20

Livro_Intellimen

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #51

Pode fazer paralelamente ou após concluir o Desafio #50.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Entender como suas decisões são influenciadas e ficar mais atento a isso.

Explicação: Decisões determinam nosso destino. Isso você já sabia. Mas e se nós não estamos no controle delas? E se, de fato, as decisões que achamos que tomamos não estão realmente sendo tomadas por nós? Assustador?

É sobre isso que o economista comportamental Dan Ariely explica em um vídeo de 17 minutos. A apresentação feita em 2008 já foi visualizada por milhões de pessoas.

Assista o vídeo com atenção. Reserve meia hora sem interrupções esta semana para acompanhar o raciocínio de Dan e pensar nas implicações do que ele descobriu para sua vida. A palestra é descontraída, regada com o bom humor de Dan.

O vídeo está aqui. O original é em inglês mas é simples você acionar as legendas em português. Veja a imagem abaixo:

 

ted1

ted2

Ao entrar na página, o vídeo estará em inglês. Selecione a opção “44 subtitle languages” (1). Depois, selecione a opção “Portuguese, Brazilian” (ou simplesmente “Portuguese” para quem prefere o português de Portugal), conforme mostrado acima (2). O texto aparecerá abaixo do vídeo.

Caderno de Notas: Depois de assistir o vídeo, anote seus pensamentos a respeito. O que a apresentação lhe fez pensar? Como você pode prestar mais atenção nas opções colocadas diante de você? Como você se sente agora sabendo que seu cérebro pode lhe iludir — ou mesmo as pessoas que intencionalmente podem influenciar suas decisões? Você se lembra de situações em que se achou “sem opção”, mas que talvez tenha sido simplesmente porque acreditou que não haviam outras opções quando na verdade haviam muitas?

Parceiro Oficial: Troquem ideias e reflexões a respeito.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #52, que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #51 concluído: Aprendi a tomar mais cuidado com as influências sobre minhas decisões (Acrescente qualquer outro comentário a respeito.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Assisti o vídeo
Anotei minhas reflexões em meu Caderno de Notas
Conversei com meu parceiro a respeito
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frases:

A excelência característica do homem forte é que ele pode trazer questões significantes à tona e tomar decisão sobre elas. Os fracos são sempre obrigados a decidir entre alternativas que eles mesmos não escolheram. – Dietrich Bonhoeffer

As pessoas costumam dizer que, em uma democracia, as decisões são tomadas pela maioria do povo. Claro, isso não é verdade. As decisões são tomadas pela maioria dos que se fazem ouvir e dos que votam — uma coisa muito diferente. — Walter H. Judd

 

 Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

13 Comentarios em “Desafio IntelliMen #51”

  1. Desafio IntelliMen #51 concluído:
    Aprendi a tomar mais cuidado com as influências sobre minhas decisões e ser o influenciador e nao ser influenciado

  2. daniel.318 3 years atras

    Desafio IntelliMen #51 concluído: Aprendi a tomar mais cuidado com as influências sobre minhas decisões
    Reaumente temos,que tomar muito cuidado,com nossas decisões,que tomamos diariamente por que podemos ser influenciado por alguém,ou pelos nossos sentimentos,ou até mesmos pela nossa mente que muitas das vezes nos engana e ludibria. Olho só como são as coisas,eu tinha um plano de franquia de um operadora de celular,e um amigo juntamente,com sua esposa falaram que a operadora que eles,usavam era bem melhor do que aquela,eu já usava a muito tempo,conclusão, mudei de operadora,depois eu me arrependi,amargamento por não ter analisado melhor aquele plano. Eu acabei tomando um,decisão precipitado por que eu a tomei influenciado por alguém,e algo simples mas quantos,não tem tomados atitudes ruins, influenciado por aguem,mau intencionado com inveja ou ganancia, ou até mesmo usada pelo um espirito enganador.

  3. jorge santos 3 years atras

    Desafio IntelliMen #51 concluído:

    A melhor maneira de tomar decisões é direcionado pela palavra de Deus, certamente teremos nossas decisões acertada; muito cuidado com as coisas que vemos, e pensamos.

  4. joilson da silva oliveira 3 years atras

    Desafio intellimen #51 concluido.
    Temos que tomar cuidado com as influencias sobre nossas decisões,ter cuidado com o nosso celebro, que podem nos iludir, nao podemos ser influenciado pelas coisas erradas ter cuidado antes de decidir.
    Vigiar todo o tempo nossa mente, para nao ser induzido, nao tomar atitudes precipitadas.

  5. Pr Paulo Menezes (Colômbia) 3 years atras

    Desafio IntelliMen #51 concluído: Aprendi a tomar mais cuidado com as influências sobre minhas decisões porque nosso celebro pode nos iludir, o falso diante do verdadeiro sempre pode enganar, e nesse mundo é o que não falta é enganadores. muitos mais agora depois de ver esse video, o quanto podemos ser influenciados, temos que tomar cuidado com a nossa mente.

  6. Gláuber Salatino 4 years atras

    Desafio IntelliMen concluído: Eu e meu parceiro vimos o vídeo e entendemos que não somente a nossa mente mas como a sociedade tenta tomar atitudes por nós ou nos induzem a tomar atitudes precipitadas, que temos que pensar bem antes de tomar as atitudes e anotei no meu caderno de notas.

  7. Marcelo Santos 4 years atras

    Bispo boa tarde.
    Ao longo do projeto me mantive firme e estou seguindo os desafios em dia. Mas enfrento um grande problema com meus parceiros, sim, parceiros!
    Já tive 3 parceiros de desafios e todos desistiram do projeto, mesmo com minha insistência em mostrar a importância do mesmo, meu exemplo nas realizações, eles desistiram.
    Estou a procura de outro, mas até agora, desde o desafio #40 estou sozinho. Realizo todas conforme a direção, mas sozinho. Nas tarefas que exigem a companhia do paceiro geralmente procuro um amigo próximo para realizar. Minha dúvida é se isso poderá me prejudicar mais a frente com o avanço do projeto?

  8. Weslly Palhano - Fortaleza CE 4 years atras

    Boa tarde bispo, o projeto intellimen, é muito bom, o problema são os parceiros oficias, desde do começo do ano que estou no desafio sem parceiro, ate desisti de procura um,queria dar a ideia que no próximo intellimen possa fazer os desafios individual!
    Agradeço desde já a compreensão do senhor!
    Que Deus abençoe!

  9. Anderson Félix 4 years atras

    Bispo, o meu parceiro desistiu há duas semanas e estou procurando outro parceiro, só que muitos que consultei estão desmotivados pelo ano estar chegando ao fim e alegam não dar tempo. Eu poderia continuar fazendo os desafios normalmente e postando, e continuar na minha busca pelo parceiro ou só posso continuar quando encontrar um?

    • Anderson, quando o ano acaba vão poder postar coisas do IntelliMen. Simplesmente não vão ter desafios novos, você pode falar isto com eles.

  10. Boa Noite bispo, oque devo fazer a essa altura?
    meu computador deu PT, e nao tenho as anotações que fiz durante o desafio, e mesmo no disco duro, nao deu para resgatar, oque faço? sigo nos desafios ate termina-los, mas agora ja nao tenho como resgatar as anotações e as tarefas anteriores.