66

Entenda o Propósito de João e acesse todos os comentários aqui.

 

Já no início do capítulo, Jesus volta novamente à Betânia, cidade onde os eventos do capítulo anterior aconteceram. No final do onze, depois de ressuscitar Lázaro e gerar outra comoção na cidade, Ele se retirou para Efraim, região central e montanhosa de Israel, de difícil acesso, aproximadamente 40 quilômetros ao norte de Jerusalém. Ficou lá por um tempo com Seus discípulos, visto que os líderes judeus a essa altura já estavam planejando Sua morte e andavam a Sua procura.

O que observei foi que essa atitude de Jesus era um padrão. Ele vinha e causava algum alvoroço (mesmo se fosse sem querer); quando as coisas esquentavam e os judeus tentavam lhe prender ou matar, Ele se retirava para algum lugar distante e deixava as coisas esfriarem por um tempo. Claro, enquanto isso seguia trabalhando. Depois, voltava novamente. Mesmo aqui neste capítulo, O vemos fazendo isso (v. 36).

É importante às vezes “nos retirarmos” do meio da agitação para recobrarmos nossas forças, ajustarmos nosso foco, planejarmos nosso próximo passo. Poderíamos chamar esse padrão de “cortar lenha, queimar lenha”. Há hora de afiar o machado e cortar lenha. E há hora de fazer uma fogueira. Depois do fogo baixar, precisamos cortar mais lenha… E assim, tanto o cortar lenha quanto o queimar lenha nos aquece. É o exercício da inteligência e da fé, da prudência e da ação.

Em sua vida agora, é hora de cortar lenha ou acender o fogo?

Um outro evento digno de comentário foi a reação de Judas à atitude de Maria em “desperdiçar” aquele caríssimo perfume aos pés de Jesus. Trezentas moedas de prata equivaliam a trezentos dias de trabalho de um trabalhador comum. No valor do atual salário mínimo no Brasil, isso seria R$ 9.245 — ou $4.195 dólares.

Note que Judas, mais tarde, venderia o Senhor Jesus por apenas dez por cento desse valor, ou trinta moedas de prata. Esse era o valor de Jesus para ele. Não é de surpreender que tenha ficado horrorizado com a oferta de Maria.

O tema de dinheiro e ofertas sempre será um divisor de pessoas e opiniões. Isso porque poucas coisas mexem mais com o ser humano do que o dinheiro.

Para uns, dízimos e ofertas são um absurdo, um roubo, uma exploração, um desperdício. Para outros, são dignas expressões de fé, gratidão e amor pelas bênçãos impagáveis de Deus.

As pessoas do tipo Judas estão sempre pensando o que poderiam fazer com X de dinheiro para si. As pessoas do tipo Maria estão sempre pensando o que mais poderiam dar a Jesus para significar a entrega pessoal.

Assim como o dinheiro foi o laço e o fim de Judas, também o tem sido para muita gente.

Por outro lado, para outros, o desprender das coisas materiais tem sido o começo de uma nova vida.

 

 

Ver também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

233 Comentarios em “João 12: Fogo, lenha e dinheiro”

  1. sara borges 3 months atras

    Aquele que é a pegado a sua vida material, as coisas dessa terra, quando morrer ira perder tudo até mesmo sua salvação.
    Mas quem tem nojo pelo brilho/fantasia deste mundo e protege a sua vida espiritual acima de tudo esse tem sua salvação garantida.

  2. Arthur Medeiros 4 months atras

    Assim como os Fariseus muitos creem em Deus, mas tem vergonha de falar em seu nome, de passar a fé por medo de serem julgados.”amam mais a gloria dos homens do que a glória de Deus”.

  3. A minha hora é de cortar lenha,mesmo sem saber o que vamos ver fiz o propósito e cada dia ,cada capitulo Deus fala comigo…Em cada coisa que estou passando e sentindo parece ate que esta me responde ou ate mesmo me mostrando o caminho …Deus maravilhoso toda honra e toda glória seja dada a ti Pai…

  4. A minha hora é de cortar a lenha, da mais tempo para Deus. o fim está chegando e as almas perecendo e nós desapercebidos.Para agradarmos a Deus é necessário colocar ele em primeiro lugar;

  5. Olá, Bispo e irmãos!

    Cristo nos diz neste capítulo: “Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não se apoderem e vós; pois quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. (…)”
    Não podemos mais empregar todo nosso tempo livre nas distrações do mundo! Falta pouco para o Filho do Homem voltar.
    Procuremos endireitar nossas colunas, corrigir-mo-nos de nossos maus caminhos e buscarmos a Cristo enquanto ele ainda está conosco; creiamos Nele (na luz) para que nos tornemos filhos da luz.
    É duro dizer mas se não dermos ouvidos aos ensinamentos do Senhor, sofreremos consequências cada vez piores e no fim de tudo, seremos julgados (e condenados).

    Tenhamos fé e em Cristo e não sejamos como alguns dos chefes da sinagoga: creram em Jesus mas não o confessaram em público por preferirem a glória dos homens à glória que vem do alto.

  6. JOSEANE RODRIGUES 5 months atras

    Neste capítulo, o que mais me chamou à atenção foi o despreendimento de maria ao sacrificar,o que tinha de mais valioso no momento, pois deveria ser seu sustento, seu futuro estava guardado com aquele perfume, mas ela resolveu mostrar que tudo o que é dela é de Deus, e que não poderia ter uma outra oportunidade, para faze-lo, pois ela sabia que um dia Jesus, não estaria entre eles em forma humana. então podemos dizer que ela, aproveitou a oportunidade. E foi exemplo para todos, que foi até citado na bíblia; agora estou mais focada nesse propósito que quero levar em atitude pela minha vide inteira, de me desprender ainda mais, de fazer o melhor para Jesus e para os à minha volta, mesmo que não recebi deles. eu creio, que Deus me abençoará.

  7. Neusa Santos 5 months atras

    Esta na hora de afiar o machado e cortar mais lenha e acender a fogueira, preciso dar mais de mim para Deus.

  8. Raquel Freitas 5 months atras

    “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.”
    A alma de Jesus estava angustiada, da mesma forma que nos sentimos muitos vezes diante dos problemas. E chegamos a orar e clamar pedindo para que Deus nos salve de tal situação e não nos deixe passar por tal coisa. Mas para tudo há um propósito em nossas vidas, ainda que não compreendido por nós.

  9. aguinaldofjesus 6 months atras

    João 12:42-43 – Apesar de tudo, um número considerável de líderes do povo creu em Jesus. Mas, por causa dos fariseus, não faziam confissão
    pública. Eles tinham medo de serem expulsos da sinagoga. Pressionados, preocupavam-se mais com a aprovação humana que com a
    glória de Deus.
    Não precisava dizer nada ,mas só pra entende um pouco mas ,vou dizer uma experiencia própria que tive sobre isso ,não tive dificuldades para fala da minha fé para outras pessoas ,nas o problema não é esse, a Questão é que não me entreguei para Deus em relação a suas vontades , as pessoas sabia da minha fé ,mas eu não estava demostrando essa fé pra Deus fazendo o que ele realmente queria de mim ,pude percebe que estava na igreja apenas por emoção ,fiquei em choque quando vir isso ,aquilo me deixou sem palavras, não negava Deus para o mundo ,mas negava Deus para a minha mesmo para minha vida,Sempre ouvia os pastores e os obreiros ,nas nada que eles diziam me fazia muda ,porque não tinha tomado a verdadeira atitude ainda,Não sei o que diz ,nas nesse proposito foi para Deus abrir Meus olhos, Agora consigo compreende melhor as coisas ,realmente não costumo fazer propósitos como esse nas vou até o fim ,comecei agora vou termina.Agora tudo depende de mim ,devo toma minha decisão.

    Muito Obrigado Bispo ,por esse proposito ,agora sei que preciso ama Deus coisa que não estava fazendo

  10. Renata Di T.Magalhães 6 months atras

    A minha é ascender o fogo e ir pra cima de tudo que este mundo oferece.E agradecer cada vez mais a Deus por tudo que tem feito na minha vida.

  11. talita cristina 6 months atras

    Estou na hora de deixar o fogo abaixar. somente quando ficamos distante de tudo e de todos, que ouvimos mais a voz de Deus, tendo paciencia e confiança, aprendendo que devemos deixar Deus ir a frente de nossa vida, que tudo não seja como eu quero, mais como Deus quer, pois só ele sabe o que é melhor pra mim. O que achei muito forte nesse capitulo foi o que o Senhor Jesus disse: Se um grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só, mais se morrer, esse da muito fruto. As vezes é necessário nos desprendermos das preocupaçoes da vida, pra que então mortificando nossa vida terrena, possa então vivificar as coisas do Espirito, passando a dar frutos bons para Deus.

  12. Erika Dantas 6 months atras

    Minha hora está sendo cortar lenha, tenho que me dar muito mais na Obra de Deus!

  13. Jesus disse que aquele que servi a Ele, o Pai o honrará!
    E que tudo o que Ele diz vem do Pai…

  14. Cap12
    “49 Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.” Percebemos que tudo tem um propósito em todos os atos deJesua. E tudo sempre baseado no nosso bem.
    Glória a Deus por isso!

  15. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

    João 12:24-25

    JESUS SABIA DA IMPORTÂNCIA DE CADA MOMENTO DA SUA VIDA AQUI NA TERRA E TODAS SUAS ATITUDES .ELE DEMOSTROU QUE TUDO TINHA UM PROPÓSITO FINAL E ESSE PROPOSITO NÃO PODE SER MUDADO PORQUE ATRAVÉS DESSA DESSE PROPÓSITO ELE ALCANÇARIA MAIS MULTIDÃO E DARIA HÁ ESSA MULTIDÃO SALVAÇÃO,MAS PARA ISSO SER REALMENTE CONFIRMADO ELE TEM QUE PASSAR PELA CRUZ.

  16. Essa passagem veio mto valiosa para o momento que estou passando, as vezes precisamos fazer como Jesus, sair do foco, relaxar a mente e dar paz para o coração e me te agirem de acordo e ha momento que precisamos enfrentar com coragem nossas privações e dificuldades. Mesmo sabendo que não seria fácil Jesus confiou no Pai e foi em frente.
    Nada para Deus é demais, nada é impossível.
    Peço a Deus que ilumine meus passos e ideias para ser mais sabia em minhas palavras e decisões!

  17. No meu caso é hora de acender o fogo,tó indo.

  18. Danúbia Sheisa 7 months atras

    A minha hora é de cortar lenha, fazer mais para Deus!

    Uma passagem que chamou atenção foi : Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês. João 12:8

    Reflexão: Só de ler essas palavras de Jesus dá um tremor e um temor, pois Ele está voltando e então temos q cuidar da nossa salvação, valorizar a oportunidade de temos Ele na nossa vida. Pois haverá um dia em que o Espírito de Deus não mais estará na Terra, não dar nem p imaginar a tormenta de vida dos q aqui ficar!

  19. Eu estou na hora de cortar lenha bispo!
    Neste capitulo entendi uma coisa, sempre que uma pessoa faz algo para Deus que vai mudar a vida dela, o diabo se levanta, fica revoltado. Isso ocorreu quando Maria ungiu os pés de Jesus e enxugou com seus cabelos, logo o diabo através de Judas Iscariotes se levantou, dizendo:

    “Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?” ( João 12. 5)

    O diabo queria simplesmente botar dúvida na atitude de Maria e fazer Maria desistir daquilo que era certo; Se jogar aos pés de Jesus.

    Aprendi a repreender a voz do diabo e nunca mais deixa-lo botar duvidas naquilo que vou fazer, se ele se levantar significa que aquilo que eu fiz vai me abençoar.

  20. Charles Roges 8 months atras

    Estou no momento de cortar a lenha.
    Preciso ser mais útil a obra do Senhor.

  21. Na minha vida nesse momento é hora de acender o fogo, sem dúvida. Verdade bispo dinheiro sempre será um divisor de pessoas e opiniões, entretanto quando temos um encontro de fato e de verdade com o Senhor Jesus nada disso importa, posso dizer por mim mesmo houve essa mudança em meu interior e hoje tenho prazer em ofertar, em dizima na casa de Deus, acredito é é tudo uma questão de conhecer a Deus, quando a gente conhece Senhor Jesus o dinheiro não tem a mínima importância..

  22. Fábio Lúcio 9 months atras

    Bom bispo devemos da o nosso melhor pra Jesus como Maria e saber o momento certo das coisas tem hora de agir e tem hora de orar e buscar uma outra coisa que min chamou a atenção nesse capítulo foi o do grão de trigo que devemos morrer pro mundo pra Depois nascer a de Deus.

  23. Vanessa Oliveira 9 months atras

    Devemos cortar a lenha ou seja ter olhos espirituais.

  24. Luciana Mendonça 9 months atras

    Na minha vida agora eu acho que devo cortar lenha bispo! ultimamente tenho trabalhado muito vejo muitas coisas pendentes no lar e nas responsabilidades gerais para fazer visto que estaria eu na força do braço invés de estar de fato contando com Deus tenho buscado esta resposta. enquanto por este dias venho lendo os ensinamentos. Sigo na fé.

  25. Nayara Magalhães 9 months atras

    Temos que ter olhos espirituais!!!

  26. Thays Nunes 10 months atras

    Muitas vezes perdemos batalhas, por não parar-mos um pouco para recobrar animo. E como querer colher em tempo de plantar, e plantar em tempo de colher.

  27. Abner Vilela 10 months atras

    A hora agora e de cortar lenha, ir pra cima das coisas, porque ja perdi muito tempo no mundo. E viver somenta para Cristo, me desprender das coisas desse mundo. Seja elas boas ou ruim, nada é comparado com a riqueza de ter o Senhor conosco

  28. Uma das coisas que mais me chamam atenção é a incredulidade das pessoas, mesmo diante de tantos feitos de Jesus.
    Mas a parte que mais falou comigo foi:
    “Quem ama sua vida a perderá, e quem neste mundo aborrece a sua vida, guardara-la para a vida eterna.” (ves. 24)
    Quantas vezes queremos “ganhar” nossa vida agradando nossa carne e fazendo a vontade desse mundo?
    Vamos cuidar da nossa salvação.
    Na fé!

  29. É incrível como o ser humano age.Judas andava com Jesus acompanhou cada milagre,ouviu cada palavra,e ainda sim o traiu e significadamente por nada.
    E o pior q nos todos já formos assim e muitos ainda são.Qd fazemos coisas q desagrada a Deus e ainda n pensamos.Q coisa horrível.

  30. Monique Paula Silva 10 months atras

    Que forte isso me deu mais força para dar e dar ainda mais pra Jesus

  31. Agnaldo Merelis 10 months atras

    Deus tem cuidado de nós, em tudo conseguimos aver esse amor tão grande, e prestar bem atenção naquilo que é a vontade de Deus, hj quantas pessoas não estão da mesma forma correndo pra cima e pra baixo correndo atras de tanta coisa, mas uma coisa só é tão necessario… dar ouvido a voz de Deus…