Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

Algumas pessoas têm questionado  minha  posição quanto à descriminalização do aborto. Um dos argumentos mais citados é quanto ao mandamento “não matarás”.  Mas, me parece que o engano está na compreensão da totalidade do significado do termo “matar”.

O dicionário Houaiss, entre as várias definições que apresenta para este verbo, diz: “causar grande prejuízo ou dano a; arruinar.” E também: “causar sofrimento a; mortificar, afligir; ferir.” Vemos, com isso, que matar não é somente tirar a vida de alguém, mas também praticar qualquer ato que impeça que alguém tenha vida com qualidade, dignidade, felicidade.

Permitir que uma criança indesejada venha ao mundo em uma família desestruturada, sem condições de lhe oferecer uma vida minimamente digna, expondo-a à violência, maus tratos, perda da autoestima e tantas outras mazelas, não significa dar um ser à luz, mas sim condená-lo à morte; uma morte social e psicológica, que vai gerar a pior de todas as mortes: A ESPIRITUAL.

As crianças que andam pelas ruas, entregues à própria sorte, não nasceram; elas foram jogadas no mundo, como fruto da inconsequência e irresponsabilidade de adultos despreparados, muitos deles que apenas repetem a história de abandono e omissão da qual também foram vítimas.

Estas crianças, primeiro são odiadas por seus genitores e depois passam a ser odiadas pela sociedade. A mesma sociedade que levanta a bandeira do direito à vida é capaz de virar o rosto em atitude de asco, e atravessar a rua para não passar perto de um menor indigente estirado no chão, cheirando a fezes e urina. O nome disso é hipocrisia.

Os que gostam de apontar pecados, precisam ver que o erro não está em interromper uma gravidez indesejada, mas está antes: na banalização do sexo, na desinformação, nos inúmeros fatores que levam um casal a se relacionar e gerar um filho com o mesmo descompromisso com que encaram a própria vida.

Não estamos fazendo apologia do aborto; estamos dizendo “não” à hipocrisia. As mulheres não deixam de abortar porque isso é um ato ilegal. A decisão de interromper uma gravidez tem como motivo principal o fato de ela não ser desejada, causada por fatores que vão desde uma noite de loucura até violência sexual. Se esta decisão for tomada, ela será levada a cabo, independentemente de sua legalidade, em clínicas clandestinas, que podem levar estas mulheres à morte, mutilação ou sequelas de procedimentos mal realizados.

A legalidade do aborto permite que estas mulheres possam ser atendidas clinicamente da maneira que procede, e não coloquem sua vida em risco. Isso é direito à vida.

A legalidade do aborto evita que crianças inocentes venham ao mundo para sofrer e ter uma vida miserável.

A legalidade do aborto evita a clandestinidade dos procedimentos cirúrgicos.

Uma mulher que deseja interromper uma gravidez, seja pelo motivo que for, não é uma criminosa, é um ser humano em aflição, que precisa ser acolhido, amado, orientado e não condenado. É este o papel que a IURD tem realizado como Igreja.

A todas as pessoas que olham para estas mulheres com ódio e intolerância, achando que com isso estão agradando a Deus, fica esta Palavra: Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. I João 3:15

Leia também:

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • miguel arcanjo de souza

    Deus apresentou ao rei Herodes 2 caminhos: a matança dos inocentes ou deixar para lá o medo de perder a coroa ao menino Jesus, que jamais representou ameaça a ele e a seu reinado. Certamente este rei amarga hoje o fogo do inferno! A nós, hoje, também são apresentados 2 caminhos: legalizar o aborto ou buscarmos todos juntos outra alternativa! Mas é muito difícil? Sim, mas nunca poderemos dizer que Deus não nos deu inteligência para esta busca.
    Por alarmante que seja o número de abortos clandestinos, um erro não justifica o outro. Herodes não conhecia a palavra de Deus, e quem a conhece e apoia esta barbaridade é pior do que Herodes! O sangue inocente dos abortados já clama à Deus por justiça e ainda querem legalizar? A vida só Deus pode dar e tirar.

  • vivian carvalho

    Como eu o admiro Bispo!!! pela sua coragem e lucidez, fico me perguntando o que teria acontecido à minha fé se não tivesse encontrado um lugar como a IURD, a hipocrisia é o pior fermento no meio da comunidade evangélica por isso tantos não se firmam, pois antes de aprenderem o valor da sinceridade para com Deus aprendem a dissimular e manter uma aparência de santidade, louvar a Deus não é entoar canções,mas amar o próximo e neste texto o Sr. dá o exemplo.

  • JESSICA

    Concordo com o aborto em estrupo concerteza ou quando a criança nascera com problemas celebrais ou graves e tal…as pessoas são muiito severas nesse assuunto.Mais eu pergunto qual mulher teria condições morais financeiras e piscicologicas para criar uma criança cujo a mãe foi vitima de estrupo…NINGUÉM Na fé!!

  • Ebson damasceno

    CONCORDO PLENAMENTE….BISPO SÓ DEUS PRA LHE DAR ESSA SABEDORIA……..

  • FRANCISCO PEREIRA -TURVO SC

    BISPO,CONCORDO E COM TODO O RESPEITO FAÇO DESTAS PALAVRAS AS MINHAS PALAVRAS.ISSO E A FÉ INTELIGENTE.FIQUE COM DEUS O SENHOR E A SUA FAMILIA.

  • Cris.

    Eu tive a infelicidade de fazer um aborto,
    Ãbortei, eu sempre dizia que nunca ia fazer isso…. mas acabou que esse dia infelizmente chegou,
    Sou casada, e vivia uma vida infernal com meu marido, e ainda vivo. Então comecei a trabalhar e me envolvi com um cara, Meu esposo descobriu a traição. iamos nos separar, e então ele resolveu me perdoar, disse que me amava e que iamos ser felizesm ele ia mudar e tals…. realmente, ele tinha mudado, tava me dando mas atenção, mas amor, carinho… então, deixei o outro rapaz, p ser feliz com meu marido. Então, descobri que estava grávida, fiquei desesperada, falei para o rapaz e disse que eu queria o remedio para abortar. Então abortei, e fui parar no hospital, meu marido descobriu da gravidez, tudo mudou de novo. Eu disse para ele que eu estava gravida mas nao sabia, e que tinha perdido. Ele nao acreditou muito, ele dizia q eu tinha abortado pq nao era dele, eu neguei. Hoje ele ta comigo, mas a nossa vida é infernal.
    Creio que Deus me perdou, Mas sei que o que fiz nao foi certo.

  • Silvana

    Eu, confesso que nunca tinha visto o “aborto” com essa leitura e sim de uma forma já estabelecida, da forma comum que a maioria pensa, no entanto, concordo com esse pensamento, antes um aborto do que uma vida desgraçada em que a sociedade de aborta em doses homeopáticas, onde o sofrimento do aborto se prolonga por toda a vida.

  • Renata Moris

    Bispo Macedo tenho um sugestão melhor. Por que que todas as libertas e ricas da igreja universal não pega as criancças que estão sofrendo, se cada um membro empresário da universal fizer isto acaba este problema, e não precisará fazer aborto é só os empresário libertos adotarem.

  • Maria livanete leite

    vida ! acho que muitos nao sabem o significado desta palavra,ser abandonado, passar fome, frio, mais tem que nascer, hipócritas vida é o contrário de tudo isso, concordo com o bispo.

  • marli de paulinia

    bispo amo seu blog e tenho pessoas que eu preciso mandar essas suas mensagens mas noa consigo mandar via email,toda hora que digito essas letras ai pra mandar da erro na colcaçao das çetras coloca dez vezes mas nao vai .m e diga como façço para manda suas mensagens via email pras pessoas.ond estou errando

  • ana carolina

    “a Bíblia ensina que é melhor um aborto do que viver cem anos e ir para o inferno”.
    Querida Joselí,se isto está escrito na Biblia Sagrada mostra-nos onde…só se for na biblia do diabo filha.Deus e Jesus Cristo JAMAIS ensinariam isto á Seus filhos.
    O que vc disse agora foi uma grande barbaridade contra Nosso Pai Celeste,uma grande infâmia.Vai estudar as escrituras melhor e parar de só escutar o que os pastores dizem por ai e acreditar nas palavras de pessoas que tb erram achando q é de Deus.

  • Joseli Sanches

    Concordo com o bp Macedo porque a Bíblia ensina que é melhor um aborto do que viver cem anos e ir para o inferno. Jesus disse é melhor entrar sem um olho no céu do que ter o corpo perfeito no inferno. Ou seja, é melhor abortar a substância informe do que deixá-la viver e, no final, ir para o inferno.
    Questão de fé e inteligência.

  • Juceli Santiago

    Bispo admiro o senhor e o seu trabalho, mas confesso que fiquei decepcionada com a sua posição diante deste tema.
    Sou a favor dos contraceptivos, e de toda forma de se evitar a gravidez, mas a partir do momento que a pessoas está grávida, então ela tem que assumir. Maus tratos sempre vão existir, e cabe ao Estado defender estas crianças. Mas entre maus tratos e aborto não existe diferença.
    Agora nós, como cristãos, devemos nos posicionar contra a legalização de todo tipo de pecado.

  • CAILANE

    Não concordo com o Aborto
    E um ato de extrema covardia e falta de carater humano,
    Nós dias de hoje so ñ cria um filho quem ñ tem amor a vida, pois Deus Abomina esse ato contra uma vida que ñ tem o direito de se defender afavor de se..
    Nada justifica retirar uma vida que esta sendo gerada com um ato tão simples e tão mágico que Deus preparou com tanta perfeição e amor..
    Quem inpede uma vida deve e vai prestar contas com Deus isso serve para todos que são afavor de um ato tão indigno ..

  • tamires lucas de lima

    Eu sou a favor do aborto;porque eu sei o que é viver sem um pai e uma mãe por perto.Creio eu que é melhor abortar do que deixar a criança jogada por ai;assim como não tiveram responsabilidade para se proteger na hora da relação sexual;não terão responsabilidade para cuidar dessa criança.O problema das passoas é levar tudo na brincadeira;elas acham que Deus que premitiu essa criança nascer sendo que ela é fruto de uma relação sexual.TUDO É UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA.

  • Olivia Selma

    Desculpe, mas sou contra o aborto. Já abortei e arrependi amargamente, já presenciei um e ouvi o nenem gemendo na hora que estava sendo sugado. Sou a favor que as pessoas recebam Cristo, e possam ser livres desse peso medonho, que é assassinar um inocente indefeso. Quem verdadeiramente é Cristão, está neste Planeta pra dar Vida a todos os cativos e oprimidos…

  • Indiamara Dedomenico

    Quem garante que a “mãezinha” gravida que teve relações porque consentia está preocupada com a futura criança? Será que ela não está preocupada consigo mesma?No tempo da vinha vovó a mulher não tinha escapatória, falo das casadas, os filhos vinham conforme a natureza permitia, mas nos dias de hoje com tanta informação engravidar e se fazer de coitada, principalmente as solteiras, me parece uma hipocrisia bem maior do que se ela fosse um pouco mais responsável e evitasse toda essa matança.

  • Ilane Palmeira

    Bispo, boa tarde, concordo com a opinião do Bp. Guaraci, e vou justificá-las com meu ponto de vista: agora todos que forem contra o aborto são hipócritas? o fato da criança está jogada nas ruas na pior situação, não justifica o aborto; será um prato predileto para os inrresponáveis, esqueceu de tomar a pírula, o casal brigou feio e se separou; ah! não tem problema, é só abortar, inves dessa lei, que seja outra: como realizar lacadura, se eu fosse vereadora faria meu primeiro projeto, aborto não

  • LEONARDO FLORENCIO PEREIRA

    Tenho experiência com o aborto, assim como muitos, desde o meu próprio nascimento, absolutamente indesejado diante das circunstâncias de extrema pobreza e de absoluta reprovação moral na sociedade retrógrada da época, mas não finalizado como aborto nos últimos minutos; assim como da minha própria irmã, abandonada diante da notícia da gravidez e junto com quem fui morar numa favela para sustentá-la e ao meu sobrinho, que cresce e é nossa maior esperança.

    Superação e vida renovação: Jesus Cristo

  • Ivete Camargo

    É um assunto muito discutido,mas não está em nossas mãos julgar alguém. Cada pessoa têm sua sentença.Quem cultiva sua fé sabe que uns a têm morta outros a têm viva e uns ainda nem sabem o que é ter fé.É por esse motivo que a gravidez no caso de estupro, transmite a necessidade de se pensar no fato de que até que ponto tenho fé em meu Deus,pois ele é capaz de tirar toda mágoa, todo rancor e através e com Jesus Cristo sou capaz de perdoar,aliás Deus não dá uma cruz que não podemos carregar…

  • Nuno Joaquim

    Na minha opinião a grande questão nem é se se mata com o aborto ou não..Para mim a grande pergunta é o que será pior?Fazer um aborto mesmo que se acredite que o feto é já um ser consciente ou matar uma criança sem duvida já consciente á fome, ao frio?
    Infelizmente acredito que vivemos num mundo hipocrita em que as pessoas que estão contra o aborto mudam de ideias assim que a questão são elas ou a suas filhas, defendem a proibição do aborto mas nao fazem nada quando veem uma criança na rua..

  • Regiane

    As pessoas precisam levar a sério o planejamento familiar, se precaver na hora do sexo, acredito que a legalização do aborto auxiliaria muitas mulheres em alguns casos, entretanto também beneficiaria aquelas que ajem inconsequentemente e depois simplesmente vão abortar como se isso fosse muito normal. O que tem que haver é um cuidado, um respeito com a vida é informação, colocar uma criança no mundo e educa-lá não é tarefa simples, por isso deve ser pensada e planejada.Cada um sabe de si.

  • Erick

    Sou um grande admirador do senhor, assisto as suas pregações e vejo o quanto é grande a sua fé. Porém não vejo como ato de fé o aborto. Discordo da expressão “que crianças carentes ou de pais carentes já naceram mortas”. Ou as que estão debaixo dos viadutos estão mortas. A minha fé não permite acreditar nisso. Sou de origem humilde e venci. Muitos de origem bem mais humilde e bem precária chegou a ser até presidente da republica. A MINHA FÉ ACREDITA APENAS QUE ONDE HÁ VIDA HÁ ESPERANÇA.

  • ivone pereira

    Bispo é espirutalmente correto um cristao evangelico, em uma determinada situaçao praticar o aborto ?

  • Diego Medeiros

    Bispo sou menbro da IURD e apoio sua posição,me dói na alma,mas me dói muito mais saber que esses seres que vem ao mundo sem nehum apoio se tornarão tão certo como 2 e 2 são 4 adultos filhos do mundo e não de Deus,no caso do aborto irão para o céu e terão a eternidade ao lado do Altíssimo.Apesar de não ser adepto dessa prática ela diminuiria siginificativamente as mazelas do nosso mundo pois evitaria crianças sendo exploradas por adultos devassos,mendigos,drogas,crimes e etc.Deus o abençoe.

  • Silmara

    Bispo concordo plenamente com vc ,se a sociedade pensasse igual a vc, o mundo talvez não seria tão miserável, é horrivel ver crianças pedindo um pão e seus pais não terem pra dar, isso sim é das piores das mortes ,eu já fiz um aborto, se eu falar que me arrependi to mentindo, não faria de novo lógico, mas eu iria sofrer muito se eu tivesse vendo meu filho nessa situação devastadora que vivemos hj no dia dia

  • luis ferreira

    Prezado;
    bispo macedo.
    Gratuitamente nos tem sido dado a todo o instante a oportunidade para uma conversão 100% plena,e estes assuntos tais como o aborto são assuntos sociais pelo fato e a razão da personalidade humana ser mundana,e a consciência de cada um pode discernir o certo do errado.Os obediêntes e disciplinados dispõem de fé,e os que tem fé jamais cometem tais absurdos,porque em verdade são nascido do espirito de Deus.E tendo DEUS já criado o mundo,criou o homem e todas as criaturas.

  • Sara

    Sou atéia.Mas parabéns pelo seu posicionamento Bispo.Parabéns MESMO.
    Quem dera existissem mais religiosos como você.

  • Leonardo Veloso

    Sou ateu, mas sou obrigado a render-me e dizer: seu artigo mostrou-se muito sóbrio.

    Parabéns

  • eduardo

    ola vc que e contra o aborto começa a pegar essas crianças que estao nas ruas , nas drogas, debaixo dos viadutos , nas esquinas ,nos sinaleiros ,nos abusos sexuais, e leva para suas casas, e cuida delas .POIS ELAS JA NASCERAM MORTAS HIPOCRITRAS………….

  • Neirivan

    Bispo Edir Macedo, vendo o seu ponto de vista ao assunto , não posso ser ignorante, concordo no fato de que seja para socorrer a pessoa com problema, não que somos a favor do aborto no caso de irresponsabilidade e sim pra não aumentar o problema Social. No que tange à hipocrisia de tantos neste nosso país, pasme o senhor que existem significativo número de líderes religiosos que são hipócritas que somente pregam mais não vivem, dizem que acreditam mais fazem ao contrário. Um forte abraço.

  • Nataly Gabrielly

    Vejo o aborto como uma morte também…Pois além de tirar a vida de um criança também prejudica a mãe.
    Além disso, se uma pessoa não quer ter um filho, ou não tem condição para isso, é só ela se prevenir e ter mais atenção.
    ”Pois a criança não pede para nascer!”

  • Josemiro Cirqueira Rodriques

    Tudo é muito polêmico, mas uma grande verdade, falar é muito fácil, mas agir eles não querem.

  • Denise Andrade da Silva

    Por favor, não sejamos hipócritas como o padre que teve a cara de pau, de excomungar as pessoas que se envolveram no aborto daquela menina de 9 anos que foi estuprada, teria ela condições físicas e psicológicas de dar a luz e criar outra criança ? Chega de ficarmos aceitando ver nossas crianças sofrerem tantos abusos nas mão desses pedófilos, vamos usar uma fé inteligente não a base de emoção.

  • themis Souza

    Bispo, tudo que o senhor comentou nesta mensagem,é a realidade, não tinha visto com esse olhar ainda. Pessoas que acham errado o aborto, mas que passam longe nas ruas, por essas crianças que são desprezadas pelos pais, como pela própria sociedade que diz que elas devem viver, só por achar que se tiverem uma opiniaõ contrária, estara a favor da morte, não sendo isso verdade, mas estarão preservando a vida de mais pessoas há sofrerem por este mundo.

    Themis Souza

  • Tatiany Chaves

    Somos livres para tomarmos nossas decisões, e isso também quer dizer que arcaremos com suas consequencias. Temos quer ser conscientes com nossos atos e responsáveis com a nossa vida.

  • Maria Cristiane Neuls

    Olá bispo, através desta palavra me libertei da culpa que carregava, sofria por não saber se fiz a escolha certa.
    Deus o abençoe

  • Anonimo

    Bispo, concordo plenamente. Mas o caso não é somente o aborto. Existem pessoas q querem ter filho e depois fazem com que isso tivesse sido a pior coisa que fizeram na suas vidas. Infelizmente conheço…imagina uma mulher que conheceu a palavra de DEUS e depois de ter um filho vem o outro e depois outro e esses são maltratados pegando de mal jeito e nem ligando porque são recém nascidos. Mas a questão de aborto de tirá a vida não é boa para uma mulher, mas pior é aquela que tem e maltrata…

  • Mariana Diniz Lima

    Olá, Bispo Macedo.

    Confesso que tinha um posicionamento completamente contrário ao aborto até omomento em que comecei a usar a fé com inteligência. Impedir que o aborto seja legalizado é compartilhar da hipocrisia social, considerando que as classes mais abastadas da nossa sociedade nunca deixaram de fazer o aborto porque é ilegal,sendo os reais prejudicados as classes mais carentes que não dispõe de recursos para interromper uma gravidez indesejada.

    Na fé,

    Mariana Diniz.
    BH/MG.

  • Rafael Monteiro

    Não sou especialista em saúde, ciências sociais, ou criminalista, o caso em questão é o aborto, e eu concordo com o fato de que se uma criança será lançada no mundo para ser um problema social devido a irresponsabilidade de um casal e melhor que não venha a nascer, mas o aborto não garante mudanças no comportamento da sociedade precisamos levar a sério o planejamento familiar, ou seja levar a serio a educação que a curto, médio e longo prazo, trará o resultado esperado = valorização à vida.

  • Iracelma Francisco

    Sr Bispo, essa semana conversei com uma moça, e disse que há um tempo o pai ameaçava dizendo que se alguém engravidasse seria expulso de casa… Naqueles dias ela descobriu que estava grávida e decidiu abortar. Até o dia que conversamos ela sentia-se a pior das mulheres, como se tivesse cometido um pecado impossível de ser perdoado… com isso cheguei à conclusao de que devemos compreender quem fez, mas não concordar com tal por causa da consciência. Já deu certo……..

  • Anderson

    Sou católico mas compartilho da sua opinião. Vou começar a olhar sua igreja com outros olhos. Parabéns.

  • Léo Marcondes

    Bispo, graças a Deus por eu ser Igreja Universal, pois nestes 13 anos ao qual pertenço à igreja, aprendi muitas coisas que nenhuma universidade do mundo me ensinaria, como este caso do aborto ao qual o senhor se refere. A sua posição (que tambem é a minha) é a mais pura realidade, e que quem não concorda é H I P Ó C R I T A, seja quem for.

  • Antonio Carlos Amaro dos Santos

    Pois só alguém nascido realmente de DEUS poderia dar uma sábia explicação sobre algo tão importante onde só a hipocrisia, tem falado mais alto que DEUS continue sempre com o senhor.

  • Leandro Stigliano

    Parabens Bispo. Sou Ateu, mas começo admira-lo pelas atitudes humanista e racionais.
    Meus parabens.

    Apoiado..

    abraço

  • Edna de Lima

    Concordo com o senhor bispo. De fato, não havia parado para pensar nesse assunto dessa forma tão aprofundada como o senhor postou, mas concordo com o senhor sim, as crianças nascem em lares destruídos e depois ficam jogadas nas ruas e a sociedade não ajuda não, eles os tratam com desdém, com nojo, menosprezando as condições em que se encontram. A legalização do aborto além de diminuir a incidência de menores abandonados também diminuirá os riscos causados ao corpo da mulher

  • Nayara

    Concordo plenamente com o senhor Bispo, realmente hoje há tanta banalização ao sexo, que muitas vezes as pessoas colocam no mundo crianças, sem nem mesmo ter consciência do que estão fazendo. Muitas jovens adolescentes abandonam seus filhos recém nascidos, por falta de apoio familiar e moral. Entidades religiosas dizem ser contra o aborto e, pois alegam ser pecado, mas em contrapartida, são eles os primeiros a discriminar e a não apoiar o uso de métodos anticoncepcionais.

  • Diego Simão

    Concordo com o Bispo em partes.
    Sou a favor do aborto, em casos de estupro, que foi um ato contra a vontade, e no caso de crianças com deficiências mentais irreversíveis, e que não terão chances de sobreviver como uma pessoa normal, e que só terão uma vida de sofrimentos.

    Sou CONTRA o aborto em casos em que dizem que foi uma gravidez acidental. Quem planta colhe! Abortar nesse caso para mim, é fugir de um pecado cometendo outro. É a mesma coisa de mentir que não roubou, para não ser preso.

  • Alexandra Magrini Nunes

    Bispo Macedo,
    Não tenho filhos, e já não sou mais uma menina com 38 anos sou criticada, não quer filhos Deus vai te castigar…..Só porque tenho útero tenho de ter filhos…..Não…sou a favor do preservativo e não quero saber de filhos, Deus coloca em nós o querer e o realizar….
    Sou casada a 17 anos, feliz e meu marido tem os mesmos pensamentos que o meu, o aborto não deve ser feito de maneira ilegal e sem responsabilidade por isso temos meios de prevenção…
    Obrigada,
    Bispo vamos na fé….

  • Moaci dos Santos Machado

    As pessoas tem crido em muitas informações oriundas, até mesmo de algumas denominações evangélicas de que até a prática do uso de alguns métodotos para evitar filhos seja um pecado, Deus nos deu uma ordem de crescer e se multiplicar, sim é verdade. Mas o mundo ja é muito pequeno pra tanta gente, não existe mais controle da espécie humana. Eu so não sou a favor do aborto de uma forma banal, aonde pessoas que tem sua gravidez muitas vezes até meio planejada e depois aborta o feto…

  • Fernando

    Sou completamente ateu, não acredito em absolutamente nada sobrenatural ou divino, não me simpatizava com a Universal, mas depois que li este post, minha opinião sobre o Edir Macedo mudou completamente. Ví que diferente dos outros pastores e religiosos hipócritas, ele age com lógica, bom senso e discernimento. Além do que percebi que a Universal é a única igreja que realmente muda a vida de uma pessoa que está na pior, então o apóio plenamente.

  • IZABEL

    Para OS que se dizem contra o aborto… QUANTA hipocrisia !!!!
    eu tô com o Bispo doe a quem doer ….
    DEUS é contigo bispo do contrário não teria tanta sabedoria e discernimento espiritual

    Goiânia

  • Cris

    Essa mensagem é a mais pura realidade, pois isso aconteceu comigo, Bispo, pq se eu tivesse a criança, hoje em dia seria uma vida completamente difícil pq foi fruto de um relacionamento com um homem casado. Sempre em toda a minha vida o diabo me acusava até mesmo depois de estar ja na igreja, ai eu ficava aos pés de Jesus pedindo perdão, mas lá no fundo eu não tinha arrependimento nenhum, e Graças a Deus um dia vendo esse assunto abordado pelo senhor, mudou a minha vida. agradeço.

  • Larissa

    As pessoas infelizmente vivem de emoção, só agem com o sentimento é por isso que existem muitas familias destruídas, com a violência e outros males que a desestrutura familiar acarreta. O Brasil é o País mais abençoado por Deus( na minha visão) mas é o país mais emotivo e medroso, as leis são frouxas e o povo não usa a inteligência e prudência. Sou a favor do aborto, mas também da prevenção.

  • Cintia

    Eu era totalmente contra o aborto, mas depois que comecei a ler alguns artigos do sr, tirei a capa da religiosidade e usei a inteligencia,vi o quanto eu era tola. Meu Deus quantas almas indo para o inferno,e o diabo batendo palmas……

  • Rita Marinho

    Olá Bispo! Tudo bem? Quero dizer que sou absolutamente a favor do aborto, pois o número de crianças desabrigadas vivendo em extrema sítuação de risco tem sido assustador e se sobrevivem a essa desgraça, colocam no mundo outro ser que certamente viverá nas mesmas condições.
    A criança vítima de pedofilia por exemplo, preferia não nascer a ter que ser violentada por seu próprio genitor, e, na maioria das vezes até a sua mãe lhe vira as costas

  • Nathalia

    Refletir: Mesmo me cuidando, engravidei, ñ tenho nenhuma condição de criá-lo e nem o desejo. Ele nascendo me trará mtos problemas, e a ele tbm, ñ terá recurso algum para ele, nem o dinheiro das fraldas eu tenho, serei mãe solteira e ñ posso parar de trabalhar informalmente para cuidar dele, e ñ o quero!Tenho o direito de ñ o querer! Sou obrigada a amá-lo, mesmo ñ querendo? A sociedade me obriga! Alguém vai pagar as coisas pra ele? Alguém vai querer criá-lo pra mim? Alguém vai substituir-me? Ngm!

  • Shirlei

    ESSAS PESSOAS QUE SÃO CONTRA O ABORTO EU PERGUNTO VOCE JÁ LEVOU PRA SUA CASA UMA CRIANÇA ABANDONADA PELA MÃE E DEU TUDO PRA ELA? A MAIORIA DAS PESSOAS NUNCA FIZERAM ISSO, ENTÃO É FACIL SER CONTRA QUANDO VC NAO LEVA O PROBLEMA PRA SI E SÓ QUEM VIVE ISSO É QUE SABE COMO É SEU DIA DIA, COM UMA CRIANÇA SEM CONDIÇÕES DE DAR O MELHOR PRA ELA, ENTAO EU SOU A FAVOR SIM DO ABORTO SEJA QUAL FOR O MOTIVO DA GRAVIDEZ, POIS QUEM SOFRE NUNCA É A IRRESPONSAVEL DA MÃE E SIM A CRIANÇA QUE PAGA O PREÇO DESSA ATITUDE.

  • Brunela Jesus Silva

    Eu concordo plenamente.

  • Eduardo Henrique - Belém/Pa

    Arrebentou! Esta mensagem é para calar os hipocritas e mentes vazias e pequenas.

  • Africano

    Muito forte o comentario da Jucinete: ora vejamos: “Eu fiz um aborto alguns anos atras. Fi-lo porque nao queria ter tal filho,e nem me arrependo por isso; e se nem eu mesma amei tal filho, quem mais o iria querer e amar???? A sociedade?, Os k hoje criticam o aborto? HIPOCRISIA versus UTOPIA

  • Nilza

    Boa noite bispo, eu penso que a lei no aborto no Brasil precisa ser mudada. A hipocrisia é tão grande que a lei permite o aborto em caso de estupro mesmo a criança sendo perfeita e não em caso de bebes anencéfalos. Segundo a lei eu sou obrigada a carregar nove meses em meu útero uma criança que eu sei que vai nascer sem vida. Depois ainda dizem que defendem a vida. Qual vida?

  • Erivelton

    Devo dizer que não concordo com muita coisa do que o Bispo Edir Macedo prega, e muito menos da Igreja Universal.

    Mas esse foi um dos textos mais sobrios sobre o aborto que eu ja li. Vai direto no ponto sem hipocrisia e falsos moralismos. Opinião seria e bem argumentada.

    Parabens! e obrigado pelo espaço concedido!

  • Adriana d a C. Coutinho

    Olá boa noite,
    Vou dar minha opinão c/ toda sinceridade,sou contra a legalização do aborto, salve apenas aquelas mulheres que são vitimas de estupro neste caso sim mas aquelas mulheres que fazem sexo mesmo sabendo se não evitar iram engravidar.
    não acho certo pos assim é muito fácil elas fazem engravidam e tiram
    enquanto muitas mulheres gostariam tanto de ter uma criança p/ poder
    embalar nos seus braços outras tem e joga fora.

  • Laís

    Olá Bispo, sou totalmente a favor do aborto, não só em caso extremos, mas em caso de descuido, por que não abordar a decisão tem que ser de quem esta vivendo isto, ter a aportunidade de querer ou não a criança, ´o feto `. Sou totalmente a favor e temos que ser livres para decidir isto… Não o governo dizer que não podemos e pronto, esta na hora de mudar isto, eu sou uma que hoje penso em não ter filhos e me cuido com meu marido para não acontecer isto e se acontece, ai sou obrigada???????

  • Thiago

    Não concordo com o aborto, mas alguns casos precisam.

  • Rosângela da Silva

    Boa noite,Bispo.Realmente,isso é verdade.Muitos vivem uma fé hipócrita,fingida.Fé,essa,que não condiz com a palavra de Deus,porque,Ele,não se alia à hipocrisia,ao contrário,até condenou os fariseus por causa disso.E,olha,que eles eram religiosos,aparentemente de Deus.O Senhor Jesus Disse:Que por fora,são igual a sepulcro caiado,mas,por dentro só podridão.É isso aí.

  • Nádia

    Sou totalmente a favor do aborto, me critique quem quiser!

    Filho é alma e quem nos garante que os filho nascido serão salvos.

    O que é melhor, uma alma não nascer ou perecer no inferno durante toda a eternidade?

  • Jucinete

    Eu já fiz um aborto a muitos anos e hoje conhecendo a Deus, mesmo assim não me arrependo,se abortei é porque eu não queria, se eu não queria, quem ia querer????

  • Marcus

    Não pertenço a sua religião, mas concordo plenamente com o exposto no texto. A superpopulação de miseráveis assola o nosso país. Por mais que o governo se esforce em campanhas de uso de camisinhas e distribuição de anticoncepcionais nos postos de saúde, pouco está adiantando. É hora de conscientizar a população sobre o mal causado pelo excesso de filhos: danos ao meio ambiente, aumento da pobreza, e dificuldades em realizações pessoais por parte dos genitores.

  • Fabiano Lima

    Existem filhos que não sabem o que é ter um pai, existem crianças que não sabem o que é um amor de familia. Essas crianças estão crescendo revoltadas e talvez sabendo que não foram desejadas e isso leva a muitos a desacreditar da vida. O fato é vou eu colocar no mundo uma vida que tem uma alma e corre o risco de se perder, sabendo eu que muitos ja estão se perdendo, mesmo sendo algo indesejavel? Eu concordo com sr e os que criticam estão fazendo um falso moralismo e me reservo da minha opinião.

  • Danielle Gomes

    Boa Tarde Bispo no mundo de hoje muitas pessoas estão dando atenção ao que o povo fala, contra aborto, contra casamentos de homossexuais, estão querendo regularizar leis sobre isso, mais isso nos prova somente uma coisa que a vinda de Jesus esta perto. Não sou contra o aborto desde que ele seja feito por motivos corretos, motivos esses ( estrupo ou doenças que vão deixar a criança sofrendo quando nascer) mais muitas pessoa usa essa questão para tirar uma vida por causa de um ato inconsciente de pessoas que só querem aproveitar a vida de uma maneira que não agrada a Deus e isso tem banalizado realmente quem precisa desse recurso.

  • Waldemar Henrique Viana Álvares

    Para os que se dizem cristãos e discordam das colocações do bispo Macedo, eu pergunto: qual é a grantia que vocês têm que todas, vejam bem, TODAS as crianças que nascem em um lar desestruturado, sem recursos e tudo mais conhecerão a Jesus? Será mesmo que elas se voltarão para Deus? Não há garantia quanto a isso, mas sabemos que crianças não têm pecado, portanto, delas, conforme o próprio Senhor Jesus, é o Reino dos Céus.

  • mery anne

    Olá bispo te adimiro muito desde os meus 11 anos de idade atualmente estou com 23 anos .obrigada por estar sempre mostrando uma visao diferente das coisas . obrigada por ser usado por Deus sempre

  • Roberto William Paulino

    Bispo, li alguns comentários abaixo e vi que boa parte da sociedade ainda é induzida pelo sentimentalismo. Há mlilhares de crentes PROFETAS VELHOS. Dizem que a pessoa não é de Deus simplesmente por apoiar o aborto. Pra quem não sabe, o aborto já é legalizado no Brasil. Vejam o CÓDIGO PENAL Art 128. O que precisa ser discutido é o controle de natalidade. O problema maior é que a sociedade brasileiro está acostumada com novelas, onde ninguém trabalha, todo mundo é rico, e o país é o das maravilhas

  • ADRIANA MOTTA

    BOM DIA BISPO CONCORDO COM A SUA OPNIAO,MUITOS EM NOSSA SOCIEDADE QUE NAO CONCORDA COM O ABORTO,TAMBEM NAO FAZEM NADA PARA AJUDAR AQUELAS CRIANÇAS QUE ESTAO NAO RUA PASSANDO FOME COMENDO LIXO ETC……Depois vem dizer que é contra o aborto.

  • Raquel

    Bispo, apesar de entender sua opnião,não concordo pois eu nasci num lar completamente desestruturado,sem pai com uma mãe totalmente problemática e sem condições de me criar,ela poderia ter me abortado,até tentou me abortar mas sem sucesso,e Hoje,22 anos depois mesmo com todas as dificuldades que eu passei na vida,eu conheci Jesus,tenho uma vida abençoada,um casamento abençoado,Jesus restaurou a minha vida,e o que Ele fez por mim,pode fazer também por outras crianças que vivam nessa situação.

  • Alessandra

    Não concordo com sua opinião… um aborto é tirar o direito de viver , pois quem nos criou foi Deus , ele quem dá vida , e ele quem tira a vida ..
    Justificar um aborto de uma sociedade de miséria , é infelismente , um absurdo !!!!! , miséria está em toda parte , por causa do nosso pecado , e não é um aborto que vai resolver , a Palavra de Deus , nos garante um vida vitoriosa com Deus se nós Obedecermos , então já começa por ai , vamos obedecer e seremos abençoados !!!

  • Augusto

    “Bispo” Sinto vergonha de suas afirmações, sei que vc não tem coragem suficiente pra postar meu depoimento, pois, só posta aqueles que lhe bajulam, pois, gostas mesmo é de ter o égo massageado, sinto tambem vergonha de um dia ter achado que vc era um homem de Deus, mas agora sei que não es; Mas, isso é coisa pra o criador. Quero continuar afirmando sinto vergonha de voçe ser chamado Cristão. Mas quem sou eu diante de ti? ninguem! logo!! ninguem não tem voz.

  • Renato

    É maravilhoso ver um líder de uma corrente religiosa tão grande, dizendo isso.
    Infelizmente o povão segue a hipocrisia do senso comum sem refletir a respeito.
    Nunca pensei que ia dizer isso, mas parabéns pelo ótimo texto!

  • F.E. Adriano Pontes

    Ola, bom dia.

    Quantas pessoas não precisam de só uma chance para mostrar que podem ser melhores, fazendo algo de bom?!

    Eu já vi testemunho de pessoas que nasceram em famílias desestruturadas e que, guiados por Deus, puderam ter uma vida digna e feliz. Não acredito que isso seja um argumento válido.

    Acredito, sim, que tirar a chance de uma pessoa que não pode se defender é uma c0vardia. Fico pensando que outros argumentos podem estar por trás.. Fico imaginando meu comentário sendo apagado..

  • Claudia Muniz

    Bom dia Bispo,
    Eu concordo plenamente com o senhor, eu também acho uma hipocrisia o fato de serem contra, se, muitos artistas e esposas de politicos já fizeram. Esses hipocritas batem no peito dizendo que é contra, mas se a filha ou a irmã chegar e falar que vai fazer, eles são os primeiros à concordar.Eu sou a favor da legalização sim, no caso de estupro, deformidade e anomalia fetal.
    Bispo que Deus continue abençoando grandemente o senhor.

  • Sabrina Dorneles Ligabue

    Pronuncio-me aqui levando em consideração que um problema não será resolvido com outro.
    Discordo plenamente do senhor, e penso que se a vida começa na concepção, aborto é CRIME. NA Constituição Federal um dos direitos fundamentais do indivíduo é o direito à vida, e não estamos falando de qualidade de vida e sim DIREITO À VIDA.
    O foco está errado, vamos apontar o fato gerador e não o fato consumado. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor….”
    Deus é soberano.
    Paz.

  • Edemilson Lima

    A Bíblia afirma que o corpo só recebe a alma no momento do nascimento e que um aborto não era considerado assassinato, tanto que nas leis judaicas, se um homem causasse um aborto ao bater em uma mulher grávida, ele teria apenas de pagar uma certa quantia ao marido. Isso pode ser absurdo para os padrões atuais, mas está na Bíblia.

  • Luis

    Bispo, esse mundo é igual aos religiosos da época de Jesus que o condenavam, por fora tem a aparencia de quem são tementes a Deus, mas por dentro são cheios de toda a imundície.

    Criticam, mas ajudam a proliferar a sexualidade exacerbada, dai quando a mulher tem filho indesejado, são contra o aborto.

    E se o filho nascer sem condições de viver, eles vão cuidar dele? Dúvido!!! Essas crianças vão ficar jogadas nesse mundo louco.

    Por isso que Jesus odiava a hipocresia, aff… eu também odeio.

  • ASSIS ALVES

    SABE PORQUE EU CONCORDO,MUITOS QUE NASCEM DE ABUSOS, VCS VEEM POR AI A VIDA DELES JOGADOS NAS RUAS NAS PRAÇAS NAS DROGAS,SEM PAI MUITOS SEM MÃE. EU PENSO ISSO É VIDA,POR ISSO QUE MUITOS DELES VIVEM COMO ANIMAIS,NÃO COMO GENTE, AI NÓS DA SOCIEDADE PASSAMOS POR LONGE E COM MEDO, ISSO NÃO É HIPOCRISIA.

  • alexandro

    Vamos-la finaliza meu comentario.Eu perdoe ele,ele me abraçou.quem nao me deu perdao foi a sociedade.Eu estava nas drogas era meu refugio,agora sim eu era um marginal,vagabundo e drogado era oque Eu ouvia dizer de mim.muitas vezes falei pra minha avo nao pedi pra senhora cuida de mim,porque nao me deixo na lata do lixo.chorava de dor.dor qui nao tinha remedio pq era a alma que doia.mais ela me viu transformado.eu venci tudo e a todos.tenho nova vida.EU SOU A FAVOR DO ABORTO ESTOU COM O BISPO.

  • Flávia

    Bispo que Deus o abençoe cada dia mais por que o Senhor fala a verdade e não liga para hipocrisia que existe neste mundo. E muito facil falar que e contra o aborto com palavras e nunca fazer nada por crianças abandonada nenhuma, na maioria das vezes os abandonados estão dentro de suas proprias casas por que os pais não tem condições nenhumas ( financeiras e morais) para cuidar de seus filhos. E muito facil levantar um bandeira da imoralidade e dizer que é contra o aborto.

  • Fernando

    “Uma mulher que deseja interromper uma gravidez, seja pelo motivo que for, não é uma criminosa, é um ser humano em aflição, que precisa ser acolhido, amado, orientado e não condenado. É este o papel que a IURD tem realizado como Igreja.”

    Espero, Bispo, que o senhor mantenha tal ensinamento bem longe da IURD. A única coisa que me faz pensar em sair da IURD é seu pensamento em relação ao aborto.

  • Fernando

    Bispo, não matarás é não matarás, e não “não matarás exceto no caso da criança vir a sofrer depois de nascida”. Se esse fosse o pensamento de Deus, Ele mesmo, sabendo que muitas crianças sofreriam, abortaria toda a humanidade.

  • Paulo

    Nooooooooooossa! Que demais esse texto!!!!! Não tenho religião, aliás nem sei se acredito em algum Deus, mas o texto é maravilhosooooooooooo!!!!!! Parabéns!!!

  • Herbet Souza

    Tudo muito bem explicado e detalhado. Concordo em absolutamente tudo. Não há o que questionar. Sempre leios suas opiniões e as considero de extrema importância no item de amadurecimento dos brasileiros que buscam sim uma vida digna às nossas crianças. Parabéns. Sou seu fã!

  • ribeiro

    Se os milhões que o governo desviasse e os outros milhões que o governo gasta com obras sem utilidades, usa-se em favor da população, investindo em saúde, educação e segurança, com certeza viveríamos numa sociedade melhor. Enquanto parlamentares desfrutam salários absurdos, a sociedade tem que sobreviver com um salário mínimo mediocre. Enquanto milhares de pessoas morrem em filas de hospitais, parlamentares perdem o seu tempo fazendo leis que não trazem benefícios nenhum para sociedade.

  • viviane

    Concordo de fato com tudo o que os senhor disse sobre as crianças jogadas pelas ruas que sofrem por total falta de responsabilidade de seus pais. Sendo assim, o que temos que fazer são campanhas em favor do planejamento familiar e como também orientar a sociedade para que evitem gravidez sem um pré planejamento. A legalização do aborto não vai diminuir as crianças sofridas em nossa sociedade. Só vai causar mais irresponsabilidade por parte daqueles que não tem nenhuma consciência dos seus atos.

  • Fabiana Barbosa

    Mesmo com toda a argumentação apresentada, não concordo com essa posição de aprovar a legalização do aborto, embora respeite a opinião dada.

    A legalização do aborto é mais uma forma de dar um “jeitinho” em um problema que precisa ser trabalhado profundamente nos conceitos, no comportamento.

    Aprovar leis deste tipo é continuar ACEITANDO na maioria dos casos a conduta irresponsável das pessoas, a legalização não é o melhor caminho.

    Como cristã digo que o nosso país precisa de mais ação e participação dos nossos representantes (principalmente os políticos) estes precisam mostrar mais “cara”, assumir mais aquilo que de fato acreditam, agirem mais como Daniel, José, Paulo e muitos outros (são homens de Deus que não se contaminaram com o que a sociedade e lideres tentaram impor a eles em seu tempo, o que não é tão diferente dos dias atuais)

    É preciso trabalhar a questão da sexualidade e sensualidade desenfreada, desmedida e descontrolada incentivada pela mídia o que gera a necessidade da maior parte de abortos, devido ao sexo impensado e não planejado é preciso trabalhar a raiz do problema, é preciso tratar as famílias à bíblia ensina isso , família feliz NAÇÃO FELIZ.

    Que Deus possa nos dar uma melhor direção sobre este assunto.

  • Marina

    Na verdade.. eu penso que toda mulher tem o direito de escolher entre ser mãe ou não.. mas ela deve fazer isso antes de engravidar.. Hoje temos diversas formas de evitar uma gravidez e não há desculpas que me convençam que foi acidental.. para as que dizem que nao tem condições (apesar de termos anticocepcionais que custam em torno de R$1) o governo dá programas de planejamento familiar e dá a essas familias varias opções nesse sentido. Excessões, só em caso de estupro ou risco de morte.

  • Adilio Gomes

    um dia perguntaram a Jesus, ” Jesus, porque existem os paraliticos, os doentes…? Jesus, Disse: “Para que seja Feita a Gloria de Deus”.
    Jesus é quem muda o destino de um homem, não é nos que devemos decidir se vamos poupa-lo de uma vida que talvez será dificil no futuro, pois se ele no futuro decidir em entregar sua vida a Cristo, sera uma nova criatura.

  • david de lima pereira

    Realmente, o significado da palavra matar é esclarecedor, segundo o dicionário. E um -aborto é mais feliz- do que uma subvida de miséria, descaso, abandono. a Bíblia fala a respeito. Eu consinto.

  • Ana

    Entendi todos os argumentos que o senhor usou, mais penso que nos que somos povo de Deus, não podemos apoiar um erro, tentando justificar outro.
    Penso que cada um colhe o que plantou… e a gravidez indesejada, e fruto das proprias escolhas!
    E essa idéia de que essas crianças já nascem condenadas, e meio que estranho, por que não somos oniscientes! Só Deus pode saber, e eu creio que mesmo uma criança gerada nessas condições pode ter um futuro brilhante em Deus!

  • valeria

    bom dia bispo eu concordo sim com suas palavras essas pessoas que valam que nao concorda e por que nao vivem em uma sociedade pobre e por que numca foram violentadas nao tiveram seus sonhos roubados por isso nao concordam Deus abençoe.

  • Lara

    Concordo plenamente Bispo, chega de hipocrisia cristã,a Idade Medieval quando,o domínio da sociedade era justificado pelo pecado, acabou.Vamos ter leis compátiveis com a realidade social presente!

  • Maiara rj

    Eu acho que aborto não é certo,hipocrisia é da mulher ou do homen quando estão tendo relação e não pensam no risco que corre em ter um filho sem os cuidados adequados,fora as (dst).AS pessoas tem que pensar antes de cometer o ato, depois de cometer fazer esse tipo de porcaria não vai resolver,só piorar as coisas porque a própria corre risco de vida.Ninguém tem o direito de impedir que alguém venha nascer,Deus não vos Deu o dom de nos reproduzir para fazer essa covaria.

  • ketlyn

    eu sou radicalmente contra isso, por que se agora que o aborto é proibido o sexo ja é banalizado imagina depois de ser liberado, se essas mulheres sofrem por essa causa e por que em algum momento fizeram algo que nao convinha, hj em dia os metodos anticoncepcionais estao ai para todos é oferecido de graça pelo sistema de saude custa tomar um comprimido por dia? considero esse o pior dos crimes pelo fato de estar tirando a vida de um inocente que nao pode se defender.

  • francisca fernandes teixeira

    O que me deixa triste… é a incapacidade da grande parcela do ser humano de não procurar entender o tema. Porque, pelo que entendo, a legalização é justamente pra evitar o aborto clandestino. que milhões de mulheres vivem fasendo.Independente de ser estupro ou problema grave de saúde, que implica a vida do ser humamno em questão. Não sou a favor do aborto.Sou a favor da legalização do aborto.Acho que uma coisa não tem nada a ver com outra.

  • sergio Hoffmann

    Bom dia Bispo,

    Eu faço um trabalho evangelístico em alguns presídios do estado de São Paulo.
    E eu sempre oriento os presos, não façam filhos !! muita gente que vai cumprir pena de 50,20,15,7 anos, ou que seja, olha o inferno que sua esposa lá fora vai passar para criar essa criança !!
    Eu fico impressionado quando chego ao presídio e olho na fila de visita, é só mulher grávida ou com 2 ,3 crianças nas maõs.
    Fico me perguntando. Qual vai ser o futuro destas crianças??
    Que Deus nós de sabedoria

  • John

    Essa é a opiniao do Bispo, ninguém é obrigado a seguir. Só Deus é quem julga.

  • João Silva Neto

    Como sempre Bispo o senhor manda muito bem.

  • kleiton

    “A mesma sociedade que levanta a bandeira do direito à vida é capaz de virar o rosto em atitude de asco, e atravessar a rua para não passar perto de um menor indigente estirado no chão, cheirando a fezes e urina. O nome disso é hipocrisia.”

    Isso me faz lembrar do padre que gastou 30.000,00 para fazer atacando a Dilma, se ele(padre) não agisse hipocritamente usaria esse dinheiro para ajudar as crianças que vivem na rua.

  • Kleiton

    Bispo, não sou religioso. Muitas vezes criticos a postura de muitos religiosos que ainda pensa como se vivessemos na época da “santa” inquisição. Parabéns por sua postura, de todos os lideres religiosos o senhor é um dos poucos que tem uma postura progressista, é por isso que a IURD é a que mais cresce.

  • Raquel

    Eu acho um absurdo tamanha hipocrisia!
    Gente,traga o caso pra sí,imagine;sua esposa ou sua filha ser estuprada e engravidar-é filho de um monstro-e aí?ali está um fruto do que Deus se compraz? A pára(…) !!!
    Aí eu apelo para a verdade,que liberta também da hipocrisia. “…Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.RM14.22
    Mas vamos em frente ,cada um na própria fé,sem hipocrisia,cláro!!!

  • deise garcia

    FAÇO MINHA AS SUAS PALAVRAS…ISSO É TUDO O QUE A SOCIEDADE PRECISA SABER SÃO CONTRA O ABORTO MAS ABANDONAM CRIANÇAS NO MUNDO SOZINHAS, OU MATA ELAS. ASSIM COMO JOGARAM MUITAS PELAS JANELAS.OU DEIXARAM A PROPRIA SORTE.

  • jeffersom emilio - Mexico

    Com respeito ao comentario “107”, o creador da vida e Deus, mas quem gera uma creatura somos nos, deus nao desce do seu para gerar uma vida, sou a favor do aborto sim, claro com uma boa supervisao para nao virar festa, a propria biblia comenta que as vezes e melhor um aborto, O PROBLEMA E QUE AS PESSOAS SAO CONTRA O ABORTO, POR QUE ELAS NAO BUSCAO ADOTAR, SE SAO A FAVOR DA VIDA MELHOR ADOTEN….. puras palavras vazias o povo reclama mas ninguem faz nada, HIPOCRISIA

  • Pedro

    Olá Bispo, sou obreiro da IURD, Concordo com o Senhor, e acho hipócritas as pessoas que se dizem contra, pelo fato de não passarem por situações semelhantes.
    É muito fácil expor suas opiniões sem ao menos passar por experiência semelhante.
    E tem pessoas que abrem a boca para dizerem que toda criança é gerada por Deus.
    Discordo, Deus seria um monstro se gerasse uma criança no ventre de uma mulher que tem 5 ou mais filhos, sem ao menos ter condições de alimentar 1, ai eu pergunto que Deus é es

  • Priscila Rodrigues

    Estou de acordo, espero que um dia façam valer essa lei.Muita gente nao entende como é importante esse assunto e muitos nao aprovam por medo, graças á Deus no México essa lei já foi aprovada e está evitando que muitas mulheres que foram abusadas sexualmente incluindo crianças tenham que sofrer as consequencias de uma gravidez nao desejada. Ter filhos nao é o problema, o problema é nao ter a condiçao de dar uma vida digna ao mesmo e depois já sabemos, sao as crianças sofrem as consequencias.

  • 'abreu"

    No âmbito POLÍTICO-SOCIAL, EU TAMBÉM CONCORDO. O senhor é muito inteligente por pensar desta forma!Porém, a PALAVRA está acima de todas as coisas! Infelizmente,a maioria dos brasileiros, vivem na base da emoção! Mas, será que interromper as batidas de um coração inocente seria “razão”? Temos vários métodos logísticos que interrompem a geração de um feto inocente, tais como: vasectomia, anticoncepcionais,camisinha etc…

  • Priscila Rodrigues

    Estou totalmente de acordo,

  • caroline Musse

    Eu concordo no caso de abuso sexual, agora não por causa de uma gravidez indesejada. Porque tenho como prova a minha vida cheguei na IURD com 4 meses de gravidez, onde tinha tentando varias vezes perder a criança porque nao queria ser mae e também por servir aos encostos. Mas essa gravidez me fez ver o poder de Deus e os frutos de uma vida no altar.Meu filho hoje é uma bençao de Deus na minha vida.Cada caso é um caso, e mesmo porque senao vira festa aborto qualquer coisinha vao pra mesa.

  • betania sena

    Olá bispo!
    Pertinente o comentário, e , acrescento: se todos que veem o aborto como um ato “covarde”, como diz o colega em um comentário acima, deveriam ser os primerios a tomarem a atitude de adotar uma criança que mora na rua!
    Deus abençoe o senhor ricamente, diga-se de passagem, como vem abençoando!

  • TERÊ

    Boa noite Bp.

    sou radicalmente a favor do aborto… e não abro mão… concordo plenamente com o Sr… BOA ESSA PALAVRA…. ARREBENTOUUU

    Abraço forte!!!!

    Terê

  • Eliane Consuelo

    Olá Bispo!

    Não concordo com a tua opinião, mas respeito. Um erro não justifica outro erro e a legalização do aborto vai contra a palavra de Deus que eh a Bíblia Sagrada. Não devemos andar na contra-mão de Deus entende? A vida quem nos dá eh Deus e somente Ele pode nos tirar. Temos q ter cuidado com nossas palavras! Eu o admiro como pastor e o trabalho que vem desenvolvendo junto a IURD, mas devo confessar q fiquei chocada ao assistir o teu vídeo falando a respeito do aborto. Deus t abençoe.

  • Joacir

    A mesma sociedade que levanta a bandeira do direito à vida é capaz de virar o rosto em atitude de asco, e atravessar a rua para não passar perto de um menor indigente estirado no chão, cheirando a fezes e urina. O nome disso é hipocrisia.faço dessas palavras as minhas palavras.

  • Jonny

    Eu concordo com o senhor Bispo,o aborto não tira a vida de uma pessoa,e sim a protege da miseria,insegurança e tantos outros males que poderia leva-lo a uma vida indigna no futuro.

  • Alynne

    Concordo plenamente. Só de pensar nas mulheres abusadas sexualmente, inclusive meninas novinhas, que nem sequer aprenderam a cuidar de si mesmas…

    Essa não é uma questão de ficar remediando a irresponsabilidade dos outros mas de prevenir uma vida de sofrimento e abandono, sem contar que muitas dessas crianças abandonadas, na sua grande maioria, acabam se voltando para a marginalidade…

  • sergio

    como diz na Biblia,é melho ser um aborto do que passa pela vida sem usufrir do bem que ela oferece;porisso é so holha para as ruas e ver criaças dormindo nas cusadas ou pedino um pão,ou furtando.

  • Valeria Ribeiro

    Bispo boa noite! engravidei com 19 anos do meu namorado,minha mãe me deu muitos conselhos para eu abortar,ela achava que iria acabar com minha vida.Enfim realmente sofri muito para dar do bom e do melhor para meu filho, afinal nos dias de hoje criar um filho solteira e sozinha é muito dificil.Mas hoje agradeço a Deus todos dias por não ter abortado meu filho.Mas tudo tem um preço eu abri mão deste mundo para educar meu filho. E hoje é Lindo por dentro e por fora.Valeu a pena! Deus o abençoe.

  • Diogo

    Bispo, o senhor falou tudo!!!! Parabéns!!!

  • WILSON AMADEU BASTOS

    O INTERRESANTE É QUE MILHARES DE MULHERES MORREM POR ANO, POR NÃO TER AMPARO DA LEI PARA DECIDIR SOBRE SUA PRÓPRIA VIDA, É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA, CRIANÇA NÃO É RATO, PARA VIR AO MUNDO SEM CONDIÇÃO MININA DE DIGNIDADE. TEM QUE REGULARIZAR A LEI DO a b o r t o SIM, PELO QUE ME CONSTA DEUS DEU A CONSCIÊNÇIA Á CADA UM PARA PARA TOMAR SUAS PRÓPRIAS DECISÕES. ATÉ PARECE QUE ESSES QUE SE OPÔEM A REGULARIZAÇÃO DO ABORTO, SE PREOCUPAM COM O PRÓXIMO, BANDO DE HIPÓCRITAS.

  • Joacir

    A mesma sociedade que levanta a bandeira do direito à vida é capaz de virar o rosto em atitude de asco, e atravessar a rua para não passar perto de um menor indigente estirado no chão, cheirando a fezes e urina. O nome disso é hipocrisia. Faço dessas palavras as minhas palavras.

  • Luiz

    Eu discordo da posição defendida no texto. Minha esposa é da IURD, nós nos casamos cedo, tivemos um filho que não estava planejado e na época eu ainda não era estabilizado no meu emprego. Nunca passou pela nossa cabeça tal atitude, a qual ao meu ver é covarde. Sim!!! O homem tem que honrar as causas que veste, já diz o ditado. Tivemos a criança ele é feliz, nunca deixamos faltar o pão à mesa dele e para honra do Senhor Jesus é um menino abençoado, e estamos colocando-o no caminho de Deus.

  • Ly

    Concordo com o senhor,e a maioria das pessoas que são contra é pq tem em mente que se uma mulher engravida,foi a vontade de Deus.Deus não tem nada a ver com isso engravidou pq quiz pq foi lá e fez oq não devia fazer.escuto muito isso quando alguém fica gravida que eu conheço eu não queria mais Deus quiz,Deus que mim deu esse filho.acredito que Deus da um filho pra uma mulher só quando ela não pode ter e pede pela fé.Deus não vai colocar no mundo crianças pra sofrer isso é responsabilidade nossa

  • Jair

    Olá.
    Trabalhei em um PRONTO ATENTIMENTO, e que me impressiova era a quantidade de meninas jovens que chegavam a beira da morte devido a “perda da gravidez”. Nunca vinham acompanhadas pelo seu companheiro? Sempre era uma gestação indesejada.

  • Antonio Carlos

    O diabo, veio para matar, roubar e destruir, acredito que a melhor arma dele, tem sido jovens, que nasceram de famílias, desestruturadas, jovens que estão jogados na rua, lógico, a sociedade os maltrata, enquanto um traficante paga a eles mais de R$ 8.000,00 por mês para ele ser “gerente de boca”.

    Assim ele mata, com drogas e armas; rouba com jovens viciados e destrói famílias e lares.

    100% a favor do aborto.

  • Marcia Regina

    Boa Noite
    bispo tenho a certeza que o senhor está certo,vivermos no mundo de hipocrisia existe abortos a muitas décadas. nunca fizeram nada só porque o Sr: está defende dor este assunto eles querem por fogo. porque então todos os que critica não ajuda as crianças que são jogadas no lixo,espancadas e mortas pelos pais

  • Jorge Luiz

    Bispo,a coragem que sobra no senhor,falta em demasia na sociedade mundo a fora.
    Claro que o tema tem que ser abordado sem paixões e religiosidade,não será uma criminalização que acabará com os abortos cladestinos e digo que os que mais condenam o aborto,são os que mais praticam,em clinicas particulares e bem equipadas.
    Para preservar o nome da familia,para evitar escândalos.
    Esse artigo,mostra de forma serena e clara que muito mais se mata,por exclusão e rejeição do que por ABORTO.

  • Jair

    Sempre afirmo: “Um casal que tem uma vida estável não vai abortar”. Só aborta quem tem uma criança indesejável, que com certeza vai ser rejeitada. Rejeição é pior do que abortar. Já trabalhei em um pronto socorro, me impressionava com as jovens que chegavam por terem “pedido a criança”. Nunca vinha acompanhadas com seu companheiro. Estranho? Era lógico, um aborto feito numa clínica cladestina.

  • dennis

    Seria interessante que as mulheres que fizeram aborto desse sua opinião se foi bom ou ruim

  • Claudia

    Bispo Macedo,

    Falou tudo! ABAIXO A HIPOCRISIA!!

    Essa é uma questão que tem que ser levado a sério e de maneira responsável e com amor!

  • Eduardo

    Não concordo e me espanta muito ve-lo pensar desta forma.

    Muitos filhos podem sim se tornar bandidos e marginais,trompadinhas e drogados.Pela condição social que vivem,mas muitos deles também pode se tornar um musico,um artista,ou um bispo.

    Mesmo um filho doente pode sim se tornar a razão de viver de pais bons e que tem verdadeiramente Deus no coração.

  • Amanda

    Acredito que o que vemos é uma consequência da falta de responsabilidade moral e cívica de cada pessoa. Não culpo o Estado pela morte de mulheres em clínicas clandestinas, mas devo dizer que cada um deve ser responsáveis por seus próprios atos. Acredito na atitude preventiva e não na reparação de um erro. Se errou, assuma. Tirar o direito de um ser pré-formado de fazer sua escolha não é minha bandeira. Dar o direito de curtir a vida e remediar um erro com uma atitude bárbara, não concordo.

  • adeildo

    é isso ai bispo verdade concordo plenamente com senhor, tem que aborta já imaginou uma criança vim au mundo mediante violencia sexual ou com problema, especial, eu não penso duas veis, enterrompo na hora a gravidez

  • Eliane Bernardes

    Olá Bispo, concordo plenamente com o sr, as pessoas normalmente pensam apenas na vida do feto, que como pessoa ainda nem existe, e a vida da mulher? Qual é mais importante? A que já existe, ou a que ainda está em formação? Deus o abençoe.

  • J.Ronaldo

    Sou casado, evangélico, e não pretendo ter filhos.

    Minha mulher usa método contraceptivo.

    Se falhar, não veria nenhum problema bíblico em abortar.

    Principalmente na fase embrionária.

    Em se tratando de feto, eu não faria, nem recomendaria.

  • Mariana Andrade

    A questão não é ser contra ou a favor, pois acredito que ninguém seja, de fato, a favor do aborto. Não acredito que mulheres decidam abortar da mesma forma que decidem fazer uma cirurgia plástica. Acredito que essa é uma decisão difícil, seja em qual circunstância for. Por isso temos de defender o direito de atendimento digno e procedimento seguro, ou seja, o direito à vida das mulheres pobres desse país, que são as maiores vítimas de complicações de abortos clandestinos.

    Post muito lúcido!

  • Hugo Melo

    Boa tarde Bispo,
    Primeiro gostaria de parabenizar o senhor pela coragem de expressar sua opinião sobre um assunto tão delicado e tão atual.
    É evidente que necessitamos agir na raíz desse problema: banalização do sexo. Vivemos em uma sociedade onde a podridão sexual é vista com bons olhos e acaba, sem dúvidas, trazendo um inconsciente coletivo de que acima de qualquer coisa está a satisfação carnal e profana. Nós cristãos precisamos chamar atenção para esse tema de forma responsável e prática.

  • gilmar

    Bispo eu sou contra o aborto, sou a favor de campanhas que orientem as mulheres a se prevenirem a ter uma gravidez indesejada, mas sou a favor do aborto em caso de estupro e de doenças desegenerativas do cerebro fetal.
    Muitos não entendem sua posição, por se tratar de um lider religioso, ai aflora a HIPOCRISIA do mundo.

  • Tácio Lima

    Oi bispo e holá a todos os leitores do blog,é muito bom ouvir com clareza e tanta segurança do bispo Macedo esse assunto que traça fatos tão relevantes,admiro o senhor por se posicionar a favor do aborto isto significa que a IURD tem feito realmente a votade de Deus amando ao proximo,mostrando o amor incondicional.Nos não temos que fazer o papel de Deus julgando e condenando ninguem…quero só frizar e dizer em alto e bom som tambem sou afavor ao direito do aborto e em qualquer situação…

  • Marco

    assino em baixo…

  • isabel carlos clemente

    BISPO,EU TAMBEM CONCORDO COM O SENHOR.VEJA LA NA AFRICA DO SUL.NÃO SERIA MEHLOR QUE ESTAS CRIANÇAS NEM CHEGASE A NACSER,SINTO UMA GRANDE REVOLTA EM VER TAL SITUAÇAO…QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SENHOR CADA VEZ MAS.

  • luciana celia alves feitosa

    bispo quero lhe agradecer pelas mensagens que o senhor tem postado no seu blog,tem sido de muita ajuda pra mim. as vezes me sinto tão cansada, desanimada,com vontade de jogar tudo pro alto,mas logo percebo que sem JESUS eu não vou a lugar nenhum(e vou pro inferno).me ajude a ser batizada com o ESPIRITO SANTO,tenho pedido tanto a DEUS pra me quebrantar,mas parecer que DEUS não me escuta.QUERO ARRANCAR TODO SENTIMENTALISMO DE MIM.me ajude

  • Neuza

    Sociedade hipócrita, moralista, cheio de pré-conceitos quando se trata da dor do outro, no entanto quando a dor chega a sua carne ele age diferente.
    Diz não ao aborto e mata com a solidão,e o abandono
    O desprezo e a dor de ser olhado com menos compaixão do que um animal. Forma criaturas que siquer entendem a razão de estar aqui.
    Pessoas jogadas e solitárias pelas ruas nada mais são do que zumbis a espera do desaparecimento da terra, niguém pode ser considerado vivo se dentro dela nunca nasce

  • Christian Santos

    Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias!

    Mateus 24:19

  • Neuza

    Sociedade hipócrita, moralista, cheio de pré-conceitos quando se trata da dor do outro, no entanto quando a dor chega a sua carne ele age diferente.
    Diz não ao aborto e mata com a solidão,e o abandono
    O desprezo e a dor de ser olhado com menos compaixão do que um animal. Forma criaturas que sequer entendem a razão de estar aqui.
    Pessoas jogadas e solitárias pelas ruas nada mais são do que zumbis a espera do desaparecimento da terra, ninguém pode ser considerado vivo se dentro dela nunca nasceu

  • Antonio Carlos

    Bispo, eu concordo com o Sr em levantar este assunto tão polêmico e ao mesmo tempo tão evitado.
    O que eu percebo é que no Brasil não existe uma política de controle de natalidade, como vemos em outros países, o que me entristece, pois vemos crianças nascendo aos montes……..mas como será o futuro delas, quem irá orientá-las. Acredito que a educação das pessoas, falo de educação mesmo de conscientizar, deveria ser o papel primordial deste governo, e não pensar nas pessoas como simples eleitores.

  • Michelle Ramos

    Bispo, eu concordo com o senhor em número, gênero e grau.
    As pessoas são muito sentimentais. Mesmo as que estão na igreja. Outras são muito hipócritas. E outras não tem uma posição definida. Dizem que são contra por que combina com o discurso hipócrita de grande parte da sociedade; mas bem que muitos fariam na encolha, por debaixo dos panos.
    Isso é que me revolta! Se faria, porque esconder sua posição?
    Na minha atual conjuntura econômica e, principalmente conjugal, eu consideraria a hipótese!

  • Gleidson

    Gostei e estou de acordo, aliás esse é o maior problema da nossa sociedade hoje, não olha para o futuro. Por isso lixo na rua, poluição dos rios, desperdício de água, etc…… e quem é contra a descriminalizacao do aborto também. Povo sem visão……

  • Thiago

    Caro bispo Deus o abençoe abundantemente em Nome do Senhor Jesus Cristo

    Para pessoas, que gostam de apontar erros, e criticar aquelas que tomam uma atitude de abortar uma criança, deveriam olhar para si próprios, que se fossem com elas nao estariam a pensar em odiar e humilhar a outrem, Eu sou a favor da justiça e da verdade, pois quem somos para dizer o que é certo e errado se somos todos falhos. Devemos sempre nesta vida antes tomar uma decisao, pensar e pesar. Deus abençoe

  • Sílvia

    Bispo, não concordo com o aborto. Acho que seria muito mais agradável aos olhos de Deus e de alguns homens que se investisse em uma política séria de consciencialização e planejamento familiar para evitar uma gravidez indesejada. Me pergunto ainda como seria o procedimento se uma mulher de Deus abortasse por não poder criar o filho. Me pergunto se ela seria inocente diante dos homens e se não estaria pecando diante de Deus. Respeito muito a opinião do senhor mas não concordo.

  • Virgínia França

    Sou contra o aborto e não o faria em hipótese nenhuma. Concordo que se for pra jogar um inocente fora é melhor que não permita que essa criança venha a nascer, a vida já é dura pra quem nasce com o amor dos pais que dirá sem amor nenhum e de qualquer forma quem quer fazer aborto consegue dar um jeito, acho que isso é questão de saúde pública. Minha opinião é que apesar do fato de eu não aceitar por não fazer parte da minha realidade, é necessário que as leis brasileiras sejam a favor.

  • Ionara

    Bispo,
    Quando a bíblia diz que não podemos nos conformar com este século, mas transformar pela renovação da mente, é totalmente aplicável a este assunto. Enquanto a sociedade não “renovar a mente”, viveremos escravos de um sistema que escraviza os menos favorecidos, incentivando o crescimento de um povo sem recursos e sem oportunidades.
    É preciso quebrar os paradigmas. Um aborto pode sim evitar que inocentes se tornem escravos desse sistema!

  • Andres Barros

    Boa tarde Bispo,
    Esse assunto é muito delicado, mas as pessoas que são contra o aborto, são pessoas altamentes sentimentais, pois conheço pessoas com 5 e 6 filhos que o casamento anda por um fio, devido a não condição de criar seus filhos. Fica aqui minha opinião semem c ovulo tem alma, creio que não! Mas a socidade é tão hipócrita, que não ajuda, mas condena.

  • Luis

    Bispo, acredito na lei da semeadura, por isso sou a favor apenas em alguns casos.
    Um erro não justifica outro e temos que vencer as tentações, pois o espirito não é maior que a carne?. (“Antes que te formasse no ventre teconheci”Jeremias 1:5a).
    Eu não acredito q com legalidade do aborto vão diminuir as mazelas da sociedade, isso é papel do Estado com politicas públicas eficazes.A vida é sagrada, e alguns tipos de aborto é:falta de DEUS, falta de amor ao próximo e a si mesmo. Deus tenha misericórdia de nós.

  • Edson Alves da Silva Junior

    ARREBENTOU!!!!!!!!

  • Carlota

    Eu creio que este assunto é realmente muito complexo…
    Porém no país que vivemos, onde a desigualdade impera, a legalização do aborto traria mais liberdade para o ato sexual ilícito e sendo assim as mulheres e homens que praticam tal ato se sentiriam muito mais a vontade para tal coisa. O que falta em uma mulher para não correr o risco de morte por um aborto clandestino é de fato se cuidar. E lembrando que a vida pertence ao próprio DEUS. O nosso DEUS não nos olha como nos olhamos, vamos AMAR

  • sandra ribeiro

    Olá, Bispo!
    concordo com o senhor e gostaria de lhe fazer aqui um apelo de forma a evitar tanta discussão e polêmica em torno de sua defesa ao aborto ou não.Penso que o senhor como lider que é poderia encabeçar um movimento até mesmo entre o povo da IURD para conscientização do que o senhor mesmo disse com muita propriedade:”mas está antes: na banalização do sexo, na desinformação, nos inúmeros fatores que levam um casal a se relacionar e gerar um filho…” obg

  • Elza Maria

    Boa tarde bispo…Eu era contra o aborto,mas depois do que acabo de ler, concordo plenamente com o senhor.

  • Quedma

    Eu, como cristã, não aborto porque tenho princípios. Porém não posso impor a minha fé, a minha consciência, a outras pessoas. Não posso achar que o Brasil, um pais laico, deve viver como eu vivo. As leis devem beneficiar a maioria. Eu abomino a hipocrisia e sou a favor de que o aborto seja discutido e votado pela sociedade. As pessoas que são contra alegam ‘direito à vida’. Que vida? Eu digo q se eu vivesse uma vida miserável, preferiria ter sido abortada.

  • Temilson

    Boa tarde Bispo, concordo com o senhor, como seria o futuro dessa criança.

  • Debora Batista Assunção

    é verdade nós temos os homicidas mesmo sem abortar, são os que odeiam a seu irmão e por isso não são capazes de se colocar no lugar das pessoas , baseiam a sua opinião sem levar em conta a dor alheia e o bem do próximo e também a sua salvação. Mas quem ama o próximo se importa em seu bem estar físico e espiritual e consequentemente leva-los a salvação eterna.

  • Elaine

    Acho que se essa pessoa tem a capacidade mental e financeira para engravidar e abortar. Então por que não evitar essa gravidez?! Um aborto: Essa criatura não tem nem a oportunidade de poder ter uma outra história…

  • Maria José Viana

    Olá bispo. Sabe o que me segurou na IURD quando cheguei e o senhor estava sendo preso acusado de um monte de coisas injustas? sua mente aberta, sua inteligência emprestada por DEUS. Me senti bem na primeira reunião em que entrei desesperada e por isto não sai mais da presença deste DEUS e tive o privilégio de conhecê-lo. Concordo 100% quando o senhor diz ser a favor do aborto, melhor um aborto do que uma criança abondonada e rejeitada pela sociedade, que mais tarde será mais criminoso quem sabe?

  • Ademir

    concordo com sua opinião bp Macedo , só quero deixar minha indignação quanto ao comentário desse moço chamado Juliano , pois se existe alguém equivocado só poder ser esse kara pois não compreendeu o conteúdo do seu texto , queria ver se fosse com ele ou alguém de sua familia , qual seria a opinião dele ??
    pois por causa de pessoas ignorantes como esse” kara” é que nós chegamos a esse ponto , leia mais se informe meu querido , para depois comentar e fazer criticas .

  • Luzinete

    NA verdade as pessoas que são contra o abortoa é porque não se depararam com uma situação desesperadora na família. Se alguém invadisse a casa delas e praticasse um ato sexual forçado com uma de suas filhas será que elas deixariam a criança vir ao mundo? . É fácil criticar qdo não está ou já esteve diante de uma situação delicada.
    Disse Jesus: Raça de víboras, hipócritas, não és frio, nem quente estou a ponto de vomitar-te.

  • Nabuco Portes

    Não acho que o aborto deva ser uma lei, aonde o Estado decide pelo indivíduo. O que deve ser levado em conta, é a liberdade de escolha do cidadão, sobre seu próprio corpo….o agir de acordo com a sua consciência.
    O CÚMULO DA HIPOCRISIA,NA MINHA IRRELEVANTE OPINIÃO: (É VERMOS SETORES DA SOCIEDADE, SE MANIFESTAREM) CONTRA O ABORTO, MAS LITERALMENTE A FAVOR DA PENA DE MORTE.

  • Lucy

    Um pastor muito conhecido,falou em um programa de tv que se uma mulher for violentada sexualmente e engravidar, ela não pode abortar, ela tem que ter o filho e dar para adoção, a minha pergunta é,como que uma mulher que já carrega a dor da violência poderá ter um filho de um homem que ela nem conhece ou viu na vida e que a violentou? Como uma mulher vai parar a sua vida por uma gravidez fruto de um crime? Será que ela teria paz? Eu abortaria sem medo de ser feliz…

  • Veronica

    Na sociedade em que vivemos legalizar o aborto é banalizar mais ainda a vida. Devemos fazer campanhas em favor dos preservativos que com isso evitaremos muitas doenças e abortos. Porque como o sistema de saúde no nosso país estamos todos condenados do menos jeito ao descaso. Devemos também lutar por uma justiça rápida e eficaz contra os corruptos, para que o dinheiro seja bem aplicado na educação para todos, com conhecimento as pessoas refletem mais.

  • Eduardo

    Os hipócritas não adotam nenhum meio para resolver a questão dessas crianças abandonadas, vem eles com tom de críticas, não temos em nosso país planejamento familiar, a questão não é a má distribuição de renda e sim a falta de estrutura familiar, falta de Deus quando chegamos na iurd recebemos direção do proprio Deus, para uma vida de qualidade falta para muitos, todos criticam, mas ninguém quer fazer a coisa certa.
    Um abraço.

  • Cleber Santos

    Bispo, louvo a Deus pelas suas palavras tão bem colocadas em um assunto extremamente complexo.

  • Gíndor Dias da Silva

    CARÍSSIMO E AMADO BISPO EDIR MACEDO, digníssimo fundador e líder da IURD! A MINHA IGREJA!
    Humildemente permito discordar totalmente dos argumentos e colocações feitos por V.S. Creio que quando o V. S. meditar melhor sobre esse tema, vir a público com argumentos melhores e soluções cristãs para a solução do problema! CREIO QUE AS ARGUMENTAÇÕES DE V.S. SERVEM PARA PROVAR QUE TAMBÉM O SENHOR NÃO É PERFEITO! A PERFEIÇÃO É DE DEUS! PERDOE-ME, MAS ESTOU SENDO SINCERO! AMÉM!

  • Neuza

    Olha Alessandro eu concordo com o Bispo, mas seu comentário é exageradamente machista, a mulher não faz os filhos sozinha, tem a participação direto do homem.
    Que a mulher esta precisando fazer o caminho de volta e se encontrar como pessoa, ocupando seu espaço no mundo, e isto passa pela valorização não há dúvidas, até para sua integridade física e sanidade emocional, mas questão filho indesejado o homem é tão responsável ou irresponsável como queira quanto à mulher, mas o Bispo ta certo mesmo

  • Roberto William Paulino

    Acho que já passa da hora de a sociedade brasileira deixar de hipocrisia e discutir esse assunto em plano nacional. São temas que nem judicário, nem executivo,nem lider espiritual opina sozinho. Isso o povo é quem decide, porque o poder EMANA do povo. Sou a favor do aborto em algumas ocasiões. O problema do controle de natalidade já deveria ter sido resolvido (Ex.China). O fato é que temas como esse não dão audiência nas tvs brasileiras. Preferem as novelas de contos de fada, e os BBBs da vida

  • Oliveira

    Com a legalização ou não do aborto, eles (abortos) não deixarão de ser praticados, por que a mulher que quiser abortar, ela o faz.
    O que o bispo está falando é segurança para a mulher (saúde pública), tendo um lugar onde ela possa fazer um aborto seguro, sem riscos para a saúde, será melhor para todos. oO que não podemos ser é hipocritas ou ignorantes. A legalização do aborto não vai acabar com a miséria, mas evitar que mais miseráveis estejam nas ruas sofrendo por causa de uma gravidez indesejada.

  • Luiz Henrique

    Olá, respeito quem é a favor, mas ese argumento que a morte para criança é melhor do que viver no sofrimento (Jesus veio para os que sofrem) baseado nesse pensamento vamos matar as crianças de rua já que elas vão pro céu mesmo. Me desculpe, no caso de abuso sou totalmente a favor do aborto, mas ser a favor da morte porque 2 pessaos tiveram uma noite de loucura sem pensar nas consequencias, não vejo base e nem fé nisso.
    Me perdoe quem é a favor, mas quantos de nós vivíamos assim e Jesus nos salvou.

  • Neuza

    Olha Alessandro eu concordo com o Bispo, mas seu comentário é exageradamente machista, a mulher não faz os filhos sozinha.
    Que a mulher está precisando fazer o caminho de volta e se encontrar como pessoa, ocupando seu espaço no mundo, e isto passa pela valorização, não há dúvidas, até para sua proteção física e sanidade emocional, mas na questão filho indesejado o homem é tão responsável ou irresponsável como queira quanto a mulher, mas o Bispo tá certo mesmo é hipocrisia da sociedade.

  • Senelandia

    Bispo, eu seria a favor, se ñ houvesse tantas pessoas irresponsáveis q se aproveitariam dessa liberação para fazer crianças e mandar arrancá-las, como se fosse uma coisa qualquer.

  • Jozaide

    BRAVO BISPO, QUE DEUS CONSERVE A SUA CORAGEM, AS PESSOAS TEM O COSTUME DE ENGOLIR O QUE NÃO TEM CORAGEM DE FALAR.

    QUE DEUS O ABENÇOE

    JOZAIDE

  • eliane maria eles

    O simples fato de falar desse assunto tão polêmico e dar a sua VERDADEIRA opinião, sem receio de, mais uma vez, ser julgado, criticado, perseguido, só nos dá a certeza de que estamos diante de um HOMEM que não usa “máscara” para agradar a opinião pública… Estamos diante de um HOMEM que assume sua posição diante de todos e, principalmente, diante de DEUS!!!!!!

  • Mechi

    Estoy 100% de acuerdo,
    siempre y cuando, se realize dentro de las 8 primeras semanas.

  • Juliano

    Acho o seu texto equivocado e muito, não vejo como está dizendo, pois, não é com aborto que será resolvido o problema da pobreza no mundo e sim com melhor distribuição de renda e com um menor olho gordo dos poderosos deste mundo, onde muitos deles são cristãos e não fazem nada para ajudar, conheço pessoalmente muitas pessoas que eram nada, não tinham casa, nem roupa e muito menos condição para um prato de comida, que uma pequena ajuda principalmente em sua auto-estima, venceram e estão vencendo.

  • Lucilene

    Concordo com o senhor, gênero, número e grau

  • Gilbert

    Bispo entendi, mais minha opinião é que cada pessoa dentro dela sabe que pode e o que não pode, mas tem outras soluções, acho que o aborto tem que ser o último caso, ou não sem ser pensado.

  • Vera Martins

    Olá Bp Macedo.

    Quisera poder estar sempre aqui manifestando a minha opinião.
    O que seria, certamente, desnecessário, pois o que teria eu sempre a
    dizer, se concordo plenamente em tudo que o Bp argumenta por ser a mais
    profunda VERDADE.
    Mas devo acrescentar que a questão aborto nada mais é que, a legalidade
    de um ato. E também pelo simples fato da soberania que nos é dada pelo
    próprio DEUS, que é o livre arbítrio. E aos hipócritas eu pergunto: Quem
    usará da lei dos homens?

  • Kizzy

    Caro Bispo, estou de acordo com sua posição. Sou mulher e tenho consciência plena que uma criança indesejada traz infelicidade à genitora e além do mais ela ser odiada e desprezada.A legalidade do aborto é questão de saúde pública e deverá ser tratada com cuidado pois não temos estruturas dignas em nossos hospitais para cuidar dessas mulheres.A pergunta que fica no ar é: Será que com a legalização do aborto o sexo já tão banalizado o será ainda mais?Haverá consciência das pessoas em se proteger?

  • Alessandro

    Eu sou totalmente a favor do aborto, pois eu acho que já que as mulheres não valorizam a si mesmas, tendo relações sexuais antes do casamento, tendo então a irresponsabilidade de fazer filho e depois jogar nesse mundo podre e injusto, fazendo com que mais um inocente sofra nas mãos da sociedade imunda que assola as cidades, eu acho que deveria ser totalmente legal o aborto.
    Deus inventou o sexo seguro e chamou de casamento.
    As mulheres deveriam se valorizar mais e procurar agradar a Deus.

  • Roberta Sant' anna

    Bispo,
    Muito obrigado por abordar não só esse, mas tantos outros temas que nos edifica e nos ensina. Falar todos falam…mas decidir o que fazer, esclarecer é dificil.
    Deus abençoe o sr. todos os dias da sua vida.

  • Isabel Amaral

    Olá sr bispo, realmente o sr tem razão, nós que somos da iurd queremos é não criminalizar essas mães que interrompem as suas gravidezes por alguma razão .
    Eu sou mãe de uma filha e estou a espera de um menino, mas se numa ecografia tivesse alguma malformação no feto, aí sim eu iria interromper essa gravidez ou se fosse violada, mas nunca se fosse uma gravidez não planejada.
    Um conselho para todas as mulheres grávidas, procurem uma iurd perto de vós estamos lá pra vos ajudar , Deus abençoe.

  • F. Guerreiro

    Bispo eu assino embaixo, concordo com tudo o que o senhor disse. E para os religiosos hipocritas deste país, leia abaixo o que a Biblia fala sobre isso.

    Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, de modo que os dias da sua vida sejam muitos, porém se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele; Ecclesiastes 6.3

    A pessoa que pensa, concorda, a pessoa emocional e que age e pensa com a cabeça dos outros CRITICA.

  • Claudilen Amorim

    Bispo, concordo com o sº em tudo. Aqui em minha IURD temos uma jovem que engravidou ainda na adolescência, a mãe dela pagou para ela abortar a criança, muitos criticaram. Hoje e jovem continua estudando, está como obreira na igreja, faz parte do Força Jovem e tem levado uma vida abençoada. Agora imagine se ele tivesse tido essa criança… com certeza levaria hoje uma vida frustada. Que Deus abençoe continuamente o trabalho da IURD.

  • Ana Lúcia Sesso - Santana

    Não regulamentar, nem regularizar o aborto, realizando como procedimento cirúrgico de segurança a mães e crianças (geradas em condições que não cabe agora comentar) , é possibilitar que mulheres que não podem nem fazer uso da Lei Maria da Penha (para dizer o mínimo) tenham um de seus direitos mais sagrados garantidos, que é o direito à vida. Afinal, as estatísticas apontam quantas mulheres (de várias idades) morrem na realização de aborto clandestino. A hipocrisia é que estabelece a sociedade.

  • Simone Lima

    Bom Dia! Bispo,
    Tudo o que o senhor escreveu com a orientação do Espirito Santo, estou em pleno acordo, deste texto não será preciso tirar e nem colocar mais palavras pois o mesmo está totalmente completo.
    Tenho a mesma linha de raciocínio ….. pois acho que uma gravidez só pode ir adiante se ela for desejada de todo coração, aí eu creio que está criança sera feliz em todos os sentidos.
    Que Deus o abençoe.

  • Ana Linhares

    É preciso muita coragem para abordar uma tema como esse com tanta sinceridade. Parabéns bispo e suas colocações nos levam a refletir!!!

  • Felipe Nunes

    Bispo, bom dia. Realmente a situação é complicada de se opinar. Por exemplo; Eu todos os dias vejo crianças abaixo dos 10 anos fumando Crack perto da FACULDADE. Quando você à observa, vê em seus semblante o sofrimento da ALMA. Eu também sou a favor do ABORTO. Porque a questão não é o “MATAR” que as pessoas dizem, mas sim o sofrimento por causa do abandono.

  • Roselane (Alaska)

    Concordo plenamente com essa palavra.
    Seria um dos caminhos para erradicar a pobreza, o desemprego e a violência.
    Seria egoísta pensar diferente!!!!!

  • Elaine Silva

    Isso é pura verdade, a hipocrisia impera na sociedade, muitos lutam para que não seja legalizado o aborto, mas quando veem uma criança ou um adulto na rua saem de perto pensando que vai ser assaltado, e ainda dizem que ninguém faz nada, ela poderia fazer mais também, não.

  • Mirtemi

    Deus é conhecedor de todas às coisas, que hão de vir. Não podemos julgar, pois tudo coopera para o bem dos que o Senhor a amam. O amor em tudo,surge seus efeitos. A nossa Esperança está no Senhor Jesus. Mirtemi. Palmeiras de Goiás; 23 de Novembro de 2010.

  • João Marques (Portugal)

    O bispo Macedo tem nos ensinado a usar a nossa inteligência, e este tema deve ser realmente analisado sem emoções e sim com inteligência.
    Eu pessoalmente, acredito que se uma mulher anda a utilizar o aborto como meio contraceptivo, ela anda em pecado, mas se ela utilizar o aborto porque foi violada, eu acredito que neste caso há inocência dela.
    Claro que a fé é sempre pessoal e cada um deve agir de acordo com a sua própria fé.

  • Ferreira

    Então a hipocrisia está camuflada nos lugares mais altos da sociedade, vejo que é um assunto muito polêmico, creio que se o governo criasse um planejamento familiar acabaria (ajudaria a diminuir), mas como até agora nada foi feito, o aborto seria ou será a saida para essa grande aberração de uma vez por todas, de ver esse monte de criança cheirando, se prostituindo, enfim dilaceradas, sendo marginalizadas pela sociedade tão hipócrita e com falsa santidade.
    Na fé

  • Adriana- Curitiba

    Bom dia bispo.

    Eu sou totalmente a favor do aborto,pois uma gravidez indesejada pode ocorrer com qualquer mulher,pois nós temos o direito de decidir sobre o nosso corpo.

  • Nadine

    Bispo, até um bom tempo atrás eu era contra o aborto. Mas vendo a minha vida e crianças que na maioria das vezes não tem nem 10 anos de idade e estão se drogando,pedindo esmolas nas ruas. Vejo que na maioria das vezes as pessoas não estão se importando com seus filhos, mas sim em fazer um capricho ou até pelo resultado de uma aventura momentânea.
    Assim vemos pessoas depressivas, indignadas com a vida,etc…
    Está mensagem é muito forte.
    Deus abençoe a todos!

  • Antonio Cesar Ceccon

    As clínicas de aborto no Brasil são todas clandestinas, sujas e cheia de contaminações, por isso tem que ser a favor do aborto para que as clínicas sejam legalizadas.

  • Nathália

    Bom dia, Bp! À 1ª vista é estarrecedor anular uma vida, tudo é pela permissão Dele, ñ cai uma folha da árvore sem q ele permita. Entretanto, ninguém está fazendo apologia ao aborto, é óbvio q se uma família tem condições de sustentar o filho não deve abortá-lo, seria um assassinato sim! Agora, visto do ponto da lei, não podemos tirar das mulheres q ñ professam a mesma fé, q ñ possam, seguramente, fazer aquilo q já fazem clandestinamente, com risco de vida, podendo MORRER SEM TER A SALVAÇÃO.

  • Anderson

    Bispo é um assunto muito complicado ….eu acho que como cristão meu ensinamento seria no caso dizer para a pessoa amar a criança que está dentro dela para nascer pq a Bíblia diz que Deus chama dez do ventre materno……..Mas tb entendo no caso de pessoas que vivem nas trevas longe do sro Jesus que é obscurecida de entendimento espiritual que se passar por um estupro não vai ter forças para amar aquela criança vai maltratá-la, jogar no lixo enfim como temos visto….

  • Gleici

    Deus não pensa como homens mesmo. No passado quando mandava destruir uma cidade, era pra destruir tudo mesmo, inclusive as crianças que mamavam, imagine! quem iria cuidar delas? Se os adultos(pais) estavam todos corrompidos? E hoje com a banalização do sexo, será que isso é pecado menor que aborto? Se o nosso corpo é pra ser templo sagrado! Os religiosos devem estar estarrecidos mesmo, vendo sua hipocrisia escancarada.!

  • Miriam

    Existem muitas formas de se ver essa questão. Eu penso que é melhor evitar a gravidez. Mas, se ela aconteceu, dependendo do tempo aproximado, não é justo abortar. Aquela “PESSOA” também quer viver. Se não tem como criar, entrega a criança pra adoção. Tem muita gente que quer um filho do coração. Abortar é o extremo. E é preciso que sejamos equilibrados. Se existe outra solução, que não é o aborto, então, porque não? São milhares de casais que procuram por uma criança!

  • Dóris

    Pois é Bispo, finalmente alguém q aborda esse assunto com clareza, pois todos são contra o aborto, mas, ninguém olha para a consequência de se colocar uma criança no mundo sem responsabilidade, e sem a menor condição de criá-la.
    Que Deus o abençoe

  • Joao Aguiar

    Bom dia Bp
    Se houvesse uma conversão deste povo, não necessitaria mais o senhor estar justificando o porque o aborto é necessário em determinadas situações da gravidez.
    Pessoal, peça ao nosso Deus, nossa Majestade uma compreensão. Meditem em Ex 12.29. Olhem que ali as crianças já estavam neste mundo, já nos braços das mães. É claro q ali foi uma outra situação, mas as vidas daquelas crianças foram tiradas e aí ? Imagino que naquela época também a RELIGIÃO se manifestou contra. Da mesma forma de hoje.

  • Kelly Carvalho

    Bom Dia Bispo, concordo plenamente com cada palavra que o senhor disse, é questão de inteligência! Tenho certeza que Deus não fica nada satisfeito com crianças que nascem e são levadas ao sofrimento,como violência sexual, maus tratos, doenças, criminalidade, falta de condições financeira, é melhor parar, senão vamos ficar aqui até amanhã.
    Eu sou a favor!
    Sempre na fé!

  • Liduina Loureiro

    Bispo, eu concordo plenamente com o sr…para a Mulher; ser mãe é algo muita das vezes de realização!!! Mas como ela vai se sentir realizada como mãe sabendo que vai ter um filho fruto de um estupro? Ou saber, que o filho tão esperado está tendo uma má formação e que ao nascer terá pouco dias de vida? Sabe bispo eu particularmente assino embaixo.. Ter filho indesejado no mundo que vivemos hoje é realmente irresponsabilidade.

    Na Fé.

  • Lucy Medeiros - MS

    Que assunto POLÊMICO bispo! Eu sou contra o aborto!! A não ser se houve estrupo, enfim…mesmo assim é caso para se pensar… A PALAVRA: NÃO MATARÁS… é um dos mandamentos do MEU DEUS. Então, por que tantas crianças indesejadas??? São as “sementes” erradas que são lançadas na terra… mais o MEU DEUS é tão MISERICORDIOSO que pode no decorrer desta “vida” mudar todo esse sofrimento, onde os TESTEMUNHOS SURGEM e GLORIFICAM O NOME d’ELE. Então, não devemos intervir nisto, DEUS É!! E, EU CREIO!!.

  • Sergio Santos

    Só os ignorantes que são incapacitados de entender isso!!! Muito forte e esclarecedora a mensagem.

    Os Sentimentalistas vão ignora-la!…

  • Carlos-Santos-SP

    CHEGUEI ÀS 7 HORAS DA MANHÃ DO TRABALHO, NA PORTA DO PRÉDIO ONDE MORO UM ADOLESCENTE DORMINDO CERTAMENTE USOU CRACK A NOITE TODA, E AGORA VAI PEDIR ESMOLA NA PADARIA. SE ENTREGAR A VIDA PARA JESUS AMÉM, SE NÃO, COMO VAI SER? SERÁ QUE FOI UMA GRAVIDEZ INDESEJADA?

  • Ana Paula

    Concordo de fato com tudo o que os senhor disse sobre as crianças jogadas pelas ruas que sofrem por total falta de responsabilidade de seus pais. Sendo assim, o que temos que fazer são campanhas em favor do planejamento familiar e como também orientar a sociedade para que evitem gravidez sem um pré planejamento. A legalização do aborto não vai diminuir as crianças sofridas em nossa sociedade. Só vai causar mais irresponsabilidade por parte daqueles que não tem nenhuma consciência dos seus atos.

  • Alinne

    Eu sou totalmente a favor do aborto.

  • Wilson Aguiar

    Concordo em tudo exceto em uma: Ainda que tudo aposte contra, o ser humano tem chances de vencer(assim foi com os heróis da fé). MAS, isso não é a lei quem tem que resolver. Por isso, sou a favor da legalidade, com tanto que quem precisar abortar em um hospital passe por uma “sessão de conscientização” antes de marcar a cirurgia e, se mesmo assim ela quiser continuar, pelo menos que seja de forma segura. Como um pai que instrui seu filho a andar no caminho correto, mas o filho é quem decide…

  • Edson Amaral

    É verdade, às vezes os discriminativos de pessoas com a decisão do aborto é o que vai fazer no futuro, o interessante é que o Bispo Macedo sempre influencia o planejamento familiar, pois este mundo a cada dia fica pior e mais dificil. Porém, tambem não discrimina e não rejeita a pessoa que teve fé para fazer.

    O que eu vejo de maneira inteligente é que o Bispo Macedo não prega o aborto, e sim o planejamento familiar, porém ele não rejeita a pessoa ou opção de tal por motivo maior, fé inteligente.

  • Luana

    Bispo, eu concordo com o senhor. Quem quer fazer o aborto faz de qualquer forma, sendo legal ou não. Então, por que colocar em risco a vida de uma mulher sendo q se pode legalizar.

  • Paulo Veras Rio

    É verdade que quem estiver disposto a abortar, irá fazê-lo de qualquer forma, mais por outro lado, se facilitar o aborto para alguns inconseqüentes o sexo “livre” talvez ficasse mais banalizado ou talvez não, pois a AIDS está ai e as pessoas continuam transando sem preocupação alguma.

  • Pâmela

    Fé iteligente, sem sentimento, sinceridade. E quanto aos que estão estarrecidos com tal matéria, favor, arrumar uma soluçao entao, para as criancinhas violentadas, espancadas, famintas sem comida, desprezadas, que podiam não tá passando por isso, se o aborto fosse legalizado, mas por sua causa que é contra, e nao aceita liberar, elas estao assim.

  • Flavia

    Respeito quem é a favor,mas eu não sou!Sou a favor em caso de estupro!Hj em dia ñ existe + falta d informação sobre como evitar filhos.
    Se a pessoa tm responsabilidade pra ter relações tem q tr pra cuidar!Naquele momento a pessoa pode ñ tr condição familiar,ou financeira de tr aquela criança,ms a gente ñ sabe sobre o futuro,aquele q já conhece a Deus que usem a Fé pra ter a vida abundante que Ele prometeu,e aquele que ñ conhece,pode vir se converter,ter um encontro e gozar dessa vida abençoada!

  • Fagner

    Bispo já ouví pessoas criticando em relação a sua posição, discriminando e chamando de hipocrisia, falar é facil mas fazer é dificil.

    Onde estão aqueles que são contra o aborto , quando a criança está nas ruas pedindo esmolas, onde está quando a criança está nos becos escuros da cidade usando drogas , se prostituindo, etc….
    Cadê ????? Neste momento tem crianças sofrendo vários tipos de abusos, simplesmente pq os pais não tem condições de criar ou dar o minimo para a criança crescer.

  • cácio

    Nao seria muito mais SIMPLES e INTELIGENTE ao invés de lutarmos contra ou a favor do aborto defendermos que a mulher nao engravide sem planejamento? Afinal para aqueles que seguem a Deus de verdade esse problema nao existirá pois o sexo será realizado após o casamento e no caso de engravidar há uma familia constituida. E para aqueles que nao sao de Deus, hoje existe inumeras formas de se EVITAR a gravidez, o que é muito mais inteligente do que ENGRAVIDAR e depois ABORTAR, nao acham?

  • Siderlene Santa Rita

    Ah, com certeza nesta hora muitos estão apontando o dedo,isso porque são religiosos não são guiados pelo espírito de Deus. Por que sabemos e temos certeza de quem mais gosta disso tudo, de saber que nascem milhares de crianças de uma gravidez indesejada de um estupro e aí vai.
    Quando defendemos o aborto, do contrário do que pensam estamos defendendo a vida, pelas consequeências vindoura. Graças a Deus temos a Iurd para nos orientar para podermos entender que a religião nos faz refem deste mund.

  • Lilian Oliveira

    Concordo com o Senhor, Bispo! Pois o Senhor Jesus disse: …Dos tais é o Reino dos Céus. Mt 19:14. A morte não é uma tragédia para um bebê, pois sua alma está limpa e vai direto para o Reino,sem problemas.

    Problema é Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele.” Eclesiastes 6:3

  • Lilian Oliveira

    O próprio Deus disse que … dos Tais é Reino dos Céus Mt 19:14. Então, concordo com a sua posição Bispo. As pessoas vêm a morte como uma tragédia, mas para os pequeninos é uma entrada mais rápida ao Reino. Alguém contesta ao Senhor JESUS?
    Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele.” Eclesiastes 6:3

  • Daniel

    Bispo, concordo com o senhor, pois conheço mulheres que abortaram, bispo essas mulheres mal tinham condições de se sustentar, de alimentar os filhos que já tem, imagina outros, imagina as crianças passando fome, sofrendo, antes abortarem né? E bispo com certeza a muita gente na hipocrisia sim, falsos e hipocritas, agora dizem que é uma vida, logico que é uma vida, que quando nasce e fica nas ruas sofrendo ninguém se importa, então pronto, é isso mesmo, que Deus abençoe muito o senhor, na fé!

  • Marcelo de Jesus

    São mensagens iguais a do bispo q abrem a mente retrógrada de muitas pessoas em relaçao a esse assunto.

  • Dormans

    As reportagens mostram crianças recém-nascidas encontradas nas lixeiras, matagais, e tem as que não aparecem, sem contar também as que nascem em locais sem infra estrutura e você as vê brincando em redes de esgoto a céu aberto, realmente é muito triste. E quantas pessoas viviam desta forma, encontrou a porta de um templo da IURD aberta, hoje tem a vida transformada pelo poder de Deus. Olha bispo, esta explanação sobre o aborto só não entende quem não quer, o Sr. plantou a semente, agora é regar.

  • Sousa do Piaui

    OLÁ OS QUE USAM DE HIPOCRISIA QUE SE CUIDE, POR QUE DEPOIS DESSA… NÃO FOI NEM SANGUE NEM CARNE, MAS ESTA REVELAÇÃO QUE CONSEGUE ABRIR A MENTE E MOSTRAR A REALIDADE, SÓ PODE SER DO ESPÍRITO.
    UM ABRAÇO ESTOU COM SENHOR NESTA LUTA.

  • Fernando Gama

    é Realmente, se for usar a inteligência e a razão isso que senhor tá falando é Verdade pq seria Deus um ser tão mal que quer ver seus filhos padecendo por ai so pra viver nesse mundo sujo? e Depois quem sabe morrer de um jeito pior ou perder sua salvação por causa do sentimentos das pessoas….

  • Denise

    Boa noite!! Sou a favor da legalização do aborto, pq essa hipocrisia tem que acabar, a mulher que pratica o aborto não pode ser julgada e condenada por uma sociedade hipócrita, crime é ver tanta criança, jovens jogados e perdidos por esse mundo a fora. Deus o abençoe!

  • Gilberto

    Caro bispo! Creio que nossa posição quanto ao tema ABORTO ,deveria ser de repulsa;pois já que verdadeiramente não há base bíblica para se apoiar tal ato. Tornando-o errado para preceitos da sociedade e também de nós evangélicos. Abortar é o mesmo que assassinar sem dar direito ao outro de defesa. É lamentavel que alguns de nós apoie tal pratica que tenho certeza que jamais o Senhor Jesus apoiaria.

  • Anderson Furtado

    Boa noite Bispo, sou estudante de direito e estou fazendo minha monografia e o tema é Religião versus Direito, e uns dos tópicos do trabalho é sobre a legalizãção do aborto, que no qual sou a favor, e por isso, muito criticado, até pelos meus professores, as religiões insistem em ser contra, mas como o senhor colocou, não fazem nada para mudar, só sabem criticar aqueles que tem um pensamento contrário, muito obrigado por este artigo, pois com certeza irei utilizá-lo em meu trabalho.
    abraço!!

  • Filomena Sousa

    Bispo concordo com esta pespectiva sobre o aborto! Concordo quando afirma que o erro não está em interromper uma gravidez indesejada, mas está antes: na banalização do sexo, na desinformação, nos inúmeros fatores que levam um casal a se relacionar e gerar um filho com o mesmo descompromisso com que encaram a própria vida.
    Assim como mentalizar as pessoas que o uso do preservativo é indespensável nos dias de hoje! só não o usa quem é LOUCO!

  • Regina Idelmar Uchôa Jorge

    Boa noite amigo querido.Isso é verdade Bp.se agente que cria os filhos com amor educa dar tudo da gente por eles e no meio deles o diabo coloca um que tem prazer de ser incredulo e te criticar,mesmo tendo um carinho por nós tendo o coração maravilhoso,mais segue um caminho contra nossa vontade,imagina Bp.esses pobres coitados que as mães inconsequentes ponhe no mundo prá sofrer,outros que são gerados contra vontade da pessoa só o miseravél ser gerado contra vontade já vai ser um infeliz.uma pena

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: