Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

Como já foi explicado anteriormente, o Tabernáculo e o Templo de Salomão (o primeiro Templo), bem como o homem, são compostos por três partes principais: o pátio, o Santo Lugar e o Santo dos Santos. Desta forma, não há como não falarmos sobre o Senhor Jesus sem falar do Templo. A relação entre ambos é tamanha que é impossível dissociar, visto que o Templo fora todo planejado a fim de representar a salvação por meio de Jesus Cristo. Para entender melhor, vamos aos fatos.

Sempre que o Tabernáculo era montado, a cada vez que o povo de Israel parava no deserto, ele era organizado de dentro para fora, ou seja, a primeira parte a ser armada era o Santo dos Santos, e assim por diante os elementos eram dispostos até chegar ao átrio. Isso significa dizer que Deus inicia Seu tratamento espiritual em nós a partir de dentro, daquilo que temos de mais interior: o espírito. É interessante frisar também que as divisões do Templo correspondem às partes referentes ao ser humano, a saber: o corpo, a alma e o espírito.

Observando o gráfico acima, percebemos que o pátio (A) era composto pela porta, o altar e a pia. Essa relação significa que todo o Templo fora construído já se pensando na presença do Senhor Jesus. Ou seja, a porta, local por onde temos acesso aos lugares, inclusive no Templo, representa Jesus. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens João 10:9.

Isso significa que assim como temos acesso ao Templo, entrando por uma porta, para termos acesso a Deus, temos de entrar pela Porta chamada Jesus.  Pelo mesmo gráfico, é possível observar que da porta até o Santo Lugar (B), forma-se uma cruz (trajeto em vermelho, da porta até o Altar de incenso) e, acima dela, onde está o Santo dos Santos (C), encontra-se a Arca da Aliança (em amarelo), que simboliza a presença de Deus.

A porta do Templo simboliza Jesus Cristo e sacrifício (veja no gráfico). Por meio do Seu sacrifício de morte por cruz, passamos a ter acesso não apenas no Santo Lugar, visto que o véu se rasgou, mas à salvação. Porém, cada pessoa que decide entrar por esta Porta deve, tal qual Jesus, realizar seu sacrifício diário para obter a salvação. Ou seja, assim que entramos pela Porta, deixamos o mundo para trás e abandonamos nossas próprias convicções, vontades e desejos carnais.

Dado este passo, vem o segundo, que é o Altar (observe no gráfico, que é o primeiro lugar depois da porta). Assim que entramos pela Porta, vamos de encontro ao Altar, onde temos a oportunidade de morrer para a vida, a fim de vivermos uma nova com Deus. No altar havia o sacrifício de animais, que desprendiam um cheiro, que para Deus era como o de incenso. Assim também acontece conosco quando sacrificamos nossa vida no Altar. O cheiro que exala de nossa vida, a saber, o bom perfume que passamos a ter após o encontro com Deus, O agrada sobremaneira. Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o Senhor, cheiro suave; uma oferta queimada ao Senhor (Êxodo 29:18)

Quando saímos dali, encontramos a pia. Nela, após termos um verdadeiro Encontro com Deus, o primeiro desejo que nos vêm é o do batismo nas águas. Por meio dele, consolidamos a nossa morte, para ressurgirmos lavados dos nossos pecados e limpos de toda a impureza. De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida Romanos 6:4

Perceba a importância da organização interior do Templo de Salomão. Todo ele foi pensado e construído com o propósito da salvação através do Senhor Jesus. No pátio, por exemplo, (onde fica o altar e a pia), não havia cobertura. Significa dizer que o cristão que passa pela porta (Jesus), sacrifica suas vontades (no Altar) e em seguida se batiza (na Pia), ainda permanece no pátio, ficando exposto a todos os tipos de variações de clima e temperatura. Ou seja, por estar desprotegido, pode, facilmente, receber trovoadas, chuvas e vendavais de problemas. Algo que todo cristão tende a passar naturalmente, assim que aceita Jesus como seu único Senhor e Salvador.

Então, após o cristão passar por todas essas tribulações, ele entra no Santo Lugar, que representa a nossa alma. Neste momento, o nascido de Deus busca obter uma aproximação maior com o Criador. Assim, ele participa e come dos pães, que é a Palavra de Deus e a representação do próprio Senhor Jesus, e se sacia do Espírito Santo, que está tipificado na Menorá ou Candelabro (Leia Zacarias 4:6). Desta forma, o cristão pode se considerar apto a participar do Altar do Incenso, que nada mais é do que a oração.

Isso não quer dizer que a pessoa que não possui o Espírito Santo esteja impedida de orar, mas significa que é neste momento de aproximação e intimidade com Deus, representado no Santo Lugar, que as orações do cristão são realizadas com verdade, sinceridade e pelo Espírito Santo, haja vista ele não estar mais orando em favor de seus desejos ou vontades carnais, mas segundo a vontade de Deus.

Note que existe uma diferença muito grande entre as orações realizadas no pátio e no Santo Lugar. Enquanto que no primeiro oramos sem entendimento e de acordo com nossas vontades, no segundo, oramos com temor, reverência e desejando satisfazer os desejos do coração do Pai.

Sendo assim, finalmente, após o cristão passar por todo este caminho espiritual, chega o momento de ele adentrar no Santíssimo Lugar ou no Santo dos Santos (C). Neste local, há somente a Arca da Aliança, representando a presença de Deus. O que aprendemos com isso, então, é que com o sacrifício de Jesus, podemos ter acesso a Ele, mas, se nós também não sacrificarmos a nossa vida em prol da Sua, não conseguiremos chegar até o Santíssimo Lugar e, tampouco, alcançaremos a salvação eterna.

Portanto, se almejamos salvar a nossa alma, devemos observar o exemplo do Senhor Jesus para todos nós, que foi e é o de sacrificar. Como podemos ver no gráfico, o sacrifício está na porta, nos dizendo que somente por este meio existe a possibilidade de chegarmos até Deus.

Veja também:

Construção do Segundo Templo
Destruição do Primeiro Templo
Templo de Salomão
Tabernáculos, a Arca e o desejo de Davi de construir o Templo
Reunião de Lançamento da Pedra Fundamental
Milagre do Templo
Judeus e cristãos unidos na construção do Templo
O Templo
Notícia da construção repercute pelo mundo
Projeto do Templo da IURD
Suor, sangue e lágrimas
Lançamento da pedra fundamental do Templo – Fotos

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • Simone

    Bom interessante, Deus começava edificar o templo primeiro pela parte de dentro assim como nos também , começamos os primeiro tratamentos internos dentro de nos. e as divisões do templo corresponde, a partes referentes a nos. e também a porta que tem a ceso a entrada do templo representa senhor Jesus que esta sempre de braços abertos a nos receber.Esse templo e maravilhoso ‘Como Deus e perfeito.’

  • eduardo holanda

    ótimo estudo me edificou muito.

  • Raquel Fernandes

    Tudo se encaixa de forma clara ..Neste templo todo joelho se dobrara e toda língua confessará a grandeza do nosso Deus

  • Maria Cristina Pereira

    o nosso Senhor Jesus quando fala de demolir o templo e reconstruir em 3 dias ele falava de nós , a trindade que fomos formados por DEUS é tremenda , este relato só veio acrescentar em minha vida.
    que DEUS continue abençoando o senhor abundantemente.

  • leonella

    o templo de salomao ficou muito lindo q jesus venha abencoar cada dia mais e mais o bispo

  • Jefferson Aparecido Vieira

    Tá ligado bispo bispo através desta palavra Deus me abriu a visão quanto a disciplina que há no seu reino eu nunca havia feito essa comparação entre o Santo Tempo e a pessoa do Senhor Jesus,nós temos que lava o nosso coração,passar pelo novo nascimento,encontro com Deus e finalmente provar do Batismo com Espírito Santo para termo acesso á presença de Deus,tendo nossos corações e mentes lavados pela palavra de Deus.

  • Almir S. Pachu

    Agradeço a Deus por vossas vidas, esse estudo foi de grande valia para acrecentar em nossos conhecimentos.

  • janaina pereira alencar

    oi bispo meu nome é janaina e estou lendo o livro crente posseso esse livro praticamente é a minha vida.
    Fortaleceu a minha fé.Estou participando do jejum de Daniel e estou acompanhando todos os dias a oração das 11 horas da noite e ontem a noite 03/04/2011 fui batizada com espirito santo foi maravilhoso o melhor presente que Deus pode dar para uma pessoa foi uma experiencia que senti vontade de pular,chorar e rir ao mesmo tempo.
    Janaina pereira alencar,Indaiatuba-sp.

  • Temilson

    Todos os joelhos vão se dobrar e toda língua confessara que JESUS CRISTO é o SENHOR nesse grande templo.

  • Edu Moura

    O Senhor Jesus é a essencia da vida por que tudo foi Criado por e para Ele e sem Ele nada do que foi feito poderia-se fazer. Ele é a porta e o caminho que leva ao Àtrio celeste, à casa de Deus. Foi Ele quem nos criou, nos Mantem vivos e nos eterniza através de Seu sacrifício. Sendo Cristo a essencia da vida, rejeitá-lo é rejeitar a si mesmo e isso é a ignorância humana. Por Cristo nos entraramos no templo divino que é a Presença de Deus, a nossa morada celestial

  • Fatima

    Bispo, obrigado por tudo, sei que suas guerras não são faceis, graças a “Deus”, pois quanto maior a guerra, mais prazerosa a vitória.
    Que o “Espirito Santo” te encha de forças agora em nome do “Senhor Jesus”.

  • Samara Cordeiro

    Oi bispo quando li a mensagem que a filha do senhor deixou para senhor parecia eu estava vivendo nessa situação, não por querer te filho e nem estou no Altar ainda, mas esse é meu sonho, mas é pq eu estou lutando contra meu eu e minha carne.
    Sabe bispo, está sendo difícil, espero que quando eu sair dessa luta, espero sair fortalecida, bispo peço que ore por mim, pois esta dificil pq não sei o que fazer, não consigo conversar com ninguém, só com Deus, como sempre digo a DEUS, não quero nunca brincar com a obra dele.

  • Renato -Guamá-Belém-Pará

    Olá Bispo,os que nos criticam é porque têm inveja,não tem a FÉ que nós temos, nos criticam mas gostariam de estar em nosso lugar e por não estar vem a INVEJA. na FÉ,vai arrebentar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Paulo Sergio

    Meu Deus…só agora,depois de uma real conversão,as coisas ficaram claras como água.
    Obrigado Bispo.

  • Gisele

    Acho importantíssimo este tipo de explanção à respeito do tabernáculo.Deus é maravilhoso e como tudo é tão perfeito.Inclusive muitos cristãos não têm conhecimento à respeito. Não há outro caminho, apenas Crsito é a vida.

  • Marilice

    Nossa Bispo, conhecer mais, mais do Templo de Salomão! Que para mim fica, como O Templo da Salvação! Pois foi o que mais me chamou atenção, quando cheguei a IURD em uma pregação ministrada pelo senhor. fiquei desesperada! Quando tomei conhecimento da Palavra SALVAÇÃO! que nunca antes ouvira falar ,e que eu que, era tão religiosa e caridosa, estava fadada a ir para o inferno. Esta explanação me deixou muito feliz e agradecida por todos os sacrificios que já fiz e que continuo fazendo, por
    Jesus!

  • Paula (Brás)

    Bp.estávamos falando hoje com o Pr. sobre tudo q está ocorrendo em nossas vidas; falamos sobre sacrificios, ofertas e por nos dedicar um pouco mais a Deus,mas tudo se levantou contra nós de tal forma q nem sei como estamos suportando;já estava difícil agora então se entregando mais pra Deus parece q o mundo desabou em nossas cabeças!
    É uma guerra, mas Graças a Deus por ter homens de Deus usados pelo Espírito Santo pra nos orientar e lendo aqui entendo o porque tantas lutas mesmo sacrificando!

  • Gracielle

    Boa Noite!

    É verdade somente através de sacrifícios diários e que podemos chegar a Deus e alcançarmos uma vida de qualidade e o mais importante, conservar nossa salvação até o fim.

  • Telma Viana Soares

    Bispo, suas explicações sobre o Templo de Salomão, além de serem lindas e de uma profundidade incrível, estão sendo muito útil para as minhas pesquisas acadêmicas. Obrigada! Peço que o senhor continue disponibilizando ensinamentos. Um abraço e que Deus te abençoe mais e mais. Um dia eu vou conhecer o senhor pessoalmente, eu creio nisso.

  • Evaldo

    Eu estarei lá com minha família, para adorar a Deus, em nome do Senhor Jesus Cristo.

  • Neuza Lasso Ortiz

    Boa tarde Bispo! Que aula magnífica Deus preparou para ser ministrada pelo senhor,para todos quantos entrarem neste blog!!! Parabéns e que tenhamos muitos ensinamentos como este através de ti. Este texto parece complicado aos olhos humanos,porém para as pessoas que vivem no Espírito e na Fé,tudo é muito simples e harmonioso como O Próprio Senhor Jesus Cristo. A palavra chave é: AMOR,FÉ,e SACRIFÍCIO. Aleluia! Templo de Salomão,ARREBENTOU….

  • Marisa

    Eu já me vejo lá no TEMPLO. E TODA MINHA CASA VAI ESTAR LÁ! GLORIAS E GLORIAS e como foi revelado nada vai impedir!

  • José souza

    Com essas explicacoes Bispo,fica muito melhor o entendimiento,dai podermos buscar a Deus com conhecimento. Da forma que o senhor expos,ficou explícito o sacrificio do Senhor Jesus por nos,alias,por aqueles que creem no seu sacrificio. Muito obligado por postar sobre o assunto,ate porque,todos precisamos entender o real motivo da construcao do Templo de salomao aqui no Brasil.Fiquei muito feliz em ler sobre o assunto e creio que todos que lerem terao o mesmo prazer.Felicidades para o senhor.

  • Bruno Santos David

    Bispo, antes de ler esta mensagem hoje, o Senhor Jesus me revelou que a Sua grande obra se inicia dentro de nós. Vide o exemplo de Gideão. Primeiro ele teve que se preparar (sacrificar), arregimentar um exército escolhido pelo próprio Deus e aí guerriar contra seus inimigos. Que bacana!!!

  • Regina Idelmar Uchoa Jorge

    Muito bom dia Bispo.que maravilha,muito bem projetado,vai ser lindo e multiplicamente abençoado,estou feliz por ter uma parte do meu trabalho nessa construção,não é muito ainda,mas a minha sinceridade é tão grande que a cada dia cada vez mais Deus vai aumentando,eu tenho certeza disso,tenho feito meus propositos com muito sacrificio,e nos propositos só peço pra Deus honrar minha fé e a cada dia aumentar os valores, então vai chegar uma hora que algo grande vai acontecer,pois até já vejo ele pronto!!

  • João Carlos De Souza Freitas

    Olá Bispo! é Muito Forte isso que o senhor esta relatando sobre o Templo que salomão construiu para o Senhor Jesus no passado e esta sendo construindo tambem em São Paulo que Deus Abençoe.

  • Priscila

    É um privilégio fazer parte dessa construção!
    Deus o abençoe, bispo.

  • Rizairton

    BOM DIA BISPO

    Obrigado BISPO, por nos revelar com tanta clareza e riqueza de detalhes a importância do templo,e é bom saber que todo este cuidado do DEUS PAI é por cada um de nós.

  • Cristiane Rosa de Oliveira - Londres

    Bispo, Sabio Homem de Deus, Muito Obrigado por nos dar esta linda explicacao me ajudou muito a entender e aprender mais, e realmente muito interessantissimo e maravilhoso esta serie, Como podemos ver aqui esta e uma prova clara de que Deus inspirou Salomao de como fazer este templo e de Como a Biblia foi mesmo inspirada por Deus, Amei Saber muito Obrigado.

  • Leonidas

    É bispo nada conquistamos se não formos pelo sacrificio,e sou uma prova disso,quem sacrifica vence o mundo…
    Que Deus o Abençoe bispo sempre.

  • Edson Henrique Marques

    Olá Bispo !

    Realmente quando mas nos aprofundamos nos projetos de Deus, observamos que em tudo ELE nos oferece um ensinamento. As vezes fico imaginando o por que de alguns que se dizem de Deus, criticarem uma obra Santa planejada pelo Próprio Deus, dizendo que gastar uma quantia imensa de dinheiro com paredes em quando a almas perdidas pelo mundo é infâmia. Na realidade eles manifestam o mesmo espírito de Judas ao criticar Maria quando derramava o perfume precioso aos pés de Jesus.

  • Denis Martins

    Esse templo realmente é glorioso, Deus abençoe!

  • Paully Santos

    Bispo, muito forte e super interessante esse estudo.
    Confesso que ainda não havia feito tal comparação; é muito forte mesmo.

    Paully Santos
    Amélia Rodrigues- Ba

  • Edigar

    Interessantíssima esta série, Bispo. Apesar de haver um diferença de séculos entre o projeto do Templo e Nascimento e o Sacrifício de Jesus, podemos observar que o Espírito atuante é o mesmo, dadas as semelhanças. Uma prova viva de que a Bíblia é inspirada por Deus.