Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

Sara ou Agar?

Olá, d. Cris!

Estava pensando no poder da mulher de Deus na vida de um homem de Deus, e meditando esses dias sobre Sara, li um versículo que me chamou muita atenção…

E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a Minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele. E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação. A Minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara dará à luz neste tempo determinado, no ano seguinte. Gênesis 17.19-21

Vemos que o importante não foi apenas a semente de Abraão, pois ele teve um filho com uma serva. Inclusive, a serva até fazia as coisas, pois era “serva”, mas somente fazia, não “era”.

Assim, infelizmente, há muitos na Obra de Deus, pessoas que apenas fazem, mas não são de Deus. Obedecem ao homem, como Agar fez desde o início, mas não ouvem a Voz de Deus.

Quando Sara saiu da Harã com Abraão, não foi por obrigação, mas sim porque ela confiou na voz de Deus ao seu marido. Eles geraram Isaque, e Deus falou que faria aliança com ele, porém, com Ismael só o abençoaria por causa de Abraão.

A exemplo disso, quantos “Ismael(s)” nasceram de Agar no nosso meio? Pastores, esposas, obreiros que até foram “abençoados” e fizeram muitas coisas, pois usaram o Nome de Jesus e a Palavra, mas não havia aliança com Deus! E o pior, depois acabaram sendo inimigos do povo da aliança, trazendo discórdia e problemas para o povo de Deus, como a descendência de Ismael traz até hoje!

Mas, por outro lado, quando vemos alguém sendo gerado espiritualmente por uma Sara, sabemos que dali nascerá alguém como Isaque, que fez aliança com o Senhor. São pessoas assim que permanecem, que têm temor com as coisas de Deus, andam na presença de Deus e são perfeitos!

Se a pessoa for como Sara, vai gerar filhos com aliança com Deus. Mas se for como Agar, que é apenas “serva”, faz a obra mas não tem vida com Deus, vai gerar apenas “Ismael(s)” na Obra de Deus.

Por isso que, quanto mais “Saras” houver no nosso meio, mais pessoas com aliança com Deus haverá na Obra!

E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual tinha dado a Abraão, zombava. E disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho. Gênesis 21.9,10

Aqui vemos por que Sara não quis mais Ismael perto de Isaque. Na hora, até pareceu ser alguém sem dó nem compaixão do menino que tinha apenas seus 14 anos, e Isaque, 7 anos! Mas Ismael zombou

Nos dias de hoje, vemos muitos filhos de Agar zombando dos filhos de Sara, dos que querem fazer o certo, querem sempre obedecer à direção, fazer de tudo para agradar a Deus e, assim, beiram até a perfeição, vivendo uma vida castrada, o famoso “da igreja para casa ou arroz com feijão”. Somos sempre zombados por isso! Talvez, Isaque até tenha feito algo que agradou a Deus e Ismael zombou dele.

Mais adiante, vemos que quando Abraão, não concordando com Sara, foi consultar a Deus, mas Deus concordou com Sara, em mandar Agar e Ismael para fora.

Às vezes, muitos não vão concordar conosco em determinada questão, principalmente em fazer o certo, mas Deus sim! Pois, quando se quer agradar a Deus, como fez Sara, sempre aparece um Ismael que fica na mesma tenda tentando influenciar Isaque a desagradar a Deus.

Assim acontece com muitos que saem do nosso meio. Deus até permite a saída para não corromper os Seus filhos, os nascidos de Deus e que geram filhos nascidos dEle.

Colaborou: Ana Paula Leite Pinheiro

Cristiane Cardoso
Colaborou: Cristiane Cardoso

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: