38

 

Leia a primeira parte deste artigo aqui.

Minha experiência com católicos devotos é que são muito sinceros, muitas vezes mais que religiosos evangélicos e de tantas outras religiões. Meu pai era um, e toda a família seguia nos seus passos.

Mas quando a desgraça bateu à nossa porta, e toda aquela devoção e sinceridade religiosa falhou em evitar o mal e em nos ajudar a lidar com ele, então fomos em busca de outra ajuda. Meu irmão mais velho foi convidado à uma igreja “de crente” (assim nós católicos nos referíamos a todas as outras igrejas), e um mês depois ele estava tão entusiasmado que eu o acompanhei pela primeira vez.

O impacto foi imediato. Em vez da religiosidade e rituais incompreensíveis aos que estava acostumado, encontrei pessoas que pareciam genuínas em seu trabalho, confiantes e com um brilho no rosto que nunca tinha visto. Uma hora e pouco ali presente foi suficiente para eu sair com esperança renovada, mais leve, e com certeza de que as coisas iriam melhorar. Eu nunca havia sentido isso em uma missa.

Porém o que mais abriu a minha mente foi como eles incentivavam a leitura e a compreensão da Bíblia. Nós tínhamos a Bíblia em casa, como todo bom católico, na estante, aberta no Salmo 91 para trazer boas “vibrações”. Obviamente não estava funcionando.

A Bíblia para nós católicos era mais como um objeto sagrado, suposto a ser tratado como aquela santa de quase meio metro que meu pai tinha na parede da sua empresa: você olha, respeita, espera que lhe traga boa sorte, mas não entende muito como funciona. O católico de modo geral não é incentivado a ler a Bíblia. Quando íamos à missa, a liturgia já estava pronta num papel que todos liam; rezas e repetições que eu nunca acertava a hora certa de falar em voz alta com todo mundo.

Eu não sabia, na altura, que muitas de nossas crenças católicas estavam em total desacordo com a Bíblia. Aqui vão apenas algumas como exemplo:

  1. Maria foi virgem só até Jesus nascer, depois teve outros filhos biológicos: Marcos 6:3
  2. Fazer e ter imagens de escultura em veneração à santos ou ao próprio Jesus quebra os dois primeiros dos Dez Mandamentos: Êxodo 20:2-5
  3. Jesus é o único Caminho até o Pai, não os santos e nem Maria: João 14:6.
  4. Somente Jesus tem poder de atender orações, não os santos: João 14:14.
  5. Jesus proíbe chamar alguém de pai (papa) em sentido religioso: Mateus 23:9
  6. O bispo DEVE ser casado, contrário ao que se pratica na Igreja Católica: 1 Timóteo 3:2
  7. O Vaticano diz que Pedro foi o primeiro papa, a “pedra da igreja”, mas ele mesmo se identificou apenas como presbítero, como outros discípulos: 1 Pedro 5:1; Jesus é a única pedra fundamental, e não Pedro: 1 Coríntios 3:11
  8. O Vaticano diz que um papa é “infalível” quando fala sobre assuntos espirituais, mas o próprio Pedro foi repreendido diante de várias pessoas por estar agindo errado: Gálatas 2:14
  9. O Vaticano proibiu a leitura bíblica dos seus fieis, sendo que Jesus ordenou que a Bíblia seja examinada: João 5:39
  10. A salvação da alma é pela fé que se manifesta em obras e não só por obras: Efésios 2:8,9
  11. Na Bíblia, todos bebem do cálice na ceia (eucaristia), mas na missa só o padre pode fazê-lo: Mateus 26:26,27
  12. Para se batizar, a pessoa deve crer primeiro, portanto bebês não qualificam: Marcos 16:16
  13. Após a morte vem o juízo, não purgatório. Por isso não há razão de rezar pelos mortos: Hebreus 9:27 e Lucas 16:20-31

Mas a lista é longa demais para este blog. Martinho Lutero que o diga.

Sabe aquele feeling que você sente quando descobre que foi enganado? Multiplique isso por cem e você terá ideia de como me senti. Talvez você mesmo, amigo católico, esteja sentindo assim aí agora, só de ler esta lista acima — que dirá quando você for consultar os versículos na sua própria Bíblia, mesmo católica.

Como eu poderia continuar sendo enganado? E meus pais, não sabiam disso? E os milhões de católicos no mundo nunca ouviram isso? Como isso é possível? O que eu deveria fazer agora?

As perguntas eram muitas. A raiva era grande. Tanta, que meu irmão não aguentou e fez justiça com as próprias mãos — literalmente.

No próximo post eu conto o quê e como. Leia aqui.

 

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

unknown.png Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.

 

Ver também:

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

80 Comentarios em “Por que deixei de ser católico (2)”

  1. Telma Sousa 3 years atras

    Meus pais se dizem católicos, mas não fazem nada do que está escrito na Bíblia, inclusive usar sangue de galinha no arroz. Eu não sabia que estava escrito isto na Bíblia: “Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que comer algum sangue, contra ele me voltarei e o eliminarei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue…” (Levítico 17:10-12).

    Só soube disto porque o meu namorado me advertiu para este assunto e eu fui ler a Bíblia e realmente estava lá, senti-me logo mal, fiquei com a sensação de alma suja. O que poderei fazer agora?

  2. A Bíblia e clara . Eu era catequista ex catolica nao pretendo nunca mais voltar nesse erro .

    • fernando 3 years atras

      só uma perguntinha basica pra saber quem é catolico e quem se diz catolico, e vc pelo que vejo se diz catolica mas nunca foi realmente catolica, o que significa o termo catolica vc ja parou pra se perguntar sobre isso, quem souber responder, já parto do pressuposto que sabe alguma coisa sobre sua fé…caso contrario vive do achismo…sempre.

  3. Carneiro 3 years atras

    Todo fanatismo é doença perigosa. Esses pastores protestantes como aquele que se intitula Apóstolo Valdomiro e muitos outros, que de santo não têem nada, pois se fazem tantos milagres, ora porque então não visitam os hospitais, pois há dezenas de enfermos que precisam de cura. Nem Jesus Cristo fez tantos milagres. Esses pastores estão cada dia mais ricos ás custas dos milhares de fiéis que muitas vezes não tem nem o dinheiro do pão, mas que guardam para dar a ele. A revista Veja já mostrou uma reportagem sobre Valdomiro, a globo mostrou dobre bispo Macedo, Na casa de Valdomiro foram encontradas diversas armas. Armas? ora pra que se ele se diz santo? O seu império cada dia cresce mais as custas da ignorância do povo que em sua quase totalidade é de pessoas com pouca ou nenhuma cultura para entender a verdade. Esses pastores deveriam ter vergonha de roubar essas pessoas ignorantes.

  4. ´WILSON 3 years atras

    PEDRO TU ÉS PEDRA E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICO A “MINHA” IGREJA,SOFRERÁS AFRONTAS PERSEGUIÇÕES MAIS NO FIM SERÁS VENCEDORA.E O CAMINHO DA VERDADE SERÁ BLASFEMADO.DEUS NUNCA QUIS DIVISÃO ENTRE OS HOMENS,MAIS TEM SIDO UM TRABALHO ÁRDUO PARA A IGREJA QUE TEM QUASE DOIS MIL ANOS.QUEM SE REBELOU CONTRA DEUS POR CAUSA DE ENTERECES PRÓPRIOS FOI SATANÁS.E FOI LANÇADO PARA FÓRA PARA TAMBÉM CONFUNDIR AS PESSOAS DE BOA FÉ.E SE ALGUEM SE REBELA CONTRA A IGREJA DE JESUS É MEIO…PRECISAMOS TOMAR MUITO CUIDADO COM O QUE PREGAMOS POR AÍ,POIS SEREMOS COBRADOS POR ISSO.O CATÓLICO MAIS IGNORANTE SIMPLES SABE QUE O UNICO SALVADOR É JESUS CRISTO,MAIS TEM RESPEITO PELOS IMITADORES DE CRISTO,E TAMBÉM SABEMOS QUE DURANTE AIS DE MIL ANOS ,QUANDO A MAIRIA DAS PESSOAS ERAM ANALFABETOS USAVAN-SE DE DESENHOS E IMAGENS PARA EVANGELIZAR,NAS PAREDES DAS IGREJAS CATÓLICAS ESTÁ ESTA

  5. Bárbara 4 years atras

    Desculpa citar.
    Mas vejo aqui que não existe julgamento de religiões, apenas a verdade que a bíblia cita.
    Sei que todos seguem outras doutrinas e respeitamos isso. Se pessoas se sentem bem com o que esta seguindo, amém.
    Mas não existe outro caminho para vida eterna.
    Só Deus pode lhe dá o que precisa, Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim
    João 14:6.
    Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

    Êxodo 20:3-6

  6. hoje fiquei abismada com o que o Bispo colocou….vou ler a bíblia para conhecer melhor a palavra….

  7. JOSE CARLOS 4 years atras

    Nos dias de hoje não basta ser católicos,envangelico,espirita,mussumana ou que seja qualquer religião.DEUS quer que a humanidade seja honesta e compartilhe solidariedade entre as pessoas,não são épocas de rivalidade entre religião.Percebo um sérto preconceito entre as religião,se a pessoa anda bem sobre a lei dos homens e de DEUS;por que julga-la?na minha opnião:a casa de DEUS é na minha casa,na sua casa e de todas as casa de pessoas boas…obrigado desculpe por algo….