Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

O aborto no Brasil é considerado crime, exceto em casos de estupro ou risco de vida à mulher.

O fato de ser considerado crime não desestimula a mulher a se submeter a essa prática. Anualmente, estima-se a realização de mais de um milhão de abortos no País, realizados em condições inseguras e humilhantes para a mulher, com consequências de graves danos à saúde e até mesmo a morte.

As mulheres que mais sofrem com esse problema são as mais pobres e as afro- descendentes, portanto, um problema também de justiça social e de direitos humanos.

Eu me lembro da época em que estava de plantão no pronto-socorro de um hospital público, e que quando chegava alguma paciente com sangramento, indicando abortamento incompleto, percebia a discriminação que ela sofria por parte de toda a equipe de saúde. Ouvia-se comentários do tipo: para ficar grávida não pensou, só gozou, agora vem chorar!; e essa paciente era humilhada, aguardava calada durante horas para ser atendida, muitas vezes, sendo feita a curetagem sem anestesia, e ouvindo toda a sorte de repreensões.

Além disso, mesmo quando a paciente registra um Boletim de Ocorrência e consegue uma ordem judicial para a prática do aborto, o médico pode se recusar a cumprir por razões pessoais. Começa então uma verdadeira peregrinação à procura de um médico que atenda essa paciente.

O que acontece na realidade são os abortamentos provocados através de quedas, introdução de objetos no útero (agulhas, arames, cabides) ou de substâncias cáusticas, em ambientes inadequados.

O problema é grave e complexo e não se resume à esfera penal ou religiosa, e sim à questão social, cultural, econômica, política, de saúde e direitos da mulher.

Eunice Higuchi – Médica

Leia também:

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • Felipe Abreu Vinhatti

    Eu acho que é errado o aborto até porque está se matando uma pessoa, e isso é pecado e crime, mas cada um tem a sua opnião.

  • Vinicius

    Sou de acordo com tudo o que o Bispo Macedo diz desse assunto: Aborto-
    Pois eu creio que ele é um homem usado por DEUS e inspirado no Espírito Santo.

  • critiano lopes

    óla pispo
    não sou cotra o aborto ate segundo mês de gestaçao porem; tenho que salienta que as mulhere tem que usar a inteligencia pois temos muitos metodos para evitar uma cravides indesejada p. ex planejameto esdudar namora noiva e casa diante de Deus ”jesus cristo” e depios diante disso ver se as condiçoes são favoraveis financeiramente falando pois asim evitariamos muitos trânstronos.muito obrigado pela oportunidade

  • Raiane

    bispo sou a favor sim,porque quando ainda se mantem no ventre da mulher,ainda não é vida e sim um feto;é melhor retirar-lo antes do que,quando mais tarde sofrer,cair neste mundo que só ofereçe o que não presta.

  • maria

    eu concordo com o bispo !

  • marco muniz

    concerteza que eu sou contra; aborto é homicidio e os homicidas não herdarão a salvação; agora se for gestação por estrupo, vai da FÈ de cada uma; porque para cada pecado existe perdão, até os premeditados o que resta saber é se vc terá tempo de se arrepender e ser perdoado; e td pecado tem suas consequencias, isso é fato!!!!!. o único pecado que não tem perdão é blasfêmia contra o ESPIRITO SANTO!! um abraço a todos, na FÈ!!!!!!

  • leila mesquita

    tudo que penso tudo que sou é dom de deus

  • pedro henrique

    jesus é tudo para min

  • leila mesquita

    a vida e um dom de deus não cabe ninguem tira la

  • PAULO

    VOCES QUE NÃO É FAVOR DO ABORTO, SE UMA JOVEM ESTIVER GRAVIDA DO SEU PROPRIO PAI E SE ESTA JOVEM FOSSE SUA IRMÃ OU SUA FILHA OU SUA NETA COMO VOCE AGIRIA

  • Marcos

    Não conheço o Bispo Macedo ,mais tenho observado suas mensagens e vejo o que ele fala.É como se o próprio Deus tivesse usando ele pra abrir olhos da humanidade sobre os erros que comentemos todos os dias!! Parabéns para o povo da Igreja Universal do Reino de Deus por ter um líder de tamanha inteligência pra nos ajudar tanto o que segue a Jesus quanto ao que não segue!! Obrigado Bispo,tava precisando dessa orientação..QUE DEUS ILUME A TODOS NÓS!!

  • Kady

    Oi Obispo,eu com certeza estou contra do aborto.é uma criança,as mulheres pode dizer que foi vitima do estupro,mas problemas nos fazem fortes. Tambem uma criança é maravilhosa,Deus abençoe as mulheres! As mulheres sao muito fortes,e com Cristo Jesus nos podemos fazer tudo,eu acho que o aborto não é a melhor decisao que uma pessoa pode fazer.

  • kelvyn

    sou a favor do aborto. e quando a criança está no ventre da mãe ela não é uma vida, é um simples feto. é melhor abortar pra depois aquela criança não da problemas lá na frente.

  • Lara Cabral

    Eu não sou a favor do aborto…só Deus pode dar e tirar uma vida…
    E se ele dá uma criança a uma mulher é por que ele deu essa vida à ela,e não pra ela matar!.E também ninguém sabe do futuro..dando desculpa de que a mulher não tem condições…mais tem condições de fazer sexo né? ela tem que trabalhar…o futuro à Deus pertence..não fiquem procurando desculpas..para um crime.

  • alexandre

    Bispo sou contra e a favor vai da situação bispo,pra mim ninguem tem o direito de tirar a vida de um ser humano,mas dependendo do caso tambem tem as suas exceçoes

  • cintia

    Eu TO contra o matar ,ainda que aja culpados, porque acredito no perdão muitas veses tem que pensar que quando se trata de aborto,a joven está desesperada y nao sabe que está matando esatamente so se da conta depois de um tempo.O caso é que se muitos estão a favor do aborto por estrupos ou pensando no futuro da joven por não comprometerlo y etc eu creio que melhor é ter a criança eu digo porque tenho dos y o primeiro tive com 13 años Hoji en dia ele ja tem 10 años y o pequeno 5 años .

  • amanda

    Eu so a favor quando e caso de estupro ou q va coloca a vida da mulher em risco mas quando uma jovem sabe que ta fazendo o que nao devia e engravida cometer o ato de aborto nesse caso so completamente contra ela temque aceita as consequecias ou pensasse antes de ter relacoes sem ser casada e com os pensamentos so na hora do prazer

  • Francieli bugs

    eu sou a favor sim. Se for nova demais e nao tiver condiçoes de dar uma vida boa p o filho nao tem o porque de deixar mais um sofrendo neste mundo podre!alem do mais,é mais uma alma que pode ir p o inferno se não se converter a Jesus.

  • Denise Marcolino do Carmo

    Bispo eu sou contra, a não ser que a vida da mãe esteja em riscounico motivo para que eu concord. Se o motivo for estupro tem solução uma adoção seria opção. Tem pessoas que quer ter um filho e nâo pode. Eu respeito sua opinião Bispo.

  • Alexandra Inui

    Eu acho que cada um deve saber e ter convicção da sua escolha. Afinal, Deus nos deu o livre arbítrio para tudo. Na hora de opinar e ser politicamente correto, todos levantam uma bandeira muito linda que a religião propagou. Mas a prática vai além do entendimento daqueles que não vivenciaram um problema de perto. Apoio a iniciativa, defendo o direito da mulher em escolher abortar sem ser discriminada. Sem hipocrisia, sem bandeira, sem religião! Na fé sempre!

  • Elson Werner- São José dos Pinhais - PR

    Algumas pessoas não são a”favor do aborto”, respeitando suas opiniões até! quando essas mesmas mudam de opinião quando acontece de um adolescente, jovens, etc apontam uma arma para cabeça dela ou arrastam seus filhos preso ao cinto de segurança…aí todos querem a pena de morte de um desgraçado desse que seria bendito se tivesse sido abortado.

  • Paola Gillo

    Concordo plenamente com o bispo. E só quem ja passou ou esteve a ponto de passar por isso, sabe o que a leva a cometer tal ato! os demais só sabem falar e julgar, infelizmente o ser humano é assim. E como diz o ditado: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco!”

  • Ima

    Entendo que uma pessoa que não conhece Deus, se desespere e não veja outra solução. Essa pessoa está morta espiritualmente e não sabe nem consegue tomar a decisão certa.
    Agora, um/a filho/a de Deus, cheio do Espírito Santo, sabe que para Ele, não existe problema sem solução; sabe que Deus pode transformar a vida da mãe e do pequeno ser que se está a formar no seu ventre. Deus é o Dador da vida e penso que quem comete o aborto, comete um crime contra Deus, sabendo ou não da Sua existência.

  • MANOEL F C SILVA

    Eu sou contra porque não consigo distinguir diferença entre aborto e assassinato. Abortar é como praticar a eutanásia: assumir que é mais fácil finalizar a vida do que lutar para consertá-la. Se eutanásia é crime, porque aborto não seria? Além do que, entendo que a fecundação gera uma reação irreversível. Então ali, já há uma pessoa. E se DEUS não se agrada dos assassinos, porque Ele iria abrir exceção para os que abortam e não se arrependem?

  • luciane

    concordo em não permitir que uma vida corra o risco de ir para o inferno, de não permitir uma vida que derrepente pode correr o risco de levar outras pessoas para o inferno. correr o risco de perder a salvação é a coisa mais séria que pode existir nesse mundo que ja é do mal. Deus abençoe e resgate para ele todas as mulheres que estão nesse dilema, desde que elas se voltem urgente para ele e não corram mais o risco de perder a própria vida fazendo essa prática. Amém

  • henrique jose

    tenho um conhecido que foi deixado num abrigo, ele diz que sua mae o abandonou lá por que foi estuprada, hoje ele trabalha estuda e se diverte. nao tem uma boa vida de riquezas e luxo , mais vivieeeeeeee feliz, agora imagine se a mae dele tivesse feito um aborto…… respeito a opiniao do bispo

  • mardonis

    bispo macedo não sou a favor do aborto ,a não ser que a vida da mãe esteja em risco esta sera uma unica exerção para que eu concorde.tabem e uma dura escolha.mais se alguem for etrupada tem solução por ex:doar para alguem ,tem gente que não pode ter um filho mais pode adotar de alguem .sou evangelico da assembleia niguem pede para nascer como tambem não pede para morrer sem chance de se defender ou de dizer qualquer palavra deus e o dono da vida ele dar ele tirar eclesiastes cap 3

  • AMANDA FERREIRA

    bispo o que que adianta vim uma criança no mundo que nao vai ser cuidada , amada , e mas cedo ou mas tarde vai morre sofrendo. melhor que morra sem passar por sofrimento, ou morre no sofrimento e perde a salvaçao. apoio o senhor no seu conceito sobre o aborto e concordo plenamente.

  • Ilane Palmeira

    Bispo, concordo com o aborto em caso de estrupo, não somos culpados pelas crianças abondonadas nas ruas a mercê das drogas, prostituição, entre outros atos cometidos por eles, o aborto não é o caminho para que elas não existam, e sim políticas públicas voltadas ao atendimentos ás pessoas que desiquilibradas, em vez de liberar o aborto, implantar uma lei para laqueadura, somos hipocritas, quando procuramos desculpas para não resolver o que é certo!

  • lurdes

    daniel meu irmão você está equivocado Deus permite que os seres humanos nasçam e lhes dar o livro arbítrio para obedecer a ele ou não. irem para o céu ou para o inferno. abortar é assassinar um ser humano e isso impede nossa entrada no céu.

  • daniel

    ola! bispo sou de uma iurd do es, e concordo com o sr, também sou a favor do aborto, quem mais ganha guando uma pessoa nasce é o reino das trevas e mesmo quando a pessoa é de Deus e tem um filho hoje em dia quem mais ganha com isso é o mal, ora! e muito dificil a pessoa ser salva.E quando se tem um filho não é Deus que faz a pessoa nascer, a pessoa tem filho quando e se ela quiser, a pessoa não é obrigada ter filhos ela escolhe. Pra que ter um filho, se ele tem mais chance de ser do diabo?

  • adriana freire

    bom dia bispo macedo
    Tenho ouvido a sua mensagem todos os dias, estou nessa fé os valentes se vestem de vermelho.

  • maria jose araujo

    Bispo tenho o maior respeito pelo senhor,conheço o seu trabalho a 26 anos
    mas só agora tive o verdadeiro encontro c Deus,e foi através de alguém que quase ñ nasceu:o meu filho de 23 anos,um homem de Deus,um ganhador de almas,q um dia eu pensei em abortar.Cheguei a ir até a porta do “local”,mas
    tive uma crise de choro e saí dali correndo.Eu era obreira e tava c um rapaz do mundo,entreguei o uniforme e logo engravidei,queria voltar p igreja. Assumi meu erro,tive meu filho s pai e ñ me arrependi.

  • maria jose araujo

    sou a favor de todo tipo de contracepção,inclusive vasectomia,pois se ñ quer cometer um “crime”,”pecado” de colocar filhos no mundo sem condições,p sofrer,então EVITE!!
    só fica gravida hoje em dia quem quer,ou é irresponsável.É muito fácil dizer:ñ quero esse bebê,como se um ser inocente e indefeso q ñ pediu p se gerado fosse um brinquedo,que pode ser descartado.
    A mulher q deita com um homem sem proteção,tem q estar preparada p assumir as consequencias do seu ato.

  • Angela Passos

    Bispo, ouvi na radio hj 8 de Junho 2011 a questão do aborto, onde o Sr. se coloca pessoalmente a favor, no entanto em outubro trabalhamos na eleição, contra está prática, onde procuramos eleger homens de Deus, sou evangelista na IURD. E por fim, não entendi aborto questão de fé! Afinal
    em Jeremias 1:5, afinal é ou não é pecado? Devemos ou não abominar o pecado? Do jeito que o Sr.falou em questão é como os nossos candidatos iriam aprovar no SUS.
    O Sr. poderia explicar, por favor…

  • Osvaldo Rui Felix

    Bispo, estou como obreiro.

    O senhor falou que aborto é questão de fé, como dito dia 8 de Junho de 2011, na rádio com o Bp. Guaracy, que é CONTRA O ABORTO no caso do email lido.

    Homicídio é questão de fé, bp? Então o adultério também é questão de fé, como o roubo e a prostituição?

    Salmos 139.16 – “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas.” Relacionamento de Deus com o humano ainda feto!

    Por favor, reconheça aos membros que estava enganado

  • Tamires Maia

    continuação: Infelizmente a criança que pode ser um minino ou não, será como muitas crianças que são criadas por mulheres exemplos não vem de generos (masculino ou feminino) e sim do carater que uma pessoa tem. E se essa mulher não for convertida e morrer nesse aborto pra onde ela vai, lembrando que ela está comentendo um crime e crime é pecado assim como matar, roubar e estuprar !

  • JÚLIO BASÍLIO. NATAL RN.

    BISPO MACEDO NÃO DELETE O MEU COMENTÁRIO POR FAVOR. FUI MEMBRO DA IURD E AMO A IURD. SOU MÉDICO EM NATAL RN, SOU CONTRA A MORTE. REFLITA MELHOR. HÁ DEMÔNIOS INTELECTUAIS QUE CEGAM GRANDES HOMENS DE DEUS ATRAVÉS DA LÓGICA E RACIOCINIO HUMANOS. A LÓGICA DE DEUS É OUTRA. O MARGINAL PODE SER PASTOR ÍNTEGRO, A PROSTITUTA PODE SE CONVERTER. O ABORTO É DOUTRINA DE DEMÔNIOS, AMARRE ESTES PENSAMENTOS, EXIJO DE VOLTA O EDIR MACEDO QUE CONHECI AQUI EM NATAL EM 2006.

  • simone

    A questão do aborto é algo pessoal. Acredito que nenhuma mulher em sã consciência, independente das circunstâncias que esteja vivendo, deseja destruir uma vida que esta sendo gerada dentro de si. Existem mulheres que cometem um aborto de maneira consciente, por não ter condição física, psicológica e até mesmo financeira de criar um filho. Outras já cometem um aborto inconsequente, que é o caso de mulheres que pensam que abortar é um metódo contraceptivo. É preciso ser responsável…

  • Marcos

    Olá sou profissional da área de saúde e sou contra o aborto, sei como a mulher sofre quando faz um. Além de humilhações e deboches que fazem no hospital, a mulher fica com a mente pesada e ainda tem muitas que saem dali e vão ter relações de novo e sem proteção . Sou a favor do governo liberar sim, vasectomias e ligaduras principalmente para população de rua, não adianta informação, não adianta distribuir camisinha eles não usam.

  • Luis Paulo

    Este assunto é bastante polemico, mais na minha opinião cada caso é um caso, considero o aborto como um pecado terrivel pois a criança é inocente nao tem como se defender.

  • Agatha

    nao acho que aborto e crime e questão como a pessoas esta de vida finaceramente o que adianta colocar uma criança no mundo para ele depois sofrer ,isso é errado as pessoas tem livre arbitrio ! -rj

  • Ana Corina

    Bem eu acho que esse e um assunto bem delicado de se falar pois e melhor abortar do que você colocar uma criança neste mundo para morrer e ir para o inferno e tambem vai do pensamento da pessoa pois tem algumas que acham que estam matando um ser,se está ou não eu não sei.

  • Aldaíres

    Eu acho esse assunto muito complicado por se tratar da morte de inocentes dentro do útero da mãe. Não julgo quem fez ou faz o aborto tenho várias amigas que fizeram aborto e nem por isso deixei de ser amiga delas.
    Acho que quando uma mulher faz e vai p/ o hospital quem a atende quer puní-la pelo que fez. Sem dúvida é isso.

  • Dinho Marques

    …NÃO SOU NEM CONTRA E NEM A FAVOR, SOU A FAVOR DA MULHER DECIDIR TER OU NÃO A CRIANÇA; É UMA DECISÃO PESSOAL DELA QUE PRECISA SER RESPEITADA. SE DEUS NÃO CONDENOU UMA ADÚLTERA PEGA EM FLAGRANTE QUEM É UM LÍDER RELIGIOSO “EVANGÉLICO” OU CATÓLICO PARA CONDENAR? JESUS QUANDO ESTEVE NA TERRA COMO HOMEM, NÃO VEIO CONDENAR OS PECADOS, NÃO, PELO CONTRÁRIO ELE SÓ ANDAVA COM PECADORES PRATICAMENTE. AGORA ELE “DETESTAVA” A HIPOCRISIA QUE LAMENTAVELMENTE PERMANECE NUM PAÍS HIPÓCRITA E RELIGIOSO…

  • Thais Oliveira

    O aborto deveria ser legalizado, pois a verdade é que ele sendo ou não, ainda teremos mães praticando o mesmo. Nos últimos meses passei por muitos apertos implorando para uma amiga não abortar o filho que teve com o marido da sua irmã. Foi uma luta, só que mesmo ela aceitando ter, ela não ama o filho que irá nascer e culpa a criança pela responsabilidade que agora ela terá.
    Veja só você o que o diabo tem feito com a mente das pessoas…

  • Riva Trindade - LAUZANE PAULISTA

    Sou contra o aborto, pois é uma vida, é uma alma que pode ser ganha pra Jesus, não condeno, pois cada um faz o que quer da vida…Conheço uma pessoa que queria abortar uma criança, mas não o fez, decidiu tê-la, é a coisa mais maravilhosa na vida dessa pessoa, carinhosa, amiga, só traz alegrias, nem passa pela mente dela ficar sem a criança, agora já pensou se ela tirasse?…por isso o ser humano tem que entender quem só tira a vida é Deus, nosso tempo é curto temos que semear amor.

  • David Dias

    Na minha opinião acho o aborto uma covardia.

    Tirando a oportunidade de uma pessoa viver já que faz o aborto teve a oportunidade de viver.

  • Gracyene Leandro

    É triste ouvir o que essa mulheres passam, mas cada uma tem o livre arbítrio e usam como achar melhor.

  • jackeline Aguiar

    Olá Bispo, é muito triste esa atual situação, todas as pessoas que praticam relação sexual sabem dos riscos que correm, tanto de doenças como de uma possível gravidez. O que custa se prevenir, se cuidar já que vai praticar o ato sexual? E o pior Bispo, é que informações de como se prevenir não faltam, como não praticam o que houvem, acontecem essas coisas terríveis.

  • Mariana Diniz Lima

    Olá, Bispo Macedo.

    Anteriormente já manifestei o meu posicionamento a favor do aborto e achei louvável postar em seu blog o ponto de vista de um profissional da saúde para que as pessoas possam refletir e abrir a sua mente quanto a essa questão.

  • Sarah Mendes Sa

    Olha sou enfermeira e sei como funciona o aborto,há várias maneiras cruéis de se fazer isto:Ervas,veneno que é injetado no abdômen da mulher e em questão de 12 horas ele morre;também com tipos de objetos cortantes que cortam o feto em pedacinhos,outros eles quebram o crânio e mais um monte de crueldade. NÃO entendo como um ser humano pode fazer isso com outro.E fico pasma quando pessoas que se dizem cristãs concordam com isso,como se o aborto fosse resolver todos os problemas da humanidade…

  • Izabela

    Na minha opinão, cada pessoa tem o direito de escolher o que é melhor para ela!
    Izabela -sp

  • Eliana

    Dra Eunice a senhora tem filhos??

    O nosso direito vai até onde não interfere no do outro.
    Que direito de escolha damos a uma vida “abortada”???

    Porém nós podemos escolher se queremos ou não engravidar (os preservativos são destribuidos gratuitamente)!!!

    O momento não ser adequado ou a pessoa não ser o que sonhavamos ou as circunstancias não serem favoráreis nos dão o direito de não querermos um filho? Tudo isso pode mudar no decorrer da nossa vida e não podemos acabar cm a vida nossos filhos!

  • Daniela Horn

    Realmente é um problema grave e muito pessoal. Não podemos julgar. Quando estava no mundo ainda, ajudei uma parente a tentar abortar pela imaturidade minha e dela. Ela era muito nova e sem condições de criar um filho. Pela misericórdia de Deus seu filho é saudável e já tem uns 8 anos.Ela teve mais uma filha e hoje fiquei sabendo que está gravida novamente, mesmo sem condições nenhuma. Vemos que o tempo passa e há pessoas que não amadurecem.
    Daniela Gonçalves
    Porto Alegre – RS

  • Antonio

    Só é a favor do aborto, uma pessoa que não entendeu nada da mensagem de JESUS.
    Um cristão verdadeiro jamais será a favor da morte, e sim da vida.
    O problema é que alguns pastores, tentam de
    todas as formas aprovar algo que Deus
    condena. Se as pessoas ouvissem a Verdadeira Palavra de Deus,
    e não ficassem correndo atrás das coisas terrenas.
    Certamente saberiam dos seus pecados ( relações sexuais fora dos padrões de Deus )
    e se arrependeriam e seriam por JESUS curadas.
    Aí sim não haveria tantas crianças sendo geradas e mortas pelas próprias mães.
    Nossa guerra não deve ser contra o feto ( materia ), e sim contra
    o pecado ( espírito ) que está dentro das pessoas.

  • Rachel Braga

    A verdade é que ninguém informa o que é certo para o povo, e assim o pensamento se torna até ignorante, mas se formos analisar como dizem,é uma vida, mas que tem a garantia da salvação, se uma criança é colocada no mundo, nas condições que estamos hoje, ela irá sofrer e independente do caminho que seguir nem será salva.

  • Claudilei

    No mundo de hoje pobres jamais deviam ter filhos, isso é só para trazer mais gente para sofrer grandemente na face da terra e arriscar a perder a salvação eterna.
    Pobre nunca devia ter filhos.

  • Vanessa Dovial

    Olá Bispo,
    Esses conceitos devem ser revisto aqui no Brasil.

  • Iveth

    Hola buenas tardes ……….
    Este tema del aborto es muy importante ya que muchas mujeres se somenten a uno sin medir las cosecuencias que este puede traer……

  • Gerliane

    É bispo, crime maior é colocar criança nesse mundo para sofrer, isso ninguém vê.

  • Elaine de Souza

    É muito difícil nesses tempos ser uma mulher, a mulher ela vem sido muito judiada, não somente pelo aborto, mas pelos seus parceiros, a maioria das mulheres de hoje em dia não tem mais valor algum.

  • Mauro Sergio Lourenço

    Bonita a palavra da médica, mas para mim, como cristão, o que vale é o que a palavra de Deus diz.

    Todos deveriam ler Êxodo 21.22-23.

  • Marise

    Eu sou contra o aborto, não gostei de alguns comentários dizendo que pelo fato de ser pobre, a criança iria sofrer. A palavra de Deus diz que “Bem-aventurados vós os pobres, porque vosso é o reino de Deus”
    E sobre a vida, no salmo 100 versículo 3 diz:Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.Já vi muitos casos de mulheres que praticaram aborto e posteriormente, sofreram castigo, devido ao seu ato consciente.

  • Nayara

    Por pura ignorância e religiosidade, o Brasil mantém hoje a lei contra o aborto, mas como o próprio titulo do post já diz “Aborto Crime contra quem?” . Entidades religiosas querem praticamente obrigar as pessoas a terem filhos, pois além de serem contra o aborto, ainda não apóiam o uso de métodos anticoncepcionais. Mas é o futuro daquela criança que está em jogo. Se o aborto fosse legalmente aprovado, nossas cadeias não estariam tão cheias e nosso índice de violência seria bem menor.

  • Carolina

    Varias pessoas do nosso país não tem uma família estruturada, por isso muitas mulheres acabam optando pelo aborto.
    Eu sou a favor do aborto porque num lar sem estrutura, baixa situação econômica, sem informação não há condições de criar uma criança quanto mais leva-lá a salvação.

    Fique com Deus.

  • Gabriella Fabrini- Brasília

    Eu sou a favor, somente no caso de estupro ou risco de vida à mulher, mas caso contrário não..
    E isso é um problema grave, no qual o Estado e os órgãos públicos não dão a menor importância !!
    Deus não é o responsável, as mulheres que devem se prevenir, não tem condições de ter filhos, não tenha !!!

    Na Fé ..

  • Flavia

    Não sou contra e nem a favor do aborto!Eu acredito que te que ser feito uma politica de saúde,Onde a mulher possa se consultar com um ginecologista,fazer exames preventivos,participar de palestras sobre estes assuntos… o q me deixa irada é “crente” criticando ao extremo,qndo o mesmo mente,adultera,furta,e outras coisas mais e diz q aborto é pecado!
    …não julgues para ñ ser julgado…!Uma coisa é ter uma opinião contraria outra é querer desmoralizar quem é a favor!

  • Ana Beatriz

    Isso é característico de um país religioso que priva a liberdade do ser humano e o impõe a uma “moralidade” abusiva e irreal.
    Infelizmente falta muito para que os nossos governantes ultrapassarem as barreiras colocadas pela religião. Enquanto isso, nosso povo sofre!

    Que Deus o abençoe bispo!

  • Armando

    Não sou contra o aborto e nem a favor, é lógico que se eu for orientar alguém, vou dizer-lhe a respeito do autor da vida que é DEUS, pois está escrito.
    “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei…” Jr 1.5
    Vou deixar a pessoa tomar a decisão, momento como este é muito pessoal. Creio que sou a imagem e semelhança de Deus, e que antes de ser formado no ventre materno, fui escolhido para ser o que hoje sou.
    Obrigado mãe, pela vida.

  • Davi Sales

    O ABORTO É CRIME CONTRA O SER HUMANO SIM.
    ACHO QUE ESSE ASSUNTO NEM DEVERIA SER DISCUTIDO POR CRISTÃO, POIS JESUS MANDA AMAR O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.
    E CRISTÃO VERDADEIRO É SEMPRE A FAVOR DA VIDA. MUITAS PASSAGENS NA BIBLIA DEUS FALA QUE MUITOS HOMENS DE DEUS FOI ESCOLHIDO DESDE O VENTRE.
    QUEM SOMOS PARA MUDAR O PLANO DE DEUS, SE ELE PERMITIR UM NASCIMENTO NÃO IMPORTANDO AS CONDIÇÕES É PORQUE ELE TEM UM PROPÓSITO.

  • Dayana Girão

    E a cada ano mais e mais mulheres se submetem ao aborto em condições precárias com risco de infecção por intrumentos considerados inadequados.
    Com a legalização do aborto as mulheres que se submetem a isso teriam a condição de fazerem isso em um local apropriado..
    legalizando ou não o aborto essas mulheres continuaram a fazer tal prática, mas se fosse legalizado diminuiriam os riscos a sua saúde!

    Um abraço, Bispo*

  • Moises Delgado

    Crime contra a vida, respondendo a pergunta da médica, a Constituição Federal de 1988 é bem claro em resguardar como bem maior a vida, e nessa esteira não se pode falar em autorizar aborto, seria o memso que virar as costa a um problema social de gravidez, não seria melhor distribuir politicas sociais de inclusão do que ceifar uma vida que está prester a vir para nosso meio? Aborto é sim crime, e como tal deve , ser punido, até porque há uma grande reprovação social.

  • Márcio Prado

    Ser a favor da descriminalização do aborto não quer dizer ser a favor do aborto, acredito que ninguém sendo cristão aconselhe alguém a realizar este procedimento, pois deve ser muito doloroso para uma mulher tomar esta decisão. Mas acredito na liberdade de decisão, e quem julga é Deus. Jesus nos disse que que não veio para julgar, pois se devemos ter a mente de Cristo então não devemos julgar ninguém, devemos orar por estas mães para serem livres de todo o mal!

  • Wilson

    O DIABO COM SUA ASTÚCIA, USANDO OS PROFETAS DE VENTO, TENTA ASSOCIAR O ABORTO À MORTE DE CRIANÇINHAS, À ESPIRITUALIDADE, A DEUS. CRIANÇA NASCE PORQUE ADULTOS FAZEM SEXO, E O QUE DEUS TEM A VER C/ ISSO?
    E NESSE ERA DE SEXO BANALIZADO, CRIANÇAS NAS RUAS AS PENCAS PEDINDO ESMOLA, CUJO FUTURO SERÁ A MARGINALIDADE. A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO VAI FREAR OS PLANOS DO INFERNO, É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA, TOTALMENTE FORA DA ESFERA RELIGIOSA, ACORDA CRISTÃOS – NÃO CAIAM NA CILADA DO MAL.

  • Cassia

    Eu mesma nasci de uma mulher pobre que não tinha condições financeiras, nem psicológicas de ter nenhum filho.

    Apesar q vcs apoiam a morte de alguém como eu, mas eu estou feliz de estar viva.

    Ela fez outros vários abortos e isso não mudou em nada a vida dela p/ melhor.
    Justiça social teria sido dar a ela e a outras como ela educação e acesso a meios contraceptivos.

    O aborto é uma mentira
    O aborto é crime contra quem?
    Contra um ser humano.

    Como disse, eu não queria morrer

  • Morgana Rossi- Belém/Pará

    Boa noite bispo,
    Essa problemática social realmente causa muita revolta! A proibição do aborto na minha opinião é crime contra a mãe, quando esta precisa se submeter a alternativas desumanas para fazer o que os hospitais deveriam fazer e é também crime contra as crianças nos casos em que o feto consegue sobreviver e nasce, vivendo sem nenhuma condição, na pobreza ou no desprezo sendo este mais um a fazer parte da estatística do crime, das drogas ou dos órfãos nas casas de apoio!

  • Regina Idelmar Uchoa Jorge

    Olá Bispo é complicado, aliás aqui no Brasil quase tudo é complicado.
    Fazem do País um País ignorante e sem imformação, não são só as mulheres que são mal informadas em termos de gerar filhos sem condições de criá-los, mas o Brasil e alguns Países do mundo só complicam essa situação, só Deus no controle viu.
    Fika com Cristo Jesus, Bispo.

  • Fabiana

    Não importa qual dos motivos que levou a mulher a praticar o aborto, as pessoas não tem direito de julgar e criticar, principalmente da área da saúde que está ali pelo bem do paciente.

  • rose.f

    Infelizmente, toda vez que se levanta esta questão, vem aquele discurso de sempre , ” melhor é prevenção”, tbem acho! mas isso não ocorre! pois falta informação, educação e um pouco de inteligência tbem.
    E quanto mais crianças sem planejamento vierem ao mundo, menos educação, menos informação , mais criminalidade etc…
    Mas esta falta educação e informação, sempre interessa a algumas pessoas, quanto mais ignorante , mais fácil de ser manipulado.

  • Carlos

    Estamos falando de vida! Mais o que garante que essa criança vai ter uma família digna , uma vida digna de ser vivida. Eu por exemplo, não acusaria minha mãe se ela me abortasse,porque pra viver essa merda de vida limitada e melhor nem ter nascido, sofrer de ver todos ao seu redor tendo as coisas e você nunca poder por condições financeiras precárias da sua família.Antes um aborto, do que um ser humano frustrado

  • Carla

    Falar sobre esse tema é complicado.
    Falar sobre o risco p/ mãe e bebe td bem,sobre planejamnto familiar td bem também,td isso é discutível. Agora ñ me venham falar sobre realizar 1 aborto pq uma criança vai nascer deficiente físico ou mental, isso é ignorância, discriminação,sou fisioterapeuta e trabalho c/ crianças maravilhosas e HUMANAS c/ deficiências mentais e físicas, ñ admito q se fale em abortar 1 ser apenas por sua deficiência, isso é c/ certeza desumano, preconceituoso, anticristão com certeza!

  • Flávia Branches

    Boa Tarde Bispo
    Esse ainda é um assunto muito polêmico, devemos pensar em quantas mulheres perderam a vida por praticarem aborto inadequadamente, o número é muito grande.

  • Severina Ramos Paz

    Cada pessoa pensa como quer ,pois eu confesso sou contra ao aborto, o ser humano indefeso que se gera dentro de uma pessoa não tem culpa nenhuma da safadeza da mãe e do pai,em vez de matar seres inocente que nem chegou a nascer, é melhor criar um projeto de histerectomia e vasectomia para mulheres e homens que usam drogas e os que não usam drogas, mas são inresponsaveis, e tambem os homens que querem dar uma de machões e só querem fazer filhos, mas não tem coragem de trabalharem para mante-los.

  • Daniele

    Bispo, moro ao lado de uma jovem senhora evangélica, que pela quarta vez seguida está grávida, e isso não porque queira uma grande família ou porque ame tanto as crianças, mas pelo simples fato de que não pode tomar remédios anticoncepcionais “a igreja não permite”. Mais ou menos oito meses deu á luz uma menina e já espera por outro bebê. E isso não é o mais espantoso não, esta quando soube que estava grávida, jogou sua bíblia no lixo e depositou a culpa em Deus.

  • José Crispino

    Fico irritado qdo falam em planej. familiar, pilula, vasectomia, laqueadura, política mais justa, medida de prevenção, etc, etc… Vcs já foram nas periferias das cidades? Vcs conhecem as crianças que são forçadas a trabalhar no sexo pelos pais? E as que são vendidas a troco de banana? Vcs sabem o que se passa nos lugares onde nem o gov. tem coragem de entrar? Pois é, vão lá pra conferir se essa gente tem qq acesso a cidadania, gente insana!!!!

  • Bruna

    Bispo,
    De que adianta uma criança nascer, se for para sofrer como uma familia que conheci que estavam todos nos vicios, prostituição e doentes, os evangelizei, mas não aceitaram JESUS, 2 membros da familia ja morreram e com certeza foram para o inferno, devido a incredulidade. Antes não tivessem nascido, porque alem de sofrerem tanto quanto sofreram em vida, morrerm e ainda vão para o inferno. Acho que certos lideres religiosos preferem o inferno lotado, do que um aborto… Quanta hipocrisia!!

  • Edson

    Boa tarde. E olha que aqui não estão nem considerando os casos em que a mulher faz ultrassonografia e tem a informação que o filho nascerá com graves problemas mentais ou fisicos. O que faria ? Deixaria vir ao mundo pra sofrer mais ainda ? Por isso cada caso tem que ser analisado pela mulher.

  • Juliana

    Acredito que a mulher tem o direito de escolher o que é melhor para sí, por isso existem métodos contraceptivos, que são distribuidos gratuitamente na rede de saúde pública. O que não é justo é um ser indefeso pagar pelas escolhas erradas da mulher. Em vez de descriminalizar o aborto, o certo seria ensinar para as pessoas mais carentes a terem planejamento familiar.

  • José Neto

    Ora, fico chocado esse tema no blog do Bispo Macedo.
    Ora, uma pessoa que se diz religiosa e sabe da importânica da VIDA, não deveria ter esse pensamento.
    Tenho um pensamento que deveria ter um planejamento familiar, com acesso as medidas de prevensão como por exemplo a vasectomia.
    Não temos que MATAR uma vida, uma criança, um feto.
    Que Deus ilumine os pensamentos para não permitir que mate as futuras crianças.

  • Gislene dos Santos

    Tem gente que nao entendeu ainda, acho até que a doutora Eunice deveria esclarecer melhor sobre o feto. É criança ou nao? Na minha opiniao, ninguem tá matando criançinha quando faz um aborto.

  • Gabriel Santos

    Quem tem que decidir se continua ou para é a mulher, os que ficam filosofando a respeito de algo pessoal como o Aborto, deveriam se colocar no lugar daquelas que sofrem toda sorte de dores, no corpo e na alma, devido a hipocresia da sociedade.

  • Fernanda Randel

    Não devemos ser hipócritas e fechar os nossos olhos para o que acontece, pois quantas mulheres morrem por falta de um atendimento adequado.

  • Elaine

    Não sei pq esse assunto se torna tão polêmico nos dias de hoje .
    Se a mulher conquistou o direito de tantas coisas na sociedade, pq não teria o direito sobre seu proprio corpo ?
    Só não pode virar festa, igual a pílula do dia seguinte…

  • Cecilia

    Para mim não tem justificativa para um aborto,a não ser em em caso de morte da mãe ,fora isso a mulher sabe muito bem responder pelos seus atos; que a criança não pode pagar pelos atos da sua mãe.
    E a mulher q faz um aborto por conta propria e sofre, ela procurou então vai sofrer pelos seus atos

  • Aline Dantas

    Sou a favor de que cada pessoa tenha o direito de decidir o que é melhor para si, já que Deus não nos privou do livre arbítrio porque os homens deveriam faze-lo?

  • Luciane Furtado de Miranda -MG

    Deus respeita o livre arbítrio do ser humano, cada um análise a si mesmo, o que eu não desejo para mim também não vou desejar para uma criança indefesa, tudo tem que ser pesado na balança.
    Ninguém tem o direito de interferir numa situação que é desconfortante tanto para a criança quanto para a mãe.
    Cada um resolva sua vida inteligentemente.

  • Josue Viana

    Ao se deparar com um aborto as pessoas se preocupam apenas em condenar a respectiva mãe, não querem ao mínimo saber o motivo. Mas isso é normal, o homem é assim mesmo. As pessoas querem é julgar, basta lembrar da mulher que seria apedrejada.

  • Marcos Paulo

    Alguns vizinhos meus falam que isso é o maior pecado, mas colocar uma criança no mundo pra passar necessidade não é? Passar muitas das vezes humilhações; privações, sem falar que muitos bebês não são bem vindos, eu mesmo tenho 4 irmãos, minha mãe vive dentro de um quarto com eles, se ela tivesse tomado atitudes necessárias isso não aconteceria, hoje para criticar o aborto tem muitos, mas veja se esses muitos ajudam a ela ou outras mulheres que passam a mesma situação.

  • Ana Kelly

    Há algun tempo atrás eu era totalmente contra o aborto, porém eu estava vendo um lado da história apenas. Não cabe a nós julgar se é certo ou não. Não sabemos os motivos que essa mãe está se submetendo, talvez ela apensa não quer que tenha uma filho para ter uma vida miseravél no mundo. O mundo jaz do maligno, portanto para que queremos mais um inocente neste mundo cruel.
    Agora não sei se sou contra ou a favor… só sei de uma coisa que não podemos acusar, julgar ou desprezar ninguém.

  • Ana Lúcia Sesso - Santana

    Bispo Macedo, como eleitora o que posso fazer sobre o assunto é escolher bem meus candidatos. Como cidadã, minha ação é restrita porque o assunto é considerado tabu pela maioria das rodas de conversa. Porém, como evangelista, sou obrigada a acolher e orientar as famílias que estão atravessando uma situação tão delicada quanto a notícia de que há um indivíduo, sendo gerado, que pode vir a ser um peso. Para evitar ainda mais condenação, que Deus tenha misericórdia de quem ainda não consegue ver.

  • Guilherme

    A igreja católica fede! Eles que ficam por detras dessa hipocrisia e impedem leis mais decentes ao povo! quantos antigos conventos foram encontrados com fetos resultado de abortos clandestinos de provavéis freiras? casos de pedofilia? etc.
    Mais uma vez repito. A igreja católica fede!

  • Rodrigo

    Sou a favor do aborto em caso de estupro e risco de vida para a mulher, mas em outros casos não sou a favor, pois a partir do momento em que há fecundação surge um novo ser humano. Imagine se a mãe de Isaac Newton resolvesse abortar porque o filho não foi planejado. Não é justo sacrificar uma vida por imprudência dos “pais”. O feto não é prolongamento do corpo feminino. É melhor prevenir do que remediar. Apologia ao aborto incentiva a libertinagem que infelizmente faz parte de nossa sociedade.

  • Cheila

    Eu concordo com a postagem abaixo! Disse tudo!

    “Por: Fabio Carlos 21 de dezembro de 2010 às 22:32 4
    Uma pergunta nisso tudo, por que ela não usou algum método anticonceptivo? Exatamente por que ela ou elas são pobres e afro-descendentes? Ou será, por que falta informação, educação? É bem mais fácil liberar o aborto do que oferecer educação e oportunidades para todos. É um problema social mas acredito que o problema é bem mais embaixo do que simplesmente liberar o aborto.”

  • Juliana Karine

    Bispo,

    O aborto deve ser considerado, como um aspecto á ser refletido pela sociedade. Visto que é fácil condenarmos sem entendermos antes o que de fato e verdade acontece com as mulheres que são submetidas a esta prática. A realidade dos fatos vai além do que realmente nos é apresentado apenas em jornais e revistas.

    Na Fé,

    Juliana Karine de Barros
    Fortaleza/Ce

  • Marina Picarelli

    Hoje a realidade do país é contraditória, ouvimos muitos politicos dizerem uma coisa e praticarem outra, temos que pedir a DEUS pra que a nossa sociedade amadureça,pra darmos condições melhores de vida aos pobres não só financeiramente + principalmente espiritualmente.

  • Edson

    Paz a todos, gostaria que o Natanael Borges, explicasse onde começa a vida, se não é na concepção, onde é ? Então quando Deus escolhe alguém no vente, ele escolhe uma “coisa”, afinal não tem vida…Talvez se sua mãe tivesse pensado assim, sua opinião seria diferente, agora que você nasceu fica fácil, dizer que outros não tem o mesmo direito que você teve.

  • Natanael Borges

    Deus deixou o livre arbitrio, na biblia não fala se há vida na concepção do feto, portanto o aborto não fere nada principios biblicos. Se querem evitar essa enxurrada de abortos clandestinos, deveria ter um controle de natalidade maciço mundial, pois breve irá faltar todo tipo de recursos pra sustentar a humanidade, e virá a guerra, com todo tipo de bombas, como meio de sobrevivência, que pra mim é muito mais cruel.

  • Almir Bonfim

    Bom dia, quero deixar uma reflexão sobre o aborto.
    Há quem ache normal fazer tal ato, e há quem ache um absurdo tal coisa, o que devemos levar em conta é que estamos lidando com um animal que vc não querendo vai e interrompe o seu nascimento. O que as mulheres deveriam fazer é prevenir, se cuidar pra não engravidar e se caso isso acontecer, não tirar a vida dessa criança que está vindo, ou mesmo que vc não tenha condição de criar, não tire a vida, melhor que vc doe a uma família do que matá-lo! Pense nisso

  • Robson Santos

    Eu acho lamentável que se apoie o aborto, salvo algumas exceções, como uma forma de acabar com o sofrimento das mulheres. Não sou favorável ao comportamento de maus tratos descritos nesta postagem, mas também não acho a melhor solução a legalização. É um crime contra um ser indefeso. O que fazer, sem hipocrisia religiosa ou moral, é um verdadeiro planejamento familiar, que esse governo tem obrigação moral. Chamar a responsabilidade o homem, e quando menores chamar a responsabilidade os pais.

  • Elaine Santos

    A verdade é que existe uma hipocrisia por parte daqueles que se dizem contra o aborto. Quero ver se uma filha, uma parente bem próximo sofresse de estupro se não iria querer que ela abortasse. É fácil se dizer contra, quando o problema não é com ele.

  • Marcos de Alcantara -Palmas/TO

    Proponho um exercício de imaginação:

    Imagine-se como Presidente da República. Um dia adentra a sala presidencial o Ministro da Saúde de posse de dados que indicam a realização anual de mais de 1 milhão de abortos de forma clandestina que coloca em risco a saúde da mulher.

    Nesta hipótese você tem 2 opções:

    A) Luta para descriminalizar o aborto para que o Estado possa amparar essas mulheres;

    B) Ignora os dados (Isso equivale a dizer: Não estou nem aí pra essas mulheres).

    A mim fica claro que a opção pela 2ª alternativa trata-se de hipocrisia!

    Particularmente, eu não daria anuência a um aborto que me tenha relação. Mas, defendo que o Estado ampare os que optam pelo aborto.

    Negar assistência a mulheres que queiram abortar pelo fato delas terem engravidado “sem pensar” seria o mesmo que negar assistência ao dependente quimico, ou por acaso o vício não decorreu da vontade do viciado?

    Vejo que impera a hipocrisia.

  • Carla Priscilla

    Bom Dia,
    é triste a situação em que muitas mulheres se encontram. Devemos pensar em conjunto para que tantas que sofrem com este tipo de comportamento não o sofram mais.
    Fortaleza/Ceará

  • Alessandra

    Poxa como é doloroso ver as pessoas passando por esse tipo de situação!
    De que adianta deixar uma criança nascer para passar por tantas humilhações nesse mundo tão sofrido.
    Por isso deve-se pensar muito a esse respeito!

    Na fé

  • Isabela

    É muita hipocrisia mesmo!
    Quem é contra o aborto diz q defende a vida.
    E a vida das mulheres pobres q morrem tentando abortar?
    E as crianças q nascem sem pai, sem condição de ter um futuro digno, que vida têm?
    A única vida q importa ao hipócrita é a sua própria vida, não a do próximo, sem educação, sem dinheiro, sem nada.
    Já q pensam assim, que deixem cada um cuidar da sua vida, dando o direito para a mulher decidir!

  • Fábio Silva

    É irritante ver alguns religiosos, defenderem com todas as forças um ser que sequer está formado e desprezam completamente a vida de um ser humano aflito e angustiado, que chega ao ponto de pôr em risco a vida em clínicas clandestinas num ato de desespero.

    Jesus disse ter vindo não para os sãos, e sim para os doentes! E quem está doente ai no caso não é a mulher? Obrigar essa mulher a ter um filho sem a mínima condição psicológica física ou financeira não é o mesmo que apedrejá-la?

  • Carlos

    Sou contra o aborto

  • Fabiana

    Não haverá respeito, os jovens onde acredito estar em jogo muito além da disputa entre as potências religiosas. E sim o real motivo de ser optar por um aborto,um jovem inconseqüente que não se cuida, e acaba engravidando simplesmente dizer que não quer ter o filho,pois ainda não esta pronta, isso sim acredito um real crime, não seria ela obrigada a aguentar as conseqüências de seus atos, e assumir suas responsabilidades…..
    Mas já se torna diferente,quando tal acontecimento são por formas violência.aborto crime contra os jovens que agora vão acha que é só engravidar e abortar……….

  • Madeline

    A liberação do aborto iria diminuir e muito o sofrimento de muitas crianças da nossa sociedade, pois uma criança que nasce numa família sem estrutura ou por causa de uma noite de muita bebedeira, qual será o futuro que aguarda essa criança? Com certeza ela será o criminoso de amanhã, a sociedade precisa abrir os olhos para essa verdade.

  • Filipe (Vitoria Es)

    Teria q ser legalizado, isso só aumenta o índice de pessoas drogadas, prostituições , furtos e todos os males já existentes nesse mundo, serão crianças hoje abandonadas nas ruas e amanhã um grande perigo para toda sociedade, então vem a questão do fato do Brasil ter um índice imenso de marginalidade .

  • Evelyn

    Bom todas as pessoas tem o direito de escolha,mesmo não sendo muito aceita na opinião da maioria das pessoas,a liberação do aborto é simplesmente o direito da MULHER!!!

    Evelyn…João Dias

  • Ana Luiza Viegas

    O aborto deve ser tratado não como um motivo de discriminação, mas como um propulsor para reflexão. Como a médica falou, é fácil condenarmos sem entendermos o que acontece com as mulheres que se submetem a essa prática. Por isso, pensemos antes de agirmos!!!

  • Wallas Colombo

    O triste é que na realidade a grande maioria que condena o aborto nem se importa com o futuro da criança que nascerá ou não. Se cada hipócrita desse país levasse para casa uma criança de rua nós teriamos que importar crianças.

  • Vera Smith

    A realidade é essa, as pessoas aprovando ou não, os abortos acontecem e vão continuar ocorrendo, de uma forma clandestina, em clínicas para quem pode pagar ou de outras maneiras conforme a Dra. Eunice descreveu. No entanto o que domina o pensamento da sociedade é infelizmente o falso moralismo proveniente principalmente do catolicismo.Atualmente a maioria dos evangélicos, que mais parecem os novos católicos, são os que mais julgam e condenam. Deveriam ao menos respeitar o livre arbítrio.

  • Fabio Carlos

    Uma pergunta nisso tudo, por que ela não usou algum método anticonceptivo? Exatamente por que ela ou elas são pobres e afro-descendentes? Ou será, por que falta informação, educação? É bem mais fácil liberar o aborto do que oferecer educação e oportunidades para todos. É um problema social mas acredito que o problema é bem mais embaixo do que simplesmente liberar o aborto.

  • João Ferreira ( S. Mateus Esp. Santo)

    É verdade o fato que a pobreza beneficia uma pequena classe, por isso essa mesma classe luta com unhas e dentes para continuar sendo vitoriosa, agindo com sentimento , emoção e o coração na frente de tudo isso, não sei até quando eles vão continuar vivendo esse mesmo pensamento.
    Abraço a todos,
    na fé

  • Vivine de Oliveira

    Realmente a questão do aborto é muito complexa e deve ser cuidadosamente repensada pelos nossos governantes. E nós que somos cristãs devemos rever os nossos conceito levando sempre para o lado da fé inteligente.

    Deus abençoe.

  • Josi Diniz

    Mesmo o mundo tendo evoluido, e hoje as mulheres estando em outro patamar, a sociedade continua muitas das vezes com o mesmo pensamento mesquinha e egoista, pensando em si, as mulhere ainda são julgadas, discriminadas, isto pela mesma sociedade que se diz ter evoluido, mas so de boca, pois seu pensamento continua egocentrico como sempre!!

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: