Nova Direção

postado em: Autoajuda, Blog, Raabe

70 comentários

Você já bateu num poste, ou esbarrou em alguém porque, ao andar na rua, estava olhando para trás?

Isso mesmo: você estava andando para frente, mas algo lhe chamou atenção e você voltou sua cabeça para trás. Quem não fez isso?

Emocionalmente falando, fazemos isso mais vezes do que já o fizemos fisicamente. Você quer ir para frente, viver uma nova vida, esquecer do que se passou, mas constantemente visita o passado. E quando isso acontece,  fica em baixo astral, se sente mais vazia e sem propósito de viver.

Tudo que dá errado, os planos que não se concretizam, as expectativas que não são alcançadas você justifica, consciente ou inconscientemente, com o que lhe aconteceu no passado:

  •     Eu me comporto assim por causa do meu passado
  •     Ele não me respeita porque sabe do meu passado
  •     Eu nunca vou conseguir um emprego melhor por causa do meu passado

E com isso se vê cada vez mais inferior e  incapaz . A verdade é que você não vai conseguir enxergar o seu presente ou futuro enquanto o seu foco for o seu passado.

O corpo humano já nos ensina essa lição: os nossos olhos convergem os dois para a mesma direção; não conseguimos focar dois pontos extremos ao mesmo tempo.

Um dia, Paulo, escrevendo aos Filipenses, compartilhou um de seus hábitos: esquecer o passado!

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo(Fil 3:13)

“Mas isso não é possível”, você me diz, e eu lhe digo que é. Trata-se de uma questão de decisão: você decide não mais focar nas coisas que atrás ficaram. Veja que aqui não esta implícita uma amnésia espiritual, mas uma escolha. A decisão está em não deixar mais essas coisas (o seu passado) determinarem o seu presente.

Deixar para trás é refutar tais coisas, é não mais usá-las como justificativa para suas inseguranças e consequentes fracassos, é não se sentir fraca e vazia, e acima de tudo é não desistir de viver.

Esquecer o passado é avançar para o que esta adiante e falamos sobre isso semana que vem. Por agora trabalhe em esquecer o seu passado.

 

Comentários (70)

comentar
  1. Mônica LemosDisse:

    O passado é uma âncora pesada e enferrujada que não nos deixa sair do lugar… Ninguém pode mudar o que passou, podemos sim, mudar o que estar por vir. O nosso futuro não pertence à Deus, e sim a nós mesmos. Tudo que fizermos agora refletirá no futuro, inclusive se agora estamos só olhando para trás… Ficar presa ao passado é uma estratégia diabólica para paralisar a vida do cristão.

    Sigamos para o alvo, que sempre está em nossa frente e nunca atrás!

    Mônica Lemos- João Pessoa/PB

    Deixar um comentário
  2. AdelaideDisse:

    Boa tarde d.Raabe,olha isso é muito forte porque realmente tem sido o motivo de fracasso na vida de muitas pessoas,exactamente essa ligação com o passado,mais quando a pessoa esquece o passado e da uma chance a ela mesma de ser feliz entao ela deve tomar a decisão de esquecer o passado e olhar para frente.

    Deixar um comentário
  3. CIBELEDisse:

    Olá, estou adorando os e-mails que recebo como essa e outras idéias e informações.

    Obrigado, Cristiane que Deus a abençoe.

    Deixar um comentário
  4. Jéssica VillelaDisse:

    Muito obrigada pelas palavras…
    Precisava ler isso! ^.^

    Deixar um comentário
  5. Christina MouraDisse:

    As vezes parece que tem umas garras nos puxando para trás. Falta força pra arrancar essas garras. Mas querendo sempre aprender, vamos conseguir.

    Deixar um comentário
  6. NádiaDisse:

    Hoje vejo o quanto olhei para as minhas frustações do passado e parei no tempo, aos 30 anos ainda sinto dificuldade de projetar o meu futuro, mas uma coisa tenho dentro de mim não volto atras só pesso a Deus que me der forças para prosseguir e nunca desistir.

    Deixar um comentário
  7. Nayana - Brasília DFDisse:

    Isso é muito importante saber distinguir – uma coisa é a tal amnésia espiritual que não resolve nada só retarda o processo de cura interior… muitas pessoas vão para o túmulo mal resolvidas do tanto que insistem em esquecer de forma errada. Outra coisa é se tratar, colocar os pingos nos “is” um ponto final na história e não mais deixar que o que ocorreu venha influenciar negativamente o presente. Eu particularmente acredito que, uma vez a pessoa resolvendo a questão dentro de si com um tratamento espiritual adequado (que começa com Jesus) ela automaticamente já não irá deixar o passado ser uma má influência mas uma boa experiência. Isso mesmo! Faz do limão azedo e amargo uma doce limonada suíça com casca e tudo! Rsrs, estou aos poucos me tratando e aprendendo isso! Só tenho a agradecer a Deus por esse projeto e a Raabe que escolheu ser um instrumento nas mãos de Deus! Não perco mais nenhum post!

    Deixar um comentário
  8. Christine Varvounis - RoDisse:

    Quando nós ficamos presos ao que é passado, deixamos de projetar para o futuro e esquecemos de viver o hoje. O que já se passou, só nos resta guardar o que foi importante, fazendo parte da nossa história, e viver hoje certo de que o amanhã pertence a Deus.

    Deixar um comentário
  9. nilza mirla augusto ferreiraDisse:

    ola mulher de Deus.tudo bem?agradecer a Deus pela tua vida primeiro e depois dizer k o livro a mulher (virtuosa)è uma bencao sem medida.uma amiga da igreja universal me ofereceu,eu estava muito para baixo porque meu casamento foi asolado por uma amante ,vivi muito tempo afastado do meu esposo por causa do trabalho dele,mas gracas a Deus ,jesus nos juntou novamente,mas claro k estou na luta para a amnte nos deixar em paz.tenho me esforcado para andar segundo,a sabedoria de Deus, k è o k me tem ajudado no,meu casamento,mas sem duvida k esse livro sera uma virada na minha vida.kero ser uma mulher v,c a graca de Deus vou chegar la.gostaria de ter mais livros seus.Deus lhe abencoe a si e a familia.

    Deixar um comentário
  10. cristianny mendesDisse:

    Muito forte

    deixar para trás tudo e seguir em frente e construir uma nova história.

    Deixar um comentário
  11. celia torresDisse:

    muito bacana !
    Temos que esquecer o passado , e, parar de culpá-lo dos nosos fracassos, seguir sempre olhando para frente para alcaçarmos nossos objetivos!

    Deixar um comentário
  12. Nilcéia AlmeidaDisse:

    É verdade enquanto ficarmos voltando ao passado, não teremos a capacidade de avançar, de ir em busca de novas oportunidades, sendo sincera, não conseguiremos nem enxergar aquilo que é tão obvio e que está diante dos nossos olhos. Viver do passado é o mesmo que viver sem perspectiva na vida.

    Deixar um comentário
  13. Pamela Minas Gerais - Pedro LeopoldoDisse:

    Quando eu fui entregar a minha vida para Deus , no dia do meu batismo , umas vozes veio me atormentando , era um domingo de manhã , acordei cedo fui para igreja, assim que a reunião acabasse eu ira me batizar , mas essas vozes ficava falando nossa, seus amigos , festas, baladas , namorados , ficantes bebidas , será que vai conseguir? E eu como não estava totalmente madura na fé , eu deixava essas vozes falar , eu escutava , eu não amarrava, eu passei mal na reunião senti muita tonteira , aí já nao queria batizar mais , por que estava presa no meu passado ,eu achava que eu não iria conseguir por causa do meu passado … Mas no mesmo dia falei com Deus é hoje se não for hoje não vai ser dia nenhum!… Passou um tempo que me batizei uma menina que era muito amiga minha no mundo , veio me criiticar : SEU PASSADO TE CONDENA QUEM É VOCE PARA FALAR ISSO COMIGO ela disse ..? eu fiquei muitooo preocupada com essa frase dela porque fui falar de Deus pra ela .. Mas sempre falava com Deus para tirar esse passado da minha mente , que eu queria seguir em frente ! Graças a Deus hoje não tenho problema nehhum , passado a propria palavra fala PASSADO.. Proucuro pensar no meu presente meu futuro meu alvo!.. =) Bom dia beiijinhos…

    Deixar um comentário
  14. manizete macedoDisse:

    OBRIGADO / AGRADEÇO AO SENHOR JESUS POR USAR PESSOAS NA FÉ PARA CUIDAR E ORIENTAR SEUS SERVOS E FALAR COMIGO

    Deixar um comentário
  15. Patricia Araujo GamaDisse:

    Bom dia,

    D. Cristiane

    Não podemos viver do que passou…até porque na maioria das vezes lembramos de perdas, erros cometidos ou outros.
    Mas quando decidimos usar nossa fé e confiança em nós olhamos á frente esquecemos o que passou e usamos apenas se necessário for como aprendizado, ou apenas descartamos de nossa vida para que Deus encontre espaço em nós para fazer novas coisas.

    Deixar um comentário

Deixar um comentário