Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

Contra fatos não há argumentos, já diz o jargão popular. E quando o assunto é aborto, os fatos são comprovados por estatísticas, como a do Instituto Guttmacher, divulgada recentemente, de que cerca de 70 mil mulheres morrem por ano no mundo, vítimas de abortos clandestinos.

Estupro, pedofilia, gravidez precoce, violência doméstica, entre outros, são alguns dos fatores que têm levado mulheres e adolescentes a buscar clínicas clandestinas para porem fim a uma gravidez indesejada, submetendo-se a procedimentos arriscados, devido à falta de condições hospitalares adequadas para atendê-las, principalmente caso aconteça alguma complicação.

Eu sempre digo que sou a favor do aborto, não indiscriminadamente, mas em determinadas circunstâncias. Não faço isso para declarar guerra a nenhuma religião ou à parcela da sociedade que é contra o procedimento. Tenho esta opinião principalmente porque a fé que eu professo me impede de exaltar a hipocrisia. O aborto não é a causa do problema, é o efeito. O problema começa antes, na falta de informação, principalmente às camadas financeiramente menos favorecidas; na falta de ações preventivas; nas inúmeras questões sociais que têm levado à destruição de lares e à banalização da família.

Diversas manifestações sociais, políticas e religiosas condenam a legalização do aborto, em nome da “defesa da vida”, mas parecem ignorar ou não dar o mesmo valor à vida de crianças que nasceram indesejadas ou em famílias sem a menor condição de criá-las, e que andam por aí, revirando lixo para se alimentar, expostas a todo tipo de doença e violência nas ruas. Também não parecem se importar com a vida de meninas e mulheres que morrem diariamente em clínicas de aborto clandestino.

As bandeiras e cartazes que estas pessoas e instituições levantam contra o aborto lhes encobrem a visão e as impede de enxergar a verdade dos fatos. As mulheres não vão sair por aí aumentando o número de abortos praticados, caso a legislação aprove o procedimento e deixe de considerá-las criminosas. Ninguém deixa de fazer um aborto porque ele é proibido por lei. O que pode sim acontecer é uma expressiva diminuição dos índices de mortalidade feminina e do número de crianças pobres, desnutridas e vítimas de todo tipo de abuso por serem pobres e abandonadas.

Para os que acreditam não haver embasamento bíblico no que eu digo, cito o momento em que o Senhor Jesus sentou-se à mesa com Seus discípulos para celebrar a última ceia, antes de ser torturado e morto. Ele anunciou que ali estava presente quem O trairia, e sentenciou: “O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24

No meu entendimento, essa última frase pode ser interpretada como: seria melhor que Judas tivesse sido abortado. Melhor do que o futuro de sua alma.

Leia também:


Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • Rosi Cost

    Vergonha uma interpretação dessas da Sagrada Escritura. Aborto é a mãe matar o próprio filho. VC consegue dormir com a consciência tranquila? Credibilidade zero!

  • Lane França

    Com certeza e embasado na Bíblia Deus não e favorável ao aborto até porque a vida e dom de Deus,e ainda cita que ele já nos conhece desde o ventre da mãe,,, Desde da concepção Deus já têm um plano em cada vida,e ninguém pode decidir sacrifica lá,para isso Jesus morreu na cruz, e todo ser q tenha vida louve ao Senhor.
    Quanto ao Bispo creio q ele e homem de Deus,mas está sujeito a falhas, temos q olhar pra Jesus e sua palavra pois ele sim e perfeito!

  • josiane

    Digo uma coisa, se aborto não fosse pecado, o senhor tinha eliminada satanas quando o fez, esse homem q se diz a favor, nao passa de um maçon miserável, com certeza ele vai para o inferno junto cm sua mãe, q abortou vários, assassinos, isso q são, nao quer ter filhos se previna caramba

  • franciely

    Quando vi ontem na internet isso, fiquei muito chocada, como pode ser uma boa solução tirar a vida de um ser que não pediu para vir ao mundo, mas que também vai ser “tirado” da vida por que é o melhor pra pessoa, muitas mulheres fazem aborto sem consciência, quer dizer que se eu engravidar 10 vezes vou abortar 10 vezes? e pra que existem métodos que previnem? você realizar um aborto é uma coisa, agora você realizar vários abortos ai ja é crueldade de mais, cade o amor ao próximo? o próximo também é esse ser que esta crescendo dentro da barriga de uma mulher, e outras na Bíblia diz “Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24 como o bispo diz na opinião dele, ele acha que melhor seria o Judas ter sido abortado, mas ele não foi não é? pra ver como Deus mesmo sabendo que o Judas nasceria para trair Jesus, concendeu ele vir ao mundo,

  • Jota Carvalho

    Um abortista é um homicida, não tenham dúvidas!

  • clara

    Sou fiel da Iurd esse assunto é polêmico.Discordo um pouco acho que a melhor maneira é evitar uma gestação.Em outros casos realmente podemos pensar e pedir uma solução e permissão a Deus.Quanto a passagem biblica acho que foi só uma força de expressão.Mateus 26-24.Como o próprio Bispo Edir Macedo orienta devemo usar a fé inteligente.Ao meu ver as duas passagens biblicas foram usadas como força de expressão.

  • Thiago Silva

    Sou evangélico e concordo totalmente com o Bispo porque a maioria das pessoas que são contra do aborto se quer fizeram uma pesquisa sobre o assunto se não saberiam que o feto não é uma vida, simplesmente porque para uma mulher ter um filho ela aborta naturalmente 4 óvulos já fecundados pelo esperma na menstruação e isso já caracteriza um aborto,se o feto fosse uma vida isso não aconteceria;mas então pelo raciocínio dos ignorantes contra aborto, teríamos que prender todas as mulheres porque são assassinas por natureza. A burrice daqueles que são contra o aborto é tão grande que não sabem que nos países que legalizaram o aborto a taxa de aborto diminuiu.Existem dois tipos de pessoas contra o aborto: os ignorantes e os sócios de clinicas clandestinas.

  • Thiago dos Santos

    Sou evangélico e concordo totalmente com o Bispo porque a maioria das pessoas que são a favor do aborto se quer fizeram uma pesquisa sobre o assunto se não saberiam que o feto não é uma vida simplesmente porque para uma mulher ter um filho ela aborta naturalmente 4 óvulos já fecundados pelo esperma na menstruação e isso já caracteriza um aborto,se o feto fosse uma vida isso não aconteceria;mas então pelo raciocínio dos ignorantes a favor do aborto, teríamos que prender todas as mulheres porque são assassinas por natureza. A burrice daqueles que são a favor do aborto é tão grande que não sabem que nos países que legalizaram o aborto a taxa de aborto diminuiu.Existem dois tipos de pessoas contra o aborto: os ignorantes e os sociós de clinicas clandestinas.

  • Marcela

    El proceso de reproducción del hombre fue creado por Dios para ser de bendición, pues hoy si quien domina el cuerpo de esa persona es el diablo lo usa para lo contrario, sobre todo en los más débiles, que se somenten a los deseos del corazón y los sentimientos, y tienen 5, 10 hijos aun cuando el sentido comun muestra que no tienen las minimas condiciones de darle una vida de calidad. ESE ES EL CASO DEL CUAL ESTAMOS HABLANDO. Y es sabido que los ricos de este mundo, pagan y ya.

  • Marcela

    Cuando Dios creó la tierra y al hombre lo bendijo y dijo: vayan y multipliquense en la faz de la tierra. La caída posterior del hombre, por causa de la desobediencia dio lugar a la acción del diablo en la vida de las personas, y así está la tierra. Hoy el es quien dominando la vida de las personas y habiendo el hombre perdido todo dominio de si mismo, hace que tengan hijos de forma descontrolada, desordenada, que despues viviran en la peor de las miserias y despues van a las tinieblas.

  • Éden

    Questão de saúde pública, mesmo.

  • Priscila

    Eu sou à favor do aborto!
    Mas apenas em UM CASO: Se sua mãe lhe tivesse abortado Bispo. Assim, haveria uma seita herética a menos…
    Pessoal, leiam a Bíblia e não se apeguem à textos isolados que estes falsos profetas ensinam. Deus deu à vocês entendimento para isso…

  • izabeldejesus

    olá bispo bom dia … sou sim a favor de aborto relacionado a estupro ,pois não são filhos do amor e sim do desrespeito ao ser humano, agora totalmente contra aborto de filhos gerados por discuido ou uma curtição , pois existe varias maeiras de se cuidar para evitar que aconteça.

  • Eduardo Alves Cabral

    É algo muito diabolico querer usar o texto bíblico para poder justificar o aborto.Jesus nunca deu margem para o aborto.eu fico bobo como seguidores dão apoio a erro e não conseguem perceber que é um falso profeta falando.o aborto é contra Deus.Deus é a favor do aborto?claro que não.falso profeta e diabolico.esse cidadão fala que a mãe dele teve 33 filhos.pergunto:e se vc tivesse sido abortado?eu estou indgnado com esse cidadão que se dz bispo e ainda cita a bíblia para ensinar loucuras.

  • Jan

    Eu Nunca na minha vida ia pensar em fazer um aborto… Mais infelizmente terei q fazer…Tudo isso por culpa de uma pessoa que nunca teve amor por mim..esteve do meu lado a 2 anos mais foi so traição ..Então Hj estou gravida dele e nao quero esse filho porque sei q vou sofrer pro resto da minha vida ..Então por mais q seja um pecado Meu Deus vai me perdoa pois ele sabe porque vou fazer isso… Meu noivo nao merece esse filho….!

  • Grazi

    Quem dera eu ter sido abortada…

  • Vagner Oliveira

    Sou Cristão e sou a favor do aborto.

  • Jessica Correa

    Sou a favor nos mesmos casos de riscos que o bispo citou… e aqueles que são contra, é por que vivem bem e seus filhos são todos perfeitos.
    Diferente de muitos que vivem em favelas, e correm o risco de ter um filho deficiente e até morrer no parto. São hipócritas ao permitir que venha ao mundo uma criança que vai crescer passando fome, sem estudo, e será o futuro ladrão, traficante de amanhã. E o pior, permitir que uma mãe tenha um filho que dependerá de auxilio doença do estado.

  • Nelson Vieira

    A respeito do assunto do aborto eu não diria em questão de vida financeira, mas sim vida moral, não só dos miseráveis, mas sim um mundo sem moral, sem respeito e em tudo sofrer preconceito por causa de sua classe é uma realidade é melhor não vir ao mundo para sofrer.

  • Gislene veras

    concordo com o senhor, que Deus o abençoe!

  • Carmen Carvalho

    fiz um aborto, no passado e chorei muito por isso. mas quando de todo o coração eu pedi perdão a Deus, chorei mais ainda naquele dia, mas quando me levantei nunca mais me senti culpada. não faria de novo, quando olho para os dois filhos maravilhosos que tenho, penso que esse outro poderia estar aqui comigo também, que DEus tenha misericordia de mim. não pensei, era imatura e o meu filho foi quem pagou o preço.

  • Waldeméia Cardoso

    “Se alguém gerar cem filhos e viver muitos anos, até avançada idade, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um ABORTO é mais feliz do que ele; pois debalde vem o aborto e em trevas se vai e de trevas se encobre seu nome;não viu o sol, nada conhece. Todavia, tem mais descanso do que o outro,”
    Eclesiastes:5;3-5

    Está ESCRITO e ponto.
    Deus abençõe Bispo.

  • Chimene

    Boa tarde Bispo, com todo respeito que tenho com o senhor, mas quanto a esse assunto sou oposto da sua ideia porque eu acho q se legalizarem o aborto irá promover muito a prostituição. Eu quase me separei da minha esposa por ter feito isso e sem me consultar, e além disso sei que se trata de uma vida que vem ao mundo e sem culpa nenhuma, mas se dissesse pra q tivessem uma boa política de natalidade, isso SIM ou se prevenirem o máximo, as mulheres.
    Que Deus te abençoe

  • Paula Batista da Silva

    Bispo, respeito a opinião do senhor, mas sou totalmente contra, vi um vídeo de como é feito o aborto, é uma tremenda crueldade! Por isso não aceito a legalização do aborto.

  • Junior Matos

    Saudações Amigos!!!

    Acho que devemos sempre respeitar as decisões de cada ser,devemos sempre nos colocar no lugar deste ser,que tomou talvez uma decisão de abortar ou sei lá o que…se é legal não sei…não faço idéia de conviver talvez com um filho proveniente de um estupro por exemplo…muito menos amar o mesmo,como um filho proveniente de um planejamento,assim como foi planejado o nascimento de Jesus Cristo…

  • Fabiana

    Olá, na verdade o mundo está terrível e só tem a piorar, dizer que é melhor que um ser humano nasça do que o aborte ( vivendo as mais terríveis situações)é muita hipocrisia ou tolice; certamente Jesus por saber qua haveria situações como essas de hoje e de sempre, deixou explicito sua opinião sobre o aborto, mas como a grande maioria prefere o sentimentalismo criado pelo diabo, que a razão e lucidez de Jesus… Fazer o quê? né! E a alma? esquecem o quanto é difícil ganha-la para Jesus!!!

  • Arlene Matos

    Eu sou favor, pq é o q a gente vê todo dia são crianças nos sinais pedindo esmola, onde estão as pessoas q são contra? Ninguem vê elas ajudando essas crianças, e estão se preocupando com quem ainda não nasceram.
    O conselho tutelar só protege o menor infrator, e não faz nada para tirar as crianças da rua da amargura, coitadas são vítimas da irresponsabilidade dos pais, e do governo q não toma uma atitude, de implantar o controle de natalidade, q minimizaria muito esta situação q se encontra hoje. Fiquem na fé

  • Giselle

    Ser mãe é uma dádiva de Deus! Sou mãe de 3 filhos: 13, 8 e 1 ano. Sou muito feliz por cd um deles. Engravidei pela 1ª vez aos 14 anos. Óbvio q foi difícil, mas continuei estudando e fiz de tudo p/ser boa mãe. Amo muito meus filhos. Como uma filha de Deus, sei que hj estou aki pq ele me deu vida. Não gostaria d ter sido “abortada” por ele! Sou ABSOLUTAMENTE CONTRA O ABORTO!! Se alguém não quer ter filho, que se previna antes/durante o ato sexual! Estupro: Pílula do dia seguinte. Não há desculpas!

  • Simone Cardoso

    Gostaria de retitificar minha mensagem:onde se lê “A proposito qual das pessoas a favor do aborto já ajudou..” LEIA-SE ” A proposito qual das pessoas contra o aborto já ajudou,efetivamente uma pobre criança…”

  • Simone Cardoso

    Sempre fui favorável a legalização do aborto,não indiscriminadamente,mas de forma racional,desenvolvendo através de programas que trabalhariam psicologicamente as mulheres disposta a fazer um aborto que seriam orientadas quanto ao controle de natalidade através de orientações especificas (uso de contraceptivos,vasectomia etc..) A propósito qual das pessoas a favor do aborto já ajudaram,efetivamente,uma criança pobre catadora de lixo?(NÃO VALE AS MOEDAS MISERAS DE REAL)ABAIXO A HIPOCRISIA!!!!!!!

  • simone ferreira dos reis

    fui mae aos 13 anos, nao me arrependi de ter tido meu filho, tenho consciencia que era uma criança, aos 14 anos fiz um aborto, fiquei com medo de passar mais humilhaçao ,quando meu filho completou 9 meses fui morar com minha sogra, começou o inferno na minha vida, engravidei novamente com 14 anos, fiqui desesperada, fiz outro aborto, me arrependi amargamente, eu nao tinha ninguem para me orientar, fazia o que dava na minha cabeça. fui trabalhar na casa de uma amiga e comecei a tomar pilula a conselho dela aos 17

  • mara

    Olha pq só agora vem surgindo esa repercução do aborto,pra mim é normal td q esta aconteçendo ao nosso mundo.Jesus disse q o amor esfriaria entre muitos,e é isto o q esta aconteçendo.Como pode ser a favor de uma crueldade destas,sendo que o próprio ,Jesus disse? vinde a mim tdas as criançinhas,pq delas é o reino dos céus.Gente a unica coisa que devemos mesmo confiar hj,é a escritura sagrada devemos nos agarrar a ela,e pedir muito a Deus entendimento,para q ele possa realmente abrir a nossa mente

  • Sonia Maria Contre

    Eu também sou a favor do aborto, se existe a necessidade do aborto isso já é um sinal de que a gravidez é indesejada.Já pensaram no futuro dessa criança ? É isso que o bispo ta falando, crianças sem futuro, catadoras de lixo, vivendo mal e comendo mal, condições sub humanas, sem falar que criança quando morre vai pro céu. Melhor não engravidar do que abortar, nosso amigo aí encima está certo, devia-se fazer laqueadura em todas as mulheres que querem fazer.
    O governo não quer saber ……

  • Ernesto

    Bispo,o que eu acho que é o governo teria que trabalhar na diminuição de abortos clandestinos e não simplesmente legalizá-los, o problema é a falta de conhecimento, pois eu acho que em um aborto de uma mulher nova, cheia de vida, quando ela vai fazer um aborto ela está manifestada e sem Deus no coração, mas admiro muito a sua coragem de ser a favor do aborto, mas eu acredito que o Sr. deva pensar que teria prioridades com certeza ou de uma adolescente de 15 anos só por que engravidou abortar, não creio.

  • André Luiz Quirino Domingues

    Bispo a quesão do aborto não pode ser vista como uma questão de saúde pública, pois dessa forma está errando o governo, o ministério da saúde deveria fazer multirões para vasectomia e laqueaduras, quantas mulheres procuram os postos de saúde para fazer essa cirúrgia, e o governo faz de tudo para que esse tipo de procedimento não ocorra, é quase um milagre a mulher conseguir fazer uma laqueadura e o homem uma vesectomia, isso iria diminuir muito o gasto com a saúde pública, e acaba-se o problema.

  • Suely

    Sou totalmente contra o aborto, pois é uma vida que é interrompida. Atualmente existem muitas informações sobre métodos anticoncepcionais e toda mulher sabe como evitar a gravidez e a lei já dá direito para alguns casos específico. Mas por quê incentivar o aborto e não incentivar principalmente as jovens a não praticarem sexo? Creio que um aborto, faz muito mais mal para a saúde física, mental e espiritual de qualquer pessoa, do quê ter o bebê na hora certa e entrega-la para adoção.

  • Huliana

    Concordo com o aborto Bispo. Jamais faria porque tenho guardado minha vida em santidade. Mas não podemos julgar as mulheres que o fazem. O mundo ainda é contra o aborto porque não crê na salvação da alma. Essas crianças vão pra junto do Pai, ao passo que se crescerem desamparadas como sabemos que serão, abandonadas, não-amadas, sem orientação, serão verdadeiros abortos ambulantes, possíveis criminosos que ceifarão as vidas dos salvos que um dia foram desejados por seus pais.Essa vida passa!

  • Antonia Crispin

    Somente tendo conhecimento das mazelas da vida pode dizer com tanta propriedade sobre este tão polêmico assunto. Eu concordo plenamente com o senhor, é preciso ter coragem para expressar a real opinião. Basta de hipocrisia, não enxerga somente quem não quer ver.

  • Robyson Claudio

    Olá, Bispo!

    Tenho uma admiração e um respeito mui grande pelo srº e pela obra que o srº tem realizado pelo mundo a fora. Só NÃO posso concordar com toda idéia que o srº defende. O sou piamente contra a legalização do aborto, e sou a favor de uma melhor política de natalidade.
    Bispo Macedo, sou pastor por bondade de Deus e sou seu fã e admiro muito o trabalho da Igreja Universal. Eu costumo orar pelo o srº, para que Deus lhe use mais e mais para abençoar vidas.

    Shallom- Adony;

  • Leonardo Dutra

    Bispo respeito a opinião do senhor, mas ñ concordo com tal (há ñ ser em casos como estupro e gravidez de anencéfalos), creio eu q com a legalização do aborto isso se tornaria banal … engravidou é só tirar… talvez essa ñ seja a melhor saída.
    Se investissem em uma socialização q alertasse sobre as responsabilidades de uma gravidez, creio q traria melhores resultados! Deus abençoe!

  • Daniel Franklin

    Se considerarmos apenas este fragmento do versículo das Sagradas Escrituras como pressuposto justificador de uma opinião acerca do aborto, creio que poderemos incorrer no erro. Seria melhor Judas Iscariotes (ou qualquer outro que traia Jesus) não ter nascido, pois seu destino foi ruim. Não há razão alguma para crer que este pequeno fragmento explique ou dê base para qualquer justificativa relacionada ao aborto. Creio que no momento da concepção a vida está manifesta. Deus o abençoe.

  • Clebson Carvalho

    De fato, melhor que não tivesse nascido.
    Não, que o seu pai o tivesse abortado.

  • Marcia

    Bispo, respeito sua opinião (particular), mais qto ao q Jesus disse, q melhor lhe fora não ter nascido, quando se dirige a Judas, que o traiu, eu creio que Jesus quis dizer:andou comigo, teve a oportunidade de mudar e me aceitar como seu Salvador e não quis, melhor lhe fora não ter nascido, pois sua alma até hj e por toda a eternidade sofrerá no inferno, não somente a dele, mais de todos aqueles q ñ aceitam a Jesus como Salvador e único Senhor de suas vidas, melhor lhes fora não terem nascido.

  • Carlos Hansen

    Bispo,a IURD é um diferencial na minha vida e na de milhões de pessoas pelo mundo. Aprendi muito e vivo o que aprendi. Respeito sua opinião, mas ela contradiz a própria razão da IURD que também são as suas, palavras de lutas, perseveranças, sacrifícios e FÉ, e tudo isso para que? Para termos vida abundante! Que chance esta criança não nascida teve? Que direito tem esta mãe sobre uma vida que não é a dela? Só o Autor da Vida tem pleno direito, e escreveu com as próprias mãos: NÃO MATARÁS

  • Luis

    Bispo respeito sua opinião, mas não sou a favor, pois existem várias passagens na Bíblia contra o aborto, pois Jesus já nos conhece no ventre. Quanto a parte social, quantos mendigos foram abençoados na igreja e são empresários prósperos e a visão que vejo sobre Mateus 26-24 serve principalmente aqueles que estão na igreja e brincam com as coisas do nosso Senhor JESUS. Que o Senhor tenha piedade de nós.

  • Luis Cláudio Nascimento

    Gosto muito dos comentários do Bispo, mas na minha opinião hoje temos várias maneiras de previnir e não concordo com a sua colocação, pois só Deus tem o direito sobre as nossas vidas.

  • Cintia

    Bispo, eu concordo.

  • Elen

    Lendo a carta do bispo e os comentários, cheguei a conclusao que a melhor solução é a esterilização cirurgica (laqueadura e vasectomia). Pois o foco esta nas crianças. Nascer para que, se vamos sofrer, matar nossos pais, ficar doente e dar gastos e trabalho para os pais. Sendo assim, não remedie um problema, evite-o. Sem o risco de uma gravidez não há risco de uma possibilidade de aborto. Pensem nisso!!!!!

  • Amada

    Bispo Macedo,eu concordo com o aborto por que uma criança tem que ser desejada, e pensada, pois hoje é um pequeno inocente, mas quando adulto como será?
    E toda criança está salva.
    Quando um homem que tem uma relação com uma prostituta e ela fica grávida, que futuro terá este pobre infeliz que seu proprio “pai” lhe rejeitou, pois nem o reconheceu perante Deus, nem da sociedade, que futuro terá este bastardo?…

  • Mariana Guedes

    Das muitas coisas que gostaria de dizer sobre o que foi escrito, fico com o que o próprio Deus disse a Jeremias:

    “A palavra do SENHOR veio a mim dizendo:

    ANTES DE FORMÁ-LO NO VENTRE EU O ESCOLHI; ANTES DE VOCÊ NASCER, EU O SEPAREI E O DESIGNEI PROFETA ÀS NAÇÕES”.

    Esse é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Esse é o Deus que faz planos para aquele que que ainda está no ventre de sua mãe. Esse é o Deus que ama o que ainda não viu a luz. Não há como anular o que está na Palavra de Deus!

  • Daniele

    Cara meninaflor, me explique por que há tanta comoção quando encontram um bebê na lixeira ou morto num rio e logo querem prender a mãe. Qual a diferença entre matar dentro ou fora do ventre? Se o “aborto de futuro” justifica o infanticídio, então, o que nos separa da barbárie? Desculpe, mas o que todos aqui chamam de fé é crime. “Seus olhos viram minha substância ainda informe…” Se Deus olha o feto como pessoa, por que vamos olhar como pedra no sapato? A IGREJA ESTÁ SE ESFRIANDO… E ISSO DÓI.

  • Gilson Nunes

    “Ninguém deixa de fazer um aborto porque ele é proibido por lei”

    Está vendo como a coisa não tem nexo?

    se a afirmativa é verdadeira, porque então você culpa a proibição do aborto pela situação de hoje?

    Já que está se falando em hipocrisia, se você tivesse um parente que é um pedido ou um desses “desfavorecidos” você defende a idéia de que o melhor é ir lá e tirar lhe a vida? percebe-se estaria lhe poupando dos sofrimentos.

    quem julgou entre uma coisa e outra?

    você?

  • Letícia

    Na minha opinião (pode ser q eu esteja errada) o mundo de hoje está tão cruel que não penso que valha pena ter mais filhos. Tenho 13 anos e tenho sonho de no futuro ter uma familia, mas sou a favor da operação depois da primeira gravidez, principalmente para os mais desfavorecidos financeiramente. Não gostaria de ver tbm no futuro o que vemos hoje.
    Crianças morrendo de fome ou sofrendo abusos…….

  • Janete Santana

    Concordo com aborto no caso de violência, pedofilia, eu como mulher jamais iria querer ter um filho do meu pai ou de um tio ou de um bandido que tenha abusado de mim.

    Sou a favor da legalização, da criação de uma lei que dê o direito a mulher de optar, quando ocorrer um desses fatos.

  • Nilton Andrade

    Eu não sou a favor do aborto, é injustiça tirar a vida de um ser humano que não tem culpa de nada,como podemos saber se ele vai ser um perdido ou não, a maioria dos grandes homens de Deus vieram das drogras, da prostituição, e a graça de Deus o salvarão eles, quanto a este texto que fala de Judas, foi ele que escolheu a perdição,chance de se salvar teve pois andou ao lado do mestre.

  • Vanessa Lampert

    Acho incrível como muita gente simplesmente não consegue pensar racionalmente! Repete o que ouviu da Igreja Católica a vida inteira e acha que isso é o que Deus pensa. Acho seu pensamento bem lúcido e me fez pensar e mudar de idéia há algum tempo. Dizer q a mulher q quiser abortar, q vá a uma clínica clandestina e corra os riscos é a maior falta de amor! Digna dos fariseus. Sou pela descriminalização tb. Quem pensa nas almas consegue raciocinar. Abraço, Bispo!

  • Fatima

    Bispo sou a favor do aborto sim, mas sou contra usar indiscriminadamente para dar ocasião a carne, e é o que acontece com as pessoas que vivem de acordo com a teimosia de seus corações. Fiz um aborto e hoje durmo tranquila, pois sei que: fui perdoada; a alma de meu filho foi salva, pois não havia pecados nele, e não fiz disso muleta para minhas falhas e fraquezas.

  • Fabiana Oliveira

    Essas mulheres a quem o senhor menciona,tem consciência dos riscos que elas correm,quando buscam clinicas clandestinas, pois sabem que estão erradas; pois a lei ampara o aborto em alguns casos em que as autoridades deste mundo constituidas por Deus permitem.

  • Cléu Márcia

    Sou contra a legalização do aborto, não acredito que o SENHOR JESUS
    é a favor desta lei.

  • Ennio Lima

    Boa tarde,

    Eu não concordo com o aborto e acho que um crime não justifica o outro. A lei ampara as mulheres que são vítimas de estupro para fazerem o aborto, pois entendem que a mulher ao ter uma criança vítima da violência sofreria muito. Talvez eu esteja errado, mas acho que um pessoa ao fazer um aborto fica com a consciência pesada para o resto da vida, o que é muito pior.

  • Inácio César/Moçambique

    Pessoalmente, acredito que só um indivíduo inteligente e realista pode concordar com a questão da legalização do aborto. Não tenho dúvida que todo o indivíduo que é contra a legalização do aborto é mau, hipócrita, apraz-se com a desgraça alheia e finge que não gravita neste planeta cheio de desgraças! Ilustres, nós seres humanos não podemos fingir que o mundo em que vivemos é um paraíso, aborto ilegal é carta branca para a morte de muitas mulheres no mundo e gravidez mal concebida traz desgraça.

  • Robson

    Edir macedo ,eu te falo que eu não sou fã seu, eu simplesmente entrei aqui para ver o que você fazia de bom nesse lugar e pelo menos com alguma coisa eu concordo com você, eu sou a favor do abordo, se o aborto for liberado só dará o direito das pessoas escolherem se querem ou não fazer (livre arbitrio que nos foi dado) e nenhuma mulher vai precisar fazer isso em clinica clandestina, pois haverá um plano para que as mulheres façam isso com segurança, tem muita gente ignorante que não entende!!!

  • Laila

    É isso sim Bispo, concordo com o senhor plenamente.

  • Paulo (Brasília-DF)

    RE para: 150

    Amiga,

    Tivemos vários e vários assassinatos bíblicos (Samuel/Agague,
    Davi/Golias e etc), todos pela fé. A fé é a voz de Deus dentro de nós.
    Concordo que o aborto deve ser legalizado; discordo em abortos sem fé
    pois:
    “…tudo o que não é de fé é pecado.”
    (Roamnos 14,23);
    Não esqueça:
    “…a letra mata, e o Espírito Vivifica.”
    (II Coríntios 3,6)
    Não se apegue com letra, mas com o Espírito da letra.

  • Daniel-SP

    O bispo concorda em que a permissão não pode ser indiscriminada. A nossa legislação autoriza o procedimento em dois casos: salvar a vida da gestante e estupro. A lei não prevê o aborto para “filhos indesejados” ou de “famílias pobres” porque esses casos NÃO JUSTIFICAM a interrupção da VIDA. Se o aborto é efeito, vamos tratar a causa, e não liberar o efeito, mais ainda sendo CRIME contra a VIDA. Fico estarrecido de ver um líder evangélico forçando as Escrituras para defender o indefensável!

  • Meninaflor

    O que será pior?

    a)Em um aborto,fetos se debatendo pela vida quando o aspirador tenta suga-los por ALGUNS MINUTOS…

    Ou

    b)Futuramente esse “bebê lindo” já crescido,morrer,ir para o inferno e sofrer ETERNAMENTE…

    A fome,o descaso,as doenças e falta de recursos já é propriamente um ABORTO na vida de crianças que NASCERAM e não tem perspectiva de futuro.Quando uma criança olha para o prato e ele está VAZIO,isso já pode ser chamado de ABORTO.
    ABORTO de um futuro melhor.

    PENSEM NISSO.

  • Thiago

    Certa vez Paulo disse que o “amor seja sem hipocrisia”. Ora aquele que ama a vida e se afasta do pecado que é para morte. Uma criança é gerada no ventre e não somente quando nasce. Portanto ao tirar uma vida você está pecando. E se você diz que não pode ser hipócrita, logo não ama sem hipocrisia, e o amor hipócrita é justamente este que está praticando.

  • Hilson-DF

    Continuo concordando plenamente com o Bispo Macedo, a questão não é incentivar e promover aborto. Toda criança pertence ao Reino de Deus, o problema são as que vem ao mundo de forma indesejada, porque as desejadas e bem cuidadadas já estão dando muito trabalho quando atingem a fase do entendimento. Aí vem os problemas, vejamos: Batem e matam os pais, assaltam, torturam e matam pessoas inocentes e aí os hipócritas, continuam um discurso religioso, totalmente condenados pelas escritras sagradas.

  • Roberta

    Não concordo, a palavra diz: antes que te formasse no ventre te conheci-jeremias 1:5,o Senhor é o que tira a vida e a dá-ISamuel 2:6 então Deus não nos deu esse direito, o problema é o pecado,a iniquidade, que tem crescido a cada dia, a maioria dos abortos ocorrem em mulheres que praticam a fornicação-sexo antes do casamento, adultério-sexo fora do casamento, e se Deus permite que mais uma vida se gere, é porque Ele tem um propósito para isso.

  • Rodrigo

    Minha opinião sobre esse assunto é que as religiões enfiaram na cabeça das pessoas o ide, mutiplicai e enchei a terra, que não deveriamos evitar filhos , e hoje vemos essa situção de calamidade social que vivemos. Violência, desemprego, falta do mínimo necessário para vida humana digna. Mas essas mesmas religiões são contra o uso de preservativo, não fazem um nada para que os jovens tenham um planejamento familiar afim de evitar isso. Se sou a favor? Vale a pena nascer para sofrer?

  • Marcus Vinicius - Nilopolis

    A cautela nessa situação é nossa melhor arma, vejo que cada caso é um caso devemos ver o que levou esta situação que por estupro, social, moral, violência pedófila, cultural , ou até mental, vejamos ex.: como pode uma criança de 13 anos que teve relação sexual induzida com o pai e etc, ou até mesmo estuprada, vejamos o que Deus acha disso? E isso que acho devemos ter cuidado, a vida sempre em primeiro lugar, mas o sofrimento nesse caso é pior que a morte……

  • Hélio Ricardo

    Sou a favor do aborto. Se o nascimento do filho é indesejável para que vir ao mundo? Violência, estupros, risco de vida da gestante. Deus não é culpado por nenhum nascimento. A decisão é de livre arbítrio do casal de ter ou não ter.
    A criança que está no ventre não sabe nada, ela já está salva.

  • Joseano barbosa

    Eu não ficaria triste por ter sido abortado. E vc? pense comigo, sem sofrimento, sem dor, e melhor ainda, salvo e perdoado.

  • Rosana

    Porque ficar discutindo se somos a favor ou contra o aborto? A questão não é essa. E sim que é pecado e pronto. É crime, assassinato. Quando o embrião começa a se formar, já é um principezinho ou uma princezinha de Jesus. E onde fica a soberania do Todo Poderoso que formou essa vida? Nenhum fio de cabelo cai da nossa cabeça sem que Ele permita. Ele criou o vento, e segura-o nas Mãos. Se Ele como Senhor absoluto formou essa vidinha, indefesa, diga-se de passagem, quem somos nós para decidirmos?

  • lll

    Creio que o maior problema na sociedade seja a falta de estrutura familiar!
    Pois muitas crianças vão para as ruas se tornam usuárias de drogas e acabam gerando filhos na mesma situação e assim vai a miséria, a pobreza no mundo, praga essa que nunca se acaba, aí fica a sociedade cobrando do governo soluções para tal caso.
    Não creio que uma familia estruturada pense em um aborto, mas o que pensar de uma mulher que está na rua pedindo comida para sustentar uma criança.

  • Cosmo

    Edir Macedo, tudo bom? Não sou membro da IURD, minha sogra e esposa são da IURD e, eu sou da Batista Tradicional. Venho nesse blog para dar a minha opinião sobre o aborto, na qual sou da mesma opinião que a sua, só não concordo da sua visão sobre aquela passagem de JESUS, Ele não falar de aborto, ele não concordaria com um aborto, Judas fez algo que estava nos planos de DEUS, Judas só errou ao se entregar as tentações de Satanás e ter se suicidado. Também não posso deixar de dizer que se o aborto for legalizado, ainda assim teremos jovens e adolescentes morrendo nas clinicas clandestinas, pois o problema está na vergonha de dizer a familia que está grávida e vai aborta. Um abraço Bispo.

  • Ramon Lourenço

    A vida é tão precisosa para o nosso Senhor Jesus e ficamos brincando com o principio do Amor, o amor de da a vida par o nosso proprio.

    Será que Jesus pensaria desta fora realmente?” “Antes não tivesse nascido”, não seria “antes dá sua concepção”? Por que, após de qualquer fet for fecundado, nisso já nasceu uma vida e o parto é somente um processo de evolução da vida e desde da fecundação ai já existe o amor de Deus.

  • Flavia de Castro

    Relmente quem defende o não-aborto sobre hipótese alguma, deve, obrigatoriamente, dar suporte a quem seguiu este ideal. Especialmente financeiro.

  • Hilson-DF

    Por estar ha 16 anos na polícia e ter participado de muitos trabalhos policiais e vivenciar o real, no que se refere a criminalidade tais quais crianças violentadas até a morte ou crianças se acabando e acabadas no submundo do crack, a banalisação da família crianças sendo prostituidas e se prostituindo junto com a própria mãe entre vagabundos e viciados e se viciando, fatos em que nem o conselho tutelar e nem a polícia alcança antes do acontecimento. Por isso concordo com o Bispo plenamente.

  • Daiana

    Concordo com o senhor bispo,ainda mais no mundo de hoje que tudo anda em desordem,olha quantas mães deixam seu filho recém nascido na lata do lixo,na rua jogado,sem contar os orfanatos que estão lotados.Quero resaltar também que o governo tinha que impor uma lei que todas as mulheres que moram em areas pobres sem condições nenhuma de criar muitos filhos tinha que ser ligadas apartir do segundo filho,amenizaria o sofrimento de muitas crianças,até mesmo os maus tratos dentro da própria casa.

  • Enrique Bondarenco

    Meu prezado Alexandre (coment 118). Certamente as escrituras a que você faz referência não é a Bíblia. Ela está cheia de afirmações sobre o doador da vida. Você nunca deve ter visto um vídeo do feto se debatendo pela vida quando o aspirador tenta sugá-lo. As escrituras citadas só podem ser um programa de governo já que a justificativa “saúde pública” é um jargão que virou moda para defesa deste crime. Se a minha esposa tivesse abortado meus 3 filhos eles seriam “Judas (melhor não ter nascido)”.

  • Patricia

    Discordo completamente da posiçao do bispo, todos nos independente de como fomos concebidos, somos imagem e semelhança de DEUS, portanto não temos o direito de tirar a vida de ninguém.
    O aborto é um assassinato é o mesmo que dar um copo de veneno para uma criança, ela é inocente vai morrer sem saber porquê! Creio que quando JESUS se referiu a Judas ele quis dizer que melhor seria que Ele nunca tivesse sido concebido e não que tivesse sido abortado! Não quer? Dá para adoção.

  • Clebson Carvalho

    De fato, concordo que seria melhor uma pessoa vir a ser abortada do que futuramente vir a ir para o inferno, como acredito que seria melhor morrer ainda criança e inocente. Entretanto, não deve ser nós que decidimos isso.
    Esse pensamento não é o de Deus.
    Acredito, que muitos estão concordando pelo simples fato de ser o Bispo a defender. Não o julgo, é a opinião dele. E ele busca embasá-la na Palavra, não estou faltando com temor, mas tal palavra não nos dá condição de decidirmos pelo aborto.

  • Bianca

    É um assunto muito polêmico, pois cada um tem uma opinião formada sobre o assunto, mas eu sou totalmente contra ao aborto, pois penso da seguinte forma Deus dar a vida e somente ele tem o direito de retirá-la, pois o ser humano tem que se responsabilizar pelos seus atos e o aborto não seriam a solução gravidez indesejada e sim a prevenção da mesma. Eu só seria a favor em caso de violência sexual, ou doenças que envolva a saúde do bebê da mãe.

  • Claudia Paiva

    Bispo,fiquei muito triste ao saber sua posição com relação ao aborto,assunto tão sério,e o Sr. como líder de uma igreja que contém milhões de membros em todo o mundo,querendo ou não,o Sr. é uma pessoa que causa grande influência na opnião das pessoas(grande responsabilidade).Acredito firmemente que o aborto é um pecado, os versículos que o Sr. apresenta não deixam claro que o Sr. tem razão, pelo contrário, não indicam de forma alguma que Deus estava se referindo a um aborto provocado.

  • Tiago Almeida

    NÃO VEJO DIFERENÇA EM MATAR UMA PESSOA COM UMA ARMA E FAZER UM ABORTO, DAS 2 FORMAS ESTÃO TIRANDO UMA VIDA, SE DEUS APOIASSE ISSO, ELE MESMO NÃO DEIXARIA A CRIANÇA VIR AO MUNDO, DA FORMA QUE O MUNDO ESTÁ. PENSEM NISSO.

  • o pensador

    Entendo,porém não concordo.Nos casos já previstos em lei,está certo em ter a opção do aborto,mas na sua colocação de que crianças serão postas no mundo pra sofrer,não vejo plena justificativa,pois a humanidade sofre nesse mundo.Não são só os miseráveis,até os ricos sofrem na alma.TODOS da IURD,chegaram por estarem sofrendo e aprenderam que Deus transforma.Pregar isso e dizer que é melhor não nascer do que viver é meio estranho.Se fosse melhor assim,nãohaveria povo na IURD,pois quanto já sofremos

  • Natália Wotter

    Para: Cynthia comentário 124

    Nossa Cynthia, como você é muito mal educada e não sabe respeitar a opinião alheia! Eu não falei que aborto é crime! Apenas quis deixar bem claro que sou contra, esta é a minha opinião e ninguém muda, certo? Mesmo não sendo a favor do aborto, respeito as outras opiniões e principalmente do Bispo Macedo, com todo o respeito.
    Tenho os meus 4 filhos e são bem cuidados, graças a DEUS. E irei com certeza adotar muito mais… Não me arrependo de nenhum deles! Certo?

  • Paulo Oliveira

    Concordo na questão do aborto, se a vida da pessoa que precisa fazer um aborto já é transtornada para que fazer mais uma vida transtornada, olhando pelo lado da criança é melhor que não cresça num mundo de horror e tanta banalização, sendo ainda que esta não será fruto de um amor.

  • Rosana

    Que Deus tenha piedade de todas as pessoas que praticam,concordam e praticam o aborto…

  • Si

    A liberação do aborto não resolverá todos os problemas sociais. Só sou a favor, se a mãe que vier a saber que seu filho nascerá com alguma deficiência optar por isto, pois já vi crianças com deformações horríveis e que os pais não terem estrutura para criá-las e as crianças sofreram rejeição e abandono e são infelizes.

  • Jardel

    Não concordo com a opinião do Bispo, pelo fato de seu foco estar apenas na mulher, esquecendo completamente o bebê, ainda fundamenta sua opinião julgando que tal criança será “crianças pobres, desnutridas e vítimas de todo tipo de abuso por serem pobres e abandonadas”. Vide comentário nº 110, GERO PINHEIRO. Deixem nossos “Geros” viverem.

  • Ana Paula

    Pra mim o aborto é um assunto muito complexo, portanto a minha opinião é não ao aborto até pq ali é uma vida que está brotando no ventre materno,só se for em caso de necessidade mesmo.

  • Gilberto

    Bispo,creio que tal assunto deve ser analisado caso a caso.Pois se o mesmo for trazido a baila sempre que uma mulher engravidar e disser: eu não queria esse filho. Poderemos sem querer estar abrindo um parentêse para assassinatos de fetos humanos em massa. Pois o ser humano tem o costume de dar asas as suas próprias imaginações, podendo usar da opinião de pessoas mais cultas como o senhor por exemplo, e distorcer a SUA opinião sobre o aborto para praticar tal ato por estar pensando so em si mesma

  • Cynthia

    Concordo com o Sr, e para Natália Wotter, você então adota as milhares de crianças que estão na rua agora comendo lixo!! Fica aí comentando que fazer aborto é crime etc.
    Amiga, crime é viver nesse mundo cheio de violência!! Eu preferia viver lá no céu do que nascer neste mundo!! Se você está contra o aborto, então coloca na tua casa 10 crianças da rua.

  • Jessica

    É um assunto muito complicado, mas discordo totamente do senhor, uma vida é sempre uma vida, quando começa a se formar um feto um embrião, já é uma vida, já possui alma, e ninguém tem o direito de tirar isso.
    Difculdades existem, seja qual for a circunstância, imaginem, se todas as mães que um dia pensaram em tirar um filho tivessem feito isso?? O que teria acontecido a muitoss?
    Conheço muitos casos de mães que pensaram em abortar, mas depois se arrependeram , e hoje seus filhos são uma bênção…

  • Carmen.

    Gostei muito da mensagem!

  • Joselio Lustosa

    Joselio Lustosa, declara que concorda com a opinião do bispo sobre o aborto; pois sabemos da realidade da sociedade atual.
    O Direito Brasileiro não criminaliza o aborto dependendo do caso, ou seja, aqueles previstos em lei.
    A pergunta que fica é: Se a norma legal declara o aborto permissivo em alguns casos, a interpretação que fica é:
    Voce é favor do aborto, porque a sociedade concordou em interromper uma gravidez em curso, pois não vejo nenhuma diferença em abortar,pois a situação não diverge. HIPOCRISIA.

  • Rafaela

    Sou totalmente a favor do aborto, dependendo da situação… se é pra uma criança vir ao mundo pra sofrer ou se põe em risco a vida da mãe um aborto eh a melhor solucao!!
    Na verdade é egoismo trazer um ser a esse mundo tão cruel, cheio de mazelas e desilusoes, mesmo que seja pra ele ser criado em um lar cristão é muito comlpicado…o melhor é não tê-los!

  • Terê

    Boa noite bp!!

    Sou radicalmente a favor do aborto, e se um dia eu for presidente, vai ser a primeira lei que irei sancionar… infelizmente a nossa sociedade age pela emoção e não coloca a cabeça para funcionar…

    abraço forte
    Terê

  • Alexandre Serpa

    Quem disse que a criança vem de Deus não conhece as Escrituras. Se fosse assim, a mulher não precisaria coabitar para ter filhos. Deus o faria. Ora, minha gente, deixe a ignorância de lado e use o raciocínio. Quando se fala de aborto, está se tratando de fetos em formação. É como uma semente plantada na terra. É obra da natureza humana e jamais de Deus. Deus nos deu CONDIÇÕES de procriar. A criança não nasce da vontade dEle coisa nenhuma. Nasce, sim, do ato sexual do homem com a mulher/criança. Sou 100% a favor do bispo. Pelo visto, ele é o único que tem coragem para trazer à baila tal assunto.
    Outra coisa: Não é omitindo opinião ou tratando desse assunto (problema de saúde pública) que se vai aumentar ou diminuir abortos. O bispo está defendendo as futuras mulheres que provavelmente morrerão nos fundos de quintais desse país.
    Os que são contra o aborto parecem preferir que elas morram do que os fetos em formação no ventre. Ou seja, para os contra aborto é melhor salvar um feto do que a mãe dele. Absurdo! Aberração! Ignorância espiritual. Falta de bom senso, de compaixão, etc. etc. etc….

  • Terezinha C Rodrigues

    Bem, eu sou a favor do aborto, quem diz que não é a favor é porque nunca passou uma situaçao triste em suas vidas, o que vocês, senhoras e senhores, faria se sua filha de 9 anos fosse estuprada pelo próprio pai e ficasse grávida, pois aqui no país que eu estou temos esse dilema, e a única forma de acabar com o sofrimento desta menina foi o aborto, até porque o médico falou que ela não tinha condição de ter o bebê.

  • Marcus

    O que define a existência, se boa ou não, de um homem são suas obras.

    Mat 16:27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas OBRAS.

    Como saber se o feto a ser abortado não será alguém que virá a Cristo? Ser rejeitado, pobre ou até marginal não são condições limitantes pra obra de Deus.
    De fato, tanto Eclesiastes 6 quanto Mateus 24 não expressam um mandamento, mas apenas uma conclusão que só se abstrai de uma existência.

  • Juliana

    Boa tarde bispo!!!
    É um assunto complicado, mas eu ñ concordo!!
    O filho veio ao mundo para ser uma bênção, sei q muitos na socidade ñ tem condição de criar um filho!!
    Mas na vdd é um irresponsabilidade engravidar sem poder, pois o bb ñ precisar passar por issso, ele ñ sabe de nada!!!

  • Luciane Bezerra

    CARO BISPO, ABORTO Ñ É DESCULPA OU RÉMÉDIO PRAS MAZELAS E DOENÇAS DESTE MUNDO, E SE É ASSIM É PERMISSÃO DE DEUS, E SE Ñ HOUVESSE TAMANHAS MONSTRUOSIDADES PRA QUE O SACRIFICIO DE JESUS, SE Ñ PELOS FRACOS, DOENTES MISERAVEIS, SE Ñ HOUVESSE DOENÇA PRA Q SERVIRIA O NOSSO DEUS DO IMPOSSÍVEL?
    NA MINHA FÉ DEUS PODE TUDO , MUDA TUDO !!!
    ATÉ O Q NASCEU MUDO, SURDO, VICIADO, NADA É BARREIRA. EU SOFRI UM ABORTO ESPONTÂNEO E ENTENDI Q FOI FEITA VONTADE DE DEUS, Q Ñ NASCEU PQ DEUS Ñ QUIS, E GRAÇAS A DEUS.

  • Tatiane Oliveira

    Bispo, tudo que o senhor falou é real , muitos criticam quando uma jovem é violentada e a família decide junto com a mesma em fazer o aborto, mas não pensam no trauma que aquele momento violento provocou naquela moça, concordo que haja a legalização de aborto no caso de estupro, é muito triste ter algo que voce não desejou.

  • Natália Wotter

    A ADOÇÃO É VIDA, É AMOR, É O RESPEITO E A DIGNADADE!
    EU DIGO NÃO, AO ABORTO! EU PREFIRO ASSIM…
    SE NÃO TEM CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS, SOCIAIS, CULTURAIS E ETC…, DOE PARA ALGUÉM QUE QUEIRA E QUE DER O VERDADEIRO VALOR A ESTE NOVO SER, MAS NÃO MATAR UMA VIDA, ABORTÁ-LA, DILACERANDO, DESTRUINDO AOS POUCOS… QUE TRISTE, QUE SOFRIMENTO! FALA SÉRIO, MESMO! TENHAM CONSCIÊNCIA!
    O MELHOR MESMO É, VALORIZAR OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E COLOCÁ-LOS EM PRÁTICA. E NÃO FICAREM SÓ DE BLÁ, BLÁ, BLÁ…

  • ANA CRISTINA

    boa tarde bispo. só a palavra aborto é uma palavra sem piedade, nem quero imaginar, isto é dororoso pensar nisto ñ é facil. é mesma coisa tirar a vida em alguem. ñ quero falar nisso doi a alma, que DEUS me perdoe dia apos dia eu sei o que é isto .

  • Gero Pinheiro

    Obrigado mãe, em seu ventre eu não podia dizer a voce “Deixe-me viver” mesmo que os medicos diziam que eu não era um ser, era um tumor, mas voce acreditou e por intermedio do Criador me deste a vida que hoje tenho

  • Paulo (Brasília-DF)

    RE: 98

    Amiga,

    Aborto é crime, diante dos homens. O justo vive pela fé, e não pela lei
    humana. Os Estados Unidos, por exemplo, mandam para a pena de morte quem
    mata; mas foram os primeiros a jogarem a bomba atômica no Japão na
    Segunda Guerra. Não seja igual a eles e nem tão pouco faça argumentos
    tão sem educação e respeito. Você quer que os jovens tenham educação em
    coisas máximas, mas você mesmo não conseguiu nem ser em um comentário,
    que dirá em outras tentações.

  • andreia cristina perez

    OLA, BISPO NÃO GOSTO DE FALAR DE ABORTO. MAS RESPEITO A OPINIÃO E DECISÃO DE TODOS, SÓ QUEM VIVE ESTA SITUAÇÃO SABE O QUE PASSA.Q DEUS ABENÇOE E GUARDE A TODOS NÓS.

  • Claudia

    Aunque el hombre engendrare cien hijos, y viviere muchos años, y los días de su edad fueren numerosos; si su alma no se sació del bien, (SALVACIÓN) y también careció de sepultura, (NO NACER DE NUEVO) yo digo que un abortivo es mejor que él. Porque éste en vano viene, y a las tinieblas va, y con tinieblas su nombre es cubierto. Eclesiastés 6:3-4

  • Tatiana

    Olá, Bispo
    Concordo com o Sr., pois é muito fácil as pessoas terem suas vidas “controladas” e não se preocuparem com o q acontece ao seu redor.

  • Tatiana

    Olá, Bispo
    Concordo com o Sr. q se o aborto for legalizado as mulheres nao vao sair aumentando o indice de abortos praticados, pois as q procurarem as clinicas para o aborto serão aquelas q hj colocam os filhos no mundo para sofrerem, pois como o Sr. mesmo disse nao é pq o aborto nao é legalizado q elas deixam de fazer.Pois Deus conhece mentes e corações e as q fizerem o aborto sem motivo terá q pagar por isso.Eu acho muita hipocrisia os q dao suas opiniões sem se colocarem no lugar das pessoas

  • Leigue Daniela

    Não sou contra o aborto feito por motivos obvios,só que nesse Domingo passou no Domingo Espetacular,bebês que já nacem viciados em crak e mais não é um bebe por ano é um por cada mulher ou jovem que está nesse mundo dependendo do crak para viver respirar,elas não trabalham elas usam a prostituição para comprar a droga é lógico que elas não raciocinam como uma pessoa que leva uma vida normal,com certeza seria melhor essas crianças morrerem no ventre,para não enfretarem uma vida inteira de sofr

  • sergio oliveira

    Sim,sou á favor,não descriminadamente é evidente.Serão crianças não quistas pela própria familia e descriminadas pela sociedade, humanamente falando não terão um bom futuro.Até porque na minha opinião,crianças e jovens não são o futuro do nosso país mas,sim o presente porque se,não houver o presente o futuro não vai existir.

  • Laura

    Não é fácil falar sobre ‘aborto’, por ser um assunto que envolve muito mais emoção do que razão. De certo, o ESSENCIAL seria que os governos investissem em planejamento familiar, apoio psicológico a mulheres grávidas e tratamentos de reabilitação para viciados. Também seria o correto que não existissem crianças famintas como animais maltratados pelas ruas (e olha que existem animais tratados muito melhor do que alguns humanos), mas, o que vemos não é isso, infelizmente. Nós, como simples cidadãos, por mais que queiramos, não temos como sozinhos ajudar os que precisam. E o governo, detentor deste poder não o faz. Os motivos? Religião, medo, falta de interesse, e outros tantos. Sabemos o ideal a ser feito, mas o ideal está longe da nossa realidade. Então, desconfio que se adiante dizer que aborto é crime e contra as Leis Divinas se Deus está mais interessado nos vivos do que nos mortos. Ou melhor, está mais interessado nos que estão lutando pela salvação individual do que nos que ainda nem fôlego têm.

  • Chauzinho

    Cumprimentos a todos,bom,sobre o assunto,em opiniao pessoal n sou a favor do ABORTO(n por mero preconceito religioso ) sob pretexto de q existiriam mtos bebes sofrendo,maior parte das mulheres que abortam sao solteiras e n tenho duvida q na maior parte das vezes abortam sem motivo legitmo,é apenas pra encobrir o PECADO da FORNICACAO,iso é hipocrisia!qem aborta mata!ou n?qem mata peca!ou n?Pelo q eu sei(aki em Mocambique) o aborto legal é permitido so parto tem riscos pra a mae ou pra o bebe,esta lei foi aprovada por incredulos,ate parece q estes é q conhecem bem a justica divina,todos temos sim direito a vida,ensinem as pesoas a fazer planeamento dentro do contexto biblico,a viver nos parametros espirituais a ver se teremos gravidezes indesejadas de pesoas q nem casadas sao….(continua)

  • Kátia

    Olá Bispo e demais leitores,

    Concordo com todas as colocações acima e acrescento que somente a mãe tem condições de decidir se quer ou não continuar com aquela gestação. Mesmo uma gestação proveniente de uma violência pode ser aceita pela mãe, portanto, toda e qualquer DECISÃO só cabe a mãe nesses casos.

    Abraços,
    Kátia

  • Junior

    Esse assunto é complicado, mas será que não temos Membros, Obreiros e até mesmo Pastores de FÉ, que foram gerados em consequencia de um estupro ou gravidez indesejada? Devemos, ainnnda.., estudar isso com mais atenção.

    Forte abraços p/ todos.

  • Mery

    Patético ,então o Sr. pega um texto fora do contexto ,e se baseia nisso para ser favor ao aborto? Ora faça me o favor .como o pessoa que se diz um servo de Deus ,com tais idéias?

    Quem não quer filhos indesejavéis ,que não engravide, (a não ser em caso de estupro pois não tem como evitar) os postos de saúde destribuem preservativos e anticoncepecionais de graça,ao invés de liberar o aborto deviam educar mais os jovens ,que sabem tudo menos evitar uma gravidez.Aborto é crime.

  • Nádia

    Pode me criticar quem quiser, sou totalmente a favor do aborto!

    Os que estão em tormento hoje no inferno, se tivesse a oportunidade
    de escolher entre nascer e ser abortado, com certeza seria ser abortado!

    Infelizmente, nossa sociedade tem uma mentalidade tacanha, medíocre e mentirosa, pregando amor e misericórdias que não existem. A miséria está em todos os lados, ricos explorando pobres, politicos desgraçados, drogas se espalhando como se fosse doença contagiosa e etc… Ninguém merece!!!

  • Daniel Barbosa

    Concordo com o Sr. Bipo, afinal, qual a diferênça entre aborto e uma vida desegrada, passando fome, sede, sem acesso a educação? Vejo crianças na rua no sol quente, descalças, maltratadas pela vida e pelos pais também medingando uma moeda, vejo outras na prostituição para comprar drogas. Qual a diferença desse tipo de vida para um aborto? Deus te abençoe Bispo.

  • jacky(ce)

    Eu sou a favor do aborto em caso de estupro ou quando a gestação é complicada e a mãe corre risco de vida. No mais acho muito complicado esse assunto, pois estamos falando de vida, e mesmo que seja apenas um feto alí já bate um coração.

  • Audrei Regina

    Ontem ao assistir o Domingo Espetacular e na matéria onde eles mostraram q/ crianças nascem dependentes do crack, gentii!! E aí? Mulheres irresponsáveis, mulheres q/ querem só saciar seus vícios, muitas até confessaram querer sair desta vida, mas e aí?? Enquanto não acontecem elas são provedoras de crianças dependentes, q/ nascem e sentem falta daquele alimento (vício). Que mais tarde tem consequências sérias, q/ vão p/ pais adotivos, abrigos e tem em seu DNA a marca de uma gestação indesejada.

  • Natália Wotter

    Cont. Se for por causa da pobreza, não é desculpa! E os ricos que nascem em “berço de ouro”, onde ficam? Pois alguns “riquinhos” também matam, roubam e fazem também, absurdos contra a “VIDA” alheia. E olhem, que não foi por falta de não terem bons estudos, boa alimentação e em certos casos, tiveram o AMOR dos seus Pais. Acho que vai muito do caráter de cada ser humano, de sua índole. O melhor mesmo, é o Estado fazer boas políticas públicas, projetos que venham valorizar os direitos das crianças.

  • Natália Wotter

    Continuando… E por ventura, engravidassem, que doassem estas crianças para aqueles, que tanto desejam ter filhos e não podem tê-los.
    Me desculpe, não quero julgar a ninguém, pois cada um sabe da dor e da cruz que carregam.
    Apenas quis deixar registrado aqui, a minha opinião que sou contra ao aborto; sem ofender e com todo o respeito a todos, que tenham opinião contrária a minha, certo?

    “A ADOÇÃO É A SOLUÇÃO”

    Abraços.

  • Natália Wotter

    Bom dia, Bispo!

    Me desculpe, discordar do Senhor, mas EU SOU CONTRA AO ABORTO!
    SOU A FAVOR DA VIDA! Pois ninguém tem o direito de tirar a vida do outro, quanto mais de um ser indefeso que estar se formando. A ADOÇÃO SERIA A SOLUÇÃO!
    As mulheres tem mesmo é que, tomarem os devidos cuidados necessários com a sua saúde e bem-estar; realizando o planejamento familiar, pois existem muitos Métodos Anticoncepcionais, para evitar não somente a gravidez indesejada, mas também doenças sérias e graves

  • luciano ramos

    Eu como cristão fico envergonhado com uma posição desta,aborto é crime porque tira o direito de uma vida ser concebida e mais, nos coloca em uma posição de juiz,quem somos nós para determinar se uma vida pode nascer ou não. O senhor bispo acima afirmou que tem um embasamento bíblico para esta vergonha,pra mim isto é uma HERESIA. Graças a Deus meus pais não compartilharam esta besteira,se não ai de mim. Deus está comprometido com a vida.

  • Alexsandro jose Alexandre

    simplesmente um absurdo esse comentário.

  • Alisson

    Pelo amor de Deus, essa interpretação é leviana e infundada. O melhor entendimento a cerca do texto do sr Macedo é: texto fora de contexto é pretexto.

  • Carlos Portella

    A favor apenas em caso de violência ou estupro.

  • Juliana C ARUJO

    Bispo o Senhor está tirando um preconceito que existe sobre este assunto, as pessoas pré-julgam este assunto… colocam um princípio que a vida acima da liberdade de escolha…Somente as mulheres que passam por essa situação sabem o quanto sofrem e tem o direito de escolher, estas crianças que vem indesejavelmente ao mundo desprezados, e excluídos, sofrem e se perdem na marginalidade.

    Quen somos nós para proibir ou julgar!!!

  • Ivo da Silva

    Eu acho bem coerente a matéria, mas não concordo com o aborto em circunstâncias que não seja a de um estupro, por exemplo, algo que não foi desejado, do contrário, em todas as hipóteses, não concordo. Não concordo porque a Bíblia diz: “não matarás”, e isso que se está sendo discutido diz respeito a uma vida, essa é minha opinião, e acho muito perigoso a igreja levantar essa bandeira! Deus abençoe o sr., o respeito muito, mas não concordo …

  • Claudia O. M

    Semana passada no colégio, tivemos um debate sobre esse assunto.
    E haviam algumas pessoas evangélicas, q em hipótese nenhuma, consentiria o aborto.
    A verdade é q só sabe da necessidade quem está vivendo e passando por uma situação q necessita de uma solução.

  • Sergio Bruno

    Com toda certeza é melhor prevenir um resultado ao qual não é desejavel a ninguem, do que sofrer esse dura consequência de viver nas trevas pela eternidade…Nada que o Senhor Jesus disse foi por acaso…

  • Elvis Dead

    Eu também acho que assim seria bem melhor, mas a sociedade ainda é muito conservadora, seguem o catolicismo que há séculos vem disseminando a miséria sobre o mundo, proibindo o aborto e os métodos anticoncepcionais.

  • Adão

    CONCORDO COM O SENHOR BISPO, PORÉM LEGALIZANDO O ABORTO EM CLINICAS LEGALIZADAS, O GOVERNO TERIA UMA FORMA DE MANTER ISSO A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA? E NÃO TENDO PREÇOS EXORBITANTES?
    SE NÃO, LUGARES CLANDESTINOS CONTINUARÃO EXISTINDO E MATANDO MUITA GENTE.

  • Jenilse Breves

    Ora se o feto já é uma vida entende tudo como dizem, pq não perguntar pra ele! Quantos de nós em momento de desespero já não usamos aquelas palavras”NÃO SEI PRA QUÊ NASCI!” ora não sejamos hipócritas todos sabemos o que o bispo quer dizer.
    Se uma mulher quiser fazer um aborto seja lá por que causa e ela não tiver acesso a um lugar legalizado, como será orientada a se cuidar melhor!sendo que lugares clandestinos querem mais é lucrar com a irregularidade.Bem, é questão de inteligência!!

  • cristiane

    Querido BISPO agradeço ao meu Senhor JESUS todos os dias pela vida do senhor, porque sem a capacidade e espirito de coragem,ousadia e atitude nao existiria a nossa IURD que atraves dos verdadeiros homens de DEUS tem nos levado verdadeiramente a ter um encontro com DEUS E REALIZARMOS VERDAIROS E PERFEITOS SACRIFICIOS.DEUS ABENÇOE SEMPRE.

  • Isis de Carvalho

    Bispo esse tema é mesmo polêmico, não dá pra dizer ao certo o que fazer quando a situação não é nossa. É muito fácil julgar qualquer situação quando não passamos por ela.
    Eu não sou a favor do aborto,porém também não sou contra. Existem casos e casos e acho sim que deve ser estudado cada um deles com muita cautela (principalmente quem tem a autonomia de uma decisão).
    Nenhuma folha seca se cai se Deus Não permitir.

  • Lourdes Claro

    Parabéns pela matéria, me ajudou muito, é um tema muito polemico, mas se tivermos o entendimento e sabedoria debatemos esse assunto de letra.
    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
    LOURDES CLARO RIBEIRO DA SILVA
    Piracicaba/SP

  • J.Ronaldo

    Eu sempre ficava intrigado com essa passagem bíblica.
    A nossa lei permite o aborto em alguns casos e eu sou a favor nessa situações.
    Quem dera as pessoas só fizessem sexo no casamento.
    Quem dera as pessoas pudessem planejar.
    Escolher ter ou não ter filhos.
    Usar camisinha. Pílulas. E outros métodos.
    Nem todo mundo tem condições financeiras de ter filhos.
    As pessoas precisam se conscientizar disso.

  • Alexia

    Misericórdia! Só Deus pode tirar a vida. Quem é a favor do aborto e pratica tal é um assassino, mata uma vida, pois não importa em qual etapa de formação o bebê esteja, a vida está no ventre da mãe e se não deseja o bebê pode doá-lo à mães que aguardam na fila para adotar um. A Bíblia diz que “tudo o que homem plantar isso também colherá.” Se está semeando morte colherá então…

  • Albertina Vieira

    Em meu entender, o que se pretende nesta mensagem não é a permissão da sociedade para o aborto INDISCRIMINADAMENTE mas,evitar que mais crianças sejam jogadas no lixo à nascença ou que andem sem qualquer rumo pelas ruas,à mercê da caridade de terceiros,sem a mínima importância dos seus progenitores e dos governantes,além de que,há milhares de mulheres que abortam e morrem em”clínicas”clandestinas.Como evitar ambas situações?1-Planeamento familiar(métodos contraceptivos)barato e eficaz(camisinha)

  • Fernanda Ambrosio

    Bispo, acho que as pessoas deveriam ser orientadas a se prevenir e não a agir sem responsabilidade e depois evitar as consequencias de sua irresponsabilidade cometendo um crime.
    Porque não orientar a prevenção, evitar o sexo irresponsável, usar contraceptivos? Somos seres humanos, não animais, levados apenas pelo instinto. Somos seres criados a imagem de Deus.

    Posso beber, dirigir, bater com o carro e depois não ser responsablilizado por isso? Todo erro tem consequencia. É isso q temos ensinar

  • Francielle

    Bom, não temos direito de interromper uma vida
    Então não sou a favor!

  • Júnior

    Bispo, bom dia! em Belém – PA, tem um jornal, e na página policial, vemos todos os dias muitos sequestros, assassinatos, rebelioes em presídio.É só ler os comentários do povo quando a policia mata um bandido ou prende, coisas do tipo: “esse já foi tarde, nao era pra ser preso era pra ser morto, Esses adolescentes infratores merecem a cadeira elétrica e etc….” entao é melhor se fossem abortados!!! Mas as mesmas pessoas sao contra o aborto vê se pode!! HIPÓCRITAS! CONCORDO COM O SR EM TUDO!!!!!

  • Neiva

    Eu não sou a favor do aborto não, quem faz um coisa dessa é uma asassina, se não quer ter filho então se previna, pq as crianças não tem culpa de nada, mas Deus sabe de todas as coisas e as pessoas que fazem isso estão na mãos de Deus

  • Liana

    Sofri de um estrupo anos atras e fiquei gravida e tive que abortar pq eu nao queria aquela crianca, pra mim foi horrivel, pq me sentir culpada por varios anos, eu carregava comigo essa culpa achando que Jesus jamais iria me perdoa por ter tirado uma vida. Mas agora eu me sinto aliviada depois de ter lido essa passagem Biblica.

    Obrigada Bispo.

  • António Lucas Macamo

    Me perdoe Sr. Bispo mas eu posso ter outro entendimento da Palavra do Sr. Jesus quando disse ‘ Melhor lhe fora não haver nascido ‘. O Sr. Jesus poderia muito bem não referir por intermedio de um aborto mas sim não ter havido cruzamento entre o Pai e a mãe de Judas ou ainda mesmo que fosse por um aborto mas que não fosse provocado mas sim acidental.
    Abortar é matar e matar é pecado. Para quem vive pela fé tudo é possivel. Se hoje não tenho condições para criar um filho amanhã poderei ter.

  • Cristina (Alemanha)

    Estou completamente de acordo com o texto.
    A sabedoria de Jesus ultrapassa a sabedoria dos doutores deste mundo.Sabedoria realista.Deus abençoe a todos.

  • Graziele Rodrigues

    Sou da Iurd, e sou TOTALMENE contra o aborto.
    Somente em caso de estupro, ou incesto.
    Muito radical essa decisão. Temos que ir na raíz.

  • Andressa

    Olá Bispo,
    texto muito inteligente…
    na fé!

  • Marli T. Barbosa

    Eu tbm sou a favor do aborto em casos de estupro….

  • Carla

    SOU A FAVOR, POIS PENSO Q É MELHOR DO Q COLOCAR UMA CRIANÇA NO MUNDO P/ FICAR SOFRENDO, E PASSANDO POR TD TIPO DE NECESSIDADE, HUMILHAÇÃO, OU ATÉ COM UMA EDUCAÇÃO FRACA…NÃO CONDENO, POIS SEI Q SÓ QUEM PASSA É QUE SABE… TEM PESSOAS Q PODEM SER CONTRA, MAS QUERO VER SE UM DIA PASSAR POR ISSO, SERÁ Q A OPNIÃO SERÁ A MESMA??? CREIO Q NÃO…SÓ JESUS PODE NOS JULGAR, NÃO FIQUEM COM RAIVA DE UMA PESSOA Q FEZ ISSO… SEJAMOS SABIOS… PENSEM NISSO.

  • Marcelo

    Acredito que o grande desafio a ser encarado pela igreja é ensinar as pessoas a evitarem uma vida pecaminosa, pois é por conta da fornicaçãos e dos adultérios que nascem crianças indesejadas e, consequentemente, rejeitadas pela própria família e pela sociedade. A igreja de Cristo jamais pode declarar-se vencida na guerra contra pecado. Devemos encarar os problemas em sua raiz, ensinando o povo os princípios bíblicos de santidade, cuidado e reserva do seu corpo.

  • Dayanne

    Tenho visto no dia a dia de muitas pessoas que realmente um aborto teria sido melhor, porque vivem a vida inteira com uma vida desgraçada, e ainda morrem sem a Salvação por causa da arrogância e ignorância.

  • Jackson Cardoso

    Porém mais felizes do que todos são aqueles que ainda não nasceram e que ainda não viram as injustiças que há neste mundo…

    O que é a morte para DEUS???

  • Carmem Tenorio

    Olá! Bispo,
    Somente são contra a legalização do aborto, as pessoas que não olham para as crianças que vivem nas ruas, nos semáforos; fora as que sofrem maus tratos por parte dos seus familiares. Como pode uma criança ser amada por sua mãe, se ela nasceu de um estupro? Realmente, contra fatos não há argumentos. Que Deus abençoe a todos!

  • Marta Cristina

    Concordo plenamente.

  • Angela Jardim

    Eu não sou a favor do aborto sem necessidade, porém qd é um caso de vida ou morte de risco mesmo entre a mãe e a criança, cabe a medicina decidir o que será melhor.
    Como cristãos que somos se acreditamos realmente que milagre existem porque abortar se cremos num Deus que pode todas as coisas. Quando eu era do mundo fui levada a praticar tal ato, mas sofri muito com isso e sempre que alguém comenta sobre esse assunto me coloco contra, a dor é grande o trauma também.

  • Juliana Figueira

    Concordo

  • Carlos Eduardo (S.Paulo)

    O que leva muitas pessoas a serem contra, é o fato delas serem sentimentais.
    Elas olham para o feto e veem uma criança, mas não conseguem enxergar que amanhã essa criança vai se tornar em um jovem, correndo o risco de se perder neste mundo em meios as drogas e tudo o que ele oferece…E imagine a frustração quando ele souber que sua mãe foi violentada e por isso ele não tem pai . Vamos lá Gente chega de hipocrisia.

  • Milton Ferreira

    ABORTO É ATITUDE DE REVOLTADOS(AS) PARA EVITAR QUE O PIOR POSSA SUCEDER MAIS TARDE.

    O medo sempre fala mais alto aos conformados com todo que sucede… por isso estão acostumados a “empurrar a vida com a barriga” e o pior acontece quando não o evitamos a tempo.

    OS REVOLTADOS SÃO COMO JÓ, que em sua ignorância, PREFERIA UM ABORTO QUE VER A SUA SITUACÁO ARRUINADA.

  • Ane

    Sou a favor do aborto para as situações de estupro para evitar a dor da pessoa que o sofreu.

  • Gonçalves

    Muita gente fala contra o aborto e se dizem a favor da vida, aí eu pergunto, que vida????
    Que vida um ser humano pode ter nesse mundo se não for através de Jesus. Isso quer dizer que sem Jesus não tem vida, Ele é a verdadeira vida, sem ele somos apenas “zumbis” neste mundo. E essas pessoas que são a favor da “vida”, porque não levam as muitas “vidas” ou “Zumbis” que estão perdidas nas ruas, sem família, sem proteção e etc.… para sua casa, dando o mínimo necessário para se ter uma vida decente???
    Tem muita gente aqui que se acha menos pecador, do que uma pessoa que faz um aborto por razões óbvias. Talvez não cometem o pecado do “aborto”, mas só Deus sabe o que fazem as escondidas, são invejosos, cobiçosos, caluniadores, julgadores, roubadores, mentirosos, egoístas, manipuladores e etc.…. Se colocarmos na balança fica tudo igual.
    Quem precisa mais de salvação, o feto ou a mãe???? Se antes de nascer fosse dado o direito de escolha eu Du-vi-do que a maioria aqui escolheria nascer! Vamos na Fé inteligente!

  • Catarina

    No meu mais sincero comentário…se as ditas mulheres não querem ter filhos porque não existem condições então que não façam relações sexuais. Esta é a verdade…se não as podem sustentar nem dar boas condições de vida não se deitem com os homem.

  • VANDER (CATEDRAL DA FÉ - CAXIAS DO SUL)

    Eu também sou FAVORÁVEL ao aborto, em casos de estupro, má formação do feto, risco de vida para a mãe e em famílas de extrema pobreza; pois eles mal tem como se sustentarem, então que condição eles terão de criarem mais um filho, sendo que a grande maioria destas famílias já tem vários filhos?
    O certo seria os homens fazerem a VASECTOMIA, mas como muitos são IGNORANTES a respeito desta cirurgia, na qual também pode levar vários meses para ser marcada pelo SUS; então o ABORTO deve ser a solução!

  • Maria Cristina

    Arrebentou Bispo, muito bom ver a opinião do senhor, abre a nossa mente, até pouco tempo atrás eu era contra o aborto em razão da vida….mas realmente hoje penso diferente, eu jamais teria coragem de faze-lo, mas e aquelas mulheres que levam aquela vida perdida, miserável, que já possuem vários filhos, abandonadas pelo marido, mães solteiras, o que resta pra elas a fazer? Qual será o futuro das crianças? Se akeles q são mais contras são os q não fazem nada para ajuda essas crianças. Ná fé!

  • Alexandre

    Olá bp, tudo bem !!! O aborto de livre e espontâneo vontade, eu acho cruel fazer, mas fazer a prevenção e informar as familias , para prevenir, muito correto. Agora, em caso de estrupo, pedófilos ,etc… aí sou a favor, mas repito, já somos tão bombardeados, para que entrar em mérito de abortos se tem tantas outras coisas e desafios e preconceitos, para vencer , DEUS abençoe.

  • Sueli-Botucatu-SP

    …Bispo respeito sua opinião,mas eu assumi uma gravidez sozinha, sem apoio e ajuda de ninguém, só Jesus estava comigo e me ajudou. Hoje meu filho tem 19 anos e é uma bênção, servo verdadeiro, fiel em suas atitudes para com Deus e com o próximo. Graças a DEUS. Graças a JESUS.ALELUIA…

  • Marília -BA

    Olá Bispo, A Hipocrisia é uma doença social que contamina e se alastra à medida que ninguém a interrompe.O remédio para curar a hipocrisia é a verdade,nua e crua.Doa a quem doer!” Se muitos filhos que são amados e esperados pelos pais tornam-se violentos,imagine os que não são esperados e e muito menos amados!” Enquanto não é legalizado o aborto,muitos têm lucrado às escuras com a sua prática! Como vamos saber se quem levanta a bandeira contra,é o mesmo que o pratica?

  • Cleilton (Céu Azul)

    Não quero deixar um comentário religioso, mas a verdade é que falar a respeito deste assunto (todos vão escrever) até mesmo que escrever todos podem escrever, mas na hora de se manifestar por exemplo e agir: mudar nossa legislação e colocar homens la dentro para mudar essas leis absurdas, nós; digo nós; da própria casa, temos apoiado incrédulos. E manifestar essa fé e tomar a atitude de fazer realmente o que tem que ser feito são poucos. Por isso que ainda não mudamos essa e outras tantas coisa.

  • Eliane

    Este assunto gera muita polêmica, principalmente por causa da hipocrisia das pessoas que se dizem muito religiosas. Dizem que é um pecado interromper uma gravidez, pois vai está matando um inocente. E quando deixamos um inocente a margem da sociedade, sem acesso a educação, alimentação e abandonado ao acaso.
    Sou a favor do aborto não porque o Bispo defende esta idéia mas porque sou inteligente o suficiente para saber que dessa maneira teríamos uma sociedade com menos desigualdade.

  • Cris

    Boa tarde sr. bispo, tem alguns comentários que eu acho ate engraçado tem pessoas que falam que filhos e presente de Deus concordo, pois ele é o Criador de tudo, mas o que eu não concordo é que as pessoas por irresponsabilidade ficam arranjando filhos e depois DEUS é quem leva a culpa, culpado é o casal que permitiram que filhos viessem ao mundo, porque se eles não quisessem ter filhos não tinham como nascer, para sofrer nesse mundo podre e nojento, e porque DEUS leva a culpa? Quem gerou?

  • Alexandre M. Sacama

    Bp, realmente esse é um tema que gera polêmica em todos os sentidos, mas paremos pra pensar, é triste saber que alguém esteja preocupado com o que está pra nascer que com o que está vivo, porque quantas são as meninas e mulheres que sofrem por pedofilia, estupros, violadores e ninguém dá nada por elas!
    Acaso alguém tem um plano pra elas? Que hipocreiia!
    Bp esse é um tema que ninguem quer por a luz.

  • Paulo (Brasília-DF)

    RE: 29 Amiga Talita,

    TUDO (sem exceção) que não vem de fé é pecado (Romanos-14,23). Mesmo que seja ou não legalizado o aborto, o pecado ainda existirá. Deus prefere um aborto com fé, do que um “desaborto” sem fé, com dúvida, sem expectiva ao filho, sem perspectiva, enfim, sem nada! É uma questão totalmente pessoal: a pessoa e o Pai. O justo vive pela fé, jamais pelo “verde pra colher maduro”.

  • Li Vasconcelos

    Olá amado bispo, sábias palavras … nunca vi um texto tão bem escrito sobre um assunto tão polemico, pois as pessoas se deixam levar pelo sentimento e esquecem que a realidade desse país não está limitado em nosso próprio umbigo, crianças tem sofrido e algo tem que ser feito, claro que aborto não é contraceptivo, mas muitas mulheres não tem acesso a cuidados e orientações ,aqui em SP qualquer lugar tem, mas por aí a fora a realidade é outra, sem falar na violência que as mulheres sofrem…

  • Adriana Flexa

    Eu concordo devido a irresponsbilidade do adulto, tá certo que não devemos tirar a vidda de alguém, mas também não é certo colocar uma vida no mundo pra sofrer, são tantos fatores que é uma tristeza… as drogas, a falta de condições finaceiras, uma criança sem familia, o desemprego , etc.

  • Fran

    Boa Tarde Bispo.
    Acredito que seria mais facil levar informações as mulheres, pois a maioria que fazem aborto são as que não se previnem não tem informação. Já ouvi muitos casos de mulheres que se arrependeram, depois não puderam mais ter filhos e ficaram com problemas psicológicos, outras que não chegaram a fazer aborto e se arrependeram só de ter pensado.
    Se fosse legalizado poderia ser somente para aqueles casos graves de estrupo, violência.. porque senão infelizmente seria festa de aborto.

  • Anselmo Bravi

    EU VEJO AQUI OS PROLS E OS CONTRAS A RESPEITO DO ABORTO, QUEM É CONTRA SEMPRE DIZ: “-VAMOS FAZER ALGUMA COISA!”, PARA MIM ESTE TIPO DE FALA É COISA DE QUEM NÃO QUER FAZER NADA E FICA ESPERANDO DOS OUTROS, SE QUISESSE FAZER MESMO, JÁ ESTARIA FAZENDO NÃO É MESMO? OU ACHAM QUE O GOVERNO FARÁ? ENTÃO EU ACHO QUE EM CASOS ESPECÍFICOS A ÚNICA SOLUÇÃO DE SE ACABAR COM CRIANÇAS NAS RUAS E FUTURAMENTE MARGINALIZADAS É O ABORTO SIM, SE JESUS DISSE AQUILO SOBRE JUDAS, ENTÃO SIGAMOS AS PALAVRAS DO MESTRE!

  • Carla Costa

    Boa tarde Bispo,

    concordo com o sr.se as pessoas tivessem mais conciência e uma fé inteligente, não havia tantas crianças sofrendo no mundo.

    Que o senhor Jesus abençoe sempre.

    Carla

  • Benedita

    Essas são pessoas hipócritas que tentam ser conservadoras em assuntos sem necessidade, sabem da importância de se falar sobre o aborto em casos extremos, mas preferem apoiar uma causa q não existe, preferindo deixar milhares d mulheres morrerem ao invés de deixarem elas decidirem o melhor, voltando lembro também querido bispo, quando o proprio Filho de Deus nos fala, não julgueis para nao seres julgados…

  • Paula (brás)

    Bp.acho estranho as opniões das pessoas q contrariam o aborto, pois parece q é melhor ver famílias destruídas do q terem uma vida digna!Olhem para aqueles q estão a sua volta e vejam bem a vida q levam!Olha o q passa na mídia!Será q não era melhor ter sido um aborto do q estar jogado pelo mundo?Nem todos querem ou conseguem ser ajudados e muitos por serem rejeitados pelas suas famílias,procuram destruir a vida de outros q estão estruturados e não tem nada a ver com o sofrimento deles!

  • Mateus

    Bispo Macedo, concordo plenamente com o senhor!
    Que Deus continue lhe abençoando

  • Emerson Laureano

    OS CASOS EM QUE SOU FAVORÁVEL AO ABORTO SÃO: EM CASO DE ESTUPRO, PEDOFILIA OU EM CASO DE RISCO PARA A MULHER, EM QUE SE A CRIANÇA NASCER, A MÃE CORRE O RISCO DE MORRER. PENSAR QUE A DESINFORMAÇÃO EXISTE E POR ISSO APOIARMOS O SACRIFÍCIO DE VIDAS DEVIDO A MUITAS IRRESPONSÁVEIS QUE ENGRAVIDAM SEM TEREM CONDIÇÕES DE NEM MESMO SE SUSTENTAREM. FAÇAM PESQUISA E COMPROVEM QUE TODAS ELA SABEM MUITO BEM COMO NÃO ENGRAVIDAR, SE ENGRAVIDAM E DEPOIS QUEREM “JOGAR FORA” A CRIANÇA, É …(DEIXA PRA LÁ).

  • Anne Costa

    Não dá mesmo para ser omisso e hipócrita quando lemos artigo como este, o religioso sempre condena a mulher, mas nem sequer pergunta qual o desejo dela.
    Parabéns ao senhor .
    Pois concordo em numero, genero e grau.
    Mesmo antes de saber a sua opinião a respeito do assunto.

  • Paulo (Brasília-DF)

    Olá pessoal,

    É uma questão de fé-inteligente em Deus e bom-senso.
    Amado Bispo, se me permite, completo suas palavras com mais algumas:
    Como que “(…) Bom seria para esse homem se não houvera NASCIDO.” sem
    passar por um ventre? Ele poderia ter dito: “nunca ter sido gerado”,
    se ele quisesse, pois ele é o Senhor, e é CLARO no que diz!

  • Talita

    Não concordo!

    Se existem crianças sofrendo, abandonadas, vivendo em lixões; vamos achar uma solução para ajudá-las.
    O aborto jamais deverá servir como método contraceptivo!

    A vida é um presente de Deus, ninguém poderá tirá-la.
    Desde o momento da fecundação, o feto já é vida.

  • Amanda Colini

    Tento me por no lugar de mulheres que sofreram com um estupro; ou minha filha abusada por um pedófilo. Um ato de violência não só no corpo mas na alma. Imagine ter que colocar ao mundo um fruto vindo nessas circunstâncias. Gerado com ódio, lágrimas e dor. Que Deus tenha misericórdia dessas mulheres e meninas e também de mim, por odiar tudo isto só de imaginar. Como cuidar de um ser vindo nessas condições? Sem dúvidas um aborto seria melhor que um ser revoltado pelo seu próprio nascimento.

  • Lucy Medeiros-MS

    Bp.Macedo, eu sou contra a legalização do aborto, por que o ser humano, já não dá o devido valor a VIDA, se chegar a legalizar daí sim que virará banalidade a VIDA!!! Entendendo, que num caso de estupro, de violencia… “talvez” até eu seja a favor, mais A VIDA em sí, é uma DÁDIVA de DEUS!!! E, o Feto, quando fecundado, desde o primeiro dia já tem VIDA!!! É algo muito polêmico falar sobre esse assunto!! Mas, deixo a minha opinião aqui:SOU CONTRA A PRATICA DO ABORTO!! Na fé sempre.

  • Armindo V. Chavundira

    Falando verdade eu nunca parei pra pensar no q Bp referiu se neste aspecto de Aborto. Mas prefiro seguir a analise do Bp do que o que o mundo propaga.
    Reparando bem, no mundo há muitas crianças desamparadas, mal-nutridas, sem condição nenhuma para viver, enfim, obrigando governos a criarem politicas sociais para ajudá-las.
    E muitos governos, em particular de países pobres não tem condição pra tal.
    Mas tem condição da legalização do aborto pra diminuir estas situações. Que Deus abençoe O Sr. Thanks

  • Pedrito- Comodoro - MT

    Olha o mundo é muito hipócrita, mas as pessoas parecem papagaio de pirata tudo que é instituído por alguém que eles julgam estar certo e acatado sem que possa se analisar os fatores que podem ser prol ou contra, mas vamos fazer uma pesquisa responsável, aquelas pessoas que são contra o aborto, adotaria esta criança?
    E se responsabilizaria diante de Deus e os homens para que aquela criança fosse bem sucedida, tenho certeza que nem 50% ñ aceitaria, se responsabilizaria por esta criança.

  • Marcelo

    Em muitos países da europa o aborto é legalizado.
    Será por isso que não vemos tantas crianças nas ruas mendigando e sendo tratadas com lixo?
    Bispo a hipocrisia daqueles que lucram com a miséria, como a religião, os sangue-sugas que vivem em palácios e pregam a humildade, mas tem suas mesas fartas.

  • Priscila Leite

    Concordo plenamente com o senhor Bispo e lamento as milhares de pessoas que professam a fé no Senhor Jesus que ainda não tiveram esse entendimento. Deus continue a abençoar o senhor e família.
    Oro todos os dias para Deus continuar dando forças pra o senhor lutar pelas causas que nenhum outro cristão tem coragem de lutar. Na fé e na guerra sempre!

  • Marcelo Jose

    Para todos
    Vai na tua fé (consciência).
    Amem.

  • Dulcinea

    CONCORDO plenamente 100% com o senhor BISPO, eu amei esse tema do aborto.
    Viver é um presente de DEUS para cada um de nós, que DEUS abençoe a todos e
    beijinhos a sua querida esposa madame Esther

  • Thaís

    Discordo em tudo o que Senhor falou! Sou completamente contra o aborto! E a favor da prevenção. Pra mim, aborto é assassinato. Aquele que nao tem condições de ter um filho, devia se prevenir em não gerá-lo. Quantos postos de saúde há por ai, em que camisinhas são distribuidas gratuitamente? Eu sei q ainda há mta falta de informação, mas mtas crianças são geradas por falta de vergonha na cara dos pais! …

  • Anderson Goes

    Diante do exposto, cabe salientar que o vosso comentário é inteligente e sábio. Das adversidades que este mundo vive, tanto por falta de orientação preventiva como bíblica, foi muito bom o comentário de alguém que tem um grau de conhecimento e é publicamente conhecido, pois creio que nenhuma outra denominação teria a coragem de tomar esta posição como o senhor tomou, podemos considerá-los hipócritas? Bem, cada um decida por si próprio. Parabéns Bispo por sua coragem e sabedoria, Deus abençoe.

  • Lucas Medeiros Vargas

    Olha Bispo, a minha opinião é que o aborto é errado. Porque matar uma criança é tirar dela a chance de ser muito feliz mesmo que ela nasça em meio da miséria, tristeza e dor. Porque todos podem decidir o que vão ser, por exemplo, uma pessoa pobre pode decidir ser rico e virar rico, uma pessoa triste pode decidir ser feliz e se tornar feliz, enfim…
    É o que eu penso
    Lucas Medeiros Vargas
    Catedral/POA/RS

  • Rosiane Vasconcelos Souza

    EU CONCORDO COM TUDO QUE O SENHOR FALA, NÓS NÃO FAZEMOS APOLOGIA AO ABORTO, MAS A FORMA COMO ESSAS MULHERES FICARAM GRÁVIDAS, E SEM DIZER SE ELAS TERÃO CONDIÇÃO DE TRAZER AO MUNDO UMA GRAVIDEZ INDESEJADA.

  • Edileuza Oliveira

    Eu era contra o aborto, mas com o passar do tempo entendi o que o senhor quis dizer (é melhor que não nasça do que nascer e arder no inferno).

  • Alejandro Marcelo Albornoz

    Muito obrigado bispo, muito sábias sus palabras, DEUS ABENÇOE SEMPRE SUS CAMINOS e LA GRAN DIRECCION DE UN PUEBLO FUERTE EN LA FE!!!

  • Emanuel filho

    Concordo 100% com o Bispo,a nossa sociedade e principalmente os que se dizem “cristãos”são totalmente hiprócritas,como o Senhor Jesus disse “…como dizes que vendes,são cegos…”. E isso é uma realidade,é lamentável.

  • Paula (brás)

    Bp. pensando bem é verdade o q tem de lares destruídos; filhos desamparados; pais que rejeitam seus próprios filhos;seria melhor não ter vindo ao mundo pois a maioria se drogam; roubam; matam e destrói a vida de outras pessoas;isso quando não cometem o suicídio e outras coisas mais! É bem polêmico o aborto, pois muitos entendem como uma forma agressiva perder uma vida desta forma, mas qtos não são mortos por que aquela vida veio ao mundo pra matar, roubar e destruir a vida de pessoas inocentes?

  • Domingos Melo de Pernambuco

    Bem, sobre o tema a minha opinião é : Tem gente por aí fazendo campanha contra o aborto sem procurar saber o porquê do aborto, quais as circunstãncias.
    Dizem que defender o aborto é “defender a vida”.
    Eu pergunto, ser criança filho de pais irresponsáveis muitas vezes adeptos da criminalidade e drogas, e viver passando fome, cheirando cola e roubando no sinal de trânsito sem perpectiva de uma vida melhor, ISSO É VIDA ? ISSO É VIVER ?!
    Pensem.
    Obrigado.
    Deus o abençoe Bispo, em sua fé.

  • Sheila

    É bispo, o senhor tem um entendimento que vem de Deus. Pena que muitos brasileiros não vêem essa realidade, tem gente que prefere ver uma criança comendo lixo do que saber que existiu um aborto! Ficam com hipocrisia e falso moralismo dizendo que aborto é um pecado abominável, mas nao acham abominável uma criança jogada na rua, com fome, frio e etc. santa paciencia com esse Brasil religioso falso e hipócrita!

  • Débora

    Concordo com o Senhor Bispo que sempre dá a sua opinião baseada na palavra de Deus

  • Fabiano Fazolo

    Bispo,
    concordo plenamente, alias em Eclesiates 6:3 está escrito: “Se alguém gerar cem filhos e viver muitos anos, até avançada idade, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é mais feliz do que ele;” Vale apenas uma ressalva aborto não é nem pode ser considerado um método contraceptivo, somente devendo ser usado em casos específicos como os mencionados sabiamente pelo senhor, que mais uma vez foi inspirado por Deus. Deus o abençoe!

  • Eduardo

    É verdade bispo. As pessoas não entendem que se uma familia não tem condições de criar uma criança, é melhor não tê-la. Esse assunto eu já discuti com várias pessoas, mas é muito complicado.

  • Regina Idelmar Uchoa Jorge

    Boa noite Bispo e que todos nós tenhamos um Domingo de muitos milagres.
    Verdade Bispo, eu concordo com o Sr.
    Agora tem mulheres que não se previnem e depois vão em qualquer lugar para abortar, isso nesse país acontece toda hora, cada caso é um caso, eu tinha uma tia que não podia ter filhos tentou tentou até conseguir, uma mulher com uma vida regalada, criou esse filho e ele trouxe tanto tormento para ela que de tanta tristeza ela infartou cedo, foi embora e ainda deixou ele para atormentar os outros.

  • Jackson Cardoso

    Ola Bispo,

    Essa também e minha opinião pois a propria bíblia declara em “eclesiáste 4.1-3” que tem por mais felizes aqueles que não nascerão ainda pois não conhecerão as más obras, injustiças, homicídios enfim o mal que se pratica d’baixo do sol.
    Em determinados “casos!!!” eu concordo com o aborto.
    Mas que DEUS ajude que isso não vire rotina e solução para escândalos familiares do tipo: -minha filha não vai ser a unica na familia que ficou grávida aos 13.

  • Felipe Queiroz Dias Rocha

    Olá. Tenho uma opinião diferente da do bispo. Sou a favor do aborto só em casos de estupro e problemas no feto ou na saúde da mulher.
    De outro modo, acho que a população abusará sim e começará a abortar indiscriminadamente. O que tem que ser feito é o que não está sendo: ensinar a prevenir uma gestação indesejada e apresentar os métodos contraceptivos. Acho injusto os “pais” decidirem sobre a vida de uma criança que não pediu para nascer só porque não têm preparo para cuidar dela (é uma VIDA).

  • Simone Oliveira

    Olá Bp.,
    Fiquei surpresa e ao mesmo tempo aliviada com essa matéria, pois isso tem causado uma certa confusão na cabeça de alguns membros, que saíram da IURD alegando o fato do sr. ser a favor do aborto. Penso o seguinte: independentemente do sr. ser um lider espiritual de grande proporção, é um ser que pensa, raciocina, e tem opinião própria.
    Entretanto,não quer dizer que todos os fieis da IURD sigam a sua linha de pensamento.
    Afinal uns tem fé para comer carne e outros para comer legumes. Um abraço!!

  • Edson Rodrigo

    Realmente Bispo, hoje as jovens não sabem nem o que querem na vida. Não dá nem para imaginar como será o futuro daqui em diante. Só mesmo se apegando com Deus, para vencer e saber o que esta fazendo.

  • Amarillis

    Bispo, tenho o maior respeito pelo senhor! Mas eu não concordo em parte do que foi escrito.
    A vida de ninguém é um erro, é um presente de Deus. A realidade é triste, verdade q nascem crianças indesejadas ou em famílias sem a menor condição de criá-las, ao invés de levantar a bandeira do Aborto, pq não fazer algo p/ amenizar esta situação. É pura ignorância fazer outra vítima,a única diferença entre vc e um feto é o TEMPO. Não deixa de ser Vida.

  • Juvenal Souza

    Excelente visāo!
    É isso mesmo! Concordo em genero, número e grau.

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: