EI! Não vá ainda

Fique por dentro de todo nosso conteúdo.

Aproveite também e assine nossa newsletter
para não perder mais nada.

Desafio IntelliMen #8


  • Desafio IntelliMen #8

     Livro_Intellimen

    Homens. Inteligentes.

     

    Desafio #8

    #7 < —————– > #9

    Não fazer antes de completar o Desafio #7.
    Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
    Desafio #1.

     

    Desafio: Encontrar algo que esteja lhe dominando e passar a dominá-lo.

    Explicação: A primeiríssima vez que Deus falou com o homem, uma das instruções que lhe deu foi “Dominai…” O homem foi criado e designado por Deus para dominar a tudo neste mundo e não ser dominado por nada. (Note “a tudo” e não “a todos”. Não foi dado ao homem o direito de dominar sobre pessoas.) A ideia de Deus era simples: o homem seria o Seu administrador na terra. Seria vestido de autoridade total para cuidar e desenvolver a vida neste planeta sob os princípios e orientações de Deus. Sim, apesar de toda a sua autoridade e domínio, ele teria de dar contas a Alguém e entender que não era Deus em si mesmo — apenas criação de Deus. Tudo o mais, estava abaixo do homem e sujeito a ele. (Leia a história em Gênesis 1:26-31)

    Portanto, quando o homem é dominado por alguma coisa, ele deixa de ser “homem” no sentido mais completo da palavra. Ele passa a ser como um dos animais ou um simples escravo de quem ou daquilo que o domina. Ele perde a sua identidade, o seu mandato divino e natural.

    Neste desafio você vai parar para pensar e ver se alguma coisa tem lhe dominado. Alguns exemplos do que domina homens hoje em dia: vícios, preguiça, medo, traumas, sexo, masturbação, pornografia, “amizades”, comida (glutonaria), videogames, dúvidas sobre si mesmo, religião, falsas ideologias, bullying, maus hábitos, mentiras, ganância por dinheiro e coisas materiais, moda, música, ídolos musicais, raiva, orgulho, timidez, temperamento esquentado, inveja, a opinião dos outros, medo de desagradar a alguém, pecados escondidos etc.

    Basicamente tudo o que lhe domina, controla ou prevalece contra você lhe escraviza ou diminui como homem. E note que podem ser coisas muito sutis, que já acontecem por tanto tempo que você até já se acostumou com elas. Portanto, não seja tão rápido para dizer “Nada me domina.” Pense bem, vasculhe toda sua vida.

    Ao identificar as coisas que têm lhe dominado, escreva-as no seu Caderno de Notas. E ao lado de cada uma delas, anote o que vai fazer para dominá-las a partir de agora.

    Assista também este vídeo “O desafio de ser homem” com muita atenção.

    Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro sobre o que você descobriu que lhe dominava e o que pretende fazer a respeito. Se for algo que você não queira revelar, não é obrigatório. Isso depende do nível de confiança que há entre vocês e por isso é uma decisão própria. Lembre-se, porém, que quando compartilhamos algo com alguém confiável e capaz de nos ajudar, a luta se torna mais fácil. Considere isto. E se seu parceiro não se sentir à vontade de compartilhar tudo com você, respeite-o e não o leve a mal.

    Prazo: Esta tarefa pode ser iniciada imediatamente e deve ser completada antes do Desafio #9 que será lançado daqui a uma semana.

    Postar: Depois — e somente depois — de você ter cumprido este desafio, você deverá postar um comentário sobre a sua experiência ao fazer este desafio. Poste no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

    Desafio IntelliMen #8 concluído: Minha experiência foi que… (acrescente seu comentário)

    Links:
    www.facebook.com/IntelliMen
    www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

     

    Checklist de verificação

    Li Gênesis 1.26-31 e identifiquei coisas que me dominavam
    Anotei no meu Caderno de Notas o que vou fazer a respeito
    Assisti o vídeo “O desafio de ser homem”
    Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
    Postei no Facebook/Twitter

     

    Frase:
    Eu não penso muito de um homem que não é mais sábio hoje do que era ontem. – Abraham Lincoln

     

    Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

     

Acesse também

Free WordPress Themes, Free Android Games