62

 

A pergunta tem duplo sentido. (1) Quais as qualidades que fazem uma pessoa ser excelente? E (2) o que uma pessoa excelente faz? Duas perguntas importantíssimas para quem busca estar no topo da montanha, entre os primeiros dez, cinco ou dois por cento de sua classe, profissão, mercado ou qualquer outra área.

As respostas não caberiam em um blog post, por isso não considere o que vou dizer como único e definitivo. Que sirva apenas para despertar sua imaginação.

Uma das qualidades principais de uma pessoa excelente é ter padrões altos para si mesma. Ela exige de si o melhor desempenho. Sempre busca se superar. Não aceita fazer apenas o que é bom, mas somente o melhor — e sabe que o melhor de hoje será o bom de amanhã. Ela não perde de vista os seus concorrentes, mas seu principal motivador não são eles. Sabe que guiar-se pelos concorrentes não é liderar. Seu maior concorrente é ela mesma. Seus alvos são ditados pelos padrões que ela determina.

E claro, essa qualidade principal — ter altos padrões — dita o seu comportamento e responde a segunda pergunta: O que uma pessoa excelente faz? Aqui vão dez coisas:

  1. Pensa grande
  2. É disciplinada em seu comportamento
  3. É obstinada pelo sucesso
  4. Odeia o fracasso
  5. Não perde tempo com bobagens
  6. Associa-se com pessoas excelentes
  7. Detesta se associar com pessoas medíocres
  8. Não despreza os detalhes
  9. Aceita críticas que lhe ajudem a melhorar
  10. Faz perguntas inteligentes

Teoricamente, primeiro você tem que ser excelente, para depois fazer coisas excelentes. Mas o contrário também funciona. Se você decidir fazer as coisas com excelência, e persistir consistentemente nisso, eventualmente você se tornará uma pessoa excelente.

A subida é íngreme. Poucos chegam lá. Mas a vista é maravilhosa.

 

Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

104 Comentarios em “O que faz uma pessoa excelente?”

  1. melissa.cintra@hotmail.com 6 months atras

    Muito o bacana, temos que ser melhor amanhã do que fomos hoje. Uma lição que exige disciplina da nossa parte.