Eu quero engordar!

postado em: Blog, Dicas, Saúde

33 comentários

Dentro eu quero engordar

Ultimamente temos falado bastante a respeito de perder peso, e com certeza ajudamos muita gente. Porém tem o outro lado da moeda: nossas leitoras que querem ganhar peso. Se você precisa emagrecer deve estar pensando “essas aí são felizes e não sabem!”, só que não é bem assim.  Existem causas para a magreza excessiva, então vamos tentar ajudar.

Genética (seus pais, avós e tios são magros);

Se sua família inteira é magra, o mesmo provavelmente acontecerá com você, especialmente se ainda é jovem e nunca praticou exercícios. Normalmente, as pessoas com este biotipo tem a ossatura pequena. Faça um teste: com os dedos indicador e polegar dê a volta em seu pulso. Se eles se sobrepõem, é porque sua ossatura é pequena, o que a torna mais leve, de modo geral.

 - Falta de uma alimentação adequada (você simplesmente não tem fome);

Normalmente somos condicionadas a comer muito ou pouco em nossa infância, de acordo com os hábitos de nossa família. E isso determinará a quantidade de gordura armazenada em nosso corpo conforme nos desenvolvemos. Sua falta de apetite pode ter vindo lá da infância, você preferia brincar ao invés de comer! E para mudar isto terá que fazer força para adquirir novos hábitos.

- Falta de exercícios físicos (você acha que fazer ginástica só serve para emagrecer);

Qualquer caminhada ou o fato de pular alguma refeição já te faz perder algumas gramas (ou quilos), não é verdade? Se isso acontece com você é porque o seu metabolismo é acelerado e seu corpo tem mais facilidade para ter músculos do que reter gordura. Se você quer acentuar suas curvas, a prática da musculação irá te ajudar, pois aumentará sua massa magra e, consequentemente, seu peso (sabia que músculos pesam mais que gordura?)

-Problemas de saúde (neste caso, somente seu médico pode resolver).

Problemas hormonais (entre outros, lembra que não sou médica J) podem estar te impedindo de engordar. Alguns exames irão esclarecer isto, converse com seu médico.

Lembre-se: o que você tem que evitar é “se entupir” de alimentos gordurosos e açucarados para tentar ganhar peso. Com certeza você irá engordar, porém tudo o que você ganhar irá parar em sua barriga. E pior do que ser magra é continuar assim e com a barriguinha saliente, não é mesmo? Estes alimentos não possuem nutrientes para saciar seu organismo, mas são carregados de calorias vazias, que se acumulam justamente nas regiões de nosso corpo que não queremos que engordem.

Para ganhar peso com saúde procure comer carboidratos em todas as refeições (cereais, arroz, massas, pães, batata, feijão, ervilhas). Você pode comer sobremesa sim, aproveite! Só não coma balas e chicletes, pois mascaram sua fome. Evite comer alimentos integrais, eles te deixam satisfeita por mais tempo e você ficará sem comer, o que não pode acontecer. Consuma gorduras boas: tempere sua salada com azeite, tome iogurte e leite integral, nada de desnatados. Além disso, você também pode incluir frutas secas, castanhas, amêndoas e amendoim em seu cardápio. Enriqueça seu café da manhã ou lanche da tarde fazendo vitaminas de frutas acrescidas de aveia, linhaça ou chia. Alimente-se de 3 em 3 horas, mesmo que não sinta fome, pois você precisa se acostumar a comer mais.

Com estas dicas você irá conseguir aumentar seu peso, só não esqueça de que com o passar dos anos isso acontecerá naturalmente. Então, se você é jovem, cuide de seu corpo de forma equilibrada e sem exageros. Faça tudo com acompanhamento médico, afinal você quer ganhar peso sem perder saúde, não é mesmo? E ainda não acabou, em breve uma aula com exercícios para você fazer em casa e aumentar suas medidas!

 

Colaborou_

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

 

Leia também

Nenhum post encontrado com estes critérios.

Comentários (33)

comentar
  1. Adriana Bento Disse:

    Amei as dicas nas quais serão muito úteis para minha vida diária.
    Só encontro dicas e orientações para emagrecer. Nós magras também queremos mais dicas e orientações.
    Minha médica já falou que sempre serei magra por causa da genética, e para completar meu metabolismo é acelerado, e é difícil sentir fome. Bjs

    Deixar um comentário
  2. Danielle Raiol Disse:

    Gostei muito das dicas! Percebo que minha magreza é genética, pois o meu apetite é insaciável e não tenho problemas de saúde. Tenho procurado me alimentar de forma saudável, mas preciso voltar a fazer atividade física.

    Deixar um comentário
  3. Paty Disse:

    Esta e minha vontade ganhar alguns quilos minha amigas e meu esposo sempre dizem que estou otima que se eu engordar vai acabar ficando dificil para perder depois pois quando eu engordar vou acabar ganhado peso em excesso.
    Mas amei as dicas pois assim vou conseguir ganhar peso com saude amei muito.
    Obrigada

    Deixar um comentário
  4. Aninha Albuquerque Disse:

    Dona katia,

    Que ótimo saber que as magrinhas também são lembradas…rs Essa é uma luta que enfrentamos quase que diariamente, não podemos dar ao “luxo” de deixar de comer alguma refeição, pois percebo nas calças que ficam folgadas.
    Amei as dicas, muito obrigada!
    Deus abençoe!

    Deixar um comentário
    • Nyniva Disse:

      Verdade Aninha rsrsr
      Incível mesmo ;) Se eu fico uma refeição sem comer, mesmo que seje o café da manhã,parece que fico com um “buraco negro” no estômago rsrs

      Deixar um comentário
  5. Bianca Gonsalves Disse:

    Muito legal essas dicas!!
    Estou precisando engordar um pouquinho!!!
    #FJUGaúcha

    Deixar um comentário
  6. Rose Carvalho Disse:

    Post muito interessante temos que cuidar do nosso corpo sempre,pois ele e templo do Espirito Santo!

    Deixar um comentário
  7. Mica-Moçambique Disse:

    Dona Katia, obrigada! Ja havia lido na net como engordar ou ganhar peso, mas nunca tão explicito e com muita informação boa como a senhora fez.

    Espero ganhar peso de forma saudavel e no proximo ano enviarei as fotos do antes e depois.

    Bjs pra senhora, e ja to na expectativa dos exercicios caseiros.

    Obrigada!!!

    Deixar um comentário
  8. Emanuella Nunes Disse:

    Dicas maravilhosas,
    Irei mudar alguns hábitos, pois mim identifique com a Falta de exercícios físicos, perco peso com muita facilidade. Isso é muito ruim, basta pular uma refeição que já sinto a diferença.
    Obrigado!!!
    Bjim

    Deixar um comentário
  9. Rebeca Disse:

    Nossa muito legal,já estou visitando uma nutricionista e as dicas coincidem com o que me foi passado, vocês não fazem ideia de quantas pessoas passam por isso. Sempre quis engordar mais nunca consegui porque não via resultados rápidos então,desistia, mas agora eu vou perseverar até conseguir chegar no meu objetivo,porque se não for agora,quando será? Obrigada por darem atenção para esses casos que muitos acham besteira,fiquem com Deus.

    Deixar um comentário
  10. Elibia - Suiça Disse:

    Meu Deus, eu nao acredito!!!! Que bom ver esse post aqui!!! Eu tenho vinte anos e acho que peso 50 a 52 kilos, mas tenho quase 1.70, e sinceramente, sou “louca” para ganhar peso, sabe? poder colocar roupas que me assentem de forma bonita! E ja estava pensado sim em ir para a academia.

    Uma pergunta: Se eu perco peso facil, ir para a academia nao me faria de certa forma perder peso tambem?

    Um abraço enorme e muito obrigada por lembrar-se de nos!! ;)

    Deixar um comentário
    • Fabíola Bianco Disse:

      Elibia querida, ficamos muito felizes em ajudar! Você deve ir à academia sim, mas deve explicar ao professor exatamente o que você quer. Não faça as aulas que a academia lhe oferecer, pois irão te oferecer muitas coisas legais, como natação, aulas de ginástica, que são super animadas, mas não são para você. Você precisa praticar musculação com orientação de um professor, com o intuito de aumentar sua massa magra. Não faça muitos exercícios aeróbicos, somente 2 x por semana, 30 minutos (caminhando na esteira, pedalando), para cuidar de seu condicionamento físico. E todos os dias que você for deve levantar pesos para aumentar sua força e seus músculos, o que vai aumentar seu peso. Mas não se esqueça: alimente-se antes de ir e quando voltar, para que seu corpo consiga repor o que gastou. Sempre dê um dia de descanso entre os treinos, senão não vai conseguir resultados. Em breve falaremos mais a esse respeito. Bjs!

      Deixar um comentário
  11. Nubia Onara Disse:

    Meu drama ! Obrigada pela ajuda :)

    Deixar um comentário
  12. Fernanda nazario Disse:

    Muito bacana e pura verdade pois eu sou muito magrinha e estou tentando engordar.me ajudou muito bjs.

    Deixar um comentário
  13. Patrícia Macedo Disse:

    Amei esse post, sou magrinha e quero engordar de forma saudável. Obrigada pelas dicas :)

    Deixar um comentário
  14. Cláudia Elisa (Distrito Federal) Disse:

    Até que enfim alguém se lembrou de nós. Engordar é dificílimo… Fui a um endocrinologista e ele me disse que, assim como pro gordo é difícil emagrecer, também pro magro é difícil engordar. Obrigada pelo post.

    Deixar um comentário
  15. Carla C Lyrio Disse:

    Amei as dicas. Já comecei a mudar alguns hábitos e cheguei a engordar 1kg. \o/

    Deixar um comentário

Deixar um comentário