22


E você, é fácil?

Na verdade, a palavra certa não é que o seu marido ou esposa seja “difícil”. O ser humano, de modo geral, é uma criatura complexa. Todos somos difíceis.


A palavra certa é “diferente”. Seu marido é bem diferente de você. Sua esposa é tão diferente que as vezes você se pergunta se ela não é mesmo uma extraterrestre, de um planeta que você nem imagina como é ou onde fica… 

Veja as consequências dessas duas óticas. Se você vê a pessoa amada como “difícil”, você estará sempre frustrada e fazendo de tudo para mudá-la. (Como se pessoas fossem massinha de modelar…)

Mas se você vê sua outra metade como “diferente”, sua atitude será primeiro de buscar entender o porquê que ele ou ela é como é. Entender — e não julgar ou criticar.

Se eu entendo que, ao contrário de mim, minha esposa gosta de sair; se busco apreciar o porquê disso, e o que isso representa para ela; então, saberei me adaptar a essa maneira de ser dela e não deixarei que essa diferença me frustre. Tampouco irei atacá-la ou tentar mudá-la. Quem sabe ela ficará tão grata pela minha compreensão que vai querer me agradar também.

As pessoas só mudam quando elas reconhecem por si mesmas a necessidade de mudar. Crítica e imposição, normalmente apenas fortalecem a maneira de ser da pessoa. Quer dizer, o tiro sai pela culatra.

É isso que você quer?



Compartilhe!


Envie para um amigo por :

75 Comentarios em “Meu marido é difícil…”

  1. Oi, me chamo biaah, tenho 20 anos moro com namorado a 4anos,moramos juntos desdo do dia q nos connhecemos, eu era depende de droga e ele também, pois nos não tinha nada. moramos na rua, passamos fome, perdi um filho no bamheiro de casa, a vida sempre foi difícil pra nos, mas o mosso amor era forte pra superar tudo, pois era isso q eu achava, que eu achava mas acho q me enganei, hj temos tudo mas não somos felizes, eu conheci a igreja comecei a frequentar conseguimos um emprego bom, uma casa sples mas não reclamo pq agora temos um lar, temos um filho q agente sempre quiz ter, pensei q seremos felizes mas não a vida foi ficando mas difícil ainda, começaram as agrecoes, ele me manda embora de casa, eu sem ter pra onde ir, fico aki.
    Eu gosto dele mas ele me trata muito mal Dick sem saber o q fazer, eu amo ele muito mas não quero viver uma vida assim, ele diz q vai mudar q vai melhorar mas e só por alguns dias, eu o sofrimento volta de novo. A maioria das vezes brigamos ciumes pois sou muito ciumenta, e ele sabe e faz a gracas prae inritar, sempre Fasso tudo q ele quer e ele nunca faz nada pra mi agradar, no momento to desempregada e dependo dele, ele joga muito isso n minha cara, Fasso todas as minhas obrigacaoes como mae e esposa e pra ele não tem valor o q eu fasso, sempre tive um sonho de ser bombeira militar, sempre gostei de ajudar as pessoas,as ele hj me poe tao pra baixo q não tenho mais forcas pra tentar realizar meu sonho, me sinto Com vergonha do q me tornei mesmo não fazendo nada de erado, não seias o q fazer, to lendo o livro de vc e tento fazer todas as licoes , mas ta difícil pra mim, Mesmo q eu não entenda eu confio, me ajudem a salva meu casamento.

  2. olá Renato, meu nome é Claudia e estou com problemas em minha vida pessoal. Me casei a 1 ano e 11 meses e a 5 meses eu e meu esposo nos separamos pois ele chegou em mim alegando que não queria mais estar casado, que essa vida não era pra ele entre outras coisas…depois de um tempo veio arrependido, me pediu desculpas querendo reatar o matrimônio..eu por ainda amá-lo apesar de tudo que ouvi e por ter me casado aceitei que a gente fosse namorando e analisando um ao outro (ainda não voltei pra casa)…mas tenho medo de voltar por tudo que ouvi e ele não mudou muito em algumas atitudes (expus tudo que me desagrada, que gostaria que continuasse e o que mudasse em nossa relação). Mas vejo que algumas coisas não mudarão. Gostaria de um conselho, pois estou muito triste.

  3. Bispo , comecei a ler o livro casamento blindado , tenho esperança de quer vou aprender a blindar meu casamento.Porém vem o desânimo e o desejo de jogar tudo pro alto , pois meu marido me crítica muito , me chama de atrapalhada e outras coisas… quando falom separação ele debocha de mim.Me ajude

  4. Eu aprendi lendo um livro do proprio
    Bispo Renato que:
    Se vc quer que a outra pessoa mude,
    muda vc primeiro

  5. Meu namorado é muito ignorante, ele é mais velho que eu, já menti pra ele nunca o trair, mas já menti por tao pouco as vezes por medo de quando estamos bem eu contar algo e ele mudar seu jeito comigo, sabe eu o amo e faço de tudo por ele, mas depois de minha ultima mentira ele ta frio sempre mi joga tudo na cara e mi trata mal, penso que nao preciso disso, mais quero lutar pelo nosso amor, sabe ele nao mi chama mais de meu bem nao mi trata com carinho, ta grosso frio e briga por tudo, sabe eu to insegura com a alto estima baixa e sem saber o que fazer, preciso de ajuda, ja falei pra ele que nao vou mentir mais, depois de tantas mentiras ele nao acredita mais, ele acha que eu nao sou confiavel, ontem mesmo brigamos ele mi chamou de tudo, ele ja mentiu pra mim e quando eu falo dele ele fala que as mentiras dele não sao assim como as minhas, o que eu faço ja nao sei mais.

  6. bom dia meu marido é muito difícil mente para mim ja me traiu ja sofri muito morro de medo de voltar tudo de novo não sei mais o que fazer. Gosto muito dele somos casados ha 14 anos ele não me elogia não tem dialogo comigo me sinto muito mal ,muito triste não sei o que fazer me ajudem.ele sai não tem horas para volter não esta nem ai para mim .o que faço para restaurar esse casamento?

  7. OLÁ RENATO E CRISTIANE, MEU NOME É JÉSSICA.. QUERO SOMENTE OUVIR ALGUMAS PALAVRAS DE CONSELHO E QUE CONFORTE O MEU CORAÇÃO… SOU CASADA, HÁ 3 ANOS E JUNTOS A 5 ANOS, SOMOS BEM NOVINHOS EU 23 E ELE 24 ANOS, DEUS É O ESSENCIAL EM TUDO QUE A GENTE FAZ, PORTANTO DEUS NOS ABENÇÕA MUITO, TEMOS UMA VIDRAÇARIA E TRABALHAMOS JUNTOS, MÁS POR ELE TER BEM MAIS EXPERIENCIA NA AREA, ELE SEMPRE QUER MANDAR EM MIM, ME CRITICA EM TUDO QUE EU FAÇO, ELE ME HUMILHA PERTO DOS FUNCIONÁRIOS, ME CHAMA ATENÇÃO PERTO DE QUEM FOR… OU SEJA É UMA PESSOA MUITO NERVOSO… QUE SÓ ELE TEM RAZÃO EM TUDO.. ENFIM MÁS TAMBÉM TEM SUAS QUALIDADES É UMA PESSOA SUPER ESFORÇADA, VAI ATRÁS DO QUE QUER, ME DÁ DO BOM E DO MELHOR, A GENTE SEMPRE QUER CRESCER…. MÁS O JEITO DELE SER TÁ ME DEIXANDO A PONTO DE EXPLODIR… TUDO QUE VOU FAZER É CRITICAS, AS VEZES PENSO … HÁ ACHO QUE ELE VAI GOSTAR DISSO… FAÇO E SOU CRITICADA… SABE QUANDO VOCÊ SE SENTE NUMA SITUAÇÃO EM QUE EU TENHO MEDO DE FAZER AS COISAS.. E ELE ME CRITICAR DE NOVO… TO BEM ASSIM.. GOSTARIA DE UMA AJUDA POIS AMO MUITO ELE, E SINTO QUE ELE TAMBÉM.. NÃO SEI SE É POR CAUSA QUE VIVEMOS MUITO TEMPO JUNTOS E TEMOS QUE SE FALAR TODA HORA… MAIS SÓ SEI QUE ELE NÃO ME RESPEITA ME TRATA COM MUITA IGNORANCIA… FICO NO AGUARDO… FIQUEM COM DEUS..

  8. Robson lima 11 months atras

    é vivendo e aprendendo.que Deus O abençoe sempre Bispo.