68


Primeiramente quero deixar bem claro: seu casamento é o que você tem de mais importante na sua vida depois de sua própria vida e de seu relacionamento com Deus. Por isso, nem eu nem ninguém pode decidir por você se deve ou não deixar seu marido ou esposa. É uma questão extremamente pessoal e individual.

Dito isto, como recebo esta pergunta quase que diariamente, quero colocar aqui alguns pontos para você, que tem vivido o dilema de perseverar no casamento ou desistir, considerar antes de tomar sua decisão, seja ela qual for:

  1. Sua vida ou a de seus filhos está em risco devido ao comportamento de seu cônjuge? Há violência, agressão, crime etc.? Não precisa nem terminar de ler este post. Reúna todas as suas forças agora e, com prudência, saia deste casamento o mais rápido possível. É sua obrigação e responsabilidade para com seus filhos e consigo mesma(o). Se ele ou ela vai mudar futuramente, é outra história. O importante agora é garantir a sua segurança e a de seus filhos.
  2. Todos os divórcios, sem exceção, ocorrem porque os casais não conseguiram resolver os problemas que minaram seu relacionamento. Não porque os problemas em si eram impossíveis de se resolver, mas porque os envolvidos não sabiam como ou não tinham força de vontade para fazê-lo. Normalmente é porque não sabiam como. Por isso você deve investir na reeducação sentimental para aprender como resolver os problemas típicos de relacionamento. Outros casais já passaram problemas iguais ou piores que o seu e venceram. Você pode aprender como resolver os seus.
  3. Não só o seu cônjuge tem que mudar, mas você também. Os casais se frustram porque um fica tão irritado e estressado com o que o outro faz que esquece de olhar para si mesmo. Seu foco deve ser o seu próprio comportamento, não o dele ou dela. Você só pode mudar a si mesmo. Portanto, desista de ficar pressionando ou cobrando mudanças na outra pessoa. Foque suas energias em melhorar como marido ou esposa, e como pessoa.
  4. Seu cônjuge reconhece que precisa mudar? Ele(a) tem se esforçado para isso? Então dê-lhe espaço e tempo para mudar. Se ele(a) quer mudar mas não consegue, sugira que busque ajuda de pessoas competentes—aconselhamento conjugal, algum familiar mais velho a quem ele(a) respeita, ou outra ajuda profissional específica.
  5. Você já buscou ajuda em Deus pelo seu casamento? Não digo uma simples prece, mas uma luta verdadeira contra o mal entre vocês? Muitos problemas conjugais têm um fundo espiritual e só podem ser vencidos com o auxílio da fé. Converse com seu pastor.
  6. Se seu cônjuge não reconhece que precisa mudar, primeiro veja se você já fez sua parte (veja todos os números de 2 a 5).
  7. Se depois de você fazer sua parte, consistentemente, por um tempo suficiente que mostre que sua mudança é definitiva e verdadeira, mas a outra pessoa insiste no erro e não quer lutar pelo casamento, então agora sim você deve começar a séria consideração se continua ou desiste.

Desistir de um casamento é obviamente a última opção, depois de várias tentativas sinceras de salvá-lo. Mas às vezes é a única saída.

No próximo post vou falar mais sobre esta única saída, e como saber se deve tomá-la.

Vá agora para o próximo post…

 

Você já esteve nesta encruzilhada quando se perguntou se lutava ou desistia de seu cônjuge? O que você fez? Conseguiu vencer? Se arrependeu? Deixe sua história abaixo, em POUCAS palavras, a fim de ajudar alguém que está passando por esta situação.

Precisa de um CONSELHO? NÃO deixe seu comentário. Primeiro, leia o post acima com atenção. Veja também mais recursos de autoajuda aqui. Se ainda tiver dúvidas, envie sua pergunta por email para:

email_escoladoamor

 

 

Compartilhe!


Envie para um amigo por :

513 Comentarios em “Devo deixar meu marido/esposa? (1)”

  1. ro lisboa 2 months atras

    Oi tenho 39 anos .sou casada há 22 anos
    Meu marido me traiu umas vezes no passado e eu o perdoei
    Eu tbem acabei o traindo e ele me perdoou
    Vivíamos muito bem
    Mas de uns tempos pra cá
    Após desviarmos da igreja
    Nossa vida ta um inferno
    Eu vou na igreja
    Mas ele nem pisa o pé la
    Mudamos de estado para recomeçamos
    Sei que nos amamos
    Mas ele sempre me trai
    No momento ta tendo um caso com uma mulher que conheceu no trabalho
    Descobri e ele jurou parar
    Mas descobri que está mentindo o tempo todo
    Que nunca terminaram
    Agora não sei que atitude tomar
    Pq ele pede perdão. diz que me ama
    Mas nunca para de trair
    To pensando em deixa lo
    Mas não tenho forças
    O amo muito
    Tô perdida
    Não sei o que fazer
    Me ajudem por favor
    Vou ficar loica
    Pelo jeito a mulher o ama.

  2. givanildo 2 months atras

    Estou a 1 mês separado de minha esposa porque ela não me ama mais devido os vexames que a fiz passar sempre quando a bebida no meio faltei muito com respeito mais eu a amo muito fomos casados a 18 anos sera que ela não me ama mais mesmo eu estou desesperado quero ela de volta volta eu vou mudar tenho 3 filhos me ajudem pelo amor de deus

  3. Bom dia! Fui traida pela segunda vez pelo meu marido a primeira estava de resguarde da minha filha que agora tem 10 anos e depois engravidei novamente e fui traida outra vez o que devo fazer, meu casamento não estava em crise estavamos super bem e ele procurou outra na rua, não sei se perdoo ele pois ele trabalha com muitas mulheres porisso acho que ele nunca mudará.

  4. Aline honorio 2 months atras

    Boa tarde, me separei por motivo de traição e já teve outro filho mas diz que não está com a menina e já faz um ano e até hj não consegui seguir minha vida totalmente sozinha, eu e meu ex tenhos contato não consigo entender se gosto dele ainda e tentar voltar penso as vezes que meu divórcio não saiu pq Deus ainda tem um proposito na nossa vida. Por favor me ajude pq mesmo pensando assim as vezes não tenho forca pra orar

  5. VANDERLEA 3 months atras

    SOU CASADA A 1 ANO E 5 MESES,MEU MARIDO ME OFENDE E ME HUMILHA SEMPRE E QUANDO TEM GENTE POR PERTO AI É QUE ELE SE ACHA.BEBE MUITO CHEGA QUEBRANDO TUDO E FICA MANDANDO EU IR EMBORA SEMPRE QUANDO ESTAR BEBO.E NAO GOSTA DE ME LEVA PARA NENHUM CANTO .O QUE FAÇO

  6. Eu e meu marido somos casaodos a seis anos e meio casei nova ele e muito ciumento,ja se separamos varias vezes e sempre voltei. Pedind desculpa pedindo p ele voltar cmigo sempre conseguiu com q eu acreditasse q seria a culpada das discucoes, na ultima separacao ele mudou muito estava otimo apenas bebia em casa suas cervejas opedi p ele diminuir mas me magoar comecou a sair com dois de seus irmao p beber???? Aonde mentiu varias vezes dizendo q estava trabalhando aonde estva no bar, chorrei varias vezes pois moro em um estado distante da minha familia sou sozinha aqui, so q ontem ele cheou com vontade de jantar como ja havia jantado eu mas nosso filho,falei q naao iria fazer aonde foi q ele pegou seu celulare foi embor hje faz exatamente um dia .estou angustiada. Pois sou sozinha….

  7. Meu marido saiu de casa por traição. Me arrependo demais e pedi perdão, porém não quer voltar. Estou sofrendo muito e quero reconstituir minha família. Choro todos os dias pois descobri que o amo muito. Preciso de ajuda pois estou desesperada.

  8. Prezados

    Nao vale a pena se separar. muitas coisas acontecem num casamento por falta de sabedoria da mulher e de joelho no chão. sou prova viva disso. sofri durante 10 anos. no momento que aprendi a confiar a em Deus e a seguir os conselhos de Renato e Cris e a orar com propósito, minha vida mudou, meu marido mudou. so falta aceitar Cristo, mas essa parte é com o Espirito Santo, a minha tou fazendo. Agora, se vc vive sendo agredida fisicamente, correndo risco de vida, já é outra situação.Mas problemas corriqueiros clame ao Senhor e seja sábia.

  9. me chamo elaine a 15 anos casada com a mesma pessoa de uns anos pra ca a brigas se tornaram constantes devido a muito ciumes por minha parte mais não passavam de briguinhas tolas agora ele quem ta tendo crise de ciumes e partiu pra agressão fisica to tentando manda-lo embora e não consigo so sei chorar e acabo perdoando sempre oque eu devo fazer

  10. Muitas historias são parecidas quando se fala em relacionamento, na verdade quem ama quer sempre perdoar…Minha historia e a seguinte, sou divorciado tenho 56 anos e me realciono com uma mulher de 34 há mais ou menos 1 ano e meio,,,o inicio estava otimo, ate descobrir pelas redes sociais uma traição virtual que segundo ela nunca se concretizou,,,perdoei entre “”, hoje em dia estamos juntos e ela quer sempre encontrar com amigas para bater papo…isso ela não fazia antes…uma vez fui a um desses encontros dela, e nao vi nada demais mais ela ficou irritada com minha presença ali…pode ser que esteja cometendo alguma injustiça, mais que deixo bem claro…foi ela quem me fez pensar e mudar minhas atiyudes..hj ela nao tem celular.;tem face mais a senha ta comigo…muito complicad;;;penso em sair desta relação mais não estou conseguindo…tambem preciso de ajuda…boa sorte pra nós todos…

  11. Arlete Rodrigues 4 months atras

    Estou passando por problemas no meu casamento ,mas já determinei ,não vou me separar vou lutar pois sei que Deus é comigo

  12. Boa noite sou casada a 15 anos e tenho dois filhos meu marido esta me traindo eu estou sofrendo muito e não sei qual decisão tomar amo muito ele por favor me ajudem

  13. boa tarde!! ola gostaria que voce me desce um concelho no meu casamento eu amo muito meu marido somos um casal novo eu 29 ele 31 anos..somos casando 13 anos.. eu faço tudo tudo mesmo para agrada eu trabalho fora chego em casa lavo ,passo,comida,arrumo casa cuido muito bem dele.estou sempre arrumada .cabelo,unha,feita,sou muito cariosa com ele..mais descobri que ele me traiu a 9 anos atras ..teve um caso com a mulher 1 ano ..ai eu descobri o caso dele pati nele coloquei ele pra fora de casa ..mais ele começou a chora,,chorava muito..pedia perdao falou que ia se manta e tudo..ai eu boba voltei pra ele ..ficamos esse tempo todo juntos ele e marido maravilhoso nao minda motivo pra nada ele e otimo marido em tudo ainda me ajuda a cria um filho que nao e dele ..um filho meu com outro cara o meu filho tem 14 anos tambem apaixonado p ele chama ele de pai e tudo..e agora descobri que ele se envolveu com uma menina do trabalho dele ficou com a meninas 3
    meses ..e agora o que eu faço eu amo muito meu marido ..mais nao quero ser corna de novo..ele promete que nao vai me trai..e acaba me traindo..e agora o que eu faço…e as amante dele ainda e feia..eu ainda sou bonita ..e agora me ajuda.. Obg.. ser que ele me ama de verdade ou so esta acostumado comigo me ajuda..

  14. Sandra Regina 5 months atras

    Bom eu assisto a escola do amor todo sabado sou casada a 25 anos meu marido esses anos todos sempre fez o que.quis apesar de.eu argumentar falar pra ele pensar bem antes de.fazer as coisas mas ele nunca me ouviu ele na me respeita nao me trata.como sua companheira tudo e do jeito dele até pra eu me vestir tem de ser do jeito dele ele quase ñ sai comigo diz.que eu ñ sei me vestir me trata.como.pregada.joga tudo pela casa e eu tenho que arrumar detalha eu trabalho como diarista chego em casa tenho que fazer janta arrumar a casa eu to muito cansada já são 25 anos.estou.no meu limite quero me.divorciar dele mas no momento ñ posso pagar um advogado.o que.eu faço.me ajudem
    oChi

  15. Os conselhos me deram muita sabedoria e força para tomar minha decisão. Tenho 30 anos, fui casada por cinco, vivi num relacionameto abusivo, totalmento auto destrutivo. E antes fosse só o meu marido…mas era uma sogra, uma cunhada, uma prima que constantemente me tratavam com total desrespeito “de graça” não parecia uma familia e sim formação de quadriha. Antes de ter tomado a dificil decisão buscava respostas em varios lugares e muitas das vezes reconhecia, mas não aceitava. Depois de inumeras tentativas, dando muitas oportunidades, acreditando nas falsas promessas, reconciliando por diversas vezes eu vi que só prolonguei o que deveria ter feito quando recebi o primeiro tapa. Hoje eu ainda estou recomeçando a minha vida, mas na certeza de dias melhores sempre. Eu acho que a decisão já está bem diante dos nossos olhos, e o que nos falta é ATITUDE de coloca-la em pratica, pode ser desde uma pequena atitude de mudança no nosso carater até mesmo numa inevitavel separação.

  16. adeliane oliveira alves 5 months atras

    meu marido saiu de casa por besteira de nada ela ja tsva convrrsando com outra mulher por net mais com tres dias ele volto mais por causa da. filhar dele ele disse que nao me ama mais o que devo fazer ?ficar juntos sor por causas da filhar. eu amo ele. sera que deus pode mundar essa vida do meu marido

  17. Vivi uma situação quase igual a de todas que estão aqui!

    Eu era Evangelica, conheci o pai do meu filho na igreja, fazíamos parte da liderança, oramos, namoramos, noivamos e nos casamos. em 2015 completaríamos 5 anos de casados.
    saímos da igreja pq nao tínhamos vida só ficávamos dentro da igreja de terça a domingo.
    eu reclamava mto de solidão.
    depois de 2 anos fora da igreja meu marido mudou completamente começou a mentir a beber e sair com os amigos.
    Fui me cansando de tudo isso fui mto paciente demorei 1 ano e 4 meses pra tomar atitude, eu estava cansada de tanta promessa de mudança e nenhum resultado e de mentiras, ate eu descobrir que tinha outra mulher no meio.
    Cansei de tudo…
    Abri mão do casamento, cansei de brigar de repetir, de ser deixada de lado por causa dos amigos e cansei de ouvir desculpas e mentiras.
    Sofri sim! mas 1 mês após estou bem e me adaptando bem, tenho meu filho que é o presente mais lindo que Deus me deu, e uma família maravilhosa que me apoia.

    Após a separação, oque me deu forças foi querer ver a felicidade do meu filho.
    E também comecei a colocar a cabeça pra funcionar e me amar, eu sou uma mulher independente nao preciso passar por isso, me rebaixar a esse ponto, aprendi que o amor se nao é dado livremente nao valhe a pena ter. Ninguem ama sozinho..

  18. Tenho 32 anos. Estou a um ano e 03 meses lutando pelo meu relacionamento.
    Minha namorada/esposa, pois moramos juntos por dois meses, é muito nervosa e agressiva.
    Ja fui agredido fisicamente por ela umas tres, quatros vezes. Fora o problema com a bebida. Ela bebe e não sabe parar.
    Ha também o fato de não gostar dos meus filhos. Sempre que vou visitá-los é uma tormenta em minha vida.
    Em dezembro sai de casa e voltei a morar sozinho, mas continuamos juntos.
    Ela vem atras de mim, fala que vai mudar e repete tudo novamente.Daí volta a dizer que vai mudar e eu novamente acredito.
    Amo muito ela, mas não sei o que fazer.
    Sou covarde e não sei falar não. Fora quando eu mesmo vou atrás.
    Se eu não volto ela fala que vai sair para festas, faz chantagens, aí fico com medo de ver ela com outro e volto.
    Queria muito ficar para sempre com ela, ja fui em psicóloga pedir ajuda, mas ela não quer ir comigo.
    Meus pais estão desesperados, porque viu eu machucado uma vez, mas parece que estou cego, fissurado.
    Sempre acredito que ela esta se esforçando, mas tudo se repete novamente.
    Sou funcionário público, estou no estágio probatório, e tenho muito medo de prejudicar meu emprego porque umas das agressões todos ficaram sabendo, menos o Juiz da comarca.
    Eu só queria que ela deixasse eu ajudar ela, porque gostaria de cuidar dela, do filho dela, viver a vida com ela.

  19. Boa noite, eu sou casada a 3 anos e 8 meses e esse mês exatamente na data de aniversario do nosso casamento descobri que ele estava me traindo , ele foi em uma festa da empresa de fim de ano conheceu uma mulher praticamente 8 anos mais velha do que ele e acabou se envolvendo, sem que eu soubesse se encontrava com ela escondido e ela também não sabia que ele é casado e pra minha maior fragilidade eu estou grávida de 6 meses e eu senti que o sentimento dele mudou apesar de perdoá-lo e tentar esquecer eu sinto que algo mudou em seu coração e eu me sinto muito mal porque eu ja tinha me anulado muito por ele e agora grávida totalmente sensível “eu não sei o que fazer” por favor espero que possam me ajudar a achar uma maneira de saber lidar com essa situação e traze-lo de volta pra mim de coração. Obrigado!!

  20. queria que voces podesse me ajudar

  21. Bom dia,

    Meu nome é Naíla sou casada a 5 anos, porém não estou nem um pouco feliz. Me casei aos 18 anos meu marido 24,ele já veio com uma bagagem muito pesada pois ja tinha filho e a ex namorada dele não nos deixa em paz, arruma confusão por onde passa. Só que ele não faz nada pra resolver e deixa ela fazer o que quer, a dois anos atras nos separamos pois ele queria ter uma vida de solteiro eu disse pra ele escolher e ele me largou e acabou ficando com a ex novamente. Eu quase morri, não comia, quase não conseguia ir para o trabalho, quando interou uns 20 dias eu ja estava melhor começando a minha vida novamente ( eu comecei a namorar com ele eu tinha 15 anos, entao tudo era ele eu nunca tinha sequer saido sem ele). So que quando ele viu que eu estava bem, ficou atras de mim, e eu não sei se por bobagem ou fraqueza voltei, pensando que as coisas iriam ser diferentes mas nada disso. Alem dos problemas financeiros que temos ( em casa somos so nos 2, temos casa propria nos dois trabalhamos, mas não sobra dinheiro pra lazer), no primeiro ano ele mudou, mas agora começou a infantilidade denovo, são mentiras, a familia intromete em tudo e ele aceita e fala que estou errada, tem pessoas da familia que armam pra gente se separar e ele me esconde e defende. O que faço? me sinto muito triste com isso as vezer quero largar mas tenho medo de sofrer de novo de ver ele com outra. Agradeço pelo espaço

  22. olá boa tarde eu sou casada a 1 ano e 1 mês estamos juntos a 8 anos. nos eramos de religiões diferentes mas ele agora se converteu e foi baptizado na minha igreja eu sou do7ºdia. o meu casamento esta péssimo o meu marido não consegui ficar em casa de noite já não é carinhoso como antes. e não sei se vou aguentar porque ele havia me dito que não bebia mas ainda bebe, o que faço será que continuo ou termino.

  23. João António 6 months atras

    Boa tarde,

    Eu vivi uma situação muito dificil na minha vida, depois de eu vi descobrir que a minha mulher me traiu com outro e ficou gravida com ele, nós nos separamos ela foi e eu fique com os nossos filhos.

    Passando 6 meses ela volta a pedir perdão e pedindo uma segunda chance dizendo que se arrependeu do que ela fez e prometeu me que tudo será muito diferente se eu lhe der esta chance, eu disse pra ela que já não será possivel agente voltar a viver junto. Ela esta sempre a insistir a pedir perdão. Fui conversar com a minha familia alguns aceitaram ela de volta mais a maioria não querem ela de volta.

    O que eu faço neste caso, sabendo que a minha felicidade depende de mim e não de ninguém.

    Preciso da vossa ajuda.

    João

  24. boa tarde,tenho 41 anos e meu marido tem 32 anos,de um certo tempo p ca ele tem me traido c frequencia c varias mulheres ñ me respeita mais vive de farra ,sou uma melher q trabalho ajudo em casa em tudo ,sou dedicada,boa esposa ,boa mae ñ sei o q ele quer da vida.devo decidir e tomar outro rumo .tento conversar mais ele ñ quer conversa as veses me umilha,fica c outras p eu saber ñ se importa se eu vou saber ou ñ.

  25. Bispo,estou com um rapaz vai fazer três anos e temos um filho de um ano,eu estava afastada e voltei faz pouco tempo estou decidida a buscar minha salvação só que não tenho certeza se quero ficar com ele ,nós discutimos todos os dias por questões do cotidiano de casal,ele não conversa comigo,pra me ajudar em alguma coisa eu tenho que implorar ,ele não muda é devagar quase parando ,ele é trabalhador,mas acha que só trabalhar esta bom,ele não tem metas objetivos tudo eu tenho que ficar empurrando ele pra agir,eu gosto dele mas não como antes,não sinto desejo por ele ,ele engordou não se cuida as vezes quando olho para ele sinto repulsa,devido a tudo isso eu o agrido com palavras me sinto mau ,mas não sei o que faço,me ajude por favor!