Líquido durante a refeição engorda?!

postado em: Blog, Diversos, Moda e Beleza

38 comentários

Olá queridas leitoras!

Será que é verdade ou mito? Tomar líquido durante a refeição engorda? Eu pessoalmente durante um bom tempo acreditava que era verdade, até que, finalmente, entendi o que tinha por detrás desta intriga…

Afirmar que tomar liquido durante a refeição engorda ou aumenta a gordura na barriga tem sido um grande mito. O estômago é um músculo, é flexível como uma sanfona e acomoda tudo que desce, líquido e sólido. Ao ingerir muito líquido em uma refeição o que acontece é a dilatação do estômago, dando assim a impressão de inchaço, confundido com o aumento da barriga.

Dentro do nosso estômago existe o suco gástrico que é composto por algumas substâncias, cada uma com o seu papel na digestão dos alimentos.  O maior prejuízo, quando tomamos muito líquido durante uma refeição, é que o excesso desses líquidos podem afetar a digestão dos alimentos e limitar assim a absorção dos nutrientes.

Quando comemos sem ingerir líquidos a impressão é que estamos ficando “entupidas” e precisamos de algum líquido para acomodar a comida. É isso mesmo que acontece.  Quando comemos sem líquidos, logo nos sentimos cheias mais rápido, não digo satisfeita pois não é esta a sensação e, consequentemente, não conseguimos comer muito mais. A satisfação só virá quando o cérebro acusar que você já comeu o suficiente, isso leva uns 20 minutos do começo da refeição.

Claro que se você fizer uma refeição seca, como arroz, farofa e carne, sentirá uma enorme necessidade de tomar algum líquido, se não irá mesmo engasgar. Por isso, é ideal que tenha uma refeição com bastante salada e legumes. Esses alimentos tem sua porcentagem de água e ajudam na digestão, limitando assim o seu consumo extra de líquidos.

Então, não é o liquido que nos faz engordar, mas o que comemos a mais que irá acrescentar na balança.

Para quem não consegue ficar sem beber líquidos durante a refeição, o recomendado é não ultrapassar a quantidade de 1 copo de 200ml.

Quanto aos líquidos que acompanham sua refeição: quanto mais natural e sem calorias, melhor!

E se você não consegue beber água, segue uma listinha de sucos e suas calorias. Lembrando que seu almoço e jantar já tem o seu valor calórico e um suquinho sempre é alguma caloria a mais.

A dica da semana é: Diminua a ingestão de líquidos durante as refeições. Faça o teste e veja a diferença.  Tudo é uma questão de hábito.

Até o próximo sábado.

PS: Obrigada por todos os comentários, leio a cada um com muito prazer.

 

Minha Pagina no Facebook.

Siga me no TWITTER.

 

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Leia também

Sorry, no posts matched your criteria.

Comentários (38)

comentar
  1. Marcelle Borges Disse:

    O que contribuí também para acharmos que estamos engordando com esta atitude é o fato de que, ao ingerir líquidos durante as refeições ou próximo as mesmas, é quase que dizer que acontece uma “anabolização” dos alimentos, ou seja, os alimentos absorvem o líquido como se fossem uma esponja, dificultando a digestão e quebra dos alimentos, que chamamos de catabolismo, por isso é interessante cortar líquidos durante as refeições e próximo a elas! :)

    Deixar um comentário
  2. Vanessa Knorst Disse:

    olá dona Katia,
    que bacana, me sinto aliviada em saber que beber liquido nas refeições não engorda, pois não como nada sem beber alguma coisa.. vou tentar fazer algumas mudanças na minha alimentação.. quem sabe até perco alguns quilinhos..
    obrigada pelas dicas.. beijinhoss

    Deixar um comentário
  3. Dayane Disse:

    Olá D. Katia,

    durante essa semana vou fazer esse teste, não beber nada durante as refeições… Na realidade será um teste seguido de um desafio..rs

    Beijos

    Deixar um comentário
  4. veronica da Silva Disse:

    Muito bacana!!!! Vou colocar en pratica!!! Gracias…beijinhos…

    Deixar um comentário
  5. Amanda Cachoeira Disse:

    Puxa, isto me ajuda a me defender! Não costumo almoçar sem beber algo, até gosto de comer um lanchinho sem nada para sentir melhor o sabor, mas almoço não. E fica todo mundo “beber enquanto come faz mal…” ha, viu, agora posso beber meu copinho de suco sem ninguém perturbando meus ouvidos!

    Deixar um comentário
  6. Jessica Disse:

    Boa Noite,

    Eu não consigo comer sem tomar nenhum liquido,
    Vou fazer um esforço, para melhorar minha digestão alimentar,
    Obrigada, Deus abençoe

    Deixar um comentário
  7. Cintia Naiane Disse:

    Amei a explicação, esclareceu todas as minhas dúvidas.
    Obrigada!

    Deixar um comentário
  8. Cristiana Rodrigues Disse:

    Obrigado !!! Pela Dicas Senhora!!!

    Deixar um comentário
  9. Daniela Disse:

    Muito bacana dn katia , eu pensava que engordava , agora entendi. Obrigado pelas dicas um grande abraço

    Deixar um comentário
  10. Carla Disse:

    Eu não tomo mais suco durante as refeições, antes sempre precisava tomar líquidos, mais tudo é uma questão de costume, acostuma mesmo, pode acreditar!

    Bjo

    Deixar um comentário
  11. Rachel Disse:

    Olá D. Kátia! Suas dicas têm sido ótimas para todas nós, além de esclarecedoras!
    Obrigada!
    Que Deus lhe abençoe.

    Deixar um comentário
  12. Valdiane Moreira Disse:

    Boa tarde!!! Dn.Katia.
    Fiquei muito feliz com esta mensagem, dica, receita e consulta. Faz cinco meses que faço academia só para perder a barriga indesejada na minha avaliação fisica a personal trainer disse que tinha que mudar minha alimentação mais nao detalhou estas informaçoes de grande valor para a minha saúde, confesso que agora irei segui a risca todas estas informaçoes que tive a alegria de aprender e conhecer elas vieram ao meu encontro para que eu possa cuidar melhor do meu templo do Espirito Santo.
    Que Deus possa usar a senhora dia apos dia e nos finais de semana com novas dicas receitas e mensagens para que assim possamos zelar ainda mais do templo do Espirito Santo.Obrigada

    Deixar um comentário
  13. Odete Disse:

    Muito obrigada pelas dicas, realmente tem me chamado bem atencao para poder continuar com a minha dieta.

    Deixar um comentário
  14. Luciana Fragoso Disse:

    Olá D.Katia
    Eu sempre acreditava que sim que liquido engordava….porém ja tem um tempinho que parei de comer bebendo algum tipo de liquido( suco, refrigerante e até mesmo agua) faço isso meia hora antes de comer ou meia hora depois no começo foi dificil mais hoje me sinto bem melhor…amei essa dica não só essa mais todas que a sra posta***

    Deixar um comentário
  15. Beatria Silva Campinas Disse:

    Bom dia dona Katia, tudo bem?

    Sempre acompanho o blog da dona Cris, mais agora não estou conseguindo porque tem post a toda hora, e quando vou ver já passou um monte de post sem eu ler, e fico querendo ler todos, porque gosto muito desse blog e tem me ajudado muito.
    Meu problema é o seguinte, no ano passado eu estava maior empolgada fazendo caminhada, chegou o final do ano, viajei bastante e quando voltei não fui mais caminhar, e sei que preciso, não sou de comer muito as vezes, e sei que tenho que fazer uma atividade física porque como que vai queimar o que comeu, engordei mais e além de estar fora do peso, estou pesando eu acho 93kg infelizmente é uma guerra, na minha vida toda, lutei com a balança, e até hoje não consegui vencer essa batalha, conheço todo o tipo de dieta, já fui em vários médicos quando trabalhava e tinha convênio, tomei vários tipos de remédios, isso é uma coisa que nunca mais vou fazer, porque quase prejudicou minha saúde, eu sei que nada é fácil, mais não tenho convênio, médicos de dieta em posto de saúde é um caos, nunca tem, o que a senhora me orienta, me ajuda por favor.
    Muito obrigada por me ouvir, que Deus abençoe a senhora.

    Deixar um comentário
    • Aline Mayara Disse:

      Olá Beatria, estou formando em nutrição esse semestre e gostaria de te dar uma dicas, como vc já deve conhecer várias dietas vamos focar então em coisas pequenas mas que fazem uma enorme diferença.
      Em primeiro lugar vc afirma não comer muito, pela pouca experiencia que tenho em estágios isso significa que vc passa horas sem comer e isso ajudar vc a ganhar peso, o seu organismo vai ficar mto tempo sem receber algum nutriente e vai guardando mais do que precisa. Você precisa ter horários regulares para se alimentar, uma refeição pelo menos de três em três horas, 3 refeições principais (café, almoço e jantar) e 3 adicionais (colação (entre café e almoço- nesse intervalo e em outros uma fruta conta como refeição-, lanche da tarde e ceia ou se vc preferir pode ter outros horários) o importante é vc manter seu organismo trabalhando, seu metabolismo vai acelerar e vc vai começar a gastar energia. O exercício físico como vc sabe também é importante, emagrecer não depende só da alimentação mas do exercício físico também, é um conjuto que vai trazer saúde e disposição. Não precisa começar de uma vez, começe aos poucos para vc se adaptar, mudanças bruscas fazem a gente desanimar rápido, tenha isso como metas pra vc, assim como o desafio Godllywood, faça uma coisa por semana, não se esqueça também de comer em pouca quantidade, como foi dito no texto acima, a satisfação só virá quando o cérebro acusar que você já comeu o suficiente. Espero que vc tenha muito sucesso, não é nada fácil mas vc é capaz sim de fazer isso e tem um Deus grande e lindo que pode te dar forças pra continuar… Muito sucesso nessa jornada pra vc…

      Deixar um comentário

Deixar um comentário