Como detectar um invejoso

postado em: Blog, Dicas, Etiqueta

109 comentários

Você já passou por alguma destas experiências?

  • Nossa amei sua sandália! Onde você comprou? E, na semana seguinte a pessoa está com a mesma sandália.
  • Que vestido lindo! Qual sua loja preferida? No próximo encontro você percebe que ela já comprou tudo igual ao seu.
  • Você usa determinadas expressões, fala com um jeito peculiar. E, de repente está lá um sósia falando igual a você.
  • Que corte moderno!  Ela vai ao salão e pede um corte igual ao seu.

Vamos falar aqui, só entre nós, rs, isso não é legal, ninguém merece uma situação assim!

Claro que é natural o senso de observação do ser humano, há quem observa porque quer aprender, outros porque querem copiar e ainda os que querem falar mal… Mas enfim, todos, principalmente nós mulheres, observamos muito.
Fomos criados de forma única, portanto somos todos muito diferentes em habilidades, gostos e aparência.  A inveja nasce quando se olha para o outro e sente-se incapaz, inseguro e inferior.

Em todos os lugares em que convivemos podem haver pessoas assim. Algumas você até consegue facilmente identificar, mas outras talvez nunca tomará conhecimento.

Você já deve ter ouvido confissões de adultérios, roubos, mentiras até assassinatos, mas como é difícil ouvir alguém admitir que é invejoso. Não porque é raro, muito pelo contrário, ela existe nas famílias, entre irmãos, amigos, colegas, vizinhos e até dentro da igreja você não estará livre.

Engana-se quem pensa que isso é um simples sentimento sem grandes consequências, veja os exemplos abaixo:

  • Você conhece a história dos dois irmãos Abel e Caim, a primeira família da Bíblia.  Caim quando foi reprovado por Deus ao apresentar seu sacrifício. Ele poderia muito bem pedir perdão e buscar uma nova oportunidade para acertar. Mas, seu coração estava tão dominado pela inveja, que o próximo sentimento ruim foi o ódio e o assassinato do seu irmão Abel.
  • Isaque prosperou, ficou riquíssimo, conseguiu através do seu trabalho uma multidão de ovelhas e bois e também outra multidão de filisteus invejosos, que todas as noites entulhavam seus poços com terra.
  • O maior sofrimento de José, não veio pelas mãos inimigas, mas ele foi vítima de seus próprios irmãos. Ficaram enciumados ao ver o carinho que ele recebia do pai, resultado de sua espiritualidade e escolhas certas.
  • E o mas invejado de todos foi o Nosso Senhor Jesus, que foi perseguido e sofreu desde o seu nascimento. Reis e religiosos seguiam seus passos não porque criam nEle. Ouviam seus ensinamentos não porque queriam praticá-los, mas porque tinham suas almas dominadas de inveja dEle.

Que a alegria do outro, seja também motivo da nossa alegria. Não há como esconder um sentimento ruim, por mais que se esforce, por meio de uma palavra ou atitude ele vai acabar aparecendo.
A inveja é como o iceberg, aparece só uma pontinha, mas por baixo existe algo enorme comprometendo a salvação. Cuidado para não ter isso escondido no seu interior.

E, mesmo que não haja inveja, guarde essa dica: se você tem uma amiga que gosta de uma loja e você gosta também, que tal abrir mão e dar exclusividade a ela? Ou então, pergunte a vendedora, se a sua amiga já comprou aquela peça. Olha que prova linda de amizade, deixe a amiga brilhar.
Ou ela acabou de comprar uma bolsa que você queria? Busque um outro modelo para que ela possa desfrutar do seu novo mimo.

Já teve uma  experiência com uma “amiga” invejosa?

Que tal mandar um conselho para os invejosos e os invejados.

Até a próxima semana!

Siga a minha pagina no Facebook.

Siga-me no TWITTER

2

Comentários (109)

comentar
  1. Eliana Oliveira- São Paulo-SPDisse:

    Muito importante essa palavra, dada de uma maneira clara, por isso esclarecedora. Infelizmente esse sentimento existe muito nos dias de hoje, para vencê-lo é necessário uma decisão de fazer o oposto do que se está sentindo, e para mim o exemplo mais cruel do fruto da inveja foi realmente o que fizeram com o Sr. Jesus.

    Deixar um comentário
  2. MaríliaDisse:

    É verdade d. Núbia, ninguém foi mais invejado do que o Senhor Jesus, e que lição maravilhosa Ele nos deixou: Ele amou todos os que O invejaram e procurou leva-los a salvação.
    Quando somos nascidos de Deus amamos até os que nos querem mal.
    Um grande beijo para a senhora.

    Deixar um comentário
  3. Raquel Malheiros AntunesDisse:

    é muito ruim lidar com pessoas assim, tudo que vê quer.
    em todos os lugares tem. Temos que tomar cuidado, pois podemos cair nessa armadilha também

    Deixar um comentário
  4. cristiana brunaDisse:

    é muito forte ! não só percebi como vejo diante dos meus olhos e parentes não sei o que fazer.

    Deixar um comentário
  5. PatriciaDisse:

    Bom dia Dona Núbia,

    A inveja é um sentimento muito triste, que corrói a vida das pessoas sem que elas percebam. Já passei por inúmeras situações citadas acima pela senhora, e tive que tomar uma atitude de me afastar da pessoa. Não deixei de orar por ela, não deixei falar com ela, apenas deixei de compartilhar um pouco mais de mim, pois, estava me fazendo mau as situações. Hoje conversamos, brincamos, trocamos idéias, ela é uma pessoa maravilhosa, mas minha vida é bem reservada, falo apenas o que realmente é necessário.

    Deixar um comentário
  6. Dulci-DFDisse:

    Bom dia D. Núbia

    A pessoa que tem inveja, ela nunca ta satisfeita com o que ela tem, mas ela quer o que as outras pessoas tem, e é por isso que o invejoso não se desenvolver, não anda, não vai além, ficar parado.
    Ótima dica D.Núbia, gostei muito.

    Bjsss…

    Deixar um comentário
  7. Vania SilvaDisse:

    . Tem uma pessoa do nosso convívio que me faz sentir mal, porque? Somos opostas, sou alta, ela e mais baixa, sou magra, ela é fortinha.
    Devido a mistura bem próxima de minha familia com o índio, e tambem sempre cuidei muito de minha alimentação, Deus nos deu o previlégio de ter um cabelo muito bom, pele boa. O que fez essa colega?
    Uma Cabeleleira que também é Cabeleleira dela, caiu em contradição mostrando umas fotos minhas, que ela tirou de min pelas costas enquanto eu estava em sua cadeira escovando o meu cabelo. Eu disse a ela, você não tem a minha autorização para fotografar-me, ela disse, mas …, foi determinada pessoa que mandou eu tirar fotos de seu cabelo, pra cortar e escovar os cabelos delas igual ao seu. Moral da história, nem que a proficional fosse muito bôa. Ela é de pele morena e os cabelos, bem crespos. Algumas vezes fomos convidadas a participar de um coquitel, e só participava convidadas, lá aparecia ela, se ela pode eu também posso. É muito chato.

    Deixar um comentário
  8. AnnaDisse:

    Otimo post,a inveja e comum e de tao feia raramente se fala nela. Nao acredito que inveja “pega”,ainda mais nos filhos de Deus,mas se a pessoa tiver alguma attitude contra nós movida pela inveja é outra história,mas o fato de a pessoa invejar nao traz maldição para o invejado,apenas para a vida do invejoso,caso contrario Deus seria injusto.Todo ser humano já sentiu inveja algumas vezes na vida,mas admirar,achar bonito,achar que a sandalia tambem ficaria bem em voce não é inveja,copiar as pessoas movidas por admiração pode até ser falta de personalidade,mas nem sempre é inveja,o invejoso é mais sutil,não gosta que outros tenham o que ele não tem,ou desejam ter mais do que o outro. Querer ter o que o outro tem,mas sem desejar que o outro nao tenha nãoé inveja,vejo muita confuzao em realacao a isso,muitas vezes um elogio é tido como inveja,e eu não me incomodo se alguem comprar alguma coisa igual a que eu tenho depois de ter visto em mim.

    Deixar um comentário
  9. Nadia QuintelaDisse:

    O invejoso nao ve qualidades naquela pessoa que inveja. E a pessoa tem que cortar esse sentimento, ele faz mal. Ela tem que se vigiar a ela mesma. Mas a base esta na comunhao com Deus. E quem alimenta a inveja nao se encontra bem espiritualmente.

    Deixar um comentário
  10. Audilene BarcelosDisse:

    Boa noite D. Nubia. Realmente a inveja é terrível, e é também uma baita falta de educação. Será que o ser humano não entende que quando inveja algo ou alguém esta colocando aqueles que o criou e o educou em situação de vergonha. É muitíssimo feio desejar o que é dos outros ou ser igual aos outros, mostra que a pessoa que é invejosa não tem a sua própria personalidade.
    Um forte abraço D. Nubia.

    Deixar um comentário
  11. Gabriela Lima - MXDisse:

    Querida D. Nubinha saudades… Rsrs…
    Mas é maravilhoso apesar da distancia seguir aprendendo com as mensagens que a sra tem publicado aqui no blog. Infelizmente situações como esta que a sra exemplificou são muito reais … Eu tenho certeza que esse post vai tocar muitas pessoas e faze-las reagir e mudar . Dificilmente encontramos pessoas capazes de se alegrar com a alegria da outra, e sem dúvida nós mulheres precisamos nos policiar muito para não permitir que inveja entre em nossos corações. Cada um tem seu momento . As mensagens da sra tem sido um verdadeiro manual do bom viver . Beijos com carinho!

    Deixar um comentário
  12. KAREN SANTOS - Feira de Santana-BADisse:

    O invejoso é tão cego que não consegue enxergar essa maldição sobre ele, nunca reconhece…
    Já senti inveja como também sofri, senti suavemente e sofri ao ponto do invejoso inventar histórias ao meu respeito e querer se sair bem…na verdade devemos mesmo orar por eles, são pobres de espirito.

    Deixar um comentário
  13. Beatriz PedrosaDisse:

    Meu nome é Beatriz Pedrosa, tenho 16 anos. E uma coisa tão simples, e natural.. Mas acredito eu que não foi coincidência. Mas depois que um “monte” de “amigas” falarem: “nossa Bia, você não tem nenhuma espinha”. E enquanto elas com o rosto cheias de espinhas, e até manchado. Enquanto o meu bem limpo, e sem demorar muito… Passando-se uns dias, começou do nada aparecer, e até manchar meu rosto. Meu Deus, ali fiquei pensando: “meu Deus, como a inveja é algo traiçoeiro… Que pega mesmo se não vigiarmos.”
    E detalhe… Em mim, não era normal aparecer espinhas. :/

    Deixar um comentário
  14. Tatiane Thais - DFDisse:

    A pessoa invejosa não cresce, não sai do lugar e nunca vai chegar ao lugar que deseja, pois o lugar que ela quer está sempre ocupado, ela quer o que é dos outros não busca seus próprios caminhos.
    Muito forte essa mensagem dn.Núbia e é como a sra disse é difícil uma pessoa reconhecer que é invejoso. Gostei da dica para com a amiga. Muito bom!

    Deixar um comentário
  15. Claudinea Ferreira de Souza PedrosaDisse:

    Olá querida! d.Nubia como sempre a senhora com suas mensagens de incentivo ao nosso crescimento espiritual,dando nos assim a capacidade de desenvolver dentro de nós pessoas melhores e verdadeiras,como é bom ler mensagens que nos ensinam as coisas mais simples e fundamentais para a nossa vida.
    Infelizmente a realidade dos nossos dias é essa ai mesmo! portanto o que devemos e podemos fazer é manter uma conduta sensata e inteligente como as que a senhora descreveu aì… rssr
    Beijinho Carinhoso pra senhora e que Deus a abençoe a cada dia mais>

    Deixar um comentário

Deixar um comentário