51

 Livro_Intellimen

Homens. Inteligentes.

 

Desafio #14

Não fazer antes de concluir o Desafio #13.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Disciplinar-se em guardar uma quantidade de dinheiro regularmente.

Explicação: Uma das características principais de um homem é ser provedor. Ele luta para nunca se tornar um fardo para ninguém. E quando ele assume a responsabilidade de cuidar de outras pessoas, por exemplo quando ele se casa e tem filhos, ele cumpre essa obrigação. Portanto, o homem inteligente é trabalhador. Mas não só isso. Ele não só trabalha com os braços, mas principalmente com a cabeça. E a sua inteligência lhe faz consciente de que se ele sempre gasta todo o dinheiro que recebe, um dia ele ficará sem dinheiro.

O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura,
mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha. –
Provérbios 21.20

Seu desafio esta semana, e daqui para frente, será criar uma disciplina financeira de não gastar todo seu dinheiro, sempre. Você vai se programar para guardar e/ou investir uma porcentagem de sua renda regularmente. Não importa o quanto você ganha, se milhões ou apenas um trocado do seu pai para comer lanche na escola. O que importa é o PRINCÍPIO e a disciplina.

Considere esta proposta seguida por muitos milionários: o princípio 10-20-70. Isso quer dizer “devolva 10% para Deus, guarde ou invista 20% e viva com 70% da sua renda”. O segredo aqui está em seguir exatamente esta sequência. Se você for pagar suas contas e fazer suas compras antes de tirar seu dízimo e separar o que vai guardar ou investir, nunca vai sobrar nada. Você tem que ser disciplinado. Primeiro Deus, depois seu futuro, depois seu presente.

Não diga que você não pode ou não vai conseguir isso. Se você está atualmente muito apertado, talvez você diminua os 20% para 10% ou faça cortes nos seus gastos pessoais. Mas NUNCA toque no que é de Deus e nem deixe de separar algo para guardar para o futuro, por menor que seja. (Obviamente, nossas ofertas para Deus vêm somente depois de devolvermos o dízimo e são tiradas ou de nossas reservas, como um “investimento” no Reino de Deus, ou de nossas despesas, como um sacrifício.)

Então aí está seu desafio. Comece já. Faça os ajustes que tiver de fazer. Mantenha o controle do seu dinheiro “na ponta do lápis”. Não seja relaxado.

Caderno de Notas: Escreva sua decisão de guardar um valor regularmente. Especifique qual fórmula irá seguir: 10-20-70  ou 10-10-80 etc. Pense onde vai aplicar seu dinheiro, se em uma conta no banco, separada para o propósito, ou se em outro investimento que lhe trará mais dinheiro.

Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro sobre este desafio. Troquem ideias sobre o que pensam a respeito, como irão aplicar essa disciplina, o que irão mudar nos seus hábitos etc. (Para você que é casado: você terá de ter essa conversa também com sua esposa. Isso é essencial.)

Prazo: Este desafio deve ser iniciado imediatamente, antes do Desafio #15 que será lançado daqui a uma semana. Obviamente, mantenha essa prática no futuro, pois lhe ajudará sempre.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter começado este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #14 concluído: Já coloquei a disciplina nas minhas finanças… (Acrescente qualquer outro comentário sobre sua experiência fazendo este desafio.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Comecei minha disciplina financeira
Anotei minha decisão e fórmula em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio (e com a esposa, se casado)
Postei meu comentário no Facebook/Twitter

 

Para rir um pouco:

O que mudou entre 1990 e 2014

 

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

70 Comentarios em “Desafio IntelliMen #14”

  1. Selison Junior 2 years atras

    Desafio IntelliMen #14 concluído: Tenho praticado esse desafio desde que aprendi que somos os provedores mais essa semana foi bom para lembrar e fortalecer esse objetivo. Porque essa organização tem que ser praticada em todo momento com perseverança pois há objetivos que serão realizados a médio e outros a longo prazo. É importante não só começar a disciplinar as finanças mais PERMANECER NESSA DISCIPLINA.

  2. natalino cardoso 2 years atras

    Desafio intelliMen 14# concluido ja coloquei a diciplina nas minha finanças e vi que sobrou muito mais dinheiro para investir na quilo que eu queria e me tornei mais economista..

  3. nadysson expedito dos santos machado 2 years atras

    Desafio: Intellimen 14 Disciplinar-se em guardar uma quantidade de dinheiro regularmente.foi bom para me por di ve que a sente tem que tam bem guarda tam bem uma quantidade dinheiro para quando tive que usa eu ja tenho.

  4. Júlio Oliveira 2 years atras

    Desafio IntelliMen #14 concluído: Já coloquei a disciplina nas minhas finanças e agora serei um homem mais controlado e centrado em ter uma reserva para o futuro.

  5. Que maravilha que esse projeto está sendo na minha vida, devido a esse desafio que ainda coloco em pratico, consegui fechar um negócio muito bom. Está me ajudando e muito. Só tenho a agradecer. Obrigado estou muito feliz.

  6. josivando Pereira de Lima 2 years atras

    Desafio Intellimen #14 concluido:
    Vou manter a minha vida financeira equilibrada,com uma reserva em caixa.Por isso eu aceito a diciplina,10/20/70

  7. Gelcivan Santos DF 2 years atras

    Desafio IntelliMen #14 concluído: Já coloquei a disciplina nas minhas finanças… e nunca mais deixarei faltar com essa responsabilidade nem prejudicar meu casamento por desequilibrio..

  8. washington clayton 2 years atras

    Desafio IntelliMen #14 concluído: Tomei a iniciativa de fazer controle orçamental nos meus rendimentos, primeiramente separo meu Dízimo e minha oferta, tenho pagado minhas contas na data correta para não ter juros. Também não estou gastando com coisas que não agregam nada na minha vida.

  9. Roberto Mauzer 2 years atras

    Desafio IntelliMen #14 concluído: Já coloquei a disciplina nas minhas finanças já tem um bom tempo. Uma coisa que me chama a atenção neste desafio é que, quando existe no indivíduo a responsabilidade em honrar seus compromissos e abastecer aqueles que depende dos seus esforços, é imprescindível andar organizado com suas finanças. Fazem pelo menos uns 30 anos que tenho um acordo com minha parceira a respeito de gastos e investimentos.
    Somente uma observação para esta semana em que tivemos sucesso em um pequeno projeto, devido a economia que fizemos. Não tocamos no capital capital de giro. Produzimos um recurso extra para especialmente para este projeto.

  10. Aleixo Prates 2 years atras

    Desafio IntelliMen #14 concluído: Já coloquei a disciplina nas minhas finanças, é algo que ja estava praticando mas não com tanta seriedade, o mais forte desse desafio é que se Deus não estiver em primeiro lugar tudo aquilo que planejarmos não tera sucesso, e então apartir de hoje seguirei a formula 10-20-70, creio que me ajudara muito. 10% – Deus em primeiro lugar, 20% – investimento no meu futuro e 70% – minha renda.

  11. Claudio Figueiredo dos Santos 2 years atras

    desafio#14 cumprido farei como na sugestão 10/10/80 e corrigir a cada di e se disciplinar financeiramente

  12. Angelito Junior 2 years atras

    Desafio IntelliMen #14 concluído: Já coloquei a disciplina nas minhas finanças na ponta do lápis, e estou praticando a disciplina 10/20/70 pois no futuro irá me ajudar bastante.

  13. Já coloquei a disciplina nas minhas finanças e sempre poupar, para uma emergência. primeiro devolver o que e de Deus e depois poupar

  14. desafio 14 concluido. colocarei isso em pratica no momento em q eu organiza meu financeiro. pois isso e muito importante para mim.

  15. Bruno Cardoso 2 years atras

    Desafio IntelliMen #14 concluído: Já coloquei a disciplina nas minhas finanças o que já era para ter feito a tempos, seguindo exatamente o recomendado tenho plena certeza que este desafio irá me ajudar muito em um futuro próximo.

  16. Wilton Faustino dos Anjos 2 years atras

    Desafio IntelliMen #14 concluído: Já coloquei a disciplina nas minhas finanças , estou praticando a disciplina 10\20\70.

  17. fabio monteiro 2 years atras

    #desafiointellmen 14 concluido.Ja coloquei a disciplina nas minhas financas