Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

Aborto

Quero aqui voltar a este tema tão discutido nestas últimas semanas e destacar um comentário que me chamou a atenção sobre o caso da criança que foi abusada de 9 anos de idade e que sofreu o aborto.

O aborto está entre as três principais causas de mortalidade materna no país. Só em 2006, teriam sido feitos mais de um milhão de abortos e quase 219.000 mulheres acabaram internadas nas redes de saúde pública por complicações após a interrupção. Logo abaixo do comentário, esta o  texto que escrevi a algum tempo atrás sobre o assunto. Quero voltar este tema para que você use a razão e reflita.

Leia o comentário:

Post: Sobre o Aborto – Juvenal da Silva disse:
13 de março de 2009 às 1:52

Eu nunca vi tanta falta de bom senso e inteligência juntos nestes últimos comentários… Gostaria de saber se essa criança abusada de apenas 9 anos e sem chance de sobreviver ao parto de uma criança, quanto mais de gêmeos, fosse filha dessa professora ou de quem criticou o aborto! Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

O Terceiro Mundo foi, é e será sempre subdesenvolvido enquanto o clero romano impor suas doutrinas supostamente em nome de Deus. Na verdade, eles querem mais miseráveis no mundo pra sustentar suas ongs supostamente sociais. Na Africa, na América Central e do Sul, Filipinas e outros tantos países de miséria a Igreja Católica se faz e sustenta a ostentação papal. Nesses lugares os padres pedófilos não aparecem porque a mídia tem estado nas mãos deles. Mas nos USA o prejuízo que eles têm causado aos paroquianos incautos são recompensados com a justiça mais justa e independente americana. Por isso eles têm tido enormes prejuízos econômicos (bilhões de dólares) com seus bispos e padres pedófilos…

E depois têm a cara de pau de excomungar os defensores e benfeitores dessa menina estuprada.Tomara que o fizessem com todos os seus incautos para que eles deixassem mesmo essa Babilônia!

Estou com o bispo Macedo. Deus o abençoe e à sua família.

Sobre o AbortoPublicado por Edir Macedo

Eu sou a favor do aborto. Não é que eu ache que toda grávida deveria abortar, mas acho que nem toda grávida tem condições de ter um filho.

Podemos considerar esse assunto sob o ponto de vista sócio-econômico, do ponto de vista da fé ou do ponto de vista emocional. E como quase tudo na vida se esclarece ao perguntar… eu pergunto:
Qual a camada da sociedade o índice de crescimento populacional é mais acentuada e por quê? A quem interessa a multiplicação desordenada de seres humanos? Quem ganha e quem perde? Por que muitos são contrários ao aborto dos outros enquanto eles mesmos o promovem às ocultas? Por que a mesma consciência que condena o aborto despreza os filhos gerados à revelia? Qual a chance de uma criança abortada perder a salvação de sua alma? Qual a chance de uma criança chegar à idade adulta perder a salvação de sua alma?

Quando somos sinceros ao responder essas perguntas, a questão sobre o aborto não parece mais tão errada como se pregam. Dizer que o aborto é gerado pela falta de temor a Deus, nem sempre é verdade, pois, e em casos de estupros, ou defeito, etc? Com ou sem aborto a promiscuidade continuará. Ora, vamos usar a nossa fé inteligente – é muito confortável para os que têm condições serem contra o aborto, mas e aqueles que passam fome, o que será deles com mais um filho para sustentar?

Deus abençoe a todos abundantemente,

Leia também:

– Ainda Sobre o Aborto

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • eduardo flores

    olha eu sei que este post é antigo mas vendo tudo que foi dito não posso deixar de dar minha opinião olha muita gente escreveu que é contra o aborto quando a mulher tem condição de cuidar, primeiro que nenhuma mulher que tem condição de criar vai querer abortar e porque? por que não é tão simples a mulher corre vários riscos com a operação é doloroso isso sem falar que é ilegal dificilmente uma mulher sai viva dessas mesas de cirurgias clandestinas e é essa questão em jogo legalizar criar um método legal para a mulher não sofrer mais para abortar isso não é questão de — ha eu queria tanto ter um filho e tem tanta gente que tem e esta abortando ———- NÃO É QUESTÃO DE FRESCURA É A VIDA DA MULHER QUE ESTÁ EM RISCO não desejo o mal para ninguem mas essas mulheres que comentaram que existe vários metodos contraceptivos eu pergunto então QUAL É O METODO CONTRACEPTIVO CONTRA O ESTUPRO ???? é questão de inteligencia EU DUVIDO QUE QUALQUER PESSOA DESSAS QUE COMENTARAM QUE SAO CONTRA O ABORTO TENHAM VISITADO ALGUMA VEZ NA VIDA UM ORFANATO OU UM ASILO por que as marcas do abandono não estão presente só na criança elas permanecem por toda vida inclusive na velhice , por isso vamos usar a inteligencia tanto no lado espiritual quanto no lado fisico

  • daiane

    gostaria de saber o que a palavra de Deus fala sobre o aborto,exceto aquela passagem que o senhor cita em seu livro,eu já cometi 2 abortos quando era do mundo. hoje me entreguei a jesus e sou obreira a 2 anos e 8 meses,gostaria de saber com orienter uma pessoa que está chegando na igreja e tem desejo de abortar.

  • Fabiana

    Olá Bispo, Eu acho que devia haver um controle rígido de natalidade em nosso país, deveria haver agentes do governo especialmente capacitados a este assunto. Irem nas comunidades carentes, nas ruas onde há viciados em crack e todo tipo de drogas, pessoas abandonadas pelas ruas e ter um movimento serio no Brasil para operação de pessoas sem condições financeiras que já possuem 10, 7, 8 até 5 filhos. Tem que haver operação de vasectomia e laqueadura JÁ. Bem em caso de estupro de crianças ABORTO.

  • Vittoria

    NAO SOU CONTRA AO ABORTO,SOU CONTRA AO SOFRIMENTO DE ANJOS JOGADOS VIOLENTAMENTE NESSE MUNDO PODRE!

  • nanna

    Nao sou a favor do aborto,pois ninguen é tonto de ñ saber como evitar uma gravidez indesejada. Con todo meu respeito Bispo, porque te acho muito sabio,mas nesta questao ñ comparto a mesma opiniao. Deus nos da a vida e só ele pode tira-la. tenho uma filha de 13 años estamos tentando a 5 outro bebe, sem sorte 4 abortos sendo o ultimo a 6 meses de gemeos.fico muito triste porque sei que ha tantas pessoas como eu,sonhando com esse momento e outras tantas matando y ensentivando (ABORTO NAO!!

  • DE PAULA

    SOU A FAVOR DO ABORTO,CLARO QUE DEPENDE DAS CONDIÇÕES EM QUESTÃO.1° A CRIANÇA NÃO CORRERÁ RISCO DE IR PARA O INFERNO.2°A MÃE PODERÁ PAGAR PELO ERRO MAS,TERÁ CHANCE DE SALVAÇÃO.3°DEPENDE DE COMO A CRIANÇA FOI GERADA(SE POR GRAVIDEZ INDESEJADA,ESTUPRO,ETC).E 4°DEPENDE DA MULHER SE ELA QUER OU NÃO ABORTAR E NINGUÉM TEM O PODER DE JULGAR.

  • Marcos

    Com todo o respeito Bispo, me preocupo com a posição da igreja diante de Deus pregando a favor do aborto, acho que antes de pensar no ponto de vista sócio-econômico desse assunto, temos que pensar no que Deus e a Sua palavra diz a respeito, pois a opinião do cristão é de Cristo.

  • francisca N

    A palavra de Deus diz que desde o ventre ele já é conosco, não acredito que ele se agrade de um aborto, e outra não venham com desculpas , pois existem inumeros meios de evitar a gravidez.

  • wanderson santos

    Vivemos em uma sosiedade religiosa e hipocrita ao extremo ,muitos procuram responder temas como este com a imposiçao de uma fé errada e sem bom senso isto eu digo, com respeito ao clero romano e suas vertentes;os mesmos que são contra, são os mesmos que se “omitem” ao ver varios mendingos,dependentees químicos,traficantes,mulheres e até homens que vendem seus corpos,pessoas que na sua maioria nasceram sem que seus pais os querecem e foram jogados ao “destino”.que fé é esta???

  • alessandra

    boa noite bispo.
    recentemente descobri que estava gravida, entrei em desespero pois tenho uma filha ainda pequena ter descoberto essa gravidez me deixou passar noites em claro pensando em como iria sustentar outra crianca, pensei muito ate que optei pelo aborto, e fiz. Sei que interrompi uma vida, mas optei para nao sofrer, pois estou ciente da situacao que estou vivendo. Sinto remorso por ter feito isso, mas so Deus sabe o porque dessa decisao, so ele para me perdoar e me julgar pelo que fiz.

  • Elizeu

    Olha eu sou a favor com esses termos:estrupo,econômia,deficiência.
    Agora aborta para se livra de um filho tento condição sou contra,
    entende o ponto de vista.para todas as clases,porque tem mulheres
    que abortam so pelo motivo de não quere cuidar,e também entendo
    que o homem precisa dar o apoio para sua mulher,namorada,casos,
    enrolados em fim porque tem homem que é homem na hora de fazer,
    quando acontece é o primeiro a colocar na cabeça dela a aborta
    compreede isso.

  • Graziela

    Vivemos no mundo de hipocrisia, mas ha muito inrresponssabilidade e falta de temor de Deus. Fora estrupo e má formaçâo, a muita prostituiçao, traição toda imundice q se pode imaginar q levam as mulheres abortarem porq não querem conpromisso de cuidar de seus filhos, é o que contece a maioria das vezes. Não querem perder sua liberdade, pois filho requer tempo e dedeicação. Não é só pobre q aborta, está em todas classes sociais. Acho que essa não é a solução.

  • Raissa Rodrigues Cavalcante

    Um aborto significa algo não agradavel para Deus porque ele se importa com uma vida no ventre de uma mãe….Muitas são as mulheres que abortam não por questoes pessoais mas sim porque não sabem o que é um amor e echa que aquele feto não tem importancia nenhuma sim para ela mas para deus é de muito valor,todas nós devemos pensar no aquilo vai causar se nada ela se previnir para depois se entrgar a sua PAIXÃO que é o sexo…….porque vc e seu companheiro ficam firmes mas a criança é que sofre!

  • lucia helena

    Sou contra o aborto com certeza,a palavra do senhor nos fala q não cai uma folha da arvore se Deus não permitir.

  • magali

    Boa noite Bispo Macedo.
    Vivemos em uma sociedade em que a diferença social é gritante e vergonhosa, por isso, só o que se espera são clínicas de fundo de quintal. A lei brasileira permite o aborto caso a mulher corra risco de morte ou seja vítima de estupro. Todavia, não há em nosso país uma política de valorização da mulher em se tratando da própria saúde e do planejamento familiar, por isso, muitas crianças hoje nascem e já têm o futuro traçado pela exclusão social como um anjo ferido.

  • Erlem Henrique

    Olá!
    É sempre muito difícil falar de coisas polêmicas. Mas Deus sempre se agrada quando se é falado com sabedoria.
    Levando em consideração o ponto de vista do Bispo Macedo, sobre as questões socio-econômicas, fé e emoção sobre o aborto, afirmo que falta-lhe sabedoria em fazer tais afirmações concordando com o mesmo.
    Primeiro, que se DESCRIMINALIZAR O ABORTO no Brasil, haverá o aumento de “AÇOUGUES” disfarçados de clínicas, de prostitução e DSTs e sem falar nos danos à saúde da mulher.

  • Marly costa

    Com todos esses fortes argumentos do bispo,com certeza o aborto para os casos mencionados é sim uma solução . Sendo que todos tenham a plena consciencia do risco que correm.

  • Priscila

    OLÁ BISPO.
    NÃO SOU FREQUENTADORA DA IURD, PORÉM ADMIRO MUITO A IGREJA.
    SOU ESTUDANTE DE ENFERMAGEM NA ÁREA DE OBSTETRÍCIA E CONCORDO COM A SUA OPINIÃO E TENHO MUITA ADMIRAÇÃO PELO FATO DE TRANSMITI-LÁ EM SEU BLOG.
    O ABORTO É UM TEMA QUE SEMPRE VAI CAUSAR POLÊMICA, MAS AS PESSOAS SÃO HIPÓCRITAS EM FALAR QUE SÃO CONTRA E DEPOIS NÃO ASSUMIR SEUS FILHOS.
    SOU A FAVOR SIM, PRINCIPALMENTE EM CASOS DE ESTUPRO E DEFICIÊNCIA. PARABÉNS PELA SUA SINCERIDADE VC É UM VERDADEIRO HOMEM DE FÉ. FICA C DEUS

  • Keli Cristina

    Bom dia Bispo Macedo, hoje vendo este post, mesmo não sendo da Igreja Universal passei a ter outra imagem da sua pessoa, os outros pastores pregam a hipocrisia de o certo é o certo, mas nãosabem o que passa com uma pessoa com uma gravidez em situação precaria, parabéns pela sua sinceridade e também por não ter medo de falar o que pensa e provar isso com a palavra de de Deus, pois digo que o governo legalizando ou não os abortos eles continuam acontecendo quando uma mulher quer abortar nada impede ela

  • Marcelo Coreia de Oliveira

    Bispo, o admiro muito, mas nessa do aborto eu discordo do ponto de vista sócio-econômico, exceto em casos graves, como se a mãe corre risco de vida e ainda assim a escolha é dela, nesse caso.

  • Geovaine

    As dificuldades sociais existem, crianças abandonadas existem e sempre vão existir. Porém o ABORTO não resolve e nem contribui para uma melhor sociedade.

    Temos assuntos gravíssimos que precisamos de solução na nossa sociedade, como gravidez precoce, gravidez fruto de estupro.
    Porém o aborto não é a saída para esses problemas.

    Já há muitos anos sou admirador do Bp Macedo. Mas nessa eu discordo.

  • Cristina

    Há poucos dias estava com essa duvida na cabeça sobre o aborto depois logo vim aqui e a esterminei, realmente sou afavor do aborto!!! Eu me cuido pra não ter que chegar a esse ponto mais se acontecer!!!!

  • William Winter

    MELHOR O SOPRO DA VIDA NÃO CHEGAR AOS PULMÕES DE UMA CRIANÇA QUE VIVERÁ EM COMPLETO ABANDONO, SOFRIMENTO, FOME E DESESPERO.
    MESMO TENDO SORTE, ALGUMA COISA LHE FALTARÁ, SEJA A FALTA DO PAI, O AFETO OU A PRESENÇA DA VERDADEIRA MÃE, O SOFRIMENTO DE SUA VIDA SEMPRE ESTARÁ ALI, CRAVADA NAS MARCAS DE SEU ROSTO.

  • Adão

    O GOVERNO TERA QUE PERMITIR CLINICAS LEGALIZADAS ACESSIVEIS A BAIXA RENDA. CASO CONTRÁRIO É TAPAR O SOL COM A PENEIRA! QUE DEUS NOS ABENÇOE!

  • JALES LACERDA

    Sr. Bispo, tenho em Vossa Reverendíssima, exemplo de determinação e luta. Portanto, peço que me permita emitir uma opinião contrária. Esse tema só divide opiniões e não ajuda ninguém. Ao contrário, faz espalhar. Que Deus continue nos abençoando.

  • Margarida Lopes

    Antigamente eu era contra o aborto mas depois de ter passado uma situaçao que mudou a minha vida agora eu sou a favor do aborto.antes isso do que ver uma criança a pedir pão, leite , fruta ou mesmo algo para vestir e os pais nao terem para dar. É para isto que as crianças nascem?? e quando muitas delas são constantementes abusadas,espancadas, abandonadas pelas pessoas em quem mais confiam?é para isto que elas vêm ao mundo????????

  • JOSIANE

    A CRIANÇA É SALVA MAS QUEM PRATICOU O ABORTO NÃO .PQ. O FETO JÁ TEM ALMA E ESPIRITO.E MUITOS DESSES ABORTOS PODERIAM TER NASCIDOS PESSOAS QUE UM DIA DESCOBRIRIA A CURA DE UM CANCêR.SE NOSSA MÃE TIVESSE NOS ABORTADOS COMO HOJE PODERIAMOS AJUDAR OS OUTROS IMAGINE O MUNDO SEM O BISPO MACEDO? QUANTAS ALMAS QUE DESCERIA AO INFERNO.NÃO JULGUE AS MAES QUE ENGRAVIDAM POIS E´PERMISSAÕ DE DEUS.

  • valdinaluciabrandaõmartins

    EDIR Macedo, sempre que dá ouço seu programa; fico muito emocionada, chego muitas vezes a chorar,
    sinto uma presença muito grande vinda do alto, essa presença so pode ser do nosso criador deus;
    muitos ate me criticam, falo pouco nome JESUS MAS NAÕ É NADA CONTRA POR QUE JESUS ESTÁ NO PAI, DESSA MANEIRA QUE VEJO. ja tenho lido tudo que pedirdes em nome do pai sera dado -a voz naõ tenho caminho definido, mas procuro sempre estar comunhaõ com deus; fracos, todos nos somos, mas adimiro muito seu programa

  • Emerson Amaro Coelho

    O mundo moderno trabalha para que a sociedade julgue normal o que antes era pecaminoso e contra as leis, vejamos: AS DROGAS (muitos defendem a sua liberação,pois não há como combater),COTA RACIAL(é melhor dar-se um jeitinho, do que estruturar o sistema de ensino).EM CASO DE ESTUPRO, EU DEFENDO! MAS “AOS QUE PASSAM FOME”: INVESTIMENTO,FORMAÇÃO PARA QUE HAJA COBRANÇA! O ESTADO GASTA MILHÕES COM FUTILIDADES, E A IGREJA ESTÁ SENDO INDUZIDA,A DAR-SE UM JEITINHO,COMO O SISTEMA QUER… VIGIA BISPO!!!

  • Vital teotonio

    É temos que usar, realmente á FÉ, inteligente, e usar á FÉ, INTELIGENTE, consiste por exemplo, em não comer pelas mãos de ninguem, ter FÉ, INTELIGENTE e, usa-la, é algo aconselhavel e necessário.
    eu pergunto, qual é o fundamento Bíblico, para ser á favor do aborto?
    ter FÉ, INTELIGENTE , e fazer uso da mesma, é PLANAJAMENTO FAMILIAR, é EDUCAÇÃO PARA TODOS.
    sem EDUCAÇÃO NÃO SE PODE NEM COLOCAR EM PRATICA UMA FÉ INTELIGENTE

  • Maria

    Bispo, eu concordo plenamente com o senhor, todos se acham santos, e procuram de todas as formas julgarem o que é correto, mas a verdade é o que é correto? Deixar uma criança padecer de fome? Uma mãe por infelicidade engravida, mas não tem como criar mais um filho, falta pro filho que já existe o que dirá pra quem ainda virá, uma mulher que esta passando por essas dificuldades entra em desespero, tentando de todas as formas abortar, e acaba morrendo, vamos usar a fé inteligente,por favor.

  • Fernando Silva

    Temos que ter em mente que aborto no Brasil é crime, e não podemos incentivar as pessoas a cometerem um crime. Se não podemos criar nossos filhos temos que evitar gera-los E quem esta a frente de certas instituições deveria pensar bem o que fala, pra não ser mal interpretado. Maconha e Cocaina são produtos ilicitos e nem por isso o plantiu é permitido. è uma questão de lei e não de interpretação Lamentavel a opinião da Igreja Universal do Reino do Inferno porque é pra lá que vão assim.

  • Rodolpho Villas Boas Neto

    Bem se Aborto não for Pecado (não querendo julgar a ninguem) Tambem me coloco como favoravel a Eutanazia pois caso na velhice sem poder andar falar enxergar ouvir e etç…
    Não desejo ter o mesmo triste fim da avó de um conhecido meu que morreu praticamente como um vegetal ambulante

  • Bruna Carolina

    sinceramente,me ,magoa o coração de ver que gente ainda aprova o aborto Deus não aprova isso de forma nenhuma!Que tipo de cristianismo é esse q estamos presenciando?Aborto é o mesmo que assassinato,eu sou da IURD e nem por isso eu concordo com tal atitude.não julgo quem aborta,afinal quem sou eu pra julgar algúem,julgo o aborto por favor né?DEUS ESPERAVA MAIS!

  • Hallye fürst

    Sou a favor do aborto à pessoas não capazes de criar ou mesmo sustentar uma criança deixando-as abandonadas, algumas vezes a própria sorte, abandonar um ser conciente, deixar morrer a fome como vemos em africa, isso que é um crime.
    Vivo em portugal onte o aborto é legal até a décima semanas de gestação, e nem por isso vesse mães abortando indiscriminadamente, cada um sabe como gerir sua vida a condição financeira ou mental que possui.
    Não cabe a nos julgar os outros pelas suas decisões.

  • Alexandre de Oliveira Rodrigues

    Aberração doutrinária. Aborto é assassinato. Quem iria gostar desta opinião são os médicos clandestinos que vivem do aborto. Seria um alivio na consciência deles achar que a biblia não condena o assassinato de fetos e que seu trabalho é lindo.

    Eu queria dizer ao senhor Bispo que aborto é um crime pior que a pedofilia. Se a Babilônia católica peca por ter padres pedófilos no seu meio, nós pecaremos apoiando o assassinato, pior que o abuso. De fato, estamos no fim dos tempos e isto é apostasia.

  • Bruna Carolina

    É o seguinte,o aborto e um ato cruel. quem não quisesse ter filhos PREVINA-SE nao julgo so tenho um pensamento imagine vc muler matando uma criança com uma arma de fogo seria homicídio qualificado e no aborto não e diferente,

  • lua alicia

    ola a todos eu concordo completamente com o sr.bispo e com o comentasio 133 e 134. As pessoas ainda conncordam com esses abesurdos do Vaticano. Eu tenho amigas catolicas que elas não conncordam com o que tem acontesido no vaticano em relação ao abordo,prezervativo. E em relação ao comentario 131 ninguem esta falando mal da igreja catolica mas sim a descordar com sertas decisões que vão contra os principios das pessoas, porque o prezervativo ele e um recurso que DEUS nos da para nossa proteção.

  • Vera Pina

    Com todo respeito ao blog e as pessoas que nela participam eu não posso deixar de responde ao comentario 131 não me diga que e dom de DEUS a pedofilia, o não uzo do prezervativo etc..? Pois essas tem sido as teorias da igreja católica. Quando as coizas acontecem com os outros nos dizemos to nem ai mas quando e connosco até choramos temos que aprender uma coiza o dia de amanha pertence a DEUS e não sabemos se não seremos nos ou um familiar nosso. A verdade doi mas nao mata por isso eu digo. Na Fé

  • Vera Pina

    Oi a todos, sobre o abordo eu concordo complitamente com o sr.bispo. Eu sou tia da E.B.I e Obreira e tem crianças, pre-adolescentes, jovens e mulheres que vão pela primeira vez na Igreja que tem sofrido muito com o abordo,pedofilia etc… E muito complicado pois temos que agir na razão e não na emoção. A igreja catolica quer tapar os olhos das pessoas com areia eles são completamente dominados pelas forças espirituais do mal. Não cabe na cabeça de ninguém a teorias que eles tem. Na Fé

  • Marcilene

    Olá Bispo no caso de estupro eu sou a favor do abordo.
    Pois imagina que para essa pessoa que sofreu o abuso deve ser muito dificil,
    olhar para crianca e se lembrar de todo o tormento que passou.
    As pessoas falam criticam pq nao é com eles, pimenta nos olhos dos outros
    é refresco esse ditado é vedade.

  • Não tenho nada contra o senhor nem contra sua igreja, e apoio sim o arboto no caso da menina de 9 anos, mas interferir nos conceitos religiosos de outra doutrina cristã como a católica é o abuso extremamente preconceituoso e desnecessário. Não se fala do quintal sujo do vizinho sem antes limpar o próprio. Porque tudo que é dom de Deus é um dom maravilhoso, e não uma coisa que se joga fora, não estou dizendo que no caso da menina é necessário não abortar.

  • sandra rezende

    Olá,
    Bispo sou a favor do aborto porque como o senhor mesmo disse eles não vivem de perto o drama da miséria, e nem muito menos os traumas enfrentados por quem tem o desprazer de sofrer um estupro.
    É facil condenar mas dificil mesmo é estar em tal situação.
    a verdade é que nos dias de hoje a igreja católica tenta passar uma moral que há muito eles não o tem com tantos casos de pedofilia…

  • a penalizacao do aborto e uma forma de o diabo levar mais pessoas a morte coisa que se podia evitar com um pouco de bom censo que deus nos guarde

  • É muito dificio falar de um assunto tao polimico como esse é como pena de morte podemos decidir o futuro de quem nao tem forças para se defender. e tambem nao podemos deixar que a vida de ambas esteja em risco a vida da mae e da criança . nao sou a favor do aborto por mais que seja criticado ou outros digao que se fosse nao minha familia eu seria a favor mais nao consego ver alguem inicente pagando o preço de querer nascer.

  • Helbert Cota

    penso que preconceirto é o espinho cravado nos olhos dos desavisados, para permitirem-se andarem com a trave da conveniência demoníaca em seus próprios olhos, inescrupulosamente indiferentes a verdade, pregada pelo Nosso Salvador Jesus, que nos conduz a reflexões serissíssimas a respeito do maior dos Seus mandamentos: Amarmos a DEUS sobre todas as COISAS e ao PRÓXIMO como a SÍ mesmo. É muito fácil erguermos um muro de impetulância e arbitráriedade à nossa frente para exercermos o “direito ” de práticas obscuras por detrás do mesmo, difícil é se livrar da Justiça e do Juízo, preparados para o grande dia do Senhor! ouçam os que tenham ouvidos para ouvir e vejam o que está escancaradamente explícito diante de nossos olhos, a prepotencia e a arrogancia de um clero falido e totalmente desesperado diante da verdade que o persegue tão tenazmente e implacável! O fim, enfim, vêm! Paz e arrependimento a todos!

  • juarez

    SOU CONTRA A MISERIA NO MUNDO. AS AUTORIDADES, POLITICOS ESTÃO PREOCUPADOS SOMENTE COM OS VOTOS DOS POBRES, ELES NÃO SE PREOCUPAM COM ESSA CLASSE TÃO INDEFESA.
    QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS FUTURAS DE UMA CRIANÇA QUE NASCE NUMA FAVELA?
    PAIS MAL CONSEGUEM SE SUSTENTAR, COMO DARA ROUPAS, EDUCAÇÃO, ALIMENTAÇÃO?
    QUERO QUE ESSES PADRES COLOQUEM SE EM SEUS LUGARES E DEIXEM DE EXPLORAR ESSES POBRES COITADOS COM ESSA MENTALIDADE DE QUE TEMOS QUE SER POBRES E CHEIOS DE FILHOS, QUE ELES SÃO BENÇÃOS DE DEUS. POR ACASO FOI DEUS QUE DEITADO COM A MULHER E FEZ?
    TUDO QUE PLANTARMOS IREMOS COLHER.
    ABREM OS OLHOS CATOLICOS
    NOSSO DEUS E DEUS DA RIQUEZA, PROSPERIDADE, TEMOS QUE FAZER A DIFERENÇA NESTE MUNDO DE MISERIA, ONDE OS FILHOS DO DEMONIO QUE DOMINAM, ESTA EM MÃOS ERRADAS

    JUAREZ ITUMBIARA GOIAS
    JUAREZBERNARDES@BOL.COM.BR

  • welington bruno santana

    o caso do aborto se parece com a bala perdida.
    quando não e com eles a classe “alta”, sempre tem alguem querendo aparecer na mídia para divulgar dar opinião.
    mas quando é com eles abafa-se o caso.
    posso chamar isso de hipocrisia.

  • jair batista machado

    bispo so quiria dizer uma uma todos atiram pedras mas ninguem queria ser o apedrejado.

  • andrea

    olá Bispo Macedo,sou a Andrea o que eu penso do asborto e que a mulher a que tem que desidir porque eu ja tive que fazer um aborto,foi uma decisao muito difisil na minha vida .Bispo nesse tempo eu nao estava preparada para ter outro filho pois ia ter a terceira gravides e os meus 2 filhos eram muito novo e a minha vida nao era facil.Bispo mas digo-lhe que depois ter feito que me arrependi ,mas ja tinha feito e nao podia fezer nada.Mais tarde fiquei gravida outra vez e eu ficei muito contente.Agora tenho mais um ao todo tenho 4 filhos e estou muito feliz e mais feliz estou porque tenho uma familia abençoada por DUES…. GRAÇA AO CENTRO DE AJUDA ESPERITUAL que tao pouco tempo que tenho na casa do Senhor Jesus e as bençoes sao tantas ……….. Nas nao escasendo que quando eu foi catolica a que cometi tal dilitos porque estava muito mal espiritual e algu que as pessoas nao querem ver que esiste nas nossas vidas.QUE DEUS ABENÇOAS TODAS PESSOAS ,PRINCIPALMENTE AS PESSOAS QUE ESTAO MAL ESPIRITUALMENTE.,….ass.Andrea viana vila do conde….

  • Fany Alcântara

    Olá, Bispo!
    Não são poucas as pessoas que são contra o aborto, que dizem que a criança tem o direito de viver, mas essas mesmas pessoas são as primeiras a desprezar e julgar uma menina que foi mãe solteira com 12, 13, 14 anos, dizendo que não tem vergonha na cara, não teve educação dos pais, mas não sabem o que a menina passou, e se ela foi estuprada? Se não vai ajudá-la a cuidar da criança, por que não respeita a vontade dela de não querer ter o filho? E se a gravidez colocar a vida dela em risco? É melhor morrer a ter que abortar? Pelo amor de Deus! É muita hipocrisia! Existem muitas mães que não tinham condições nenhuma de ter o filho, mas assim o fizeram com medo do que as pessoas iriam falar se soubessem que abortaram… e o pior é que cada vez mais nós vemos crianças sem nenhuma perspectiva de vida, sem condições de estudo, sem educação, às vezes sem ter o que comer, e sem nenhuma ajuda daqueles que um dia desseram para suas mães que eles tinham o direito de nascer… Como diz o senhor, Bispo, é muito fácil quem tem boas condições financeiras dizer que é contra o aborto, porque sabe que nunca precisará fazê-lo…
    Há quem diga tembém que se a menina engravidou, é porque Deus viu condições nela de ter a criança, Deus quis que ela tivesse essa criança, e o que me incomoda é: como uma criança que foi concebida através de um estupro é um presente de Deus? Como Deus, em sua magnífica perfeição, pode ver condições para criar um filho em uma moça que não consegue nem se sustentar sozinha? A meu ver, não é um presente de Deus, é uma consequência de más ações, escolhas erradas, atitudes impensadas… É questão de inteligência, só parar pra pensar.

  • Mauren Zampier de Souza

    CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE BISPO EXPÔS, AFINAL SÓ QUEM REALMENTE VÊ DE PERTO OS PROBLEMAS DA CAMADA MAIS POBRE, É QUE SENTE NA PELE ESSA DOR. MUITAS PESSOAS DISCORDAM DO ABORTO PORQUE SEQUER ESTENDERAM A MÃO A UM NECESSITADO, OU MELHOR, JAMAIS ACOMPANHARAM UM CASO DESSES, QUE É MUITO TRISTE, E QUE DEIXA MUITAS CICATRIZES.
    IMAGINEM AQUELA MÃE QUE TODO DIA TERÁ QUE OLHAR PARA A CRIANÇA E LEMBRAR DO ABUSO QUE SOFREU, FORA O CUSTO QUE HOJE EM DIA SE TEM COM UM FILHO!!!!!!!
    VAMOS ANALISAR UMA SITUAÇÃO COMO UM TODO, NÃO SÓ OLHANDO PARA SI, PARA SI…

  • Cristina

    Prezado Preocupado,

    Lendo o seu comentário, percebo o quanto foi infeliz na sua colocação, e não estou aqui para defender o Bispo e nem a igreja porque o próprio Espitito Santo o faz. Mas peço que leia o comentário de nº 118 e se coloque apenas um segundo no lugar desta adolescente de apenas 15 anos que foi violentada de uma maneira perversa e cruel e graças dou ao Senhor por se tratar de uma pessoa convertida que buscou em Deus socorro pelo seu dia mal, pois nao estamos livres deles, a chuva vem pra todos!

    Que Deus te abençõe!

  • Elisângela

    O problema é que o diabo usa a cegueira do mundo (inclusive os que conhecem a toda a bíblia também estão incluídos aí) para aumentar o número de pessoas que vão crescer e tornar-se marginais, traficantes, viciados em drogas,pessoas totalmente destruídas.
    O diabo é o maior interessado nisso,porque de uma hora para outra ele arranca a vida de pessoas perdidas,e aquela alma já vai direto pro inferno.
    O bispo Macedo em uma de suas mensagens falou da luta que é pra trazer as pessoas pro reino de Deus,pra liberta-las.Sabendo disso o diabo é o maior interessado nessas situações de crianças que nascem em condições totalmente desfavoráveis,pois a probabilidade de elas seguires caminhos maus é muito maior do que elas buscarem a Deus e a salvação.
    Eu concordo plenamente com o Sr. Bispo Macedo!

    Mas a maioria das pessoas não consegue enxergar isso!

  • TB

    Estou como obreira da Igreja Universal desde os 14 anos. Aos 15, fui sequestrada e violentada das maneiras mais crueis, se é que existe nivelação para um ato de violência… Bom, na época uma médica períta do Instituto Médico Legal sinalizou a possibilidade de gravidez pelo fato de eu estar em “período fértil”, o que foi confirmado depois pela ginecologista amiga da família. A mesma não titubeou em falar sobre uma potencial interrupição da possível gestação caso ocorrerce confirmação… Minha mãe, muito temente a Deus e fervorosa, além de ser de uma época da Universal mais “tradicional”, não pensou duas vezes e concordou com a médica. As obreiras da época fizeram círculos de oração, ungiam minha barriga, na época fiz a Corrente dos 70… Conclusão, não engravidei e não desenvolvi nenhum tipo de doença venérea ou psíquica (algo que também foi cogitado)…
    Eu tenho certeza que Deus não me deixou sozinha em momento algum daquele deserto e até hoje. Eu O amo com todas as minhas forças, com tudo que sou e pretendo ser… Luto, dia após dia, para manter-me em comunhão, para continuar seguindo o “Caminho que conduz a vida, a Salavação”…
    E digo, com absoluta convicção, também como alguém que foi vítima de estupro, de dilacerante violência: apoio o aborto nestes casos.

    Um abraço bispo Macedo, o senhor é inspiração!

  • Cleriston Guedes da Silva

    EM PRIMEIRO LUGAR AGRADEÇO A DEUS PELA OPORTUNIDADE. VOU SER SIMPLES E OBJETIVO, A IGREJA CATÓLICA QUE HOJE CHAMA DE ASSASSINOS OS QUE APOIAM O ABORTO, DEVERIA DEIXAR DE LADO A IPOCRISIA E LEMBRAR AOS SEUS FIÉIS QUANTAS FORAM AS VESES QUE QUEIMARAM SEM NENHUMA PIEDADE MULHERES GRÁVIDAS E PESSOAS INOCENTES EM SUAS FOGUEIRAS NO PASSADO, E HOJE? QUANTAS DE NOSSAS CRIANÇAS SÃO ABUSADAS E ESTUPRADAS PELOS PADRES PEDÓFILOS.
    CONCORDO SIM COM O ABORTO EM CASO DE GRAVIDEZ INDESEJADA, PRINCIPALMENTE NUM CASO COMO DESTA CRIANÇA DE APENAS 9 ANOS. TEMOS QUE PARAR O CRESCIMENTO DA MISÉRIA NO MUNDO….
    DEUS NOS ABENÇOE…..

  • Victor

    Olá que o Amor de Jesus seja com todos!
    Ainda que o Bispo Macedo o concordasse com o aborto a Palavra de Deus diz:Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, de modo que os dias da sua vida sejam muitos, porém se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele;
    pois é amigos e amigas que não concordam com o aborto,atentem para a palavra de Deus com inteligência.Deus abençoe o Bispo macedo abundantemente.abraços

  • Marcos

    Eu sou a favor do aborto , nesse caso recente,(menina de 09 anos grávida) , até porque ela não tem condições emocionais e fisicas para ter uma criança.COMO PODE UMA CRIANÇA GERAR OUTRA CRIANÇA , ISSO NÃO EXISTE ! Mas a igreja católica , fica escomungando , quem tem opnião contrária, pois como o exemplo que muitos deram , a Pastoral da Criança , eles tem conseguir uma forma de pressionar o governo pra conseguir recursos, uma verdadeira vergonha.

  • bernardo domingos

    ora bem, quanto a mim, devo agradecer a Deus primeiro, pelo facto de ter usado o Bispo Mcedo, com revelações a respeito do nosso tempo. vejamos o seguinte: a sociedede de hoje é a mais corrupta que existe, eu as vezes comparo 7 vezes pior que sodoma e gomora, onde todos estavão coronpidos. porque eu analiso este caso do aborto para munitos é uma aberração porque, e como diz as escrituras: Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. porque as pessoa que são contra o aborto elas fazem as escondidas, eu ja vi casos de pessoas que são comtra o aborto mas, quando um dia aconteceu com uma das sua s filhas emgravidar é o rapaz era de baixa renda, e porque os pais não gostaram deste rapaz, eles tiveram que recorer ao aborto mas são estas pessos que dizem não ao aborto, que sociedade imfeliz!

  • joão luiz

    sou contra o aborto, pois que dá a vida e deus e só ele pode tirar, no caso de estrupro,deixa a criança nascer e se não quiser ficar com ela de para adoção, agora se nascer com defeito?? aonde está o amor, de uma mãe, de um pai?? pais verdadeiros nasça a criança, do jeito que vier eles irão ama-lá, e nunca despreza-la,vemos o amor dos pais, como no APAE, e outras ongs, porque não evitar?? e mais facil abortar??temos meios conceptivso, camisinha, diu, pílula, deveria sim, o governo federal, fazer campanhás de planejamento familiar, nas familias de baixa renda, o aborto é um crime, Deus dá a vida só ele pode tirar, sou evangelico, e parabenizo o trabalho social da igreja catolica, pastoral da criança que tem salvados vidas de crianças desnutrida no nordeste, e Brasil, e as igreja evangelicas deixam muito a desejar na aréa social, pois Jesus disse se não amassémos o noso proximo, não amamos a Deus.

  • MARIA JOSE MORAIS EUA

    N A SITUACAO DE UM ESTUPRO, OU SITUACAO COMPLICADA DE SAUDE, AINDA SE E ACEITAVEL PENSAR NA SITUACAO DE ABORTO, MAIS UMA LEGALIZACAO DO ABORTO SOMENTE VERIA AUMENTAR A IRRESPONSABILIDADE DE MUITOS, A FAZER CRIANCAS A VONTANDE, E LEVALOS PRA O MATADOURO E COM CERTEZA UMA GRANDE CHACINA

  • Preocupado

    Eu só tenho uma coisa séria a dizer : Se o Bispo Edir Macedo fosse aquele bebê que foi despedaçado e assassinado naquele ventre , com certeza ele jamais iria desejar seu próprio assassinato .

    A Bíblia diz : ” NÃO MATARÁS”… um assassinato foi cometido …

  • Henrique Rotta

    Bispo, também sou a favor do aborto, e deixo aqui o meu repúdio a igreja católica que só quer fazer média perante a sociedade pregando ao mundo uma doutrina totalmente voltada ao seu próprio interesse e não ao interesse divino, enganando as pessoas, levando-as a perdição, cegando-as espiritualmente, para que não conheçam a verdade e assim conhecerem o verdadeiro DEUS e fazerem a sua vontade. Abraço!

  • adiele

    olá Bispo que Deus nos abençoe, bispo eles estão totalmente cegos espiritualmente,como podem criticar uma atitude tomada por quem entende do assunto ,o que os médicos fizeram ,fizeram porque queriam que uma vida fosse salva,diferente deles .usaram a fé inteligente como pode uma pessoa tão religiosa não saber o valor de uma alma, é porque estão longe de saber o que é uma alma,acham que a religião está acima da salvação eterna,afinal de contas qum garante que se ela morresse estaria salva!que Deus em sua infinita misericordia tenha compaixão deles e que eles se arrependam e se humilhem reconhecendo que estão errados e se convertendo de seus pecados .

  • Bispo, uma vez o senhor disse que quando lemos a Biblia e não entedemos, mas depois iremos compreender, este caso do aborto é também complexo, não foi uma mulher que simplesmente se descuidou e ficou grávida. Esta criança foi abusada, molestada, ameaçada pisicológicamente em consequência espiritualmente, é um trauma que só Deus para curar. Importante lembrar que o abuso acontece diariamente e a maioria fica embaixo dos panos, mais é uma dura realidade no mundo e principalmente em nosso país onde não se cumpre a lei, até quando as autoridades se farão de cegos? Até acontecer com um dos seus então sentirão na pele a dor dos menos favorecidos.

  • Daniele

    Li os comentarios e respeito a opiniao de cada participante. Pense!: se uma pessoa considera pecado o aborto nao deveria ser a favor em nenhum caso, nem em estupro. Ou é ou nao é, se a consciencia da pessoa nao permite que ela tome essa atitude entao que nao aborte em nenhuma situçao! Se é a favor entao que seja em todos os casos! Quem é racional ao ponto de posicionar-se e ter uma consciencia tranquila naquilo que aprova tem tambem condiçoes de avaliar o peso dos seus atos, a responsabilidade com a sua propria vida e sabe que nao pode sair por ai engravidando e abortando com a maior naturalidade…
    As pessoas deveriam ser bem definidas em suas opinioes, ou é ou nao é.
    Eu sou a favor do aborto por uma questao de inteligencia mas tenho consciencia dos meus atos, tenho responsabilidade com a minha saude. O meu corpo é Templo do Espírito Santo!
    Deus continue abençoando!
    Bispo a sua opiniao abre a mente das pessoas e coloca elas pra pensar, obrigada.

  • Rodrigo Sousa - IURD LINHARES / ES

    De fato percebe-se desde a colonização absurda da Igreja Católica no Brasil que a imposição ao sofrimento faz parte da linha de pregação da Igreja Católica e vem se arrastando dia … apos dia ,por isso eles estão cada vez mais sem fieis, pois enquanto as pessoas lutam para tem uma vida melhor com paz, felicidade e saúde , eles ficam pregando que é melhor uma “criança” dar a luz a um ser que não precisa de vir ao mundo com esse tralma eles ADORAM A DESGRAÇA DAS PESSOAS até dizem que isso agrada aos “Santos”deuses da igreja” ´principalmente gerando mártiles eles sempre são e sempre serão a favor do sofrimento é claro ,pois até INCENDIAR templos protestantes já o fiseram no longo da História.SÓ QUE AGORA DEUS LEVANTOU HOMENS INTELIGENTES E QUE NÃO SE DEIXAM ESCRAVIZAR PELAS OPINIOES MESQUINHAS DESTA CÚPILA ADORADORA DO SOFRIMENTO ALHEIO
    “DEUS O DEUS DE ISRAELQUE FEZ O CÉU E A TERRA QUE ABENÇOE ESTA EQUIPE MÉDICA ,, AO SUPREMO TRIBUNAL E AO PRESIDENTE DA REPUBLICA QUE TEVE BOM SENSO E A APOIOU A NAÇÃO BRASILEIRA NESTA JUSTA DECISÃO! E EU EM NOME DESTA CRINÇA QUE NÃO NACEU AGRADEÇO A TODOS “”” POR NÃO SER FRUTO DE UM ATAQUE DIABOLICO CHAMADO EXTRUPLO.

  • Sabrina

    Realmente é uma vergonha o que a Igreja Católica tem feito. Se recusam a devolver a dignidade de uma mulher que foi violentada, ou que é jovem demais para ser mãe. Uma mulher deve ter o direito de viver suas escolhas e colocar uma criança no mundo sabendo que ela não tem a menor condição de criar essa alma, e uma irresponsabilidade sem fim!

    Muito importante o assunto abordado.

  • Valter

    Dizer não tira é uma criança os meus santos não permitem, os meus e, não pode, quem é ele para tal coisa, primeiro que todo homem pode ter filhos as igrejas católicas são apenas para as pessoas que querem terem apenas mais uma religião, que isso tudo errado, que posição absurda, a criança tem 9 anos e com dez anos criar 2 crianças se sobreviver, ela vai conseguir en católicos.

  • Beroaldo Severino da Silva

    Bom dia, bispo. Concordo plenamente com o senhor. A Igreja Católica no Mundo é uma hipocrisia só. Entretanto, não podemos generalizar. Infelizmente, as pessoas estão se deixando enganar por doutrinas religiosas. Com relação ao aborto, deve-se analisar cada caso em particular. Sou seu auxiliar através do carne e agradeço pelas suas orações pedindo pelos seus auxiliares.

  • Celso Luis

    A maioria do Clero Romano lembra muito os fariseus do tempo do Senhor Jesus, pela hipocrisia.
    Será que eles nunca leram Eclesiastes 6:3? “Não matarás” não está inserido no contexto do aborto. Deus queria que não houvesse ódio entre os irmãos, pois é o ódio que leva aos assassinatos, porém, Deus também sabia que antes da vinda de Seu Filho dificilmente alguém não odiaria outrem. Jesus veio e aperfeiçoou a Lei dizendo: “se odiar o seu irmão estará sujeito ao inferno”, portanto, “não matarás” não se insere no aborto, e concordo com o bispo em todas as suas colocações sobre o assunto. Deus abençoe a todos.

  • Rodrigo

    Eu não sou totalmente contra ou a favor do aborto, penso que ele deve ser legalizado em algumas casos como foi o dessa menina de nove anos, é lógico que ela não suportaria uma gestação de gêmeos, e concerteza ela moreria junto com as crianças, porém à pessoas que abusam da vida vivendo de forma desordenada e promiscua e acabam fazendo vários abortos sem almenos medir as consequências que isso pode causar.
    A igreja católica desde a idade média impõe seus dogmas e acredita que dessa forma pode manter as pessoas cativas a seus ensinamentos mas, é precoso estar atento as mudanças que o mundo sofreu no passar dos séculos.
    A legalização do aborto a muito tempo tem sido um problema que tem dividido a opinião de muitos brasileiros porém, é preciso se pensar nessa questão de uma forma racional.

  • DAIANE

    MEU QUERIDO BISPO BOA NOITE CONCORDO COM O SENHOR SOBRE A QUESTÃO DDA CRIANÇA DE 9 QUE TEVE QUE FAZER O ABORTO SOU EVANGELICA E TODO DIA PEÇO A DEUS PARA ME LIVRA DE HOMENS MAUS POIS SE EU FOSSE ESTRUPADA OU MINHA FILHA DE 5 ANOS NAO PENSAVA 2 VEZES TIRAVA MESMO ,
    BISPO NAO LIGA PARA O QUE AS PESSOAS PENSA NÃO ISSO É FALTA DO QUE FAZER KK E IGUAL A UMA CANSÃO QUE CANTA AQUI NA IGREJA … TO INDO PRA FRENTE PRA FRENTE A VENCER ,TO INDO PRA TRAZ PRA TRAZ A VENCER SE TO INDO DE LADA DE LADA A VENCER SE EU DO MEIA VOLTA EU DO PARA VENCER .PQ O SENHOR ESTÁ COM JESUS ELE MUDOU SEU VIVER BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  • Ruan Victor

    Queria dizer ao sr. bispo que é um imenso prazer poder, mesmo que seja pelo blog do sr. poder falar com um homem ( que é falho, eu tenho conciência disso ) em que espelho as minhas atitudes.
    mas só de poder saber que há uma possibildade de que eu – um pontinho na multidão – posso ter um minímo contato com meu líder, é uma felicidade imensa. Eu sou auxiliar de pastor aqui no Rio de Janeiro, na zona oeste, e tenho o sonho de um dia nem que seja uma única vez estar perto do sr.
    peço a Deus para que Ele me use tanto quanto o sr. esse blog foi uma grande idéia, muito obrigado pela atenção ( se alguém leu… ) e Deus abençoe a todos nós.

  • jose rubens

    eu estou muito preocupado ,com o que esta acontecendo no mundo sao sinais muito fortes da finda do sr JESUS para buscar sua igreja ,o papa esteve na africa do sul essa semana e deu uma entrvista de dentro do seu aviao que é contra o uso de preservativo ,porque isso nao vai resolver o problema da aisds .Como pode uma coisa dessa é de embrulhar o estomago ouvir uma trocidade dessas ,é como se mandasse aquelas pessoas morrem numa camera de gaz ,isso eu tambem vejo como sinal da vinda do sr JESUS ,a queda da babilonia ,eles estao caindo no propio laço dando entrvista estarrecedoras ,sera que vai ser poai a queda da babilonia ,na medida que medires seras medida ,a quem fogo fere a fogo sera ferido

  • jose rubens

    bispo bom dia :se houvesse bastismo nas aguas para os pecadores que se perderam na caminhada da vida como essa familia catolica esta vivendo certamente nao seriam expulsas da comunhao ,porque eles teriam nova chance de se batizarem ,nas aguas e tornarem a participar da santa ceia do senhor jesus novamente ,mas como isso sera possivel se os catolicos nao se batizam nas aguas apos a idade do ajuizamento ,ai nao da para ser salvo ,mesmo fica mais facil excumungar e levar ao cativeiro do que conceder perdao a essa familia ,ai passam .se o tempo depois tem que vir a publico um papa para concertar o erro da igreja e fica tudo na paz novamente ,estao brincando ,com os pequeninos na fe de DEUS ,no juizo final isso sera cobrado por JESUS ele dira a estes doutores da excumunhao ,(estive preso ,estive duente ,fui estrupada ,fui excumungada ,e nao me concedeu perdao ,etc etc…

  • Rosana

    Eu não sou a favor do aborto,mas um dia vivi uma situação de engravidar num momento que não era apropriado,pois passava por tribulações em meu casamento.E não entendi porque quando precisava de uma solução,engravidei.Busquei em Deus a direção,e um dia lendo a Bíblia em Eclesiaste,Deus me falou sobre o aborto.Então orei em cima da Palavra de Deus e pedi:Senhor não posso tirar essa criança,pois não tenho o direito de tirar uma vida,mas o Senhor pode tomar essa criança de volta para Ti”.Em pouco tempo Deus levou a criança para Ele,pois tive um aborto espôntaneo.Então compreendi que Deus até no aborto Ele põe a mão.Tudo é D’Ele.Abraços

  • Ellen

    Bispo,
    Me tornei evangélica há pouco tempo, fazem dois meses que frequento a Catedral, e tenho me sentindo muito fortalecida e agraciada por Deus, saí da igreja católica por discordar dos antigos dogmas como este absurdo que o Bispo fez contra os médicos e os pais da pobre criança, e da idolatria à imagens, mas tenho que discordar da sua opinião em relação ao aborto indiscriminado.
    Creio que na situação de risco de vida, como é o caso desta criança, de má formação fetal e de estupro acredito que é o justo fazer o aborto para salvar a vida da mãe ou por trauma profundo da violência ou falta de expectativa de vida da criança, porém aborto pelo simples fato de abortar, é um crime, pois há uma vida concebida dentro da mulher, e como vida, estamos cometendo o pecado de cerceá-la pelo simples fato de não ter condições financeiras, psicológicas ou outro motivo que não justifica o fim desta vida, com tantas formas de prevenção, como a camisinha, o anticoncepcional e a própria pílula do dia seguinte que as mulheres podem optar.
    Creio que para Deus é uma lástima vermos tantas mulheres que não tem o cuidado da prevenção, para depois que há a concepção fazer um aborto. Creio que devemos defender sim, a vida e a responsabilidade das mulheres para não fazer aborto, somente em casos como o desta criança, de risco de vida para a mãe, má formação fetal ou estupro.
    Devemos ser justos, e não concordar só para discordar da igreja católica, que errou feio, mas temos que ter posições humanitárias sim, pois para Deus isso é que vale!
    Abraços e que Deus nos abençoe!!!

  • Claiton

    Prezados amigos e amigas, não qro aqui criticar o trabalho de uma igreja ou outra… Admiro muito o trabalho da IURD. Sou Catolico Apostolico Romano, sou feliz em seguir minha doutrina…Visitei o blog a pedido de amigos que seguem a IURD. Bem, qto a ireja catolica realmente há situações que nao concordamos, mas para o dogma da igreja é algo muito complexo de se modificar de uma hora para outra… A igreja deveria mudar a forma de se expressar… se quer manter valores familiares, nao pode condenar o uso do preservativo… Se qr preservar a vida, não pode escumulgar vida pelo fato da saude publica apontar problemas de saude… Discutir religiao eh complexo… Debater muito mais dificil ainda. Mas acho que ninguem pode ficar falando sobre o poder Papal, dinheiro, que a IG Catolica controla, domina, faz a cabeça dos pobres e tdo mais…questao de cultura nao é obrigação de nenhuma religiao, é todo um conjunto que precisa ser modificado e acrescentado a fim de que os cidadão possam ter noção sobre o que seguir, o que questionar o que dizer sobre um determinado assunto. As pessoas estão acostumadas a concordarem com tudo, em ter alguem pra pensar por si proprias.Quem realmente segue o catolicismo sabe que nao devemos adorar imagens, se temos imagens foi uma forma de referencia por alguem que fez algo em favor do cristianismo, em nome de Cristo… falar que sao santos é uma expressao mas nao podemos adorar a eles… enfim é um exemplo classico sobre como as ideias são contraditorias, pois quem segue a religiao acaba nao indo a fundo a fim de REFLETIR. Não devemos duvidar da palavra de Deus, o que está na biblia está lá!
    Quanto a ajudas somos uma grande “familia” que auxilia quem precisa atraves das caridades, orgãos, cáritas e tudo mais… Não podemos dizer que as igrejas falham e nao ajudam tais pessoas … é um conjunto … As vezes fazem esses tipos de comentários apenas para melhorar a popularidade de uma outra determinada instituição religiosa.

    Espero poder ter ajuda-los qto a informações, pq faz bem a todos, a fim de unirmos a encontrar a Salvação, antes da vinda do nosso Senhor!

    Paz de Cristo !

  • meu nome é andre:e eu bispo sou a favor do aborto,principalmente com esse estrrudo de criança de 9 anos.isso que aconteceu com essa menina foi polemica e chocante isso,nao eu vou dizer de novo eu sou a favor a o aborto ponto final.

    meu nome é: andre vitor

  • Bom dia Familia Universal!!!
    A conscientização a respeito da prevenção de doenças e gravidez indesejada
    esta na midia!!! Principalmente na época do carnaval, que é palco de grande ipocrisia.
    Veja como exempo o presidente Lula que defendeu o aborto desta minina de 9 anos, foi repreendido pelo bispo da igreja católica, porém durante o carnaval o presidente lançava camisinhas ao povo. Que espécie de conscientização é esta??? No mínimo essa atitude é ridícula!!!
    Somente informações sobre prevenção não é o suficiente! As pessoas precisam ter uma visão inteligente e buscar orientação do SENHOR JESUS!!!

  • Jonas

    É estamos vivendo os últimos dias mesmo, o amor está se esfriando, o evangelho genuino é difícil de ser entendido e vivido, a religiosidade é maior que a fé.
    Pergunto: Cristo é a favor do aborto?
    Na minha opinião Cristo é vida. Se alguém encontrar base bíblica para defender o aborto, por favor me informe.

  • Kely

    o que o bp. macedo esta dizendo não é que ele seja a favor do aborto de forma indiscriminada …ele já deixou isto bem elucidado…agora como ser humano que ele é …é claro que é possível que ele transmita uma revolta em um caso como este da menina …o que eu não entendo é …como pessoas que possivelmente não fizeram um milésimo do que ele vem sendo usado por DEUS para fazer pelas pessoas no ambito espiritual e social como por exemplo a fazenda Canaãn …que é um modelo de como erradicar a miséria no nordeste ;não entendo mesmo pessoas como a dna. SOLANGE ( comentário acima )querer indiretamente dar lições ao bp. Macedo do que ele deve pregar…e até querer corrigi-lo isto não é opinião é pretensão ao meu ver……………………………………………………………………………na fé consciente digo isto.

  • Bispo Macedo, na verdade, o que está-se discutindo nesse post não é a legalidade ou não do aborto. O que se está discutindo é a vida. A vida de uma criança (mesmo nos dias atuais, um indivíduo de 9 anos de idade é uma criança, no sentido lato da palavra) que sofreu abuso na sua pior categoria, um abuso sexual de alguém de sua confiança (ou que pelo menos deveria ser de confiança na casa). Uma criança que, tenho a certeza absoluta, não fez e não faz a menor idéia do que aconteceu. Agora, uma pergunta: quem acha que deve ser excomungada a criança, a mãe, os médicos, todos os que foram a favor da vida (no caso, da criança de 9 anos), esse alguém ajudaria a criar, alimentar, vestir, sustentar, educar… os gêmeos? Ou seria essa pessoa, instituição, religião mais uma daquelas a dizer “Foi Deus quem quis”? Bispo, esse assunto, desculpe-me, me atinge de forma muito particular. Quantas guerras, quantos problemas, quantas crises teriam sido evitados se o verso “Crescei e multiplicai-vos”, em Gênesis, não fosse levado ao pé da letra.

  • paulo henrique

    Dormans, eu quero parabenizar você, porque você está sempre aqui neste blog, manifestando suas posições, o que não acontece com outros. Uns eu até entendi por que saíram daqui, outros, me deixaram chateado por que vinheram aqui escreveram muito e o que queriam e sumiram sem nem serem contestados. Quem levantou essa questão foi a Raquel Macedo, no dia 06/03, no tema A Ponte e não se manifestou mais e sumiu. Pareceu brincadeira. Falo isso porque você sempre está atento e atuante nesse blog e parabéns. Eu queria participar mais, mas não tenho computador em casa e não posso usar o do meu trabalho… Não acho que o Bispo precise jejuar para saber o óbvio. Jesus aboliu a lei, mas manteve os dez mandamentos, como o dízimo e as ofertas. Para saber dos mandamentos não vejo razão para jejuar. Deus é muito claro e diz “Não matarás”. Ponto. Também não precisa enteder de justiça, porque a lei também é clara, aborto é crime. Ponto. Então, pela lei de Deus e dos homens eu sou contra o aborto. Quando se trata de estupro, sou a favor, porque, antes dos dogmas, das leis e até mesmo dos mandamentos do Senhor, eu uso da compaixão e misericórida com o próximo. Mais ainda quando o próximo é uma garota de nove anos que não teve escollha ou mesmo uma mulher que da mesma forma também não pode escolher por ser vítima da violência também. A defesa do bispo em relação ao aborto, trata com a banalidade que tal crime não deve ter, porque o bebê também não tem o direito de escolher e é extirpado do ventre da mãe, essa sem nenhuma piedade, porque na hora do sexo, não pensa nas consequencias e quem paga por seus atos de paixão são aqueles que não tem direito de escolher. Justificar o aborto porque essas crianças já estão salva, pelo amor de Deus! Em todas as fés o aborto é condenado, porque é pecado e porque é crime. É verdade que em alguns países o aborto é legalizado, no nosso não e eu luto contra, quando é um meio de contracepção. Mas, se jejuar pode mudar a minha idéia, então eu vou jejuar para o Espírito Santo dizer pra mim que na minha fé não é pecado não, porque as crianças são salvas e Deus anda precisando de mais anjos.

  • Solange

    Bispo infelizmente não posso concordar com o sr,

    Neste caso da menina que foi vitima de um estupro e ainda por cima tem 9 anos por causa da vida dela eu seria a favor…

    Mas infelizmente o sr banaliza o aborto qdo passa das 3 opções que deixaria a mulher em dúvida:bebe anencefalico, aborto, e risco de vida…qdo o sr cita Eclesiaste defendendendo a tese de que a mulher que não tem condições de sustentar também poderia optar…infelizmente isso foi um erro vindo do sr que é um lider e que influencia a mentes de muitos…

    Prova disso é o fato de usarem o texto mencionado pelo sr.

    Este texto daria uma ótima pregação sobre vida financeira, mais jamais para apoiar.

    O tempo que fazem discussões sobre o aborto deveriam sim, usar as rede de tv, principalmente a record para consientizarem as mulheres a se prevenir(pq no dia de hoje, só engravida quem quer!!!!)

  • JORGE PEREIRA DA SILVA

    Em primeiro lugar agradeço o espaço, e quanto ao fato do aborto, quero esclarecer, que niguém tem o direito e nem está autorizado, a tirar a vida de seu semelhante, a palavra de Deus e não minha, diz que os homicidas não herdarão o Reino dos Céus, e é claro que diz a todos os homicidas, e não somente a alguns.O senhor Jesus foi bem claro “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, meu povo sofre por que não conhece a minha palavra”.Existem muitas pessoas que fazem juízo de si própria, achando que estão certas, e outras muitas vão atrás concordando igual uma “boiada”quando estoura, as demais seguem a da frente, e como dizia o Senhor jesus, são cegos conduzindo cegos, e todos caem no buraco, por que não conhecem a verdade de Deus.Ora se uma menina, ou mulher, já menstrua, é logico que ela está preparada para ser mãe, não por sua idade, mas sim pelo ciclo da natureza, se Deus é perfeito como então ele poderia nos criar imperfeitos?então se uma mulher engravida é por que já pode ter filho, fora que a palavra de Deus diz que não caí uma folha de uma arvore sem a permissão de Deus, e até mesmo os nossos cabelos estão contados por Deus, fio por fio, ora então não seria a vontade de Deus que essa menina tivesse seus filhos, ora qual é o mandamento do Senhor Jesus, não é que temos que amar nossos inimigos, por que tantas pessoas estão odiando esse homem e o julgando e condenando, ou o grande mestre não teria dito as pessoas que iriam apedrejar aquela mulher que foi apanhada em adulterio, o que não tiver nenhum pecado que atire a primeira pedra, ora nós gotamos de querer sermos perfeitos mas na realidade somos um bando de pecadores que apenas seremos salvos pela misericordia de Deus e pela morte salvivica do Senhor Jesus, e é claro pelo seu basimo onde alí João batista transferiu ao Senhor Jesus os nossos pecados, e o preço ele pagou na cruz.Amigos a palavra de Deus é imutável, os assassinos (homicidas) não herdarão o Reino dos Céus, e nem os coo-autores dos homicidas, não se esqueça que o Senhor Jesus disse que somente de olhar para uma mulher e desejá-la já se consuma o pecado de adultério, da mesm forma são as pessoas que se deixam levar por fábulas de homens e concordam com tudo sem ao menos conhecer profundamente a palavra e a vontade de Deus.Sou contra o aborto, ou seja ao homicidio, seja essa pessoa quem for, somente Deus pode decidir sobre tirar ou não a vida de alguém, e nesse caso que eu saiba ele nada disse.Abraço.

  • Gercina Gomes de Souza

    Olá!
    Eu louvo a Deus pelo o apoio que o bispo Macedo dá a nós mulheres, pois é fácil atirar pedras, difícil é recebe-lás. Eu ví recentemente em programa na Bahia uma mãe já idosa tratando sua filha com ódio, e dizia a todo momento p/ que a filha não a chamasse de mãe, isso me levou a refletir o porquê de tudo isso.
    Será que a filha dela foi fruto de aborto?
    Será que ela culpa a filha por perda de oportunidades?
    Eu não sei.Mas sei que elas se odeiam.
    Para que botar um filho no mundo para odiar ele por toda vida?

  • mariana de souza

    sou a favor do aborto sim,em casos de violencia , má formação fetal …,acho que não seria justo a uma mulher carregar um ser gerado de um ato violento, como ela trataria esse filho? com amor? daria todo o carinho ? acredito que não, provavelmente se lembaria de tal ato, cada vez que olhasse para criança.Fui vitima de tal violencia, tive sorte ou Deus não permitiu que ficasse gravida, acho que não suportaria …Sou a favor do aborto, sou contra ,o crescimento desordenado da população pobre,que talves por falta de informação , é um filho atras do outro e ninguem faz nada., até faz em parte,distribuido anticoncepcionais nos postos de saude,mas a ignorancia de muitas mulheres , não deixa que elas entendam que é preciso evitar uma gravidez ,ja que não há condições para sustentar mais um.Sei que a culpa não é dessas pessoas.Alguem ganha com isso!

  • adercio

    sou a favor do aborto
    todo mundo sabem onde o sapato aperta

  • Valdeci de Farias

    Realmente os acontecimetos nos mostra mais evidentemente a veracidade da Palavra de Deus, e também a ação do mal, a tamanha perverção da mente humana a ponto de fazer de crianças objetos de desejos.
    Quantos fatos semelhantes a esse estão obscuros, e quantos mais terão que aparecer para que tenham uma mudança de mentalidade quanto ao tema ABORTO( Igreja Católica Apostólica Romana) e severamente uma punição cabível.

  • Dormans

    Paulo Henrique,
    Não entendi, o assunto em pauta a pessoa é a favor ou contra não tem como ser os dois ao mesmo tempo. Eu venho acompanhando o assunto já algum tempo, depois do evento relacionado a criança de 9 anos eu me posicionei a favor dentro de um critério pode confirmar no Site Conteúdo Universal no ícone “Opinião.” Com relação ao Bispo Macedo eu o vejo como homen que tem o caráter de Deus e ganhador de almas, ele para se colocar a favor de um assunto tão sério e MANTER, acredito que foi através de jejum , oração e estudo no que diz respeito ao espiritual, social, cientifico e jurídico. Eu vejo que o zelo dele pela obra é o mesmo que diz em João 2 vs 13 a17.,
    abraços

  • Realmente é um assunto muito sério e não só! Trata-se de vidas Humanas!

    Dificil é pra quem tem a filha eXturpada e depende das leis Humanas pra justiça, quem passa fome e ñ tem condição de suportar nove meses de gravidez pra sustentar a criança, quem tem problemas graves de saúde e depende do ABORTO pra sobreviver; Não pra pessoas regaladas na vida que procuram a diversão na premiscuidade e na imoralidade humana a ditam regras contra a sobrevivencia dos outros.

    As pessoas que condenam o ABORTO nestas condições são pessoas que não têm o AMOR ao proximo, são ignorantes, orgulhosos, aproveitam-se dos pobres para enriquecer, são falços.

    Me desculpem, mais quando percebi isto fiquei muito chocado.
    Que Deus Abençoe o Bispo pela sua preucupação com as pessoas que sofrem aprocura de socorro.
    Obrigado.

  • Maria Alves

    Quando ainda frequentava escola um de meus professores, especificamente de biologia, comentou em sala de aula que cientistas estudavam fetos pra elaborar formulas de cosméticos de beleza feitos da pele desses fetos abortados e a eficácia do produto. O caso foi abafado e ninguém mais fala nisso, coisa de uns 10 anos atrás. Também existiram fatos de abortos feitos em conventos e os fetos enterrados nos fundos dos mesmos, casos que não são divulgados na mídia. Como diz o velho ditado ‘sentam no… e falam dos outros’ é fácil jogar pedras nos outros, mas como já foi dito… se fosse sua filha? E se fosse sua sobrinha… prima…? É porque não respeitam mais as pessoas… esse mundo está perdido mesmo, são poucos os que tem temor a Deus, caracter… amor ao próximo. Tenho duas filhas na adolescencia, em dois anos mais de cinco amiguinhas delas engravidaram na adolescia, vão criar seus filhos, foi gravidez inesperada, não um estrupo… assim já incrivelmente complicado, em se tratando de um estrupo é inaceitável, podendo assim dizer que como mulher eu prefiro a morte ao estrupro, e o que dizer de uma criança de 9 anos. Não sejamos hipócritas, ser cristão não é rótulo pra se dizer contra o aborto, é questão de coerencia e inteligencia, então amiga cristã, não se esconda atrás do cristianismo pra impor sua opnião, se fosse com sua filha como agiria?

  • paulo henrique

    A propósito, eu sou contra o aborto. Não sou quando se trata de estupro ou fruto de pedofilia. Não sáo apenas as mulheres pobres. Mulheres de classe média alta e socialites usam o aborto como meio contraceptivo, porque, as “bacaninhas”, na hora do sexo, esquecem camisinha, pílula e mil métodos de contracepção e esquecem de exigir isso de seus parceiros também. Engravidam e vão para uma clínica cara, fazer aborto como quem simplesmente extrai um dente ( pra isso elas também tem dinheiro pra fazer implante). A forma como o Bispo trata este tema é tão banal, como se fazer um aborto não fosse também matar. O que a igreja católica faz, problema dela e de seus seguidores. O que o Bispo diz é problema nosso, da nossa fé e não acho que defender o aborto seja tão simples como diz o Bispo.

  • ramon

    E OUTRA COISA SE A IGREJA CATÓLICA TIVESSE PODER NO NOSSO PAIS O PRESIDENTE LULA NÃO TINAHA CRITICADO O ARCEBISPO,SOU EVANGÉLICO E TEMOS QUE SABER DIVIDIR AS COISAS,EXCOMUNGAR É UM TIPO DE PUNIÇÃO PARA QUE AS PESSOAS QUE FORAM EXCOMUNGADAS SE ARREPENDAME PEÇAM PERDÃO A DEUS,EM DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS A EXCOMUNHÃO É COMPARADA COM O AFASTAMENTO DO CRENTE POR UM CERTO TEMPO,ELES ESTÃO DEFENDENDO AQUILOS QUE ELES CREÊM ESTÃO CORRETOS,POIS OS MÉDICOS E A MÃE SÃO CATÓLICOS,UM ABRAÇO E QUE DEUS ABENÇOE.

  • Raquel Dias

    Boa tarde,Bispo!

    Esse caso desta menina me deixou extremamente revoltada,pois tenho uma irmãzinha de 07anos e também sou tia da E.B.I.,onde acompanho muitas crianças de todas faixas etárias.O ato de extrupo,já
    é chocante e ainda no que se trata de um ser indefeso e ainda do próprio padrasto.O que é mais
    grave,a Igreja Católica ser contra o aborto,onde qualquer pessoa por mais leiga no assunto,sabe que
    uma criança não teria condições nenhuma de gerar outra criança,o que dirá gêmeos?E mesmo a medicina
    comprovando isso…Isso tudo nos leva a ter certeza que Jesus está voltando e não irá demorar,mas virá
    o mais rápido que todos nós possamos imaginar!!!
    Bispo que Deus lhe abençõe muito e continue te usando como expoente em suas mãos.

  • ramon

    JÁ PENSOU QUANTAS CRIANÇAS MORRERIA SE O FATO DE NÃO TEREM CONDIÇÕES DE CRIAR MORRERIAM E DIZER QUE O PROBLEMA DO BRASIL É O SISTEMA CATÓLICO É FALTA DE SABEDORIA,POIS NÓS EVANGÉLICOS SOMOS QUASE 40% DA POPULAÇÃO E O QUE TEM MUDADO?O PROBLEMA DO CASO DESSA CRIANÇA DE 9 ANOS É PORQUÊ ELA JÁ TEM UM CONVIVÍO SOCIAL E A QUE VAI NASCER NÃO,MAS NÃO DEIXA DE SER DUA VIDAS,DEUS EM TODOS OS ASPECTOS PRESERVOU A VIDA,A QUESTÃO É SIMPLES? NÃO! COMO DISSERAM ANTERIORMENTE PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO,MAS DEUS DA FORÇA PARA SUPERAR TUDO,TEVE OUTRO CASO EM GOIÂNIA E A MENINA TINHA RISCO,MAS NEM POR ISSO ELA ABORTOU,SOU OUVINTE ASSÍDUO DO BISPO MACÊDO,MAS NÃO POSSO CONCORDAR COM TUDO QUE ELE FALA,NÃO SOU A FAVOR DE SUAS DISTRIBUIÇÃO DE CAMISINHAS NA ÁFRICA,NÃO SOU A FAVOR DO ABORTO(…)UM ABRAÇO AMO MUITO O BISPO,MAS SOU TOTALMENTE CONTRA O ABORTO,DEUS VEIO TRAZER VIDA E VIDA COM ABUNDÂNCIA.

  • Amigo

    Bispo, sou a favor do aborto em caso de estupro, mas será que Deus não condena o aborto pelo simples fato de uma pessoa não querer ter um filho naquele momento?
    Me pergunto isso, pois algum tempo atrás, quando não estava na presença de Deus, tinha uma namorada na qual por irresponsabilidade nossa, ficamos apreensivos, pois ela suspeitava que estava grávida.
    Naquele momento, fiquei aterrorizado, não sabia o que faria, pois ela tinha recentemente completado 18 anos e eu ainda morava com meus pais. Mesmo trabalhando, não tinha condições financeiras de assumir tal compromisso, mas, mesmo assim jamais pedi à ela para abortar.
    Graças à Deus foi só um susto, contudo, não a pedi para fazer tal cousa, pois tinha medo que Deus jamais me perdoasse, pois penso que ninguém têm o direito de tirar a vida de outra pessoa.
    Porém, de que adianta por uma criança neste mundo e ela sofrer?
    Realmente, o senhor têm razão quando diz que temos de usar a fé inteligente, mas será que Deus não condena tal prática sem um motivo grave (ancefalia ou estupro)?
    Que Deus abençoe a todos abundantemente.

  • Priscila

    Na sociedade em que a maioria dos brasileiros vivem hoje que e nas periferias a coisa mas comum que acontesse na vida de uma adolecente e a gravides antes da hora , muitas garotas chegam a engravidar para sairem de casa e da miseria da vida em que viVem . Bom comigo foi assim, aos 13 anos fiquei gravida do meu primeiro relacionamento e a vontade que eu tinha e de ter um lar feliz , por que eu vivia em lur destruido e de favor vendo a minha mãe, eu e o meu irmao sendos humilhados todos os dias .Mas como eu ainda era uma criança infelismente a minhavida ficou foi pior , pos eu era uma criança pobre e miseravel e ainda iria ter uma outra criança para sustentar , morei com o pai da minha filha 1 ano foi terivel eu chorava todas as noites querendo a mimha mãe , fora as agresões que eu sofria quase que todos os dias Eu tive que trabalhar muito para sustentar a minha filha que por motivos do pai dela ser usuario de drogas ela nasceu com poblemas de coração, bom naotenho certesa me informaram que um dos motivos daquela duença seria as drogas que o pai da minhafilhja usava . Hoje eu tenho 27 anos a minha filha esta completando os 13 e a liçao que eu aprendi e que eu ensino para ela e que ela venha ser inteligente , estudar planejar um futuro tanto proficional como espiritual.Quanto a mim hoje sou casada com um homem de Deus na qual temos um filho de 7 anos encomtrei a paz e a felicidade que eu tanto buscava , que so foram possiveis no sr Jesus . mas infelismente vejo no meu dia a dia jovens frustradas que tem relacionamentos sexuais sem a menor preoculpação ou responsabilidades E nas periferias que essa realidade e cada vez maior ,no bairo aonde moro e muito facil encontrar garotas pre adolocentes gravida.Que tristeza mao sabem o quanto e doloroso ter que se transformar mãe antes do tempo. Quando vamos orientalas observamos que nas proprias familias dessas adolecentes a coisa mais sinples e a menina dormi com o namorado ai ficam 2 crianças tomando conta de uma outra . Essa ten sido a cara da nossa sociedade.

  • Flávia Adad

    Eu nao acho certo um homem querer punir um outro por ter feito o aborto em uma criaça de apenas 9 anos de idade.
    A Lei defende mito bem este ato. Eu nunca fui a favor da mulher que sofre um atentado desse tipo ter que gerar uma criança contra a sua vontade. Agora sim uma pessoa em sã conciencia resolve fazer um aborto porque o pai desta criança nao quer ajudar ou pq nao tem idade pra poder cria-la isso eu acho uma falta de respeito ao ser humano.
    Bispo este tema me chamou muito atenção pelo motivo, na Rede Record passou em uma novela que vejo em Chamas da Vida o drama de uma jovem de 15 anos ter sido violentada e ter engravidado e por liberação da Justiça a mesma pode fazer o aborto neste caso é certo, e também pode abrir a visao de muitos pais que tem filhos que sao violentados dentro de suas casas, repetindo mais uma vez como esta criança de 9 anos. E tambem ter fazer este ato por problemas de saude que pode causar a criança sim é certo sim, mais agora quere terromper uma gravides por livre escolha eu nao acho justo.
    Bipo que Deus o abençoe muito!!!!!!

  • tania cardoso

    Bispo,

    No caso de estupro e gravidez de risco sou totalmente a favor do aborto. Se no Brasil houvesse políticas públicas sérias com relação à saúde da mulher, controle da natalidade e é claro, educação, não viveríamos situações tão tristes como desta menina de 9 anos. Se a cúpula católica foi tão implacável para excomungar a família e os médicos, porque não usou da mesma eficácia para com os padres pedófilos.
    Que o Senhor Jesus abençoe o seu ministério!

  • romario gomes

    eu sou a favor do aborto desde de quando coloca em risco a vida.

  • nalva

    bom dia bispo, olha cada caso é um caso, não concordo com o aborto como forma de solução para enes consequencias, pois casos em que o aborto é feito porque a mulher engravidou sem ter condições de sustenta-lo depois, porem será que ela não sabia disso antes de engravidar por não se preveniu, será que ela não sabia dos riscos, hoje muitas mulheres se entregam a todo momento, não preservam mais seu corpo ai acontece uma gravidez endesejavel,vão la e abortam como se aquela vida que não pediu para nascer não tivesse valor algum, se o aborto não for cuidado com muita atenção, vai ser desculpas para muitas pessoas mal intencionadas praticarem tais coisas.
    a casos como desta menina, que foi um acontecimento horrível onde a vida dela estava em risco, e a criança não teve intenção de nada mesmo porque se trata de uma criança inocente, onde foi vitima de abuso sexual, nestes casos tem que haver um diferencial em se tomar uma atitude sobre o assunto.

  • Sabrina

    Estamos no ”princípio do fim” e isso é evidente…
    Os bispos católicos dizem que não concordam com a atitude do estuprador, mas que isso não é motivo de excomunhão… Mas o aborto sim, é muito pior do que o ato do estupro em si e digno de excomunhão?! Em outras palavras, eles querem dizer que o estuprador tem todos os direitos -talvez por muitos pedófilos serem pertencentes ao clero, certo?!- … mas a pobre menina que foi violentada, teve sua pureza roubada e sua vida posta em risco… ela e os médicos que a quiseram salvar são pecadores?!
    Que Deus abra a visão do povo… Pois o diabo tem escravizado a muitos justamente por estarem cegos, com a viseira imposta pela religiosidade… Aquele que se libertar através da luz que vem da palavra de Deus nunca mais se submeterá a doutrinas satânicas como essa!
    Concordo com o Davi… é de tanto coarem o mosquito e engolirem o camelo que o diabo tem feito a festa em nossa sociedade : estupros, pedofilia, corrupção de todo tipo, contrariedade ao planejamento familiar… Satanás deve ficar alegre: “é isso aí, coloquem mais gente no mundo pois assim terei mais almas para ROUBAR, MATAR E DESTRUIR”…
    Tá amarrado isso em nome do Senhor Jesus.

  • REGINA

    Eu nunca fui contra o aborto, pricipalmente no caso de estupro, sendo rico ou pobre. Ninguem é obrigado a criar um ser que nao foi feito por querer e sim por uma violencia do diabo. Em primeiro lugar, todas as crianças pertencem a Deus e se uma criança morrer antes de nascer, ela vai direto para os braços de DEUS!!! Quer saber, sorte a dela de nem ter nascido e crescido nesse mundo maldito.

  • Elson Werner _ São José dos Pinhais - PR

    Querem sabe de uma coisa!!!!
    Estou chocado com atitude da igreja católica fazem tantas trapalhadas no mundo inteiro, agem como se fossem os donos da verdade, reparam no cisco no olho dos outros e não tirão a trave que esta em seus olhos, quanta hipocrisia, me da nauseas e a vontade de vomitar é tremenda.
    O que querem com atitude assim?
    Se Deus deu o livre arbitrio para as pessoas fazerem o que querem de suas vidas o que tem igreja católica interferir na vida de pessoas e famílias como dessa moça de 9 anos, garanto que nem sabe a gravidade do acontecido, só ficando o trauma de ser estrupada por um abestado. Graças a Deus pela atitude da mãe e dos médicos que passaram por cima de uma fé irracional, e ,querem excomungar estes, deveriam aplaudi a atitude coerente dos médicos e a família da menina.
    Excomungaram essas pessoas e o estrupador não cometeu um ato pior ainda ou ele mereçe o perdão pelo seu ato bestial? claro que sim, assim como qualquer uma pessoa.
    Ora temos visto tanto escândalo de padres pedófilos no mundo inteiro e eles tentam esconde essa podridão, mas a JUSTIÇA de DEUS se prevaleçe sobre tudo isso e não tem nada oculto que não seja revelado.
    Ou será que o clero romano acha normal esses abusos sexuais, pois nunca ouvi um padre ser excomungado,depois terem sidos condenados pela justiças de países como o EUA e graças a Deus até no Brasil ja foi padres condenados e garanto que nenhum foi excomungado.
    Depois que passar essa geração alguns se tornarão “santos” e sua imagem serão exposta em altares para o engordo dessa babilonia.
    Eu sei que tem muitos católicos revoltados com isso, são pessoas inteligente que não se deixam ser dominados por coisas que são imposta sem fundamento algum.
    ISSO SIM É HIPOCRISIA
    ISSO É NOJENTO
    AGORA PODEMOS COMPREENDER MELHOR A REVOLTA DO SENHOR JESUS CRISTO A PONTO DE FALAR EXALTADO QUANTO AOS HIPÓCRITAS E FARISEUS, chamando de víboras……
    Deus abençôe os médicos e a família dessa menina e que essa menina possa leva uma vida normal como criança amada por todos e peço a todos que orem por essas pessoas e inclusive o padastro e ao bispo que cometeu esse erro absurdode excomungar, mas mereçe o nosso amor, pois disse Jesus vinde como estão, Ele convida a todos paa serem salvos.
    Obrigado por existi esse espaço para a gente expressar os nossos sentimento.
    Estou irado só isso!!!!!!!
    Uffa!!!passou…..

  • Thiago Sales Ribeiro Matos

    Bom Dia Bispo: A respeito desse assunto eu acho isso um grande enorme absurdo o que o pdrasto fez com a entiada, pra mim ele me perdoe a palavra ele tem que ser preso pagar pelo o que ele fez….

    De7us abençoe a todos grandiosamente!!

  • Alberto

    Numa sociedade onde o maior números de gravides e abusos são entre mais pobres e menos instruidos,industria de uma sociedade criada por interesses particulares e não da maioria,não é de se estranhar tais posturas vindas do vaticano que, por eles o Brasil deveria ser uma segunda nicarágua,onde a igreja católica impõe sua “antipolitica” tanto no caso do aborto como o do preservativo e dos anticonsepcionais,onde cada família não pode ter seu proprio controle de natalidade,gerando cada vez mais filhos e sofrimento,pois morre a todo ano um número elevadíssimo de crianças com fome,quando conseguem crescer não tem estudo,vivem uma vida miserável jogadas a toda sorte de doenças e infermidades que o governo não consegue controlar pela superpopulação de crianças e adolescentes.É corajoso por parte dessa instituição entrar em tal polemica em nome de Deus,sendo que o mesmo não quer ver o sofrimento de ninguém ,muito menos ver por em risco a vida de quem ja está vivo pela vida de quem não veio ao mundo.O único a dar sua vida por todos É Um Só Jesus o qual sempre foi e será perfeito e puro.O unico a ter interesse pelo sofrimento do homem é satanas,vendo um numeros de pessoas nascerem e consequentemente crescerem no sofrimento o qual por muitas das vezes os afastam de Deus,pois creem que é o culpado de tanta dor e,com isso muitos causam todo tipo pervessidade,pela sua própria fraqueza e falta de preparo e conhecimento da palavra de Deus.
    Tais pervessidades levam essas pessoas boas ou não para o inferno,pois a pratica da religião e da vida tem de ser vividas com inteligencia,não fechando os olhos para crenças,doutrinas e politica,não podemos viver tanto na fé quanto na vida secular mancos,temos que usar a mente (a razão) que esta no alto da nossa estrura humana e depois o coração.
    Lembro a todos que religião não vai fazer voce crescer e ser salvo,somente a poderosa palavra de um Deus vivo “JESUS” pode mudar sua vida e leva-lo a salvação eterna.
    Não estou travando uma briga religiosa contra a,b ou c ,pois ha muitos católicos hoje em dia vivendo na fé e entregando sua vida a Jesus,e por mais mau que alguém possa fazer eu ainda direi que vos amo!

  • Maria de Souza

    Bom dia a todos!
    Sou a favor do aborto quando o mesmo foi feito por um ato de violencia sexual e quando o feto tem problemas.Temos que pensar com inteligência,e não depender da imposição da igreja católica, pq eles são contra o casamento dos seus padres, mas por essas e outras, esses mesmo estão por aí a solta estuprando e se relacionando com as crianças, adultos, meninos e meninas, ou estou enganada? é só ler os jornais.Então pq viver sob as leis da igreja católica? o povo sofre por falta de conhecimento.Esta menina de 9 onde foi estuprada pelo próprio padrasto e ficou grávida de gêmeos, já está sofrendo por esta violência sofrida e ainda teria que seguir com esta gravidez? isto é um absurdo e vale ressaltar que em uma reportagem, a menina disse que achava que a barriga estava crescendo pq estava com verme.Meu Deus! como podem ser contra o aborto em uma situação onde a vida de uma criança quem nem sabe o que tem dentro dela está em risco.Risco este psicológico,físico,material e espiritual.Temos que abrir nossos olhos, ler, se atualizar p/ podermos orientar os nossos filhos quanto aos enganos deste mundo.Vamos vigiar e orar mais pelas nossas crianças e famílias.Jesus está as portas! Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

  • Dijandira

    Acho que estamos no fim dos tempos, porque existir alguém a favor de uma barbaridade dessas com a menina de 9 anos? está claro que criança não tem capacidade de ter outra criança, ainda mais gêmios. Só não enxergam quem não quizer os falsos profetas desse mundo!

  • Bispo. não sou a favor ao aborto, mais quamdo disrespeito a esse casso, da menina de 9 anos sem comentário teria feito esse aborto sim, foi uma troca de vida, no meu ponto de vista,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Davi

    Boa noite Bispo e a todos, eu concordo plenamente com o sr, uma gravidez desta natureza seria cômico se não fosse um absurdo condenarem o aborto nesta situação só pessoas ingnorante e que não tem compromisso com a vida pra condenar este tipo de aborto. a menina de 9anos tem vida o que estava dentro dela era um feto gerado por um monstro que vivendo ou não, não faria nenhuma diferença, agora a garota sim. Bispo nós sabemos que este tipo de religiosos são assim coam um mosquito e engolem um camelo eles são os verdadeiros farizeus que o Senhor Jesus se referia.

  • Sueli Encarnação

    Bispo, esse assunto sobre o aborto é muito polêmico mesmo.

    No caso desta criança de 9 anos e de tantas outras que são violentadas, crianças ou não, no caso de má formação congênita, sou sinceramente a favor do aborto.

    Agora não acho que a pobreza seja um motivo justo para um aborto. Nem todos são ou serão ricos. Pobres sempre haverão. Existem pobres que vão para a marginalidade e outros que não. E até pessoas com alto poder aquisitivo, também podem se tornar marginais e perigosas para o convívio da nossa sociedade.

    Não quero dizer com isso que acho normal uma pessoa ter 10 filhos sem a menor condição financeira, moral ou psicológica para criá-los. Entretanto é nojento imaginar que se o aborto fosse legalizado, isso seria um bom motivo para evitar que essa pessoa ponha futuros “famintos “ou “marginais” no mundo.

    Isso é uma visão que tenho do mundo como cidadã. Agora como cidadã do Reino de Deus, acho que isso é uma prática pecaminosa. E isso fere minha fé. Quem sou eu para entrar numa discussão religiosa com o senhor, que é teólogo e sábio nas letras? Mas na minha humildade e no pouco conhecimento que tenho sobre a Bíblia não acho que o aborto é a coisa mais simples do mundo.

    Eu não usaria e nem indicaria isso como controle de natalidade, que é o que entendo quando leio a sua justificativa em relação ao aborto.

  • Estava conversando com um amigo no trabalho que se diz muito religioso, ele é até evangélico , de uma denominação tradicional.

    O tema veio em questão e ele se mostrou indignado com o seu comentário no livro “O bispo” e começou a criticar a igreja e o senhor, e se mostrou contra o aborto em qualquer hipótese. Pelo menos foi o que disse: “Sou contra em qualquer hipótese! Deixo isso bem claro!”.

    Na verdade, não sou advogado nem da igreja, nem do senhor, aliás, nem me formei em direito porque não tenho interesse algum em advogar, porém, ao saber que esse meu amigo ama muito sua esposa (sou muito bom ouvinte e esse assunto também surgiu), perguntei-lhe: “Então tá… Sua esposa está grávida e o médico chega para você e diz: – Olha, tenho uma péssima notícia para o senhor, ou abortamos a criança ou sua esposa morre, o senhor decide. O que você faz?”

    Ele, muito sem graça, respondeu: “Aí é outra coisa né?”

    Eu falei: “Não, não é outra coisa, é aborto mesmo, o que você faz? Quem você escolhe?”

    Ele respondeu: “Minha esposa é claro!”

    Então eu disse: “Você é a favor do aborto em caso de risco de vida. Já não pode mais dizer que é contra em todos os casos não é?”

    Ele abaixou a cabeça e disse: ‘É verdade.”

    Eu poderia colocar mais questões, como, se fosse a filha dele, mas não insistí no assunto, mas vejo que, se nos colocarmos no lugar dessas mulheres que foram estupradas, teremos uma visão de amor ao próximo que pesarão e balançarão nossas convicções com respeito ao aborto.

    Se colocando no lugar do próximo, temos uma outra visão sobre muitas coisas. Como disse o Juvenal: “Pimenta nos olhos dos outros…”

    Sempre orando pelo senhor. Um abração bispo.

  • Obreira Vânia Augusto

    Pois é Celso. Dou graças a Deus de ser protestante também, mas a opinião de alguns leitores e até mesmo o dia-a-dia me faz ver que não são todos que tem a mente aberta. Ser contra a prática de distribuir camisinhas em igrejas evangélicas é o cúmulo. Que o diga um casal de africanos que vi num documentário da Record que era católico e o marido tinha AIDS e não podia ter relações com sua própria esposa por que a Igreja Católica é contra o uso de camisinhas. Agora faça-me o favor? O próprio esposo não pode tocar na esposa porque sua igreja o proibe de usar o contraceptivo? É claro que o certo seria o sexo existir apenas entre o casal CASADO! Mas se não, pois nem todo mundo é da fé, pra que correr o risco de não usar a camisinha. Sejamos da fé e não religiosos fanáticos isso sim! Quanto ao aborto, sou totalmente de acordo com a opinião do Bispo Macedo. Mas uma vez parabéns Bispo. Se todos pensassem como o senhor…

  • boa noite! BISPO, fui criada na igreja catolica sou batizada, tenho um filho de cinco anos, se mandar ele escolher qual igreja é a universal, mas do que nunca estou decidida a me batizar nas aguas. Concordo com suas palavras bispo em relação ao aborto em questão. xx da menina de 9 anos xx que DEUS cada lhe abençoe mais BISPO.

  • Claudia Barreto

    Boa noite, Bispo, e obrigada por esse espaço de atualização espiritual onde temos a chance de renovar nossos conceitos e aprender mais.
    sobre aborto, sim, nao estamos mais na era da multiplicação. Pelo contrário, se pudéssemos ter mais campanhas de contracepção principalmente nos países menos desenvolvidos, seria muito bom, ou mesmo politicas como a da China, que limita cada casal a um filho, se quiser ter mais, tem que provar ter condições financeiras de criar.
    ainda mais se a situação é de instabilidade emocional, no caso de crianças e de casamentos bagunçados. conheço um caso que o esposo era muito grosseiro com a esposa, até que ela engravidou e passou a chorar muito, sem saber que estava gravida, foi ameaçada pelo choro, desconfiou, fez o exame, e tomou a decisao sozinha de nao continuar aquela semente que ainda nao estava formada. poucos meses depois, estavam separados, ele nunca soube. imagine uma criança nesse bombardeio. Só Jesus! ao invés de engravidar, há uma opção que é a adoção de crianças carentes.

  • eunice

    temos que orar para que essa pessos abram a visão,e se convertam enquanto é tempo pois Jesus está as portas, quem tem ouvidos ouça. Que Deus abençõe o Bispo Macedo e toda sua familia

  • roza fary

    bispo eu sou a favor do aborto em caso de violencia sexual e de defeito do feto mais eu acho que hoje em dia tem varias formas de uma mulher evitar uma gravidez indesejada. rozafary@bol.com.br

  • EDSON ANTONIO CRUZ DA SILVA

    BOM É FACIL PARA A GRANDE BABILONIA FALAR QUE É PECADO O ABORTO,MAIS EAS OUTRAS COISAS QUE VEMOS TODOS OS DIAS NOS JORNAIS SOBRE OS PADRES PEDOFILOS E MUITOS OUTROS TIPOS DE PECADOS QUE ELES COMETEM
    EU TENHO CERTEZA DEQUE ELES SÓ QUEREM QUE VENHAM A NASCER MAIS E MAIS PESSOAS PARA SUSTENTAR OS SEUS IDEAIS ,EU TENHO UMA COISA COMIGO QUE O DIABO USA ELES APENAS PARA FAZER O EXERCITO DE MISERAVEIS PARA DIZER QUE É CULPA DE DEUS!!!
    EU ESTAVA VENDO UMA MATÉRIA NA AFRICA QUE AS MULHERES ESTÃO MORRENDO COM AIDS SÓ POR QUE A GRANDE BABILONIA PREGA QUE A CAMISINHA É UM PECADO,E ELAS TEM DE SE RELACIONAR COM O SEUS PARCEIROS SEM A DEVIDA PROTEÇÃO E ACABAM PEGANDO O VIRUS E MORRENDO E DE CORTAR O CORAÇÃO SÓ DE VER,QUEM TINHA QUE SER ESCOMUNGADOS ÉO CLERO BABILONICO.
    EU ESTOU E SEMPRE ESTAREI DO LADO DO SENHOR E A FAVOR DO ABORTO PARA ESSES TIPOS DE CASOS.
    AGORA NO GRANDE JULGAMENTO QUEM VAI SER ESCOMUNGADO E LANÇADO NO LAGO DE FOGO SÃO ESSES QUE SÓ PREGAM A MENTIRA DESDE MUITOS ANOS
    AI SIM ELES VÃO VER O QUE É BOM PRA TOSSE POR QUE DEUS VAI COBRAR DELES TODAS AS ALMAS QUE POR CAUSA DELES FORAM PARA O INFERNO AI !!! AI!!! DE TI GRANDE BABILONIA VCS TÃO FERR………………………….. ME DESCULPE BISPO MAIS É A MAIS PURA VERDADE .
    DEUS ABENÇOE O SENHOR E SUA FAMILIA E A IURD…FIQUEM COM DEUS

  • Denise

    Se vivemos e cremos no envagelho,o que ele diz a respeito do aborto….tem idade e situaçoes…
    Opinioes nem sempre prevalhece a razao.

  • karlaIURDGV

    Eu concordo totalmente com o Aborto. Casos como estupro, como pode uma pessoa gerar um filho vindo de um ato tão sujo, tão covarde desses? como essa criança seria amada pela mãe, pois toda vez que a mãe olhar para essa criança, irá se lembrar do dia em que sofreu e não vai amar essa criança como ela deveria ser amada, e ainda mais no caso de uma garota de 9 anos, como ela teria condições de gerar essa criança? queria ver se fosse com o filho(a) dessas pessoas que dizem ser contra o aborto, ai sim queria ver se acontecesse com elas.

  • Maria Fátima

    A Palavra de Deus em Eclesiastes 6.3 diz:
    “Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, de modo que os dias da sua vida sejam muitos, porém se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele”
    precisa dizer mais alguma coisa? Se Deus fosse contra o aborto Êle não diria que um aborto é melhor do que ele.
    Deus abençoe a todos.

  • Sabe Bispo Macedo,o que eu acho mais inacreditavel,é que todas as vezes que acontece algo como essa historia no mundo,as pessoas até mesmo aqueles que dizem conhecer a palavra de Deus,passam a crucificar as pessoas conseguindo com isso afasta-las mais ainda de Deus,elas não param para pensar naquela passagem la em João 8 em diante que levaram aquela mulher adultera foi levada a Jesus,eles queriam que Jesus a repudia-se,mais Jesus não fez isso,pelo contrario ele a perduou,e quando ele perguntou quem nõa tem pecado que atire a primeira pedra,todos se calaram….O mesmo acontece nos dias de hoje,eles atiram suas pedra e se esquecem que ele também são cheios de erros e pecados….eu sou afavor do abordo quando a pessoa esta em risco sim….Deus te abenções Bispo sempre….

  • celso guimaraes

    Relmente temos sido vitimas incontestáveis das nossas raizes portuguesas que trouxeram a fé emocional que, de certa forma, nos atrazou em muito o desenvolvimento tanto espiritual quanto social do nosso Brasil. Me surpreendo vendo as vovós portuguesas em luto eterno com aquelas roupas pretas simbolizando o atrazo espiritual e emocional em que passam toda as suas vidas.
    Essa polemica toda levantada mostra o atrazo que vem junto a ICAR.
    Graças a Deus sou Protestante!

  • Luciete/suecia

    Olá para todos!
    Sobre o assunto do aborto, eu sou contra a pessoa ficar gravida e depois fazer aborto como fosse trocar de roupa!!! Mas sou a favor no caso de violencia sexual. nao é abortando que vamos ter menos pobreza. Nao sou a favor do aborto mesmo!! ainda mas quando conhecemos a palavra de Deus. como falei antes só no caso de estrupo. Tbm sou contra igrejas evagélicas ficar distribuindo camisinha, Vamos viver a palavra e nao sermos crentes modernos fazendo as coisa que o povo do mundo faz. Esse é meu ponto de vista.
    Deus abencoe a todos!!

  • Ricardo

    “Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele.” Ec 6, 3 (Versão Almeida Corrigida e Fiel – ACF)
    “Que adianta um homem viver muitos anos e ter cem filhos se não aproveitar as coisas boas da vida e não tiver um sepultamento decente? Eu digo que uma criança que nasce morta tem mais sorte do que ele.” Ec 6, 3 (Nova Tradução da Linguagem de Hoje – NTLH)
    O aborto é uma dos temas mais difíceis de tratar em amplo sentido, uma vez que envolve opiniões “puras” e “mistas”, tando científicas quanto religiosas.
    Este versículo 3 de Eclesiastes, no capítulo 6 – Livro que pode ter ou não sido de autoria de Salomão em sua velhice, há uma argumentação de o mesmo ter sido escrito por algum pregador que se valeu da fama de sábio daquele – mostra-nos em comparação, conforme coloquei acima, em duas traduções diferente, a presença da palavra “aborto”, que significa no contexto em que estamos comentando, “interromper a gravidez” e, na segunda, de uma forma “interpretativa”, somos levados a ideia de que houve um parto, através da expressão “criança que nasce morta”. Um desafio para a hermenêutica e a exegese bíblicas.
    No entanto, algo é certo e concorda com a opinião de muitos, e com a do Bispo Macedo, evidentemente, não podemos concordar que haja uma omissão do planejamento familiar nos ditos países subsdesenvolvidos e em desenvolvimento, o controle da natalidade é significativo tanto na realidade individual quanto social, como bem nos apontou esta postagem.
    Imaginem quantas crianças nascem mal sabendo quem é seu progenitor, e não raramente, a mãe, por razões do destino, pouco atenta que tem uma grande responsabilidade com aquele presente em forma de vida que recebeu. Não a podemos culpar, uma vez que é mais uma vítima do sistema de distribuição desigual de renda, mas ela pode decidir, usar a razão para tomar as próximas atitudes, mesmo diante da fome e da miséria (como é cruel esta drástica imposição, continuemos orando para isso mudar para que seja temporária, da vida para uma dada camada social).
    Outro dia, estava próximo a uma comemoração e lá estava um bebê nos braços de uma mãe pouco tolerante, que ameaçava a criança o tempo inteiro para que a mesma ficasse quieta e deixasse com que a progenitora participasse da “folia”. Não era o ambiente adequado para um ser tão pequenino, sob hipótese alguma, ainda mais daquela idade, estar. Por pouco não recorri a uma denúncia formal no órgão competente contra tal exposição indevida daquele pequeno ser a tamanho alvoroço, mas logo aquela mulher percebeu que vários dos presentes estavam atentos ao que ela fazia e, com isso, demonstrou mudança de conduta imediata.
    A situação parece ser mais delicada ainda, quando o aborto é requisitado por razões de uma violência sofrida pela mãe da criança que resultou na gravidez da mesma. No Código Penal Brasileiro (DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940), encontramos também não só esta situação, como também a de risco para a mãe, deixando claro que não haverá punição para o médico nestas circunstâncias:
    Art. 128 – Não se pune o aborto praticado por médico:
    I – se não há outro meio de salvar a vida da gestante;
    II – se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
    O que trata o inciso II, esteve na mídia recentemente.
    Diante do exposto, cabe a nós fazermos a seguinte pergunta: uma mulher é “dona” da criança que vai nascer?
    Para refletirmos sobre o tema, pensemos profundamente no seguinte versículo, cujo capítulo é atribuído a Davi em relação ao SENHOR Deus:
    “Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.” Sl 139, 13 (ARC)
    “Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe.” Sl 139, 13 (NTLH)
    E na Lei de Moisés, Deus menciona a seguinte circunstância em que um aborto poderá ocorrer e o que deverá ser feito com os causadores do mesmo:
    “Se homens brigarem, e ferirem mulher grávida, e forem causa de que aborte, porém sem maior dano, aquele que feriu será obrigado a indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher; e pagará como os juízes lhe determinarem.” Ex 21, 22 (ARC)

  • CLAUDINEI

    …HIPOCRITAS ,COM SENHOR JESUS DISSE ! POR FORA SÃO COMO OVELHA
    MAIS POR DENTRO LOBO ROUBADOR , SERA QUE ESSES RELIGIOSO NAÕ LEEM BIBLIA
    SERÁ QUE NUNCA LERAM O LIVRO DE ECLESIATE QUE DIZ QUE AINDA QUE UMA PESSOA
    DURE 100 ANOS SE NÃO GOSAR DO BEM ,UM ABORTO É MUITO MAIS FELZ ,PORQUE? QUE
    JESUS DISSE QUE ELE SERA MUITO MAIS FELIZ ,PORQUE É SALVO, AGORA…FARIZEU DEFENDE O ASSASSINO ESTRUPANTE, ESCLUINDO OS FAMILIARES E COLABORADORES QUE DERAM ASSISTENCIA NO CASO , …DE FATO O SENHOR JESUS NAS SUAS ESCRITURAS , QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DOS QUE PENSA COMO ESSE RELIGIOSO PROPRIO SATANAS SE TRANSFORMOU EM ANJO DE LUZ PARA ENGANAR MUITOS MAS NÃO ESQUEÇA QUEM PENSA CONTRARIO ABORTO. IDOLATRIA ,LADRÃO, MENTIROSO,BEBERAÕ,ASSASSINO HIPOCRITAS NÃO ENTRARÃO NO REINOS DEUS ,QUANTO MAIS
    AQUELES QUE LUTA CONTRA DIGNIDADE E SALVAÇAO DA ALMA HUMANA.

  • ROGÉRIO DOS SANTOS. RJ

    DEUS NÃO É A FAVOR DO SOFRIMENTO DE NINGUEM.NA FÉ.

  • lauciane araujo de oliveira

    Bispo!
    eu sou a favor aborto porque essa criança não em condições tem ter uma outra criança.

  • cassia

    Bispo também sou a favor do aborto. eu acho um absurdo uma criança ser mãe, não há ipótese alguma uma criança ensinar a outra e depois como ficaria a cabecinha dela.Estou com o senhor. Obrigado pelas mensagens de fé.

  • alziléia

    ATENÇÃO e venha realmente a saber a quem interessar?
    ECLESIASTES
    6.3 “” “SE ALGUEM GERAR CEM FILHOS E VIVER MUITOS ANOS, ATÉ AVANÇADA IDADE, E SE A SUA ALMA NÃO SE FARTAR DO BEM , E ALÈM DISSO NÃO TIVER SEPULTURA, DIGO QUE UM ABORTO É MAIS FELIZ DO QUE ELE;
    6.4 pois de balde vem o aborto e em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome,……
    6.12 Pois quem sabe o que é bom para o homem durante os poucos dias de sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem pode declarar ao homem o que será depois dele de baixo do sol?
    C12.v8 Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade.””””
    Até quando a vaidade do homem vai usar as palavras sagradas,para a vaidade de uma sociedade condenada a destruição por ignorância. Onde vão parar as grandes pesquisas científicas, em que a sabedoria transforma-se-a em pano de fundo da vaidade humana.
    Há mulheres e homens que usam de um feto para se dar bem na vida,estamos cheios de fatos em nossas vidas, familias, crianças vendidas, largadas, mal tratadas. De que vale ter uma criança sem cuidados a ter outra criança, onde o amor não existiu?nem amor de mãe….mil vezes tivesse sido abortada. Mas creio que Deus, Jesus,Jave, Adonai, Heloin o Rei dos Reis, nos coloca este teste humano para ver até onde irá a vaidade degradante do homem em cheque. Que sejamos abençoados para podermos passar por isso orando, pois ficamos impotentes, para berrar com tanta vaidade e ignorância. Usando as escrituras sagradas, mas repensar nossos valores sóciais, espirituais é tudo de bom nesse blog. Grande abraço.

  • iara

    É muito interessante ver que as opiniões do bispo Edir Macedo tem tamanho peso a ponto de gerar discussões…Que liderança hem, bispo? Louvado seja Deus!Um dia ouvi de um professor que” é muito bom quando um assunto desperta debate, exposição de novas idéias…”O tema Aborto já era um assunto decidido,pronto. É pecado! É proibido! Agora, mexeram na panela…E o nosso amado bispo está mexendo na panela dos cristãos!É isso aí! Muita coisa pode mudar…Que Deus o instrua a cada dia mais.

  • Jorge Luiz

    Olá Bispo Macêdo
    É um assunto muito controverso e polêmico,pois vivemos em uma sociedade hipócrita,viciada,promíscua que exige ética quando não vive na ética.
    O patrão,passa a ter um caso com a funcionária e esta engravida,logo exige que ela aborte,pois
    ele tem familai e não vai deixar a familia por causa dela.
    A esposa,engravida do amante e procura clinica clandestina (quando é pobre) e aborta,a rica tem dinheiro para pagar bons médicos.
    E isso está acontecendo neste momento em que estou escrevendo este post e também agora em que você o está lendo.
    Ser contra o aborto em uma criança de nove anos, que foi violentada por um parente em quem confiava,só podia vir da Igreja Católica,em pesquisa recente foi mostrado que a maioria das mulheres que abortaram eram católicas.
    Sou membro da IURD e tenho em meu coração e mente a certeza que a decisão deve ser exclusiva da mulher,em caso de estrúpo,risco de morte e anéncefalo e estarei com elas no que decidirem.
    O resto é fanatismo e imposição religiosa,a história mostra que as decisões da Igreja Católica sempre prejudicou as pessoas,que foram queimadas e injustiças pelos seus concílios.
    AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO,É O QUE ESTÁ FALTANDO NESTE MUNDO.

  • bispo.me desculpe mas nao concordo com o aborto.na palavra de deus isto e pecado.se deus esta dando uma crianÇa uma vida ele tambem vai dar condiÇao desta mae cria-lo independe das condiçoes que ela foi feita nao sou a favor do aborto.

  • JORGE LUIZ AMORIM DA SILVA - IURD/Vitoria-ES

    Já começamos a perceber alguns sinais de uma vida terrena apocalíptica. O Senhor Jesus Cristo o leão da tribo de Judá, abrirá o livro e desatará os Sete Selos, expondo publicamente segredos inimagináveis. (Apocalipse Cap. 5)
    Rotineiramente percebemos a importância da existência do problema pecado, e deixamos em segundo plano o problema do inspirador das acusações e do aumento continuo do sofrimento. O inimigo do Cordeiro elabora estratégias com características dissimuladas, se contrapondo de forma sutilíssima ao propósito da vida do Senhor Jesus Cristo, único mediador entre Deus e o ser humano.
    As ações impondo vivermos sob condições inadequadas, orientando que assimilemos o sofrimento, a pobreza, as doenças, o sentimentalismo e nunca uma fé inteligente, etc., contrariam frontalmente a missão do Senhor Jesus Cristo, pois nunca ele obrou neste mundo a indução para uma vida miserável. Jesus nos trouxe a libertação derramando seu Sangue para alcançarmos o direito a uma Vida com abundância.
    Certa vez o Senhor Jesus realizou um milagre no sábado e isso contrariava frontalmente o regulamento da religião dominante no mundo na época, e realmente um religioso nunca tolera a quebra dos regulamentos da sua religião, sendo então por isso, o Cordeiro perseguido até o resultado final no calvário. (João 5:16)
    Como exigir que alguém, mantenha uma gravidez, indesejada, fruto de uma violência sexual absurda, sem o respaldo de uma mínima condição de vida? Por que não podemos evitar a geração de filhos, quando não possuirmos mínima condição de manter-se a si próprio? A quem interessa ou satisfaz o continuo aumento do sofrimento do ser humano? Será porque somos imagem e semelhança de Deus? Quem ficaria feliz com o sofrimento das pessoas por toda uma vida humana? Quem ficaria feliz com a existência de uma multidão de miseráveis e sofredores? Seria o Deus Vivo ou seria inimigo do Cordeiro?
    Condenasse uma equipe médica, como então avaliariam a atitude de Abraão ao levar seu próprio filho em Sacrifício ao Deus Vivo? Abraão também estaria condenado?
    Todo ser humano possui o direito de almejar uma vida livre de sofrimentos e dominar sobre o seu próprio corpo, nem o Senhor Deus impede que as pessoas possuam o livre arbítrio a esse domínio.
    Afirmar que ovulo fecundado, fruto de uma relação sexual incestuosa e uma obra de Deus, será isso verdade? Não devemos repudiar a pedofilia, que produz tanto sofrimento, na vida de uma família inteira? Finalmente, não encontrei na Sagrada Escritura o registro de que algum ser humano nesta terra recebeu o poder de impedir o livre acesso do homem com o Senhor Deus. Somente o Senhor Jesus Cristo é o nosso mediador, o que o ser humano deve fazer para ter acesso a Deus, já está determinado na Sagrada Escritura.
    Deus abençoe a toda equipe medica empenhada tentando de alguma forma corrigir os efeitos de uma infeliz ação incestuosa, a fim de que uma criança tenha o direito a uma vida abundante. Todos nós o povo brasileiro estamos orando por vocês.
    Louvado seja o Senhor Jesus Cristo. Amem.

  • DEBORA

    BIPO EU TAMBÉM CONCORDO COM O ABORTO PRINCIPALMENTE NESSES CASOS DE ESTRUPO
    PRIMEIRO QUE A CRIANÇA NÃO TINHA ESTRUTURA FISICA NEM EMOCIONAL PARA TER ESSA CRIANÇA CORENDO O RISCO DE ATE MESMO MORRER NA HORA DO PARTO.
    E MELHOR QUE A CRIANÇA NÃO NAISSA DO QUE TER UM FILHO INDESEJAVEL PRINCIPALMENTE FRUTO DE UM ESTRUPO. QUE DEUS ABENÇÕE

  • eduardo barreto

    Olá Bispo.
    A verdade é uma só, aquelas crianças iriam fazer falta na pastoral da criança, pois não teriam como precionar o governo para pedir dinheiro, pois eles na verdade não pensaram na criança de 9 anos, a realidade é que não sabemos para onde vai esse dinheiro, se a tantas crianças jogadas nas ruas. Tem um tal padre Julio que foi acusado de pedofilia é só isso que nós ouvimos.
    Isso vai acabar um dia.
    Que Deus abençõe o nosso País.

  • samuel

    ELES SÃO IPOCRITAS.

  • No caso da menina estou a favor porque ela foi abusada, eu creio assim; ela näo tem culpa penso que essa carga caerá sobre o abusador.
    Porque está escrito: “pois tudo o que o homem semeia; colhe.”
    Que Deus abençoe o senhor.

  • BOA NOITE BISPO AMCEDO.

    EU CONCORDO COM O SR. EU NÃO TENHO FILHO E NEM QUERO TER, E SOU TOTALMENTE A FAVOR DO ABORTO E ASSINO EMBAIXO QUANDO O SR. DISSE ASSIM QUE NEM TODA GRAVIDA TEM CONDIÇÕES DE TER FILHOS, BRINCADEIRA NÉ, NEM AS PESSOAS QUE QUEREM E TEM CONDIÇÕES DE TE-LOS É COMPLICADO, IMAGINA TANTAS JOVENS GRAVÍDAS QUE NÃO FAZEM NEM IDEIA COMO CRIAR E EDUCAR UM FILHO…. É COMPLICADO, SE DEPENDENCE DE MIM NÃO NASCIA MAS NEM UMA CRIANÇA NO MUNDO.

    ABRAÇO FORTE.
    FIQUE COM DEUS…

    TERE

  • BOA NOITE!!

    o governo tinha que liberar as operações para se evitar que homens e mulhers que não tem condições financeiras tenham filhos a debalde como se fosse filhos de coelhos ou ratos.
    pois as crianças não são brinquedos nem abjetos de mercadoria,como existe mulheres que vendem os seus bebes.

    UM forte abraço a todos

    Tânia Regina

  • Boa noite!

    Que a paz esteja sempre em nossos corações,gostei muito desta matéria pois é um assunto que eu particularmente me revolto,quando vejo crianças inocentes em sinal de trânsito pedindo dinheiro ou vendendo doces,para sobreviverem,é um absurdo!
    Se ouvecem um planejamento familiar talvez isso seria menos,crianças que deixam de ir a escola pois tem que levar o pão para a mesa sendo isso DEVER dos seus pais que os colocarão no mundo,parecem que guando mais filhos eles tiverem o governo os ajudará com o tal “”bolsa família “”e assim se acomodam com situação e a misséria,pois eles colocam as crianças no mundo com o pretesto de ganhar essas ajudas do governo,depois as crianças crescem e muitas delas viram traficantes e roubam e destroem vidas,onde esta a conciência de cada um de nós??
    Ter filhos,é uma GRANDE RESPONSABILIDADE DAS PAIS e não da sociedade,”” ACORDA PARA A VIDA””
    UM caloroço abraço nesta família que eu amo!!
    TÂNIA REGINA

    OBS:Não sou a favor do aborto,e sim de um planejamento familiar!!!!

  • monica de andrade lima

    bispo eu sou a favor do abordo como uma criança de 9 anos tem responsabilidade de cuidar de uma criança , criança cuidando de criança.esso é errado , por isso sou a favor do abordo

  • NORMA

    Boa noite Bispo,Eu entendi o senhor,só não entendo essas pessoas que se dizem ser de DEUS também,não entenderem o sofrimento desta mãe,afinal de contas ela só quis salvar a filha.Agora bispo eu pergunto há essas pessoas que são contra o aborto:o que é pior, o aborto enquanto esta gerando no ventre da mãe,ou esperar nascer para matar quando estiver com nove anos?? (Ex.caso Isabela)respondam para si mesmo. DEUS ABENÇOE A TODOS.

  • silmara rreis fernandes

    BOM !!!! temos no mundo todo tipo de informação de todos os lados via internet, tv,rádio,etc…..e o principal deles todos, e a palavra de DEUS BUSCAR CONHECIMENTOS nela pois dar a luz a uma criança gerada e depois ter que tira-lá é muito doloroso, no meu caso tive que fazer uma coretagem quando estava gravida de três meses e achei que nunca poderia mais ter filhos foi o que o medico me disse ,mas pra honra e gloria do senhor JESUS meu único filho esta aqui com 14 anos hoje por isso que recorri a IURD pra me dizer nesse caso o que fazer fui muito bem instruida obrigada por tudo que DEUS bençõe a todos vcs.

  • NA MINHA OPINIÃO, A IGREJA CATÓLICA… NESSE PAÍS; EU ESTOU NA REGIÃO NORDESTE, E POSSO GARANTIR A TODOS QUE ELES SE APROVEITAM DA FALTA DE CULTURA DO POVO, PARA DOMINÁ-LOS. É POR CAUSA DESSA RELIGIÃO QUE O BRASIL NÃO VAI PRÁ FRENTE; NÃO TENHO NADA CONTRA O POVO CATÓLICO, POIS ELES NÃO TEM CONHECIMENTO NA SUA MAIORIA, SOBRE O MAL QUE A IGREJA CATÓLICA JÁ CAUSOU, CAUSA, E AINDA CAUSARÁ NESSE PAÍS E NO MUNDO TODO. A MAIORIA DO POVO CATÓLICO NÃO TEM CONHECIMENTO DAS ATROCIDADES QUE ESSA RELIGIÃO JÁ CAUSOU A ESSE PAÍS E EM OUTROS PAÍSES DO MUNDO A ONDE ELA PREDOMINOU. HONESTAMENTE SÃO TANTAS AS ATROCIDADES QUE NÃO DARIA PARA RELATAR AQUI NESSE ESPAÇO.POR ISSO EU ORO POR TODOS OS CATÓLICOS PARA QUE O ESPIRITO SANTO ABRA OS OLHOS DELES PARA QUE ELES ENCHERGUEM A VERDADE. É COMO A BIBLÍA DIZ: ” SAÍ DO MEIO DELA POVO MEU, PARA NÃO SERDES CUMPLICES EM SEUS FRAGELOS. APOCALIPSE”. MAIS DEUS PERMITE QUE ESSAS COISAS ACONTEÇAM, COMO O CASO DESSA MENINA QUE FOI ESTRUPADA, E TEVE QUE SER FEITO O ABORTO, PARA QUE O POVO CATÓLICO ABRA OS OLHOS E VEJA QUANTO ELES FORAM ENGANADOS PELA A IGREJA CATÓLICA. É BOM QUE OS PADRES E PAPAS E BISPOS CATÓLICOS CONTINUEM A EXCOMUGAR SEUS FIÉIS, E ASSIM ELES VÃO VIM TODOS PARA AS NOSSAS IGREJAS PORQUÊ AQUI NÓS NÃO VAMOS FAZER COMO A IGREJA CATÓLICA FEZ. POIS NEM JESUS CONDENOU NINGUÉM, E QUEM OS PADRES CATÓLICOS PENSAM QUE SÃO PARA CONDENAR? ISSO É POQUÊ NÓS NÃO ESTAMOS NA ÉPOCA MEDIEVAL, PORQUÊ SE ESTIVESSE-MOS, ELES MATARIAM ESSA MENINA E TODOS QUE PARTICIPARAM DESSE ABORTO, COMO ELES FIZERAM NA ”SANTA INQUIZIÇÃO ONDE ELES MATAVAM EM NOME DE DEUS. QUE DEUS EM NOME DO SENHOR JESUS VENHA ABRIR OS OLHOS DO POVO CATÓLICO. POIS SE ELES SOUBESSEM E ENTENDESSEM OS MALES QUE A RELIGIÃO DELES JÁ PRATICOU, NÃO TINHA NENHUM DELES MAIS NESSA RELIGIÃO.

  • Ob. Mônica Silva

    EU sou a favor da legalização do abordo.Quantas mulheres que ja morreram ao tentarem provocar um abordo em casa atraves de remedios ou em clinicas clandestinas?

  • ROSIVALDO /RJ

    é como as pessoas tem memoria curta:até religiosos querendo investir toda sua furia contra as colocações do bispo edir macedo em relação ao aborto. será q vc estaria feliz em saber q sua filha de 9 anos estaria gravida,e por causa de um crime hediondo q é o estupro + pedofilia infantil; eu li aqui varias opiniões e de pessoas q tem formações,phds… poxa antes de darem o seu veredito olhem p/dentro de sí proprio,o sujeito quando sabe q foi traido pela mulher ou pelo homem cria um sentimento rium e muitas das vzes tiram a vida de seu proximo achando q isso é certo.ai quando acontece uns casos como este dessa criança de 9 anos ,os pertubados de plantão acham q o sr.edir macedo está errado ao dar seu parecer em relação ao aborto na situação dessa criança ? sr(es) pai e mãe ,avó,avô….vamos orar e vigiar p/ q nossos filhos não sejam vitimas desses endemoniados q praticam tal coisas com as crianças; com tantas mulheres solteiras nesta terra o satanas usa seus mensageiros p/causar estas pragas . e vc vai esperar acontecer c/seus filhos para cair a sua ficha? o rei herodes mandou matar todas as crianças até 2anos de idade no intuito de acabar c/o sr JESUS ainda criança, havia um interesse por trás de todas aquelas mortes,onde estavam os poderosos da época q não fizeram nada? e hoje em dia qual interesse q os mesmos poderosos tem em ser contra o aborto? bispo q o SENHOR JESUS lhe de forças p/prosseguir c/toda boa dadiva q o pai das luzes vier lhe transmitir sê tu uma benção!!! não temas vai e arrebenta ,vai nessa tua força.

  • jose rubens floriano de souza

    ola .bispo quero aqui deixar minha opiniao ,ja que o asunto gera polemica porque entao o governo nao faz um plebicito sobre esse assunto p populaçao votar .voto numero 1 a favor e vcs .da sociedade vamos fazer uma votaçao eu sou a favor do aborto em casos como esse .

  • Ola Bispo!eu sou sim a favor do aborto,principalmente vindo de um estupro,as pessoas tem que parar pra pensar pois como uma criança vai criar outra criança?obrigada Deus abençoe.

  • Luzia Ferreira Pacheco

    Acredito que para eles deve ser muito comum a cena de um estupro, principalmente com crianças .

    Se eles são tão poderosos pra ditar tais regras, porque não investem suas fortunas ( pois a igreja catolica é riquissima ) em educação, saúde.
    A igreja católica se instala em cidades pobres e se acham no direito de escomungar, como se isto tivesse algum valor.
    Juntamente com o senhor, Bispo, nós tambem abençoamos esta familia em nome de Jesus.
    Mas sabe Bispo, não precisamos de ir muito longe pra ver estas coisas, graças a Deus este caso foi pra midia , mas muitas veses acontece aqui na cidade grande como o Rio de Janeiro e ninguem fica sabendo, são pessoas sem voz, que sofrem e não tem ninguem pra defendê-las.

  • Rodolfo

    Bem esclarecedor esse comentário do Bispo Macedo sobre esse acontecimento que revoltou não só o Brasil mas tambêm o mundo. Sou favoravel ao aborto em qualquer circunstância.Pois dia sim dia não uma mulher morre em nosso país ao fazer à prática do aborto ílegal, segundo matéria veículada no jornal Folha Universal. Alguem que é contrário ao aborto garantirá à salvação das almas dessas mulheres, que morrem em decorrencia de complicações do aborto ílegal? De acordo com o nosso minístro da saúde José Temporão, essas mortes são caso de saúde pública. Pois como nós vamos colocar na cabeça das pessoas menos esclarecidas que elas devem usar dos métodos contraceptivos para evitar à gravidez indesejada? Por isso eu prefiro que é melhor sacrificar um ser que não existe, do que sacrificar o que existe. Não faço esse comenário porque sou puxa-saco do bispo, mas é à minha opinião a respeito do aborto,Muitas vidas seriam poupadas com a legalização do aborto no Brasil.

  • Albertina Vieira

    Sempre que há gravidez gerada depois de um estupro independentemente da idade da mãe, deve ser abortado, sobretudo tratando-se de uma criança. Formei-me em medicina para preservar a vida humana, devo lutar até a exaustão para que um doente seja curado. No entanto, a questão do aborto sempre foi polémica e leva a uma certa hipocrisia dos governos e da própria sociedade que é cada vez mais egoísta. Esta menina de 9 anos nunca teria condições fisicas para ter um filho e muito menos dois, nem condições psicológicas. É UMA CRIANÇA A GERAR CRIANÇAS! O que é que defendem? O que é que excomungam? a criança pecou? ela foi vítima de um criminoso que não foi excomungado. Aborto nestas circunstâncias SIM! As políticas de saúde deveriam contemplar programas de planeamento familiar totalmente gratuitos com os mais variados tipos de contracepção de acordo com o perfil de cada mulher, evitando-se assim gravidezes indesejáveis, filhos rejeitados e abortos clandestinos que levam centenas de mulheres a morte. SEMPRE QUE HÁ RISCO DEVEMOS FAZER DE TUDO PARA SALVAR A MÃE.

  • E verdade existe uma falta de inteligencia sobre esse assunto ( aborto), muitos tapam os olhos e deixam acontecer e depois que um como o bispo macedo ,abre a boca e com toda a razao. Eles começam a falar, minha gente vamos abrir a cabeça, como que uma criança de 9 anos vai fazer pra cuidar dessas outras crianças, o bispo macedo ta certo , e eu tambem sou a favor do ( aborto ) ..

  • Bispo Macedo o Senhor é realmente um guerreiro de DEUS!!! Não há muito o que dizer o Juvenal da Silva disse tudo!!!Tantos lideres religiosos por temerem peder seus fiéis se acovardam e não mostram a verdade. A polêmica dessa menina abalou todo o país, nos deixando revoltados com certas atitudes da igreja católica, Amaldiçoou(excomungou) quem estava do lado da garota(pais, parentes e médicos) no entanto teve compaixão do pedófilo, alegando que ele não tirou a vida de ninguém. Isto é revoltante! o que ele fez com esta menina é pior que a morte!!! Ele roubou a infância e de certa forma à matou!!! Quem pode apagar o que esta menina vivenciou???
    Peço ao SENHOR JESUS que restaure a vida dessa garota e de sua familia!!!
    Estou com a IURD e com o Bispo Macedo!!!
    Fora Hipocrisia!!!

  • MARLO M.

    JÁ FUI CONTRA A PROIBIÇÃO DO ABORTO,, QUANDO EU ERA IGNORANTE É CLARO.
    ACOMPANHEI ALGUNS ESTUDOS DO BP. MACEDO E,,
    MINHA CONCLUSÃO AGORA É QUE DEVERIA SER LIBERADO ,,, ´É FÁCIL PENSAR POR OUTRAS PESSOAS POR EXEMPLO ;;UMA GAROTA ESTUPRADA PODE MUITO BEM DAR A LUZ A UMA CRIANÇA LINDA, SAUDÁVEL E QUE VENHA FAZER A DIFERENÇA.
    MAS E O LADO REAL?,, QUE DESCONFORTÁVEL SERIA CARREGAR PRA SEMPRE O FATO DO ESTUPRO, IMAGINE A CABEÇA DA MÃE,, DO FILHO E QUEM SABE O PADRASTO…
    IMAGINE UMA CRIANÇA PASSANDO FOME, VESTINDO DO PIOR, FALTA DE EDUCAÇÃO ,,SOFRENDO E SEM CONDIÇÕES(COMO VAI SER O FUTURO DISSO?? QUEM VAI AJUDAR????O GOVERNO AJUDA?? VOCÊ AJUDA??)
    COMO FOI DITO,,
    PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO.
    AGORA NO CASO DE PESSOAS QUE PRECIPITAM E BUSCAM SUAS PRÓPRIAS CULPAS, ENGRAVIDANDO PRECOCEMENTE, ELAS TRAÇAM SEU DESTINO ATÉ MESMO EM DOÊNÇAS TRANSMISSÍVEIS.
    SE POR EXEMPLO O ABORTO FOR LIBERADO, NÃO QUER DIZER QUE TODOS OS CASOS PROCEDEM DE QUEM É A FAVOR DA LIBERAÇÃO,, AFINAL CADA UM PLANTA E COLHE INDIVIDUALMENTE. SALVAÇÃO É INDIVIDUAL.
    AQUELE QUE REALMENTE FOR CONTRA O ABORTO QUE SE MANIFESTE ENTÃO,, AJUDANDO FINANCEIRAMENTE E PSICOLOGICAMENTE AS PESSOAS ATINGIDAS..

  • edeilton

    bispo ,e verdade concordo com senhor
    q deus abençoa o senhor muito ,muito mais,xau.

  • Márcia Fernanda

    Sim… É um absurdo esta imposição desta religião católica, digo religião justamente por ter a certeza que dentro de um contexto literalmente falando concordam com esta opinião ditadora, perversa, desumana; quem esses padres e bispos católicos pensam que são? obviamente se sentem absoluto. Digo sem medo de errar: as opiniões desses religiosos não são pautado na Bíblia Sagrada, eles desmerecem a palavra de Deus, a prova maior esta sendo mostrada dia após dia entre outros esta a idolatria que o Senhor Jesus tanto abomina!
    Ouvindo a FM 105 aplaudir o que o Bispo Macedo declaro na sua sabedoria e inteligência:
    – O bispo católico os excomunharam, mas eu os abençõo em nome de Jesus!
    Parabéns Bispo Macedo! o senhor pode ter a certeza que todos que ouviram ficaram felizes com a sua atitude a alegria foi tão grande no momento que o senhor os abençõu que cada ouvinte se sentiram abençoados, pois ós comentários´era só este.
    Aproveito para lhe pedir em nome dos ouvinte da FM 105. repita esta pregação ou pregue novamente sobre esta benção.

  • AldairesFavretto

    Bispo, eu não tinha coragem de opnar a favor do aborto em hipótese nenhuma, achava que iria
    pro inferno se opnasse a favor, por ser eu uma cristã, e até mesmo antes de me converter não
    tinha coragem de opnar a favor, achava o aborto em qualquer situação um absurdo. Agora graças às suas explicações minha mente ficou mais aberta quanto a este assunto tão difícil de tratar.
    Trabalho e moro num bairro nobre do Rio de Janeiro onde as escolas particulares são caríssimas
    tem uma que cobra $2500,00 por mês por aluno e os pais pagam numa boa, aí você olha pro
    lado e ver crianças pobres que descem do morro na tentativa de arrumar alguma coisa para comer e nem sempre conseguem e para matar a fome vão usar drogas, você passa nas ruas e estão lá todos os dias crianças jogadas no chão e esses que defendem tanto o aborto nao aparecem para dar um pão sequer. Passam olham de rabo de olho e pronto! Não estão nem aí prá dor daquelas crianças. Aí querem mais é pegar no microfone, de preferência e dizer em alta voz que é contra o aborto e não se compadecem daquelas que estão aí precisando de ajuda.
    Bando de hipócritas e egoístas!
    Tem criança morrendo todo dia sem direito sequer a um enterro digno.

  • O aborto é um tema bastante polêmico, eu sou a favor do aborto sim, na minha opinião se não tiver condições de criar a criança e dar uma boa educação deve sim abotar. No meu ponto de vista não é nada de mais quando ainda é cedo por exemplo até uns 3 meses de gravidez. Mais quem quer abortar ,aborta logo e pronto não tem que ficar choramingando pelos cantos.

    Quem estuda Embriologia Clinica, sabe do que estou falando, que a complexidade da vida começa por um bando de células, sucessivas mitoses, diferenciação celular, mórula, blástula, gástrula, organogênese…. em fim é muito complexo até que se tenha um individuo que possa viver fora do corpo da mãe.
    Por isso na minha opinião as mulheres que fazem aborto logo no inicio independentemenete da circunstâncias estão agindo certo não tem nada de mais.

    O problema é a forma as quais elas fazem os abortos que pode colocar a vida delas em risco, tudo isso por contas das nossas leis “maravilhosas”, que tem o dedinho da Igreja Romana.

  • jean batita

    jean ola bispo eu entendo o seu ponto de vista, o sr esta abordando um asunto de uma criança de 9 anos indefesa que não sabia o que estava para acontesar con ela . o sr não esta dizendo que é contra o aborto mais cada caso é um caso.como essa criança iria aguenta essa gravideis de gemeos? quem não entendeu a abordagem que reflitão que o bispo não está mandando ninguen abortar.que Deus te abençoe.

  • Familia Feliz

    É como o bispo no rádio havia comentado, se o Senhor Jesus estive aqui na terra, certamente diria que deveria abortar pra salvar a menina. Eu também creio assim. Agora até quando a igreja católica estara acima da lei deste país, devemos todos dar um basta nisso.

  • Pessoas são vistas agora como um animal que cria e se não tiver comida ”Eles sabem se virar”.A Imagem religiosa do passado do dominío sobre as pessoas ainda reina, desde a época de JESUS,eles acham que somos fantoches.

  • jean batita

    jean batista ola bispo eu emtendo o seu ponto de vista; esses que critican é porque não é com a filha d,ELE se fose eles não falaria isso.

  • J. Fernando

    Eu concordo com o bispo Macedo. As pessoas não precisam ser tão cultas para entender a questão do aborto, bastam elas se colocarem no lugar dessa garota de 9 anos, e de sua família. Há casos para todas as situações que envolve o aborto. No texto Sagrado a Bíblia, o apóstolo Paulo foi bem explícito quando disse: ” Todas as coisas são lícitas, mas nem todas me convém.” No caso deste aborto, se enquadra essa passagem bíblica. O clero romano, impõe suas doutrinas omitindo a verdade contidas na Bíblia. Até quando a hipocrisia vai prevalecer.

  • ana

    eu sou contra ao aborto porque houje em dia nao a necessidade de ter um filho indesejado,existe muitas mais coisas pra provenir como o preservativo,pilula,operasao e outros.
    Agora se eles nao tenhem posses de fazere isto nao acredito porque se tenham dinheiro pra comprar alcool ou cigarros tambem tenhem dinheiro pra comprar protesoes pra prevenir uma gravidez. Em caso as criancas que sao abusadas sexualmente e tenham uma gravidez indesejada ai sou a favor do aborto e triste ser maes quando a um sao criancas.
    Bem esta e a minha opiniao e nada me faz mudar,nao se esquesam que pra ter um filho tanto como o homem e a mulher tem que desejar o filho e nao se esquesam se nao os querem ter compram os preservativos.

  • Luis IURD-PA

    Eu queria saber o seguinte:

    Alguém que seria contra o aborto nesse caso já passou pela pele de uma pessoa que foi estuprada????

    E saber que aquele filho gerado não foi fruto de um amor verdadeiro, mais de uma violência que esmaga de dia e de noite a auto-estima da pessoa violentada???

    Se a criança tem a salvação dela garantida pela Bíblia, porque então dizer que isso é um tipo de assassinato??

    Como criar uma criança se a mãe não tem a minima condição de cuidar da criança??

    Nesses casos para mim o aborto é legal e moral… Mas há quem lucre muito com a miseria…

    um homem miserável é mais facil de manipular também… homem miseravel é na maioria das vezes tolo… pois não tem estudo… ai fica facil de manipular… sabe como é né… votos E TALS…

    TSSS…

    Sem falar naqueles que são contrários ao planejamento familiar… MEU DEUS!!! pessoal tem emprego pra todo mundo???? Se agora já está uma situação dificílima pra vc se sustentar imagine com 300 filhos … tsssss….

  • bispo pelo amor de deus so não encherga que não quer e ou não e?si tão achando que uma meninas de 9 NOS PODI SER MÃE ONDE ESTAMOS?
    deus me arrebata logo????

  • luciana santos

    bispo,no começo tambem ficava em duvida sobre o aborto, mas um dia vi o senhor falar de como uma mulher sem condições , vai poder criar um filho,nessa sociedade tão injusta e que certamente quando engravidam não tem nenhum apoio moral e finançeiro pra educar uma criança, e que certamente vai se criar no mundo na violencia e a alma dessa criança mesmo no ventre seu destino ja ta trassado, hoje bispo concordo com o senhor sobre o aborto.quantas crianças hoje estão ai abandonadas pelos pais,sendo humilhadas nas drogas se prostituindo aonde estã a justiça que condena o aborto nessa hora ????

  • J.Ronaldo

    Bispo, gostaria de agradecê-lo pelas suas orações aos auxiliares. Me inscreví, e fiz tudo pela internet(pedidos,pagamento de boleto) etc. e hoje, 14 dias depois, um dos meus dois pedidos foi ouvido! Uma pequenina pedra foi removida do meu caminho e a outra,a grande, certamente também será!

    Glória a JESUS!

    Cada vez que leio o seu blog, ou ouço sua palavra amiga(quase diariamente) eu tomo uma aula prática de Fé!

    Em relação ao aborto, quando lí o seu livro e depois seus posts no blog no início não entendí direito. Mas algumas semana depois quando ví uma entrevista de um médico falando sobre um feto de 6 semanas, comecei a entender…

    No caso dessa menina não tive dúvidas. Na hora em que os clérigos “defendiam a vida” eu lembrei das palavras de Jesus: ” Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23:4).

    Como disse Juvenal da Silva: pimenta nos olhos dos outros é refresco!

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: