Amiga mesmo à distância

postado em: Autoajuda, Blog, Comportamento

193 comentários

Toda vez que escrevo sobre amizade, uma das minhas amigas é sempre citada pelas leitoras: a Nanda Bezerra. Talvez seja porque já fizemos programa juntas (Coisas de Mulher), participamos de vídeo respostas no blog dela, ou por sempre tirarmos muitas fotos juntas (faz um tempo que isso não acontece, mas tudo bem)… Ela realmente é uma amiga de verdade, mas não a única. Através da nossa amizade, conseguimos fazer muitas outras, essa é uma das vantagens da verdadeira amizade: ela lhe ensina a desenvolver outras!

Continuando o meu post anterior sobre como ser uma verdadeira amiga, eu vou usar o exemplo da Nanda. Tem um porém: talvez o que vou escrever sobre a nossa amizade venha decepcionar algumas leitoras…

É que eu e a Nanda quase não nos falamos.

Calma, calma… não arregale tanto esse olho, isso dá rugas, rsrs!

Desde que fomos trabalhar em lugares diferentes, não pudemos mais manter o mesmo contato de antes. Além da diferença de horários, cada uma tem um montão de coisas para fazer, e outras tantas acontecendo ao mesmo tempo. Isso limitou o nosso contato a alguns e-mails por mês, e mesmo assim, certos e-mails escritos na correria, com novidades em forma de marcadores do tipo:

  • Consegui emagrecer 2kg esse mês!
  • Manda notícias do Filipe, tenho saudades dele…
  • Estão sendo tão legais as reuniões mensais do grupo Godllywood este ano!!!

E nem por isso deixamos de atualizar nossa amizade. Estamos sempre em dia, mesmo que de longe e quase zero em detalhes.

Às vezes a pessoa pensa que ter uma amiga de verdade é tê-la o tempo todo ao seu lado ou à sua disposição toda vez que precisar, mas para ser sincera com você, os momentos que pensei mais precisar de uma foram os momentos que mais aprendi na solidão. Isso não quer dizer que aquela amizade não fosse verdadeira, e sim que eu precisava passar pelo que passei só.

Sabe amigas, não devemos nos decepcionar com tudo que não sai do nosso jeito, pois o mundo não gira ao nosso redor, e quem disse que amiga de verdade faz o papel de carrapato também? Nossas amigas também têm suas vidas, suas responsabilidades, suas correrias, assim como nós – se não as respeitamos com o espaço necessário, como podemos nos qualificar como amigas compreensivas?

Se as minhas amigas julgassem nossa amizade pelos poucos e-mails que trocamos, eu não teria uma sequer! Mas como são verdadeiras amigas, mesmo longe, sempre pensam em mim assim como sempre penso nelas… E tenho prazer em falar das experiências que passamos juntas e dos momentos inesquecíveis e até engraçados que compartilhamos um dia. Eu posso não escrever para elas frequentemente e até demorar um pouquinho para responder seus e-mails, mas tenho um imenso carinho por todas e, de vez em quando, gosto de visitar minha galeria de fotos só para matar saudades. :)

Comentários (193)

comentar
  1. cris pereirah Disse:

    E MESMO DONA, E POR CONSIDENCIA EU ESTAVA LENDO ESSE POST E ME LENBREI DA MINHA AMIGA , E LENDO OS COMENTARIOS VI A MINHA AMIGA AQUI , AMO MUITO ELA, E PELO FATO DE EU NEM SENPRE PODER FALAR COM ELA, MAS SENPRE E LENBRADA COM CARINHO.BEIJOS

    Deixar um comentário
  2. Nathalia Disse:

    Olá …
    Tenho uma amiga mas ela saiu da fé, e agora fica meio dificil falar com ela pq não são conversas de coisas boas então me distanciei…… acha que estou certa

    Deixar um comentário
  3. Taynara Disse:

    Para ser cinsera não sei se posso dizer que tenhos varias amigas de verdade, pois sempre me descepicionei com algumas e mesmo dentro da igreje, tive que esprimentar ta tal falsidade. Mais é claro que tenho minhas amigas sim, não estão comigo sempre, mais elas sabem o quanto as admiro e as amo demais, pois elas me ensinam tanto. Agradeço a Deus pela vida de todas elas.

    Deixar um comentário
  4. Amanda Lima Disse:

    É verdade, e na obra de Deus aprendemos isso, ou não teremos nenhum amigo, pois as distâncias sempre vai esta presente. Adoreiii!!

    Deixar um comentário
  5. ROSEMERI (URUGUAIANA-RS) Disse:

    Isso realmente é a pura verdade, tenho uma amiga a mais de
    30 anos…nos conhecemos quando tinhamos 06 anos, ela é minha
    melhor amiga, até digo que ela é minha irmã, foi embora para outra
    cidade fazem quase oito anos, sinto muita saudade, mas nossa
    amizade não diminuiu em nada, sei que sempre posso contar com ela,
    e ela sabe que sempre pode contar comigo, e é isso que importa !!!
    Bjus

    Deixar um comentário
  6. Diana Disse:

    Amém…

    Deixar um comentário
  7. Fernanda Pontes da Silva Disse:

    Olá D. Cris é maravilhoso quando temos amigas por que mesmo na distancia, elas sempre fica presente na nossa vida, pois uma amizade sincera so acontece com uma amiga de verdade!

    Deixar um comentário
  8. Gisely Disse:

    Tenho amigas verdadeiras que á muito tempo não nos vimos e falamos, mas nunca me esqueço delas sempre que posso tenho prazer de falar com elas, porque foram pessoas muito importante na minha vida, mas é bem verdade que tem momentos em nossas vidas, desertos que passamos que não podemos contar nem com as melhores amigas, tem coisas que é só a gente e Deus.

    Deixar um comentário
  9. ISAURA Disse:

    olá dna cris amo ouvir seus conselhos tenho aprendido muito e concordo com o citado a respeito da amizade o tempo pode apagar muitas coisas mas a repeito da amizade o tempo é o grande responsável para mante-la eterna.

    bjos isaura.

    Deixar um comentário
  10. gloria doroteia Disse:

    gostei mesmo cris ,eu tenho uma amiga que é como uma irma pra mim bia eu amo ela mesmo vivendo distante matemos sempre em contacto.

    Deixar um comentário
  11. Ana Costa Disse:

    Oi, D. Cris,

    isso é muito verdadeiro, tenho amigas que por causa do trabalho praticamente não falo com elas, mas estão sempre no meu pensamento e quando nos falamos é como se a distancia tivesse aperfeiçoado a amizade e o carinho entre nós, amigas verdadeiras..

    Deixar um comentário
  12. jaqueline cunha Disse:

    Eu tenho uma amiga distante, e quase não nos falamos também mas as lembranças do que passamos vive sempre dentro de nos e temos alegria uma pela outra, os rumos são diferentes mas o amor que vive e cresce em nós sempre nos faz se reencontrar com um telefone um recadinho, estamos como davi e jonatas. distantes mas não ausente!!!!!!!!!!!!!!

    Deixar um comentário
  13. Luciene Disse:

    Olá D. Cristiane ,infelizmente não tenho uma amiga. Já fui chamada várias vezes de “anti social”. Na verdade devido a minha fé tive que deixar várias amizades. Outras posso chamar de colegas ,mas amiga ainda não,quando tento ser amiga acabo me decepcionando. Mas ao ler esse post me lembrei de 2 amigas que fomos separadas pela distância, mas farei como a senhora entrarei em contato com elas por e-mail,ou telefone. Obrigado pela dica :-).

    Deixar um comentário
  14. Gracileide Pereira Souza dos Anjos Disse:

    Olá dona Cris
    Gostei muito do post pois também estou bem distantes das minhas amigas que assim como eu servem a Deus no Altar.
    E por esse motivo é bem corrido para falar uma com a outra e quase nunca nos vemos, umas estão no Brasil mas em outros Estados e outras em outros Países.
    Mas sempre que podemos nos falamos por email, telefone mas mais importante é que sabemos que uma sempre pode contar com a outra, e passe o tempo que passa quando nos falamos é como se nem tivéssemos tão distantes.
    É muito bom ter amigas e ser amiga.
    Um Abraço para a Senhora.

    Deixar um comentário
  15. Kamilla Disse:

    Olha d. Cris isso é um dos fatos mais marcantes para mim, tenho uma amiga muito especial que apesar de tudo a distancia não mudou a nossa amizade, sim, tudo é corrido e conseguimos estar em sintonia e nos vemos no Skype e dividimos algumas atividades e dias que podemos ficar em casa, geralmente nas terças falo com ela passando roupa ou fazendo comida. Ela está em Nova Zelandia e eu em Brasília. Ah o mais interessante que nas minhas orações a favor da familia lá esta a Cris e o esposo dela Willians. Saudades, foi bom compartilhar isso. beiijo a sra.

    Deixar um comentário

Deixar um comentário