Blog

MJ-1
Estava assistindo um documentário sobre a vida de Michael Jackson e fiquei analisando o que ele fez para chegar onde chegou. Você leu sobre a vida da Gisele Bündchen algumas semanas atrás (se não leu, leia aqui) e viu que ser top não é fácil. E ser rei então, como será?

Quem conhece um pouquinho da vida de Michael Jackson sabe que nada foi fácil. Um pai autoritário e, por vezes, violento, inúmeros complexos e o fardo de ser arrimo de família mesmo sendo o mais novo. Os Jackson eram cinco, mas Michael, ou simplesmente MJ, certamente era o número 1. Ele se destacava tanto que já não podia ser apenas um dos Jackson Five e a carreira solo foi um sucesso.

MJ-5Seus irmãos passaram a viver ao redor dele, como coadjuvantes, acompanhando, pouco a pouco, o fenômeno que ele se tornava. Mas, apesar de ter vendido milhões de discos, ele não estava satisfeito. Um pouco antes do álbum “Thriller” ser lançado, um de seus irmãos contou que Michael escreveu, com batom, no espelho do camarim: “Vou vender 30 milhões de álbuns” (se referindo ao Thriller).  Todos os dias ele olhava para o espelho, lia a frase e trabalhava para isso. Atente para o detalhe: trabalhava para isso.

Se você pensa que ele nasceu artista, uma de suas produtoras afirma que não:

Tudo no Michael parecia inato, mas não era, ele ensaiava sem parar até ficar natural, até parecer que fazia aquilo sem esforço.

MJ-mirrors

Seu figurinista disse que, uma noite, antes de ir embora, viu MJ ensaiando, sozinho, em uma sala cheia de espelhos ao seu redor. Ele observava seus movimentos de todos os ângulos, buscando alguma imperfeição e trabalhava para corrigi-la. Sozinho. Ele e seus espelhos.

Michael chegava sempre 45 minutos antes de todo mundo tanto nos ensaios quanto nos shows.  Ensaiava 10 ou 12 vezes com o pessoal do balé e,  enquanto todos estavam ofegantes, tentando se recuperar para subir no palco, MJ trocava a camiseta molhada de suor e ficava esperando pela equipe. Subia no palco e, como disse um de seus produtores, “virava o incrível Hulk”.

Ele já era um grande artista antes de Thriller, mas queria mais. Temia ser esquecido, então acreditou como nunca, trabalhou como nunca, investiu como nunca. Naquela época, os vídeo clips custavam, em média, 50 mil dólares, mas o que MJ idealizou para Thriller, passou de 1 milhão de dólares. Para a gravadora era um absurdo, para Michael era a chance de atingir seu objetivo. Ele convenceu quem tinha de ser convencido a investir nele, simplesmente, 20 vezes mais do que investiam em qualquer outro artista. Hoje sabemos que Thriller é o clip mais aclamado de todos os tempos.

MJ-ThrillerE quanto à venda do álbum, ele errou. Não vendeu 30 milhões, vendeu 25 milhões, mas como nunca havia sido vendida uma quantidade dessas de discos, a gravadora lançou uma edição especial. Essa edição especial e o álbum original continuam vendendo e Thriller já bateu a casa dos 42,3 milhões, segundo o Wikipedia e é o álbum mais vendido do mundo até hoje.

 

Ah, daí ele virou rei! Oops… nada disso, ainda não!

MJ-glove

 

 

A MTV americana exibia o clip repetidamente e sempre anunciava MJ como “the glove boy” (o cara da luva). Quando Michael ouviu isso, disse a um de seus produtores:

 

 

 

 

Eles chamam o Bruce Springsteen de ‘chefe’, o Elvis de ‘rei do rock’ e eu sou ‘o cara da luva’? Me faça um favor: ligue na MTV e diga que, da próxima vez que se referirem a mim, eles devem dizer ‘Michael Jackson, o rei do pop, do rock e do soul.

A MTV concordou, mas abreviou para “rei do pop”. Acho que já estava de bom tamanho, não?

Michael Jackson não nasceu rei do pop, ele se fez rei do pop. Com esforço, sacrifício, dedicação, criatividade e fé. Afinal, o que você acha que o levou a escrever aquela frase no espelho? Aliás, veja a tradução livre do refrão da música “Man in the mirror” (Homem no espelho), composta por Glen Ballard e Siedah Garrett:

Estou  começando pelo homem no espelho

Estou pedindo para ele mudar seus costumes

E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:

Se você quer fazer do mundo um lugar melhor

Olhe pra si mesmo e então mude

 

Pena que ele não mudou a tempo, mas você ainda pode!

PS1: Como ainda estamos recebendo várias dúvidas sobre o dízimo em referência ao post da semana passada, na semana que vem estaremos esclarecendo mais algumas, OK?

PS2: Para quem ainda não sabe, agora temos um blog exclusivo sobre economia e carreira profissional específico para as mulheres. Faça uma visitinha ao Bolsa Blindada clicando aqui!

PS3: Não esqueçam de curtir a fan page do Bolsa Blindada no Facebook, basta clicar aqui e depois no “curtir”!

Nos vemos!

Colaborou: Patricia Lages

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • Michele Angélica - Franca/SP

    Nossa, como é forte isso! Vemos que mesmo ele não tendo Deus, ele tinha algo diferente, que é a determinação, o objetivo. Muitas pessoas na igreja não entendem isso, depositam toda a responsabilidade de suas conquistas em Deus, e o problema é que isso faz com que elas pensam que não precisam tomar nenhum tipo de atitude.. E depois colocam em Deus toda a culpa pela falta do sucesso… Sim, precisamos de Deus, em TUDO; mas também, precisamos também agir a nossa fé, e como a senhora disse TRABALHAR para alcançar os nossos objetivos! Esse é o segredo, e não tem erro: Deus + trabalho + perseverança = Conquista do nosso alvo!

  • Nossa, que excelente esse post!!! Adorei, como sempre rs… Foco + Sacrifício = Resultado positivo. Não tem como negar! Quando há dedicação, esforço e superação é impossível de dar errado. Como já é muito falado, o segredo é perseverar!! Adorei!! Patrícia, que Deus te abençoe te trazendo inspirações para que cada post permaneça vindo direto do Alto! Beijos

    • Patricia Lages

      Essa matemática é infalível!! Bjs

  • Ana Cristina/Guarujá-SP.

    Adorei o post, mesmo porque sempre gostei dos clips do Michael, mas nunca parei pra ler sobre ele, muito forte a determinação dele, e realmente ele se fez diferente. E conosco não podemos ser diferentes, mesmo porque temos um Deus que pode tudo, e se crermos conquistaremos o que é impossível aos olhos naturais, ele é fiel… mas temos que abrir mãos de nossas vontades, do nosso Eu, e de fato ir pro tudo ou nada. A mudança de nossas vidas, primeiramente depende de nós mesmos! Cansei, quero mudar!!!

  • Muito Legal!muitas pessoas desvaloriza o mérito de alguém muitas chegam a achar que não merece tanto reconhecimento,mais não sabe o que acontece por de trás de tanto mérito que trabalho duro esforço e força de vontade,essas pessoa que têm o seu trabalho a evidencia trabalhou bastante para chegar até onde está.

  • Hammah Tavares

    Bom dia Dona Patricia

    Esse foi pra começar o dia bem!! Realmente uma injeção de ânimo. Eu trabalho no serviço público e diariamente meus colegas reclamam que nada por aqui funciona que não tem funcionários e que as coisas demoram e blá blá blá. Mas se todo parasse um pouco pra pensar e se sacrificassem para ser e fazer o melhor onde estão, com certeza as coisas seriam diferentes. O problema é que nem todos gostam de se sacrificar!

    Ps: Tomara que no lançamento do livro a senhora tenha a oportunidade de vim a Brasília!

    • Patricia Lages

      Tem uma frase muito simples, mas muito interessante: “se todo mundo varresse sua calçada, a rua toda ficaria limpa.”
      Estamos trabalhando para ir a Brasília sim! Bjs

  • Natalicia Fernandes

    Eu admirava muito o MJ, semana passada eu estava vendo pela tv uma reapresentação de uma turnê dele, o cara arrebentava..dançava e cantava como ninguém. Tenho certeza que ele acreditava em si mesmo..Infelizmente não deu tempo para ele mudar…
    Eu tenho me esforçado para mudar meus hábitos..Coisas que sei que preciso mudar urgentemente e que só dependem de mim..Tenho objetivos em minha mente que precisam ser colocados em ação.Eu penso o seguinte ainda que ninguém acredite em mim, eu sei que Deus acredita e eu também acredito.Não me importo mais com as palavras negativas que os outros jogam..Confio em Deus e vou em frente.Nehuma vitória vem sem luta!

  • Raquel Santiago

    Muito legal, nada do que queremos conquistar vem com facilidade, é preciso ter uma meta e lutar para chegar até ela.

  • Nilcélia Rezende

    Poxa é mesmo né? Que pena que ele não teve tempo de mostrar sua capacidade de superação com “os dois pés no chão”. Acho que quando a pessoa começa a ganhar muito dinheiro, esquece de alguns princípios básicos do começo da sua caminhada de sucesso. Algumas coisas como humildade, simplicidade, família e fidelidade a Deus. É engraçado que existe uma coisa em comum entre muitos desses “reis” e “rainhas” da música, é que a origem deles era um lar cristão. E depois da fama…eles morreram novos, e sozinhos, cheios de projetos a serem realizados e uma carreira brilhante pela frente, interrompida lamentavelmente. Mais nós ainda temos uma chance de fazer diferente e crescer economicamente com a estrutura que não se abala. Não vejo a hora de comprar esse livro! Sucesso a todas nós. Nina Rezende.

  • Ninguém nasce sabendo nada, mas é a nossa dedicação e perseverança que nos faz progredir, e quando acreditamos e focamos em algo e trabalhamos podemos conseguir qualquer coisa.

  • Emuito forte Michael chegava sempre 45 minutos antes de todo mundo nos ensaios, ele mostrava que relmente queria ser o menhor de todos, É muito fácil olhar para uma pessoa como ele, admirar seu talento. Mas se parar para pensar ele nasceu um ser humano como qualquer outro, porém não aceitou ser mais um e escreveu sua história de sucesso. eu tambem esto a lutar para escrever a minha historia.

  • Daniella Cardoso/Belém-Pará

    Bom dia Patricia, comecei bem o meu dia, este post é uma injeção de revolta! Pois conhecendo a história MJ sabemos que ele lutou sozinho, sem a direção de Deus e “venceu” naquilo que ele se propôs e como pode nós que cremos e buscamos a Deus não vencermos? A resposta está no seu post, falta coragem, determinação, trabalhar duro para conseguir, fazer o melhor e não ficar esperando as coisas acontecerem como mágica… Então que possamos através deste exemplo, aproveitar e ir além, trabalhar para fazer acontecer, com a direção de Deus, priorizando sempre a melhor parte! Beijinhos querida, amei o post!!! 😉

  • Edileia Soares

    Bom dia dona Patrícia, tudo bem, sempre acompanho os post da sr.e acho muito interessante e esse não é diferente. MJ tão inteligente, ajudou tantas pessoas no mundo, principalmente na África, tinha uma ampla visão e lutou para chegar onde chegou profissionalmente, porém ele mesmo não se mudou o que foi uma pena. Devemos nos analisar e julgar-nos e ver o que queremos ser e como vamos chegar lá..

    Bjosssssssss

  • Neuli Barboza _ Curitiba PR

    É muito fácil olhar para uma pessoa como ele, admirar seu talento. Mas se parar para pensar ele nasceu um ser humano como qualquer outro, porém não aceitou ser mais um e escreveu sua história de sucesso.

  • Rayane Mendes- Brasilia DF

    Bom dia Patricia… Que post maravilhoso, issso é verdade ninguém nasce já sendo isso ou aquilo, chegamos onde queremos no decorrer da vida, com muito esforço, dedicação e fé!
    PS: Acho muito boa essa idéia da senhora trazer post’s sobre pessoas famosas, pois muitas pessoas pensam que para essas pessoas foi ou é tudo muito fácil, até mesmo eu já me peguei pensando isso
    Bjos e até mais!

  • Podemos vê aí a determinação e confiança que ele poderia ir além,mais ele não ficou de braços cruzados e nem esperando cair do céu ou até mesmo que os outros fizessem com que ele se destacasse ele mesmo sozinho confiando foi atrás de ser o rei do pop exigiu muito sacrifício dele,renúncia e hoje podemos ver realmente quem é o Michael Jackson mais temos que parar e observar bem tudo referente a um sacrifício que ele fez para chegar aonde ele queria.

1 2 15