28

 Livro_Intellimen

Homens. Inteligentes.

 

Desafio #18

Não fazer antes de concluir o Desafio #17.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Ensinar uma habilidade ou outro ensinamento útil ao seu parceiro.

Explicação: O homem inteligente entende o poder de ensinar. Ensinar é dar de si mesmo para alguém. E quando você dá, você recebe mais ainda. Mas a competitividade natural entre os homens os faz um tanto egoístas. Pensam que se compartilharem o que sabem, estarão dando vantagem aos “concorrentes” (outros homens) e assim ficarão para trás. Por isso não é muito comum encontrar homens que queiram ajudar outros homens sem receber pagamento por isso.

Mas o IntelliMan entende que ensinar é o segredo de aprender e sempre estar à frente.

Esta semana seu desafio será ensinar ao seu Parceiro Oficial algo que você faz bem e pratica — e que seria útil a ele. Pode ser qualquer habilidade ou outro ensinamento útil, um conhecimento prático que você possa transferir para seu parceiro.

Pense em algo que você tem habilidade de fazer, que é útil para você mesmo, e que é transferível em pouco tempo de explicação ou demonstração ao seu parceiro. “Em pouco tempo” porque imagino que você não possa dedicar horas com seu parceiro toda semana por três anos ensinando-o a tocar piano, por exemplo. Tem que ser algo que você possa ensinar em pouco tempo — mesmo que seja apenas para dar uma introdução ao assunto, para que ele então depois continue aprendendo por ele mesmo. No caso do piano, talvez você não possa ensinar toda semana, mas você pode em uma hora dar dicas do que ele tem que fazer para aprender o piano — por onde começar, o que deve estudar, como praticar etc.

Pergunte-se: “O que eu sei fazer que me é muito útil e também poderia ser ao meu parceiro?” Para definir isso, talvez você possa começar com uma lista do que você sabe fazer. Escreva suas habilidades. Lembre-se do que as pessoas geralmente falam para você, “você é bom nisso…” — e coloque na lista também. Apenas como exemplos de coisas que alguns possam incluir na lista:

  • Dirigir automóvel
  • Usar bem um certo programa no computador
  • Um método de estudar que sempre lhe garante boas notas
  • Uma fonte de aprendizado que você usa e lhe ajuda muito (como um site educativo na Internet, por exemplo)
  • Como escrever bem
  • Uma dica de como ganhar tempo
  • Como falar e se apresentar bem em público
  • Como se manter em boa forma física
  • Como você vence uma tentação
  • Como você quebrou um mau hábito ou adquiriu um bom hábito
  • Uma dica para lidar com a esposa
  • Algo que você pratica para se manter espiritualmente forte
  • Dicas de como ser mais produtivo no trabalho
  • Como organizar suas finanças

Esta lista pode ser muito mais longa, pois todos têm habilidades que são úteis para outros também. Então, não se limite à lista acima. (Se você têm outras sugestões, pode acrescentá-las nos comentários abaixo para outros lerem.)

Uma vez identificando o que você pode ensinar ao seu parceiro, tenha uma conversa com ele, veja se ele tem interesse em aprender aquilo, e vá em frente — seja o professor dele por alguns minutos!

Caderno de Notas: Use seu caderno para fazer a lista acima, das suas habilidades e outras coisas que você poderia ensinar. Este exercício será útil a você mesmo, até para refletir sobre seus talentos.

Parceiro Oficial: Todo esse desafio envolve seu parceiro. Além de ensiná-lo, você também separará um tempo para aprender algo que ele vai lhe ensinar. (Desde o início do Projeto temos enfatizado a importância de você ter um bom parceiro. Este desafio mostra outra razão do porquê. É claro que você pode fazer esse desafio ensinando qualquer outra pessoa que não seja seu parceiro. Se essa for a sua dificuldade, vá em frente. Mas lembre-se que a ideia original é vocês ajudarem um ao outro, para crescerem juntos. Como diz em Provérbios 27:17, Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.)

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #19 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro a… (complete a frase, e diga também o que aprendeu com ele.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Fiz a lista das minhas habilidades no meu Caderno de Notas
Ensinei algo ao meu Parceiro
Aprendi algo com o meu Parceiro
Postei meu comentário no Facebook/Twitter

 

Frase:

Ao aprender, você vai ensinar; através do ensino, você vai aprender. – Provérbio latino

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

40 Comentarios em “Desafio IntelliMen #18”

  1. Aleixo Prates 2 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído: Este desafio nos mostrou o quanto somos capazes e temos habilidades incríveis, coisas que aprendemos e as vezes nem nos demos conta o quanto nos tornamos hábil em fazê-la, em relação o meu parceiro decidimos um ensina o outro um novo idioma que não conhecemos completamente, pois toda semana tiraremos um dia para assim fazermos.

  2. Angelito Júnior 2 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro 7 dicas para ser mais produtivo no trabalho, fazer uma lista de tarefas, definir prioridades, foco, boa comunicação, organização, cuide de sua saúde e procure manter-se atualizado, e ele ensinou-me os códigos utilizados no seu trabalho.

  3. Alexandro Lira dos Santos 2 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído:eu dei umas dicas de contabilidade e finanças para meu parceiro e ele me deu dicas de pintura metálica.

  4. Gelcivan Santos DF 2 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro a…manusiar configurar o iphone para melhorar o uso no seu trabalho,ajudou bastante mesmo.

  5. desafio 18 ajudar o meu parceiro espiritualmente.

  6. Wilton Faustino dos Anjos 2 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro a como fazer um currículo e se comporta em uma eventual entrevista.

  7. Josivandoereira de Lima 2 years atras

    Desafio Intellimen#18: concluido:
    Vou passar a minha experiência em arte desenhos para o meu parceiro Washington aprender,para o uso da obra de Deus,como,letreiro para proposito e campanhas.

  8. WASHINGTON CLAYTON 2 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro o básico de computação, como edição de textos e planilhas de Excel, além de praticar a digitação.

  9. josimar rodrigues 2 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído:eu dei umas dicas de pintura metálica para o meu parceiro e ele me deu umas dicas de contabilidade e finanças.

  10. Desafio 18# Eu ensinei meu parceiro david a a saber como vencer uma tentação ..tipo se os maus pensamentos virem e só pensar
    Se eu sei que se eu pecar lá na frente eu vou tem que pedir perdão lá na frente e voltar todo do 0.
    E ele me ensinou a andar de moto ligando passando as machas e deixar eu sozinho kkkk foi bacana e ainda assim sempre estamos nos edificando sempre com uma palavra ou seja somos intelimens sem sabermos kkk

  11. Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro a ler livros a gente conversou que ele esta lendo a mulher v e eu estou lendo casamento blindado e estamos aprendendo muito com a leitura.

  12. Roberto Luiz 2 years atras

    Desafio Intellimen # 18 Concluído:ensinando uma abilidade para o meu parceiro dirigir veiculo ele ta gostando, e outra abilidades que ele ta mim ensinando tambem muito bacana.

  13. Francisco Sinezio 2 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído:
    Desenvolvo bem no trabalho de confeccionar roupas e o que faço todos dias.Gosto de falar ao publico ou seja pregar a palavra de Deus

  14. Natanael F. Lopes 2 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído: Compartilhei com meu parceiro uma experiência que vivenciei dentro do meu casamento e que possa ajuda-lo uma vez que temos personalidades parecidas

  15. Reginaldo 2 years atras

    #18desafio concluído. Passei uma receita de pão

  16. BRUNO FRANCIS DA SILVA 2 years atras

    DesafioIntellimen18 concluído: ensinei o meu parceiro a ter mais coragem e ousadia nas vendas na empresa onde trabalhamos e aprendi que devo me comportar de maneira diferente, parar de falar na gíria e ficar em rodinhas com pessoas do mundo.E passar a andar com pessoas que tem a mesma fé que eu, por que temos que se comportar como servo de DEUS e ser exemplo

  17. Joao. Silva 2 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro, a cozinhar,
    Foi muito bom pois ensinamos e também aprendemos o que de melhor possamos dar um ao outro

  18. Bruno Antony Leite 2 years atras

    Intellimen Desafio #18 : Eu E Meu Parçeiro Meditamos em Um Versiculo E Lemos Um Para Outro . E Passamos Espírito Um Para Outro E Conversamos Sobre Nossa Vida com Deus .

  19. Lorenzo Rodriguez 2 years atras

    Desafio # 18 concluido.enseñe ami parceiro a saber confiar y espera o tiempo cierto de Dios .aprendi ser mas calmo a responder a no ser presipitado

  20. Thiago Caldas 3 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluido: Ensinei o meu parceiro a ter mais cuidado com o que fala, não ficar falando muito e tambem o que não deve dizer.

  21. Lucas Henrique 3 years atras

    desafio 18# concluido
    neste desafio eu e meu parceiro pensamos bastante mas nós conseguimos ensinar coisas uteis um para o outro.

  22. Wellington Luiz 3 years atras

    19# concluido
    foi lgal aprende e ensina a meu parceiro,
    ter novos conhecimentos.

  23. marcelo aguiar rodrigues 3 years atras

    desafio intellimen #18 concluido;dei dicas de danca a meu parceiro

  24. Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro a desenhar, e ele me ensinou a cantar eu gostei muito desse desafio,pois eu queria aprender a cantar, e ele gostou dos desenhos que fiz

  25. Joilson Da Silva Oliveira 3 years atras

    Desafio Intellimen #18 concluido:
    Ensinei ao meu parceiro sobre um programa chamado Picture que é muito bom para colocar as tarefas, fotos, e.t.c. ele gostou muito da ideia, e agora também esta usando esse programa.

  26. Alessandro 3 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro a: o meu parceiro ja fazia atividade fisica mas eu o incentivei a praticar um esporte mas vezes por semana.

  27. Jorge santos 3 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído: ensinei ao meu parceiro algo que também me ajudou, a se manter bem fisicamente praticamos esporte tres vezes na semana o qual também me ajudou.

  28. Paulo Menezes 3 years atras

    Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro e sobrinho Felipe manhaes a melhorar no seu trabalho em informática, dediquei um tempo para ensiná-lo. foi bacana, precisamos fazer isso mais vezes, ainda que distantes. ele também me ajudou.

  29. Desafio IntelliMen #18 concluído: Por meu parceiro ter desanimado, já estou procurando outro, demorei a concluir este desafio e fiquei para trás. Concluo este desafio pois conheci um italiano via rede social de aprendizado de idiomas, estou ensinando o mesmo o Português, no momento estávamos somente conversando via chat, agora vamos partir para a conversação.

  30. LUCAS LEITE 4 years atras

    Como vencer os maus pensamentos. (Revisar dicas no Desafio 12 do IntelliMen)

  31. LUCAS LEITE 4 years atras

    Como ir em frente no que começou. (Ignorar o que esta sentindo vontade e fazer o que com inteligencia foi decidido).

  32. Guilherme Dias 4 years atras

    Desafio 18# concluido eu quando cheguei na igreja aprendi que devemos ser a imagem e semelhsnça de Cristo,então devemos nao ser relaxados em todo modo,eu ao long do tempo aprendi a a vestir se paraJesus(nao to falano deroupas de grifes nem de terno egravato)to falando do melhor do nosso guarda roupa…
    Antes eu ia meio relaxado na iurd(as vezes de chineli e shorts)nao que è pecado,mas devemos dar o melhor…
    isso eu passei ao meu parceiro que vira e mexe vem de chinelho e shorts(evangeliza assim)como somos exemplos falei pra ele que devemos ser acaprichoso pra Jesus e ele nao aceitou minha sujestao
    Ele vem assim nao por causa da situação financeira,mas por relaxo

  33. Fabio souza matos 4 years atras

    Desafio Intellimen Concluído #18
    Fiz a lista das minhas habilidades no meu Caderno de Notas
    Ensinei algo ao meu Parceiro
    Aprendi algo com o meu Parceiro
    Postei meu comentário no Facebook twtir
    Eu ensinei para o meu parceiro não ficar esperando nada dos outros
    Por que ele tinha que fazer uma mudanças e estava esperando que iam mandar alguém
    Eu falai eu já passei por isso eu que fiz a minha mudança então não fique esperando por eles

  34. Bispo esses desafio são muito bons para mim porque estou apendendo com o intellimen e esses desafios gosto de fazer,porque oque aprendi repasso estou comprindo com os meu dasafio.

  35. Oscar Francisco Román Latorre 4 years atras

    E,como eu,estou com a minha leitura,dos jornais da Folha Universal atrasadas,porém,com o tempo,aos poucos estou lendo os mesmos.E,para a minha surpresa,ontem mesmo,eu estava lendo a Folha Universal do Domingo,20/01/13(último),e,qual não foi a minha surpresa e alegria,quando estava folheando a pág.2i,e,quando vi as fotografias do Sr. Paulo Emílio,e,com o rapaz q. está do lado dele,q; é o Vagner,eu,logo pensei:”Acho q. conheço eles!”E,quando li os nomes,realmente os conheci,e,fiquei muito contente,em revê-los,através da Folha Universal.E então,aproveito,para parabenizá-los,pelo trabalho q. estão fazendo,com a ajuda de Nosso Senhor Jesus,para formar futuros homens de Deus,com os casamentos deles nas mãos poderozíssimas,de Nosso Senhor Jesus.Um forte abraço á todos vocês do Projeto IntelliMen,em especial,aos queridos amigos Vagner,e Paulo Emílio,e,também,á todos os membros,e velhos amigos da IURD,da Cidade Ocian/P.Grande,o qual,nunca me esqueço deles,em especial,ao sr. Paulo Emílio,á sua filha,q.,me desculpe,pois não me lembro de seu nome,dos garotos Eugênio,q.já deve estar grande,aos irmãos dele:Edna,Charles,Maurício,e,á mamãe deles.

  36. Oscar Francisco Román Latorre 4 years atras

    Prezado bispo Renato Cardoso.È com enorme alegria q. escrevo este screp ao sr. Pois eu,sou da IURD,já alguns anos.Eu,depois de um tempinho na IURD,do bairro Cidade Ocian,Município de Praia Grande,no litoral paulista,me batizei nas águas,portanto,desde essse dia q. me batizei,nunca saí da presença do Nosso Senhor Jesus,ou seja,nunca faltei nas reuniões de Quarta e Domingo.Há + ou- 6 anos,eu e meus pais nos mudamos de P.Grande,e,fomos morar no Município de Embu-Guaçú,Zona Sul de SP.E,alí,continuei na IURD,mais precisamente q.,no bairro do Cipó.E, alí,em Embu-Guaçú,residimos durante uns 5 anos,até + ou-,até q.,já á quase 2 meses,estamos morando aqui na Cidade de Guaxupé,em Minas Gerais.E,aqui,perto de casa,mais precisamente q.,na AV. Dona Floriana,tem uma IURD,á qual estou indo.

  37. Gisele Neres 4 years atras

    Bom dia Bispo!! “Zuzu” bem? (Eu escrevi Zuzu de próposito tá?!) Por favor coloque um desafio aí para os homens dar flores para suas mulheres!! Rs rs, estou esperando hein. Tem que ser assim mesmo dar flores!! Para que não fique nenhuma dúvida! Pois eu falei para o meu abençoado entrar nos desafios para ver se ele me dava flores e até agora nada!kkkk

  38. Arrebentou Bispo,

    Algo forte que tenho é cozinhar, gosto de fazer comida e sobremesas. Isso vai ajudar muito ao meu parceiro pois ele noivo e não sabe cozinhar muito bem. E me diga ai que mulher que não sonho com um homem que saiba cozinhar e fazer coisas diferentes e serem surpreendidas num almoço ou jantar…

  39. Posso ensinar o meu parceiro a cozinha ?

  40. Aline Palliano 4 years atras

    Oi Bispo Renato Cardoso adorei sua enquete sobre o intellimen qdo eu casar irei fazer parte deste segredo .