Além do Peso

postado em: Autoajuda, Dicas, TV

26 comentários

por_que_os_gordinhos_tendem_a_engordar_cada_vez_mais

 

Hoje já é terça feira e são quase 20h. Meu Deus! Como não consigo ser disciplinada? Primeiro postava às segundas, já abri exceção para terça pela manhã e agora já é noite!

Faço essa confissão porque puxei minha orelha. Muito trabalho não é desculpa para falta de disciplina. E esse é meu problema: eu sempre arrumo uma desculpa para deixar de cumprir um compromisso, ou mesmo pra deixar um objetivo pra lá!

E aproveitando esse momento de desabafo vou falar de um programa que vai ajudar muita gente: “Programa da Tarde”. É um programa que eu gosto muito. Adoro a Patrulha do Consumidor, que nos ensina sobre nossos direitos e ajuda a quem precisa.

Mas gostaria de falar sobre um quadro que ainda vai estrear: “Além do Peso”. É um reality que vai ajudar oito participantes que sofrem de obesidade e que vão passar por uma verdadeira mudança de vida no Programa. O dia a dia de quatro homens e quatro mulheres, acompanhados por uma equipe médica. Os participantes receberão uma dieta balanceada com um plano de emagrecimento, como exercícios e atividades ao ar livre.

No palco do Programa da Tarde, os participantes saberão ao vivo os resultados das pesagens. Não atingir a meta será motivo de eliminação.

E ai que está o “X” da questão! Quem nunca firmou um propósito para perder peso? Eu, por exemplo, estou sempre de dieta. Outro dia ouvi de um amigo: porque você não procura um médico e faz a coisa direito? Na hora me senti ofendida, afinal eu também sou formada como técnica em nutrição, sei o que é uma dieta balanceada, e como todos nós que sempre estamos de dieta, sei emagrecer! Mas não tenho obtido resultados! Snif

E por quê? Alguns diriam que sou magra e não preciso. Não é uma boa resposta. De fato não tenho obesidade e a gordura excessiva não é o problema. Mas estou acima do peso 4 quilos. E não consigo perder. Por quê? Não tenho disciplina!

O Programa da Tarde não mostrará apenas pessoas perdendo peso acompanhada por profissionais. Mostrará histórias de vida de pessoas que tentam e não conseguem perder peso. Às vezes, a obesidade esconde outros problemas. Muitos inconscientemente usam a gordura como escudo do mundo, como uma forma de se proteger do fracasso. Pode parecer um paradoxo, mas é isso mesmo, por mais que a gordura possa ser o motivo de muita frustração, também é uma excelente desculpa para não seguir em frente.

Claro que essa explicação acima é bastante superficial, há diversos outros pontos que levam uma pessoa a não conseguir emagrecer, mas eles podem ser físicos (então precisamos de um médico) ou psicológicos (então precisamos de Deus!).

A falta de disciplina pode ser um problema. É o meu. Eu não vou ao médico, porque senão vou identificar que meu problema é a falta de disciplina – sempre abro exceção para o brigadeiro, para um café da manhã mais sofisticado no sábado. E geralmente uso comida como prêmio para realizações. Eu estou no Rio de Janeiro, morando sozinha, com muito trabalho. Então, quando faço algo bem feito, como hoje que recebi um elogio, logo penso: Ah, mereço um jantar legal! Mas será que não estou me boicotando fazendo isso? Não estou usando a comida no lugar errado? Eu não devia me premiar com comida. Mas buscar essa sensação de prêmio de outras formas.

E esse quadro no Programa da Tarde vai tratar disso. Vai nos mostrar que a obesidade vai muito Além do Peso.

E essa questão de abandonar objetivos vai Além do Peso. É uma questão de perseverança na vida. A falta de disciplina, pode nos levar a abandonar objetivos, a fazer concessões, a desistir (muitas vezes antes mesmo de começar!)

Por isso, esse quadro vai nos mostrar o que é perseverar. Muito mais do que competir para ver quem perde mais peso, é quem atinge objetivos. É mais ou menos o lema da Força Jovem Universal: Missão dada Missão cumprida. Aprender a atingir metas é aprender a buscar seus sonhos. Mas primeiro precisamos de disciplina! 

É isso. Prepare-se para se emocionar com as histórias de vida de  Além do Peso!

E se você puder assista. Eu vou assistir! E também vou ser mais disciplinada! Prometo!

Comentários (26)

comentar
  1. talitaDisse:

    Gostaria de perder peso depois que eu fique gravida nao consigo emagrecer oque que eu faço me ajuda de perder 10kilos oque eu faço me ajuda bjs

    Deixar um comentário
  2. MérciaDisse:

    Ola Janaina tambem ja passei por essa fase alias tenho passado rs….rsrs por conta propria tomei decisão de mudar os habitos alimentares e me escrevi numa academia perdi 7kg dai relaxei um pouquinho e o ponteiro da balança parou, ate que decidi ir a nutricionista deu me boas dicas de alimentação e ja estou conseguindo me controlar ate perdi 1kg em menos de 1mês, volta para contar mais novidades dessa luta diaria

    Abraços

    Deixar um comentário
  3. vivianeDisse:

    Eu to 6 kilos A mais realmente me falta de disciplina mas adorei o depoimento isso mexe muito com a nossa auto estima muito legal

    Deixar um comentário
  4. juliana moura de souza narcizoDisse:

    Bom Dia Janaína:

    quando criança até os oito anos era muito magra depois dos nove em diante só engordei e não parei mais,minha mãe me enchia de vitaminas por que se preocupava muito com a opinião das pessoas.hoje sou casada há 10 anos e estou muito acima do peso tenho trinta anos e estou pesando mais de 115 quilos,meu marido me cobra muito eu já fiz muitas dietas mais depois de algum tempo eu engordo mais ainda.tenho plena consciência de preciso me reeducar mais como se tenho que cozinhar pro meu marido e minha filha? preciso participar desse quadro além do peso,pois acho que só assim conseguiria perder peso junto com outras pessoas no mesmo objetivo que o meu.me dá uma dica pra me ajudar Janaína, desde já agradeço.

    Deixar um comentário
  5. DeniseDisse:

    Oi Cris,

    Desde junho do ano passado resolvi que precisava me reeducar e eliminar peso, Fiz isso e de 67 kg que pesava estou com 51kg, sem remédios, apenas com muita força de vontade, caminhadas, alimentação saudável e uma baita ajuda da minha mãe, que preparava tudo bem light para mim. Assisti à estreia do quadro Além do Peso e fiquei muito tocada pela história das pessoas, pois a obesidade delas e em um grau muito severo, com implicações emocionais muito fortes. Torço por todas elas e desejo que ao final do desafio ninguém tenha sido eliminado e todas tenham alcançado seus objetivos.

    Bjs.

    Deixar um comentário
  6. camilaDisse:

    eu preciso participar desse programa. é serio, estou com 150kg e nao aguento mais nem subir uma escada. peço por favor pra entrar nesse programa. como eu faço?????????? me ajudem por favor!!!!!!!!!!!!!! sou extremamente depressiva por causa do meu peso

    Deixar um comentário
  7. AnaDisse:

    Vou dar meu depoimento,

    Estive por um tempo 30 quilos acima do meu peso,me olhava no espelho e me via normal. Um dia ao ver uma foto nao me reconheci,parecia ter 20 anos a mais,no mesmo instante pesquisei estrategias para perder peso e deixar de vez o sedentarismo. A primeira coisa que entendi,é que dieta ,reeducacao alimentar,mudança de habito,como queiram chamar,é muito ,mas muito mais do que deixar de comer o que se gosta,aliás isso nem chega a ser o foco da coisa. Eu entendi que eu teria que fazer muito por mim,e não era “fechar a boca”,comecei a me exercitar 5 vezes por semana,comecei devagar e aumentei aos poucos,passei a beber mais agua,diminuir tudo o que nao me benefiava nutricionalmente,deixei os doces para os fins de semana,investi tempo em preparra receitas leves e gostosas,legumes variados,enfim,não encarei essa mudança como uma punição,pelo contrário,é um bencao poder escolher,é uma dádiva o acesso que temos hoje a informações nutricionais.A verdade é que muitas pessoas pensam que é muito mais dificil do que realmente é. Criar um novo habito e abandoner um velho é dificil no começo,com persistencia se torna a coisa mais normal do mundo. Não diga que voce não pode ou que é dificil antes de tentar com todas as suar forças e com todo o carinho para com voce mesma. Ja emagreci 20 quilos,em 2 anos,sem estresse,com essas mudanças que citei e com paciencia,ganhei muito,bem-estar,conhecimento,energia. Nosso Deus nos deixou como mandamento amar ao próximo como a nós mesmos,é preciso saber nos amarmos para podermos amar o próximo,caso contrario,será teoria. Vamos dedicar mais tempo e esforço para cuidarmos de nós,acredite,é muito mais facil do que voce pensa.
    Bjs

    Deixar um comentário
  8. ireneDisse:

    Qual o canal do programa e horario? Esta semana passei 3 dias na casa da minha irmã e estrapolei na comida.

    Deixar um comentário

Deixar um comentário