76

Entenda o Propósito de João, como fazê-lo, e acesse todos os comentários aqui.

 

Continuando o discurso do capítulo anterior, Jesus conforta Seus discípulos e os prepara para a Sua partida. Em questão de menos de 24 horas Ele seria preso, julgado por um tribunal ilegal, severamente castigado e crucificado como um bandido. Tamanha brutalidade causaria um forte impacto nos discípulos, além de grande temor por suas próprias vidas. Por isso, a ideia principal do Senhor aqui é fortalecê-los para o que está por vir.

Ele começa mencionando que iria para o Pai, e que agora os discípulos não poderiam acompanhá-lo, mas Ele iria preparar uma casa para eles e em breve voltaria para buscá-los. Essa linguagem pode parecer estranha e sem sentido para nós, mas não para os discípulos. Isso porque Jesus estava se referindo aqui ao costume praticado pelo noivo antes de se casar com a noiva, nos moldes do casamento judaico.

Durante o período de noivado, o noivo preparava um quarto para a lua de mel. Esse quarto costumava ser construído na casa do pai do noivo. A câmara nupcial, como era chamada, tinha de ser um belo lugar para se levar a noiva. A noiva e o noivo passariam sete dias lá. O quarto tinha de ser construído de acordo com as especificações dadas pelo pai do noivo. O rapaz só poderia se encontrar com a noiva quando o seu pai lhe permitisse. Se alguém perguntasse ao noivo quando seria o casamento, ele dizia: “Não cabe a mim saber; só o meu pai sabe.”

Assim como o noivo dizia à sua noiva que iria preparar um lugar para ela, Jesus disse aos Seus discípulos: “Na casa do meu Pai há muitos quartos, e Eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, Eu já lhes teria dito. E, depois que Eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde Eu estiver vocês estejam também.” (João 14:2,3)

Que conforto, que alegria saber que neste exato momento, o nosso Senhor Jesus está nos preparando um lugar para estarmos com Ele! Por isso, o cristão deve viver cada dia como uma noiva que aguarda o grande dia do seu casamento. Fidelidade, obediência, prontidão — pois só o Pai sabe o dia e a hora.

Outro ponto marcante desse capítulo é a ênfase que Jesus dá na unidade e igualdade que há entre Ele e o Pai, o Pai e Ele, e também entre Ele e os que praticam Suas palavras. “O Pai está em mim, Eu estou no Pai, e Nós dois estamos em você que faz o que Nós mandamos. E como prova disso, Eu pedi ao Pai que lhe desse o Espírito Santo para ficar com você para sempre.”

É mesmo como um casamento: os dois se tornam uma só carne. Se você aceitar se casar com Deus, Ele viverá junto e misturado com você, e você com Ele, começando aqui e agora através do Espírito Santo em você, e depois por toda a eternidade.

Esta é a vida pela fé: juntar-se totalmente a Deus de forma que já não há diferença entre nós. Quem vê a nós, vê a Deus.

Quem tem visto você, tem visto a Deus?

21_dias_desafio_de_joao

 

 

O Propósito de João virou livro!

Agora você pode levar as 21 lições práticas com você e viver essa transformadora viagem no tempo em qualquer lugar.

Se você foi ajudado através do Desafio, beneficie também um amigo, presenteando-o com um exemplar.

Disponível para compra no Arca Center. Clique aqui.

 

 

Ver também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

209 Comentarios em “João 14: Junto e misturado”

  1. sara borges 2 years atras

    Aqui o Senhor Jesus deixa bem claro que Ele ira para junto de Deus e aquele que o amasse de verdade crendo Nele fará as mesmas obras que Ele fez e maiores.

  2. Arthur Medeiros 2 years atras

    Devemos ser obediente, obedecer os mandamentos de Deus se quisermos ser amando por ele.

  3. Eu creio e espero que sim…Pois quero fazer tudo para agradar a Deus…..

  4. JOSEANE RODRIGUES 3 years atras

    Jesus confortou, os discípulos porque eles estavam precisando, de conforto pois acharam que iriam ficar sozinhos depois da crucificação e porque não sabiam o que poderia acontecer com eles, pois se o seu Senhor estava para ser crucificado, o que poderia esperar para os mesmos; foi preciso um injeção de ânimo, para eles crerem que nada era à toa e eles poderiam fazer tudo que seu mestre fez e coisas maiores ainda fariam, se cressem. ou seja dar continuidade ao trabalho, e no momento certo estariam com o seu Senhor novamente;se alguém precisa de conforto, busque de Deus, pois não podemos desanimar, só Deus está conosco não temos que esperar auxilio de mais ninguém, e ele nos dará tudo que necessitamos.

  5. Neusa Santos 3 years atras

    Eu estou na busca pelo o bastismo com o Espirito Santo, porque quero ir abitar com Jesus.

  6. Raquel Freitas 3 years atras

    Por duas vezes nesse capítulo Jesus diz para que nosso coração não se turbe.
    “Não se turbe o vosso coração: credes em Deus, crede também em mim.” (Verso 1)
    “… a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração…” (Verso 27)
    Jesus não repetiria algo duas vezes em vão. Ele sabia que os discípulos e, nós também seríamos muito preocupados com tudo a nossa volta, por isso nos advertiu para que nosso coração não ficasse repleto de inquietações e preocupações.
    O coração é enganoso, e muitas vezes nos faz achar que nada dará certo, que tudo está perdido e que temos que resolver a qualquer custo na força do braço, deixando assim de confiar em Deus.
    Mas Jesus nos mandou confiar nEle e em Deus, e deixou a paz dEle para nós afim de que fôssemos capazes de vencer as ansiedades e incertezas.

  7. Alexandre Souza 3 years atras

    Vejo que aqui nesse capítulo que Ele dizia que estava preparando um caminho, assim como o noivo prepara para sua noiva, mas dizia que Ele era o caminho. Porque sabemos que para nós morarmos com Deus temos que seguir os passos de Jesus, mesmo os discípulos não entendendo pra onde Ele ia, Ele os animava para esperarem Ele voltar, e ainda lhes prometeu um Consolador, que é o Espirito Santo.
    Também os orientou que todos o que cressem e usassem Seu nome Ele lhes atenderia, com alguns cuidados, que guardassem todos Seus mandamentos que Os ensinou, e podiam ficar tranquilos que Deus estava cuidando deles aonde quer que estivessem.
    Aqui é bem claro o amor do Nosso Senhor para com todos que Nele creem, sabendo da chegada de Sua morte, ainda nos últimos momentos não deixava de animar Seus seguidores, pois, sabia que eles ainda não compreendiam porque Ele iria morrer.
    Isso serve para todos que se encontram aflitos.

  8. “Pois vou preparar-vos lugar.”Quantas vezes pegamos um ônibus superlotado tendo que viagar em pé, ou nos encontramos em um lugar onde não suporta a quantidade de pessoas que ali se encontram.O desconforto é tremendo e ansiamos em sair logo dali.A verdade é que aquele lugar não fora preparado para nós ,reservado para nós.o inferno também não fora reservado para o homen,pois O SENHOR já tem um lugar reservado para cada um de nós ao seu lado.
    Assim como nos sentimos honrados em chegar a um lugar onde uma mesa com nosso nome nos reserva um lugar,imagina termos um lugar reserdo ao lado do REI dos reis. É MAGNIFICO!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Renata Di T.Magalhães 3 years atras

    Que privilégio meu Deus viver contigo e ser teu Representante é uma honra!!!tem até uma canção ah honra…. a glória… a força e o poder a ti Jesus e o louvor ao Rei Jesus!!