EI! Não vá ainda

Fique por dentro de todo nosso conteúdo.

Aproveite também e assine nossa newsletter
para não perder mais nada.

Pensamento #34 — Você será cobrado


  • Pensamento #34 — Você será cobrado

    Parte da série “40 Pensamentos de Jesus”. Veja todos os anteriores aqui, mas primeiro saiba como funciona o propósito aqui.

    Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão. Lucas 12.48

    Deus cobrará de nós resultados segundo nossa capacidade. Essa é a essência desse Pensamento de Jesus.

    Isso é confirmado em várias outras passagens bíblicas. Uma das principais é a Parábola dos Talentos (Mateus 25.14-30). Contrário ao que muitos pensam e ensinam, Deus não vai passar a mão na cabeça de ninguém no que diz respeito às suas responsabilidades e capacidades. Aquela ideia de que Deus irá perdoar, ser compassivo e misericordioso se aplica apenas ao pecador ignorante que se arrepende. Pecou porque não sabia melhor. Mas para o pecador consciente, que decidiu insistir em errar ou ser relaxado com suas responsabilidades, não haverá perdão, compaixão nem misericórdia.

    E ainda há uma agravante. Nem os totalmente ignorantes sairão ilesos. Note o que disse Jesus antes do “Mas” no início do Pensamento acima: “Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites.” Quer dizer, mesmo quem fez o que era errado por ignorância (não soube a vontade do Senhor), será punido — ainda que menos do que os que erraram conscientemente.

    Ignorância não é desculpa quando o conhecimento está ao seu alcance. A Bíblia diz que a descrença do ser humano é indesculpável pois a própria natureza anuncia a existência de Deus. (Romanos 1.20; Salmo 19.1-4) Só não crê n’Ele quem não pensa ou escolhe ignorá-Lo.

    Deus espera resultados de nós. Resultados em termos de obediência, crença, exemplo, bons frutos, crescimento, multiplicação, desenvolvimento segundo os talentos e capacidade que nos confiou. Como um pai que investe na educação do filho, um patrão que treina seu funcionário, um agricultor que semeia a terra — Deus espera o Seu retorno. Ele tem investido em nós, semeado Seus Pensamentos em nosso coração, nos treinado para as batalhas da vida. Temos a capacidade e o conhecimento. E quanto mais temos, mais devemos produzir.

    Não tenha dúvida sobre isso: você será cobrado.

    Aplicação: Exija resultados de si mesmo pois você tem capacidade. Não se permita dar desculpas, pois Deus não as aceitará — nem em casos de ignorância.

    Quais os resultados que você tem produzido segundo seus talentos, conhecimentos e capacidade? Você costuma usar a ignorância como desculpa (“eu não sabia…”)? O que você acha de pessoas que não produzem resultados e são acomodadas em ser assim? Deixe seu comentário.

     

     

    Veja também:

    Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

     

     

Acesse também

Free WordPress Themes, Free Android Games