EI! Não vá ainda

Fique por dentro de todo nosso conteúdo.

Aproveite também e assine nossa newsletter
para não perder mais nada.

Como as notícias funcionam (1)


  • Como as notícias funcionam (1)

    Você que gosta de ler, ouvir ou assistir notícias, deve saber de algumas coisas sobre como funciona os bastidores dos noticiários. Se você realmente acha essencial consumir notícias, o mínimo que você deve a si mesmo é ser um consumidor consciente. Então, vamos a alguns pontos:

    Quem está noticiando?

    As pessoas normalmente acham que notícia é notícia, não importa de onde vem. Porém, talvez este seja o ponto mais importante. Todo ser humano é tendencioso. Quer um exemplo?

    Se você é pai e sua filha adolescente ficou grávida de um rapaz que ela encontrou na balada, cujo nome ela nem perguntou, você guarda essa notícia ou sai falando para todos os seus parentes, amigos e vizinhos? Logo, se todo ser humano é tendencioso, quem dá a notícia também têm suas predisposições. Aquele jornal está falando mal do governo porque está buscando a verdade ou porque tem ligação com o partido da oposição? Aquela emissora de televisão está preocupada em informar o público com algum conhecimento útil ou quer atingir uma rival? Aquele jornalista está reportando o que interessa à população, servindo aos interesses do patrão, aos seus próprios interesses, ou vomitando seus preconceitos?

    A chave é sempre perguntar, Quem está dando a notícia? A mesma notícia pode ser dada de maneiras contrastantes por duas pessoas com interesses diferentes. No exemplo da filha citada anteriormente, o pai provavelmente daria a notícia assim:

    A menina saiu para se divertir e o malandro se aproveitou dela

    Já uma colega da escola que não vai com a cara da moça provavelmente diria:

    A vadia seduziu o rapaz e o coitado agora vai ter que pagar pensão

    Quem conta um conto, aumenta um ponto e enrola os tontos.

    Portanto, não seja tonto. Questione sempre de quem vem a notícia.

     

    Leia a continuação do assunto aqui.

     

     

    Veja também:

    Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

     

     Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.

     

     

Acesse também

Free WordPress Themes, Free Android Games