Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

O ateu que não vive sem Deus

img

O escritor português José Saramago (prêmio Nobel de literatura, em 1998) acaba de lançar outra obra que tem como pano de fundo a Bíblia Sagrada. No livro “Caim”, Saramago busca, mais uma vez, questionar e colocar em dúvida a justiça de Deus e apontar um criador que, sob seu ponto de vista, é “cruel, invejoso e insuportável”.

Em uma entrevista à revista portuguesa “Visão”, José Saramago define a Bíblia como “um manual de maus costumes”, onde se encontra todo tipo de atrocidades, e procura, com sua retórica intelectual, questionar a veracidade das Escrituras, opondo-se veementemente ao conceito de que ali se registre a Palavra de Deus. “Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a bíblia e perde a fé”, repete Saramago na entrevista.

Em 1991, o escritor já havia causado polêmica com o livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, no qual sugere uma relação amorosa entre Jesus e Maria Madalena, no que parece uma tentativa desesperada de aproximar-se do divino, humanizando a figura de Cristo, já que o caminho inverso lhe parece improvável.

“Ateu empedernido”, como ele mesmo se define, e comunista por ideologia, os argumentos de Saramago em sua obsessão por “desmascarar” Deus perdem-se entre acusações à Igreja Católica – remetendo-se a atos como a inquisição, as cruzadas, as masmorras e tudo que faça parte de um passado opressor em que a instituição exercia claro domínio social e político sobre a sociedade cristã – e uma espécie de inconformismo por não encontrar na Bíblia a retratação de um deus que provavelmente povoe seu imaginário ateu.

Dizer que um ateu conceba qualquer tipo de imagem relacionada a Deus pode parecer um contrassenso, mas o próprio discurso de Saramago sobre o tema é contraditório e confuso. Ele mistura conceitos e definições sobre Bíblia, cristianismo e igreja católica como se tudo fosse algo único. Diz que a Bíblia é “manipuladora”, como se as pessoas fossem dominadas por uma espécie de torpeza e ficassem desprovidas de opinião própria ao lerem as Escrituras. Reivindica e valoriza a liberdade que, segundo ele, é negada e oprimida por Deus, mas prega o comunismo, que é um dos regimes mais castradores da história política mundial. Sentado no trono de sua reconhecida e aplaudida intelectualidade, vale-se do prestígio alcançado por sua importância literária para “impor” sua opinião como verdade absoluta e julgar ignorantes os que não concordam com ele.

Mas, o que é mais ambíguo, paradoxal e interessante no discurso de Saramago é a energia que ele despende para criticar, debater e contradizer algo que ele mesmo acredita que não existe. Saramago não concebe ou aceita os mistérios e a mensagem espiritual da Bíblia porque só consegue lê-la e interpretá-la de forma racional e literária e não admite ou não enxerga a relevância de um livro que tenha atravessado os séculos e continua atual.

A própria Bíblia aponta, literalmente, o caminho que Saramago deveria seguir para lê-la e aceitá-la sem questionamentos racionais quando afirma a existência de mistérios, dizendo: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos…” (Deuteronômio 29:29).

O discurso de Saramago nos leva a crer que, talvez para seu próprio desespero, ele se revele um dos maiores buscadores de Deus. Mas sua arrogância intelectual só lhe permitiria aceitar um Deus explicável, que coubesse na limitada caixa da compreensão humana e que não dependesse do desconfortável e inseguro – do ponto de vista racional – conceito de “fé” para ser aceito. Mas, o Deus em quem Saramago não crê “…escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios…” (I coríntios 1:27)

Por Inahiá Castro

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • edjean

    só DEUS tem misericordia dele.

  • Marcello

    Não conheço as obras de Saramago, mas conheço várias de Deus (principalmente em minha vida). No mundo, “polêmica” dá dinheiro. Que ele se curve e adore diante do Nosso SENHOR e Pai, é o melhor p/ a vida dele. Fiquem c/ Deus.

  • crislaine vieira da silva

    Por mais que as pessoas tentem entender a Deus elas jamais vão conseguir pois Deus fez as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. Crer é aceitar a vontade de Deus em nói, sem perguntar causa, precaução, efeito ou recompensa, você observa quando uma pessoa vai entregar a sua vida para o diabo, ela não quer saber o que ela vai ter quer fazer, mas somente se vai alcançar aquilo que tanto deseja, por isso não devemos nos preocupar com o que Deus vai fazer na nossa vida.

  • deus por enquanto nao esta procupado com que ele fala e sim com ele.Deus ama ele,se ele quiser vim para deus o recebera.porem na sua morte se deus nao ver jesus nele ai ele estara encrencado.o diabo nas tentaçoes no deserto nao resistiu quando jesus usou a PAlavra,muito menos este resistira.

  • João Marques (Portugal)

    O bispo Macedo lembra-se quando falava sobre a sinceridade?
    O José Saramago é um homem incrédulo, ele fala que Deus é cruel, mas é sincero na crença dele.
    Lembro-me quando o apóstolo Paulo era Saulo e perseguia os cristãos, ele fazia isso na sua sinceridade.
    Quem sabe se um dia este José Saramago se converte ao Sr. Jesus e aplica a sua sinceridade na pregação do Evangelho?!
    Com certeza que ele ia ser usado por Deus para salvar muitas almas.
    Vamos orar para que isso aconteça.

  • Nani

    Texto excelente esse da Inahiá; claro, inteligente e desprovido de preconceitos. Muito bom.

  • Sara Lúcio

    É bispo, José Saramago quer ENTENDER as coisas espirituais para ele aceitar Deus de uma maneira que ele compreenda com mais facilidade. As coisas de Deus não sao faceis, nem para se entregar é facil. E para se entende-las tem q se entregar, mas os sábios não querem esses sacrificios, por isso ficam desesperados em querer desvendar uma coisa que sabedoria humana natural nao faz intender e sim so a SABEDORIA do Espírito Santo!!!

  • Fernando Augusto

    O engraçado é que ele já escreveu duas obras (imaginem que tem escritores que demoram anos pra escrever uma obra) pra falar de algo que ele não acredita… A pergunta que não quer calar é: “Se ele não acredita, por que se envolve tanto?! Por que questiona tanto?!”… Ele precisa é crer em Quem permitiu ele existir.

  • tina

    Por acaso o sr. saramago ja perguntou a si mesmo: de onde vem o ar que ele respira? Entre o livro sagrado “biblia”e os muitos livros que o mesmo ja escreveu. Qual deles transporta ou insinua maus costumes? Espiritualmente, sabemos a proveniência desses comentários infelizes do sr. saramago: vem de satánas. Para colocar dúvida na mente de todos aqueles que crêm em Deus Poderoso.

  • welington bruno santana

    A Bíblia é o livro mais vendido no mundo.
    Ele como um homem inteligente deveria parar e se perguntar: será que a minha opnião não está errada.
    Outro fator é: No príncipio criou Deus os céus e a terra. Gênasis 1:1. Mas adiante a bíblia relata a criação do homem. Quantos anos Saramago tem? E a Bíblia?
    Ele estudou história no colegial que relatou sobre passagens da Bíblia.
    Era uma criança, hoje um adulto que esqueceu tudo que aprendeu.
    Que Deus te de uma oportunidade a salvação ( Saramago ).

  • Elisabeth Soares P.Novo Portugal

    Que DEUS tenha mesericordia desse sr…porque é;(pobre, cego e nú.e um dia pediram a sua alma. e o que terá ele preparado?

  • rodrigo nascimento

    é verdade ele se diz tão ateu e busca pela palavra de Deus explicações ,porém nunca vai conseguir enquanto não lhe sair as escamas dos olhos.DEUS tenha misericordia de todos nós!!!!!!!

  • Brilhante o texto dessa moça. É tão raro encontrar um ateu de verdade! A maioria é como Saramago: por algum trauma pessoal ficou com tanta raiva de Deus que dedica sua vida a destruir sua imagem, tentando provocá-lo ao dizer que Ele não existe. É muita energia despendida para atacar o que não existe. Deus e a Igreja Católica são duas coisas bem diferentes e esse tipo de posicionamento confuso me fez -e ainda me faz – questionar a inteligência de Saramago em sua prisão mental.

  • Douglas

    Realmente é um buscador de Deus.
    Mas eu creio que a maioria desses ateus na verdade são revoltados com as religiões,
    como a igreja católica, por exemplo, e no fundo não conhecem e não entendem a mensagem da Bíblia,
    e no fim acabam por se perderem mais ainda por causa da arrogância e do orgulho do coração deles. Vamos mesmo orar por esses homens!
    Eu mesmo só tenho a agradecer a Deus e à IURD porque um dia eu perdi esse orgulho e arrogância e encontrei Deus, num mundo tão confuso como hoje.

  • shirley

    olá! boa tarde! bispo macedo!

    estou escutando a palavra Josué, e meditando será como este escritor resolve os problemas do dia a dia?
    Como ele consegue resolver?
    Se Jesus é a solução ele vive em conflito, por isso escreve tantas baboseiras.
    Este escritor vive nas trevas e procura a luz
    Deus tenha misericórdia dele.
    Vamos orar para que venha acontecer o inverso, sendo testemhunha viva do Senhor Jesus.
    que ele encontre a luz que tanto busca.

  • Shirley Rodrigues

    Falando sobre ateísmo, ontem ouvi de uma colega de profissão, jovem e bem informada, a seguinte frase: ” Eu não preciso de Deus”. Mais triste foi o que veio após esta afirmação, que ela proferiu tão convicta: “Eu fui criada dentro de uma igreja evangélica”. Digo triste porque apesar de ter ouvido a Palavra, ela fez uso do seu livre-arbítrio para descartar Deus de sua vida. Questionada sobre como explicar o fôlego da vida, não houve saída senão uma resposta evasiva.

  • Jose Roberto

    É por causa destes levantes e outros que nós CRISTÃOS nos fortalecemos;e quem vive pela fé agradece a DEUS.

  • Allan Carvalho de Souza

    De fato, Deus escolhe as coisas loucas do mundo para confundir os sábios, e eu sou prova viva disso. Há três anos atrás eu era Ateu e odiava a igreja, e assim como este autor, escrevia varias redações massacrando a igreja evangélica, falava coisas horriveis, discutia e me empenhava em desmacarar a Biblia, além de crer em varias teorias apócrifas, enfim, era totalmente alienado da fé. Hoje, pela misericórida de Deus, estou como Obreiro. E a palavra se cumpriu, pois todos se confundiram comigo.

  • Rose Lacerda

    Como a amiga Jaqueline disse: Como explicar o inexplicável? Ele( o escritor) não conhece O Deus dos impossíveis! Na fé!

  • Luís Alexandre Tanús Santiago

    Nós os que estamos firmes na fé temos que orar para que Deus tenha misericordia destes os fracos na fé os ateus., mentiros enfiem os que estão no pecado, sabendo que não importa o “pecadinho, pecado ou pecadão” o que importa é que todos levam a segunda morte, sabendo disso oremos e vigiemos mais ainda pois devemos tomar cuidado pra nunca jamais cairmos, pois o Senhor Jesus é suficientemente poderoso pra tirar e acrescnetar da arvore da vida. Concordo com o texto obrigado Bispo em nome de Jesus.

  • Senhor tenha misericordia do Sr SARAMAGO… ele um dia sera um homem de deus.

  • almir campinas-sp

    e é o que o diabo quer, denegrir a imagem do SENHOR JESUS e afastar as pessoas do verdadeiro DEUS que liberta e cura. e ele usa a igreja católica e outras denominaçôes(inclusive ditas evângelicas). o que devemos fazer é orar para que o senhor escritor josé saramago seja livre deste espirito de enganação e que tenha um verdadeiro encontro com o SENHOR JESUS, pois desta forma ele verá que o SENHOR NOSSO DEUS é bom como diz a escritura sagrada. e oSENHOR JESUS veio para isso,para nos libertar. amêm

  • almir

    bom dia á toda familia iurd! meus amigos,eu tenho a seguinte visão sobre este fato! essa doutrina sâtanica que se chama catolicismo,sempre colocou nas mentes das pessoas,que eles são a unica igreja que sempre existiu(mentira,pois já existia o templo do DEUS vivo antes) e sendo assim,as pessoas criam que realmente estava á serviço de DEUS. desta forma,as perseguisões,inquisicões e muitas outra barbaries cometidas por eles(religiosos) seriam um castigo de DEUS. isso criou-se vários saramagos!

  • Bernadete Catedral Bel

    Infelizmente ainda existem pessoas que tem se deixado levar pelos conceitos tão absurdos de uma criatura que ao menos sabe o que é realmente ter um encontro com Deus. Ainda que me perguntem como Jonas foi parar no estômago de um peixe eu jamais questionarei, pelo contrário eu creio!!!!! PORQUE SÓ EU SEI DE ONDE DEUS ME TIROU!!!!!!!!.

  • monica andrade

    é bispo infelizmente muitos se preucupam com o pecadão e mesmo quando seja ele pequeno, medio ou grande sempre será um pecado por mas mínimo que seja.

  • joana

    Sendo eu portuguesa isso nada é mais que uma estratégia de markting, pq infelizmente hoje em dia todos que falam contra Deus trazem curiosidade, polemica e fazem o publico querer saber do que se trata. é pena que essas mesmas pessoas sejam referencias literarias do nosso Pais. Eu vi tb a reportagem em que saramago falava do seu livro e é triste a ignorancia com que ele fala da Biblia e de Deus. Livros, filmes que querem desafiar a Deus é triste eu desejo que essas pessoas se arrepandam.

  • michele

    Pois é bispo…pessoas como ele sempre existiram e sempre existirão, são muitos os que criticam e descordam da biblia.
    Só nos resta orar por essas pobres e lamentáveis almas.
    Que Deus tenha misericórdia delas!

  • Mônica-Meier RJ

    O Gindor (MENS 44), fez uma conclusão bem reflexiva, é muito importante que nós como Cristãos, comecemos a transformar os nossos pensamentos a respeito das pessoas e do planeta em que vivemos. Deixemos de ser criaturas com visões pequenas, pois o Deus que cremos é Grande e capaz de transformar vidas, como fez com Apóstolo Paulo. Amanhã José Saramago poderá estar escrevendo um dos maiores Best- Seller a respeito da vida de Jesus Cristo. Colocando virgulas de forma única, o que levou ao Nobel.

  • critiani oliveira da silva

    posso entender Saramago, pois qdo li a biblia como livro pirei! Mas qdo me coloquei como criatura q precisava do Seu Criador ah! foi uma coisa inexplicável tomara q ele tenha o privilégio q eu tive. De conhecer o Meu Deus, pois assim posso chama-Lo Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Diegues

    Pois é, mais um desesperado ………..ele não sabe o que diz,sabendo será feliz.

  • Amado Bispo.Infelizmente alguns ¨intelectuais¨se acham superior a Deus.Muitas vezes, até para fugir daquilo que é insofismável, como a grandeza de Deus. Socrates disse ¨Só sei…que nada sei¨.O apóstolo Paulo o mais culto dos discípulos de Jesus,de perseguidor passou a perseguido por seguir a Deus.O Sr.Saramago, não nego seu talento literário,poderá também ter a atenção de Deus e deixar de ser mensageiro do diabo, oremos para que ele queira se modificar.Deus o abençoe.

  • Gilberto

    tadinho, o que ele poderá acrescentar ou diminuir com a sua imponência, coitado, e no dia da aflição? que o poderá o livrar?, se não arrepender-se.

  • Camila

    E aquele que não tiver pecados… que atire a primeira pedra!!!

  • carla costa

    lamentável

  • Emanuele - Juiz de Fora, MG

    Achei super interessasnte este artigo sobre Saramago.Eu acompahei notíciários sobre o lançamento do livro,inclusive li trechos da entrevista citada. Vamos orar por ele, porque uma mente brilhante dessas sendo usada pelo Diabo é um desperdício.

  • GÍNDOR DIAS DA SILVA

    …conhecíamos, era o “Cristianismo Romano”, falso, mentiroso, sanguinário, ladrão. Pesquisem as “Cruzadas” e saberão do que estou falando, e, porque os Mulçumanos odeiam tanto o Cristianismo! Creio que foi baseado nisso, e, por desconhecer a Bíblia, que o Sr. Saramago escreveu dessa forma! Aliás, não foi Paulo um grande intelectual que também perseguiu e matou tantos cristãos, e, que foi tão abençoado e usado por Deus, sendo o que mais escreveu sobre Jesus, justamente por ser um intelectual?

  • GÍNDOR DIAS DA SILVA)

    Caríssimos: Faço minhas as palavras da MÔNICA (MEYER-RJ, MENS. 46. CRITICAR, ACUSAR, JULGAR… não são boas qualidades de um cristão sincero! Aliás, o próprio SENHOR JESUS, mandou-nos que orássemos pelos n/ inimigos, pois que valor teria o orarmos pelos n/queridos? Outra coisa, quantos dos que manifestam opiniões s/ base, s/ mesmo conhecer o “acusado” teriam condição de “humanamente” se nivelarem a tão importante figura de escritor? Outra coisa, o “cristianismo” que todos conhecíamos (continua)

  • Antelize Santos SSA -Ba

    Mas, o Deus em quem Saramago não crê “…escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios…” (I coríntios 1:27) Se é que ele é tão sábio mesmo. Se fosse um sábio, ia sentir a presença do Deus JUSTO, FORTE e VERDADEIRO, sem precisar de tantas indagações . Deus existe e pronto! Ele É o Principio e o Fim. Que tipo de Escritor é esse que para se enaltecer precisa desprezar e duvidar do meu Deus?

    Q o Deus q segura esta Terra com a Palma da Mão DEle, continue nos Iluminando Bispo Macedo

  • Jair de Goiás

    Gostei dessa mensagem.
    Tem um porém… Se não tivesse encontrado uma Igreja Universal, eu teria dois caminhos: a doença tinha me matado ou seria um ateu doente.

    A Igreja Universal foi a última porta e entrei como um ateu; pois eu busquei ajuda em várias igrejas, religiões e tratamentos e nada resolveu.

  • viviane

    DEUS tenha misericordia dele…

  • Maurici - IURD Peruibe

    “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” Amado Bispo, muita gente está procurando um deus, até dentro da igreja, como aconteceu com Jó que até sacrificava por amor aos filhos. Precisou perdê-los (e todos os bens) para ver a Pessoa do Deus Verdadeiro que sempre esteve ao seu lado: SENHOR JESUS CRISTO! “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”! Não é fácil compreender esse mistério, mas foi revelado ao senhor e vem sendo revelado a muitos outros. Um carinhoso abraço

  • ALBERTO

    Infelizmente muitos não sabem usar o potencial q DEUS lhes deu para fazer o bem, eles se destroem como os pilotos suicidas do Japão na segunda guerra. O pior é q contaminam os fracos espirituais, e nao entram e não deixam os q querem entrar para o reino de DEUS. Infelizmente esse tipo de gente é q são bem vista e os de DEUS maus visto, pq falam a verdade. Eles tem olhos e não veem, ouvidos e não ouvem, dinheiro pra usar e não sabem como usar….Que DEUS continue a lhe abençoar bispo.

  • Katiane - Bahia

    Bispo, é incrívelmente lamentável que um homem que possui uma capacidade tamanha de escrever obras de uma forma única que é, mas devido à cegueira espiritual a um “trauma” cristão(católico), dizer tantas asneiras e ainda assim considerar-se detentor da verdade, ele nega até o ensinamento do Senhor Jesus que diz que “(…)ELE é a verdade(…)”. Mas enfim, só posso clamar a Deus e usar das bençãos que Ele me concede e ofertar cada dia mais para que a obra de Deus alcance essa alma sedenta. Na fé!

  • Rennan Santos

    Deus só não existe para aqueles que assim não querem!

  • Mônica-Meier RJ

    Existe um grande número de pessoas que hoje conhecem a Deus, e que ontem também eram ateus. Saramago ganhou o Prêmio Nobel por possuir um genêro literário único. Foi uma criança pobre, frequentava a Biblioteca Pública a noite para poder ler os livros, pois trabalhava durante o dia. Escreveu grandes obras: “A Caverna”, “Política dos Cinco Sentidos”, “Provavelmente Alegria”, etc. Foi descriminado e oprimido pela Igreja Católica, será que não estamos fazendo o mesmo? “Nâo Julgueis”. lembra?

  • Jaqueline Corrêa

    COMO EXPLICAR O INEXPLICÁVEL?

    Difícil é para alguém explicar o inexplicável, entender o sobrenatural e concordar com a fé. Se isso já é difícil para uma pessoa que crê em Deus, imagine, então, para um ateu!

    Talvez seja por isso que o renomado escritor e ganhador do prêmio Nobel de literatura de 1998, José Saramago, seja um autêntico crítico de Deus. O português, de 86 anos, que lançou neste mês o livro “Caim”, costuma dizer em suas entrevistas que “pensa em Deus apenas para criticá-lo; para mostrar o absurdo de uma crença que não resolve nenhum dos nossos problemas.”

    Quem sabe este sábio contemporâneo não tenha motivos para acreditar em Deus. No entanto, como é contraditório um ateu assumido dizer que pensa em Deus, nem que seja para criticá-lo! Se acredito que algo não existe, não penso nisso. Ao menos que, no fundo, eu acredite e não queira assumir.

    Saramago, falando a respeito de seu livro, acredita que os cinco livros da bíblia, o Pentateuco, são absurdos e criminosos. “Como Deus poderia mandar Abraão matar seu filho Isaac, apenas para provar sua fé?” O autor não entende, mas quem coloca uma boa dose de inteligência em sua fé sim.

    O escritor, apesar de não acreditar na existência de Deus, admite sua mentalidade cristã. Segundo ele, seus valores são de acordo com o cristianismo.

    No vídeo oficial da apresentação da obra “Caim”, há uma frase audaciosa e desafiadora: “Que diabo de Deus é esse que para enaltecer Abel, despreza Caim?”

    Usando a fé, dá para responder: O próprio Caim se deixou desprezar ao não considerar Deus. Diferentemente de Abel.

    Deus é tão misericordioso, que dá anos e mais anos de vida a pessoas que não se importam com Ele, nem mesmo O consideram. Afinal, Deus não se compraz na morte do ímpio (Ezequiel 18:23).

    Sabemos que querer explicar o inexplicável é uma grande perda de tempo. Olhar para o universo e tentar contar as estrelas, é coisa para loucos. E comprazer-se de Deus sem usar a fé, é impossível!

    Mas isso, enquanto for ateu, Saramago nunca entenderá.

  • ALEXANDRE FERREIRA

    IGUAL A ESSE TAL DE SARAMAGO O NOME JA DIZ TUDO VIRAO MUITOS PARA TENTAR DESESTIMULAR OS QUE ESTAO NA FE POIS A PROPRIA PALAVRA DE DEUS NOS DIZ QUE VIRIAM MUITOS PARA LEVAR OS QUE ESTAO FRACOS NA FE ENTAO CAROS AMIGOS A INFORMAÇAO QUE NOS TIRAMOS DESTE TEXTO DO BISPO E QUE PRECISAMOS ORAR E VIGIAR POIS O FIM ESTA PROXIMO E O CAMINHO E ESTREITO QUE DEUS ABENÇOE A TODOS E CONTINUE TE ILUMINANDO BISPO

  • É POIS É BISPO TEM MUITA GENTE CEGA AINDA NESTE MUNDO,A EXEMPLO DISSO,
    FOI EU, EU TAMBEM PENSAVA O MESMO QUE ELE, EU FALAVA QUE DEUS E O DIABO NAO EXISTIA,QUE ERA SO ILUSÃO DAS PESSOAS. MAS QUANDO EU ABRI OS OLHOS E VI, PENSEI QUANTO EU TAVA ERRADO A RESPEITO DISSO.
    VAMOS ORAR PRA QUE DEUS ABRA OS OLHOS DELE E O ENTENDOMENTO.
    QUE ELE NAO SO LEIA A BIBLIA SO COMO UM SIMPLES LIVRO MAS QUE ELE VEJA
    COMO A PALAVRA DE DEUS, QUE PODE MUDAR A SUA VIDA.

  • Obreiro Jesusmar/ Marabá-Pa

    Igualmente o senhor falou bispo, alguns homens procuram Deus de forma intelectual e de certo modo não estão errados! Porém o caminho que eles trilham sempre os levam a nada. Como o Senhor mesmo citou o versículo bíblico, Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. A fé racional tem que ser colocada em prática, porém o caminho a ser trilhado eles precisam conhecer: JESUS CRISTO. O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA! Deus abençoe mais ainda o senhor Bispo…

  • Carlos Gutemberg

    Espero que um dia, assim como aconteceu com o apóstolo Paulo, Saramago possa cair do seu “cavalo” de arrogância e soberba intelectual, passando de perseguidor a seguidor daquele que é a fonte de toda sabedoria.

  • REGINA

    BISPO ESTE HOMEM É UM LOUCO, O SENHOR DEUS É A MELHOR PESSOA DO MUNDO. BISPO AGRADEÇO A DEUS POR O SENHOR EXISTE. UM FORTE ABRAÇO.

  • VAL DUARTE

    QUE ELE CONTINUE A PROCURAR O IMPOSSIVEL E ACABE ENCONTRANDO O POSSIVEL ;O SENHOR JESUS, ASSIM COMO PAULO TEVE UM BELO E MARAVILHOSO ENCONTRO DE TRASFORMAÇÂO DE VIDA E IDEIAS, MESMO COM TODA A SUA BAGAGEM INTELECTUAL;UM BOM DIA BISPO!!!!!!!!!!!!!

  • Obr. Eduardo Henrique A. Carvalho - Catedral - Belém/Pará

    Bom! Tenho certeza que assim como Caim não agradou à Deus, José Saramago fez o mesmo. Faço minha as palavras de Saramago, em nova versão é claro! Lê Saramago e perde a fé.
    Que Deus tenha misericórdia deste renomado Escritor.

  • Obr.Romualdo

    Este José Saramago quer fazer esta idéia que ele tem valer, talvez seja poque é a unica fonte de renda dele é este livro. Ele por sua vez não coloca Deus na frente de nada, mas um dia todos nós estaremos diante do trono branco para darmos conta de tudo aquilo que falamos, pregamos e ensinamos. De uma certa forma ele quer conhecer a Deus, porque se não ele não buscaria fundamentos biblicos. Que Deus O converta em quanto é tempo.

  • Ob.Cremilda

    Bispo é desses que Jesus quer logo logo ele vai está na presensa de Deus
    não tenho nem uma duvida,lembro da quele testemunho do medico que era ateu que se converteu
    que a paciente dele que já estáva desenganada praticamente morta ela se levantou e dise que ela
    ia sai dali curada e evangelisou ele e a esposa orando porele só com otestemunho dessa jovem
    ele se converteu e ainda pediu perdão do senhor que ele falava muito da igreja universal que Deus
    abençoe.

  • DANIELE

    BISPO QUE DEUS TE ABENÇOE .NÓS QUE SERVIRMOS UM DEUS GRANDE E PODEROSO TERMOS QUE VIGIAR O MÁXIMO E GUARDAR O NOSSO CORAÇÃO…

  • Belémm Mamed

    Bispo, é mais um intelectual, querendo se soprepor aos poderes de DEUS. Não sei porque, os Cientistas e grandes estudiosos não acreditam no criador de tudo!

  • Adailson Pereira

    Bispo, antes de conhecer a IURD também tive pensamentos ateus. Até conhecer verdadeiramente a Deus, tive sérias dúvidas sobre sua existência. Foi a escola, os amigos, a mídia, e eu aceitando tudo que falavam. mas, quando me cheguei a Deus e disse: “se o Sr existe se mostra pra mim;” e ele se mostrou forte e eficaz e mais real e concreto do que eu. A todos que tem essa dúvida eu aconselho: humildemente pessa que Deus mostre a sua existência e ele provará que é mais concreto do que você mesmo! obrig

  • Maria do Socorro Vieira Pinto

    É o próprio satanás falando. Que Deus tenha misericórdia da alma dele.
    A IURD de Canindé – CE, ora pelo senhor e toda sua família.

    Um abraço

    Obreira Socorro
    IURD Canindé-CE.

  • vieira

    bom dia Bispo,
    engraçado o ateu não crê, como afirma, mas está sempre buscando algo, sempre a procura….mas desejo que um dia ele desperte, ante que seja tarde.
    Deus abençoe o sr. sempre.

  • FABIANO

    O QUE diz A palavra de DEUS sobre os ateu?

    Olha que bonita estas palavras meu irmão ateu:

    (Salmos 10:4) 4 O iníquo, segundo a sua arrogância, não faz nenhuma pesquisa; Todas as suas idéias são: “Não há Deus.”

    (2 Pedro 3:3-4) . . .nos últimos dias virão ridicularizadores com os seus escárnios, procedendo segundo os seus próprios desejos 4 e dizendo: “Onde está essa prometida presença dele? Ora, desde o dia em que os nossos antepassados adormeceram [na morte], todas as coisas estão continuando exatamente como desde o princípio da criação.”

    Ta vendo Ateu,você está na Biblia…

  • Luiz Àguas de Lindóia SP

    “Ai daquele que contende com o seu Criador!E não passa de um caco de barro entre outros cacos.Acaso,dirá o barro ao que lhe dá forma:Que fazes?Ou:A tua obra não tem alça.”Isaias 45:09;Bom dia bispo isso aqui é um trecho simples que retrata que esse e outros ateus como todos nós, não passamos de barro,ele é tão ignorante que ainda não reconheceu isso.Deus abençoe a todos e ao senhor bispo!!

  • Alexander (sertãozinhosp)

    A ciência só existe por causa da duvida. E quando um ciêntista busca algo com tanta fome acaba encontrando. Quanto mais eles estudam mais chegam perto da existencia de DEUS. E buscar algo que não exista é no minimo incoerencia. Eu sei de uma coisa o diabo se preocupa em atingir os que estão firmes na igreja porque os que estão fora já são dele, e logo logo de tanto procurarem se converterão.

  • Suzana

    Olá!Bispo.

    Este homem é mais um Saulo que nesta caminhada da fé cruza em nossos caminhos;e que não demora será o grande Paulo,surpreendendo a si mesmo com o Poder de Deus revelando-se á ele.
    Vamos esperar para ver.

  • Silvéria Gonçales

    Como fica notório a ignorância diante da intelectualidade…..Fico imaginando,como seriam estas pessoas num encontro verdadeiro com Deus…daria tudo para assistir uma cena destas.Não para humilhação da pessoa,mas para a Honra e Glória do Senhor que hoje sirvo de todo o meu coração…
    Amém.

  • Valeria-SP

    Bispo Macedo, suas palavras nos alimentam a cada dia. Que Deus abençoe cada vez mais o seu ministério e toda a sua familia.

    Quanto ao mencionado escritor, necessário falar que ele “acredita em Deus”!!!, pois, do contrário, como poderia uma pessoa contestar “aquilo” que diz ser inexistente? Aquilo que não existe, pela lógica, não pode ser contestado;
    Inteligentes, sábios, somos nós, os que acreditam e creem no Senhor Jesus Cristo e na sua palavra sagrada.

  • Mary Eduardo

    MARAVILHOSO!

    Bispo acredito que temos de orar muito por ele, pois é muito sabio e está cheio de ideias.
    Não entende que para conhecer o verdadeiro Deus, vai precisar se esvaziar de TANTA (sabedoria).
    Que Deus continue abençoando o Sr. Bispo e toda sua familia.

  • Clélia Luduvico

    Bispo, eu passo por uma situação muito parecida, meu esposo é totalmente ateu, ele é doutorado pela USP em economia, e eu humilde serva do Senhor Jesus. Há dois anos ele descobriu que estava com câncer na garganta e já havia se espalhado por outros órgãos, ai começou o processo de tratamento, primeiro uma cirurgia, depois várias quimeoterapias e radioterapias, as coisas não estavam nada bem, e eu clamei a Deus fiz apresentei meus votos diante Dele, e veio a resposta, ele estava curado!

  • Janaina

    Aliado ao Saramago, o Chico Buarque tb em seu último livro faz críticas, porém, aos evangélicos. Faz coro com velhas afirmações: crente é burro, ignorante, etc, etc. Eles preferem não ver o óbvio! São tão inteligentes e não conseguem resolver seus problemas!
    Adorei o artigo! Como uma outra pessoa disse, tb faço Letras na UFRJ (mestrado) e é sempre muito bom ler um texto bem argumentado. Realmente, ñ conheço nenhum ateu q viva sem Deus: eles combatem algo q p/ eles ñ existe!rsss

  • Adélson

    Prezado Bispo,
    A maioria dos intelectuais não gosta nem deles próprios – semelhante ao dono de posses que se deixa dominar pelas coisas possui. Outra analogia que faço é em relação ao crítico de arte que ultrapassa a análise da arte em si para atingir o criador.
    É mais ou menos como alguns orientais definem (nós) ocidentais: “uma cabeça muito grande e uma base muito frágil.”
    Hoje percebo o seguinte: instinto é excelente como servil, não como senhor – o mesmo vale para a intelectualidade.

  • Elisangela Kuchmanski

    Muito bom, mas muito bom mesmo, este texto.
    Parabéns pela coragem de Inahiá Castro, Deus conta com pessoas valentes. Conheço muitas pessoas que são “seguidoras” deste escritor, que são exatamente como o título diz: “O ateu que não vive sem Deus”. É até chato conviver com estas pessoas diariamente, torna-se até irritante o tanto que questionam, mas na verdade estão é desesperados por um encontro com o Deus Vivo.
    Muito muito muito muito muito obrigado Bispo Macedo.

  • Mauricio A Melo

    Não podemos nos esquecer que o premio Nobel foi criado por homens e que esse “escritor” vive no mundo terreno, portanto é natural que “os do mundo” premiem “os do mundo”.
    O mais triste é que “escritores” como esse, consegue alcançar muitas almas que ainda estão em processo de libertação.
    O verdadeiro galardão vem do Senhor e essa a nossa meta.
    E obrigado Senhor por situações que avivam nossa fé.

  • ana paula

    Bom dia

    Também já fui como Saramago, achava que a Bíblia Sagrada era apenas uma fantasia, coisa de desenho da Disney: _ Que haja luz!!! mas Deus teve misericordia de mim e me chamou e me escolheu, hoje conheço um Deus tão grande que é capaz de quaquer coisa, pois através do verbo ele criou o UNIVERSO.
    Acho que nunca é tarde para reconhcer isso.
    Pois, com toda a sabedoria dele, sabemos que é um pobre ignorante.

    abraços

  • VAIR MORAES

    TEM MESMO QUE EXISTIR ESSES PERTUBADOS COMO SARAMAGO, A GLOBO, AQUELE EX PASTOR! E OUTROS , PRA CONFUDIR A INTELIGENCIA DAS PESSOAS, CASO CONTARIO O DIABO FICARIA SEM VEICULO DE COMUNICAÇÃO.
    AINDA BEM QUE JESUS DEIXOU BEM CLARO QUANDO DIZ; QUEM TEM OUVIDO PARA UOVIR OUÇA! (MARCOS 4;9)
    QUER DIZER; QUEM USA A INTELIGENCIA OUVE O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS;
    QUEM NÃO USA OUVE OS SARAMAGOS DA VIDA, E TEM MUITOS VIU!

  • Patrícia

    … Particularmente eu não conheço esse autor, qto mais os livros dele, mas acredito que pelo pouco que li aqui, ele deve ser do mesmo estilo do livro do Dan Brown O Código da Vinci, confesso que qdo eu li esse livro, no tempo em que eu nw conhecia Jesus, eu fiquei mais confusa e perturbada!!!… Acredito eu que ele esteja na mesma situação que eu estava e fica por aí querendo confudir e por dúvidas daqueles que ainda nw conhecem à Deus.

  • MARIA CRISTINA

    Que Deus tenha misericorida da alma dele….quem procura acha, ele nem imagina, mas na verdade ele ta procurando é Deus, vai ter uma hora que o Espirito Santo vai tocar nele…como Paulo que perseguia Jesus e depois tornou-se um grande apóstolo!! Mas enquanto isso não acontece, nós só lamentamos por essa opinião pobre que ele vem manifestando. Eu penso que a Bíblia não é simplesmente um livro a ser estudado,explorado e discutido, mas é um manual de vida, sagrado, q nos passa o espirito de Deus!!

  • ELENA

    Lendo uma revista, vi uma matéria sobre esse escritor, na qual ele dizia que Deus foi o culpado por Caim matar Abel, e que entre tomar um café com um outro escritor e Deus, ele ficaria com o escritor.
    É triste saber que uma pessoa assim inteligente, seja tão ignorante ao mesmo tempo, que Deus tenha misericórdia da alma dele, pois o tal já está com um pé na cova.
    SENHOR, PERDOA-LHE.

    BISPPO, QUE DEUS O ABENÇOE.

  • Jacque vianna

    Olá Bispo, é sempre muito bom ler suas mensagens não só pq nos preenchemos das coisa de Deus mas também pq nos traz mais conhecimento! Estou terminando o curso de Letras na UFPA, estudo muito literatura mas ainda n tive a oportunidade de estudar Saramago… Não sabia que ele tinha esse tipo de opinião… Concordo plenamente com o texto quando diz que “o ateu não vive sem Deus”… essa é a mais pura verdade! Gsotei muito mesmo do texto!

    abraços Bispo!

  • Roseane Moura

    È muita sandice por parte dele, será que ele acredita que mais de 90% da população seja estúpida ou sofra de delírio em massa por acreditar em Deus. Isso nos mostra que não só ele mais um bando de estúpidos que tem por aí faz uso de coisas sagradas para poder se aparecer. Esse escritor português pode ser considerado premio Nobel, mais deve esta esclerosado ou dependurando as chuteiras , deveria fazer uso de uma melancia no pescoço talvez tivesse mais crédito.

  • Hugo Santiago

    Geralmente esse grandes estudiosos costumam ser orgulhosos e ignorantes!

    Não querem se adaptar a disciplina de DEUS, mas querem que DEUS se adapta a disciplina deles

    vê se pode uma coisa dessa? ¬¬*

  • Willl

    (Lucas 23 – 34) – Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem…

  • Douglas Sales do Nascimento

    Na minha opinião este tipo de polemica tem um objetivo mantê-lo (Saramago) nos meios de comunicação atraindo a atenção das pessoas. No fundo de seu intelecto Ele crê mais em DEUS do que muitos que vivem invocando a DEUS constantemente sem fundamentar o porquê de tê-lo invocado.

  • Núbia Onara

    Opiniões como esta (por sinal muito bem exposta nesse texto) são os sinais mais claros de que aqueles que se alimentam da palavra de Deus contida nas Sagradas Escrituras, não são ignorantes, como o caro autor citado diz.
    Deus a abençoe Inahiá Castro
    Deus o abençoe Bispo.

  • mirian

    boa noite bispo … com toda certeza, para confundir os sábios… não adianta se Deus não permitir!!!!!!!!!!!!!

  • Regina Idelmar Uchoa Jorge

    Verdade Bispo,a falta de humildade desse homem,não permite mostrar que ele não vive sem Deus,aliás quem consegue viver sem Deus,porque sem ele não a vida,Deus abençõe Bispo,fica com o nosso amado Rei Jesus……

  • rosangela maria freitas neri braga

    bispo eu so tenho que agradeçer por estas palavras amiga que o Senhor Jesus continui abençoando o senhor e a sua familia.

  • Eliani

    É tremendo o nosso Deus, veja que por mais sábio , mais intelectual que o ser humano se considere , mas dentro do seu limite é incapaz de discernir os mistérios de Deus .Os espirituais, estes podem ser desprovidos de conhecimentos científicos ,teológicos etc porem se dentro de si habita o Espirito Santo , torna-se capaz de fazer grandes obras, dominar exercitos, decifrar o que para os intelectuais seria impossível, porque Deus capacita os seus. Mas há segredos que somente o pai explica

  • Rose-MS

    Pobre homem,pra que tanta intelectualidade se não conhece o que é mais importante nas nossas vidas.
    Ele não tem noção do que é a presença de Deus,por isso fala essas coisas.só Deus sabe o que existe dentro desse homem.Que Deus tenha misericórdia dessa criatura.:0(

  • Adriano

    Que a igreja Católica atrasou a volta do Senhor Jesus,isso é fato.Agora sabemos que o ateísmo é uma religião de gente de muita fé,pois é necessário mais fé para crer no que eles dizem, do que fé naquilo que o Senhor diz em sua palavra.Aliás os ateus agora estão até reunindo-se em acampamentos,para o fortalecimento espiritual de suas idéias vazias.No mais,a palavra ateu é uma palavra grega que significa: A=SEM___THÉOS=DEUS,daí a palavra ateus,ou em português :SEM DEUS.

  • sergio

    bom bispo uma boa noite para o senhor sobre essa pessoa tb como ele tem muitas por ai nesse mundo sao pessoa que precisa de jesus so que nao aceita as regras de deus e continua achando que e como eles querem e nao como deus deixou ai mais tb tem millhoes de pessoas aceitando jesus e isso e que realmente importa obrigado

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: