EI! Não vá ainda

Fique por dentro de todo nosso conteúdo.

Aproveite também e assine nossa newsletter
para não perder mais nada.

Pensamento #35 — Antecipando, definindo, solucionando


  • Pensamento #35 — Antecipando, definindo, solucionando

    Parte da série “40 Pensamentos de Jesus”. Veja todos os anteriores aqui, mas primeiro saiba como funciona o propósito aqui.

    Onde compraremos pães para lhes dar a comer? João 6.5

    Jesus havia subido em um monte com Seus discípulos. Não demorou muito, Ele olhou e viu à distância uma grande multidão que vinha em Sua direção. Antecipando o problema, fez a pergunta acima a Filipe, um dos doze discípulos. Ele já sabia o que iria fazer para resolver o problema (já tinha a solução), mas perguntou mesmo assim para testar aquele discípulo.

    O que me chama a atenção aqui é que bastou Jesus olhar para a multidão se aproximando para Ele antecipar o problema. Essa é uma rara habilidade. Pensar adiante, antever o que irá acontecer, é de grande valia em todas as áreas da vida. Se você pensa lá na frente, antecipa os problemas que poderão acontecer, você se coloca à frente da maioria das pessoas. E assim pode tomar decisões preventivas ou se preparar para o inevitável. Você é o funcionário que todo patrão pagaria duplos honorários para ter.

    Todos têm a capacidade de antecipar certas coisas usando a lógica, a inteligência e a imaginação. Basta colocar a mente para funcionar.

    Um outro ponto é a objetividade de Jesus na definição do problema: “Onde compraremos comida para toda essa gente comer?” Ou seja, foi direto ao ponto, rápido, claro e sem rodeios. “As pessoas vão sentir fome” (problema). “Onde vamos comprar comida para elas?” (busca da solução). Não perdeu tempo Se lamentando nem culpando ninguém.

    Uma das minhas maiores frustrações é trabalhar com pessoas que (1) não antecipam problemas, (2) não sabem definir o problema com objetividade, e (3) não apresentam soluções mas apenas reclamações.

    Pensar como Jesus é fazer o contrário.

    Aplicação: Pratique antecipar o que pode dar errado ou acontecer. Desde o trânsito que poderá lhe atrasar amanhã cedo até como se sustentará financeiramente na velhice. Previna ou prepare-se para as dificuldades. Seja objetivo no falar — não enrole nem dê voltas. Foque nos resultados. Defina o problema corretamente. E apresente soluções, não apenas reclamações.

    Você se lembra de algum problema ou situação que poderia ter evitado se apenas tivesse pensado com mais antecedência? Você tem dificuldade de ser objetivo e direto ao ponto? Como você pode praticar a objetividade? Você costuma ser o chorão que sempre traz problemas e nunca a solução? Deixe seu comentário.

     

     

    Veja também:

    Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

     

     

     

     

Acesse também

Free WordPress Themes, Free Android Games