Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

Fé cega

Como sistema corruptor da fé, as religiões, incluindo a evangélica, conseguem transferir a fé do campo racional para o emocional. Assim sendo, obrigam suas vítimas a tomar decisões de acordo com o coração. Resultado: vidas sem qualidade e, pior, maus testemunhos para os demais.

O espírito religioso na religião evangélica tem impedido suas vítimas de meditar na Palavra de Deus. E, para compensar, as tem feito pensar que o vasto conhecimento e a decoreba de versículos bíblicos são suficientes para agradar o Altíssimo.

Contudo, comunhão com Deus só é possível na base espiritual. Isto é, no seu intelecto. Ele não é Deus de fanáticos ou desequilibrados emocionais. Antes, Ele busca verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade. Desprovidos de sensacionalismos ou oba-oba.

O primeiro e maior objetivo das religiões é barrar a entrada de pessoas pensantes no Reino de Deus. Em seguida, manter os já “fisgados”, acomodados na fé emotiva.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12.1

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • Alessandra Torres

    Realmente, a religião aprisiona a pessoa. Pessoas religiosas vivem enganadas, pensando que pelos costumes religiosos irão alcançar a salvação que só é conquistada pela fé. Temos que vigiar para não nos tornarmos religiosos e a cada dia buscar viver pela fé!

  • OBR. Aline Bahia Pau miudo

    O coração é enganador desesperadamente corrupto quem o conhecerá? A religião tem levado muitas pessoas ao engano.Fé emotiva, não tem nada a ver com fé sobranatural.A fé emotiva é guiada pelo coração,e a fé sobrenatural é levada pela razão, pela verdade, conduzindo o homem a plenitude do Deus vivo!

  • Mary

    A fé inteligente é diferente e faz a diferença!

  • Mary

    A fé inteligente é diferente e faz diferença!

  • ARTUR LUIZ DA SILVA

    EU TINHA UM PENSAMENTO, UM TANTO EQUIVOCADO, EM RELAÇÃO A IURD NO ENTANTO NUNCA VI NINGUÉM FALAR DE FÉ DE FORMA TÃO INTELIGENTE.
    SOU DA IGREJA CRISTÃ NOVA VIDA DE NOVA IGUAÇU NO ENTANTO TENHO PROFUNDAS ADMIRAÇÕES PELO TRABALHO REALIZADO PELA IURD. DEUS ABENÇOE BISPO MACEDO. SOU SEU FÃ. E ORO MUITO POR VOCÊ.

  • milena

    Oi bispo boa noite!
    meu nome é milena tenho 9 anos tô nessa fé,e quero muito ser batizada com o Espirito Santo, não vejo a hora de fala ah que dia!Amém…
    Barro Alto – bahia

  • eduardo da silva maciel

    oi bispo macedo sou eduardo da silva maciel eu tanben to fazendo un jejun apenas tenho 9 anos e creio en jesus sou de canoas rio grande do sul

  • Veronica Melo

    Que esta mensagem abra em tempo as mentes de alguns cristãos.

    Recife-PE

  • Keyla Pereira

    Muitas pessoas que por dizerem ter uma certa religião estão salvas e o pior, essa é uma das imagens que a religião passa. E com o tempo as pessoas que acomodam, acham que no pouco tempo que leram um ou dois livros da bíblia e porque fez alguns jejuns, propósitos e sacrifícios já foi o suficiente para agradar a Deus; Mais estão completamente enganadas! A nossa fé deve ser renovada a cada dia, temos que sempre ler mais, orar mais, buscar mais para cada vez mais estarmos perto de Deus!

  • Ranéria gomes

    Bispo , em todas as igrejas existem pessoas que vivem de emoção e é por isso que suas vidas não mudam .

  • greisi kelly

    Em todas igrejas sempre tem alguém, que vive na emoção, e o mais incrivél é que dpois reclamam o por que das suas vidas não mudarem.

  • iris rosangela santos

    Deus se agrada daqueles que fazem a obra dele com sinceridade, lealdade e com firmeza no coração. os que tem atitude e tem fé chegam além, mas aqueles que vivem na base da fé emotiva não chegam a lugar algum. por isso, nunca podemos no deixar levar pela fé emotiva, mas sim agir com a fé inteligente e ganhar muitas almas pra Jesus.

  • Paulo Sergio Garbulho

    A RELIGIÃO, INFELIZMENTE TODAS SEM TIRAR NENHUMA DELAS TEM COMO INTUITO DEIXAR O POVO SEGO, SURDO E MUDO, PARA QUE NÃO VEJAM AS COISAS ERRADAS QUE FAZEM E DEPOIS DIZER QUE QUEM ESTÁ ERRADO É O POVO COM PENSAMENTOS MALICIOSOS, POIS HOJE O QUE TEMOS É MUITO LOBO VESTIDO DE CORDEIRO E O POVO SEGO, SURDO E MUDO CONSEGUEM MANIPULAR E CONTINUAR FAZENDO COISAS ERRADAS.

  • Fabio Viel de Sousa Freitas

    Infelizmente bispo muitas pessoas insistem em permanecer na escuridão, mas graças ao DEUS que conheci na IURD hoje vivo na luz, que DEUS continue o iluminando.

  • Relmont

    As religiões mantém seus fieis com a boca fechada para não falar a verdade!
    Matheus 6.1, Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens,
    para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa
    junto de vosso Pai, que está nos céus.” Mt 6.1

  • Dóris Areal

    Bispo Edir Macedo.
    Agradeço a Deus todos os dias de minha vida por ter aprendido na IURD a praticar a minha fé de forma racional e não emocional.
    Dóris Areal
    Corretora de Imóveis –
    Manaus- Am

  • Lourdes Rossi

    Bispo, que Deus o guarde sempre e livre do homem sanguinário,que tenta barrar a obra do ” SENHOR JESUS” eu fui uma pessoa que sofri muito na mão do diábo, por ter dinheiro e posição na sociedade, achava
    que ser “crente” como esses religiosos que vejo por ai, eu nunca seria, até o dia que perdi tudo, fui parar na uti dos desesperado ( Universal do Reino de Deus) depois que conheci o Senhor Jesus, dele eu largo nunca mais, triste fim é para aqueles, que não se entrega ao Senhor Jesus. AMÉM!!!

  • Vanessa Lampert

    “as tem feito pensar que o vasto conhecimento e a decoreba de versículos bíblicos são suficientes para agradar o Altíssimo” Arrisco a dizer que essa decoreba pura e simples consegue cauterizar a mente das pessoas e afastá-las de Deus. Pelo menos é o que tenho observado no decorrer desses anos (eu mesma passei por isso no passado e vi exemplos em minha família, toda evangélica). A letra, sem o Espírito, mata.

  • Eder

    Olá bispo Edir Macedo, eu me chamo Eder, tenho 18 anos e estou me mantendo firme na fé, já tenho 4 anos de igreja, o teu blog vem me ajudando muito tenho aprendito muito que Deus te abençoe um abraço

  • samuel francisco

    senhor bispo macedo obrigado por suas mensagens tao edificantes obrigado mesmo, DEUS te abençoe abundantemente meu amigao obrigado

  • William Werdan

    bispo outro dia ,num calor danado estava uma senhora de blusa de manga comprida,saia na canela.Vendo isso pensei como será quando ela cair na real.Quanta falta de bom senso a religiao tem lhe dado.Um abraço bispo é com prazer que lhe escrevo!

  • Vagner Alencar

    A fé que agrada a Deus não vem só de conhecer a palavra de Deus e muito menos é baseada em sentimentos, ela vem de se conhecer sim, mas seguido da pratica, tem que haver atitude.

  • Rosângela da Silva

    Boa noite,Bispo.Eu odeio a religião,pois,ela me fez sofrer por muitos anos da minha vida, fazendo eu pensar que bastava crer em Deus,que estava tudo bem, mas isso é pensamento do diabo, porque eu também acreditava em imagens de santos, dividia a minha fé;eu era cega,por causa da minha religião.
    Agora estou liberta dessa praga que me acorrentou tanto tempo nas garras de satanás,através do engano: que a fé em Deus,pode ser divida com objetos feitos por mãos de homens. Hoje,creio somente no Deus vivo.Amém

  • Claudio Lima

    Há muitos “cristãos” emocionais que apresentam um comportamento mais satânico do que os incrédulos. Tentam, a todo custo, derrubar os cristãos racionais. Ao invés de trabalhar contra o inferno, batalham a favor. Este é o ofício do enganoso coração.

  • Kelli Silva

    É bispo infelizmente é o que mais temos visto. Já existem pessoas que nem religiosas são e apresentam uma fé muito mais genuína e um comportamento cristão do que muitos que estão nas igrejas. Tem Cristão que vem conversar com a gente só para nos deixar para baixo e estão prontos para uma fofoca. Ah, se todos meditassem na palavra de Deus, não para ficar discutindo com outros cristãos, mas para manter um relacionamento sincero com Deus!

  • Profa Hilana

    Bispo Macedo,
    Que Deus o guarde e lhe dê vida longa , pois o senhor é o Moisés do nosso tempo, enviado de Deus, para libertar o nosso povo da opressão.
    Realmente como nossa igreja não há,pois um dia me afastei e congreguei em outra denominação e foi aí que vi que o pastor o único que fazia era ler a bíblia mas não tinha nenhum compromisso em libertar o povo.
    Se qualquer pessoa tem um problema pode ligar para a rádio,tevê,nextel,e seja a hora que for, existe um pastor para ajudar.

  • João Marques (Portugal)

    Eu entrei na Universal em 1996 em Lisboa. Eu fazia o que os pastores mandavam, mas nada acontecia. Em 2004 mudei para outra denominação evangelica e foi fora da Universal que comecei aprender a ouvir o bispo Macedo,e comecei então a ver o que tinha feito errado. Em 2009 voltei para a Universal com uma grande convicção de levar muito a sério os ensinamentos do bispo Macedo. Isso tem abençoado a minha vida.

  • Flávio

    Se fizermos um senso dentro de nossa igreja, estou falando da IURD, pois é nela que congrego e sirvo, veremos o quanto temos pessoas cegas espiritualmente, pessoas que são “ignorantes” e religiosas. A ênfase que essas pessoas dão para justificar sua fidelidade e adoração a Deus pauta-se no ato de darem ofertas e dízimos, sabe-se que tal pratica são bíblicas e de Deus e devemos praticar! No entanto, a vida com Deus é muito além disso e arrependimento, abdicação, perdão, amor não fingido, etc

  • Luzinete

    Infelizmente muitos evangélicos estão deisxando de viver uma fé racional e deixando se levar pela fé emocional. Qdo chegam as igrejas, ao invés de pensarem em ser o melhor para Deus, ficam preucupados no que vão dar para Deus. Qdo se fala em dízimos e ofertas então, já era, é a gota dágua. Temos de aproveitar a oportunidade e mostrar p/ Deus que Ele está acima de tudo e de todos, principalmente acima da nossa vontade. Para meditarmos, “A letra mata o espírito vivifica”.FÉ RACIONAL.

  • Osmar

    Muitas igrejas evangélicas modernas acabarão por se assemelharem a igreja romana em um futuro próximo. Basta observarmos, na Idade Média muitas pessoas eram punidas por simplesmente pensarem e contestarem a “fé romana”. E não é justamente isso que tem acontecido em muitas Igrejas Evangélicas atuais???!!! Nesse contexto, o Espirito Santo levantou Lutero na Idade Média, assim como tem levantado muitos pregadores hoje, libertos do espirito da hipocrisia e da fé cega e dominante.

  • Osmar

    O pior de tudo é que essas pessoas com a “fé cega” (emocionadas na fé) acabam gerando outras com o mesmo tipo de fé. É como já foi dito em outras pregações, carne gera carne. Infelizmente é assim.

  • Rosangela

    Boa noite Bispo:

    Fico muito feliz pelas verdades aqui escritas… Graças à Deus!

  • Karinikkc

    A fé cega, sempre parece ser o caminho mais sensato de resolver as questões que surgem em nossas vidas e nela não há pureza! A fé pura, é cega sim, mas para as emoções e sentimentos, bem como para tudo aquilo que é impuro, pois os que possuem tal fé, vivem em plena comunhão com o Senhor Jesus. Busquemos essa fé e que se abram os nossos olhos!
    QUE O ESPÍRITO SANTO CONTINUE ILUMINANDO O SENHOR!

  • Maria Luiza

    BISPO MACEDO, MENSAGEM COM UMA DIREÇÃO FORTISSIMA, DEUS ABENÇOE CADA VEZ MAIS O SENHOR , DONA ESTER E TODA SUA FAMILIA ABUNDANTEMENTE.

  • Reginaldo Costa Pires

    Fé é certeza e não emoção. A fé é alicerçada no monte sinai e a fé emotiva é alicerçada nas muralhas de Jericó.

  • Marcia Maria

    Essa é a verdade mais verdade que existe..pois passo exatamento isso entre minhas e filhas e suas famílias. frequentam uma igreja (do cai,cai) dão um péssimo testemunho..entre elas o desprezo ao qual me tratam, por eu fazer parte da IURD. algumas piadinhas, é incrivel, como ficam cegas essas pessoas, as vezes qdo eu ia conversar com eles sobre suas atitudes emotivas diante de algum fato, diziam logo “pronto lá vem a santa, só quer ser santa, só ela que esta salva” estão entregues nas maõs DEUS..

  • Catarino

    E verdade Bispo.
    Tem muitos que se dizem cristãos, mas são fracos na fé, vão a igreja todo os dias, oram mas não acontece nada, porque não
    colocam a fé em pratica.

  • claudio

    é verdade bispo, muitas pessoas frequentam uma igreja e até contam vantagem por terem 10,20,30 anos na religião, + são pessoas tristes,vazias,solitarias. Servi a Deus é ter vida e vida com abundancia.Um abraço bispo.

  • Jairo Santos

    Que Deus seja louvado Bispo Macedo e lhe abençoe muito mais do que tem lhe abençoado porque agora como se aproxima a volta do nosso Senhor Jesus essa visão vem para mostar os que vivem na emoção e os que vivem pela fé … agora podemos entender porque esta escrito: Quando vier porventura o filho do homem achará Fé na terra ? Essa é a fé inteligente.

  • anacristina

    boa noite sr. Bispo eu só tenho que agradecer a DEUS por todo que sei hojé. graça t do sr por todo. e pla vida.

  • Flávia Rejane

    Estou nessa fé,em luta constante contra minha propria vontade para servir a DEUS.Tenho conquistado muito,quando me sinto fraca leio a biblia e busco esclarecimento de muitas coisas atraves do senhor bispo.Meu esposo é de uma determinada igreja que prega muito a emoção.Eu não conquisto mais por que tenho visão de crecimento e ele sempre dá contra.Vive agindo com emoção e tem um medo enorme de se lançar!

  • Afonso Mazive

    Este posso garantir que e o problema mais dominante conosco aqui em Mocambique/Africa. Suplico que interceda por nos para que tenha misericordia de nos, e que te ilumine mais e mais. Bispo Macedo que DEUS te ABENCOE RICA E ABUNDATEMENTE hoje e sempre.

  • Drª Sara

    É verdade. Alguns evangélicos de outras igrejas, criticam demais a IURD por vários motivos, dentre eles: que pedem muito dinheiro. Não têm a visão de que quando o pastor pede ofertas, própositos, é para os abençoar. Por isso vemos “crentes” na miséria, vivendo pelas migalhas dos outros, porque a visão que eles têm de Deus, é totalmente diferente da nossa que servimos a Deus na IURD. Os nossos pastores da IURD compram a nossa briga com o diabo, os pastores das outras igrejas dormem a noite toda,não estão nem um pouco preocupados com os problemas dos membros que congregam em suas igrejas. Hoje estou muito feliz, porque Deus através da oração de um Pastor da IURD/Fortaleza-CE, que comprou a briga do meu cunhado que estava com uma dor de cabeça gravíssima há 9 dias, sem parar, quase morto. Nosso pastor da IURD/FORT, um homem de Deus, jejuou, orou, e em um dia nessa peleja com diabo, Deus curou meu cunhado em Porto Velho-RO. E meu cunhado é de outra igreja evangélica, o seu pastor, cadê?

  • Natalha

    Essa mensagem me ajudou muito, Graças a Deus.
    Obrigada Bispo.

  • Anne costa

    Concordo com o senhor em genero numero e grau pois tenho visto esse tipo “religioso ” onde trabalho.
    Abraço

  • Alexandre Alvarenga

    É verdade .

  • Geraldo Jai

    Certamente bispo, que a tudo isso, é necessário que cada um se firme em buscar mais e mais a Deus, de forma que fale em nós o que é certo perante os seus olhos, para um testemunho sem repudio e sem criticas.
    Que Deus abençoe o bispo, a cada tempo de sua vida!!.

  • Marlene de Fatima Santana

    Que bom poder dar meu parecer neste espaço Sr.Bispo Macedo.
    O que vejo com muita dor no coração é muitassssssssss pessoas, mesmo de dentro da igreja, acomodam-se na fé e estão esquecendo de meditar nas palavras de Deus.
    Estas pessoas devem achar que só basta servir a igreja todos os dias e provavelmente estão salvas.
    Ah, que ledo engano. Elas vão dia a dia se esquecendo de meditar na palavra do Senhor, não meditando nas palavras de Deus passam a ser também crentes hipócritas. Sinto muito mesmo.

  • Wagner Leandro França

    Bispo, realmente o diabo que é o inimigo numero 1 da igreja de Cristo, tem plantado esta semente da emoção para levarmos aos sentimentos da alma, e o que é pior ele tem tido muito sucesso.
    É só observarmos e as igreja que mais tem crescido tem sido aquelas que estão levando as pessoas a emoção de milagres, aqueles pastores que até choram na hora da oração, ta virando mesmo uma bagunça o evangelho no Brasil e no mundo

  • Ana Claudia Nunes

    Ola, Bispo, o texto acima é pura verdade, eu vivi por muitos anos uma fé emotiva, que não me levou a lugar nenhum, mais depois que conheci a IURD eu posso dizer que encontrei a Deus verdadeiramnte e hoje sei lutar e sou feliz, pois sei em quem tenho crido.
    que Deus o abençoe sempre!

  • Wagner Caceres

    E VERDADE OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO,UM ABRAÇO

  • Eliane Lourenço Costa

    Eu fiquei 10 (dez) anos da minha vida em uma religião que me fez sofrer, eu era escravizada, só vivia (adorando) e a vida toda destruida, mas graças a Deus estou na IURD, to arrebentando.

  • Eliane

    É VERDADE BISPO O VERDADEIRO ADORADOR É AQUELE QUE VIVE SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS,NÃO APENAS VIVENDO NA EMOÇÃO .

  • Adriana - Azenha - RS

    Há poucas semanas atrás, fui convidar um Sr que havia mudado de Igreja alegando que Deus o chamou porque tinha um propósito na vida dele, e que não descartava a possibilidade de voltar a congregar na Iurd. Foi então que disse a ele que jamais Deus brincaria com as pessoas com essa história de propósito em outra Igreja, isso simplesmente não faz o menor sentido! Ora, se ele conheceu o Jesus Vivo ali, porquê mudar? Será então que pra onde ele foi, o caminho não é mais “largo e espaçoso”? Pense!!!

  • Ricardo Rodrigues

    É verdade bispo, como cristão cansei de andar com “crentes”, que só sabem carregar consigo costumes, linguajar esteriotipado, caracteristicas exteriores…cansei de tudo isso! Cansei de andar com “crentes” sem visão, que só sabem julgar, apontar, criticar. Cansei de toda a religiosidade no meio da igreja evangélica. Cansei, cansei, cansei….Graças a Deus pela fé inteligente e separada de costumes e doutrinas de homens a qual está sendo pregada na IURD nos dias atuais.

  • Myriam

    BISPO,ESSA É A FÉ QUE APRENDEMOS ATRAVÉS DO ESPIRITO SANTO COM SENHOR..A FÉ DO ESPIRITO…E QUE DEVEMOS AJUDAR A OUTROS APRENDEREM E A PRATICAREM…ATRAVÉS DO NOSSO TESTEMUNHO DE FÉ ESPIRITUAL VIVA, NO DEUS VIVO.

  • Neuza Lasso Ortiz / S.C.S.

    Olá Bispo, boa noite. Concordo com este texto, pois o que tenho visto em determinadas denominações não passa de pura emoção e ilusão espiritual. Se pensarmos bem, é disto que o diabo gosta,pois nada mais é do que sua própria atuação p/ ceifar a alma de muitos. Outras religiões já fazem este tipo de coisa, mas os evangélicos que seguem a Palavra de Deus, como podem estar tão cegos? Mais uma vez digo que é obra exclusiva de satanás, que sabendo que a volta de Jesus está próxima, age rápido assim..

  • Cléa Souza

    Abençoado sejas! Homem iluminado.
    O Poder do Altíssimo tem saido de tua boca como fogo, queimando as mentiras pregadas ao vento em todos os credos religiosos, sem excessão! Destruindo, humilhando e aprisionando o individuo numa redoma de vidro sem nenhuma liberdade de expressão, originando os hipócritas travestidos de SANTOS.

  • Alexandre

    Uma grande verdade bispo. Durante um ano patinei muito na fé, pois era emocional. Hoje descobri o agir de uma fé com propriedade. Conheço amigos de outras denominações…”A minha vida está nas mãos de Deus” assim eles se referem sua fé, pena que não se mexem.

  • Dalton G. Perovano

    Foi evangélico de igreja reformada. Eu era expert em teologia e usava a Palavra de Deus para falar às pessoas que deveria se contentar com as provações (de tempo indeterminado) e a cruz que Deus nos dava para carregar. Minha vida estava indo à pique, até que um dia tomei coragem e entrei na Igreja Universal, a mesma igreja que eu desacreditava, pois os pastores não eram formados em teologia. Mas descobri que lá seria curado, não só de doenças e a vida financeira, mas principalmente de mim mesmo!

  • Carolina

    Concordo com você Bispo Macedo.
    Quem vive no oba-oba e se ilude achando que ter fé é viver apenas do sentimento de positivismo exagerado sem adorar a Deus em espírito e em verdade, dificilmente será salvo. Tem muita seita por aí, auto-entitulando-se como religião, onde as pessoas vivem fazendo o bem ao próximo, praticando caridades, mais estão longe de serem libertas e de serem batizadas com o Espírito Santo. Vivem da emoção.
    Espero que despertem enquanto há tempo.
    Na fé.

  • Rogerio Rocha

    Agora Sei qual é o segredo do Crescimento da IURD, Parabens Bispo pela Sua Obediência a palavra de Deus.
    Vamos Ora e Lutar para a Cegueira Espiritual Ser Banida se é que é possivel.
    DEUS ABENÇOE A TODOS.

  • Sulamita

    Provar os espíritos, e filtrar o que escutamos é uma ótima idéia para não cair nas armadilhas do mal’

  • Daniel Oliveira

    MUITO SÁBIO BISPO ISSO É A PURA VERDADE !!!

  • Anderson

    Bispo é verdade, temos que estar nos vigiando, porque qualquer deslize é uma presa fácil para o diabo.
    Temos que viver na Fé ”Sobrenatural” e não na Fé ”emocional”…

  • Ana Ocana

    Sabe Bispo, por muitos anos vivi uma fé emocional, que na realidade só me levava a sofrimentos, pensava estar agradando a Deus, mas na verdade estava agradando a carne, hoje ,graças a Deus e o senhor com seus ensinamentos, posso me considerar uma pessoa livre e servindo a Deus com uma fé racional!

  • Marinalva

    Boa tarde, Bispo.
    Graças a Deus por usar o senhor para nos alertar. Obrigada.
    Pois como já diz na materia acima, os que vivem a fé cega, estão sem qualidade de vida,isso está notorio para quem é espiritual perceber essa diferença até mesmo nas palavras da pessoa emotiva, não esquecendo as atitudes.
    Como diz a palavra de Deus, outra vez vereis a DIFERENÇA, entre o que serve e o que não serve.
    Que Deus abençoe o senhor e a sua casa.

  • Sr. Pereira

    Boa Tarde Bispo.
    É muito doloroso pra quem leva uma alma para O Senhor Jesus, e mais tarde, observa esta alma sendo fanatizada pela religião.
    Que DEUS tenha misericórdia daqueles que se colocam na frente dos servos dEle para tropeço. Um abraço.

  • Jose Silva Araujo Filho

    Bispo eu tinha tambem a fé cega, mas agora eu uso a fé sobrenatural.
    Porque eu aprendi na Iurd.
    Que Deus abençoe o senhor.

  • Douglas

    Olá Bispo!!! realmente é o que vemos, fé emotiva resultado ”0”, mas quando usamos a fé sobrenatural ficamos brilhando e chama a atenção de Deus que de imediato faz a transformação de velha vida para nova.

  • Evaldo

    Graças a Deus! hoje uso a fé racional, e sou abençoado , amém.

  • Valdir ( SP)

    Bp. É o que mais nós temos visto são pessoas possessas de emoção canções, com textos biblicos na ponta da lingua e com a sua vida totalmente destruída, esta faltando mesmo a fé racional entre a humanidade.

  • Iane Cruz

    Olá Bispo!É verdade que muitas pessoas estão deixando de usar a fé racional para usar a fé emotiva. O que tem levado-as a uma fé cega, acarretando uma vida de fracassos e derrotas. Somente usando a fé racional, obedecendo e praticando a palavra de Deus que podemos desfrutar da vida que Ele prometeu.

    Iane Cruz – Belém/PA

  • Regina André Barros

    Essa palavra Bispo é para nós, Evangélicos, refletirmos, às vezes pensamos que agimos a Fé com inteligência…

  • Rosendo Carvalho

    É verdade senhor, esta fé racional é q nos permite vencer o mundo e ganharmos a salvação, não pela Fé emocional q nos leva a perdição.

  • Claudinei

    Concordo plenamente com essa e outras mensagens.

  • Railda Rocha e Silva e Silva

    Realmente as religiões tem sido um obstáculo muito grande na vida das pessoas, impedindo o conhecimento do verdadeiro Deus que tanto ama e quer fazer feliz, e livre das escravidões, ou seja, tira a vendas dos seus olhos para enxergar a verdade que liberta e dá a vida.
    Eu particularmente fico muito triste em ver as pessoas sofrendo sendo enganada pelas religiões é muito triste, mas eu tenho certeza que um dia eu verei a gloria de Deus na vida de todos que buscarem em espirito e em verdade.

  • Tiago Pacheco

    Bp. o que temos visto no geral, é que os emocionais, são os preguiçosos para pensarem, ou seja, eles tem cabeça, cérebro, mas por preguiça de usá-los, preferem usar o coração, e aí o resultado: crente fracassado!

    Deus abençoe o sr. e a dna. Ester

  • Rodolfo Sampaio

    De fato e de verdade, além de levar o ser humano à cegueira espiritual, a fé cega é a que não é usada com inteligência. Afinal, cada tipo de fé que desagrada a Deus tem um significado.

  • Raphael

    Tá ligado bispo essa é a fé racional que agrada a Deus.Deus abençoe o senhor!

  • Clebson Lira "" Araçatuba

    Tá ligado bispo, mais um dia acabo de me alimentar da verdadeira fé, e da diferença em servir um Deus vivo. Deus te abençoe sempre

  • Roberto Luz-BA

    Com certeza todos nós estamos passíveis de nos distrair e acabar cegos envolvidos na emoção, mas temos um Deus que nos desperta para a verdadeira FÉ.

  • Wilson - PA

    Este post é muito bom.
    Gostei da mensagem.

  • Jéssica

    A religião tem sido um obstáculo para muitas pessoas, pois estas acabam por viver uma vida só de palavras e nenhum resultado, e de fato esse tem sido o grande motivo porque muitas pessoas vêem os cristãos como fracos, pois o mal testemunho de muitos que vivem uma fé baseada na emoção acabam por afastar as pessoas da verdadeira fé que é a fé racional.

  • Sérgio

    A religião é o mal, mais perverso, mais irracional e negligente que existe no mundo, pois leva milhares de pessoas a viver uma fé emotiva, invalidando assim as palavras do Senhor Jesus: ” Eu vim para tenham vida e vida com abundância…”

  • Luana Lima

    E por fim acabam vivendo uma vida baseada na hipocrisia e não na Palavra de Deus… se não consertarem, o fim deles será o que eles mais temem!
    Que Deus abençoe o sr mais e mais, bispo!!!

  • Mateus

    Bispo, parabéns pelo seu trabalho, tenho certeza que Deus o recompensará ainda mais do que está já recompensando, a IURD salvou minha vida me tirou dos encostos.

    Que Deus lhe abençoe e lhe ilumine.

  • Anderson

    OBRIGADO BISPO POR NOS ALIMENTAR

  • Alessandro

    Bispo, Graças a Deus que temos um lider espiritual como o senhor para nos manter de olhos sempre abertos… e viver mais e mais na fé. obrigado Senhor.

  • Cristina Santos

    Graças a DEUS que existe a Igreja Universal, pois lá a cada dia aprendo a como usar minha fé racional, pois o sentimento é que nos afasta a cada dia de DEUS.

  • Cleber

    Bispo, sempre gostei do seu modo franco e aberto de falar. Sem meias palavras ou chavões bíblicos, vai abrindo a mente de quem está realmente interessado em encontrar a Verdade. Abs.

  • Ferreira- São Mateus, E. S

    É verdade, infelizmente, tem acontecido até mesmo dentro da nossa IURD, as pessoas tem agido na base do sentimento e emoção, por isso a vida delas é um deserto terrivel, porque na hora de oferecer o Isac, elas escondem e dão o Ismael.
    Um grande abraço,

  • Maria Idelzuite Pinho (Fortaleza)

    A cada dia que entro nesse blog leio palavras verdadeiras, palavras que nos ensinam a ser verdadeiros cristãos, Bispo, só pode ser o Sr Jesus mesmo em sua vida, para nos trazer tantos conhecimentos da palavra de Deus.
    Obrigada por tê-lo como grande homem de Deus, que Deus lhe abençoe mais e mais, todos os dias oro pelo Sr, e por todos que pregam na Igreja Universal, só tenho a agradecer a Deus.

  • David Charles

    Bispo, há um versículo na bíblia que Deus diz: Visto que esse povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu… Is 29:14
    Esse povo…= Fé cega. Mandamentos de homens que maquinalmente aprendeu = Religião.
    Que o Senhor Jesus dê ao senhor longevidade.

  • Alcimara

    Qdo vejo essas coisas, mas eu tenho a plena convicção d q Deus levantou a IURD como sendo a última esperança de rendição ao homem. Um abraço bispo!

  • Paulo

    essa palavra é pra mim…

  • Andrea Ferreira do Nascimento - Araraquara

    Bom dia bispo,de fato a fé racional que nos faz vencer e ter a convicção da salvação.
    Que Deus abençoe o senhor grandemente.

  • Phillip (São Caetano)

    Tá ligado Bispo essa é a Fé ,pois, se emoção salvasse vidas o justo não viveria pela fé!!!!! Deus abençoe o sr.

  • Jaciene

    A fé cega nos trás uma vida cega.
    Que só podemos enchergar, quando tiramos a venda que está nos nossos olhos espiritual.

  • Fabiana - Botucatu

    Pois é Bispo…a IURD é tão criticada, apedrejada por outras denominações…mas é a única que nos ensina que RELIGIÃO, não nos leva a salvação. Religião,leva ao fanatismo às figuras religiosas…esquecem que só se vai ao PAI através de nosso SENHOR JESUS.

  • leandro

    muito forte………

    Obrigado bispo Deus abençoe…

  • Ivone/DF

    Bom dia Bispo,eu agradeço muito ao Senhor Jesus e ao Sr.Bispo,por ter aberto as portas da IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. Pois atraves da Igreja que recuperei dois filhos meu,enquanto que para os humanos não tinhão mais solução.
    Inclusive a minha filha hoje está fora do Brasil ganhando almas para o Senhor Jesua. Então tudo isso não tem preço.

  • Lucy Medeiros-MS

    A FÉ INTELIGENTE, NOS FAZ CHEGAR PERTO DE DEUS!!
    A FÉ EMOTIVA, NOS FAZ IR PARA O FUNDO DO POSSO!!
    Aprendi, isto na IURD, por que a VIDA COM DEUS É RAZÃO.
    E, tudo o que formos fazer na vida temos que agir com a mente, por que o coração foi feito para sentir.
    E a mente para RESOLVERMOS .
    Na fé sempre.

  • Tiago Fonseca -sp

    É por causa de uma Fé emotiva que muitos não vencem, só quando a pessoa usa a FÉ consciente, ou seja, racional então ela arrebenta.

    obs. O fraco é atropelado,mas o forte atropela!!!!

  • Roberto Costa

    a fé desprovida da inteligência tem separado os homems uns dos outros e automaticamente de Deus,pois se nós não amarmos uns aos outros o amor de Cristo não está em nós, esta é a razão porque a igreja tem sido uma caricatura da igreja do passado, cada um busca brasa p/sua sardinha e o resto que se dane e o amor pelas almas que estão se perdendo?
    Que Deus levante mais ‘bps. Macedos’ por este mundo afora, eu oro por isto.

  • Simone Souza

    É verdade bispo,o dificil é fazer com que aquelas pessoas que estão na igreja e não são convertidas ainda entendamo isso.
    Agora imagino, as outras pessoas de outras denominações, que não sabem disso e provavelmente nem saberam. Por isso não irão ver suas vidas serem mudadas…

  • Willian - Manaus - AM

    Este blog está muito bom. Continue sempre assim…

  • Hellen Lourenço

    Bom dia Bispo!
    Já é difícil pra nós, da IURD, não cairmos nesse cegueira, imagine para aquelas outras religiões ou denominações que não dão um alimento forte como o nosso.
    Ler a Bíblia e concordar com as escrituras qualquer um consegue. Cumpri-la é o que Deus espera de nós.
    Um abraço

  • Paula (Brás)

    Enquanto tentei em outras igrejas e até mesmo na macumba conhecer um deus vivo, não obtive nada e nenhuma comunhão com Deus, não tinha temor à Deus; a minha vida, a minha alma era um profundo vazio…
    Agradeço a Deus Bp. por ter conhecido o meu Senhor Jesus na Igreja Universal do Reino de Deus, aprendi e aprendo muitas coisas boas mesmo passando por lutas!
    Aprendi a ter uma verdadeira comunhão com Deus!!

  • Tiago da Silva

    Graças a Deus por existir a igreja universal, pois foi por ela que aprendi a usar minha fé racional, sou um cristão da Assembleia de Deus, mas mesmo eu sendo de la já percebi que é a mesma porcaria de todas as igrejas evangelicas, são pessoas sentimentais querem viver na base das emoções do coração enganador, por isso a vida delas é uma desgraça.
    Odeio religião tenho repugnancia desse baboseiras todas; Max dissei que religião é uma droga, Freud disse que ela é o ópio da sociedade. Concordo com eles.

  • Alan Wallace

    Não adianta querermos mostrar fé, a fé ela se mostra sozinha, não precisa ser forçada pois se há em nosso coração, mente e espírito a verdadeira fé ela nos guia, o própio Deus trata de mostrar o seu carater em nós(mesmo não sendo dignos).
    Deus os abençoe, bispo e aos demais leitores.

  • Andrade

    bom dia BISPO,isso é muito forte se pararmos para meditar naquilo que falou, que veio da palavra de DEUS, tem muita coisa aí, a religião quer que a gente dependa dela, não do ALTISSIMO E SOBERANO DEUS, UNICO E VERDADEIRO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

  • luis Belém-PA

    Essa religiosidade faz com que a pessoa fique impedida de nascer de Deus.

    Porque torna a própria letra bíblica a origem de culto irracional.

    E o verdadeiro culto racional que é apresentar o próprio corpo em sacrifício vivo a Deus fica esquecido.

    Um grande estratagema de diabo para que a pessoal se distancie da verdadeira vontade divina, qual seja, o novo nascimento.

  • Regina Uchôa

    Muito boa noite Bispo tenha um maravilhoso fim de semana.Mensagem boa e mais que verdadeira é só seguirmos assim.

  • Maria/RS

    A Fé é a certeza daquilo que não vemos, mas cremos.
    Deus não criou religião; mas há congregações que se aproveitam da falta de discernimento das pessoas. Por isso olhar somente a Deus e crer Nele, o Espírito da Verdade nos mostra o caminho!

    Fiquem com Deus.

  • Pedrito/Comodoro-MT

    A religião cemitérios de vidas espirituais, lugar de vivos mortos, lugar de acomodados, desanimados de escondidos, lugar de cansados de pessoas que já não acreditam em milagres, lugar de pessoas que acham que simplesmente glorificar o nome de Deus com os lábios, mas os corações longe tem algum resultado, pessoas que são igual a vírus inoculados que são usados para vacinar os que da mesma forma procedem e pensam. E sabemos que não tem tanto tempo assim para desperdiçarmos o tempo que resta.

  • Constantino

    Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Muito obrigado bispo, DEUS continue abençoando o senhor..

  • Jacqueline Santos

    Oi bispo, boa noite, que Deus continue dando direção para o senhor, pois tem me ajudado muito tudo que o Espírito Santo tem me mostrado, eu sempre procuro colocar em prática, pois que o Espirito Santo venha guiar o senhor sempre para nos ajudar nessa batalha que a gente tem travado todos os dias, pois é so pela fé racional que podemos vencer.

  • Esdras

    ARREBENTOU! MINHA VIDA ESPIRITUAL SÓ ANDOU DEPOIS QUE APRENDI A USAR A FE RACIONAL, E COMO VIM DE OUTRA DENOMINAÇÃO NÃO TINHA A MENOR CONSCIÊNCIA DA FÉ. DEPOIS QUE CONVERTI VERDADEIRAMENTE AO SENHOR JESUS AQUI NA IURD, DESLANCHEI NA FÉ! ME LIBERTEI, PROSPEREI E SIGO FIRME!

  • adilson

    Muito forte,que pena que a maioria dos evangelicos se deixam guiar por espiritos enganadores que usam certos profetas e profetisas e nao usam essa fe inteligente que temos aprendido e praticado e que funcionado em nossas vidas,mais vamos fazer a nossa parte e lutar para abrir os olhos dessas pessoas.

  • Cremilda

    Muito legal esta mensagem Bispo, é mais um alerta para aqueles que só querem decorar os versículo e não cuidar da vida espiritual, que Deus abençoe o senhor.

  • Claudia

    O diabo tem usado o tempo moderno para cegar os evangélicos e levá-los a cegueira espiritual, consequentemente a uma fé sentimental se esquecendo da salvação

  • Lorraine

    Precisamos enviar esta mensagem urgente para todas as igrejas, pois muitas ao redor do mundo estao agindo na fe emocional ha muitos anos, guiando milhares de membros no mesmo caminho. Assim, o povo para de buscar a Deus pensando que Jesus Cristo e fraco e sem poder! Ate quando vamos continuar dormindo dentro da Igreja enquanto ha milhoes de almas sofrendo nas maos do Diabo? E por que nos nao fazemos nada a respeito? E hora de comecar a AGIR e nao CAIR na APOSTASIA deste mundo!

  • Edgard Tadeu Passos Soares

    Graças a Deus, pelos direcionamentos neste blog.

  • Rita Marinho

    É Bispo!
    A religião é o próprio satanás infiltrado dentro das igrejas. Hoje em dia o diabo está cada vez mais astuto, e sabendo que pouco tempo lhe resta, não se preocupa em tirar a pessoa da igreja, pois sabe que pode se beneficiar deixando a pessoa na igreja, sendo ele o que dirige a sua vida, daí a razão de tantas pessoas viverem conduzidas por suas emoções.
    Temos que tomar cuidado para o espírito religioso não entrar em nossas vidas e o caminho é sem dúvida a manifestação da fé.

  • Dormans

    “Os que professam a fé INTELIGENTE foram,são,e sempre serão perseguidos IMPLACAVELMENTE pelos que professam a fé CEGA, natural e irracional”.

    Edir Macedo
    A voz da Fé.

  • Joita Nogueira

    Concordo plenamente com o Bispo sobre a fé emotiva , pois ela nos estaguina no tempo, achando que Deus vai agir em nossas vidas mas nada acontece.
    Temos que ser movidos por uma fé 95% razão e 5%sentimental, pois digo isso principalmente para as mulheres que são 95% emotiva e 5% racionais. Porque não é com lagrimas que deixaremos o sólo mais fértil,e nem colocando-nos como coitados diante de Deus e sim através de muito sacrifício.
    Pois não foi fácil para o povo de Israel conquistar a terra prometida.

  • thais

    ola bispo ..hoje em dia tem sido assim a religiao .
    Deus abençoe o senhor mais e mais.

  • cristina

    Que Deus abençoe teu ministerio venha sempre te dar força para permanecer na presença dele e continue sempre usando o senhor Deus abençoe Bispo Macedo.

  • Luciano

    A Fé e a certeza e se é a certeza não podemos deixar qualquer sentimento de dúvida, assim buscamos esse Deus Vivo, não porque alguém fala ou falou, impôs algo mas sim pq Deus faz nas vida das pessoas e fez na minha vida, ninguém podia me ajudar, Deus sim me ajudou…

  • Thalyson

    Por isso a IURD não é uma religião, é uma fé, e uma fé movida pelo sacrficício, que Deus continue te abençoando ainda mais Bispo!

  • Andrielly Nunes De Oliveira GO

    É verdade Bispo, hoje em dia existem muitas religiões, são assim não se preocupam em verdadeiramente seguir a Deus de fato e de verdade…por isso que gosto muito da iurd, porque tenho gosto de ir a igreja ouvir aquela reunião viva, dá pra ver que o Senhor Jesus esta ali.
    Deus abençoe a todos!!

  • Leandro Lira

    Muito coerente, Bispo!!!

    Mas acrescento, ainda, o fato de muitos destes “crentes em Deus” serem treinados para tirar membros da IURD para suas igrejas, que, em sua grande maioria, tem sequer estrutura, seja física ou espiritual!!!

    Um grande abraço!!!

  • Bruno

    Muito forte bispo!
    O diabo não tá nem aí pra fé cega e emocional. Pra ele, quanto mais as pessoas “crerem” com as emoções, melhor.
    A verdadeira fé, a fé que salva e produz resultados, é a fé viva (com ações) no Deus vivo (que reage às essas ações).
    Louvo a Deus por ter recebido na IURD a fé de Gideão!

  • Andressa Ravenna

    Concordo com o sr. Bispo, Agora a mais nova arma do mal é: A religiao!Devemos esta atentos para isso.

  • Jefferson - Belem.

    Exatamente, foi isso que o sr. JESUS enfrentou quando esteve nesse mundo, so encontrou
    Fanaticos, desequilibrados, ( Farizeus ) E o Sr. JESUS sempre confrontou essa fe emotiva,
    E sempre priorizou a alma e nao a Lei (religiao ) E isso chocou com a sociedade como hoje tambem nao e diferente, Quando falamos de Politica, Sacrificio, Aborto. Ninguem entende, Mas fazer o que cada um na sua Fe.
    Por isso que eu sou da IURD, Porque aprendi a pensar!!
    DEUS OBRiGADO PELA VIDA DO Bp. MACEDO.

  • Josué

    Graças a Deus me libertei da religião Evangélica, hoje posso dizer que encontrei o Deus Vivo na IURD, qual não se precisa de tais costumes religiosos, nem de revelações, desmaiar no poder de Deus, fanatismo bíblico etc…, apenas servir ao Deus verdadeiro e se entrega a Ele de todo o coração. Graças a Deus!

  • Eduardo

    Boa noite, Bispo

    Realmente a emoção tem impedido muitas pessoas de serem verdadeiramente abençoada, a vida se torna uma gangorra está sempre em altos e baixos. mas depois dessa direção que o senhor nos deu com certeza muita coisa vai mudar. Obrigado QUE DEUS ABENÇOE O senhor.

  • Jamilson da Silva Santos

    é verdade Bispo, as religiões evangélicas tem sido uma vergonha, fazem coisas absurdas e impedem das pessoas entrarem no reino de DEUS, e o pior reprovam a fé inteligente,a fé racional e ainda dizem que nós por usarmos a fé da mente e não a do coração somos ímpios,com essa fé que me foi apresentado na IURD que eu comecei a ter vida, por que até então eu era oprimido em outra denominação, que DEUS continue te abençoando em nome do SENHOR JESUS

  • Daguimar das Graças

    EIS-ME AQUI…BISPO EDIR MACEDO. BOA NOITE !…COMO O SENHOR É CONECTADO COM DEUS …!E EXPLENDIDO E INCRIVEL..VERDADEIRAMENTE E O ESPIRITO SANTO..EXORTANDO ALGUEM. O QUE ESTÁ ESCRITO …E MUITO IMPORTANTE PARA HOMENS, E MULHERES DE DEUS. UM ABRAÇO.MUITAS GRAÇAS …

  • Laércio Bento

    Olá bispo, é verdade as religiões não querem que pensemos, durante um bom tempo eu servi aos encostos, via muitas coisas e perguntava ao pai de encosto o porque daquelas coisas, nunca havia uma resposta coerente, e sempre teria que fazer uma nova obrigação oferenda, até que um dia eu sai dali e no meio da rua olhei pro céu e disse: oh Deus se o Senhor existe e se o Senhor pode, então irás me guardar pois nunca mais voltarei a este lugar, hoje sou uma nova criatura graças a DEUS.

  • Matheus Rodrigues

    A Religiosidade tem se mostrado o maior câncer, não somente na Fé, mas na sociedade atual.
    A Religião assim como a politica nada mais nada menos do que dita regras, regras estas que apenas impedem que uma pessoa tenha um sincero e verdadeiro encontro com o Senhor Jesus.
    O Diabo tem se mostrado eficiente no quesito controlar o coração das pessoas dentro das igrejas. Algo muito preocupante…

    Na Fé

  • Maysa Brandão

    Eu cheguei e permaneci muito tempo na Iurd C E G A , como um fariseu, uma religiosa, uma hipócrita e sentimentalista chorona e ainda me achava intelectual, culta e inteligente, aff! Mas, resolvi mudar este quadro, ouvindo o senhor Bispo Macedo, e os homens de Deus da Iurd, aprendi a ter uma fé inteligente e sem emoção. Eu louvo a Deus por conhecer um Deus Vivo na Igreja Universal , a universidade verdadeira que conheci, que me abriu a visão a mente e me ensinou a vencer e ser feliz.Obrigado!

  • Dayane/Brasília

    Realmente bispo a fé racional não pode ser guiada pelos sentimentos,pelo coração ;caso contrário não há uma comunhão verdadeira com Deus.

  • Ceiça

    Ah isso é verdade, muitos vivem de emoções e de versículos decorados e ainda dizem que conhecem toda a bíblia!
    Mas de que adianta se o versiculo que tem decorado ele não o pratica?
    Vivem enganados acha que servir a Deus é só decorar a bíblia do começo ao fim cantar hinos emocionantes…SE ENGANAM…. SERVIR A DEUS ESTÁ ALÉM DISSO!!! SER UM VERDADEIRO HOMEM (MULHER ) DE DEUS ESTÁ ALÉM DE TUDO ISSO!!!

  • Amanda - João Dias

    bispo é terrível o que a gente vê no meio do povo evangelico ou os crentes, tanto sofrimento tanto engano e essa tal da emoção; o nosso coração se entristece, mas nada podemos fazer porque foram ensinados assim e não nos ouvem.
    Com esse sentimento enganoso não dicernem o espirito e o diabo faz a destruição porque não conhecem a fé e a revolta espiritual sinceramente: não sei como eles adoram a Deus

  • Velusiano Carlos de Abreu

    Bispo, hoje eu presenciei na prática o que o senhor acabou de dizer. Encontrei uma senhora na rua, e ela me disse que já tem uns dois ou três meses que não está mais indo a iurd, disse que não estava mais se “sentindo” bem, saia triste da reunião e resolver ir na católica, conversou com o padre e passou a frenquentar este lugar. Procurei conversar com ela, perguntei sobre tudo o que ela havia aprendido na iurd aos longos dos —anos— que estava lá, mas ela me disse que esta se “sentindo” bem..
    e estava feliz, não entrei em discussão, fiz o papel do atalaia, falei sobre a iumpressão de bem-estar, tratei bem, e pedi que pensasse direito no que estava fazendo. Mas é como o Espírito Santo disse através do senhor: a transferência da fé racional para a emocional. Obrigado pela mensagem.

  • Ju-CE

    Bispo Macedo, muito obrigada por tudo, todos os dias oro pelo o sr; mesmo sem me conhecer o sr fez muito por mim, me ensinou a ter um verdadeiro encontro com Deus, e por isso hoje sou muito feliz! Que Deus abençoe muito o sr!!!

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: