32

 Livro_Intellimen

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #40

Não fazer antes de concluir o Desafio #39.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Buscar ajuda.

Explicação: Como pode uma coisa tão simples ser um desafio para nós homens? A triste verdade é que a maioria dos homens não busca ajuda ou demora tanto para buscá-la que às vezes é tarde demais. Homens relutam em ir ao médico, por exemplo. A grande luta dos médicos é convencer os homens que precisam fazer checkups regularmente e exames de prevenção. A mulher já não tem esse problema.

Mas não é só na saúde. Já conheci muitos maridos que perderam seus casamentos porque não buscaram ajuda a tempo. E outros homens que guardavam segredos sobre vícios e lutas pessoais, até que foram consumidos por eles.

A razão por trás desse comportamento é o orgulho masculino. Porque somos naturalmente programados para sermos sempre fortes e solucionadores de problemas, vemos no ato de buscar ajuda uma fraqueza. Parece que estamos confessando derrota, admitindo que não conseguimos vencer aquilo sozinhos. Falhamos em perceber que admitir fraqueza, para o homem, é na verdade um sinal de força! Só um homem de verdade tem a coragem de admitir a verdade: que não tem todas as respostas, que não é de ferro, que também erra.

Por isso seu desafio esta semana será olhar profundamente para sua vida e identificar uma área onde você precisa de ajuda. Se de cara sua reação é pensar, “Nah, eu estou bem, não preciso de ajuda com nada” — provavelmente, Mr. Superman, é seu orgulho falando. Seja homem de verdade e ache onde você precisa de ajuda. Até o Superman tem a sua criptonita…

Em seguida, você vai procurar quem pode lhe ajudar. Naturalmente, será alguém que sabe mais, tem mais capacidade ou autoridade que você nessa área. E então você irá até essa pessoa e (entra música de terror aqui) pedirá ajuda. Pode ser um simples conselho ou algo bem mais sério.

Caderno de Notas: Use seu caderno para lhe ajudar a pensar e identificar a área de sua vida que precisa de ajuda. Escreva em uma página vazia as várias áreas de sua vida, por exemplo, “saúde”, “casamento”, “trabalho”, “carreira”, “estudos”, “família”, “dinheiro”, “vícios”, “lutas pessoais”, “pensamentos ruins” etc. Isso deverá lhe ajudar a localizar situações em que você não está conseguindo vencer sozinho.

Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro sobre este desafio. Falem sobre experiências que já tiveram com esse orgulho masculino.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #41 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #40 concluído: Fui forte na minha fraqueza e busquei ajuda. (Acrescente qualquer outro comentário que quiser.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Identifiquei onde preciso ajuda e quem poderia me ajudar
Fui a essa pessoa e pedi ajuda
☐  Anotei no meu Caderno de Notas
Eu e meu Parceiro conversamos sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frases:

Quando você é tão grande como eu sou, é difícil ser humilde. — Muhammad Ali

Não seja tão humilde. Você não é tão grande assim. – Golda Meir

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

20 Comentarios em “Desafio IntelliMen #40”

  1. CiceroSilva 2 years atras

    Desafio IntelliMen #40 concluído: Fui forte na minha fraqueza e busquei ajuda, pois estava a uma semana necesitando a maneira de entender um programa que me ajuda muito no meu trabalho do dia a dia.

  2. Daniel.318 3 years atras

    Desafio IntelliMen #40 concluído: Fui forte na minha fraqueza .Eu busquei,ajuda com o meu parceiro ISREL NUNES ele e mais novo que eu em idade e em nosso trabalho mas,ele tem me ajudado muito referente algumas coisas que ele tem mais experiências,que eu,dai eu percebo que a cada dia mais eu tenho me,tornado um intelliMen.

  3. jorge santos 3 years atras

    Desafio IntelliMen #40 concluído:

    Na multidão de conselheiros há sabedoria

    nessa semana procurei ajuda no meu sector de trabalho de pessoas profissionais no assunto

    e devido a sua orientação resolvemos as questões da melhor maneira possível.

  4. Joilson da silva oliveira 3 years atras

    Desafio Intellimen #40 concluido:
    Fui forte na minha fraqueza e busquei ajuda, a algum tempo estava precisando fazer um checkups, e alguns exames de prevenção.
    Aproveitei este desafio busquei ajuda de um profesional nesta área e me ajudou bastante.

  5. Pr Paulo Menezes ( Colômbia ) 3 years atras

    Desafio IntelliMen #40 concluído: Fui forte na minha fraqueza e busquei ajuda. Esse desafio é o que mais caracteriza um intelliman. pois qual é o homem que admite sua fraqueza? O rei Davi embora valente, tinha suas fraquezas, Gideão homem valente também e outros mais. O Homem de Deus é aquele que não se considera forte, mas busca a fortaleza em Deus.
    Essa semana pedi ajuda a um companheiro de fé, um conselho, sobre algo que não sabia fazer, e tudo foi bem, eu recebi ajuda e dei também ajuda.

  6. Gláuber Salatino 4 years atras

    Desafio IntelliMen 40# concluído: Pedir ajudar para o pr, aqui da igreja com um conselho e meu parceiro para o seu pai lhe ensinar a concertar motor de carro, não foi fácil mais Deus usou ele para me ajudar.

  7. Roger Pedro 4 years atras

    Fui forte na minha fraqueza e busquei ajuda em DEUS, não que os outros Homens não possam ajudar-me, mas se eu os pedir, a quem eles pediram se não ao próprio Senhor dos Exercitos? Então melhor seria ir direto na fonte e se achegar as águas (palavra e o Espirito) do trono de DEUS e foi oque fiz.
    Obrigado meu Pai.

  8. Posso pedir ajuda ao meu parceiro do Intellimen ?

  9. Nathan Oliveira 4 years atras

    Com certeza mts homens sao orgulhosos e nao buscam ajuda e acabam se dando mal… Este desafio vai ser muito prestativo.

  10. me ajude pressizo de orientação sobre tudi isso como ser um homem carimhozo e etc ore por mim

  11. rafael ferreira palmares 4 years atras

    ta ligado

  12. gabriel souza -SP 4 years atras

    bispo resovi pedir a ajuda e so irei falar ao senhor as vezes vem pensamentos pornograficos,vontade da masturbaçao resisto muiito não entro no ato mas não sei se pequei e agora?

  13. Posso pedir ajuda ao meu parceiro do Intellimen

  14. Gisele Neres 4 years atras

    Bom dia a todos.Meu esposo é exatamente assim, não sei mais o que fazer com esse tal orgulho masculino. Ele ainda não teve coragem de fazer os desafios do intelliMen, desde o primeiro que eu fico tentano convecê-lo de fazer, pois sei que vai ajudá-lo muito. Mais nada ainda! Ufa!

    • Ore por ele, faça propósitos para que ele aceite fazer parte deste projeto que transforma e complementa o intelecto e personalidade masculina de muitos homens pelo mundo.
      Tenho certeza de que Deus irá lhe responder ! 🙂

    • Boa Noite, Busque convence-lo atraves de testemunhos, alguma amiga sua que o esposo faz o IntelliMen e esta ajundando ele como Homem e tambem no relacionamento, e pida para ela falar com marido, para que ele fala com o seu esposo, pq quando minha esposa insistia pra eu fazer algo, eu nao fazia, o orgulho masculino esta em nao “receber ordem da mulher” se vc me entende. o testemunho de outro é o melhor caminho.
      Deus Abençoe

    • Felipe Aguirra 4 years atras

      Oi Gisele!

      A mulher sábia edifica a sua casa, e você deve ser uma mulher sábia!

      Não imponha o desafio ao seu marido, mas faça com que ele se interesse aos poucos.
      Use momentos apropriados para falar com ele, e diga por exemplo:
      Eu estava lendo o blog do bispo Renato Cardoso e lá dizia tal coisa e tal… muito interessante, não é? – Ou então conte sobre um desafio: Eu vi no facebook um desafio daquele grupo… o IntelliMen, sabe? Eles tiraram um dia para visitar um familiar que não viam a muito tempo… legal não é? Vamos visitar seus pais, ou irmãos, e etc….

      Seja delicada no falar e tenho certeza que mais cedo ou mais tarde ele se interessará pelo desafio e vai colocar toda a força!