EI! Não vá ainda

Fique por dentro de todo nosso conteúdo.

Aproveite também e assine nossa newsletter
para não perder mais nada.

Pensamento #17 — A regra de ouro


  • Pensamento #17 — A regra de ouro

    Parte da série “40 Pensamentos de Jesus” — comece a ler desde o #1 aqui…

    Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Irmão, me deixe tirar esse cisco do seu olho”, se você não repara na trave que está no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão. Lucas 6.41,42

    A regra de ouro na vida! Limpe bem sua casa antes de criticar a sujeira na casa do vizinho. Tão óbvio. Tão eficaz. Tão pouco praticado.

    Todos os problemas de casamento seriam resolvidos se os casais tão somente seguissem essa regra. E outros problemas familiares. E os conflitos no local de trabalho. E as diferenças entre as pessoas de todas as classes, em todo lugar.

    Mas por que somos tão dispostos e ávidos para encontrar defeitos nos outros? E por que somos tão cegos aos nossos próprios defeitos? É a nossa profunda carência de sentir que temos valor. Desde que Adão e Eva pecaram e se eximiram de culpa, jogando-a sobre outrem, o ser humano sofre com esta carência. No fundo, sabemos que erramos, temos consciência de que deixamos a desejar, mas lutamos desesperadamente para que esta nudez não nos seja descoberta. Por isso, nos convém apontar os erros dos outros para que a atenção saia de cima dos nossos.

    Paradoxalmente, o começo da autovalorização e de ser valorizado por outros é reconhecer nossos próprios erros. Experimente fazer isso e deixar de se incomodar com o cisco no olho dos outros.

    Aplicação: Trabalhe para tirar a trave do seu olho. Tem trave o suficiente aí para lhe manter entretido por muitos anos.

    Quais as traves no seu olho que precisam ser tiradas? O que aconteceria se você deixasse de obcecar com os erros dos outros e focasse mais em se tornar uma pessoa melhor? Existe alguém em sua vida que você vive tentando “consertar”? Deixe seu comentário.

     

     

    Veja também:

    Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

Acesse também

Free WordPress Themes, Free Android Games