EI! Não vá ainda

Fique por dentro de todo nosso conteúdo.

Aproveite também e assine nossa newsletter
para não perder mais nada.

Desafio IntelliMen #45


  • Desafio IntelliMen #45

     Livro_Intellimen

    Homens. Inteligentes.
    © 2013

     

    Desafio #45

    Não fazer antes de concluir o Desafio #44.
    Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
    Desafio #1.

     

    Desafio: Aprender a dominar a raiva e usá-la a seu favor.

    Explicação: Uma vez assisti um filme onde um ex-presidiário aconselhava um jovem que estava começando na vida do crime. Ele disse: “Dez segundos. Por que eu não esperei dez segundos para a minha raiva passar, eu passei vinte anos na prisão.” E contou como, num ímpeto de ira, ele havia matado o cara que mexeu com a namorada dele no restaurante.

    Todos os dias, homens fazem grandes bobagens por causa da raiva. Ela afeta mais homens do que mulheres porque normalmente a mulher com raiva tende a chorar enquanto que o homem tende a agredir. É claro que há várias outras reações também, como incubar a raiva, o que não é nada melhor.

    Uma das coisas mais importantes a entender sobre a raiva é que ela é um sinal. Assim como a dor, que sinaliza que algo está errado no seu corpo e precisa de atenção, a raiva é um sinal de que algo contrariou suas expectativas ou seus padrões do que você acha que é certo. A raiva age apenas como uma mensageira. E você precisa entender essa mensagem, para então agir sobre ela apropriadamente.

    Por exemplo, se alguém lhe dá uma fechada no trânsito, é normal sentir raiva imediatamente. Afinal, o outro motorista agiu irresponsavelmente e quase provocou um acidente. Mas se você simplesmente reagir à raiva, poderá cometer o mesmo erro dele ou pior, querendo dar-lhe uma fechada também. A solução, portanto, é entender a mensagem daquela raiva. Qual é a mensagem? A mensagem pode ser, entre outras: “Redobre sua atenção! Há pessoas distraídas e irresponsáveis atrás do volante. Dirija por você e pelos outros.”

    Se sua esposa gastou mais dinheiro do que você gostaria, sua raiva pode estar dizendo: “Vocês precisam sentar para discutir objetivos financeiros e concordar um orçamento.” Brigar com sua mulher não vai resolver nada.

    Entender a mensagem trazida pela raiva é ser sábio. Veja o que a sabedoria divina diz a respeito:

    Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos. (Eclesiastes 7.9)
    Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. (Tiago 1.19)

    Seu desafio esta semana, e sempre, será aprender a dominar sua raiva e identificar a mensagem que ela traz. Obviamente, uma vez entendendo a mensagem, agir sobre ela positivamente. Um verdadeiro IntelliMan é senhor da raiva, não escravo dela.

    Caderno de Notas: Pense em uma ocasião recente onde você sentiu raiva. O que lhe contrariou? Qual a mensagem por trás daquela raiva? O que você fez a respeito? O que deveria ter feito? Escreva seus pensamentos.

    Parceiro Oficial: Conversem sobre como vocês tem lidado com a raiva e como passarão a agir daqui para frente.

    Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #46 que será lançado daqui a uma semana.

    Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

    Desafio IntelliMen #45 concluído: Aprendi a dominar a raiva e usá-la a meu favor. (Acrescente qualquer outro comentário ou experiência.)

    Links:
    www.facebook.com/IntelliMen
    www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

     

    Checklist de verificação

    Aprendi dominar e entender minha raiva
    Anotei em meu Caderno de Notas
    Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
    Postei meus comentários no Facebook/Twitter

     

    Frase:

    Raiva é um momento de loucura. – Horácio

     

Acesse também

Free WordPress Themes, Free Android Games