71

Entenda o Propósito de João, como fazê-lo, e acesse todos os comentários aqui.

 

Ainda sob a lua cheia, no Jardim das Oliveiras, Jesus continua confortando os discípulos e preparando-os para os tempos difíceis prestes a começar. Não era por menos. Os discípulos haviam deixado tudo para seguirem Jesus. Trabalho, família, amigos… A esperança deles era uma vitória triunfante do Messias sobre os inimigos de Deus, a restauração de Israel do jugo romano.

Em vez disso, veriam o seu Mestre ser preso, maltratado, condenado e crucificado como se não tivesse nenhum poder. E seus nomes na lista negra dos judeus e romanos. Se tornariam odiados e perseguidos como o próprio Mestre. Teriam de entender finalmente que o reino que Jesus veio estabelecer não era político, mas espiritual. Então, realmente precisavam de encorajamento.

Como Jesus lhes oferece essa coragem? Usando do contraste. Deixe-me explicar.

As palavras de Jesus neste capítulo estão cheias de contrastes para ilustrar que algo doloroso, ruim e triste tem de acontecer para então trazer algo muito melhor:

  • Se Eu não for, o Auxiliador (Espírito Santo) não virá
  • Daqui a pouco vocês não vão Me ver mais; porém, pouco depois, vão Me ver novamente
  • Vocês vão chorar e ficar tristes, as pessoas do mundo vão se alegrar; mas sua tristeza se tornará em alegria
  • No mundo vocês vão sofrer, mas sejam fortes e valentes porque Eu venci o mundo

Para ilustrar essa grande lição, Jesus usa o exemplo da mulher grávida:

Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. (v.21)

Aqui está o grande segredo da fé e do sucesso. Em uma palavra: sacrifício. Não há como alcançar algo muito bom, uma grande alegria, sem abrir mão de alguma coisa para pagar o preço. O próprio Senhor Jesus estava passando por esse mesmo processo: ser sacrificado para alcançar a salvação de todos os que creem. Nem Ele pôde escapar dessa lei fixa para o sucesso.

Por isso Ele tenta neste capítulo imprimir essa verdade nos corações dos discípulos. “Vocês vão passar maus momentos, dias difíceis, mas se perseverarem e não perderem a fé em Mim, o Espírito Santo lhes guiará à vitória.”

Essas palavras são tão verdadeiras para nós hoje como foram para eles lá no Getsêmani. Talvez você esteja desfrutando o sucesso que pagou com o sacrifício. Ou está no meio do sacrifício, lutando para alcançar o sucesso. Coragem. Força. Não desista em meio a dor.

PerdeDOR. VenceDOR.

A dor é inevitável. A diferença está no que você faz dela: seu túmulo ou sua ressurreição.

21_dias_desafio_de_joao

 

 

O Propósito de João virou livro!

Agora você pode levar as 21 lições práticas com você e viver essa transformadora viagem no tempo em qualquer lugar.

Se você foi ajudado através do Desafio, beneficie também um amigo, presenteando-o com um exemplar.

Disponível para compra no Arca Center. Clique aqui.

 

 

 

Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

224 Comentarios em “João 16: Não se esqueça da mulher grávida”

  1. sara borges 2 years atras

    “Este capítulo é interessante, pois, nos fala claramente que nesse mundo teríamos de lutar, sermos fortes e nunca desanimar para que assim como o Sr. Jesus venceu a ele nós viesse também”.

  2. Coragem,força…..Senhor não desistas de mim…Preciso tanto t

    • Preciso tanto de ti…tu sabes cada proposito dessa luta que estou passando…Eu confio em ti Jesus….

    • Glaucia Oliveira 2 years atras

      Preciso tanto de ti…tu sabes cada proposito dessa luta que estou passando…Eu confio em ti Jesus….

  3. Arthur Medeiros 2 years atras

    Há momentos que vamos estar só. pessoas que nos cercam vão se dispersar assim como os discípulos, mas é nesse momento que devemos lembrar que Deus é conosco, vamos passar por atribulações, mas através dela nossa fé é fortalecida e o nome do Senhor Jesus glorificado.

  4. JOSEANE RODRIGUES 2 years atras

    Este capítulo é muito forte como os outros um vai completando o outro, pois Jesus fala de sacrifícios, de lutas de dor e etc…
    E também fala que os discípulos não poderiam saber de tudo o que estava por vir, pois não tinham estrutura espiritual para suportar, é o que acontece hoje também existe pessoas que não tem essa estrutura poque não é batizada com o Espírito Santo, e por isso não consegue vencer algumas situações ou problemas, mas mesmo assim elas insistem, quer lutar e vencer aquilo que não conseguiu, mas esquece que precisa de condição para isso, precisa da solução, precisa da arma certa para sua luta ter êxito, o Espírito Santo é o nosso guia, consolador, refúgio, direção em tudo o que precisamos em cada momento que devemos que agir ena maneira certa, se o buscarmos primeiro, então tudo nos será declarado.

  5. Neusa Santos 2 years atras

    Se permenecemos Nele Ele permanecera em nòs, e mesmo que vier as dores, tribulaçâes, desertos,etc, sabemos que se permanecremos perseverante sairemos com a vitoria nas mãos,não podemos è desistir, nào deixar nos abater com nada, permanecemos firme e fiel a Jesus que venceremos. Com Jeus sempre seremos vencedo.

  6. Raquel Freitas 2 years atras

    “Quando ele (Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo…”
    Percebe-se que Ele não irá so falar ou nos mostrar nossos pecados, mas Ele irá nos convencer, será insistente em nos mostrar nossos erros.
    É Ele quem nos convence não só dos pecados, mas que precisamos mudar, que necessitamos melhorar em algo, etc. É Ele quem nos mostra tudo, e nos guia, pois nos ama demais.

  7. Alexandre Souza 2 years atras

    Aqui o Senhor já começa dizendo o qe estava acontecendo com alguns e futuramente aconteceria com o apostolo Paulo, que achava que estava no serviço de Deus, quando perseguia os cristaos e matava-os. Todos sem excesao tinham que receber o Espirito Santo, vejo que o Senhor Jesus era e é tao bondoso com os seus que até os últimos minutos antes de Sua morte, orientava com paciencia. Porque muitos que se encontram em momentos de afliçao e angustia, entragao até a propria mãe, assim como Pedro fez, mas havia uma diferença o Senhor Jesus já estava posuído pelo Espirito Consolador.
    E assim como Ele venceu, todos que O aceitarem e obedecerem, VENCERAO. Lembre-se, do parto que dói na hora e dar a luz mas depois a alegria é imensa.

  8. Depois disso não vou me esquecer da mulher grávida,
    pois o que seria do filho se a mae no meio da dor do parto desistisse de fazer força no meio do caminho,
    mas na certeza de que o filho nascerá ela, mesmo com dor e cansada coloca mais força,e o filho nasce.
    Nosso sucesso em qualquer área depende se paramos em meio à dor e não conquistamos nada mesmo com a dor, ou se fazemos como o SEHOR JESUS , que mesmo com toda a dor foi até o fim e venceu tudo.

  9. Jesus disse que passaremos pela aflição, mas para agente ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo. Deixou um grande exemplo <3

  10. Renata Di T.Magalhães 2 years atras

    Amém!!!Deus é fiel!!!

  11. Estou passando pelo momento de dor e sacrifício. Minha mãe, eu e meu irmão estamos no vale. Porém por mais que o mundo tenha nos abandonado eu sei que O meu Deus está conosco. Quem é de Deus não nasceu pra ser perdedor, pois Ele é O Senhor das guerras!

  12. Cap16
    “13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”
    Sem dúvida a ressurreição!

  13. JESUS CONHECE NOSSA LIMITAÇÕES POR ISSO ANTES DE PARTIR ELE PREPARA BEM O CORAÇÃO DE SEUS DISCÍPULOS PARA QUE ELES ENTENDA QUE POR MAIS QUE PAREÇA INSUPORTÁVEL ELE ESTARÁ LA CONOSCO O QUE DEVEMOS FAZER É CRÊ ESTÁ COM ELE PARA QUE QUANDO NOSSA VITORIA CHEGA ELA VAI CHEGA SABEMOS QUE TODA DOR NÃO FOI EM VÃO POIS SOBERANO É SOMENTE JESUS SOBRE TODAS AS COISAS DESSA TERRA Até AS QUE ACHAMOS IMPOSSÍVEL.

  14. NESTE CAPITULO EU ENTENDI QUE JESUS PREPARAVA O CORAÇÃO DOS SEUS DO SOFRIMENTO QUE ELES IRIAM PASSAR.MAS JESUS NOS ENSINAR QUE APESAR DE TUDO VENCEREMOS E QUANDO NÃO RESTA MAIS FORÇA ELE ESTÁ SEMPRE POR PERTO E NOS AJUDARA À PASSAR .POIS A VITORIA É CERTA PRA QUEM CRER E ELE MESMO NOS FALAR PARA PEDIMOS ELE NOS SOCORRERA DAS CIRCUNSTANCIAS QUE ACHAMOS IMPOSSÍVEL DE PASSAR

  15. Realmente pastor, A dor é inevitável. A diferença está no que você faz dela: seu túmulo ou sua ressurreição.
    Essa é a Grande diferença, lição que temos que nos lembrar sempre, aprender em transformar a dor em aprendizagem e nada na vir vem de graça, temos que fazer sacrifícios para melhorar e conseguir o que desejamos. Quanto vc quer algo? Lute para conquistar, as tribulações vem para testar nossa fé muitas vezes. Para conquistar algo bom, temos que deixar certas coisas para trás e nos sacrificar. É isso que eu quero!

  16. Danúbia Sheisa 2 years atras

    No pain no gain. Em tudo na vida temos que sacrificar para vencer, imagine para alcançarmos a vida eterna, que é a nossa maior vitória.

  17. Charles Roges 2 years atras

    O segredo é não se abater com as dores e prosseguir rumo a vitória.

  18. Eu faço das tribulações a minha ressurreição, não o meu tumulo, pois do tumulo eu sai e não volto mais para lá.

    Bispo é verdade, eu sempre soube que seu sacrificasse eu iria sentir dor, pois o diabo não ia deixar eu alcançar minha benção, eu sempre soube que ele iria se levantar contra mim. Mas quando eu me apego a Palavra de DEUS, vejo vida, vejo lutas com vitorias. “No mundo passais por aflições, mas tendes bom animo Eu venci o mundo”