Blog

“Começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.” Gênesis 9:20-25

Tudo o que está escrito na Palavra de Deus, toda história, todo momento, toda repreensão, toda bênção, milagre e maldição – tudo, absolutamente tudo ali escrito – tem um significado importante para nós, senão Deus não teria deixado registrado. A história de Noé após o dilúvio registra um momento bem constrangedor; afinal, quando Gênesis começa a descrever quem era Noé, ele diz no capítulo 6, versículos 8 e 9, que Noé “achou graça aos olhos do Senhor”, e não só isso, ele ” era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.”

Então, por que Noé se deixou embebedar? O texto não deixa muito claro mas só o fato de ele ter plantado uma vinha, fica subentendido que não foi por querer; foi um erro de sua humanidade. Porém, o mais interessante é que o texto acima não fala exatamente do erro dele e sim do erro de seu filho Cão, que em vez de cobrir a nudez de seu pai, fez questão de expô-la aos seus irmãos. Por isso, foi amaldiçoado – não só ele, mas toda sua geração.

Você pode até pensar que Noé foi um tanto radical com a correção de seu filho; afinal, ele só deu uma de “sem noção”… mas será? Será que alguém que vê o erro de outra pessoa e, em vez de ajudá-la, faz questão de anunciá-lo é mesmo um “sem noção”, ou será que no fundo ele tem prazer em mostrar o quanto a outra pessoa errou? Há uma enorme diferença entre um e outro. O “sem noção” é aquele tipo de pessoa que não pensa nas consequências de seus atos; já o maldoso sabe muito bem o que está por trás de todas as suas investidas.

Quando Cão avisou os seus irmãos que estavam fora de tenda acerca do que estava acontecendo, repare só como foi a reação desses irmãos: “Tomaram uma capa e puseram-na sobre ambos os seus ombros, indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.” Ou seja, eles fizeram de tudo para não expor o pai ainda mais, mesmo sabendo que ele estava errado, tinha se deixado embebedar, mas isso não justificava desrespeitá-lo.

Muita gente gosta de expor os erros dos outros, jogar fezes no ventilador ligado e espalhar o máximo de sujeira possível. Cuidado com essas pessoas, pois são descendentes de Cão. Fofocas sempre chegarão aos nossos ouvidos, resta saber se reagiremos a elas como Sem e Jafé, fiel de espírito, ou como Cão, mexeriqueiro.

“O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.” Provérbios 11:13

 

Colaborou: Cristiane Cardoso

Participe! Deixe seu comentário sobre este post