Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

A (má) sorte da ciência

Um estudo publicado na revista Science no início deste ano se transformou em polêmica no meio científico. Conduzido por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e da Escola de Saúde Pública Bloomberg, afirmava que a maior parte dos casos de câncer podia ser atribuída a “má sorte” (exatamente “bad luck”, no artigo científico original).

O câncer é causado por uma mutação em uma célula que começa a se dividir desordenadamente. Os pesquisadores encontraram relação entre a quantidade de divisões celulares em um tecido e a chance de aquele tecido desenvolver câncer. Ao não encontrarem padrões ou razões aparentes para a ocorrência dessas mutações em um determinado tecido mais do que em outro, concluíram se tratar de uma questão de “má sorte”.

Imaginei que toda a comunidade científica iria cair em cima, horrorizada com o uso da palavra “sorte” em um artigo científico, e esperei um tempo para ver a repercussão. Sim, houve polêmica, mas em torno da conclusão da mídia, de que era inútil evitar o câncer.

Questionaram os métodos, os cálculos e a interpretação dos jornalistas. Os autores prometeram deixar os resultados mais claros, para que as pessoas não entendam que podem desprezar os cuidados com a saúde. Mas nada foi questionado sobre a dona sorte.

Não é novidade. Sobre esse mesmo assunto, em 2004, o renomado fisiologista Richard Doll, um dos responsáveis por encontrar a conexão entre cigarro e câncer de pulmão na década de 60, escreveu um artigo na revista International Journal of Epidemiology, que terminava com a seguinte frase:

“Se um indivíduo exposto vai desenvolver ou não um câncer é, em grande parte, uma questão de sorte; má sorte se as várias alterações necessárias ocorrerem todas na mesma célula-tronco enquanto há vários milhares desse tipo de células em risco, e boa sorte se não ocorrerem.”

Sério. Células azaradas! E realmente querem que eu dê crédito de “verdade absoluta” ao que dizem. Má sorte e boa sorte têm a mesma fonte. Esse conceito surgiu quando, sem saber explicar, as pessoas atribuíam os eventos à existência de uma força oculta responsável por acontecimentos aparentemente aleatórios. Essa força foi chamada de sorte e serviu como inspiração para a criação de inúmeras divindades pagãs, como a romana Fortuna ou a grega Tique. Então, cientistas do nosso tempo fazem exatamente o que religiosos do passado faziam.

As pessoas acreditam que as respostas que a ciência oferece são verdades irrefutáveis, mesmo quando embasadas em conceitos pouco confiáveis. O pensamento científico moderno julga aleatórios processos que não compreende. Estranhamente, porém, abomina qualquer menção a uma inteligência superior por trás da criação do universo, alegando que as pessoas criaram a ideia de Deus para explicar coisas que não entendiam direito… Opa, não é exatamente o que a ciência faz com “sorte”?

Afinal de contas, o que é melhor? Tentar descobrir o que há nos espaços vazios (ainda que fuja à compreensão) ou culpar o acaso, fechando os olhos para aquilo que não entendemos? Quantas conclusões equivocadas têm sido tiradas com base no acaso? Muitas descobertas reais deixam de ser feitas porque a ciência fecha os olhos para aquilo que ela não quer ver.

Qual é a diferença entre uma força aleatória desconhecida e uma força específica desconhecida? E se, em vez de “má sorte”, o artigo dissesse “demônio”, teria sido publicado em uma revista científica? Imagine ler em um jornal secular: “A maioria dos casos de câncer é causada por demônios”. E se fosse enviado à Science? Provavelmente, o artigo seria rejeitado, sob o pretexto de “não ser científico”…

Quando não encontra uma razão para determinado evento, significa que essa razão não existe ou, simplesmente, que você a desconhece? Responsabilizar o acaso é não querer assumir que falta conhecimento suficiente a respeito de questões básicas, como, por exemplo, a aparente aleatoriedade das mutações em células-tronco. Serão realmente aleatórias? Se depender dos sacrifícios da ciência à deusa sorte, jamais saberemos.

Vanessa Lampert
Colaborou: Vanessa Lampert

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • Rafaela Correia de Almeida

    Olá!
    De fato a ciência tem andado um pouco desencontrada da verdade porque rejeita a ideia de Deus e do mundo espiritual em nome da verdade…FATO
    Mas é preciso ter bons olhos e compreender o porquê desta atitude, a ciência teve de tomar este caminho para poder olhar mais racionalmente para certos fenómenos sem o peso da religião instituída que acabava por usar a ciência e o nome de Deus para perseguir, excluir, prender, estigmatizar. A nova ciência, esta ciência que nem sequer queria ouvir falar de nada que não fosse observável a olhos humanos, tomou esta posição para se libertar do preconceito e poder efetivamente ajudar as pessoas.
    O que acontece é que se tornou arrogante e ao institucionalizar-se acabou por se tornar um outro dogma (uma verdade incontestável sem na verdade o ser) ainda mais perigoso porque os cientistas na sua maioria acreditam que sabem tudo e muitos nem acreditam em Deus fazendo outros perderem a fé e não podendo ajudar as pessoas que estão a sofrer nas garras dos problemas espirituais.
    É necessário, como disse, ter bons olhos para com o amor ao conhecimento, porque este é também uma arma da fé, e a verdadeira ciência e inteligência são um dom de Deus!
    É necessário ser também humilde para compreender que perfeito só Deus e o Sr. Jesus e nós na nossa fé inteligente podemos ajudar estes cientistas a libertarem-se dessas verdades que eles pensam que são absolutas e dar-lhes o valor que eles têm como pessoas abençoadas que lutam por um mundo melhor para nós.
    Eu creio que a perfeição não está longe e que a Universal é uma força incrível neste salto que vamos dar rumo a uma ciência aliada á fé que cuidará não só dos corpos cansados como dos espirítos sedentos, sempre, claro, no Amor! Sem julgar, sem pensar que sabemos mais que os outros, com muita humildade, porque os cientistas também têm corpos cansados e espíritos sedentos, só que foram educados a ignorar os grandiosos sinais de Deus!
    Um abraço enorme aqui de Portugal, é um prazer lê-la e saber que cada dia mais temos jovens com tanto valor a servir a Deus!

  • Liberto Matos

    Quando em 2013 realizei o mestrado em acupuntura e moxabustão pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Yunan, foi necessário ler muita literatura médica chinesa, algumas já com milhares de anos, e os médicos chineses antigos e modernos descrevem que todas as doenças são provocadas por agentes denominados “xie”. Se traduzirmos do mandarim para português, “xie” significa “demônio”. Segundo os autores chineses nestes canones existem 7 demônios específicos responsáveis por toda a miríade de doenças. Se consultarmos a Bíblia Sagrada, nela encontramos igualmente a descrição de que é satanás e os seus demônios os responsáveis por toda a doença no corpo humano. Regra geral na Bíblia toda a doença terrível ou de mau prognóstico tem um espirito do inferno por trás. O diabo usa a ciência para confundir as pessoas e leva-las a crer que Deus não existe e que ele também não. O diabo tem usado a mente de muitos cientistas influentes para descredibilizar Deus diante da opinião pública e cabe a nós conhecedores da Verdade desmascarar esse desgraçado. Na minha prática clínica é o que faço e os resultados tem sido fantásticos: Quando as pessoas tem o conhecimento desta Verdade e usam a Fé no Senhor Jesus, o diabo bate em retirada e a cura vem simplesmente. Que Deus vos Abençoe Abundantemente. Liberto Matos

  • Francisco andrade

    O que isso quer dizer ? quer dizer que o câncer tem cura ! porque está escrito:
    Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
    Filipenses – 3;21
    o poder do nome do senhor Jesus pode sujeitar tudo, inclusive a sorte o azar o câncer e todo o inferno!
    não sobra nada para satanás.
    e mais :
    E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.
    Lucas 7:14

  • Tania

    Realmente a sabedoria deste mundo nada sabe das coisas mais elementares que somente são reveladas àquelas pessoas escolhidas por Deus.

  • Cléa Souza

    Enquanto o homem não se conscientizar que ele sabe, de que nada sabe, vai dando “murro em pontas de faca” sem chegar a lugar algum. Quanto mais o ser humano evolui, mais emburrece! Ao invés de buscar a cura na FONTE ETERNA, na PRESENÇA CURADORA para solucionar as doenças, prefere apelar pra sorte, chega a ser hilário! A cura está na Mente, as doenças são consequências de pensamentos negativos e da má qualidade de vida que levamos. A doença em si não mata quando aprendemos a conviver pacificamente com ela, o que acelera mesmo a morte, é exatamente o descontrole emocional quando recebemos o diagnóstico positivo da doença. Todos nós vamos morrer um dia, doente ou não, ninguém escapa! Portanto como a Saúde Pública Brasileira é precária, não devemos perder tempo apelando pra sorte e sim pra FÉ VIVA em um DEUS VIVO caso contrário, antecipadamente, adeus mundo cruel!

  • Mara Cristina ( Angra dos Reis - RJ )

    Faço faculdade de Biologia e essa entre outras coisas que não concordo com a ciência. Ela é boa e evoluída em muitos aspectos , mas ao menos tempo tão inexperiente e sem visão , acreditam em sorte , mas negam a existencia de Deus!
    Preferem acreditar que viemos do macaco ( Teoria da Evolução ) e que tudo que conhecemos hoje surgiu de uma grande explosão ( Big Bang ) , do que aceitar que foi feito pelas mãos de Deus! Muitas teorias dentro da ciência é apenas a explicação cientifica de muita coisa que está na bíblia , o big bang é uma delas , quem tem os olhos da fé vê que é puramente o que está escrito em gênesis sobre a criação do mundo. Meu sonho um dia é fazer um trabalho cientifico , igual a muitos que já existem por aí que desbanquem a teoria da evolução e todas as outras mentiras inventadas por uma ciência “sortuda” .

  • Felipe Queiroz

    As pessoas acreditam que as respostas que a ciência oferecem são verdades absolutas por ignorânica, pois a própria ciência, através de suas diversas linhas de pesquisa, se questiona sempre.
    A palavra sorte é realmente polêmica e não deveria ter sido usada, é uma expressão corriqueira demais para esse tipo de conteúdo e linguagem; mas acredito que o que o cientista quis dizer foi acaso ou ocasional. Ou seja, uma determinada divisão celular pode sofrer mutações de forma fortuita, aleatória, ocasional, a esmo, sem previsão. Por outro lado, não discordo de que deve (ou deveria) haver um aprofundamento maior para saber porquê certas células ou tecidos tendem a desenvolver mais cânceres do que outros (hereditariedade, consumo de substânicas, ou outras razões).
    No entanto, a própria Bíblia fala do acaso em Eclesiastes 9:11. Se porventura está questionando o poder alcançado pelo conhecimento científico por fazer menção ao acaso nesse texto, acho que seu argumento se torna descredibilizado, pois ambos (fé e ciência) lidam com a mesma coisa.
    Observação: eu sei muito bem que a fé tem poder para criar o momento (acaso), mas e sem esse momento, como pode ficar a manifestação de Deus? No mínimo, comprometida!
    Deus abençoe.

  • Rosangela oliveira de andrade

    eu adoro vcs da universal desde quando eu ouvir o bispo Edir Macedo pela primeira vez no radio. eu moro no ceara mais eu queria tanto conhecer vcs, Principalmente O Bispo, a Cris, o Renato, o Jadson, o Formigoni. eu sou catolica mais tenho planos de mim converte na universal.bjs amo vcs.

  • Annie

    Nao acho que o cancer seja má sorte , porque como foi dito ,o cancer é causado pela ma formação das celulas causadas por algum fator , é como o pastor da minha igreja disse hoje , existe dois tipos de doença , a que é do diabo e a outra fisica causada por falta e cuidados e nao devemos aceitar nenhuma delas , assim, como o caso do cancer , pode ser causado por estress , e outros fatores causados pela propria pessoa , entao nao existe isso de má sorte !

  • Rafael

    Bom dia à todos! A questão é simples, dê a um macaquinho a tarefa de montar, e não criar, um simples pregador de roupas, ou desenvolver o hoje tão famoso “pau de selfie”. Uma coisa é a evolução ou adaptação da espécie, outra é a transformação em uma nova espécie.

  • fabio junio

    Pura verdade…. a ma ciência …….

  • Mílton Batista.

    Só para refletir: para a ciência e cientistas,o ser humano é originado dos macacos. Dá para acreditar em uma coisa desta? Sendo que o ser humano,o homem e a mulher,foram criados Pelo DEUS TODO PODEROSO,Criador também do universo,das galáxias,dos planetas,das estrelas,da natureza,da vida,etc.

  • Karla Natasha

    A pior ignorância não é a de termos técnicos ou o fato de ser leigo em um determinado assunto, mas é a ignorância espiritual.

    Karla Natasha!

  • Fernando Neres

    As pessoas preferem acreditar nas coisas mais absurdas e sem fundamento a acreditarem em Deus; não é de hoje que algo nos noticiários me incomoda, quando os jornalistas dizem a cerca de um acidente por exemplo: POR SORTE, ninguém saiu ferido; quando poderiam dizer: POR DEUS, ninguém saiu ferido… simples assim! Diante disso, surge um questionamento: Á quem realmente interessa negar a existência do Deus vivo?

  • Felipe

    A ciência tem seus méritos em muitas coisas, como por exemplo a internet, construção civil até na própria área médica com certeza a ciência tem seus méritos. Porém, há coisas que não é físico, há coisas que vão além do que vemos, a ciência chama isso de sorte, nós chamamos de mundo espiritual.
    Não só na medicina, mas a mudança de vida que vemos na vida das pessoas, mudanças e curas que ocorrem na vida das pessoas que nós conhecemos não podem ser chamadas de sorte.
    Se tudo o que ocorre na universal fosse sorte, seria impossível reunir num lugar tantas pessoas “sortudas”.
    “Para os crentes, Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas, no final de toda reflexão.”
    Max Planck

  • thais

    Muiito interessante o post dna.Vannessa,vemos que o diabo tem trabalhado tanto na comunidade científica que cega os olhos deles para isso.

  • camilla Montes Ferraz Gomes

    Realmente, se a palavra demônio fosse usada não haveria credito, porque muitos preferem acreditar no acaso no que esta escrito na palavra de Deus.
    Muito bom esse post, esclarecedor!

  • Gabriel

    Muito interessante o post. Por isso Deus nos deu a fé. Uma ferramenta. Para que pudéssemos nos sentir satisfeitos por em alguns momentos não ver com nossos olhos. Deus nos mostrou o exemplo de Adão e Eva, que quiseram conhecer todo o conhecimento, como um exemplo negativo; julgaram conhecer tudo mais importante do que obedecer a uma ordem de Deus. Deus sabe que a natureza humana é inconstante, o que se torna indisponível dar ao homem algo tão precioso. Façamos um exercício rápido: se tivéssemos todo o conhecimento, se soubéssemos tudo, desenvolveríamos e seríamos auto-suficientes; se assim fôssemos qual a necessidade de servir a Deus? Não teríamos. Porque teríamos todas as soluções para todas as respostas. Assim Deus fez, com toda a perfeição que é própria Dele; e afinal não me sinto insatisfeito, pois em tudo Deus me completa, em tudo Deus me preenche, Ele é a minha suficiência, a Sua Graça me basta. Sou mais feliz assim. .

  • sérgio

    É muito forte!!!

  • Izabele

    A fé é uma revelação (insight, “cair a ficha”), incitada pelo ouvir a palavra de Deus. Mas para esse descobrimento deslumbrante, a pessoa deve ser humilde para reconhecer que nada sabe sobre sua própria vida.

  • JOELMA

    O FATO É… A CIÊNCIA NÃO ACREDITA EM DEUS, ELA SE ACHA A SOBERANA… MAS SABEMOS QUE SÓ O NOSSO DEUS SOBERANO SABE TUDO E PODE TUDO….DIGNO DE TODO LOUVOR DE TODA HONRA DE TODA GLORIA ALELUIA

  • jussara matias vieira

    É verdade bispo, sua palavra amiga ajuda as pessoas, ate eu mesma. que Deus te abençoe, tudo que o senhor falou é pura verdade, nós temos que colocar Deus em primeiro lugar, isso mais importante e o nosso senhor jesus.

  • Fábio Medeiros - Portugal - Açores

    O ESPÍRITO SANTO disponibiliza o Dom da Cura para que a Igreja usufrua dele, por isso a Ciência para o Cristão passa a ser com uma “escova de dentes”.

  • LUIS HENRIQUE

    BOA TARDE!

    A CIÊNCIA NUNCA VAI COMPREENDER AS COISAS DE DEUS, POIS DEUS NÃO E CINTÍFICO OU ENCONTRADO POR MEIO DA CIÊNCIA, DANIEL O PROFETA JÁ DIZIA QUE: A CIÊNCIA SE MULTIPLICARIA… ASSIM TAMBÉM A CIÊNCIA ANDA SEMPRE ATRÁS DAS NECESSIDADES BÁSICAS DO SER HUMANO, O EXEMPLO: QUE DIZEM QUE O HOMEM VEIO DO MACACO, AÍ A PERGUNTA, PORQUE OS MACACOS DE HOJE NÃO SE TRANSFORMAM EM HOMENS ?, QUER DIZER QUE SÃO UMA ESPECIE ATRASADA, DEU AZAR OU COISA ASSIM. VAI IURD!

    IURD/AQUIDABAN
    SALVADOR/BAHIA

  • Fagner

    muito bacana esse post.. é a mais pura e verdadeira realidade que os cientistas fazem, em vez de ver a realidade do caso eles preferem fechar os olhos e nao acreditam que somente o nosso Deus que cura essas enfermidades que atingi muitas pessoas, são na verdade demônios que entram na vida das pessoas que nao tem a proteção de Deus.
    muitos cientistas que estão cegos.

  • Anselmo colsoul

    E sempre bom ouvir a palavra Amiga do nosso bispo Macedo eu o admiro muito pela a sua obediencia ao chamamento de Deus
    Sem duvida que e um grande Homem de Deus que o Deus o continue a dar visoes para guiar o Povo de Deus ,amem

  • ricardo da cidade de são sebastião alagoas

    A diferença e que DEUS FEIS AGENTE UM POUCO MENOR DO QUE ELE E MUITOS QUEREM SER ELE PRINCIPALMENTE A CIENCIA

  • Jack Vallence

    Quando os cientistas descobrirem toda ciência e os sábios toda sabedoria,vão saber que a Bíblia esteve certa o tempo todo.

  • CIDNEY SOARES

    Boa tarde a todos
    e digo mais
    Não ha espaço para questionamentos, quando estamos falando da Palavra de Deus,devemos tirar de uma vez por todas as indagações bem como contradições quando tratarmos da palavra de DEUS,temos que considera-las como a real verdade revelada a nós e aceita-las como unica., o que vem de Deus é a certeza e não ha do que duvidar, assim eu aprendi com o abençoado Bispo Edir Macedo,(SIM SIM) ( NÂO NÂO) o que passar disso é do diabo Amem.

  • Raquel Costa

    O ser humano vive cego,consoante a humanidade ou a história desta mundo. O homem veio do pó e do pó ele voltará, não reconhecendo a grandeza deste Deus que é omnipotente. A ciência existe por obras e sabedoria que Deus deu ao homem.

  • Renildo Souza

    Mesmo que o mundo, a ciência, a tecnologia, tentem confundir, esconder, acobertar, até mesmo omitir a verdade que tem que ser revelada a toda criatura. Tem que se cumprir o que esta escrito: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14.
    Não tem para onde correr. Cedo ou tarde a verdade aparece.

  • anderson luis queiroz da silva

    VAMOS RACIOCINAR COM A NOSSA FÉ INTELIGENTE, SE ESSES CIENTISTAS SEM DEUS NAS SUAS VIDAS JÁ FIZERAMMUITO PELA CIENCIA,EMBORA NÓS SABEMOS QUE EM TODAS AS SUAS DESCOBERTAS TEM A PERMISSÃO DO NOSSO CRIADOR QUE É O NOSSO DEUS, IMAGINE SE ESSES CIENTISTAS TIVECE A DIREÇÃO DE DEUS ELES JA TERIAM DESCOBERTO TAMBÉM A CURA DA AIDS E TODAS AS DOENÇAS EM GERAL,ESSA É MINHA OPINIÃO

  • Roberto William

    A verdade é que o homem insiste em não reconhecer sua fragilidade, mesmo com todo o “grande” conhecimento científico que possui

  • Rafael Justino Monteiro

    Muito forte esse texto, muitos discordam da existência de Deus e do diabo, mas acreditam em artigos científicos que se embasam na sorte ou na especulação de alguém da ciência. Eu acredito no Deus a quem eu sirvo, que É Perfeito em tudo que faz, pois só Ele tem poder de curar, libertar e fazer o extraordinário.

  • Pedrito Ávila - Comodoro - MT

    Crer ou não crer eis a questão! Já tive polemicas desta forma, e abreviei o assunto pois creio em Deus e ponto final. Pois crer em Deus não pode ser só um embasamento filosófico, cientifico ou até religioso e questão de experiencia própria com o Criador. Coloquei um ponto final desta forma: “Eu creio, sei que muitos não creem, as pessoas poderia usar pelo ao menos a inteligência e o raciocínio logico, se tivermos errado nós que cremos (sei que ñ estou) o que vamos perder com isto? Agora a hora que os que não creem em Deus, descobrirem que estávamos certo, vai ser muito duro, e irreversível. Seria muito mais logico para as pessoas analisar o risco que correm, E crerem em Deus sem risco.”. No caso do texto a forma correta que mundo não aceita é “sorte” para nos e Deus, e ma sorte seria o não crer em Deus e estar exposto ao diabo”. Eu fico com Deus a nada disto vai poder me alcançar.

  • Lucélia Almeida

    Realmente, o mundo tem medo do que acreditar que existe a atuação dos demônios.
    Muitas doenças que hoje aparecem são devido o nosso excesso de consumo de alimentos industrializados ou até mesmo naturais que recebem químicas…por isso temos que cuidar da nossa saúde e buscar o auxílio Divino para que essas mutações de “sorte” não venham nos atingir. Só a Santíssima Trindade para nos preservar aqui nesse mundo!

  • celso

    Bom dia a todos, verdadeiramente devemos reconhecer o ALTÍSSIMO como único mentor da criação .
    E sorte ou má sorte, é reflexo do nosso dia dia de escolhas feitas devido a crença de cada um.
    Os cientistas vão morrer e não chegarão perto da boa (sorte ) que DEUS criou .
    Bom, paro por aqui pois esse assunto é muito critico mas leva a todos refletir no seu dia.
    Um abençoado dia a todos parabéns pela matéria.

  • Eduardo B. Santos

    Parabéns Dna Vanessa!
    Excelente informação e meditação racional e inteligente que divide conosco.
    Ao Sr. Bispo, É um privilégio está conosco, deixando ser usado ainda mais pelo o Espírito Santo e nos levando á uma fé racional e verdadeira, que dia após o outro nos ensina á renovar a nossa mente e está em comunhão com Deus. Vida Longa.

  • Fabiele

    Sou 100% favoravel a interpretacao deste explicativo feito pela ciencia.
    Vejam so como os ceticos se confundem em suas proprias ideologias.
    Deus abra a visao deles!

  • CIDNEY SOARES

    Bom dia a todos
    Creio que somente DEUS, é o detentor de todo o conhecimento e no mais o muito estudar é enfado da carne,
    Não adianta, no final a resposta se volta para DEUS, porque o que ele nos deixou na palavra é.
    O inicio-Meio e fim.

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: