EI! Não vá ainda

Fique por dentro de todo nosso conteúdo.

Aproveite também e assine nossa newsletter
para não perder mais nada.

Desafio IntelliMen #20


  • Desafio IntelliMen #20

    Homens. Inteligentes.

     

    Desafio #20

    Não esqueça de fazer o Desafio #19.
    Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
    Desafio #1.

     

    Desafio: Descobrir sua área de excelência e desenvolvê-la.

    Explicação: Foi o Rei Salomão quem disse: Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe.¹ O que isso quer dizer? Basicamente, quer dizer que o homem é bom no que faz será sempre disputado, estará sempre por cima, ganhará reconhecimento e muito dinheiro. Não soa isso como um IntelliMan?

    Ok, às vezes não é dinheiro nem reconhecimento que você está buscando. Na verdade, quem é perito na sua obra, o é porque ama o que faz. Tem prazer de desenvolver aquele talento. Sabe que o seu trabalho tem valor para muitos. Ele se vê como um servo de pessoas, um solucionador de problemas, alguém que faz o mundo melhor com sua obra. E por isso é reconhecido e bem pago — não porque busca reconhecimento nem dinheiro.

    Daniel era assim. Ele se distinguiu entre 120 dos melhores homens porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino.² José do Egito era assim.³ Mesmo trabalhando como escravo, para maus senhores, ele fazia o melhor e se distinguia até dos homens livres. E foi exaltado sobre todos.

    Todo mundo pode ser excelente em pelo menos uma coisa. Messi é excelente no futebol. Steven Spielberg é nos filmes. Jonathan Yve (o cara que desenha os produtos da Apple) é no design. O Bispo Macedo é na fé corajosa e inteligente. Obviamente esses homens não nasceram como são. Eles encontraram seu talento, seu chamado, acreditaram nele, e colocaram toda sua força para desenvolvê-los. Por isso são o que hoje são e estão onde hoje estão.

    Seu desafio esta semana será identificar sua área de excelência e começar a fazer mais para desenvolvê-la. Talvez você já saiba qual é, e só precisa desenvolvê-la mais. Então, pense no que vai fazer para se tornar o melhor, um expert, um perito nessa área.

    Se você não sabe ainda qual a sua área de excelência, então você primeiro terá de identificá-la. Normalmente sua área de excelência é algo que (1) você já tem uma inclinação ou gosto natural para fazer; (2) algo que quem lhe vê fazendo elogia os resultados; (3) e tem valor para um número suficiente de pessoas que ficarão felizes em lhe recompensar financeiramente por seu trabalho (portanto, jogar vídeo games aqui não qualifica… a não ser que este seja a sua profissão).

    Caderno de Notas: Ao meditar sobre este desafio, escreva no seu caderno uma ou algumas áreas de excelência e o que você irá fazer para desenvolvê-las mais. Faça pelo menos uma coisa esta semana para desenvolvê-las.

    Parceiro Oficial: Converse com seu Parceiro sobre as áreas de excelência um do outro. Troquem ideias e feedback.

    Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #21 que será lançado daqui a uma semana.

    Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

    Desafio IntelliMen #20 concluído: Identifiquei minha área de excelência e o que vou fazer para desenvolvê-la. (Acrescente outros comentários que quiser.)

    Links:
    www.facebook.com/IntelliMen
    www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

     

    Checklist de verificação

    Identifiquei minha área de excelência
    Fiz algo esta semana para desenvolvê-la
    Conversei com meu parceiro sobre o desafio
    Postei meus comentários no Facebook/Twitter

    [1] Provérbios 22.29
    [2] Daniel 6.3
    [3] Gênesis 41.38-41

Acesse também

Free WordPress Themes, Free Android Games