Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

Discriminação x Complexo de Inferioridade



Discriminação e complexo de inferioridade são problemas existentes nos dias atuais e, infelizmente, presentes na sociedade. A discriminação é algo que você sofre de fora para dentro. Enquanto o complexo de inferioridade acontece de dentro para fora – ele já existe dentro da pessoa e somente se externa. É preciso que você entenda esses dois conceitos para que os vença, já que os dois causam destruição.

A discriminação, por definição, acontece quando há uma atitude adversa perante uma característica específica e diferente. Uma pessoa pode ser discriminada por causa da sua raça, gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação social etc.

Então a discriminação se apresenta como problemas que vêm de outras pessoas, que vêm da sociedade. Você passa a ser discriminado pela sua cor. Porque você é negro, muitas vezes você é criticado. Por ser negro, você é colocado para trás. Você é discriminado na escola, no trabalho, na vida sentimental, na vida social. As pessoas não te olham como ser humano, elas te olham como um negro, como uma negra.

No entanto, se você tem uma fé viva depositada no Deus Vivo, essa discriminação que houve no passado, que há hoje em dia e que haverá no futuro, nunca irá te afetar. Pois o que há dentro de você não é uma fé negra, mas uma fé viva. A cor da sua pele é negra, mas a sua fé não tem cor. A sua fé é um espírito que te leva para frente, que te arremete para o sacrifício, para o sucesso e para as conquistas. Ela não tem cor, ela é um espírito, um poder dentro de você.

Agora, o maior problema não é a discriminação. Não são as palavras que vêm de fora para dentro, porque essas podem sempre ser bloqueadas. Você pode sempre dizer “Eu sou negro e eu posso”, mesmo que te julguem pela cor da sua pele, mas você se julga pela fé que há dentro de si, sim você pode!

O maior problema se chama complexo de inferioridade, o qual, se buscarmos saber, define-se pelo estado psicológico mórbido no qual o indivíduo, tendo a convicção íntima de ser inferior aos que o cercam, adota logo uma atitude inadequada ou desconcertante.

Talvez isso seja o que tem acontecido com você. No seu íntimo você tem essa convicção de que é inferior, menor, de baixa qualidade. E, ao se rebaixar diante das situações, você acaba adotando um comportamento inadequado, tímido, acanhado. Você recua por conta deste sentimento destrutivo que há no seu interior. Mesmo sendo mais forte, se vê mais fraco; mesmo sendo mais inteligente, se vê sem inteligência, sem capacidade e qualidade.

Vença esse complexo que há dentro de você e não dê ouvidos às discriminações! Passe a dizer: Eu sou negro, e eu posso!

Que o Deus da Bíblia abençoe você!

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • Gabrtiela araujo

    Sou negra, graças a DEUS não tenho complexo de inferioridade, mas infelizmente algumas pessoas ainda tem preconceito com nos negros… e se acham melhorem q nós.
    pra mim opinião nos outros não me importa e sim a de DEUS!

  • Janisse Galdino

    Discriminação é coisa de gente que não é de Deus,meu esposo é negro o amo, amo sua cor, a cor não quer dizer nada na questão de ter ou não caráter, que é isso que as pessoas deveriam olhar no ser humano.

  • karina

    Esses post mim chamou a atençao as vezes conhecemos pessoas negras agente nao olha para o que ela é mais sim mais sua cor muitos sao discrimando mais deus nos fez um so , para Deus nós somos igual para Deus nao existe baixo e nem alto mais sim uma pessoa de carate e deDeus

  • Carol Silva

    Infelizmente isso acontece mais vamos mostrar que somo diferentes e todos iguais, pois somos todos iguais.

  • stefania Christopher

    No dia que as pessoas se aceitarem do jeito que são o complexo de inferioridade não mais existirá. Até porque para Deus somos todos iguais independentemente da raca e cor.

  • Amanda lima

    Sou negra, cortei os meu cabelos e agora estão naturais e muitos me criticaram até mesmo dentro da igreja, no inicio me senti muito mal, e até passou pela minha cabeça está desagradando a Deus com isso tamanho era o peso dos comentários que as pessoas faziam. Descobri que essa também é uma das formas de mostrarmos a Deus que o amamos pelo jeitinho e cuidado com que Ele nos criou, uma forma de nos amar, amar uma criação divina.

  • Even

    Bacana esse post, me chamou atenção porque já vivi esse complexo de inferioridade, e é como o sr. falou o que importa é o que está dentro de nós é a nossa fé que importa não nossa cor, nossa condição, todos nós somos iguais diantes de Deus e temos o mesmo valor porque fomos comprados por um alto preço , pelo sangue do senhor Senhor, não existe inferioridade para quem nasce de Deus e tem uma fé viva no Deus vivo.Na fé.

  • Daiane Arduini

    É o que mais tem no mundo,mas como a fé em Deus tudo isso acaba e voce começa a se vê diferente.

  • Denise

    Muito forte Bispo essa mensagem,a pessoa tem que vencer os seus complexos e praticar essa Fé de um vencedor.

  • Itana

    Nao podemos deixa o complexso nus empedir de vencer.

  • Jamile Nascimento

    No dia em que todos se aceitarem do jeito que é, o complexo de inferioridade deixa de existir.

  • giselia cardozo

    Na realidade temos que todos dias dizer:Eu sou negro,e eu posso!
    Isso é viver pela fé.

  • PASCOAL....LUANDA

    No interior daqueles que crem em Jesus como manda as escritura habita uma revolta que não se acha espaço nem da descriminação nem do complexo de inferioridade e sim uma certeza de que DEUS É COM ELE (A) PONTO FINAL.
    EU SOU NEGRO,E EU,POSSO.

  • Luciana Martins

    Durante toda a vida sempre ouvia dos meus familiares: “você não pode”, “você é a mais feia”, “você não consegue”. Isso fez com que crescesse uma pessoa que não acreditava em mim mesma e me acarretou vários problemas em minha vida. Hoje ainda luto contra o complexo de inferioridade.

  • Ana

    O racismo sempre vai existir só não pode existir dentro de nós.

  • tailini

    muito forte essa mensagem pois era exatamente o que acontecia comigo sofria de complexos de inferioridade pois nunca era boa o suficiente nem capaz de fazer algo nunca me achava bonita era muito triste pois estava me prejudicando.
    mas graças a Deus minha vida mudou hoje sou feliz e acima de tudo me amo não me importo com com a opinião dos outros somente os que Deus quer de mim é valido sei que sou capaz.

  • Zuliene Vitória

    O preconceito esta na nossa mente independente de cor e raça temos que vencer.

  • jamile

    Não ha palavra negativa ou descriminação que diminua o valor daqueles que tem uma fé inteligente. Deus nunca olhou ou fez acepção de pessoas por sua cor ou estado social, Ele pesa o Espirito que há dentro da pessoa!

  • Juliana da Silva Siqueira

    Verdade! Tudo posso naquele que me fortalece! Quando a pessoa tem dentro dela que ela é capaz, nada ou ninguém consegui convence-la que não vai conseguir, não podemos esquecer que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, por isso não importa a cor, raça e etc, tudo nós podemos!!!

  • ester araujo

    verdade bispo ante de chegar na iurd eu tambem tinha esse tipo de poblema mim sentia a pior criatura, mas frequentando a iurd tudo isso mudou o proprio Deus mim mostrou qui sou capais e qui nao tem niguem melhor qui niguem .

  • Stephanie Silva

    Para vencer na vida, não podemos olhar para nossa condição fisica ou para que os outros pensem e falem, temos que olhar para Deus e acreditar em nós mesmos que somos capazes de realizar tudo pois temos um Deus que TUDO pode fazer.

  • Francielen Letícia

    Não temos que olhar para que os outros dizem, devemos olhar somente para o Senhor Jesus, porque para ele nós somos todos iguais.

  • Glaucia

    As pessoas se apegam, em varios complexos, uns pela cor,outras, pelos cabelos e assim vai é uma lista enorme, a verdade e que temos que nos amar, e nos valorizar, do jeito que DEUS nos fez cada um com suas qualidades

  • Regiane Ap Santos

    Bispo é verdade, temos que vencer a nós mesmos todos os dias!
    Hoje graças a Deus,e nascida dele não há mais complexo em mim. Devido a minha etnia, sou negra e eu poço…
    Hoje ajudo a outros a negar o complexo inferior, e se assumir se como pessoa e cidadão do reino de Deus.

  • Suelem

    Antes eu tinha um certo preconceito de que sou negro e seria limitada a certas coisas mas quando temos Deus dentro de nós isso muda pois quem poderá barrar um nascido de Deus?!

  • natalia costha

    O complexo de inferioridade vem de acordo com os nossos olhod , quando deixamos de olha para nos mesmo e olhamos para os outros.

  • Silvanete

    Verdade Bispo!
    Eu sou negra, mas este tipo de preconceito nunca me incomodou. Já sofri discriminação, porem jamais me afetou.
    Porque as pessoas costumam ser criticas, então não posso dar ouvidos ao que as pessoas falam. Sempre irão falar, se não for pela cor, será pela religião e se não for será por isso ou aquilo.Então o problema não será por aquilo que falam e pensam, mas sou eu que deverei está bem resolvida dentro de mim e se acontecer, certos comentários não me acrescentarão em nada.

  • itainara

    realmente esse é um problema de muita gente tem sofrido! temos que ter a nossa auto estima em alta, acreditar que podemos e nos amarmos pelo que somos e sempre procurar a nossa melhora.

  • Elislayne Greyce

    Ates de me converter eu era uma pessoa que tinha muito complexo,me sentia inferior as pessoas,me achava feia e por conta disso e por mais problemas tentei tirar minha vida,mas graças a Deus eu me voltei pra Ele e Ele me transformou e hoje sirvo a Ele com toda a minha forças…..

  • Fabiana Kelly Resende

    Antes de chegar a IURD, eu vivia cheia de complexos. Mas tudo tinha uma raiz, esses complexos começaram a partir da forma que meu pai tratava eu, a minha mãe e a minha irmã. Para o meu pai, às mulheres eram a pior criatura da face da terra, então ele humilhava a gente, mandava todo tipo de palavrão na gente, e isso foi criando feridas que só consegui vencer através da fé. Eu cheguei a tal ponto, que não precisa de ninguém me falar coisas negativas, que me colocasse para baixo, porque eu mesma já o fazia. E mesmo quando aparecia pessoas para tentar me animar e me dizer que eu seria capaz, eu não acreditava, porque às palavras do meu pai estavam fixas em meu interior, só Deus pode mudar o interior de uma pessoa, e foi pela fé que eu venci os complexos que me atormentaram.

  • patricia

    o pior inimigo, esta dentro de nos. se Davi permitisse isto, ele nunca teria derrotado o gigante

  • Lilian Souza de Jesus

    Independente de cor ou até mesmo condição social , ou da posição da sociedade diante de nós jamais devemos nos sentir inferior aos outros, e sim acreditar em nosso potencial e nos superar a cada dia.

  • Wladiana Saldanha

    Muitas pessoas sofrem por serem discriminadas e comecam a se sentir inferior por dentro é uma luta muito grande, que as duas maneiras as pessoas devem buscar forças para vencerem pois não é fácil, tem que ser força do alto.

  • Thays Carvalho de Brito

    Ambos precisam de força para vencer e não deixar que atingir por mais difícil que seja. Oque importa na verdade é a fé que há dentro de nos é isso que Deus vê.

  • Elizete Silva

    Verdade bispo, infelizmente muitos sofrem com preconceitos, mas no momento em que asumimos nossa fé em Deus nosso passado é apagado, nos tornamos fortes e vencemos tudo.

  • Silvana

    E verdade , o pior dos preconceito está dentro de nos, por não nós acharmos capazes de nada ou mesmo dignos, quando o que importa de verdade e como usamos a nossa fé está sim fará toda a diferença na vida de qualquer um seja ele branco, negro, amarelo enfim, sua fé que faz a diferença na sua vida. Então devemos nos perguntar qual tem sido a nossa fé e não qual e a sua cor? Sem fé é impossível agradar a Deus.

  • aline freitas

    No momento em que assumimos nossa fé em Deus nosso passado é apagado,nos tornamos fortes e vencemos tudo.

  • Vidal

    Tudo podemos nAquele que nos fortalece, nós podemos porq Deus está conosco !

  • Ana Paula Nascimento da Silva de Campinas

    Bom dia Bispo tudo bem com o senhor? Meu nome é Ana Paula, sou obreira,advogada e negra, eu sei bem como é isso, na faculdade no curso de Direito fui chamada de incapaz e incompetente pelo meu professo de monografia, fora fui chamada de burra por um advogado e um diretor de um sindicato no qual trabalhei e chamada de “advogadazinha” e queria cassar minha OAB, queriam me prender fui caluniada, difamada e injuriada por advogados conhecidos meus, mas, sabe o que aconteceu Deus fez um milagre, ganhei uma causa de valor alto e ano que vêm em março serei nomeada juíza cível em Campinas com apenas 03 anos de OAB, meu Deus é Deus do Impossível e dos Milagres kkkkkkk………….

  • Rozalina Carvalho

    Exato! quando a pessoa busca a Deus, Ela conhece o valor que ela tem, e a opinião dos outro jamais ira lhe abalar.

  • Daniela

    Verdade bispo infelizmente muitos sofrem com preconceitos , sendo que Deus disse que nos fez imagem e semelhança dele

  • cintia maximo

    Ja sofri muito com complexo de inferioridade
    mais depois que conheci a Deus aprendi que
    nao importa o que as pessoas pensam e falam
    mais o que importa que para Deus eu sou uma
    perola preciosa .

  • Gisele

    NÃO DEVEMOS DEIXAR QUE OS OUTROS INFLUENCIE E NOS PARA COM PRECONCEITOS , DEUS NOS AMA DO JEITO QUE CADA UM É…

  • joelma batista

    se tornamos discriminados inferiores as outras pessoas quando achamos que não podemos chegar a lugar nenhuma por causa de cor raça gênero etc.Mas isso não tem importância se Deus nos fez assim e por que podemos fazer tudo.

  • Lorena Silva

    Os complexos e as discriminações estão dentro de cada um de nós, cabe a nós mesmos deletar isso dali, pois somente nos traz coisas ruins a serem pensadas sobre o próximos, sendo assim, desagradando a Deus!

  • celijany Franaca

    Quando a pessoa vence complexo de inferioridade e Deus estar com ela pronto arrebentou, não tem palavra negativa não tem preconceito ou discriminação de cor não tem nada q possa diminuir essa pessoa por q ela vive pela fé.

  • Dienemelkis

    Eu agradeço a Deus todos os dias por ter conhecido essa fé na Universal, e através dela venci e tenho vencido todo tipo de traumas e complexos. EU SOU NEGRA, E EU POSSO!

  • Sônia lúcia Costa Gonçalves

    – Antes de conhecer o autor da vida, sofria complexo de inferioridade, me sentia a pior das piores desse mundo , não tinha vontade de ficar perto das pessoas me sentia incapaz e vazia. Mas quando encontrei esse Deus, Ele me fez ver o quanto preciosa era a seus olhos e minha vida passou a ter sentido. Hoje sou nascida de Deus e não abro mão dessa maravilha.

  • edite palma pinto

    Eu pessoalmente vivi essa discriminacao,o pior nao erram as pessoas que o faziam, eu mesma fazia isso…mi sentia inferior as outras e incapaz de fazer o que as outras fazem… mas atraves da godllyood:aprendi e estou aprendendo que nao adiantara pensar que nao posso,nao da,nao consigo,a ponto de dizer que eu nasci pra sofrer…Temos que levantar a cabeca e dizer que posso,eu consigo e pronto,pois so assim teremos vitoria em qualquer situacao que passar, e assim Deus sera honrado na nossa atitude!!!!

  • andrea Mota da Silva

    No temos que nos entregar a cada dia mais para Deus, para que nada nos derrube na fé. Temos que ser forte e corajoso para vencer toda discriminação, complexo de inferioridade; para que o diabo não venha nos derrubar.

  • Adriana Milanez

    Não se pode deixar que os outros nos influencie e nos para com preconceitos,Deus nos ama por cada detalhe de nossa aparência.

  • Juliana

    Quando aprendemos que não devemos olhar o que estão falando de nós ,e passarmos a olhar para Deus só assim teremos um amor próprio.

  • paloma vanessa

    muitas pessoas si sente inferior a outra por que a outra é popular, em fim, se sentem desvalorizada que ninguém gosta dela, temos que nos amar primeiro e não importa com o que os outros falam ou pensa da gente.

  • kelly cristina

    Muito bacana por aconteçe muito a descriminaçao e eu sou negra , já fui vitima de piadinhas de preconceito , e eu me deixavar levar por isso me considerava um lixo , mas hoje sei do meu valor Deus e espirito e essa fe me fez mudar.

  • priscila brasil

    Enquanto muitas pessoas se preocupam com cor,raça ou religiao,nao enfrentam seus medos,nao vencem na vida,por que ja se veem como fracassados,que pelo fato de ser pobre,vai viver na miseria,muitas pessoas sao preconceituosas consigos mesmas.para ter o sucesso em todas as areas de nossas sua vidas,temos que vençer primeiro o preconceito,a discriminaçao que ha dentro de nos.

  • Priscila Rodrigues

    Bom achei muito importante este assunto pois muitas pessoas tem sofrido esse preconceito no mundo lá fora. Pois tem sido assim injusto, mas não adiantará pensar que não pode, não dá, não consigo, eu nasci pra sofrer, temos que erguer a cabeça, e dizer eu posso!! eu consigo e pronto !! Pois só assim teremos vitória em qualquer situação que passar, e com isso Deus será honrado na nossa atitude

  • Daniele Ribeiro - GO

    Devemos estão atentos a voz de Deus e não nas pessoas que julgam, criticam ou fazem acusações, acreditar no nosso próprio potencial é essencial pois se não acreditamos em nós mesmo nem Deus poderá fazer nada por nós. Só temos esta força de acreditarmos em nós mesmo quando estamos ligados com Deus.

  • Hellen Serra

    Muito forte, pois vive muito isso por ser negra. Antes tinha o complexo de inferioridade por ser de cor e ainda tinha essa descriminação… Eu me sentia muito mal. Mais hoje em dia não, pois tenho uma fé que não tem cor dentro de mim e eu já não sei mais oque é isso graças a Deus.

  • Amanda Emelin

    Muito forte isso porque isso acontece muito das pessoas ter preconceito delas mesmas eu ja vi isso em uma pessoa e se ela não se respeita ninguem vai respeita temos ser diferentes com nossas atitudes.

  • Tabata

    Tudo depende de como nos vemos,
    podemos todas as coisas naquele que
    nos fortalece, porém, temos também
    que acreditar em nós, quando muda nosso
    interior muda nosso exterior.
    Nós podemos !!

  • karina dos santos novaes

    Boa.Noite. Bispo Bira Fonseca… Bom é pura verdade o que esta acontecendo no mundo pois esta tendo muito preconceito mais nos tem que vencer o nosso medo, timidez , traumas e os pensamentos negativo temos que ser diferente e ser positiva em tudo na nossa vida ……

  • livia

    É uma guerra um conflito que acontece dentro da pessoa, vence o que é mais forte!!!Antes sofria com o complexo de inferioridade, achava que não era capaz de fazer nada…hoje venci todos esses complexos e sou feliz.

  • Carol

    Muito verdade, Bispo! Quando a ainda pequena era muito complexada ,sofria de bulem, me chamavam de “ronaldinho” por ter dentes grandes … Com o tempo vi que muita coisa poderia mudar, e foi quando eu me empenhei em mim mesma. Apostei em mim, e Deus logo me mostrou que eu podia ser linda também..

  • Bruna Oliveira

    Eu era uma pessoa muito complexada por causa da minha cor e dos meus cabelos quando eu era pequena, e isso me fazia me anular nas outras coisas da minha vida …
    Eu me achava imcapaz de poder fazer algo e sempre achava que as pessoas eram melhores do que eu, mesmo sendo de Deus eu ainda nao tinha vencido isso,ate que resolvi enfrentar esse problema e acabar de uma vez com ele…
    Hoje sou confiante nao tenho mais pensamentos negativos, ainda que eles surjam eu consigo vence-los….

  • Giselle

    Muito bacana,eu me vi nesse artigo,o problema maior não está no nosso exterior,acredito que ninguém pode impor nada a nós,somos nós que escolhemos aceitar ou não.
    A parte que mais me chamou atenção foi;Pois o que há dentro de você não é uma fé negra, mas uma fé viva. A cor da sua pele é negra, mas a sua fé não tem cor
    O preconceito está em todo lugar,mas quando vem de nós mesmos,do nosso interior tem um poder altamente destrutivo,pois nos deixa sem perspectivas,sem auto confiança.
    A partir de hoje começarei a dizer e pensar,que Tudo posso!

  • Gisele

    Tudo começa de dentro pra fora temos que vencer todos os dias nós mesmos vencer o medo, timidez,traumas,os pensamentos negativos, tudo isso vem e temos que ser fortes no caso do preconceito primeiro tem que vencer dentro ela mesmo tem que vencer o preconceito de si mesma e passar a acreditar que ela é capaz de vencer em todas as áreas da vida e nada impede de crescer só por causa da cor isso não interfere na vida dela por que dentro dela a um espírito forte e vencedor.

  • Daniele Dantas

    Não pode haver sentimento mais abminável que a discriminação pois como uma pessoa se acha melhor que a outra sendo que todos somos iguais. Nós temos que lutar contra esses sentimentos pois somos preciosos aos olhos de Deus, fomos comprados pelo sangue do nosso Senhor Jesus por isso não devemos nos sentir diminuídos com relação a nada poi nós temos muito valor aos olhos do Deus vivo.

  • Flávia nascimento Petrópolis Rj

    Bom dia! O complexo de inferioridade impede que muitas pessoas alcance algo em sua vida, pois tras medo de serem rejeitadas somente ao nascer de Deus a pessoa descobre o seu valor. Muito forte nossa Fé não tem cor mas vida

  • Kivia Laissa

    Nossa isso falou muito comigo, antes eu tinha complexo por causa do meu cabelo que é cacheado eu achava que só os cabelos liso eram bem mais bonitos que o meu, e hoje eu já amo meu cabelo cacheado.

  • Jessica Alves

    Antes de nascer de Deus tinha muitos complexos, e por ser assim fazia de tudo para ser aceita diante das pessoas. Mas quando o conheci, entendi que tinha valor e que tudo posso, porque Ele está comigo.
    Enquanto as pessoas não vencerem seus dilemas interiores, não poderão andar adiante.

  • Livia Nascimento

    Muito bom esse post que esclarece bem a diferença ente complexo para a discriminação… eu tinha muito complexo de inferioridade,isso aconteceu depois que me casei ah 4 anos atras me sentia gorda e feia,não estava bem comigo mesma,meu marido nunca reclamou sempre me achou linda,..então resolvi lutar e pedi pra DEUS tirar isso de dentro de mim,também comecei a fazer dietas,fui muito ajudada no goddlywood,venci esses complexos ,estou liberta e muito feliz.

  • Bruna Serafim

    Quando olhamos para nos e vemos possibilidade de vencer e ser alguém na sociedade,conseguiremos, mesmo que tudo e todos estejam contra nós,porque estaremos bem por dentro e é isso o que importa.

  • Paola Grazielle Silva

    Discriminação e Complexo de Inferioridade:
    Duas palavras distintas a acabar com a auto estima do ser humano..
    Mas temos que saber que Deus nos fez a imagem e semelhança Dele..
    Complexo de inferioridade: Relata a indignação da pessoa que se tem um problema consigo mesma.. mas de dentro para fora.. Algo que mutas das vezes ela não consegue vencer…
    Discriminação: Essa palavra requer muito cuidado.. Pois tem pessoas que analisam as coisas que não as agradam… Falar de quem esta do nosso lado é fácil.. Assim como nem Jesus agradou a todos..

  • Juliana dos Reis

    Boa tarde bispo muito forte nunca tinha parado para pensar na diferença de discriminação e complexo e aprendi que a dificuldade maior do ser humano é interna, ser auto confiante acreditar em si próprio faz toda diferença ns fe pois de nada adianta ter fé em Deus e não ser bem resolvida no interior

  • Karina Rezende

    Nossa me lembrei de quando eu vivia no mundo, eu era muito infeliz me sentia muito triste por não conseguir emagrecer, as pessoas viviam me dizendo vai emagrecer, para de comer, isso me deixa muito mal, hoje sou feliz não ligo para isso sei que temos que nos cuidar, cuidar da saúde, da alimentação, e faço isso hoje mais não por que os outros fala, mais sim por que eu quero e me sinto bem.

  • Cristiane Oliveira

    Não podemos ser vencidos pelos complexos se deixamos levar pelo o que os ouros pensam ou acham só por causa da cor,ou até mesmo por outro motivo seremos fracos perante as situações e so lembraremos do os outros acham de nós ..

  • Monique Ferreira

    Nestas palavras ficou bem claro a diferença do complexo para a discriminação, pois muitos não vence na vida, por pensar que é por causa da discriminação, quanto na verdade é ela que não conseguiu vencer os seus complexos, devemos colocar dentro de nos esse espirito, EU SOU NEGRO E EU POSSO.

  • Marlene Pedro

    Falou muito comigo,pois antes de mim converte eu tinha muito complexo de inferioridade,e eu sei que infelizmente muitas pessoas passam por isso.

  • Rita Elias Oliveira

    E Bispo muitas pessoas se entrega a descriminação se senti menor que o outro, não usa a fe de acreditar em Deus, esquece de manifestar a fe e de ir em frente e lembrar que ele ou ela tem um ser mair que pode caminha junto com eles que e Deus.

  • Adriana Fernandes

    Não podemos olhar para essas coisas mesmo sabendo que ainda existe pessoas que tem esse tipo de pensamentos,o mal ele não olha cor e nem sexo ele quer destruir e nos não podemos deixar que nada venha abalar nossa Fé…

  • Celia de Jesus

    Deus não faz assepção de pessoa, por isso dentro de nós tem que haver essa convicção que somos capazes e nada nem ninguem nos é superior, somente o Senhor Jesus.

  • Amanda Heloise

    Muito forte essa palavra muitas pessoas hoje em dia sofrem com esse tipo de problema, e se elas não se derem conta que isso só faz mal elas vão só caminhar para traz.

  • mayara rezende

    Deus nos fez à Sua imagem e semelhança, Ele mesmo diz que nos fez um pouco menor que Ele,então é ir pra cima e vencer,pois tudo posso,tudo,naquele que me fortalece!

  • ANA ANGELICA

    MUITO FORTE .REALMENTE AS PESSOAS QUER SER TORNA ASSIM. COLOQUE DENTRO DER VOCE EU SOU CAPAIS EU TENHO UMA FÉ DENTRO DE MINHA.

  • JÉSSICA

    Quando a discriminação acontece e a pessoa não tem uma fé firmada no Senhor Jesus, ela pode se abalar e estar convicta de que não é capaz de ser alguém na vida, de vencer seus médios e traumas. Essa discriminação pode se tornar até mesmo um complexo de inferioridade. Quando somos nascidos de Deus, nenhuma opinião ou crítica de terceiros poderá nos abater. Porque a nossa força para vencer essa situação e a nós mesmos vem do alto!

  • Simone Santoro

    Muito forte este post pois tenho observado que muitas pessoas reclamam que sofrem preconceito mas na verdade elas mesmas se limitam por causa do complexo de inferioridade que têm, sempre se comparando com os outros e se desmerecendo..Creio que isso é porque essas pessoas não creem de fato e verdade no nosso Deus, pois ELE nos fez para dominar sobre tudo que há na Terra.Ora se Deus é perfeito, ele não erra..logo não há sentido em nos inferiorizarmos diante de nada nem de ninguém pois pela nossa fé é que somos justificados diante Dele e NELE tudo podemos, basta crer.

  • Carolina Coutinho Lucas

    La verdad discriminaciones todos sufrimos algún día, sea por algún defecto o cualquier otra cosa, lo que importa no es lo que nos dicen sino, primero como lo tomamos, la decisión que vamos a elegir al respecto y como lo enfrentamos… no podemos dejar que las criticas entren en nuestro corazón para hacernos daño.

  • Giceli medeiros

    Na maioria das pessoas são influenciadas por terceiras mas nós não temos que nos deixar levar por palavra internas ou externas, pois o Espirito do criador esta em nós ,pois Ele nos escolheu e pra ele não importa nossa raça,não importa a cor de pele nem nada do tipo

  • Giceli medeiros

    Muitas pessoas não conseguem alcançar a felicidade devido ao complexo de inferioridade,quando a pessoa deixa de ouvir a terceiros e passa a ter opnião propria passa a vencer esse sentimento,temos que ter personalidade e não deixar nos ser influênciados a opnião das demais

  • raquel bessa

    Essa post mexeu muito comigo pois antes de me converte eu tinha muito complexo de inferioridade,e hoje estou livre.

  • raquel

    Falou muito comigo,pois antes de mim converte eu tinha muito complexo de inferioridade,e eu sei que infelizmente muitas pessoas passam por isso.

  • Luzinelma de Araújo

    Não temos que os deixar levar por palavra internas ou externas, pois o espirito do criado esta em nós ,pois Ele nos escolheu e pra ele não importa a cor da pele.

  • Danielle Fernanda

    As coisas que vem de fora, não pode mudar o nosso interior por nada…
    Como deixar com que isso aconteca? Quando não nos deixamos levar pelas situações, nas palavras destrutivas que escutamos de alguém, ou que muitas vezes vem de nossa própria mente, quando se está passando por um desprezo, uma rejeição… As situações nao podem nos mudar, nós temos que mudar elas!

  • maraiza de sousa

    ainda sofro preconceito, mas isso pouco me importa se Deus e qiem me da o devido valor e respeito que eu mereço. E isso pra mim e o suficiente para saber que posso ir alem, ser mais, fazer mais, eu posso mais!!!!

  • maraiza de sousa

    ainda sofro preconceitos, mas pouco me importo se Deus e quem me da o devido valor e respeito que eu mereco e isso pra mim e suficiente para saber que eu posso ir alem, ser mais, fazer mais, eu posso mais!!!

  • Mirela Ramalho

    Esse poste eu fiz questão de passar para muitas pessoas…
    Concordo plenamente que,quando se tem a fé viva,quando se crê em Deus e tem a vida no altar,a pessoa não se vê melhor,pior,menos,mais,etc…
    Ela tem certeza de que independente de cor,raça,religião,classe social,ela é vemcedora,e isso nada e ninguém tira isso de dentro dela.
    O problemas de muitos é que ela se enxerga menor,ela se sente fraca,incapaz de conquistar seus objetivos,e com isso se sente vítima do seu exterior.
    A pessoa que é de Deus,ela não da ouvido para comentarios alheios!

  • Elaine

    Magnífico esse post, quantas vezes me senti inferior, quando entrava em lugares que não haviam negros.Procurava sentar no lugar mais escondido para não correr o risco de ser notada.Mas quando conheci o DEUS VIVO passei a usar minha fé, e isso mudou vejo q esse post é uma injeção de animo aqueles que ainda estão adormecidos na fé.

  • Daniela

    Não podemos deixar a inferioridade falar mais alto,temos que permanecer firmes na fé.Na convicção que Deus é conosco,nada nem ninguém pode nos colocar para baixo,porque o próprio Deus acredita em nosso potencial.Se o próprio Deus não nos trata com indiferenças,acepção,o que vamos temer ao homem?? Nadaa.

  • ANA PRISCILA

    DEPOIS DE TER LIDO ESTE POST,PERCEBO O QUANTO A MINHA FE PODE ME TORNA FORTE DIANTE DA DISCRIMINAÇAO DO MUNDO! MINHA FE NAO PODE SER BLOQUEADA E E ISSO QUE VALE!

  • renata

    muito legal esse post é verdade o preconceito tem que acabar, nos temos que aprender a nos valorizar

  • linete

    vivi com este complexo por mais de uma decada as pessoas eram preconceituosas comigo pelo meu jeito e meu carater mais eu era a primeira a ser preconceituosa comigo mesma me achava um nada ,um zero a esquerda, que pra mim nao tinha mais jeito ,que todos podiam menos eu, me achava o patinho feio da igreja por onde eu ia isso me acompanhava o problema nao era as pessoas e sim eu ,eui era um caso perdido dentro da igreja ,achava que eu estava arrebentando com Deus e na verdade estava perdida ,e Deus me deu uma nova oportunidade ,atraves de um grupo chamado GODLLYWOOD que me ajudou e esta me ajudando a vencer os meus complexos ,a ser uma mulher mais madura ,tenho me valorizado mais ,cada dia que passa tenho procurado estar mais perto de DEUS,e eu aprendi fazer das dificuldades uma oportunidade para crescer com Deus

  • Thaiany

    Realmente,o complexo de inferioridade começa de dentro para fora,seja um pensamento nutrido pela própria pessoa ou alguém que tenha dito algo á ela,seja com má intenção ou sem ao menos perceber que aquilo á afetaria; a pessoa já se intitula daquela maneira.Somente pela fé é capaz de vencer os complexos,pois ela nos faz olhar para frente e qualidades e não ficar admirando nossas imperfeições.

  • Diana

    O maior incentivo está dentro de nós mesmos, não importa as críticas desde que sejam construtivas.
    A nossa fé é o que nos mostra que somos especias principalmente para Deus.

  • Marinela Cabral Luanda-Angola

    Sr. Bispo Bira é muito elucidativa a sua mensagem. “… o que há dentro de você não é uma fé negra, mas uma fé viva. A cor da sua pele é negra, mas a sua fé não tem cor…”. A abrangência desta mensagem chega até pessoas que eram obesas, diminuidas físicos, etc. “A fé (daqueles que servem o SENHOR JESUS CRISTO) é um espírito que leva para frente, que arremete para o sacrifício, para o sucesso e para as conquistas. Ela não tem cor, ela é um espírito, um poder dentro de você”. (Eu sou ….,eu posso). Temos que tomar atitude com uma fé agressiva.

  • Dejiane rodrigues

    EU Já passei por isso eu era muito obesa pesava 130 k hoje eu vejo com as pessoas
    NÃO LUGA PARA ESSAS PESSOAS MAIS EU VENCI HOJE EU PESO 67.K
    QUE MARAVILHA JESUS NOS TRASFORMA

  • Luciene Lapa

    Sabemos que independente de qualquer tipo de preconceito.Quando conhecemos o senhor Jesus e nos libertamos,ficamos livres de qualquer tipo de preconceito.

  • tailini da silva

    muito forte essa mensagem pois era exatamente o que acontecia comigo sofria de complexos de infeoridade, pois nunca era boa o suficiente nem capaz de fazer algo nunca me achava bonita era muito triste pois estava me prejudicando.
    mas graças a Deus minha vida mudou hoje sou feliz e acima de tudo me amo não me importa mais a opinião dos outros somente o que Deus quer de mim é. valido e sei que sou capaz.

  • Maria Lucia

    Bem aqueles que realmente são de DEUS vence tudo isso porque.ela sabe que não é a cor da pele dela
    Que vai faze-la feliz.ela vence os preconceitos vence o seu interior e segue em frente.

  • celijany Franaca

    quando a pessoa vence complexo de inferioridade e Deus estar com ela pronto arrebentou, não tem palavra negativa não tem preconceito ou discriminação de cor, não tem nada q possa diminuir essa pessoa por q ela vive pela fé.

  • CLEIDE SILVEIRA DE SOUZA

    Sempre fui discriminada por ser negra, quando criança na escola, na rua de casa, em todo o lugar, as outras crianças me rotulavam “Neguinha” não de uma forma carinhosa, mas de forma irônica e preconceituosa… por muitos anos andei de cabeça baixa, e demorei para mudar de postura,sempre me vi inferior aos outros… perdi muitas oportunidades na vida por aceitar me diminuírem, hoje as coisas mudaram, e isso foi aos poucos, mas me arrependo de ter aceitado isso…perdi muito tempo descrendo de mim mesma.

  • Williane Karine

    Tá ligado é muito forte , temos que aprender a vencer a discriminação e o complexo de inferioridade por que sempre vai ter alguém pra te colocar pra baixo seja em qualquer classe social aonde for , seja rico , pobre todos e sempre vai ter alguém que vai zombar da sua cor , temos que determinar que somos capazes de chegar e fazer a diferença por que somos capazes e ponto final , não devemos deixar que uma palavra negativa nos abale e nem esperar que digam que podemos chegar aonde queremos para acreditarmos temos que seguir em frente por que somos fortes , temos que fazer como o senhor disse bispo vencer a esse complexo bater no peito e dizer eu sou negro eu posso …

  • NELI BERNADETE PINTO COLPO

    TA LIGADO BISPO! É TÃO BOM SABER QUE DEUS CURA TUDO, QUANDO NOS ENTREGAMOS A ELE DE FATO E DE VERDADE .DEUS NOS MOSTRA QUE SOMOS PRECIOSAS PARA ELE E NELE SOMOS VENCEDORAS.

  • Silvana Santos

    Eu ja sofri varias discriminação ,por ser negra, e porr causa disso eu tinha complexo de inferioridade
    Quando conheci Jesus , me libertei , hoje não tenho mais complexo , sou feliz e sei o meu valor

  • Aline Pereira

    Esse comentário e muito bacana e relata a realidade de muitos. Eu mesma me sentia assim, não que sofria discriminação mais tinha um complexo de inferioridade e isso me atrapalhou muito… sempre fui inteligente, e determinada no que eu queria, mas quando se tratava de participar de expor a sua opinião ou seja dizer algo me sentia acanhada, tímida e isso me atrapalhou muito… não que perdi mas deixei de ganhar por causa disso. Tinha muito medo de estar errada e sempre pensava sobre o que as pessoa iriam achar de mim, se iriam me criticar. Hoje graças a Deus não sou mais assim, me amo demais, aprendi a acreditar mais em mim e a cada dia venho vencendo a timidez através dos desafios. Um dos fatores que me ajudaram muito a vencer a timidez foi o grupo Godllywood, onde venho participando e me ajuda em vários aspectos. Um deles e vencer a timidez.

  • fernandadias

    nunca tive complexo com minha cor,sempre confiei em mim e minha capacidade,embora já sofri e sofro descriminações,mas com Senhor Jesus tudo posso! e quando conheci esse Deus fiquei mais forte ainda.
    Eu sou negra,Eu posso, eu sou a universal!

  • Renata Sant´Anna de Siqueira

    Eu estou contigo e não abro mão.É isso aí. Temos o nosso valor sim e somos capazes sim de vencer todos e quaisquer tipos de preconceitos. Vivo isso dentro de casa todos os dia com minha mãe e com minha irmã, porém a única coisa que consigo sentir por elas é pena de saber que ao invés de aproveitar as oportunidades que Deus lhes dá elas preferem ridicularizar o nome de Jesus.

  • roana

    Bispo eu sempre sou descriminada por um familiar que sempre estar soltando piadas por causa da minha cor más eu não me importo porque sei do meu valor e sei que essas palavras não vão me abalar mas como o senhor bispo falou o pior não é a discriminação mas sim o complexo de inferioridade principalmente quando estamos em lugares onde a maioria são brancos mas “eu sou negra e eu posso”

  • rafaela

    Eu ja fui assim! Tinha muitos complexos achava que todo mundo era melhor que eu e etc…mais graças a Deus superei todos esses sentimento. E graças a Deus por usar o bp. Para sempre ter uma palavra guiada pelo Espirito Santo. Que sempre nos motiva

  • MARTA SOUZA

    Muito inteligente este post!
    O complexo de inferioridade é um pensamento que faz com que a pessoa não acredite que ela é uma pessoa digna de receber as mesmas oportunidades que as outras pessoas.
    Eu me libertei deste pensamento já faz alguns dias e desde então tenho acreditado em primeiro lugar na grandeza do Deus que eu sirvo e depois na minha capacidade.
    E o mais incrível eu sou branca! E nem a cor da minha pele, nada me fazia acreditar em mim mesma.
    Ou seja, não importa a cor da pele, posição social, ou qualquer outra coisa, só é preciso ter fé e acreditar que você pode tudo! EU POSSO!

  • FABIANA SANTOS

    OLA BISPO,ANTES DE MIM CONVERTE MIM SENTIA MUITO MAL TINHA PRECONCEITO COMIGO MESMO,TANTO COM A MINHA APARÊNCIA QUANTO COM MEU JEITO,ERA HORRÍVEL PÓS MIM SENTIA INFERIOR, MAS GRAÇAS A DEUS HOJE SOU UMA NOVA PESSOA COM OUTROS PENSAMENTOS E NASCIDA DE DEUS.

  • BENICIA AMANDIO CARLOS

    eu sou negra e gosto da minha cor mas eu tem vezes que quando estou perto de alguem que tem cor branca eu me sentia inferior mas apartir desta post eu mudei o meu jeito de pensar. EU SOU NEGRA E POSSO TUDO

  • Ana

    a descriminaão sempre vai existir mais nao pode ta dentro de nos

  • eliene pimentel

    Muito forte enfelismente já sentir na pele a descriminação, passei um bom tempo da minha vida me sentindo inferior as outras pessoas, e guardava isso dentro de mim e só me fazia mal.
    foi quando conheci a Deus e ouve uma verdadeira libertação de todos esses complexos que existia dentro de mim hoje sou feliz porque sei que Deus me ama do jeito que sou .

  • Priscila

    Como é difícil lutar contra o complexo de inferioridade só Deus mesmo , mas isso não pode abala a nossa fé .
    temos sempre ter um pensamento positivo , vencer complexo a descriminação a cor não quer dizer nada , o que vale o caráter da pessoa , se ela tiver fé confiança em Deus ela vence . Eu sei como muito difícil lutar eu já passei por isso devido de ser muito baixa , sempre vem aqueles apelidos sem graça agente se sente tão sabe para baixo , mas se cofiamos em Deus nada disso nos abala , na hora pode ate deixa chateada mas na hora olhamos para Deus ,usamos a nossa fé para isso não nos abala .

  • Ingrid da Silva

    Muito forte! *
    O complexo de inferioridade nasce quando damos ouvidos a discriminação ou seja as palavras negativa ao nosso respeito que vem somente para anula a nossa fé…mas quando vivemos da ffé
    Nada nos abalara porq sabemos quem está com conosco…e com ELE tudo podemos.

  • tamires silva

    Isso e muito forte e esclarecedor, poucos negros tem essa visão por isso ainda se sentem inferiores aos outros.
    Mas o nascido de DEUS VENCE TUDO preconceitos,traumas tudo.
    E reconhece que maior e o que está com ele.

  • Ana

    os negros infelizmente sofre por descriminação

  • Ananda

    Era exatamente assim que me via, é incrível, como o Espírito Santo age, era oque eu estava pensando nesse momento. Em como me comparava a outras mulheres de Deus, e, como me via muito inferior a elas na espiritualidade, e até mesmo na beleza exterior. Realmente, essa maneira como me via, até atrapalhava o Espírito Santo de me usar mais, sendo que se Ele me escolheu é porque vê algo em mim que me faz mesmo falha ter valor pra Ele

  • Andressa Vicente

    Olá Bispo. Muito explicativo este post, pois o que vem de fora não pode refletir no nosso interior, não se deixando acreditar nas palavras destrutivas que escutamos ou que é sopradas na nossas mentes por situações ruons, que se nota uma rejeição, desprezo… mas com um caráter firme estando na fé, sendo forte e nao ofuscado por nada, pois não há como mudar a palavra de Deus que diz que somos preciosos e Sua imagem e semelhança, poxa! Pela fé viva em alerta, sendo negro ou não, porque Tudo que Deus faz é bom e Único… Na fé

  • Iria Gonçalves

    Muito forte esse post, porque de uma certa maneira todos nós, branco, amarelo, negro sofremos uma descriminação, seja a cor que for, e para esses preconceitos não nos afetarem precisamos ter o Espirito de Deus, e todos nós somos almas preciosas para o nosso DEUS.

  • Adrielly Silva

    Muito forte Bispo! Essas são caracteristicas comuns daqueles que não conhecem a Deus. Assim como eu, antes de ter um encontro com Ele me achava inferior as demais pessoas até que um dia O conheci e naquele dia descobri que para a socidade posso ser inferior mas Jesus morreu por mim e para Ele eu tenho valor, todos nós temos, brancos, negros, altos e baixos somos almas preciosas para Deus.

  • rubenitapadilha

    Este post é muito forte Bispo, acredito que todas as pessoas antes de conhecerem a Deus sofreram algum tipo de discriminação, e quando se nasce negro ai é que se tem que provar que é de Deus duas vezes mais, graças dou por ser negra Bispo pois venço um leão todo dia e faço questão de dizer para o diabo :uma negra te venceu .

  • Cintia Almeida

    Nos não podemos deixar que esses complexos,medos nós vençam sempre eles surgiram mais temos que viver pela fé e quando vier os pensamentos temos que ser mais forte que eles.

  • CARLA

    A maior descriminação começa dentro do ser humano, nos temos um defeito enorme de sempre nos colocar pra baixo, mas isso muda quando voce passa a acreditar no seu potencial, quando voce passa a viver conforme a palavra de Deus, pois esta escrito “como pensei vos sucederá”, dai tudo muda.

  • Luciana

    Eu antes tinha esse sentimiento de inferioridad e dentro de mim.E isso me impedía de avanzar.Hoy, ese sentimiento ya no existe, pues desde que asumí la fe, descubrí el valor que tengo para mi señor

  • Sheyla Kibayashi

    Muito forte bispo. Pois aqui no país onde fazemos a obra é muito comum ver esse comportamento tímido e acanhado. Muitos tem vergonha até mesmo de falar um simples bom dia, falar um eu te amo para um familiar parece coisa de outro mundo. E as pessoas que falam o idioma são as mais acanhadas pois acham que nossa maneira de ser é inferior a cultura e maneira dos locais e muitas das vezes acham nossa fé agressiva e difícil de ser passada a mesma para eles. Mas concordo com toda certeza bispo, é essa fé viva que revela o Deus da transformação, e alguns ainda dentro da igreja tem se submetido a discriminação e complexo.

  • Beatriz de Souza

    Muito forte! Não são as circunstâncias que devem te guiar e sim quem você é, a cor da pele não nos diz nada, o que realmente importa é quem você é por dentro. Eu posso tudo, pois Deus me prometeu assim!

  • Flavio Alves

    Boa tarde Bispo,

    A fé não tem cor. E pela fé o complexo sai e o racismo se torna motivação.

  • Miliane Ramos

    Para Deus não existe cor, somos todos iguais. Quando nascemos de Deus não será um preconceito que irá nos abalar!!

  • Joselene Lima

    Amém!

  • ANDREIA RODRIGUES

    Particularmente admiro e gosto da cor negra, o povo negro já sofreu muito na escravatura e de certa forma continuam sofrendo com o preconceito racial, onde em qualquer lugar do mundo são descriminado, seja na área da educação,religião,profissionalmente entre a sociedade como um todo. Mas o Senhor Bispo deixa em anexo o preconceito interior que muitos deixam de acreditar em si mesmo no seu potencial de vencer de fazer História de mudar os fatos e virá a página o endivido tem que acreditar em si mesmo que pode alcançar os seus objetivos e não deixar que nada nem ninguém em perca de chegar ao seu alvo desejado e que esse alvo tão desejado venha glorificar o nome de” JESUS”.

  • Maria da Luz

    Fui assim um dia, mais hoje não mais. Sou negra e eu posso 🙂 !

  • Obreira Rosângela da Silva

    Bom dia,Bispo.Independente do que as pessoas acham ou deixam de achar,temos que ter amor por nós mesmos para que Deus possa agir e fazer morada em nós.Somos templo do Espírito Santo independente de qualquer coisa.O importante é que o amor de Deus é incondicional.Se verdadeiramente o Filho vos libertar,então sereis livre.

  • ELAINE

    Bom dia.
    Eu poderia falar muito sobre esse assunto , mais tudo que quero dizer é que sou uma mulher negra .
    Mãe de 2 crianças negras .
    E nasci do espirito santo no dia 13/09/ .
    Então eu posso tudo .
    ARREBENTOU ……

  • gleice sacramento

    E esse sentimento destrutivo nada mais é que um
    Espirito que impede que o indivíduo seja livre de seu
    Próprio preconceito.

  • Levy

    São coisas desse mundo! Nada disso me surpreende ou me encomoda.Bispo um abraço!

  • Gilson José

    Quando eu não tinha essa luz dentro de mim vivia complexado, timido, sem vigor e sem sentido de viver,as pessoas zombavam de mim e cada vez me deprimia mais, hoje que possuo essa fé inteligente venci todos os meus complexos fisicos, emocionais e espirituais, e hoje elas perguntam como pude casar sendo feio, como pude vencer ser condições, como posso fazer a diferença, e quando vem com palavras para me tirar a força e me colocar pra baixo eu digo “POSSO SER FEIO, NARIGUDO, NEGRO, CARECA e muitas coisas mais, mas meu DEUS ESTÁ DENTRO DE MIM e não há inimigo, complexo ou situação que eu não posso vencer….

  • Vanilda

    Ola! Bispo è verdade nossa fè nao tem cor, muito forte esta mensagem !!! Faz agente pensar temos que analizar dentro de nos se temos algum complexo e vencer isto todos os dia, e sobre a cor como tem tantas pessoas racistas imagine se nosso Deus olhasse como o homem olha . Temos que sempre estar em espirito. Deus abençoe !!!!!

  • Dora Costa

    Eu sou mulata e sou orgulhosa da minha cor. Na verdade eu ate gosto de pegar um sozinho quando poder. A minha cor nunca me deixou sentir inferior a quem quer que seja. Eu tao pouco gosto de ouvir pessoas negras confessar derrota por causa da sua cor.

  • Lucilia.

    Quem discrimina, tem dentro de si um complexo e tenta se superar naquilo que “acha” inferior. Quem tem complexo, tem dentro de si a falta de fé no Deus da Bíblia, ferramenta fundamental para não se abater com as coisas que vem de baixo.

  • paulcas2011@live.com

    A questão do preconceito e dos complexos sempre deve ser abordada do ponto de vista da fé viva.

  • ABRAÃO - BELÉM

    Excelente!!! Entendimento muito bom. Deus Abençoe Bispo.

  • washington

    Vai arrebentar

  • Luciana Fernandes

    Ta ligado! Eu sou Negra e eu Posso!

  • Renilda - Recife

    Pertinente sim seu post Bispo, não só para negros, pois mesmo não sendo mas por conta da educação que tive, trazia em meu interior um complexo de inferioridade e nunca me valorizava, mesmo com todos me dizendo que eu era inteligente, eu sempre achava que não tinha valor. Em fim, agradeço ao Espírito Santo por ter lhe inspirado e aberto minha visão para tratar e exterminar de vez com esse espírito que certamente é do maligno.

  • Jailson Pereira - FJE Barreiro (Portugal)

    A discriminação , seja por que motivo for , pra mim é a manifestação mais triste de um estado vegetativo , do ser humano ! A ignorância aguda , crónica de seus olhos , não enxergam nada .

  • ivonaldo de santana nascimento

    esta dentro de vc a derrota ou a vitoria.

  • amigo

    É verdade eu mesmo sendo negro era assim racista,nunca tinha parado pra observar meu comportamento.
    Eu era solicitado no Facebook e eu olhava as fotos das pessoas primeiro quem me agradava de aparência eu aceitava como eu era ignorante, mas graças a Deus mudei.

  • josé vidal filho

    É a pura verdade o homem tem a natureza de julgar o seu semelhante e na sua maioria sentenciar, porem o Martin Luther Kig já falava ” Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; más ainda não aprendemos a conviver como irmãos”. Respeitando a sua cor ou raça, pois o sangue do preto ou do branco tem a mesma cor.

  • victoria ferreira

    Concordo bispo,muitas pessoas ao inves de crerem em deus,acabam sendo vitima desse complexo,e achando que não podem,enquanto podem

  • Armando Ferreira

    Concordo plenamente com sua opinião bispo. Desafios, preconceitos, traumas e problemas sempre irão tentar nos impedir de irmos em frente, mas quem usa a Fé Viva no Deus Vivo sempre irá vencer qualquer obstáculo independente de sua cor ou qualquer outra circunstância.

  • ewellem nascimento

    muito legal esse post. muitas pessoas pelo fato de não depositarem a fé no Deus vivo, tende a ficar todo tempo pra baixo, com a autoestima lá em baixo e acabam esfriando a sua comunhão com Deus.

  • Carleide Lima - DF

    Boa tarde, Bp! Excelente!

  • Renata

    Muito forte esse pensamento com certeza irá ajudar muitas pessoas, a se valorizar e saber que Tudo podemos n’Aquele que nos fortalece…

  • Higor Luis

    Ta Ligado Com Certeza! Deus Não Olha Cor Ou Raça Mais Sim Coração!

  • Kivia Mara Augusto

    Pertinente seu comentário Bispo, Não conhecia sua opinião sobre essa questão. sei que o senhor enfrenta preconceito, uma vez que as pessoas não lhe conhecem e fazem pre julgamentos(Afinal… a intolerância não se restringe a nós negros!!!) O senhor de forma sucinta fez uma síntese do que de fato acontece com as pessoas enquanto etnia. E falo com conhecimento empírico da causa. Jamais discordaria de Deus ou do seu conhecimento sobre Ele, da forma como Ele age e sei que enquanto líder espiritual não tem fechado os olhos para este problema histórico, social… Que é o preconceito. Costumo dizer que a melhor forma de espantar fantasmas… é acendendo a luz!!! E sim, tem sido matar um leão por dia. A mídia, a exterioridade, os padrões… Achei bem interessante!!!

  • rogerio souza sampaio

    ta ligado bispo ….EU SOU NEGRO E POSSO.

  • Zilda, guerreira na FÉ

    É verdade, nesta sociedade cheia de podridão, pessoas vêem o ser humano pelo que ele é fisicamente, e não pelo o que ele tem no seu interior, Fé,ATITUDES,CARÁTER, enfim, tudo que agrada a DEUS. Mas, é como diz o Senhor Jesus:Na medida em que julgares, sereis julgados. Que Deus abençoe, Bispo.

  • Denil Beuster

    Seja por condições físicas, sociais, ou até inexistentes aparentemente, sempre haverão provocações. A solução é estarmos firmes na ROCHA. Obrigada Bispo por ter facilitado esta transformação em minha vida.

  • Monique

    Muito bom bispo, o senhor ter falado sobre isso que ocorre até dentro das igrejas… infelizmente.

  • João Matheus

    Caro Bispo,
    É como Deus nos ensina, que o perigo não vem de fora, mas sim de dentro, não adianta dizer que tem fé se duvida, não adianta dizer que tem coragem se acredita que é um covarde, quando nos definimos no nosso interior que Deus é conosco e Vai Arrebentar!, mesmo sentindo-se inferior no seguimos em frente, contra os problemas, porque a definição é uma certeza, o sentir-se inferior, como o nome já diz é um sentimento, se nos nos mantermos confiantes nos conseguimos, se nos buscarmos realmente nos alcançamos, se realmente batermos as portas elas se abriram, pode levar o tempo que for, mas nós chegamos lá.
    Hoje Deus me ensinou isso, as vezes o universo a nossa volta conspira contra nós, nesse caso, ignore o universo de problemas a sua volta e não deixe de olhar pra Jesus.
    Mesmo que o mundo GRITE E BERRE, VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR!
    Deus sussurra bem no fundo da sua Alma, na sua Fé, Tende Bom Animo Porque Eu Venci o mundo.
    Amem!

  • eunice

    É ISSO MESMO, BISPO. E DEUS NOS FEZ A SUA IMAGEM E SEMELHANCA. ISSO É O QUE IMPORTA, TER O SEU ESPIRITO NOS GUIANDO.

  • Acina

    Essa atitude muitas pessoas tem, de desccriminar um do outro e si todas as pessoas descriminadas entregacem tudo a Deus tenho a certesa de que na hora diriamos o seguinte: Deus perdoa porque eles noa sabem o que fazem. Seja louvado o nome de Deus.

  • mikaely

    muito forte ,gostei muito ,esras palavras sao muito inteligentes;e sempre vou guardar dentro de mim,(que o nosso espirito e Fe .nao tem cor)

  • Sidney pestana

    O SENHOR JESUS E ESPÍRITO , E ESPÍRITO NÃO TEM COR ,PORTANTO QUE A DESCRIMINAÇÃO E O COMPLEXO DE SER INFERIOR VÃO DE MÃOS DADAS PRO QUINTOS DO INFERNO EM NOME DE JESUS

  • nadja

    Um maravilhoso dia para quem ler esse comentario e um alerta para quem nao ler: na palavra de Deus nao diz que no teu reino tera lugar separado para negros, brancos, ricos ou pobres,mas diz : quem permanecer ate o fim vera a gloria de Deus.o que importa sao as boas obras que fazemos com respeito a nossa salvaçao.Ninguem ve deus,em carne e osso, nao sabemos qual a cor da pele dele, e se deus For Negro,muitas pessoas outra vez iriam despreza-lo com certeza.Ainda bem que deus è amor. Voce que passa por algum tipo de preconceito Deus te ama ele que a tua alma.Agora voce que tem essa doença peça Deus a cura urgente!!!!!!!

  • Maria -Salvador Bahia

    Vou viver nesta fé,e não terei mas complexo de inferioridade,que o SR. Jesus abençoe,abundantemente.

  • LIDUINA LOUREIRO

    É isso messssmo…Arrebentouuuuuuuuu

    Concordo plenamente com o sr bispo…O MAIOR PROBLEMA SE CHAMA COMPLEXO de INFERIORIDADE..

    Não é a cor da pele, Negro, Branco ou Pardo, enfim; e sim o que está DENTRO DA PESSOA….
    Conhecemos pessoas brancas, muitas vezes elas teem de tudo….Família, Dinheiro, boa posição, e etc e etc e tal… mas que infelizmente; são pessoas: INSEGURAS, FRÁGEIS, CIUMENTAS, choram por tudo e tem até depressão..É por causa que é Negra?
    NÃO!.. É porque vivem dentro do seu Mundinho…

    Agora, qdo a pessoa VIVE A FÉ VIVA no DEUS VIVO, aí SIM…NADA absolutamente NADA deixa ela prá baixo..
    A pessoa é FORTE na FÉ…Ainda que tudo se mostre o contrário da sua FÉ, mas; ela sabe..tem certeza, CONVICÇÃO
    que ELA TEM O SEU VALOR…e não são: Coisinhas….Besteirinhas…..Abobrinhas que vai LHE INFERIORIZAR…
    NÃO…Isso não tá no SANGUE de quem conhece o DEUS ALTÍSSIMO e sabe muito bem em quem tem CRIDO.

    E mais :Mesmo que te julguem pela cor da sua pele, mas você SE JULGA PELA A SUA FÉ, que HÁ DENTRO DE SI…e acabouuuu

    Na fé.

  • Rita santos

    Muito Bom e motivacional esse post! Guardarei esse ensinamento comigo.

  • Damião dos Santos

    Essa vale pra nós todos, pois muitas das vezes as pessoas mesmo não sendo negra, tem complexos.

    E eu digo, eu sou de Deus e eu tudo posso.

    Obrigado Bispo, eu não sou negro mas me abençoou também.

    Que Jesus abencçoe cada vez mais seu Minsitrério.

  • Nilson Faria

    Hoje falamos em voz alta TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTACE!
    Mas nem sempre foi assim no passado a nossa própria família colocou dentro de nos um complexo de inferioridade muito grande em relação as pessoas e parentes , a palavra tem um poder muito grande, as vezes vcs já escutaram de seus próprios pais, a seguinte frase: elas fazem isso porque vc e negro e pobre e esta frase para por ai não dando uma explicação porque fazem isso pode parecer simples mas o tempo passa e isso vai crescendo dentro de nos ai vc cresce e começa a se sentir inferior não só diante de a sua família mas na sociedade isso e um espirito destruidor (complexo de inferioridade).Mas Deus e maravilhosos mudando tudo isso com a sua palavra que transforma e vivifica faz de nos uma nova criatura.
    Não e o que está pelo lado de fora que mostrara quem vc e mas sim o nosso interior.
    PORTANTO A PALAVRA DE DEUS E NOSSO ENSINAMENTO DE VIDA ISSO PROVA EM (MATEUS 15)

  • Renildo Souza

    Sim, nós podemos. Um negro hoje na presidência disse essa frase, não só para ele, mas para todos os que pensavam que ser negro é não poder conquistar nada
    Ex: Joaquim Barbosa, Nelson Mandela e sem falar que o próprio Deus fala: TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE. E ai, o que dizer mais a respeito?

  • Abreu santos

    boa tarde Sr Bispo
    uma certa vez o Sr jesus disse: venham a mim como vos sois.
    se o Sr Jesus nos aceita como nos somos sem olhar para mais nada, o que mais importa entre o pensamento de Deus e o pensamento do Homem???
    a base da felicidade esta na confiança e na obediência ao Sr jesus só e mais nada

  • Altamiro

    Quando buscamos e cremos no DEUS vivo, tudo você pode, as criticas são deixadas para trás, o seu unico objetivo e o Senhor Jesus, o seu refugio, seu consolo e sua força. Jamais abaixar a Cabeça, somos de DEUS.

  • sara

    ola bom dia bispo, oque o senhor falou se aplica certinho na minha vida, não por racismo da cor da pele, mais por aparência pois tenho dezessete anos de idade, mais sou baixinha e como um pastor um dia me disse e tenho carinha bebe, e aonde eu vou as pessoas me perguntam quantos anos eu tenho e quando eu respondo que tenho 17 ela não acreditam muitas ate já pediram pra ver o meu documento para poder acreditar e isso e meio constrangedor, por que ontem mesmo aconteceu, eu sou candidata a obreira e chegou um obreira ate mim e falou nossa imagina ela pegando o demônio vão fala que colocaram uma criança pra pegar o demônio e tinha quase dez meninas junto de nos, sabe bispo aparentemente a pessoa que sofre com o racismo pode ate disfarça mais dentro de si ela sofre com complexo tristeza não se achando capaz de fazer algo e ate fica se comparando com as outras pessoas mais todas as vezes que uma pessoa chega e me deixa constrangida pela minha aparência eu me lembro dessa passagem que diz. porem o SENHOR disse a Samuel. não atentes para a sua aparência nem para a sua altura porque o regentei porque o senhor não vê como vê o homem o homem vê o exterior porem o senhor o coração (1 Samuel 16.7) e ai eu tenho certeza que eu tenho que me preocupa com oque o meu deus pensa de mim e se ele não olha para a minha aparência e sim para o meu coração e oque importa, um abraco bispo que deus continue o abençoando grandemente.

  • Josiane

    Todos somos iguais perante Deus e o que nos diferencia não é a cor, mas sim a obediência…ela sim faz a distinção dos filhos e das criaturas de Deus.

  • Pedrito Ávila - Comodoro/MT

    O problema não estar em ser negro, branco, baixo, gordo, ou deficiente físico, tenho um pequena deficiência física e que por menor que seja as pessoas notam e sempre estão interrogando, por mais que você não se importe com isto, as pessoas sempre te lembram da deficiência que existe.
    Pois as pessoas querem colocar padrão nas outras pessoas. Mas eu nunca dei muita bola para isto, ate me colocaram apelido, levei numa boa e não durou muito tempo. Mas algo que foi muito difícil de me livrar foi complexo de inferioridade a falta da certeza naquilo que pensava e fazia, sempre sentia que não estava certo ou tinha que ter um padrão de pensamento e ações, mas assim que conheci ao Senhor Jesus comecei a me libertar de tal complexo de inferioridade e perfeição que estava dentro de mim, de se achar uma pessoas fora do contexto, não pela minha pequena deficiência física, mas dentro de mim mesmo. Mas com muita luta contra mim mesmo e reconhecendo o poder de Deus dentro de mim, hoje ajo com muita segurança e a certeza, apesar de não conseguir 100%, pois isto é só Deus, eu não aceitava o erro, me cobrava muito, mas consegui me convencer que não devo andar errado, mas nunca vou acertar em tudo. Talvez o maior problema do ser humano seja ele mesmo. e só depende dele mesmo para que possa ser feliz, pois a nossa volta é igual para todos, não somos injustiçado por ninguem, talvez damos muita importância para coisas que não nos acrescente nada.

  • douglas rodrigues

    ESTE É O SEGREDO PARA VENCER TUDO ISSO, O ESPIRITO SANTO . ELE NOS DA FORÇA E CORAGEM PARA SUPERARMOS
    OS COMPLEXOS E A DISCRIMINAÇÃO, SÓ QUEM PASSOU POR TUDO ISSO, SABE O VERDADEIRO VALOR DESTA MENSAGEM,INSPIRADA PELO ESPIRITO SANTO, AÍ VENCE TUDO TUDO …….. ATÉ O MUNDO. ALELUIA.

  • maria leonor epifanio

    Muito bom !!

  • ronualdo alves de souza

    bacana o que eu pensar assim vou ser.

  • Rafael Justino Monteiro

    O nosso Deus não olha pro nosso físico, mas vê dentro de nós, o nosso interior.

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: