101

Entenda o Propósito de João, como fazê-lo, e acesse todos os comentários aqui.

 

Tendo preparado os discípulos, Jesus agora ora por eles e por Si mesmo. Ele tem apenas alguns minutos antes de Judas chegar com os guardas e todo o tormento começar. Então Ele busca refúgio e forças na oração. Note aqui o poder da oração em nos sustentar nos momentos difíceis. Nunca deixe de fazer uso dessa arma. Ela está à sua disposição, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Jesus fez essa oração especificamente pelos discípulos, não pelo mundo em geral: “Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que Me deste, pois são Teus.” (v.9)

Outro detalhe: a oração inteira aqui neste capítulo foi feita não somente pelos onze discípulos, mas por TODOS os discípulos de Jesus, inclusive os de hoje. Veja o que Ele disse: “Não peço somente por eles [os onze], mas também em favor dos que vão crer em Mim por meio da mensagem deles.” (v.20) Isso inclui você e eu também! Como disse uma jovem, não é “fera” saber que Jesus orou por nós, especificamente por mim e por você? Saber que não há como o Pai não responder essa oração que o Filho fez em nosso favor? Enquanto você for um discípulo, considere-se coberto e garantido por ela!

Outro ponto interessante dessa oração é a evidência que Jesus dá da Sua eternidade, quando diz: “E agora, Pai, dá-Me na Tua presença a mesma grandeza divina que Eu tinha Contigo antes de o mundo existir.” (v.5 e também 24) Ele já existia antes da criação do mundo. Deus é eterno. E por isso quer que Seus filhos, que O amam, passem a eternidade com Ele também. Foi esta a missão principal do Senhor Jesus aqui na terra, como Ele mesmo disse no início desta oração:

Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que Ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que eles conheçam a Ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo.
(vs. 2,3)

Você quer a vida eterna? Procure conhecer Jesus. Conhecendo Ele, você conhecerá a Deus, e assim receberá a vida eterna. Esse é o trabalho do Senhor Jesus: levar as pessoas a conhecerem o Pai. Durante esse Propósito de João, você está conhecendo melhor quem é Jesus, não está? Você percebe isso? Esse é o caminho.

Um último versículo que em minha opinião resume o relacionamento que Deus quer ter com Seus filhos:

Tudo o que é Meu é Teu, e tudo o que é Teu é Meu.
(v.10)

Será que você pode orar assim?

 

21_dias_desafio_de_joao

 

 

O Propósito de João virou livro!

Agora você pode levar as 21 lições práticas com você e viver essa transformadora viagem no tempo em qualquer lugar.

Se você foi ajudado através do Desafio, beneficie também um amigo, presenteando-o com um exemplar.

Disponível para compra no Arca Center. Clique aqui.

 

 

 

Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

260 Comentarios em “João 17: Veja o que Ele orou por você”

  1. Arthur Medeiros 2 years atras

    Nossa vida é o reflexo do que somos, precisamos andar em retidão, possuir as características de Deus para que seu nome seja glorificado através de nós. Devemos nos unir com Deus e sermos um só e que a vontade dele seja a nossa vontade.

  2. Posso e vou orar assim para ti Senhor….Pois tudo que é meu é seu,pois sem ti nada tenho…Só te peço forças para enfrentar essas dificuldades… Amém

  3. Sr bp este capitulo foi o q mais me tocou…é bem da verdade eu ja li este vercículo muitas outras vezez porem nunca dessa maneira o meu rei Jesus orou por mim…se o sr bp Macedo tivesse orado por mim mensionando meu nome ja me seria uma honrra…mas neste caso foi o proprio autor da vida quem orou por mim isso é muuuuuiiiitoooooo mega muito forte por isso q o Amoooo.

  4. Quanto mais se aproxima o fim do propósito, vou percebendo a intensidade dos ensinamentos e dos EXEMPLOS de Nosso Senhor Jesus…
    Ai de nós se Cristo não se nos desse a conhecer! Ele e o Pai são um e é por isso que temos a oportunidade de ter acesso a Deus.
    Fico muito feliz de ver como Seu alcance é infinito no tempo e espaço, sabendo como estaríamos sofrendo agora, orou não só pelos discípulos que o acompanhavam mas também por todos os que viriam a conhecê-Lo.
    Glórias sejam dadas ao Filho do Homem! E eis que ele vem…
    TEm sido duro para nós nos mantermos firmes na fé e obediência diante de um mundo cada vez mais tentador e que quer nos levar à ruína espiritual; mas se até o Cristo recorreu à oração, o que dizer de nós??? Oremos, oremos, tenhamos fé e trabalhemos para que possamos ter sempre o Espírito Santo em nós, e que nossa alegria seja plena.

  5. Rodrigo Fonseca 2 years atras

    Esta passagem sempre me chamou muita atenção pelo fato de Jesus dizer ao Pai (Deus):
    Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo.

    Deus nos deu a Jesus, hoje o conhecemos, do mundo éramos, porém Deus nos tem dado a Jesus para que do mundo não sejamos mais, guardando a sua palavra que é a verdade e esperar ver a glória de Deus um dia, assim como Jesus antes mesmo da fundação do mundo já há possuía. Isto é muito Glorioso! e Profundamente Espiritual…

  6. JOSEANE RODRIGUES 2 years atras

    Creio que a oração que Jesus fez, o fez porque precisa de força para o que viria, e tudo o que deixou é exemplo, então se ele fez essa oração, nós também vamos precisa-la em algum momento que vai exigir, mas força , mas coragem, mas confiança que não estamos só, e se nossa vida estiver glorificada em Deus, então Deus será glorificado em nós; eu vou usar esta oração mais vezes na minha vida pois não sei o que possa acontecer e quero estar, mais intimo de Deus, com minha fé avivada em o nome do SENHOR JESUS.

  7. Neusa Santos 3 years atras

    Eu estou buscando conhecer Jesus para ter a vida etrena com Ele. Faz-me te conhecer Jeus.

  8. Raquel Freitas 3 years atras

    “…Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste…” (Verso 11)
    Quem prestes a ser traído, açoitado e crucificado ora pelos outros ao invés de orar por si mesmo? Só mesmo o Senhor Jesus.
    O Seu amor é tão grande e infinitto, que Ele estava preocupado conosco, e não com Ele mesmo, e por isso pediu ao Pai que nos guardasse. É esse tipo de amor que Ele nos manda ter quando disse: “…ameis uns aos outros; assim como eu vos amei…” (João 13.34)
    Isso não é nada fácil, mas só assim nos tornamos Seu discípulo.

  9. Filipe Gonçalves(Catedral , Curitiba) 3 years atras

    O Senhor Jesus nos ensina a traves dessa oração, que não importa a nossa situação , ou momento que estamos passando, há tempo para nós recorrermos ao Deus. Lembra-se que faltava Minutos para Judas o entregar para os Fariseus ,mesmo assim Ele teve tempo para Orar por todos nós. e orou bastante. Pois quando queremos nos entregar para o Senhor JESUS de fato e de verdade, não tem desculpa, nós conseguimos. E não tem essa que não sabemos orar, isso não existe isso. Orar e você conversar com Deus. do seu jeito e todos sabem conversar. e falar oque sente e oque pensa. Então quando estiver orando, não procure palavras difíceis. ou copiar alguém ou repetir uma reza. Seja sincero e fale para Deus tudo que está dentro de você. Deus Abençõe