41

 

Deus, como Pai, sempre usou leis e mandamentos para colocar certos limites ao ser humano. Já no Éden, determinou que o homem não tocasse nas árvores da vida e do conhecimento do bem e do mal. (O dízimo, por exemplo, é um tipo de “árvore do Éden”, um limite que Ele também usa para que o ser humano saiba que não é Deus). Quando o povo de Israel saiu do Egito, a primeira coisa que Deus fez foi dar leis a Moisés, para que este as passasse ao povo. Aquelas leis eram os limites, os mandamentos designados para organizar a vida dos Israelitas, que até então não tinham um código de lei próprio. 

Pais e mães podem tirar daí um precioso exemplo de como o próprio Deus lida com seus filhos. Ele sabe que se limites não forem colocados às pessoas, elas viverão de maneira desordenada e ferirão a si mesmas e a outras.

Um dos problemas mais sérios atualmente nos lares onde há filhos—pequenos, adolescentes, ou até adultos—é a falta de limites. Os pais, ora por ignorância, ora por não quererem ter dor de cabeça ou simplesmente para agradar os filhos, acabam deixando seus filhos fazerem o que quiserem, sem limites. Podem jogar videogame duas, três, cinco horas por dia, podem surfar a Internet sozinhos no quarto, podem ficar duas horas no telefone com as amigas da escola, podem deixar o quarto desarrumado que para os pais limparem mais tarde, podem não sentar na mesa para comerem com a família, podem gritar com os pais, podem morar em casa já em idade adulta e não contribuir com nada, podem namorar quem quiser os pais não precisam nem conhecer… e por aí vai.

Apesar de não gostarem que os pais imponham limites e regras, filhos precisam disso. A imaturidade e a inclinação para o mal que toda criança e jovem tem são receita para se tornarem desastres humanos, se forem deixados sem nenhuma disciplina.

Por isso, pai e mãe devem agir em conjunto para determinar certos limites e regras aos seus filhos, visando o bem deles. Comunicar bem essas regras aos seus filhos e não ter medo de aplicá-las. E sempre lembrar que o objetivo é protegê-los do mundo e deles mesmos—mas não exagerar na dureza e rigor. Pais devem ser equilibrados, permitir certos errinhos de seus filhos e não viver pegando no pé deles toda hora por qualquer coisa. Mas nas coisas principais, devem ser firmes e justos.

 

Leia mais:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

39 Comentarios em “Colocando limites no comportamento dos filhos”

  1. Renato bom dia!tenho um enteado de 17 anos,o garoto estava na presença de deus,e saiu agora está numa vida regrada de drogas álcool etc…..não temos uma convivência familiar boa pois não se conversamos, por conta das faltas que vem acorrendo e por conta do pai dele, que nos colocou um contra o outro,não sei mais oque fazer, a pouco descobrimos que está se envolvendo com o tráfico,e isso está já algum tempo enfluênciando em meu relacionamento com a mãe dele minha esposa, por favor me oriente pois não sei mais oque fazer,estava afastado pois voltei para a presença desde de que foi inaugurado o templo,estamos em oração, campanha mais está difícil ,peço que orem por ele porque no estado que está ,estamos esperando o pior, o nome dele é Kauê por favor coloque em oração e nós ajude estamos sofrendo com esse adolecente.
    muito obrigado.

  2. raissa fernanda 1 year atras

    Minha filha so tem dois anos e ja e muito rebelde nao me escuta e ja esta dando calundo e muoto pirracenta me ajuda cris e renato

  3. Alessandra David 2 years atras

    Ao passar dos anos muitas coisas mudaram, eu vejo que o respeito tem acabado,o amor tem se esfriado.

  4. Luara batista 2 years atras

    Eu como filha reconheço que preciso de limites, quando somos jovens queremos também ter a autoridade… Mas fazemos isso erradamente e muito.

  5. EU COLOCO LIMITE PARA MEU FILHO MAS COMO ADOLESCENTE ELES ACHAM CHATO QUE ESTAMOS MUITO NO PÉ MAL SABEM QUE É PARA O PRÓPRIO BEM.

  6. Os limites são importantes para o crescimento do indivíduo. temos que colocar limites nos nossos filhos, para que o mundo não os coloque.

  7. Jossi Linéia Rillo Ferreira 3 years atras

    bom dia bispo um forte abraço ao senhor e sua esposa cristiane cardoso eu gostaria de parabenizá-los pelo belo programa que tem ajudado tanta gente inclusive ajudou muito o meu casamento também.Nós vivemos juntos a cinco anos mas vivemos 3 anos de inferno depois que eu conheci o cenáculo da fé através do meu cunhado que é obreiro da igreja universal em sapiranga,nossa vida mudou radicalmente a mudança começou por mim quando ele discutia eu não discutia com ele porque o espirito de deus começou agi em mim e eu comecei olha a escola do amor e pratica o que você e sua esposa falavam e entrou no coração e na mente.E dia 18 de foi o nosso casamento está sendo uma benção a nossa união.Obrigada eu só tenho a agradecer ao espirito santo e a vocês.

  8. celio nascimento 3 years atras

    Isto e verdade bispo os meus filhos nao moram comigo mais eu so preciso fala com eles uma vez so as vezes fazem as quelas coisas de adolesentes algumas eu relevo outras eu pego no pe, eu amo os meus filhos mais nao vou ver eles se perdendo e nao faze nada,eu fui um drogado sem limite quase morri e quase matei eles a marretadas com efeito das drogas; quando me converti comecei apratica a palavra de Deus dez ensina o caminho que o teu filho deve anda.

  9. vanessa oliveira dos reis 3 years atras

    e os limites ja tem que começar desde cedo quando ainda são crianças senão depois de grandes fica mais difícil

  10. Não adianta fazer tudo o que quer afim de agradar o filho, os limites são necessários, pois não devemos deixar de corrigir quando for preciso.

  11. helena patricia morais monteiro 3 years atras

    oi renato eu so helena patricia mãe de cinco filhos a mais velha tem 12 anos e do meu primairo casamento não e bem casamento e a outra tem 8anos de outro homem e agora casei com outro e ja temho tres com ele estamos bem mais so que ele implica muito com as meninas que n são filhas dele ele nao bate o problema e que ele e muito arogante e muito fruntal muito possicivel , eu entrei agora na igreja universal so tenho 4 meses eu intreguei un altar de deus para mudar , eu so uma mae muito galinha ,e eu axo que esto a estragar elas tem coisas que ele dez que tem arasão mais ele não sabe falar bem com as meninas e nem com os tropios filhos nos descutiamos muito renato por causas das meninas ate cheguo um tenpo que ele mando escocher ele ou elas eu escolhe as meninas pq elas são pequenas eu so mãe e pai pq os pais somiraõ mais ai eu teve que conversar com ele e fazer intender que n e assim que se trata as crianças renato dez-me o que eu fasso eu vejo tudos os dias o programa escola de amor e tenho o livro casamento blindado que tem min ajudado muito . o email e da minha filha mais deixa uma msg n teu programa eu so de portugal e so da igreja da povoa em odivelas obrigado b. renato

  12. geAny silvA 3 years atras

    boa noite.bispo renato eu preciso de uma orientacao mora com meu esposo nao somos casados ainda.conosco mora uma filha dele de 7 anos minha relacao com ela e horrivelnos brigamos muito sou ignorante com ela noa tenho paciencia e meu filho de 2 anos e 8 meses vinha presenciando tudo e foi crescendo com o meu comportamento,so k hoje bispo ele nao me obedece,e arrogante e chamava ate palavrao ele grita quando eu chama sua atencao.bispo me oriente as vezes nao saiu muito com medo de passar vergonha e me sinto impotente e como se so meu filho fosse o pior.eu preciso de ajuda ele tem k ser diferente.

  13. Rute Costa Gonçalves 3 years atras

    Olá bispo Renato, eu Rute sou membro da IURD do Cenaculo Maior de Porto Alegre – RS. eu tenho um filho, o Igor Costa Pouzada ele tem 15 anos é de um casamento anterior, peço orientações de como lidar com meu filho, não tem sido fácil, ele já algum tempo não vai mais a igreja e ja desisti de insistirapenas oro e faço meus votos com Deus na esperança que um dia ele volte, mas volte para nascer de Deus, ele ia apenas para me acompanhar e quando era criança não tinha outra opção, mas mesmo assim quando criança se interessava pelas coisas de Deus na ebi até teve melhoras no comportamento e cura de ansiedade e hiperatividade, mas enfim o que estou passando com ele agora é que está viviado em animes desenhos japoneses ex Naruto e Death Note e ele tem sido um jovem agressivo arrogante e não me respeita mais tenho que tomar medidas drasticas como até mesmo bater para ele lembrar que sou a mãe dele, mas não me sinto bem fazendo isso conversei com ele e disse isso a ele. Não costumo fazer isso sempre mas no momento não estou vendo outra alternativa e ele ja tem 15 anos mal posso bater nele tive de usar uma cinta que há muito tempo não usava para isso,falei para ele que está se transformando que vive mais o mundo ficticio do que o mundo real que quero meu filho de volta. Me ajude se puder sei que me estendi mas para entender um pouco era preciso relatar, a e tem mais um detalhe o pai dele ficou com raiva porque pedi o pagameno da pensão na justiça há 7 anos atrás e não me ajuda com a educação dele disse que é problema meu e até hoje não me ajuda na educação dele, disse que com ele é só lazer, meu marido pouco ajuda pois não tem paciencia sabe que tem de conversar com ele ja tentou mas não viu resultado desisitiu diz que não quer perder tempo com quem não quer nada. Estou só nessa luta só Deus para me dar força e sabedoria para administrar o problema.

    • Rute, seu pedido de orientação será encaminhado para o e-mail da Escola do Amor.

  14. Ana Paula Brito 4 years atras

    Alcançar o equilibrio é o que estou precisando, por isso essa palavra me abençoou.

  15. Olá
    Venho por meio desse comentário pedir oração para Nilda Pereira Naves. Ela está com problema de saúde, está faltando sangue no corpo, começo de sangue.

    Desde já agradeço e creio que o milagre vai acontecer.

  16. Deus colocou limite para Adão e Eva; para o povo de Israel e outros. Os pais tem que colocar leis para seu filhos.
    Um país, ou uma empresa sem leis não tem como manter a ordem, a organização
    Alguns pais deixam as crianças fazerem o que querem, porque dizem “é apenas uma criança” ; e na adolescência, querem impor leis.
    .Quanto mais cedo, se começa a aprender, mais facíl é para se adaptar .
    Educar, colocar limites, tambem é amor.

  17. meiriele 4 years atras

    Boa noite! O pai que ama o filho o repreende, porque o ama de maneira tão estraórdinaria que não admite vê-lo sofrendo. Assim é o nosso Deus nos honra mas nos corrige. não com castigos mas nos mostrando seu amor e misericórdia.

  18. fabio a salis 4 years atras

    ola bispo boa noite estou lendo olivro casa mentoblindado estou vendo que sertas coisas aconteceu comigo bom enbora estou separado pois minha esposa pedi um tempo tempo este que ja fais tres meses mais nolivro eu estou lutando com aleitura estou vendo novos orisontes este livro e fera tem uma parte que fala quando apecoa petrifica o corasao eu acho que eiso que aconteceu ela fala que quer viverso nos vivemos treze anos juntos casado civilmente eu ja asumi meus eros pois eu sei que enalgumas coisas eu erei mais ela dise para min toca minhavida mais quando ela fala iso seus olhosnenche de lagrimas neste livro estou aprendendo dar otempo estou na pagina 152 nadata dehoje paz paratodos nois ta que deus os abemcoen ta paz

  19. SIMONE FERREIRA 4 years atras

    Bom Dia preciso muito de um conselho tenho a ajuda do meu Pastor aqui em Goiania que me aconselha sobre meu filho de 5 anos o MATHEUS ele está muito dificil responde a todos fala coisas agressivas e pertubadoras o pai por sua Vez acho que o pertuba mais ainda pois sou separada dele a 4 anos casei-me novamente mais ele o visita de 15 em 15 dias diz coisas mentiras a criança ao meu respeito ele desobedece na Escola chinga a professora chuta bate tem reaçoes completamente expirituais.o Pastor nilo me ajuda faço correnntes e me diz que tenho que ter paciência e perseverança e FÉ mais confesso que e tão dificil pois temo pelo futuro do meu Filho.
    Desde já agradeço!

  20. Mareangela Santos Cachoeirinha RS 4 years atras

    Bp!!!!!!!!!

    Estou muito feliz!!!!!
    Tenho um trabalho do curso pra fazer, uma pesquisa e escolhemos o tema casamento!

    E adivinhe?
    Duas colega e eu vamos fazer e apresentar o trabalho…
    … a melhor parte é que nossos livros de pesquisa estão sendo “Casamento Blindado” , “A mulher v”, ” O perfil da familia de Deus”
    ahhhhhh!!!! Até que enfim vou falar de Deus no meu colégio!!!
    Serão abordados os temas: A história do
    casamento”
    Filhos, divórcio, casamento nos dias atuais, finanças,etc…
    Enquanto nós escolhíamos os cap qual seriam os títulos e subtítulos eu orava a Deus, pq serão três cap com subtítulos cap 1 da história do casamento ficou com uma das minhas colegas, cap 2 casamento nos dias atuais ficou com a outra, e eu fiquei com a melhor parte: cap 3 qual q receita para um casamento bem sucedido.
    E acredite vou pegar um pedaço de videos de vcs vou passar pra todos assistirem e um pedaço do “laboratório”

    Até que em fim!!!!
    Recebi a chance de fazer a diferença!!!
    Ore muito por mim. abraço

    • renatocardoso 4 years atras

      Que legal Mareangela! Ótima iniciativa, com certeza Deus irá usar o trabalho de vocês. Nosso apoio e orações estão com vocês.

  21. eliete aparecida patricio campos-manaus amazonas 4 years atras

    Concordo,os pais tem que colocar regras mesmo,não podemos deixa-los fazer o que quer,não pode virar bagunça tem que ter limites,eles tem que saber o lugar deles até onde pode,tem que haver respeito,só assim será homens de bens.

  22. Angelica 4 years atras

    Como padres es bueno enseñar a nuestros hijos que hay limites y reglas, para todo.

  23. Bispo Deus abençoe cada dia mais o senhor,era tudo o que eu precisa ler.

  24. Milene Silva 4 years atras

    Oi! Parabéns pelo importante tema. Acredito que filhos criados sem limites e regras jamais serão cidadãos preparados para esta vida e muito menos a do porvir. Deveria existir uma grande preocupação com a formação de cada criança quanto ao respeito e a honra devida a Deus e a seus pais. Pois desde cedo deve ser inculcado nas mentes e corações de nossos filhos o serem tementes a Deus e uteis em casa e na sociedade. Assim poderemos ver crescer pessoas conscientes que amam a Deus e a seu próximo.

  25. olgair flores 4 years atras

    bispo peço ao senhor ajuda em oração pelo meu casamento, preciso de uma saida para tantas lutas financeiros desde q nos casamos , isso ja dura mais de 12 anos, tudo que tentamos trab por conta chega em um ponto meu amrido desanima por causa das lutas e ñ aceito mais isso , agora vou para tudo e tudo, ñ aceito mais o nada, e nem retroceder……..me ajude , olgair e marcelo

  26. Ágata Patrícia 4 years atras

    Colocar limites é de extrema importância para educação dos filhos, mas, tem que haver o equilíbrio.

  27. ANA ALVES 4 years atras

    Bispo Renato, Admiro sua pessoa com todo respeito, e sua esposa também, pra mim a dona Cristiane é como uma irmã, pois o meu pai na fé Bispo Macedo eu o escutava todos os dia na radio Copacabana eu ficava em casa com meus irmãos e ele era a minha companhia de todos os dias. Hoje tenho minha família e agora vejo o quanto é difícil a tarefa de ser mãe. Essa mensagem me ajudou muito. Vou guarda-la e por em pratica. grata. Abraço a Dona Cristiane, Ana Alves

  28. gostaria de saber qual é o papel de madrinha de um garota e como orienta-la no caminho de Deus?

  29. Christina Moura 4 years atras

    Bom dia Bispo, são pequenas e firmes atitudes dos pais que moldam o comportamento atual e futuro dos filhos.
    Preciosas palavras.
    Abraço carinhoso.
    Chris/Acre

  30. Muito bacana de grande ensinamento! Obrigado péla orientaçao.

  31. Concordo em número, gênero e grau. E agradeço por estarem também postando artigos sobre a educação dos filhos à maneira de Deus.
    Que Deus te abençoe!

  32. DULCINEA 4 years atras

    Eu sou a favor 100% dos Limites,pois infelizmente fui criado sem pai, e minha mae trabalhava muito, eu passava mais tempo na rua do que em casa eu detestava passar as ferias escolares na casa dos meus parentes
    pois como fui praticamente criada na rua fui criada sem limites,mais na casa dos meus avos era diferente eles colocavam limites ou seja tinha hora pra tudo ai de mim se não respeita-se os limites, ou seja naquele tempo as crianças cumpria com suas tarefas escolares,respeitava os mais velhos,exatamento por causa dessa palavra LIMITES

    meus parabens a esse tema me ajudou muito!

    pois não e porque eu aprendi errado que hoje vou

    encinar errado ao meu filho! Não quero que meu filho cresça sem limites

    Por isso temos que deixar de educar nossos filhos pelo sentimento e sim pela razão

    obrigado!
    Merci!

  33. Bom dia Bispo, eu concordo que os pais tem colocas regras e limites… Eu sei bem que isso.e pratico com meus sobrinhos …

  34. Name (obrigatorio) 4 years atras

    Parabens!
    O post é muito forte, espero que muitos pais tenha muito proveite deste post que tem como alerta e dar nos uma visão ampla a nossa vida familiar.
    Hoje são muitos adolecentes e jovens sem boa disciplina porque seus pais chegaram a disestir por sua rebeldia, eles crescem sem respeito, e até sem bom carecter, pais muita coragem vamos parar de ser e de agir no sentimento vamos coloucar leis, e limites para um futuro melhor a nossos filhos.

  35. Fernanda Feitosa 4 years atras

    Boa dia!!
    Mais e o que realmente acontece comigo mãe,
    dizemos até um não sem duração logo se vem o sim,hoje vejo que deixei muito avontade deles e quando me dei por conta meu filho,mais velho no vicio das drogas..agora que me pois na presença do Senhor,sei bem o que fazer limites e fidelidade com meu dizimo e oferta e meus proposito;e comigo mesmo pois assim eu prego aos meus filhos..pois sempre na fé determino todos os dias que meu filho sera liberto e estarar na presença do senhor pois a minha vida e familia eu entreguei a Deus…