arca Center. Clique aqui.

 

 

 

Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

260 Comentarios em “João 17: Veja o que Ele orou por você”

  1. Alexandre Souza 3 years atras

    Todo esse capitulo é uma oração, de um Homem que o mundo rejeita e rejeitou, vemos que no momento dessa oração percebemos que o nosso Senhor não mede palavras diante de Deus, Ele ora por todos que estavam com Ele naquele momento, e também cita que: Nao rogo somente por eles, mas também pelos que hao de crer em Mim por meio da palavra deles vs20.
    E assim nos deixa um grande ensinamento, que só teremos parte com Ele, sendo que nem Ele. “Para que tenham Meu gozo completo em si mesmos” vs13.
    E estaremos sempre em Sua presença porque assim como o Pai e o Filho são um se estivermos Nele seremos Dele, se santificando na Sua palavra.

  2. Renata Di T.Magalhães 3 years atras

    Obrigada Deus por tudo que tens feito e ainda fará por completo na minha vida.Amém!!!Graças a Deus!!!

  3. Cap17
    “25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. 26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja”
    Glória a Deus! Obrigada Jesus por essa oração…hoje eu precisava mesmo lembrar verdadeira identidade.

  4. JESUS NÃO ESQUECE DE NENHUM DOS SEUS FILHOS,MESMOS NÃO SENDO MERECEDORES ELE LEMBRA DE NOS.

    JESUS ESTAVA NUM CIRCUNSTANCIA QUE PODIA FALAR COM DEUS EU FIZ O QUE PODIA FAZER TÁ FEITO MAIS NÃO ELE ORA POR NOS QUE NEM TIMOS NASCIDO.

    JESUS É MARAVILHOSO EM AMOR.

  5. gostei muito dos comentarios me ajudou muito no meu casamento esta tudo destorcido estopou separado nao sei mais o que fazer

  6. Lendo esse capitulo eu lembrei dessa mudica: Eu não sou nada sem Ti
    Eu não vivo sem Ti
    Sem Tua presença eu morro
    Como eu Te amo
    Como eu Te quero
    Sim eu me prostro aos Teus pés
    A minha vida eu Te consagro
    Tudo o que tenho é totalmente Teu
    Tudo o que sou é totalmente Teu
    Como Deus nos ama, como Jesus nos ama! Nem nos conheceu e pediu a Deus por nós! Eh maravilhosos mesmo!

  7. Charles Roges 3 years atras

    Jesus ora por todos nós numa demonstração de amor e zelo pelo seu povo.

  8. Stéfani 3 years atras

    A oração é o caminho mais curto para se achegar até Deus, as vezes nos não damos tanto valor. E maravilhoso ler essas palavras do Senhor Jesus, eu fico imaginando o amor que Ele sentia por seu discípulos, “E SENTE ATÉ HOJE” um amor incalculável, eu não tenho nem palavras para descrever e definitivamente é por essas e outras que Ele é o meu TU-DO.
    #te amo JESUS e não há para mim outro igual a TI.

  9. Nayara Magalhães 3 years atras

    Deus é o nosso refúgio, e muitas vezes não fazemos dEle um refúgio!

  10. Fábio Lúcio 3 years atras

    Eu sou de Jesus então eu sou de Deus, Amém!

  11. escarleti 3 years atras

    Amém!

  12. Abner Vilela 3 years atras

    Nosso tudo, deve ser o tudo de Deus. Pois o tudo dele, ele nos deu na cruz para nos dar vida eterna!
    Deus nos da tudo, tudo oque pedimos e oque nao pedimos, devemos ser um com ele, e nada mais.

  13. Acho que o senhor já falou tudo, Bispo!
    A oração mostra o cuidado de Jesus conosco. E a certeza da vida eterna, a eternidade ao lado do Pai, que honra!
    Na fé.

  14. E verdade por isso jamais vou deixar de orar, tenho que orar mais, pois se eu parar, essa arma vai enferrujar e Deus so atende quem chama por Ele.

  15. Natalia Silva 3 years atras

    é forte essa passagem, vemos o cuidado de DEUS para com a gente, a oração que ele fez por nós que samos dele. enquanto estivermos nele,ele nos guardara e intercedará ao pai por nós..

  16. Hellen Cristina Freitas Moreira 3 years atras

    A oração é algo muito forte. É uma ponte entre eu e Deus, é o modo de eu falar com Ele e Ele comigo.
    Não sabia que Jesus tinha orado por nós, algo muito revelador, muito bom conhecer melhor a Jesus. Ao ler o capitulo completo de João 17 me deixou ainda mais atenta e encantada com o Amor perfeito que Jesus tem pela gente. A todo o momento Ele pede para que Deus seja com a gente, a todo o momento ele pede que sejamos uma unidade em Deus. Mesmo preste a sofrer todo aquele tormento, Jesus orou por mim. Muito obrigada Jesus!

  17. O que eu entendi que Jesus, Ele quer que morar em nós. Assim como ele é um com o Pai. Ele quer ser um com a gente também!

  18. Gabriela Zambelle 3 years atras

    É incrível ver como Jesus amava o próximo.
    Suas orações sempre são voltadas para os discipulos, sempre para eles.
    Amor as almas é isso, muitas vezes esquecer até de si mesmo para salvar uma alma.
    Jesus é perfeito.

  19. Agnaldo Merelis 3 years atras

    Boa noite,
    Essa oração de Jesus, Ele reforça a idéia sobre a santificação, todos os que desejam ser salvos, tem de se manter em santificação, sem a qual ninguem vera o Senhor, a vontade de Deus é que onde Ele estiver esteja tbem o seu servos, embora não merecemos nada absolutamente Deus quer ser um com nós e isso é muito glorioso…

  20. William de Sousa 3 years atras

    Boa noite bispo Renato e leitores.
    A oração que o Senhor Jesus fez mostra o cuidado que tem por nós, o desejo de que estejamos Nele e no Pai, o amor ao dedicar Sua Vida a ensinar o caminho para a Salvação e muito mais. E pensando nisso lembrei de ao menos agradecê-Lo por tudo que fez por mim inclusive a oração. Obrigado Senhor Jesus!

  21. Anderson de Souza Carvalho 3 years atras

    meditação:
    a vida eterna depende da pessoa conhecer a Deus; conhece-lo de fato e de verdade, e só tem uma maneira disso se tornar real: vs.17 e 19 se santificando na verdade. não é através de frequencia na igreja, ter uma bíblia aberta em casa, ser bonzinho etc… que a pessoa terá a vida eterna; mas um compromisso com a palavra de Deus dará este privilegio.

  22. Patricia 3 years atras

    Sinto meu peito com gratidão por estar seguindo este Propósito. Venho me aproximando mais de Jesus e de sua vida, seus ensinamentos. Que maravilha saber que o que é meu é dEle e o que é dEle é meu. Obrigada Bispo pela iniciativa. Só me torno uma pessoa melhor e mais amável. Gratidão!

  23. Stephanie Martins 3 years atras

    Neste capítulo também percebi que Jesus fala muito sobre a unidade, de sermos um com Ele.

    “para que sejam um, assim como Nós” versículos 11 e 22

    “para que todos sejam um” versículo 21

    “para que sejam aperfeiçoados em unidade” versículo 23

    Fiquei refletindo o que é ser um com Jesus.

    Em uma mesma pessoa, não pode haver 2 tipos distintos de pensamentos ou mentalidade. Uma só pessoa não anda em direções opostas, não possui objetivos diferentes dentro de si mesma, não pode percorrer o caminho da luz e das trevas ao mesmo tempo.

    Quando somos um com Jesus, significa que temos os mesmos pensamentos que Ele, os mesmos objetivos, sonhos, caminhos, atitudes, escolhas, comportamento, e a lista continua…

    Será que os frutos de nossas vidas revelam que realmente somos um com Jesus ou que não há nenhuma semelhança entre nós?

  24. Géssica Santos 3 years atras

    “E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.”

    As pessoas às vezes tomam decisões e fogem do sacrifício pensando que só elas serão prejudicadas, mas na verdade estão prejudicando a todos que gostariam de ver Deus em suas vidas!

  25. Alex Davyd 3 years atras

    ola bispo, esse capitulo é muito forte porque diz que jesus orou por nós também: “Não rogo somente por eles, mas também pelos que hão de crer em mim por meio da palavras deles”(v.20)
    É por isso que temos que cuidar da nossa salvação como a menina dos nossos olhos para que quando chegar o ultimo dia nós venhamos subir de encontro ao nosso ETERNO PAI.
    (Que honra poder servir ao DEUS ALTÍSSIMO)

    Deus abençoe a todos.

  26. Nesse capítulo o Senhor Jesus demonstra todo seu amor por aqueles que creram nele,que o aceitaram como seu Senhor e Salvador,como filho de Deus.Somente através do Senhor Jesus podemos chegar até Deus.
    O Senhor Jesus intercede junto a Deus por todos que o Pai lhe deu, mas note que no versículo 20 ele também intercede por nós “não rogo somente por estes mas também por aqueles que vierem a crer em mim”…Muito grandioso esse amor que nos torna um com o Senhor Jesus e assim veremos a glória do nosso Deus.

  27. Rafaela de Almeida 3 years atras

    Que lindo ter um melhor amigo que ora dessa forma por nós e que maravilhoso é saber que Jesus nos resgatou porque lhe fomos entregues para ser salvos.
    Sinto-me como um milhão de dolares 🙂

  28. Cristiane 3 years atras

    Bispo este propósito abençoa muito e aproxima de Deus …e’ a segunda vez que estou neste propósito …que benção ….que privilégio …e’ o próprio Deus cuidando de mim e da minha alma….Aleluia.

  29. Bispo desde que iniciei este propósito meu relacionamento com Deus já mudou quando entro na presença dele me sinto avontade e chego sem nenhum peso e falo com ele como um veerdadeiro filho falando com seu Pai.

  30. NAo eexiste duvidas do quanto oS senhor nos ama e Ele quer que continuemos amando desse jeito. Deis é maravhosos!

  31. Jesus nos ama muito.
    Porque o sofrimento dele, pelo que agente lê nas escrituras, foi muito grande.
    Não é sofrimento só físico.
    Jesus sabia tudo que iria acontecer e ficou firme.
    Imagine se voce sabe o que vai te acontecer no futuro? o que seria de nós.
    Se voce soubesse que ira morrer crucificado amanhã, o que voce faria?

    Jesus viveu na terra como humano e sofreu como tal, ele não usou poderes divinos em momento algum.

    Mas tinha o SABER, sabia tudo.
    E morreu por nós,
    É como ele diz:(pai se puder passa de mim este cálice, mas que seja feito a sua vontade e não a minha)Jesus sabia que veio para morrer por nós. Orou por nós até na cruz!
    É muito amor!

  32. Raymond Andujar 3 years atras

    É muito forte bispo, Deus quer que a gente tenha tudo dele, mas agente também tem que negar tudo por ele, viver despojado de tudo que nos afasta dele, as ansiedades, preocupações do futuro, problemas com a família, ou financeiros, etc, ele quer que nos preocupemos com Ele, e não com o mundo.

  33. O que me chama a
    atenção neste capítulo, é que mesmo quando tudo estava para vir a tona o Senhor Jesus orou por Ele e por todos os discípulos! Vemos nessa passagem que o Senhor Jesus não era em nada egocêntrico poderia orar orar e orar por Ele, mas em vez disso, orou por Ele E pelos discípulos. Muita das vezes estamos passando por lutas e dificuldades e olhamos somente para o nisso umbigo. Que exemplo do Senhor Jesus como Ele é lindo:-)
    Vou pedir para Ele um coração atento às dificuldades do meu próximo independente da situação que esteja vivenciando.

  34. Aqui neste capítulo eu vejo que o Senhor Jesus nos ensina a como orar, como falar com Deus. Jesus
    demonstra muito respeito por Deus, e pede a Ele que guarde os seus discípulos como também a todos aqueles que vierem a crer no Senhor Jesus. Jesus não pede a Deus que os livre das lutas que iriam enfrentar mas que os guardasse do mal.
    Todos nós que cremos no Senhor temos a proteção de Deus e a promessa de que um dia vamos morar com Ele. Isso nos basta! Por isso que agente não tem que se atemorizar, muito menos perder a fé.

  35. Basta termos fé e orarmos em Espírito e em Verdade para Deus honrar nossas orações.

  36. Rubens Fernando 3 years atras

    Com certeza esse propósito tem me feito conhecer mais Jesus, tem me aproximado mais de Jesus, está sendo ótimo buscar essa intimidade com Ele!

  37. julia louro 3 years atras

    é emocionante saber que Jesus orou por nos e nos amou mesmo diante da morte,gloria a Deus por Jesus ter morrido em nosso lugar,e tambem por sua palavra ter nos alcançado a Deus e a Jesus Cristo toda honra e toda gloria para todo o sempre!!!!!!!

  38. Tudo o que eu quero, mais do que qualquer coisa que eu já quis na minha vida, é ter essa relação com Deus… preciso disso… mais do que qualquer coisa…

  39. Rosemary Dias 3 years atras

    12Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
    O que me chamou muito atenção aqui neste versículo, é cuidado De Jesus para com os seus servos, os seus discípulos, ele os protegia como a galinha protege os seus pintinhos , eles o sustentava sempre com a sua palavra, com as escrituras os ensinava, os exortava, os instruíam no caminho certo, para que aprendessem a discernir o certo do errado, e construir dia após dia a sua salvação, e Ele como um bom pastor não queria perder nenhum deles, o único que se perdeu foi o filho da perdição,para que se cumprisse a Escritura. Ele deixou aqui o maior exemplo a ser seguido como bom pastor que Ele É.
    Os servos de Deus, nascidos de Deus tem esse desejo dentro de si. salvar vidas, delas cuidar e não deixar elas se perderem por nada. Mas assim com Ele deu a própria para salva-los. Assim também os seus discípulos de hoje, devem fazer o mesmo por amor aos sofridos. Cuidar, amar e sacrificar por elas.

  40. Paulo Rocha 3 years atras

    Neste capitulo o Senhor Jesus nos revela seu grande amor e zelo por nós, pois sabendo que iria passar por tão grande tribulação mas depois iria para Gloria Eterna, prédio ao Pai que cuida-se dos Seus como Ele havia cuidado.
    Pelo desejo do Senhor Jesus em voltar para a Gloria do Pai, já imaginamos o quão grandioso é a Vida Eterna com Deus.
    Por isso Ele pediu ao Pai para cuidar de seus dicipulos até que nós também estejamos na mesma Gloria com Ele.

  41. O que Ele fez por todos nós, ninguém nunca fez, nem fará, foi único, assim como o seu amor por nós, nada se compara.

  42. Catarina A. 3 years atras

    O Sr. Jesus clama a Deus para que o glorifique por ter acatado as suas obras e nunca ter desistido por ter informado ao Mundo q veio por Deus e que é seu filho, apesar das dificuldades cumpriu com aquilo q o Pai lhe enviará. Pede também a Deus q proteja aqueles q agora são de Deus e q Nele creram, pois o Sr. Jesus sabia q os seus seguidores iriam sofrer tribulações até a sua volta. Esta passagem com todo o respeito pois sei q nada q fizermos na vida será comparável ao que Cristo fez por nós. Mas esta passagem faz-me lembrar quando nós fazemos o perfeito sacrifício pois Deus pede-nos que sacrifiquemos algo seja o nosso ser, o orgulho ou algo a que a pessoa esteja exageradamente apegada e qdo conseguimos sacrificar verdadeiramente ah que dia, aí sim podemos cobrar de Deus pois fizemos exatamente como Ele mandou.

  43. veronica 3 years atras

    Bom dia Bispo
    Conhecer Jesus foi o dia mais importante da minha vida
    Naõ sei o que seria da minha vida sem o Senhor Jesus, e com certeza a oração é fundamental para a nossa vida
    Na fé

  44. veronica 3 years atras

    Bom dia Bispo
    Naõ sei o que seria da minha vida sem o Senhor Jesus, e com certeza a oração é fundamental para a nossa vida
    Na fé

    • Jesus orou pela gente e tudo o que Pai tem é dEle, e o que Ele tem é do Pai.. e que Jesus já existia antes da fundação do mundo

  45. Júlio César 4 years atras

    Conhecendo melhor o Senhor Jesus e tendo cada vez mais intimidade com ele, muito forte Bispo.Chegarei a orar pelo menos perto Dele. toda Honra e toda Glória seja dada a seu Nome. O Senhor Jesus não viu só o seu Lado , fez a oração por todos nós. É um propósito abençoado! Amém.

  46. wiviane cerqueira 4 years atras

    Bispo essas palavras tem falado tão forte comigo, Deus quer que pessoas a eternidade com Ele , por isso enviou Seu filho ao mundo.

  47. Estou passando por um momento muito difícil e encontrei na oração um momento de paz e reflexão de tudo que se passa ao meu redor. Não há coisa melhor que poder entregar suas aflições, temores e angustias nas mãos dEle.

  48. Iolanda Figo 4 years atras

    Jesus quer ser um só connosco e com o Pai.
    Ele quer nos junto Dele, quer proteger, guardar, ensinar… Tudo o que um Pai faz.
    A vitória de um ser humano está em conhecer a Deus… Sem Ele TUDO é passageiro, é pó, não vale nada absolutamente.

  49. lucas vitorino 4 years atras

    ele nos deu a vida para nos prepara para em freta o inferno e todo o deserto

  50. Larissa Jesus 4 years atras

    Realmente é muito forte, hoje pude provar de como é uma oração sincera á DEUS, fico imaginando a dor que Jesus sentiu,Ele sabia o que exatamente iria acontecer com ELE , e ao invés de orar apenas por Ele , fez questão de se lembrar de cada um de nós, Deus nos escolheu é isso é extremamente maravilhoso.