EI! Não vá ainda

Fique por dentro de todo nosso conteúdo.

Aproveite também e assine nossa newsletter
para não perder mais nada.

Quase no final... Precisamos confirmar o seu endereço de e-mail.
Para concluir o processo de assinatura, clique no link existente no e-mail que
acabamos de enviar para você.

Como eliminar um mau hábito


  • Como eliminar um mau hábito

    Estudos têm mostrado que 90% do que fazemos diariamente é por força do hábito. Seres humanos são criaturas de hábitos, o que é muitas vezes é nos é muito útil. Afinal, imagine ter que pensar todos os dias em como fazer para escovar seus dentes, ou como subir uma escada. Essas são coisas que já fazemos até sem pensar, porque se tornaram parte dos nossos hábitos. Assim, os hábitos são bons por livrarem nossas mentes de ter que pensar em cada coisinha que fazemos.

    O problema é quando desenvolvemos um mau hábito. Maus hábitos podem destruir sua vida aos poucos, sem você perceber.

    Hábitos são difíceis de serem quebrados. Mas se você deseja acabar com um hábito, uma maneira é criar um ambiente que de alguma forma lhe impossibilite de praticá-lo.

    Por exemplo, eu queria criar o hábito de usar uma escova de dentes elétrica ao invés de uma normal. Enquanto eu mantinha as duas na pia do meu banheiro, adivinhe qual eu pegava toda vez? Sim, a escova normal. Era instintivo. Mesmo, eu sabendo que queria usar a escova elétrica, minha mente me dizia imediatamente, “Pra que se perturbar? Pra que me fazer pensar? Apenas use a que estamos acostumados.” (Agora você entende por quê as pessoas ficam em sua “zona de conforto”!)

    Daí eu tomei a simples decisão de tirar a escova normal da minha pia e deixar apenas a elétrica. De repente, na hora de escovar, ficou mais difícil ir pegar a escova normal do que apenas usar a escova elétrica que estava embaixo do meu nariz. Eu fiz isso por um mês, e adivinhe? Tornou-se um hábito.

    Mesmo que o exemplo acima seja bem simples, o princípio é o mesmo para acabar com qualquer tipo de hábito. É o que os centros de reabilitação de drogados fazem. As pessoas pagam uma fortuna para quê? Para se internarem em tais centros de reabilitação onde o ambiente as impossibilita de continuar praticando seus hábitos. E por quê a maioria das pessoas que saem de lá até melhor, logo voltam a cair no antigo vício? É por que a maioria das pessoas deixa a reabilitação e voltam para o antigo ambiente e as circunstâncias que as levam direto para o antigo hábito!

    Seus hábitos definem sua vida. Identificar os maus e os trocar por bons hábitos é o melhor investimento que você pode fazer por você mesmo.

    Seja mais esperto do que sua mente preguiçosa. Reorganize seu ambiente de maneira que lhe impossibilite de manter os velhos hábitos, forçando-lhe a fazer coisas novas.

    Mantenha isso por no mínimo 40 dias (um período mágico para criar novos hábitos) e você se tornará livre daquele velho hábito.

    Então, resumindo:

    Identifique o mau hábito que quer abandonar
    Reorganize o ambiente ao seu redor fazendo com que seja impossível praticar aquele hábito.
    Mantenha a nova rotina por pelo menos 40 dias, sem quebrar.

    Experimente. Depois me diga como foi (adicione seu comentário abaixo).

Acesse também

Free WordPress Themes, Free Android Games