Blog

Manter um relacionamento saudável é um desafio diário que exige atitude e interesse do casal. Com a correria do dia a dia e as pressões do mundo moderno, muitos casais cometem o erro de não ouvir o parceiro, colocando em risco anos de caminhada a dois. Pensando nisso, aqui vão 5 dicas para manter o relacionamento em perfeita harmonia:

  1. Ouvir é diferente de escutar

    O primeiro passo para o sucesso no relacionamento é saber ouvir. No entanto, essa dica não é tão simples. Alguns parceiros pensam que apenas escutar é suficiente, mas não. É necessário ouvir e dar atenção completa ao que se ouve do parceiro. Quando você não ouve, você acaba prejudicando seu relacionamento porque você não vai entender o que o outro está querendo de você, pedindo de você. Temos que aprender a ouvir mais.

  2. Reconhecer que existem opiniões diferentes da sua

    É fundamental entender que nem sempre as pessoas concordam e que isso é completamente normal. Quando você reconhece que a pessoa pode ter uma opinião diferente da sua, você tem um relacionamento saudável. É difícil aceitar isso e parece que você sabe mais que ele ou ela, mas isso é um fato e contra fato, esqueça qualquer argumento. Aceite que dói menos.

  3. Ter interesse real em entender o outro e ouvir sem interromper

    Quando você consegue ouvir e reconhecer opiniões diferentes, você está apto para cumprir o passo 3. É fundamental ter interesse real em entender a pessoa que se ama e ouvir o que ela tem a dizer sem interromper. Se você desempenha uma outra função enquanto a pessoa está falando, dificilmente vai aprender algo ou melhorar um comportamento. Quando um casal conversa, é necessário que os dois parem o que estão fazendo para ouvir e entender um ao outro.

  4. Tentar se colocar no lugar do outro

    Antes mesmo de refutar o argumento de alguém, é necessário tentar entender os motivos que fizeram essa pessoa sentir-se incomodada. Quando você se coloca no lugar da outra pessoa, consegue enxergar e sentir aquilo que ela tem vivido. Se colocar no lugar do outro faz parte do esforço para entender e ouvir a outra pessoa. Quando você adota essa postura, recebe o mesmo tratamento do cônjuge, pois trata-se de uma questão de respeito.

  5. Manter linguagem corporal e disposição mental positiva e aberta

    Além do interesse, é necessário manter uma linguagem corporal positiva e aberta enquanto conversa com a pessoa com quem você se relaciona. Esta também é uma forma de demonstrar que você se importa com o que ela ou ele está dizendo. Fica revirando os olhos, fazendo cara feia, cruza os braços enquanto o outro está falando e olha pela janela, fica mexendo no celular. Essa linguagem corporal também demonstra se você está interessado em ouvir e entender ou se queria estar em qualquer outro lugar do que estar ali.

Mas acima de qualquer dica, se o casal não tem a sabedoria que vem do alto no seu relacionamento, já era… as excessões, as circunstâncias diferentes, as variadas fases, tudo pode prejudicar a harmonia do casamento quando não há a blindagem da fé. É por isso que nesta quinta-feira, dia 3 de maio, as 20h, a Terapia do Amor continua a todo vapor, mas com a presença especial do… Bispo Macedo UHUUUU! Já marque aí na sua agenda, combine com o seu marido, namorado, noivo ou amigas, e não perca essa oportunidade única na Terapia do Amor no Templo de Salomão.

Na fé.

Colaborou: Cristiane Cardoso

Participe! Deixe seu comentário sobre este post