40

 

Existe um ví­cio do qual homem algum está livre, que causa repug­nância quando é notado nos outros, mas do qual, com a exceção dos cristãos, ninguém se acha culpado.

Já ouvi quem admitisse ser mal-humorado, ou não ser capaz de resistir a um rabo de saia ou à bebida, ou mesmo ser covarde. Mas acho que nunca ouvi um não-cristão se acusar desse vício. Ao mesmo tempo, é raríssimo encon­trar um não-cristão que tenha alguma tolerância com esse vício nas outras pessoas.

Não existe nenhum outro defeito que torne alguém tão impopular, e mesmo as­sim não existe defeito mais difícil de ser detectado em nós mesmos. Quanto mais o temos, menos gostamos de vê-lo nos outros.

O vício de que estou falando é o orgulho ou a pre­sunção. A virtude oposta a ele, na moral cristã, é cha­mada de humildade. Você deve se lembrar de que, quan­do falávamos sobre a moralidade sexual, adverti que não era ela o centro da moral cristã. Bem, agora chegamos ao centro. De acordo com os mestres cristãos, o vício fun­damental, o mal supremo, é o orgulho. A devassidão, a ira, a cobiça, a embriaguez e tudo o mais não passam de ninharias comparadas com ele. E por causa do orgulho que o diabo se tornou o que é. O orgulho leva a todos os outros vícios; é o estado mental mais oposto a Deus que existe.

C. S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples. Capítulo 8

Esse é um livro que aconselho todos os cristãos e todas as pessoas que querem se tornar cristãs a ler. CS Lewis fornece argumentos inteligentes que servem de base sólida para a fé. Eu não costumo recomendar livros com muita frequência. Mas este é imperdível.

Você vai me agradecer mais tarde.

http://www.arcacenter.com.br/cristianismo-puro-e-simples.html

 

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

46 Comentarios em “O pior vício”

  1. Renato bom dia!

    Queria uma orientação sua em como agir com o meu marido. Ele é viciado em jogos da internet, e isso me incomoda muito. Estou lendo o livro casamento blindado, e depois que comecei a ler o meu casamento melhorou muito. Mas hoje estou tendo muita dificuldade em lidar com esse vício dele e queria saber se você tem algum post sobre isso, como lidar com esses vício de jogos da internet. Me incomoda demais, todo o tempo que ele esta dentro de casa ele passa aqui no computador, eu sou advogada e preciso trabalhar em casa também, e agora a ideia dele é de até comprar um outro computador para que cada tenha um para usar, já que ele não suporta que eu peça para ele sair do computador para que eu trabalhe nele. OLHA QUE ABSURDO! Fico triste, e a princípio tento ignorar os meus sentimentos de revolta contra os jogos que ele joga, mas isso me corroê por dentro. Obrigada!

  2. Natália 2 years atras

    Renato, Estou a procura de um vídeo que fale sobre os vícios, tais como: cigarro. Pois meu noivo fuma, já fiz parte da IURD, sei o que devo fazer, mas gostaria que postasse algo que falasse sobre isso. Ele disse que deixaria de fumar se eu explicasse a ele, desse uma aula sobre a real situação de um fumante.
    Sei que isso é meio difícil, mas acredito em um Deus maior.
    Desde já agradeço!
    Parabéns, adoro seu blog.

  3. Wesley Ferreira 3 years atras

    Bispo hoje estava conversando com minha namorada e cheguei a uma conclusão, hoje em dia se fala mais no PODER de Deus do que no seu caráter. Dentro da Igreja conheço pessoas que tem de TUDO mais o caráter é igual de um incredulo, bispo uma pergunta te faço o que chama mais a atenção de Deus nossa Fé ou nosso caráter ? E Por que hoje em dia não se fala tanto do caráter de Jesus ?

  4. Concordo bispo,o orgulho realmente afasta a pessoa de si mesma, impedindo-a de se conhecer melhor e consequentemente, bloqueando a sua mente , seus desejos,suas qualidades e faz com que ela veja apenas uma coisa a sua frente,ela mesma.

  5. Irene Soares 4 years atras

    o vicio da humildade?
    como por exemplo a pessoa que diz que é muito humilde e justa aos seus próprios olhos, mas só quando está alguém a observá-la, mas quando ninguém a está vendo ( se bem que Deus vê tudo) revela su verdaeira face ou seu verdadeiro eu 🙂
    A humildade precede a honra e o orgulho a mortte:)
    às vezes infelizmente a morte do injustiçado pelo orgulhoro ou ” humilde” Por causa do seu orgulho não vê esforços para destruir o seu próximo:)

  6. IVOLINE PALMAS-TO 4 years atras

    É A MAIS PURA REALIDADE,MUITOS DE NÓS TEMOS ORGULHO E NÃO ADMITIMOS ISSO,QUEREMOS DAR UMA DE HUMILDES,MAS SÓ SE É HUMILDE DE FATO E DE VERDADE QUANDO SE TEM UM ENCONTRO REAL COM DEUS,AÍ SIM VOCÊ PODE TER O CARGO QUE FOR QUE VOCÊ CONTINUARÁ SENDO O MESMO DIANTE DAS PESSOAS E FARÁ A DIFERENÇA SEM HUMILHAR NINGUÉM.

  7. OLA BISPO POR FAVOR ME ORIETA ,eu gostaria de saber exatamente oque é o deserto,qual a sua finalidade? e oque a pessoa sente qdo esta nessa situaçao,,,todos passam pelo deserto?quanto tempo dura esta situaçao oque deve fazer uma pessoa que ja esta nessa situaçao a varios anos nunca se afastou da iurd ….por favor me responda

  8. Bispo, estava refletindo sobre esse grande vício, que chega sem perceber e aos poucos vai entrando dentro do coração,e faz a pessoa se afastar aos de Deus achando que pode caminha com as proprias pernas e não depende mais tanto Dele, esse é o pior erro de uma vida pois sempre temos que estar na Sua presença reconhecendo que não somos nada ficando sempre em sua dependência.

  9. Thaires/São Luis-MA 4 years atras

    O ser humano não ganha nada em querer ser “mais” que os outros ,e pior,querer ser mais que Deus… na verdade ele só tem a perder!!! temos que reconhecer a grandeza de Deus em nossa vida,diminuindo-se a cada dia!

  10. Mariana/São Luís - Maranhão 4 years atras

    Olá Bispo,

    É verdade esse é o pior mal que pode existir nas nossas vidas, muitos homens e mulheres que se deixaram guiar por esse mal acabaram por naufragar na fé, o orgulho é desastroso, devemos vigiar, usar a fé e lembrarmos sempre que a humildade procede a honra! E que aquele que quiser ser grande terá que servir primeiro!

    Que Deus o abençoe!

  11. Lais Lopes de Almeida 4 years atras

    Vo procurar esse livro, mas gostaria de recomendar um tbm, ramente lei livros cristãos q não são da nossa igreja, mas eu li um q me marcou muito, se chama
    “O que Deus fez por mim pode fazer por você” – Erlie Lentz Cézar. É realmente muito bom, simples e bom. Na fé.

  12. josemary 4 years atras

    comcordo plenamentecom as opiniões dos leitores e ainda acho uma utima idéia essa dicas pois favoresse o relacionamento pessoal de qualquer pessoa comfus!

  13. Bispo, quero uma orientação, estou morrendo de vergonha, tenho título na IURD, mas…isso não foi o suficiente para me impedir de cair. Bispo, eu tenho certeza, que quando eu cheguei na IURD, eu fui livre de todos os demônios que agiam na minha vida, mas…eu me esfriei, e me pequei, cai, mas eu não quero sair da presença de Deus, mas eu nem acredito mais em mim, nem acredito mas nas minhas próprias palavras, bispo me ajuda, não sei o que fazer, estou me sentindo muito mal, estou arrasado. Bispo, mas eu tenho certeza, que eu vou consegui vencer, eu tenho certeza, eu coloquei a mão no arado, e não irei olhar para traz, Davi caiu, mas se arrependeu, sei que não devo ficar nessa, Davi caiu se arrependeu eu vou fazer o mesmo, mas aconteceu, e eu vou me levantar, bispo me oriente, por favor!

    • renatocardoso 4 years atras

      Amigo,

      Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o Deus Eterno não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade! Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.

      O arrependimento sincero e a transparência são o remédio que você precisa agora.

      • Bispo, obrigado, já me consertei com Deus, me arrependi de verdade, já confessei o meu erro a Deus, e creio que Ele me perdoou, creio que Ele apagou tudo, e daqui para frente, é vigilância total, mas devemos sempre tirar uma lição de tudo, e eu tirei uma lição, não devemos necessariamente errar para aprender, mas eu errei e fazer o que, aprendi com o erro, mas daqui para frente é só vitória! Deus abençoe o sr. e d. Cristiane, vim pedir uma orientação aqui, por que vejo vocês como um exemplo, na fé!

  14. Homem Sábio 4 years atras

    CS Lewis é o maior apologeta do século XX. Ex-ateu convicto e influente, o maior de sua era, tornou-se cristão e foi o maior defensor de sua Fé enquanto viveu. Por causa de seu testemunho, muitos ateus intelectualmente extraordinários transformaram-se em cristãos.

    Eu tenho esse livro. É muito bom.

  15. Daniel Silva 4 years atras

    Bispo,
    o senhor também indica “As Crônicas de Nárnia”, do C.S. Lewis, para quem gosta de literatura fantástica?

  16. maria elza vl mariana 4 years atras

    Eu que o diga, a respeito de orgulho e presunção.Fiquei mais ou menos uns oito anos na igreja sem conhecer o Senhor Jesus, extamente pelo meu orgulho e por ser presunçosa, somente através da fé, e da nossa entrega e humilhação perante ao Senhor Jesus, é que primeiro descobrimos este estado nefasto em nós, segundo,que é algo tão escondido dentro de nós, que achamos que é natural, é uma descoberta que precisa de muita entrega, uma das principais caracteristicas do orgulho é de não conseguir se entregar, não ficar na dependencia total e absoluta de Deus, livrar do eu,é o mais dificil desafio, porem, quando se consegue realmente se liberta, e Ele nos lava como diz a passagem de Namã, nos purificar nos limpa.Dá vistas ao cego, e aos surdos faz ouvir, possuir entendimento de Suas palavras que é o nosso alimento para o nosso Espírito, e lâmpadas para os nossos´pés.No meu caso,por exemplo,eu por fora não parecia ser, era popular e simpática com todos, não importava quem ou o lugar,mas por dentro,era muito presunçosa,parecia duas pessoas, uma por fora e outra por dentro.Hoje sou uma única completa e verdadeiramente saciada pelo Espírito Santo de Deus,feliz, uma nova criarura, livre,liberta.Em relação ao livro vou adquiri-lo já fiz o pedido pelo site da livraria, inclusive, conforme o senhor postou, logo mais estarei fazendo alguns comentários sobre a leitura,do livro Cristianaismo puro e simples.Se o senhor me permite fazer um comentário em seu blog do livro do Bispo Macedo. Conforme ele mesmo fala, voce bebe do Espírito do autor, lendo o livro dele, é o que acontece verdadeiramente, especialmente na passagem que ele conta de seu encontro com Deus,olhe, quem não era batizado,com o Espírito Santo,ou não havia tido um encontro com Deus, somente lendo aquela passagem, ali se entregando na leitura e estando na sede e no desejo que nasce dentro de nós ,é batizado,é extraordinário.!Ainda não terminei de ler todo o livro. A leitura é algo que te envlove de tal maneira,que voce fica fora do mundo, a concentração é tanta, que passei até do ponto de onibus outro dia, pois estava lendo dentro do onibus, ainda bem que só foi um ponto que passei, do qual eu deveria descer,mas o livro é excelente.Não poderia ser diferente

  17. juan pessanha 4 years atras

    realmente, o orgulho nos cega,dando origem também a hipocrisia,outro tipo de vicio muito comum e pouco admirável no nosso meio.
    Acredito que Davi pedia a Deus um coração puro e olhos iluminados,justamente para que não caísse em ruína

  18. Olá Bispo!!!
    É verdade quem já não sofreu com esse maldito
    vicio do orgulho,mas com a misericórdia de DEUS
    me libertei,mas agradeço pela orientação pois sempre temos que nos lembrar da onde fomos tirados
    para que possamos levar a palavra de DEUS aos necessitados.
    DEUS abençoe,na fé!!!

  19. Boa noite, não gosto muito de fazer comentários, mas estou sempre ligada no blog do Sr e da Dona Cris.Me fortaleço com as mensagens, as vezes me divirto com alguns comentários engraçados.
    Estou escrevendo para agradecer, e é muito bom saber que o senhor sabe que tem muitos seguidores “anônimos”, mas que estamos sempre presente aqui, recebendo uma palavra de fé, para permanecermos firmes no Senhor Jesus.
    OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!

  20. Eu era orgulhosa! E como! E o pior, demorei muito para me dar conta disso. Sempre me achei melhor que os outros, que tudo o que eu fazia era melhor, que eu era mais capaz que qualquer um. E, além disso, as aconteciam de forma reforçar essa minha maneira de pensar.
    Quando eu me dei por conta desse orgulho, que eu alimentava sem perceber, me REVOLTEI!
    Alguns pensamentos orgulhosos ainda vem a minha mente, mas eu uso a minha fé para neutralizá-los.
    Hoje, o que eu realizo não é para minha glória, e sim para a de Deus, pois Ele é minha fonte de sabedoria.

  21. Nanda Batista-Manaus 4 years atras

    OLÁ BISPO, Tenho acompanhado seu blog agora de perto, desde que começou o prrposito do Jejum de Daniel e mais como aprendi e cresci durante esses 21 dias, e são tarefas que vou continuar a fazer, percebi que tinha que fazer mudanças e para melhor, estamos aguardando sua visita em Manaus com sua linda esposa dn, Cristiane, e com base no post, é verdade um dia cheguei a falar que o que mais me irrita são pessoas orgulhosas, mas tambem olhei para dentro de mim, se tal coisa não cometia na fé

  22. Janaína 4 years atras

    Bom dia bispo…eu aprendi o q era humildade qnd li o livro do bispo Macedo que fala sobre humildade,mais meu esposo admite que é puro orgulho,mais diz que ta certo em ser assim pq ele sempre ta certo rsrsrs….é dificil conviver com uma pessoa assim,pq eu não sei como ajuda-lo a largar esse orgulho…qual sua opinião?não quero desistir do meu casamento,mais não posso sempre me humilhar para os erros dele.Desde já agradeço a resposta.

  23. Moisés L 4 years atras

    Bom dia eu acompanho o sr.des de quado comesou a escola do amor tenho me envouvido trocado comentarios sobre minha vida espiritual e tem cido de suma importancia pois não sou convertido e estou na iurd a mais de 9anos oque o sr.bispo postou ou comenta agora nesse e-mail veio á calhar sou egoista,orgulhoso ah e tudo que o sr.comentou sobre O PIOR VICIO.Gostei dos encinamentos do asunto,bom dia.

  24. Gustavo Monteiro 4 years atras

    Realmente o orgulho é a desgraça do ser humano e, como foi dito, a causa da queda de lúcifer.

  25. BISPO O ORGULHO É PIOR DE TODOS OS MALES RECONHEÇO ISSO EM E VEJO QUE ELE É COMO PICHE O TAL DO EGO E TRISTE NESSE DE VAIDADE NESSE MUNDO QUE E UMA DISPUTA ATÉ IRRACIONAL PRA VER QUEM E MELHOR QUE O OUTRO !! NAO É FACIL SE LIVRAR DO MALDITO ORGULHO !!! VOU LER O LIVRO SIM POIS QUERO SER AQUELA QUE PERSEVERO ATE O FIM E VENCEU !!!! EM NOME DE JESUS

  26. Meu esposo antes de me conhecer era raparigueiro demais em cada bairro tinha uma mulher,ele ficava olhando todas que passavam quase perdia a cabeça,brigavamos muito eu falei comigo aqui vc faz isso imagine sosinho,mas percebir que era um hábito dele do passado converssei com ele hoje ainda da uma olhadinha mas també nao vou cegar ele,pois nós também as vezes olhamos mesmo sem intenção nenhuma.So de conseguir tirar ele desta vida hoje ele se diz fiél a mim estou confiando em nosso amor .obrigado bispo que Deus abencoe vc e sua familia.bjssss

  27. nelma goncales 4 years atras

    oi bispo boa noite gostaria de saber aonde encontro esse livro e qual o nome dele e quem escreveu se foi vc ja comprei kkkk vcs sao otimo pra escrever livro quero mais como esse do casamento blindado .vou reler ele denovo rsrsrs espero o nome desse livro e tb outro de vcs.. bjos e boa noite e manda bjo pra sua esposa cristiane que por sinal ela é muito simpatica na verdade queria kk queria mesmo falar com ela por telefone pra ela me orientat algums coisinhas mas acho que sra possivel nehh
    bjos kkk

  28. jaqueline natario elias 4 years atras

    Existe um dito popular,que o pior cego é aquele que não quer ver,e é verdade, a coisa mais triste é ver uma pessoa que precisa mudar abrir mão do seu eu e ela insiste em viver da mesma forma, o verdadeiro cristão abre mão do que for necessário para servir a Deus.

    Deus abençoe o Senhor…

  29. Marilice/Alvaro 4 years atras

    Queridos Bispo Renato e Sra. Cris

    Somos muito gratos a Deus em termos o Senhor e a Sra. Cris nos orientado, nos ensinando como agirmos como esposos e esposas de Deus, tudo a Luz da Palavra de Deus.
    Estou me referindo a ultima reunião de casais de obreiros casados foi realmente uma inspiração Divina, Deus esteve no controle de suas orientações e esclarecimentos, de nossas vidas conjugais.
    Eu e meu esposo ficamos muito felizes.
    Deus abençoe muitíssimo o senhor e a sra. Cris e estamos aguardando a próxima.
    Grande abraço

  30. Nisley Martins 4 years atras

    É verdade bispo,a maioria das pessoas são assim,não admite seus erros e também não aceitam a verdade, e por consequência não aceitam ajuda,principalmente aquelas que já estão dentro das igrejas,esse tem sido o grande mal da humanidade…temos que vigiar e orar para que esse mal não atinja nosso coração.Obrigada

  31. Name (obrigatorio) 4 years atras

    Já fui MUITO ORGULHOSO e por causa do orgulho perdi e sofri muito na vida vivendo de altos e baixos, sem saber qual era a verdadeira paz que tras um coração humilde. Graças a Deus e a IURD estou livre.

  32. Claudia prado de Menezes 4 years atras

    É verdade bispo, essa maldição me impediu por anos de me tornar para Deus. Eu era convencida de que sabia de tudo da bíblia e da obra mas cada vez mais estava me afastando do SR Jesus por causa do orgulho. Reconheço agora que sou barro e tenho muito o que aprender. Se o que os senhores tem dito serve para salvar pelo menos uma alma, com certeza foi a minha. Deus abençõe.

  33. RICARDO VIEIRA- SERGIPE 4 years atras

    BOM DIA BISPO !!! CONCORDO COM O SENHOR O MAIOR MAL DOS DIAS DE HOJE TEM CIDO MESMO O ORGULHO QUE TEM IMPEDIDO MUITOS A NASCER DE NOVO E SE CONVERTEREM VERDADEIRAMENTE !!!! POR TUDO QUE JÁ OUVIRAM E APRENDERAM MAIS NUNCA COLOCARAM EM PRATICA NADA !!!!

  34. Josiany Ap. Laurentino 4 years atras

    *** A paz, Bispo! falou e disse tudo. a pior obstáculo é o orgulho, que nos fazem seguir uma direção “b” sendo que queriamos mesmo, é seguir a direção “a”.***

  35. Realmente bispo, C.S Lewis é um autor incrível. Descobri sua obra há uns dois Jejuns de Daniel atrás e tem me aberto os olhos para a essência da fé cristã.

    Me surpreendi ao perceber que ele também é o autor da famosa série “As Crônicas de Nárnia” e ao pesquisar sobre o assunto vi que não se trata apenas de uma série de fantasias mas sim de uma maneira inteligente (atraindo cristãos e não cristãos) que o autor usou para discutir profundamente questões como o orgulho como a ruína do homem, o pecado em geral, a escravidão que ele causa ao homem e a redenção que nos é oferecida pela graça de Cristo – representado pelo sábio e, embora forte e poderoso, pacífico leão Aisla, sendo o próprio Jesus o Leão de Judá!

    Não digo muito pelos filmes, pois os roteiros foram alterados pela produtora, mas os livros, se olhados com novos olhos, podem ser uma boa leitura cristã principalmente infanto-juvenil. “)

  36. Michelle Emanuelle AL 4 years atras

    Bom dia bispo é verdade o orgulho é algo que está em muitas pessoas e elas fingem que não é nada de mais,eu era super orgulhosa irritante,sabe aquela pessoa chata que se acha dona de tudo era eu,graças a Deus e a IURD que este mal foi tirado de mim,e hoje vivo completamente diferente…

  37. Rodrigo - RJ 4 years atras

    O orgulho realmente é a satisfação total da carne, do lado humano. É quase imperceptível, sendo somente detectável claramente através da fé, pois o próprio, exige radicalmente a desobediência, auto- suficiência, independência dos ensinamentos de Deus para nós nesse mundo!! Abçs e obrigado Bp. Suas orientações tem sido de grande valia nesses 21 dias!!!!

  38. Bispo muito obrigado pela dica ja tive esse vicio é muito ruim.

  39. Muito interessante.. Com certeza vou comprar pra ler. Gosto bastante de livros desses tipos, e ainda mais se ajudam a solidificar minha fé.

    Bispo, dia desses pensei algo sobre esse assunto. Sei que primeiro devo buscar o espiritual para depois seguir para as outras áreas (inclusive a profissional), mas me bati no seguinte dilema: Como acreditar que sou capaz, que tenho potencial de realizar o que eu quero sem deixar de ser humilde?
    Gosto muito de estudar, e a ideologia imposta pelo mundo é de que quem estuda é melhor de que quem não o faz. Mas eu sempre lutei e busco lutar contra esse tipo de pensamento. Sei que não sou melhor do que ninguém, então as vezes, quando começo a me motivar pra fazer determinado artigo científico ou coisa do gênero, desisto de fazer por pensar que eu sou orgulhoso.
    O senhor poderia me ajudar a resolver isso?

    • renatocardoso 4 years atras

      Moisés, quem é verdadeiramente inteligente e sábio reconhece que quanto mais estuda, menos sabe. O desconhecido ainda é infinitamente mais vasto do que o conhecido. Aí está a razão para nossa humildade.

      Outra coisa: o Salmo 8 diz que fomos criados “um pouco menor do que Deus”. Esse “um pouco menor” é reconhecido por nós quando colocamos Deus em primeiro lugar em obras e mente. Dízimos e ofertas são a maneira que Deus estabeleceu para nós lembrarmos disso sempre.