Blog

Você já viveu na sombra de alguém? Eu já.

Na minha infância inteirinha, eu vivi na sombra da minha irmã. Engraçado porque aparentemente ela que vivia na minha sombra, já que tudo que eu tinha, ela queria, tudo que faziam para mim, tinham que fazer para ela também, e eu a protegia do bullying que ela sofria na escola. Aparentemente as coisas nem sempre são como são…

Minha irmã sofreu várias cirurgias por causa de ter nascido com lábio leporino e portanto, minha família e até as pessoas na igreja sempre deram mais atenção a ela, por vezes até me chamavam pelo nome dela. E eu lembro de me contentar com isso, afinal, me sentia culpada por ter nascido perfeita e ela não. Achava que eu tinha que compensar de alguma forma e a única forma que sabia era me anular completamente. Cresci e desenvolvi minha timidez ao ponto de não conseguir falar com duas ou mais pessoas sem meus olhos lacrimejarem. Me comportava como a sem graça para que toda graça fosse da minha irmã. Fazia de tudo para não dar trabalho para os meus pais, que já sofriam demais com a saúde da minha maninha caçulinha.

Foi assim que cresci e me tornei uma adolescente zero a esquerda. Até que tive o meu encontro pessoal com o Senhor Jesus e me tornei uma nova jovem, sem complexos ou pensamentos negativos sobre mim mesma. E nesse tempo, cheguei a sair da sombra da minha irmã e comecei a me aconchegar na sombra de outras mulheres de Deus que tinham o que eu queria, sabedoria, compostura, força, e espiritualidade. Não foi o que Deus pediu de mim mas foi o que eu fiz, sem a mínima noção do que estava fazendo. Me casei e lá fui eu trocar de sombra, agora a do meu marido e você que leu o nosso livro Casamento Blindado, sabe o resto da história.

A gente pensa que a sombra dos outros nos protege de errar e até nos faz pessoas mais semelhantes a elas enquanto na verdade, a sombra dos outros só anula e inibe o nosso potencial.

A única sombra que não faz isso, pelo contrário, nos dá o espaço para crescer, desenvolver, e amadurecer é a sombra do Altíssimo. Ali podemos fazer tudo isso e descansar ao mesmo tempo, sem ansiedade, sem medo de não dar certo, de ser mal interpretada, de ser usada e desrespeitada. Na sombra dos outros, eu fui anulada, desrespeitada, desvalorizada, inferiorizada, e até mal-amada…

“AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” Salmo 91:1

Vivi na sombra dos outros até os meus 29 anos e você, tem vivido na sombra de alguém?

Na fé

PS. Estamos no propósito do Salmo 91. Se você quer entrar nele, participe de uma Universal mais perto de você!

Colaborou: Cristiane Cardoso

Participe! Deixe seu comentário sobre este post