Nada a perder

postado em: Blog, Diversos

25 comentários

Peguei o “Nada a perder” (Editora Unipro/ Editora Planeta) para ler ontem à noite, pouco antes de dormir, já tarde. Meu objetivo era iniciar o livro e ler um pouquinho a cada noite. No entanto, quando me dei conta, já tinha passado da metade, estava quase no final e avançara a madrugada. Sabendo que tinha que acordar cedo, deixei o restante da leitura para a manhã seguinte, quando a concluí. Sentei aqui para escrever uma resenha, mas sinceramente nem sei por onde começar. Sabe o “não tenho palavras para descrever”? Mas eu sempre tenho palavras, elas só estão tomando fôlego.

É o primeiro volume de uma série de três livros em que o Bispo Macedo conta sua vida. Muita gente estranha: “Ué, mas o Bispo já não tem uma biografia? Por que escrever uma autobiografia?” Mas eu lhe garanto: uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. A biografia “O Bispo” é excelente, mas fala sobre o Bispo, conta sua história através dos olhos de um observador externo. Douglas Tavolaro é um excelente escritor e consegue nos envolver na história, mas nada me preparou para o que encontrei em “Nada a perder”.

Ao ler a autobiografia, era como se Edir Macedo estivesse conversando comigo, me explicando sua forma de pensar, que o moveu em cada passo de sua caminhada. E aqui peço licença para me referir ao Bispo sem o título, não por falta de respeito, mas porque quem conversou comigo durante a leitura daquele livro não foi o título, mas o jovem Edir, cheio de um sonho aparentemente impossível, movido por uma fé que me alcançou, anos depois. Eu já vi o jovem que ele descreve. Já vi, várias vezes, sempre que fala de fé (e ele sempre fala de fé), sempre que fala com Deus no altar, a gana de nos passar o que ele tem, o brilho em seus olhos, denunciando a vontade inesgotável de nos fazer conhecer o Deus que ele conhece. Foi com ele que aprendi essa fé, foi com ele que descobri que eu também poderia nascer de novo e ter um relacionamento real com Deus.

Uma das primeiras mensagens dele que ouvi pela rádio, enquanto eu ainda estava em outra denominação, me marcou para sempre, ele dizia algo como: “Não é porque eu estou dizendo que você tem que acreditar, confirme na Bíblia, você tem que acreditar no que está escrito”. Ele explicava que era humano, sujeito a falhas e que nós deveríamos buscar a independência espiritual, todos nós poderíamos ter o mesmo relacionamento que ele tem com Deus, não era preciso depender de pastor nenhum. Isso para mim foi revolucionário, pois em todas as igrejas em que passei, a dependência era da direção do pastor, da direção da igreja, dos rituais religiosos, e não de Deus. A Igreja Universal me abriu um novo horizonte, me apresentando a um Deus de quem eu apenas ouvia falar.

Por isso, a biografia não é só de Edir Macedo, é de todos nós que temos percorrido o caminho da fé. Eu me identifiquei muito, e acredito que qualquer pessoa que leia com o coração aberto se identificará também, com a busca, com as lutas, com a perseverança. A biografia é também de Deus, pois Ele permeia cada uma das páginas. O caráter de Deus é fortemente delineado ali, você o vê escolhendo aquele rapaz mais desprezado e desacreditado e começa a entender como Ele pensa. O porquê de Ele escolher as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Ele precisava de alguém que agisse independente do medo e da situação, Ele precisava de alguém que Lhe desse espaço para agir, Ele precisava de alguém que sonhasse os Seus sonhos e para quem o mundo não fosse nada. Ele encontra isso em quem se entrega totalmente.

Novamente eu ouço o Bispo Macedo, na voz do jovem Edir, me dizendo que Deus está comigo assim como está com ele. Não importa se ele é Bispo, se ele é o líder visível da Igreja Universal do Reino de Deus, pois o verdadeiro líder é o Espírito Santo. O que o jovem Edir me mostrou naquele livro não foi a história gloriosa do Bispo Edir Macedo, mas o poder do Espírito Santo e da fé.

“Nada a perder” é um livro que todos devem ler. Você vai ler e terá vontade de sair distribuindo por aí, sério mesmo. Vai te ajudar não apenas a conhecer mais sobre a história e os pensamentos do Bispo Macedo, mas também ajudará ao jovem que está buscando a Deus, àquele que está começando na fé e também a quem já tem dentro de si a vontade de ganhar almas, mesmo que tal pessoa nem seja da Igreja Universal.  Quem é sincero com Deus percebe claramente que o jovem Edir, o Bispo Macedo, realmente acredita em tudo o que prega. Aquela é sua fé, aquela é realmente a sua vida. Quem realmente está interessado em conhecer o Deus de Abraão tem neste livro a oportunidade de vê-lo em ação.

Li as 238 páginas e fechei o livro com lágrimas nos olhos. Não de emoção, foi algo bem mais profundo. O jovem Edir me contou grande parte de sua vida, mas só o que ficou no final foi uma forte mensagem de fé, detalhada com proximidade, como que pelo amigo que conversa contigo na varanda de casa, de madrugada, olhando para o céu e diz: “Conte as estrelas”…

Vanessa Lampert

(Você também me encontra no Twitter , no Facebook  e no Meu Blog)

Quer ler todas as resenhas? Clique aqui. 

 

Update: A quem perguntou onde se encontra este livro, ele já está disponível na IURD com a capa que abre este post, lá em cima, e nas livrarias seculares com a capa que está aqui ao lado.

Para quem prefere comprar pela internet, já vi no site da Siciliano, da Livraria Cultura e da Saraiva.

 

 

 

 

Comentários (25)

comentar
  1. Aniele carlos Disse:

    Olá

    Realmente o livro é incrível, muito, muito, muito bom, comprei o livro em um dia e no outro já estava terminado, não há palavras para descrever o que li naquele livro, que não leu leia pois não ira se arrepender. Nas palavras do Bispo você pode sentir como se realmente estivesse ai conversando com ele, muito bacana, muito especial.

    Já estou aguardando o próximo.

    Deixar um comentário
  2. mirta lilana cenáculo de almagro Disse:

    por favor,cuando puedan,haganme saber como consigo el libro,seria de gran benicion y edificacion,desde ya ,muchas gracias,Dios bendiga abundantemente!!!!

    Deixar um comentário
  3. Nayara Rovanhol Disse:

    Olá :)
    kkkkkkkkkk’
    Desculpe as risadas iniciais , mais fico feliz por não ser a unica a ter se sentido super motiva ao ler o livro o mais rapido possivel. É realmente indescritivel, nao sei o que falar sobre o livro , é maravilhoso.
    Também o li apenas ontem a noite e o finalizei hoje pela manhã . Simplismente não cosegui parar de ler . Era como ter o bispo Macedo ali , do meu lado , me contando a sua historia e experiencias e eu simplesmente não podia dexar de ler kkk’
    Chorei também ao ler o livro , não de emoção também , mas por ter o privilegio de pertencer a essa grande obra :)

    Deixar um comentário
  4. jessyca peres Disse:

    quero um tambem…………

    Deixar um comentário
  5. Michelle Emanuelle AL Disse:

    Nossa depois de uma descrição dessa fantástica quem não queria ler agora vai querer bjs..

    Deixar um comentário
  6. Elibia - Suíça Disse:

    Eu também quero muito esse livro!! mas moro na suíça!!
    a unica maneira de comprar o llivro é somente pelo http://www.arcacenter.com.br ?

    Deixar um comentário
  7. derick garcia fonseca Disse:

    nossa… quem ler o comentario da dona cristiane e não sentir vontade de adquirir o livro, não sei mais o que fazer . é muito forte !!!!!
    tambem quero ter essa esperiencia. sou seu fã. vcs me ajudaram muito no meu casamento. obrigado que DEUS te abençoe

    Deixar um comentário
  8. Jenifer Disse:

    Meu Deus! ya quiero leer ese libro! :)

    Deixar um comentário
  9. ms guni, england Disse:

    Hopefully it will translated to english, he is an inspiriation. This man is loved sincerely in Africa, May god bless you sir.

    Deixar um comentário
  10. Rayme Disse:

    Caramba!
    Eu já estava vigiando o http://www.arcacenter.com.br para comprar esse livro… vou aproveitar a ida de umas amigas em São Paulo para comprar o livro pra mim…

    Deixar um comentário
  11. Viviane Araujo Disse:

    Gostaria de comprar um como faço,obrigada.

    Deixar um comentário
    • Vanessa Lampert Disse:

      Viviane, você pode comprá-lo na IURD ou nas livrarias, só que nas livrarias ele está com outra capa, com um tom sépia, da editora Planeta. Já tem no site da Saraiva, mas está para chegar no site da Fnac e no site da Livraria Cultura. Provavelmente esta semana já tenha nas lojas físicas das maiores livrarias, também.

      Deixar um comentário
  12. Claudia-RS Disse:

    Logo que foi anunciado, já estou em expectativa para comprá-lo.Este livro é um verdadeiro banquete espiritual.Da Fé.

    Deixar um comentário
  13. Thalita Falcão Disse:

    Gostaria muito de adquirir esse livro… mas não encontrei ele em lugar algum… onde posso estar comprando ?

    Deixar um comentário
    • Vanessa Lampert Disse:

      Thalita, agora você vai encontrar, porque ele acabou de ser lançado. Já está disponível nas IURDs e nas livrarias, só que nas livrarias ele está com outra capa, com um tom sépia, da editora Planeta. Olhei nas livrarias que vendem online e já tem na Saraiva, mas está para chegar no site da Fnac e no site da Livraria Cultura. Provavelmente esta semana já tenha nas lojas físicas das maiores livrarias, também.

      Deixar um comentário
  14. Priscila Disse:

    Estou indo comprar hoje, já estava com vontade de comprar, agora, já penso em ler e dar de presente para amigos e familiares.

    Deixar um comentário
  15. patricia Disse:

    Vanessa, sua resenha foi a melhor que já li sobre qualquer livro.

    Geralmente elas são um indicador do que ler ou não ler, não muito mais do que isso. Esta, porém, descreve uma experiência profunda que vai além do autor – algo impensado numa autobiografia – e do próprio livro.

    Não vejo a hora de ter meu exemplar nas mãos e passar a noite em claro, feliz da vida!

    Obrigada por cada palavra.

    Bjs

    Pat

    Deixar um comentário

Deixar um comentário