22

 Livro_Intellimen

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #25

Não fazer antes de completar o Desafio #24.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Identificar imaturidade e desenvolver a maturidade.

Explicação: Veja o que um dos grandes homens da história, Paulo de Tarso, disse:

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
1 Coríntios 13.11

Uma das reclamações constantes de mulheres a respeito dos homens de hoje em dia é sobre sua imaturidade. Mães que vivem sustentando seus filhos já adultos. Mulheres que procuram um homem na sua faixa de idade e só encontram meninos vestidos de homem (às vezes nem isso). Namoradas que reclamam do namorado muito sentimental. Esposas que aturam o marido jogando vídeo game a noite toda.

Não, elas não estão sendo chatas e exigentes. Muitos homens realmente têm agido como meninos.

Não me leve a mal. Ter um pouco de menino em nós é saudável. Do contrário, a seriedade da vida nos levaria a um enfarte ainda na flor da idade. Mas apenas um pouco, não em excesso. Além disso, quando digo imaturidade me refiro principalmente às atitudes, sentimentos, pensamentos e comportamentos infantis. Coisas já não apropriadas a um homem ou um rapaz que está (ou deveria estar) amadurecendo.

Sei que temos homens fazendo este desafio que variam em idade de 8 a 88 anos. É claro que um menino de 12 anos não terá a maturidade de um homem de 30, que por sua vez não será maduro como um avô de 65. Ser maduro é estar bem ajustado à sua época e situação, como uma fruta madura. Sendo assim, todos podem buscar a maturidade.

Existe um período quando a fruta atinge seu melhor sabor e conteúdo. Antes e depois disso ela já não é igual ou adequada. Assim deve ser o homem inteligente — atitudes certas, no tempo certo.

Um IntelliMan deve pensar, agir, falar, sentir e se comportar de forma adequada à sua idade e situação. Note que não é só a idade. Um homem casado de 25 anos não se comporta como um solteiro da mesma idade. Mesma idade, situações diferentes — maturidades diferentes.

Portanto seu desafio esta semana é avaliar o seu nível de maturidade e ver onde precisa desenvolvê-la mais.

  • Sua idade e situação pedem de você que tipo de atitudes, pensamentos, conversas, sentimentos e comportamentos?
  • Quão bem você tem cumprido suas responsabilidades?
  • Há pessoas ao seu redor que se sentem frustradas com você? Será que o que elas estão notando tem a ver com sua imaturidade?
  • Você está satisfeito com você mesmo, com a maneira que você se comporta diante de várias situações?
  • Como você acha que Deus vê a sua maturidade atualmente? Você percebe Ele buscando lhe amadurecer mais para lhe dar maiores bençãos e responsabilidades?

Não apenas leia essas perguntas rapidamente. Volte a cada uma delas e pense profundamente nas respostas.

Caderno de Notas: Ao pensar nas respostas, escreva seus pensamentos em seu caderno. Depois de considerar todas as perguntas, você deverá chegar a algumas conclusões sobre onde precisa melhorar sua maturidade e que “coisas de menino” precisa abandonar.

Parceiro Oficial: Converse com o seu parceiro a respeito do que descobriram sobre si mesmos nesse desafio. Compartilhem o que decidiram fazer sobre suas conclusões.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #26 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #25 concluído: Estou deixando as coisas de menino. (Acrescente outros comentários que achar apropriado.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Refleti sobre meu nível de maturidade
Anotei as respostas em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frase:

Você é jovem apenas uma vez, mas você pode sempre ser imaturo. – Dave Barry

 

unknown.png Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

23 Comentarios em “Desafio IntelliMen #25”

  1. BRUNO FRANCIS DA SILVA 2 years atras

    #Desafiointellimen25 concluído: estou deixando as coisas de menino. Parei de ficar de brincadeiras imaturas com outras pessoas e também parar de me comportar como moleque, estou tomando uma atitude agora de abandonar tudo isso e me transformar em um homem melhor um homem de verdade um intellimem.

  2. Reginaldo 2 years atras

    Desafio #25cocluido.muito bom esse desafio mim ensinou a ser mais maduro,a levar as coisas mais aceiro.deixa as coisas de menino pra ser homem.responsável,sincero.as coisas de menino temos que deixa pra trás.

  3. Lucas Henrique 3 years atras

    desafio 25# concluido
    este desafio eu achei muito bacana pois o proprio Deus me provou ELE colocou situações minha vida para ver se eu ia fazer o certo e eu fiz eu fui maduro e a situação se resolveu.

  4. marcelo aguiar rodrigues 3 years atras

    Desafio IntelliMen #25 concluído: Estou deixando as coisas de menino para ser um homem as “bricadeiras infantis”

  5. Desafio IntelliMen #25 concluído: Estou deixando as coisas de menino como ficar com preguiça de fazer certas coisas, e neste desafio estou fazendo o que antes não era o que eu fazia

  6. Andrew Igor 3 years atras

    Desafio aeito bispo eu decido abandonar as coisas de menino apaguei todos os jogos que tinha no meu PC estou me sentindo bem mais homem agora.Obrigado pela direção estava com duvidas a respeito dos games que gostava muito de jogar, mas decido abandonar e dar mais atenção para as coisas de Deus e minhas obrigações como chefe de familia que sou.

  7. Desafio InteliMen #25 concluído: estou deixando as coisas de menino , estou no meu dia a dia amadurecendo e mudando rapidamente em aspectos que não percebia que tinha e que não agradavam á Deus.

  8. jorge santos 3 years atras

    Desafio IntelliMen #25 concluído: A maturidade vem através das dificuldade das lutas dos desertos, ai o homem deixa de pensar e atuar como menino, essa é a escola do Senhor.

  9. Alessandro 3 years atras

    Desafio IntelliMen #25 concluído: Estou deixando as coisas de menino. eu levava quase tudo na brincadeira e aprendi que tem momento pra tudo ese desafio e muito bom.

  10. Paulo Menezes 3 years atras

    Desafio IntelliMen #25 concluído: Deixei as coisas de menino. As responsabilidades no altar que temos, elimina qualquer imaturidade, na obra de Deus, o Homem tem que ser Homem de Verdade para enfrentar a guerra espiritual que enfrentamos diariamente na luta pelas almas. Tenho que crescer muito mais ainda sempre, e cada dia vou amadurecendo com erros sim, mas com aprendizado.

  11. paulo roberto 4 years atras

    bispo por favor,me ajude meu parceiro desistiu o que eu faço?por favor responda no meu mail……mas eu to firme nos desafio e não vou desistir…..paulo33_roberto_@hotmail.com….obrigado…..

    • Paulo, você pode arranjar outro parceiro para continuar, não precisa desistir, e quando você tem um novo parceiro você começa da onde estava.

  12. Helen Cabido 4 years atras

    Bispo, que Deus abençoe o Sr cada dia mais pela creaçao desse grupo que tem abençoado muitos homens.

  13. muito bom cada desafio, ajuda no crescimento espiritual como pessoal!

  14. WESLEIDIANY LIMA TEODORO 4 years atras

    Muito bacana esse trabalho é bom que os homens vão amadurecer mais rápido.

  15. vera lúcia 4 years atras

    Bispo gostei muito dessa mensagem,o Sr. falou em poucas palavras o que tem acontecido com muitos homens,conheço homem maduro sendo imaturo e jovem sendo maduro,é onde as mulheres mais tem reclamado;eu mesmo não aguentaria um homem ao meu lado imaturo e meninão.homens vocês tem á oportunidade depois dessa mensagem de arasar e mostrar para que veio.
    Bispo muita luz e sabedoria para conduzir esses homens á felicidade e paz.

  16. Elaine Silva Santos 4 years atras

    Boa tarde e quando a mulher é imatura, o que ela precisa melhorar pra ser madura, tem situação em nossas vidas q precisa ser mudadas basta a mulher querer e pedir orientação a Deus nosso pai q nos criou, ele conhece nosso pensar,agir,e tudo mas, Deus sabe todas as coisas e nós no sabemos de nada eu me sinto uma mulher imatura e gostaria de mudar.

  17. Lenilma Guilherme Maceió-AL 4 years atras

    Olá bispo,
    Que projeto maravilhoso para os homens! Esses desafios são muito importante para o crescimento da pessoa em todos os sentidos principalmente na vida espiritual. Assim como o Desafio Godllywood idealizado pela esposa do senhor dona Cristiane tem sido uma benção na vida de tantas mulheres inclusive na minha causando mudanças de comportamento, forma de pensar e agir, eu creio que o Desafio IntelliMen para os homens não será diferente! Aqueles que querem melhorar e estão dispostos peguem firme porque não vai demorar muito para ver os resultados. E esses resutados irão refletir na igreja, em casa, no trabalho, escola, com a esposa, noiva ou namorada, pois será um outro homem com novos focos e objetivos pois com nós mulheres tem sido assim. Agradeço muito a Deus por eu ter tido a chance não só de conhecer mas de fazer parte desses desafios eles me ajudaram e continuam ajudando para escrever uma nova história na minha vida. Bispo idéia maravilhosa do senhor, o senhor e a dona Cris viu, arrebentam em tudo o que fazem e ainda abençoa as pessoas, é incrível, sou muito grata ao trabalho de vocês !!! Que Deus ilumine muito mais o senhor e dona Cristiane sempreee….

    Lenilma Guilherme Maceió-AL
    16/06/2013

  18. rosana gomes 4 years atras

    muito inteligente esses dasafios,para forma homens maduros e inteligentes.

  19. gabriel souza -SP 4 years atras

    muito forte bispo! DEvemos nos consentrar e ver que ha coisas que o SENHOR Jesus não nos da pois não temos a maturidade para aquilo

  20. Arthur Fuchs Reis 4 years atras

    P.S: Toda a minha mudança, transformação que eu estou tendo em minha vida citado anteriormente, eu reconheço que foi tudo graças a Deus e a glória ao Senhor. Não teria mudado em nada se não fosse por Ele reagindo em minha vida.

  21. Arthur Fuchs Reis 4 years atras

    Sinto me envergonhado a respeito da minha maturidade. Eu cresci muito esses tempos, mas ainda sou muito imaturo. Em todos os aspectos da minha vida, infelizmente. Muitas pessoas que me conhecem me reconhecem que eu melhorei bastante. Isso é fato. Eu tenho que mudar, crescer muito ainda. Já deixei nas mãos de Deus. E sinto a minha vida estar mudando aos poucos em todos os aspectos. Deus começou a trabalhar em mim, em vários aspectos, já notei diferenças do que fui, e hoje eu sou, mas ainda eu estou começando nessa mudança toda, e eu confio Nele. Sei que ainda tenho que crescer, sem ansiedade. Vou no tempo de Deus.

  22. Sandra Araújo 4 years atras

    Bispo, sei que este Post é para os homens, mas tive a curiosidade de ler.
    Com certeza teremos homens maduros para a Glória de Deus.