Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

As aflições dos justos e dos ímpios

Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador… Eclesiastes 9.2

Todos os homens da Terra, independentemente do seu caráter ou das suas condições humanas, enfrentam aflições. Isso acontece porque vivemos em um mundo onde reina a rebelião contra Deus. Por mais que andemos em obediência ao Altíssimo, viveremos todo o tempo rodeados por pessoas desobedientes a Ele, e as escolhas dessas também irão interferir em nossas vidas.

Por outro lado, os que vivem longe de Deus, além de serem atingidos pela injustiça dos demais, também o serão pela própria injustiça. Em todo o caso, justos e ímpios passarão por aflições, pelo simples fato de habitarem no mesmo mundo.

A diferença não está no que vem sobre um e outro, mas no poder que esses acontecimentos têm sobre a vida de um e de outro.

A Bíblia afirma que: Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra. Salmos 34.19, e, enquanto isso: O infortúnio matará o ímpio. Salmos 34.21.

Note que, apesar das aflições do justo serem muitas, ele não sai prejudicado de nenhuma delas. Por outro lado, um único infortúnio é capaz de prejudicar o ímpio de tal maneira que sua situação se torna tão irreversível quanto a morte. Aí vemos outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve. Malaquias 3.18

A aflição não tem poder para destruir o justo, visto que o Próprio Deus o livra dela. Logo, o seu efeito é contrário: a aflição deixa o justo mais forte, mais experiente e mais próximo de Deus. Mas ela tem poder para destruir o ímpio, porque ele não pode contar com o Altíssimo para livrá-lo, uma vez que vive indiferente à Sua Palavra e à Sua Presença.

Os efeitos que as aflições têm surtido em sua vida mostram se você é justo ou ímpio diante de Deus. Um título, uma posição ou uma reputação podem camuflar o verdadeiro estado de uma pessoa, mas ele fica notável diante das dificuldades enfrentadas por ela. Se você tem sido livrado das aflições e ficado mais forte em cada uma delas, Deus tem lhe poupado porque vê em você um servo bom e fiel. Mas se um único infortúnio foi ou é capaz de lhe desestruturar, é sinal de que você está a um passo do inferno, por viver uma vida aquém dos Mandamentos de Deus.

Passar por aflições não é uma decisão sua – de qualquer forma, elas farão parte da sua vida –, mas cabe a você escolher ser livrado ou ceifado por elas, ser justo ou ímpio diante do Altíssimo.

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: