Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

A parábola do  Porco-Espinho

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram juntar-se em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.

Por isso, decidiram afastar-se uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados. Então, precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.

Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam, assim, a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.

E, assim, sobreviveram.

Moral da História

O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • Ariely

    oi Bispo,tenho 11anos, hoje á tarde a minha professora pediu para pesquisar sobre a história do Porco-Espinho e ela mexeu muito comigo,gostei muito é muito legal. Ariely governador valadares-mg.

  • Warlei Brito

    Olha bispo.. essa parábola é muito forte….ou aprendemos conviver com os defeitos…..e vence – los …. ou então sofreremos com eles….. na fé….

  • Edson culembalala

    Meu Deus, que palavra Pesada.É um paracetamol para muitos casais. Deus Abençoe a todos casais no nome do Sr. JESUS.

  • ANA CRISTINA

    ESTA MSG É MUITO LINDA APRENDI Ñ PODEMOS JULGAR NINGUEM COM O SEU DEFEITO TEMOS QUE nos CONFORMAR .SO DEUS É QUE DEVE NOS JULGAR.

  • Cynthya amorim

    Nossa essa parabola era tudo oq eu tava precisando pois estava em duvida
    sobre um relacionamento nessas condiçoes mas agora vejo que nos devemos sim
    aceitar nem tudo pode ser de nosso jeito, louvo a Deus por ter sempre um mensagem
    que nos motiva. obg. que o Senhor continue abençoando a vida do Bispo.

  • Stefani Seixas

    Bom dia!
    Já conhecia essa parábola que, por sinal é linda.
    Comece por você mesmo a vivenciá-la, pois não é a nossa boca que mostra Deus e sim as nossas atitudes!

    Sejamos coerentes e verdadeiros seguidores de Jesus Cristo.

  • Chanira Miranda

    wow this was word was very strong. It shows that we are nobody, that we’re not perfect but God changes us so we can try to be. Even when I didnt want to hear and I had my eyes close , GOD found a way for me.

  • cirlei alves

    esta parabola nos ensina muito, que devemos respeitar o nosso proximo, mesmo porque ninguem é perfeito. imagina quantas veses ficamos com raiva de alguém por elas expressarem os seus defeitos para conosco , isso é claro quando eu era incrédula e não tinha entendimento do amor de Deus e mansidão .
    lembro de quando não conhecia JESUS ficava com raiva de tudo e de todos não me esforçava pra entender nem suportar nada.
    mas Deus nos molda de tal forma que somos transformados. “amei a da raposa,tamb

  • Cyene Leandro

    Essa parábola é forte e observadora.Se amamos olhamos para usa qualidades e relevamos os defeitos.
    Cyene Leandro
    Vitória – ES

  • Viviana

    Bispo,
    Essa parabola nos faz refletir muito na convivencia com as pessoas, amigos, conhecidos, cada um tem o seus defeitos como eu tambem tenho os meus defeitos, foi assim que comecei a olhar, sabendo que da mesma maneira que as outras pessoas tem seus defeitos, eu tambem tenho, pode nao ser os mesmos defeitos mas eu tenho tambem e como eu tenho que aprender a conviver com os defeitos das pessoas, ela tambem precisam a prender a conviver com os meus defeitos.

  • Rita Dantas Souza

    Olá Bispo!
    Já havia lido essa parabola no seu blog antes, mas hoje retornei novamente, porque a verdade é que agora será minha parábola de cabeceira.
    Estudei muito a mente e o comportamento do ser humano e até hoje estudo, mas so Deus para entende-lo.
    Deus ele cuida tanto de nós que nos envia pessoas como o Sr. com essa forte palavra para nos fortificar, nos alimentar no nosso dia a dia.
    Obrigada Deus pela sua existência, pela sua família.
    Rita Dantas

  • DINA BRITO

    muito bacana essa menssagem, embora tenha 45 aprendo a cada instante da minha vida e sei como essa parabola veio ao encontro do que estava precisando , muito me edifica estar neste blog, a net não só tem coisas ruins em todo lugar se tem o lado bom e ruim basta apenas a luz procurar mais luz ,rsrs, outra hora explico isso.

  • estela jandres

    O bichinho realmente é muito lindo nunca tinha tido o prazer de conhecer um antes,e o senhor bispo mim apresentou,assim como o senhor mim apresentou o SENHOR JESUS um dia,quando tudo mudou em minha vida,não fazendo comparação,do bichinho com o meu SENHOR,mandei esta parabula para alguem que realmente esta precisando,amo muito a sua família.DEUS abençoe o seu ministério sempre.

  • Brenda

    Se todos os dias procurarmos praticar isso com todas as pessoas,passaremos a ver os defeitos das outras pessoas,mas como esse porco espinho saberemos conviver com eles.

  • Priscila

    É verdade……. é muito difícil conviver com os defeitos dos outros. mas nós sempre queremos que as outras pessoas aprendam a conviver com os nossos. Gostei muito dessa parábola….. e achei lindo esse animalzinho :D.

  • Thaysa

    É uma párabola muito linda, que nos ensina a comprender as pessoas e até mesmo é uma lição pra nossa vida sentimental. Quem ja é casado sabe que é difícil conviver com os defeitos um do outro e sabe que esses defeitos aparentimente são pra sempre por que o casamento é uma união eterna, onde você jura no altar “Até que a morte nos separe” Porem quando realmente se ama e essa união é vinda de Deus, Ele faz com que nada e niguém abale esse amor.

    Que Deus abençoe o senhor mais e mais a cada dia.

  • Fabiana

    Nessa parábola Bispo está escrita a mais pura verdade, conviver em grupo não é nada fácil, mas o que precisamos ter é bons olhos e reconhecer que assim como nosso irmão na fé tem falhas, nós também temos e muitas vezes até piores que as deles né rsrsrs…muito forte e edificante essa mensagem, que Deus abençoe o senhor sempre!
    Fabiana de Oliveira
    Uruguaiana-RS

  • Carmen.

    Eles são lindos!!

  • Rose Lacerda

    Bispo, nunca tinha visto o filhotinho, muito fofo!!! Deus nos aceita assim cheios de defeitos, e olha são muitos! E de braços abertos e com muiito Amor!

  • Vanessa Lampert

    Bispo, tenho que fazer um comentário que não tem a ver com o texto, desta vez: Que bichinho mais lindo!!!!! Fiquei encantada com esse filhote de porco-espinho. Muito fofo! Amei as fotos!!!

  • NÉIA

    o bichinho é feio mas, a historia muito verdadeira no sentido de que todos temos defeitos mas, o que importa são as qualidades.

  • MONICA CUNHA

    BISPO ESSA MSG NOS ENSINA QUE DEVEMOS APRENDER A CONVIVER COM OS DEFEITOS DOS OUTROS E TAMBEM A OLHAR-MOS PARA DENTRO DE NOS MESMO E ANALISARMOS OS NOSSOS ERROS TAMBEM. APRENDI MUITO COM ESSA LINDA MSG. VOU REPASSA-LA PRA AMIGOS.

  • Graça

    É um ensinamento que devemos praticar dia-a-dia e, com certeza, o mais importante para o convívio em sociedade. Vemos muitas pessoas sofrendo justamente por não saberem conviver com as diferenças. Na verdade, as desavenças, muitos litígios e muitas desinteligências são resultados, justamente, da falta dessa sabedoria.
    Na fé.

  • Jessica Elaine

    É verdade historia muitoo interresante…
    só vivemos bem quando aprendemos a conviver com os defeitos e as qualidade da outra pessoa..!
    seja uma amiga,mae,Esposo,seja quem for.!.!.

  • michele

    ESSA MENSAGEM FALA DE UMA COISA QUE MUITAS VEZES ESQUECEMOS, QUE NÃO EXISTE PESSOAS PERFEITAS,MAS QUE SÃO PRECIOSAS PARA DEUS E POR NÓS, DEFEITUOSOS QUE SOMOS. JESUS SE ENTREGOU POR NÓS E DEUS AMA E PRECISAMOS VER, MESMO QUE SEJA DIFÍCIL, AS QUALIDADES DAS PESSOAS QUE VIVEM COM NÓS.

  • Carol

    Ownn. Q lindo!
    E que história linda! Vou passar pros jovens na IURD daqui!
    Muito forte!

  • Maria de Lourdes Guimaraes Costa Pereira

    Grandiosa é o ensinamento desta mensagem, porque muitas vezes só olhamos os defeitos dos outros.E não nos damos conta dos nossos próprios defeitos.E toda pessoa tem seu defeitos.
    Perfeito só Deus,só o nosso Senhor.

  • Camila

    Bispo grande lição essa parábola nos passa,nos ensina que apesar dos defeitos o que deve se sobressair aos nossos olhos são as qualidades que muitas das vezes são preciosas e acabamos olhando pra algo que não vamos tirar proveito nenhum nas pessoas,por isso a importancia dos bons olhos!
    Que Deus continue a inspirá-lo cada vez mais com essas mensagens que nos abençoa tanto.

  • VIVIANE SOUZA

    Com certeza essa mensagem nos mostra,que todos nós temos nossos espinhos,é que devemos saber conviver com eles,e respeitar os espinhos de outras pessoas também.É que todos nós temos nossas diferenças.Que DEUS o abençõe grandiosamente.

  • lena costa

    muito obrigada sr me ajudou muito.esta mensagem e uma bençao

  • francinete silva

    Bispo que nós seres devemos ajudar nos irmão na fé por isso nos devemos conviver com defeito de cada um.

  • Fabiana

    Muito FORTE Bispo.

  • SIMONE

    QUERO UM BICHINHO DESSE,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Rafaela

    Olá Bispo!!

    Confesso que as mensagens que o Senhor tem colocado no blog sao muito forte e tem me ajudado muito,incluise essa do porco espinho,não devemos julgar as pessoas como elas são,pois todos nós somos irmãos
    e o Senhor Jesus diise para AMAR O PROXIMO COMO A NÓS MESMOS,muito forte.
    Na fé.

  • m. carmo

    gostei muito e é otimo ,e nos ensina muito !!
    parabens pelo texto !!

  • Mariana - SP

    Muito, muito legal…aprendi muito com esse post.
    Exatamente, temos que suportar os defeitos dos outros porque também temos os nossos, e mesmo que nós dependamos só de Deus, é inevitável a convivência com os seres humanos! E de preferência, que seja uma boa convivência, para própria honra e glória do nosso Criador.

  • MONICA

    Que sabedoria!!!! Não somos perfeitos, temos nossos erros, porem é mais conveniente olhar para os erros e defeitos dos outros do que para os nossos. É mais facil se afastar de uma pessoa que te feriu, do que construir um grande amor em cima das suas muitas qualidades. É como diz o ditado: ” Não se pode colher uma rosa, sem suportar a dor dos seus espinhos.” As vezes desitimos da vitória,por não querer enfrentar a dor de uma guerra! PENSE NISSO!!!!!!!!!!

  • Fabiula

    Esta mensagens me faz ver o quanto precisamos estar com Deus ,pois somente assim conseguiremos viver com os espinhos um do outro ,pois ninguem e igual, cada um tem seus espinhos outros bem mais doloridos e profundos do que o outro, gostei muito pois me fez pensar na vida obrigada

  • rogerio e simone

    mais uma vez é mostrada a perfeição de DEUS que até o animal entende que se a humanidade se unisse e adorasse a DEUS e vivesse em conjunto ajudando o que estivesse ao lado sem se preocupar quem é e que seja, como os porcos espinhos, a vida seria mais simples de ser vivida.

  • JOSIANE SERRA NEGRA

    Realmente temos que conviver com as indiferenças das pessoas, necessitamos nos aquecer e como iremos nos aquecer com pessoas que não tem o mesmo jeito que a gente precisamos aprender a aceitar as pessoas do jeito que são porque imagine se todos fossemos iguais.
    Gostei muito isso me faz refletir sobre o casamento as vezes buscamos perfeiçoes no outro.

  • gisley

    óla bispo!
    esta mensagem do senhor veio me dar uma direçao,que venho alguns dias pensando. mas ainda estava em duvida,pois ultimamente so tenho ouvido a minha propria voz e tenho sempre me arrependido,pelo meu orgulho.

  • Tarina

    Bacana essa mensagem.
    Obs.: q bichinho mais fofinho q Deus fez.

  • Rafaella Rizzo

    Que interessante essa parabola Bispo.
    Muito fofinhos esses bichinhos, amei! *-*
    =D

  • JOAQUIM SEBASTIÃO (/MARÇAL/LUANDA/ANGOLA

    Confesso que aprendi muito com essa parábola.

    Muito obrigado Bispo que DEUS te abençoe muito

    JOAQUIM SEBASTIÃO

  • Ana Lùcia

    Oi Bispo,
    Amo, essas parábolas e mensagens, são simplesmente dez. Nos mostra coisas pequenas do cotidiano que não paramos para refletir. As vezes nós nos preocupamos com as ciladas rotineiras do diabo, a doença,a miséria,o problema na família e etc. E esquecemos das simples que acabam contaminando o coração sem que percebamos e acabamos desgraçados na alma sem notar.
    Que Deus o abençoe e lhe dê longevidade.

  • Jhenny

    Muito lindo,Bispo!!!
    É aí que vemos que temos que aprender a lidar com os defeitos,tanto nossos quantos dos outros!Muito forte,bispo!

  • Rosani Gonçalves - Salvador-Ba

    Olha só o que o Pai criou, coisa mais linda, mesmo ferindo, é lindo, é belo, Louvado seja Deus.

  • Junior Morais

    Bispo Muito Forte arrebentou!

  • Lize Santos SSA-BA

    Boa noite!
    Bispo Macedo, obrigada pela mensagem.
    Deus te ilumine sempre ( o sr. e D. Ester), amo vocês.

  • Cintia Marques de Nóbrega

    Bispo, precisamos realmente a aprender a lidar com as diferenças, afinal ninguém vive sozinho em uma ilha e com certeza de vivesse ficaria louco, pois precisamos uns dos outros para crescer como pessoas.

  • Alexandra

    Boa noite bispo!
    Muito forte esta mensagem. É preciso ter maturidade para compreender e perdoar os espinhos das pessoas próximas.
    Deus abençoe o sr.
    Na Fé!

  • anne costa/ sbcampo

    Boa Noite Bispo.
    E VERDADE BISPO E QUEM DE NOS PODE DIZER QUE NÃO TEM ESPINHOS…
    QUE O SENHOR DEUS DOS EXERCITOS O ABENÇOE O SENHOR E FAMILIA EM NOME DE JESUS.

  • Maria da Conceição

    Eu e meu esposo vivemos exatamente como o porco espinho; estamos o tempo todo nos machucando.Por isso, mais do que nunca eu preciso de um novo nascimento, em nome do Senhor Jesus!

  • GEovana Diniz

    Que sabedoria!!!! Não somos perfeitos, temos nossos erros, porem é mais conveniente olhar para os erros e defeitos dos outros do que para os nossos. É mais facil se afastar de uma pessoa que te feriu, do que construir uma grande amizade em cima das suas muitas qualidades. É como diz o ditado: ” Não se pode colher uma rosa, sem suportar a dor dos seus espinhos.” As vezes desitimos da vitória,por não querer enfrentar a dor de uma guerra! Geovana Diniz, catedral da fé de Vitória, ES

  • Leide

    Essa parábola é muito interessante,porque estamos a todo momento exigindo a perfeição daqueles que fazem parte de nossas vidas e, fazemos tantas cobranças que esquecemos de ver o que elas têm de especial, apontamos os erros, mas dificilmente paramos para observar as suas qualidades. Precisamos aprender a conviver com os defeitos do outro e, de verdade admirar as suas qualidades.

  • FERNANDO

    É VERDADE,SE TODOS OS CASAIS PENSASSEM ASSIM,NAO HAVERIAM TANTAS SEPARAÇOES NAO È MESMO.QUE DEUS ABENÇOE A TODOS………..

  • Fábio Henrique Basilio

    Bispo isso realmente foi do Espírito para mim, eu hoje cedo tive uma pequena discusão com minha esposa, que me deixou chateado, mas lá no fundo eu sei que a amo e ela também me ama, esta parábola nos faz pensar que realmente o que importa é que juntos nos aquecemos e nós conseguimos sobreviver neste mundo onde as familias estão cada vez mais desvalorizadas.

  • ana graça

    Bispo,

    Que Deus continue te abençoando cada dia mais e muito obrigada pelo Senhor ter permitido que Deus te usasse para criar esta Obra maravilhosa que é a IURD,sou feliz tambem por fazer parte da deste trabalho.Que Deus abençoe tambem todos os Pastores e Esposas que estão levando a palavra de Nosso Senhor Jesus ao Mundo.

    Um grande abraço.

    Sou de uma das IURD do Estado do Espirito Santo.

  • JULIAA ELIAS FRANCELINO

    ESSA PARÁBOLA DO PORCO ESPINHO E AIS QUE VERADE POIS TODOS NÓS DEEMOS APRENDER A CONIVER COM O DEFEITOS DE TODOS PORQE NUNCA PODEEMOS AGRADAR REGOS E TROANOS DA MEMA MANEIRA EM QUE O SENHOR JESUS NÃO AGRADOU A TODOS. EU PRIMEIRAENTE AGADEÇO A DEUS POR LHE DAR TODA ESSA SABEDORIA DE NOS PASSAR PALAVRAS QUE NOS FORTALECE POIS EU ESTAVA FRACA E FOI ATRAVÉZ DE UM LIVRO QUE O SENHOR ESCREVEU ” O PERIL DA MULHER DE DEUS ” QUE CONSGUI TER UM FORTALECIMENTO .

  • soares

    MUITO FORTE E EDIFICANTE.

  • Priscila

    Além da mensagem ser linda, e tocar profudamente no coração… as fotos estão o máximo. O bichinho é muito engraçadinho, parece que fez pose para a foto. Obrigada por me edificar com esta palavra e alegrar meu dia com as imagens.

  • HINEIDE

    O MAIOR DOM DE DEUS É O AMOR;ELE MESMO DISSE:”ODEIO O PECADO,MAS AMO O PECADOR”HINEIDE.

  • Elaine antunes

    Muito bacana!!! Temos que realmente aprender a conviver com os espinhos dos outros, pois nós também temos os nossos.

  • celma lima

    Com certeza essa ea mais pura verdade.convever com as qualidades de alguem e muito fácil,mas quando temos o vedadeiro amor no coração aquele q vem de jesus ai sim conseguimos convever com os defeitos do nosso irmão, e com os nossos tambem, obrigado Bispo pela mensagem. muito edificante

  • Luciana Marçal

    Bispo,muito bom esse ensinamento,pois no mundo em que vivemos está mais difícil,nos mantermos unidos.que Deus continue abençoando sempre sua vida.

  • Maria Ezelaide Guerrato Gonçalves

    Olá bispo.Fiquei admirada!!!!!!!!!!!!!!!Essa sua mensagem chegou na hora H.Em casa vivemos em comunidade e as vezes nos estranhamos exatamente pela falta de disciplina e ordem.Obrigado Bispo E deus abençoe.

  • PAULA

    Bp eu não sou perfeita e até um certo tempo procurei perfeição no meu marido e não encontrei; mesmo assim nós dois imperfeitos e com muitas lutas um corrigindo o outro, não percebi o tempo passar e fizemos 20 anos de casados! (nesse meio tempo, qdo tinha 12 anos de casada resolvemos nos separar por querer achar a perfeição, mas graças à Deus nos arrependemos, voltamos pra IURD, conseguimos anular a separação e nos unimos mesmo com nossas imperfeições, mas firmes com o Senhor Jesus). brás

  • valdeci de farias

    Lindas fotos!!!
    Olá Bispo, o homem consegue dominar todos os animais, mas tem dificuldade de conviver juntos, não havendo o novo nascimento se torna difícil abrir mão da sua vontade por uma convivencia harmoniosa.

  • Lauro Caberlin

    olá bispo eu sou uma criança e tenho 9 anos.Eu gosto de suas menssagens e de seus videos a minha avó támbem adora o seu blog e de manha ela ouve a rádio.Ela não perde nenhum ela ouve os testemunhos.Eu já inscrevi para receber seus vídeos e menssagens eu gosto muito.E a minha avó adora.Quase todos os dias a minha avó ven no computador ver as suas menssagens ela também tem uma agenda ela anota o que é mais importante na nossa vida.A minha avó diz estar SUBINDO o MONTE SINAI.OBRIGADO DEUS ABENÇOE

  • Daniela Gonçalves

    Muito forte e simples de enteder essa parabola sobre como é importante lidarmos com as pessoas e não somente criticar, mas aproveitar as qualidades que todos possuem.

    Na fé,

    Daniela Gonçalves Horn
    POA – RS

  • LÁZARA NATAL RN

    Bispo; legal gostei e é verdade conviver com os defeitos e admirar as qualidade…

  • luciana viana

    essa msn foi pra mim. pois, meu relacionamento se enquadra perfeitamente nela. só falta a minha outra parte descobrir q o amor q ultrapassa todas as barreiras só pode emanar do Sr. Jesus.
    fico muito grata a deus por sua existencia bispo.

  • bete marques

    É verdade, tenho que aprender a lidar com esses espinhos!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rachel

    Todos nós temos defeitos,ninguém é perfeito! E só convivemos bem quando aceitamos as pessoas do jeito que elas são.
    As vezes nos preocupamos tanto com os defeitos dos outros que acabamos por esquecer de suas qualidades,ao inves de aprender com elas e crescer!

  • ALEXANDRE

    É VERDADE, QUANTAS VEZES PASSAMOS POR SITUAÇÕES NA VIDA, COMO ESSA DO PORCO. MAS COMO A VIDA É UMA ESCOLA, APRENDEMOS A MAIOR LIÇÃO DE TODAS A SUPERAÇÃO, UM ABRAÇO.

  • ALEXANDRE

    É VERDADE, QUANTAS VEZES ASSISTIMOS EPISODIOS NA VIDA QUE PARECE ESSA HISTORIA DO PORCO, MAS A VIDA É UMA ESCOLA E APRENDEMOS UMA DAS MAIORES LIÇÕES, A SUPERAÇÃO.

  • ilzinete Reis

    Olá bispo que forte por nós procurarmos as pessoas perfeitas acabamoos ficando sozinhas um bom tempo ou para sempre.

  • Luzinete Correa - Vitoria - ES

    Muito interessante este artigo. Como tbem edificante. Todos nós temos defeitos. Todo erramos. Todos falhamos. Em toda e qualquer situação devemos nos colocar na posição do outro para assim apreendermos a compreender suas atitudes.

  • SHEILA

    NÃO PRECISAVA OUVIR ISTO, MAS PRECISO APRENDER A CONVIVER COM O MEU IRMÃO
    PRINCIPALMENTE COM OS DEFEITOS DELE, PORQUE EU TAMBÉM SOU CHEIA DE DEFEITOS E
    ERROS E ADMITO PRECISO MUDAR E MUITO.TENHO QUE APRENDER A SER SERVA DOS SER-
    VOS DO MEU SENHOR JESUS, É DÍFICIL, MAS EU CHEGO LÁ, SE EU QUISER SERVIR AO MEU
    DEUS TENHO QUE MUDAR, SER HUMILDE PARA ESCUTAR E HUMILDE PARA OBEDECER,SEMPRE
    PEÇO ISSO A DEUS PARA ME MOLDAR E MUDAR,FAZER DE MIM UMA SERVA.

  • JUNIOR MOTTA PAZ -SAPIRANGA-RS

    MUITO IMPORTANTE!!!

  • CAMY VILAÇA

    Bispo Macebo

    Obrigado p’la sua mensagem de fé….Deus abençoe o Senhor e sua familia.
    Muito obrigado
    com os melhores cumprimentos
    Camy Vilaça

  • Gabriela Vieira

    Gostei muito desse estudo, pois as vezes (p nao dizer a maioria…..), temos mania de olhar mais defeitos que qualidades. Me identifiquei muito com essa mensagem. Obrigada Bispo. Que Deus continue a lhe inspirar e abençoar.

  • JOZAIDE

    OI BISPO DEUS NOS FEZ DIFERENTES UM DO OUTRO PARA QUE APRENDERMOS A COM VIVER UM COM O OUTRO E APESAR DE NOS TER FEITO SUA IMAGEM E SEMELHANÇA ELE NÃO NOS DEU A SUA PERFEIÇÃO PARA NóS BUSCARMOS A PERFEIÇÃO DELE ATRAVÉS DESTAS DIFERENÇAS ENTRE NóS SE NÃO FOSSE ESTAS DIFERENÇAS NóS NÃO PRECISARÍAMOS NOS ESFORÇAR , TUDO SERIA IGUAL E TODOS TERIAM AS MESMAS COISAS, OPORTUNIDADES ETC. OS ESPINHOS ENTRE NÓS E AS FALSIDADES, INVEJAS ETC. É TEMOS DE CONVIVER

    QUE DEUS NOS AJUDE

    ASS OBREIRA JOZAIDE

  • Rejiane Araújo

    Boa Tarde Bispo!Essa parábola é uma pérola nesse exato momento para mim, porque havia acabado de levar uma furada,mais querendo guardar meu coração ,recorri ao seu blog e logo encontrei essa parábola que foi bálsamo para meu coração.Que DEUS continui usando sempre o senhor em nome de JESUS,abraços para sua família !

  • TAMIRES FONTANA

    OLá Bispo …
    Achei esse artigo muito interessante, pois somos cheios de falhas e defeitos.Se olharmos somente para os defeitos dos outros, não teremos nunca bons para como aquela pessoa.Será que somos perfeitos?Claro que não, então precisamos uns dos outros.Deixar as feridas e olhar o que aquela pessoa ou aquele relacionamento pode nos trazer de bom, ou nos ensinar..
    Muito forte a parábola….

    Que Deus continue abençoando o sr. abundantemente…
    Tamires Fontana-Araraquara -Sp

  • sonia

    lindo a mensagem de sabedoria para todos os amigos ,mas lindo mesmo e sse bichinho
    porco-espinho filhote

  • cristiane messias dos santos

    ola bem é a minha primeira vez que estou visualizando este blog está de parabems pois quem quiser procurar palavra de consolo pode encontrar aqui
    ate mais. cristiane bairro ceu azul

  • KADIJNA

    BISPO,é a pura verdade pois nós
    temos que suportar tantas coisas, só por amor mesmo.e o pior é que somos cheios de defeitos iguais ou quem sabe até pior do que o nosso irmão. um grande abraço.DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO.

  • marco antonio

    Muito Legal mesmo, estou aprendendo muito com os conselhos do senhor.

    JESUS CRISTO SEJA LOUVADO.

  • Rosangela-Ba

    Verdade Bispo esta atitude se chama obediência à palavra de Deus. É Facil falar dos defeitos de quem está proximo a nós, mas e os nossos? A Perfeição é divina.Em um relacionamento teremos q viver tbm com os espinhos, mas ai é onde entra as Rosas que é sebedoria, e com certeza saberemos passar pelos espinhos sem nos ferir.E sermos felizes!!!!!!

  • Paulo Campos Jr

    O mais difícil no mundo de hoje é ver pessoas respeitando suas diferenças. Aceitar ao outro como ele é tem sido raridades do comportamento humano.

  • MIRIAM DIAS DOS SANTOS MARTIM

    OLÁ BISPO,

    NÃO CONSEGUIREMOS MOSTRAR O SENHOR JESUS ATRAVÉS DA GENTE SE NÃO APRENDERMOS A CONVIVER COM OS ESPINHOS, NÃO É FÁCIL, MAS TEMOS QUE ACEITAR E AMAR AS PESSOAS COMO SÃO, É O AMOR DE ALMA.

    E PROCURAR NOS MOLDAR TODOS OS DIAS, POIS O BOM TESTEMUNHO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS.

    MUITO OBRIGADO PELAS MENSAGENS QUE O SENHOR NOS ESCREVE, NÃO NOS DEIXA SENTIR FOME.

  • Tatiane Giuliani

    Olá Bispo! MARAVILHOSA MENSAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!! Muito Obrigada! A Paz e Graça de Jesus sempre!

  • margarete gandra

    Bom dia bispo, que bom ler, essa parabola que é tao verdadeira, mesmo com tantos espinhos temos que olhar para JESUS para seguir em frente,em nossos objtivos,seja de qualquer ordem.
    agradeço a DEUS por usar o senhor, sempre para nos dar uma palavra de fé.
    ja sou antiga de igreja, mas estou aprendendo coisas novas, é certo porque com o espirito de DEUS tudo se renova. obrigado bispo.
    que DEUS o abençoe sempre!
    maga

  • Priscilla Alves

    Bispo,

    Forte demais!!!Os espinhos nos machucam, muito,mais quando ele sara,agente tira a verdadeira lição.Lidar com pessoas não é fácil, tem pessoas que são muito difíceis,outra,são mais fáceis, mais o que nos faz saber lidar com todos é o Espirito Santo!Até porque,eu também tenho meus defeitos…então não posso jamais culpar quem quer que seja de algo sem olhar primeiro pra dentro de mim.

    Deus o abençoe Bispo.
    Priscilla Alves
    Porto Alegre/RS.

  • Jose Carlos / Resende-RJ

    BOM DIA BISPO. LOUVADO SEJA O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO POR ESTA PALAVRA. EU TI AMO JESUS!!!

  • Tamires Freire (Pres.Prudente/SP)

    Muitos casais (namorados ou casados) pensam em se separar assim que começam a descobrir os defeitos dos outros, sendo que niguém é perfeito, e namoro/casamento é um compromisso na qual as pessoas se conhecem e aceitam as diferenças uma das outras porque se amam de verdade.

    Eu namoro um obreiro da IURD há 10 meses e com o passar dos meses descobri muitos defeitos dele e ele descobriu os meus, mas eu nunca os apontei, prefiro olhar para suas qualidades e admirá-lo!

    Na fé, obr. Tamires!

  • SIMONE

    Boa tarde, Bispo que bom um argentino participando.Estou aqui ouvindo um CD gospel de uma cantora argentina Karina Benitez,lindas cançòes.Inclusive tem uma que fala sobre os complexos. Que quando encontramos os Senhor Jesus Ele tira os nossos complexos. Abraços aos nossos irmanos argentinos.Boa tarde Bispo.

  • carla neves

    é verdade Bispo ninguém é perfeito só DEUS temos q aprender a lidar com os defeitos e as qulidades de todos.
    na fé

  • marlene

    ….somente com bons olhos é que conseguimos viver neste mundo, olharmos o próximo visando o seu lado bom, e somente quem ama a Deus é que consegue fazer isto.Do contrario como glorificariamos ao nosso Deus….. obrigado Sr JESUS pelo seu imenso amor por mim pecadora!!!!!

  • fernando zanforlin

    Se eu souber como conviver com um porco-espinho, com certeza ele irá me beneficiar, não serei pisado na floresta, quando estivermos dormindo proximos, nos agasalhando. Com certeza terei habilidades que ele não tem que irá favorece-lo, assim nos completaremos e viveremos como bons companheiros,
    at.

  • Nayara Mesquita C. Lopes

    Bom dia Bispo.

    Esta história, realmente relata o nosso dia a dia, o melhor de tudo que ao aprender lhe dar com os espinhos do próximo, nos leva tbm a observarmos como agir ou não agir, e tbm o quanto Deus nos ama, pois somos tão errantes, tão pecadores, mas Ele em seu infinito amor mesmo assim sacrificio seu filho amado por cada um de nós….. EXISTE AMOR MAIOR???

    P.S: SEI QUE É UM HOMEM MUITO OCUPADO, MAS VENHA MAIS UMA VEZ ABENÇOAR O POVO MATO-GROSSENSE.

  • Lucy

    Muito forte!! é verdade,as vezes nos preocupamos em encontrar pessoas perfeitas ou até em sermos perfeitas,mas na verdade temos que aprender a conviver com as pequenas “espinhadas”…
    ps: o bichinho é lindinho….amei……..

  • Luiz Carlos de Oliveira

    Vale a pena aprender com os erros. Afinal, não é para isto que pedimos sabedoria a Deus?
    “Se você acha caro conquistar a sabedoria, tente calcular quanto custa o preço da ignorância!”
    Bom dia, fique com Deus!

  • Salomão Gaspar

    MUITO BACANA ESTE ENSINAMENTO,ESTAMOS COLOCANDO EM PRÁTICA NO NOSSO DIA A DIA AQUI NO FORÇA G UNIVERSAL
    MUITO OBRIGADO.
    SALOMÃO GASPAR – EVANGELIZAÇÃO – FORÇA G UNIVESAL : BELÉM – PARÁ.

  • Daniela Maia - Fortaleza

    Bispo,
    O pior é quando suportamos por amor, a deficiência do outro, e depois nós, é quem somos a errada.
    A vida prega essas afrontas, mas DEUS é o regenerador de todas as coisas.
    deus abençoe o senhor sempre!

  • Tita

    Bispo, o senhor sempre me abençoa, mas desta vez, foi mais do que uma bençao; a partir de agora nunca mais vou orar para que outros (as), me aceitem. Continuarei aceitando a todos. Deus o abencoe senhor e toda a sua familia.

  • Priscila

    Bom dia!!!
    Cada exemplo por mais simples que seja, aprendemos mais ainda sobre o sentido real da vida, estamos a cada instante vivenciando esses exemplos, na prática, sabemos que não é fácil, mas temos que sentir sim o calor por mais que seja doloroso, o importante é mantermos-nos na fé crendo que Deus é maior pra nos sustentar na Fé. Abraços BP.

  • Josi

    Maravilhoso!

    O que diferencia as pessoas é a capacidade de aceitar mudanças!

  • david

    Meu caro bispo:
    Obrigado pela sua fidelidade a Deus e ao povo dele, sou argentino e vivo em Buenos Aires e é sempre uma “vitamina” o seu ensinamento.Sem “puxar saco”, lhe admiro de verdade.Deus o guarde sempre ao senhor e a sua digna família.

  • Aninha

    Bispo,
    Nunca pensamos por esse lado, sempre olhamos para se aquela pessoa te causa ou não bem estar e avaliamos os defeitos de cada um esquecendo os nossos próprios, que em muitas vezes os nossos estão machucando tanto quanto o da outra pessoa…
    Obrigada.
    Aninha-DF

  • José Ilton Andrade Santos-Juazeiro,Bahia

    Todos temos defeitos e essa parábola retrata bem isso,principalmente na conclusão,não acredito em casais,famílias,amigos ou colegas perfeitos,ou seja,em cada setor da sociedade como um todo,creio sim no respeito mútuo que trás o bom e duradouro convívio entre pares,superiores e subordinados,o que é inadimissível é querer que os outros nos engulam como somos,sem reconhecer nossos erros,sem se retratar pelas atitudes erradas,sem procurar ser uma pessoa melhor,desejada,saudosa na ausência.

  • Joana

    Bispo Bom Dia
    Penso assim também.
    Mais para mim quando se trata de alguém atrapalhar minha fé, quero bem distancia possivél.
    lembro que sem odia-la, mais quero bem longe de mim.

  • Marcos Crecchi

    Saber se relacionar é uma arte de poucos!

  • WYLMEM(BARROSO MG)

    BOM DIA BISPO EDIR MACEDO. É VERDADE !!!! SE FOSsEMOS PERFEITOS. COMO É QUE DEUS IRIA TRABALHAR EM NóS ??????

  • Márcia

    Bom Dia Bispo!!

    Bispo desde que comecei a acompanhar seu blog minha vida tem mudado a cada dia. Coisas simples como essa um dia já fizeram parte da minha vida. Buscar no meu companheiro a companhia perfeita, mas Graças a Deus temos pessoas muito abençoadas nessa vida. Para como numa manhã como hoje venha através de um pequeno texto levar uma grande verdade. Fique na paz do Senhor estamos na fé!

  • Regina Idelmar Uchoa Jorge

    Bom dia Bispo, feliz quinta-feira. Com certeza Bispo, nós temos que aceitar as pessoas como são com espinhos ou não, o imprtante que a cada dia, cada um por si e na presença de Deus, vai se moldando, e tb .Bispo, perfeito só Jesus,fika com ele amado amigo de todos nós.

  • Eduardo Henrique - Belém/PA

    Olá Bispo! Conviver com os espinhos de outras pessoas não é tarefa fácil para muitos, infelizmente. Temos visto pessoas da mesma fé se desentenderem e ficarem magoadas umas com as outras. Isso é ruim para quem vive tal situação e demonstra mal testemunho para quem está de fora e não vive a mesma fé que a nossa. É bom lembrar que o Senhor Jesus nos ensinou a amar nosso semelhante, isso inclui conviver com os defeitos dos outros.

    Que Deus o Abençoe!

  • Cléu

    Geralmente me afasto para não me machucar, já fui muito machucada nesta vida…
    agora evito me aproximar de certas pessoas, não sei se o que eu faço é correto mas
    não consigo me relacionar com pessoas que não tem a mesma fé que eu.

  • Josiani

    Olá,

    Confesso que muitas vezes é muito difícil entender as pessoas que eu mais admiro e quero ficar perto, mas tenho orado para que Deus me ajude a mudar.

    Josiani.

  • ELIZABETE DE SÁ ROCHA

    ola!bispo MACEDO, como é perfeito o nosso PAI ETERNO, pois faz comparações tão simples e singelas: mas,
    real devemos viver e apremder a conviver com as diferenças, pois perfeito só JESUS;então são estes exemplos
    que o senhor publica que dá forças para continuar. obrigado pelo carinho que o senhor tem de nos ensinar
    e que JESUS,abençoe o senhor e todos os nossos companheiros de fé.e que venhamos ter paciencia com
    todos.obrigado pelas suas palavras,simples e puras.

  • cristiane

    Bom Dia Bispo ! esse porquinho muitas das vezes está dentro da nossa própria casa e não é fácil aceitar mais ninguém é perfeito. NA FÉ DA FOGUEIRA SANTA DO MONTE SINAI.

  • Andreza Lobato_Belém do Pará

    Olá Bispo.

    Todos nos temos defeitos, mas também temos qualidades. Porém o ser humano olha muito mais para os defeitos e esquecem das qualidades.

    Ao inves da pessoa ficar olhando para o que o outro tem de pior, que tal olhar e incentivar o que ela tem de melhor.

    Fazendo isto não só nossos defeitos ficam pequenos como nossas qualidades transcedem as expectativas.

    Na pura fé!

  • alvaro galvao

    De verdade, esta mensagem faz refletir muito boa gente, mas é como se diz, temos de estar
    preparados por Deus para esta batalha, mas nem todos nós podemos ter esse privilégio de ver e sentir para alem das proprias feridas, teremos de ter muita fé em Deus, para alcançarmos este dom,
    de conviver com pessoas que nos feriram e que possamos atraves de Deus mostrar que podemos viver
    em harmonia aceitando todos os seus defeitos e valorizando as suas qualidades.

  • kassia lilian DF

    Bom realmente essa palavra de hoje é a realidade toda a humanidade temos que apreender a lidar com os defeitos das pessoas até mesmo para tornarmos mais felizes, por que apesar dos defeitos das pessoas aprendemos experiências que levamos para a vida toda.

  • carlos m. leal

    era td oq eu precisava ler p/ esta manhâ.
    Muito obrgdo Bispo!!sofro muito por as vezes ñ aceitar os espiinhos de cada um e ñ se esforçar a conviver com eles,sabendo q cada “porco espinho”tem sempre algo especial. A solidão é nada.
    Deus abençoe a todos e peço Oração nesta área.

    Matelândia P.r.

  • Dulcilene

    Bom dia Bispo!!!
    Que Deus continue abençoando o senhor mais e mais a cada dia.
    Nós de São José dos Campos agradecemos muito pela reunião de ontem ministrada pelo senhor.
    Foi uma noite muito especial.
    Abraços…

  • maria lucia de medeiros ferreira

    Ralmemte muitas pessoas so olham para os defeitos dos outros,temos que olhar para o nosso poque perfeito é sé (DEUS).
    Muito obrigado BISPO, QUE ( DEUS LHE ABENÇOE MUITO E MUITO MAIS)
    PETROPOLIS 27/06/2010

  • Alexandre

    os espinhos nos machuca, mas a crença a DEUS alimenta…

  • rogeria Barros Linhares

    Olá Bispo tudo bom gostei muito dessa parábola realmente hoje em dia as pessoas ja nao aceitam mais a outra por causa de alguma coisa ate hoje em dia os casamentos ja nao sao como antigamente hoje as pessoas procuram qualidade e perfeiçao na outra pessoa e esquece do que a outra pessoa pode oferecer para ela.

  • Dilza Rio de Janeiro Bangu

    Bom dia Bispo, para o ser humano natural é muito complicado amar aquele que te feriu ou que te fere mas para o ser humano espiritual torna-se mais fácil aceitarmos cada um com suas qualidades e seus defeito pois o maior Homem do mundo nos deixou esse exemplo pedindo ao Pai que perdoassem aqueles que o colocaram na cruz.

  • Irme Janzen

    Eu sou muuuito espinhuda…
    …mas o BOM PASTOR está trabalhando na minha índole.
    Graças à Deus!

  • Lucy Medeiros/MS

    Bispo que Linda a História acima… e as fotos mais belas ainda…mais, uma coisa é certa bispo, quando aceitamos as pessoas como elas são, com seus defeitos e qualidades, fica tudo tão simples…e isto, quem faz em nós é o ESPIRITO SANTO!!! Quando temos um encontro com DEUS, passamos a aceitar as pessoas como elas são…por isso vamos a IURD todas as Quartas e Domingos, em busca do encontro com DEUS!!! Deus o abençoe mais e mais. Na fé da FOGUEIRA SANTA DE ISRAEL.

  • Henrique

    Eu concordo plenamente.
    Temos que saber conviver bem, o fato de nós sermos de DEUS não nos torna perfeitos. Também temos nosso “espinhos”, e entender isto é importantissimo para nossa vida com deus e na casa D´ele.

  • Thais

    Que coisa mais fofa! Até nas pequenas coisas Deus coloca um toque de perfeição!

  • lucas / RJ

    Bom dia …
    Gostei muito dessa parábola, foi simples e objetiva e sem dúvidas a realidade das nossas vidas !!!

  • Ricardo Barros

    Muito forte esta parabola pois estou vivendo separado por causa dos espinhos e agora tou sentindo o forte frio da separação. Mas estamos lutando e a nossa vitoria é certa e depois de uma mensagem forte desta os espinhos podem vir pois agora vou aprender a aceita-los com mais inteligencia.
    Que Deus lhe abeçoe mais e mais Bispo o Senhor e toda sua Familia…

  • Ana Luiza Moretti

    Bom dia Bispo e participantes do Blog,

    O tempo, tem dito para mim, o mesmo.A maioria das coisas precisamos relevar, para podermos continuar na fé e esquentar a nós e outros mais débeis, para que haja menos mortes, pois o fim se aproxima.
    Na fé

  • Elizete

    Bom dia Bispo Macedo!!!

    É mesmo nas pequenas coisas que se tira grandes licoes, e essa do porco espinnho é exatamente o que todos nos passamos, pois nao vivemos só; e como os que convivem conosco sempre vai haver o momento e que um vai desagradar ao outro, e isso é inevitavel, temos que compreender para ser compreendidos, sempre no Espirito…
    Deus abencoe o sr. e obrigado por estas mensagens que sempre nos ajudam tanto….

  • Lorenna

    A pessoa de Deus usada por ele vive isto a pessoa que se acha d Deus e usada pelo diabo para DESTRUIR,APONTAR DEFEITO DO OUTRO,SEMEIA INTRIGAS E O PIOR DE TUDO SE ACHA PERFEITA.
    A PESSOA DE DEUS,AJUDA O OUTRO A CRESCER,TENTA DAR UM BOM TESTEMUNHO,AMA SEU PROXIMO COMO A Si MESMO E GERA PESSOAS MELHORES PARA VENCER.
    Entendeu?

  • maria valeria

    bom dia bp.e verdade bp.eu tenho que aprender isso pos sei que nao existe nimguem perfeito.

  • Priscila Cruz

    Bom Dia!!!

    Só consegue conviver com os defeitos do outro quem reconhece que também tem defeitos.

    Deus abençõe

    Priscila Cruz
    BH Minas Gerais

  • Lucia Uchôa

    Bispo, peço ajuda em oração para enfrentar e suportar (na medida) cada ‘porquinho espinho’ que encontrar pelo caminho, e olha que não são poucos porcos. Deus o abençoe.

  • Odete Paes de Negreiros

    Valeu!
    Obrigada.
    A história é uma bela lição, mexe com cada um, de acordo com sua vida, com seu dia a dia. Vale a pena meditar essa parábola. Comigo oh, como mexeu!
    Obrigada pela lição!!!

  • ESTER

    É uma realidade esse texto, a convivência com o próximo, muito tem nos machucado.
    Os espinhos estão sempre nos arranhando. As vezes choramos. No nosso Senhor foi colocado uma coroa de espinho, surras,deboches, cusparada e mais o peso de nossos pecados e mesmo assim suportou tudo.
    Ensinou-nos que amor tudo suporta. Acada dia Ele tem nos sustentado e consolado.

  • Gislene

    Bispo muito legal essa historia, pois no nosso dia a dia temos que lidar com tantas feridas e dores se não se pararmos para pensar podemos tomar atitudes as quais os unicos prejudicados seremos nos mesmo.
    Essa historia que faz refletir muito esse ultimos dias em que tenho passado.

  • THIAGO GOUVEIA

    REALMENTE É VERDADE QUE TEMOS QUE APRENDER A CONVIVER COM OS DEFEITOS DOS OUTROS E ADMIRAR COm CERTEZA AS SUAS QUALIDADES

  • Ana santos

    Bom dia Bispo Macedo,não é fácil viver com os defeitos dos outros pois isso exige muito sacrificio mas do que é que nós não temos feito,numa vida inteira!Sacrificios, só que alguns sem mesmo termos consciência.Neste momento há que fazer SACRIFICIOS como os porcos espinhos fizeram pois eles sabiam o que iam obtêr e nós?Do que é que estamos á espera para dar áquele de onde tudo provêm: DEUS,o nosso maior SACRIFICIO!

  • Leandro

    Que bichinho feio!

  • Luciana Mendes - B.B. - Portugal

    Bispo, bom dia. Muito Obrigado. Deus Abençoe mais e mais.

  • Fabi -Simples Serva

    Essa historia mostra o qual importante e aprendermos a viver suportando as diferenças das pessoas.
    As pessoas que se afastam do convivio do grupo da fé, serão pessoas que em 80% estarao longe de Jesus

  • Jéssica

    Muito forte essa parabola. Realmente devemos aprender a conviver com os erros e as qualidades das outras pessoas. Muito bacana mesmo essa historia

    Jessica
    Mauá-SP

  • luiz silva

    Perfeito um so ,que e o Senhor Jesus.

  • jorge reis

    muito peculiar haja vista que convivemos com ”espinhos” de parentes, amigos, e até irmãos em cristo todos os dias…

  • Ana Villatoro

    I like this story, thank you for sharing.

  • Paulo Santos - Sorocaba - SP

    Olá Bispo,

    Muito forte essa mensagem! Eu estou na igreja há muitos anos, e sempre tinha o costume de falar que alguns pastores e bispos que por aqui passaram eram especiais (pela mensagem, pela busca etc) e sempre que um deles saia da fé, ou para outra denominação eu me decepcionava e ficava hiper triste! Até que um dia vi o meu atual pastor falando o seguinte: Se você olhar para o “maior” homem de Deus nesse planeta e vê-lo como perfeito, esse mesmo homem irá decepcioná-lo, pois ele é homem.

  • Dudu de Santa Cruz - RJ

    Poxa, muito bacana essa história, devemos somente olhar para as qualidades de quem estão a nossa volta!

  • andreia martins

    Quase me esqueço… as fotografias do porquinho estão um amor.

  • andreia martins

    Caro Bispo Macedo
    Aprendo tanto com suas postagens. Tem sido de grande valor em nossa vida, em nosso crescimento e amadurecimento espiritual. Depois de encarar alguns muitos espinhos, a gente aprende a lição exatamente como o senhor mostrou nessa parábola, mesmo porque, se os espinhos de alguém que está perto nos fere, de certeza que os nossos espinhos também podem estar ferindo. Um grande abraço ao senhor e sua família.

  • Paula lima mendes

    É verdade,não existe pessoas perfeitas,mas temos qualidades q superam nossos defeitos!!

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: