Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

Pergunta:

QUERO PEDIR SUA ORIENTAÇÃO, POIS ESTOU NAMORANDO UMA PESSOA. ELA TEM 26 ANOS E EU TENHO 19. JÁ ESTAMOS JUNTOS 6 MESES E ESTAMOS NOIVOS. ELA TEM UM FILHO DE 5 ANOS E ESTAMOS FIRMES NA PRESENÇA DE DEUS. QUEREMOS NOS CASAR DAQUI PARA O FINAL DO ANO E QUERIA SABER O QUE O SENHOR TEM A ME DIZER SOBRE ISSO. MUITO OBRIGADO, FICA COM DEUS!

Rodrigo

Resposta:

Amigo,

Você já sabe a minha posição a respeito dessa sua dúvida. Se você tivesse tanta certeza assim, não perguntaria não acha?

Você tem 19 e quer se casar com uma moça de 26 com um filho de 5 anos…. O que você acha? Você pode ser um pai de uma criança desta idade? A sua noiva, que já é mãe a 5 anos e mais velha que você, conseguirá se submeter a você?


Obs: O espaço para comentários, é somente para comentários. Se você deseja alguma orientação envie para meu e-mail: falecom@bispomacedo.com.br

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • francisca

    Bispo s
    uas orientacoes sao sempre bem vindas q DEUS ABENCOE!

  • Pedro

    Olá Bispo Edir Macedo,meu nome é Pedro tenho 17 anos, eu queria uma orientação,estava NAMORANDO UMA PESSOA. mais foi um namoro muito rápido ela tinha acabado de chegar na iurd, por esse namoro ser muito rápido está se tornando maldição e eu estou com um sentimento forte por ela e ela em mim o q eu faço?

  • ramon

    olá bispo meu nome é ramon tenho 12 anos e bispo pretendo ser pastor um dia mas bispo tem uma menina que eu gosto pra caramba aqui na iurd mas gosto mesmo só que ela é 4 anos mais velha que eu bispo e eu quero saber se eu posso um dia casar com ela e virar pastor?
    porque muitas pessoas daqui acharam isso um abissurdo mas eu não porque não está escrito na bíblia que a mulher tem que ser mais nova que o homem mas sim o homem tem que ter uma uaxiliadora.
    bipo me ajude.Obrigado!

  • Tatiane

    Olá bispo eu também acho que o homem tem que ser alguns anos mais velho que a mulher, não muito velho uns 4 ou 6 anos pois é bom que envelheçamos juntos sem diferencia de idade.

  • nara

    Boa tarde mulheres de Deus sou uma nova convertida fico esperando a hora do seu programa,gosto muito e tiro muitas duvidas, eu estou lendo o livro a mulher V e tem uma parte que a cristiane cardoso fala que nunca viu a mãe pedir para o pai lavar a louça, e eu sempre pesso para meu espoço me ajudar com os afazeres de casa ele ñ reclame e me ajuda numa boa,tenho que parar de pedir para ele me ajudar?
    pois tenho certeza que a autora do livro tem empregada e eu ñ tenho Obrigado adoro seu programa

  • Nathalia

    olá bispo,eu era de uma outra denominação,foi nela que conheci um rapaz que hoje e meu namorado,eu tenho quase 17 anos e ele tem 18 estamos namorando a 9 meses saí de lá pq ñ se falava muito do espirito santo ñ tinha a busca só que eu queria ter o espirito santo,fui fazer uma visita na IURD e gostei e Deus me mostrou que essa era a igreja pra mim e estou na IURD uns 3 meses, só que o meu namorado continuou lá.nós pensamos em nos casar futuramente mais será que nosso casamento vai dar certo ?

  • Diogo

    Bom dia Bispo estou vendo o testemunho do Bispo guaraci, minha mãe tentou matar eu e meu irmão quando eramos pequenos e logo em seguida iria se matar pq sofria demais na mizeria mas Deus na hora falou com ela traga seus filhos pra mim bispo hoje sou obreiro empresário tenho carro e nesses 21dias de daniel estou com desejo de largar tudo para servir o altar pq tudo que eu tenho não me da mais alegria do que cuidar de almais…

  • obreira pâmela (CENACULO BIRIGUI)

    CHEGUEI A IURD COM16 ANOS ATRVEZ DA MINHA VÓ à 9 ANOS, FUI LIBERTA NASCI DE DEUS EM DOIS ANOS FUI LEVANTADA OBRA E ESTOU DESENVOLVENDO MEU TALENTO ABRI UM SALÃO DE BELEZA ESTOU CRESCENDO, E A MINHA VÓ BISPO NÃO SE CONVERTEU JÁ FAZ + DE 15 ANOS E ELA TRAI MEU Vô, JA DESENVOLVEU UMA DOENÇA FICOU INTERNADA PASSOU POR CIRURGIAS E FOI PARA A UTI TRÊZ VEZES , JA PEGUEI ELA TRAINDO MEU VÔ, E ELA DIZ AINDA QUE É FIÉL E QUE TEM UMA FÉ MUITO GRANDE, VOU NA FÉ DE DANIEL POIS A SALVAÇÃO E PRA QUEM BUSCA

  • Aline Mendes

    Olá Bispo, me chamo Aline, e tenho 12 anos. Bispo, no 1° Jejum de Daniel, fui batizada com o Espírito Santo, e logo senti um desejo enorme de me batizar nas águas, então falei com o pastor do meu cenáculo, e ele disse que eu já poderia me batizar, então me batizei.
    Bispo no mesmo dia que me batizei, a obreira, que já me conhece a muito tempo, falou para mim, que faltava me batizar com o espírito santo, e falei á ela que ja era.
    Bispo, no outro dia, essa mesma obreira, me levantou a TIA AUXILIAR

  • englatina

    Idade nao e’ sinonimo de maturidade. Contudo, nao tome decisoes baseadas em duvidas.

  • angela maria de oliveira moura

    BISPO E ERRADO DECIDIR NÃO QUERER SE CASAR, SE DEDICAR NA OBRA DE DEUS POIS SOU VIUVA E TENHO 48 ANOS POIS POIS É VERDADE QUE PARA MIM NÃO DESAGRADAR A DEUS TEM QUE SER UMA PESSOA VIUVA OU SOLTEIRA ?

  • thais

    BISPO,SOU UMA JOVEM ,E ESTOU NA FÉ DO JEJUM DE DANIEL,ESTOU NESSA FÉ ,JA ESTOU SENTINDO UMA TRANFORMAÇÃO E CREIO QUE É ESPIRITO SANTO QUE JA TA ME MUDANDO ,EU NAMORO ISSO ATRAPALHA DE EU SER BATIZADA,E MAIS BISPO ESTAVA AFASTADA E VOLTEI NESSA FÉ ,MAIS UMA COISA NÃO ME BATIZEI NAS AGUAS ISSO IMPEDE DE EU RECEBER O ESPIRITO SANTO .ME AJUDA POR FAVOR ,ESSA DUVIDA QUE ESTA ME ATRAPALHANDO ************************************

  • eliane estradioti

    bom dia or favor coloque o nome meu eliane estradioti na gruz edo meu namorado andre tomaz ois estamos separados

  • susana silvera

    de uruguay pastor le pido oracion por mi vida financiera gracias

  • susana

    desde uruguay pido oracion por mi vida economica

  • HORTÊNCIA REVOLTA

    Concordo com o senhor bispo porque falo por mim não iria obedecer um homem mais novo do que eu!
    sendo eu 26 anos e ele 19!
    a Bíblia já mostra isso porque Deus não criou 1 Eva e sim Adão e depois veio Eva isso que dizer que o homem tem que ser mais velho do que a mulher!

  • MARCIA

    Um absurdo o casal que se ama não poder se casar pq tem diferença de idade. E se fosse o contrário, ou seja ele mais velho com filho? Aposto que o bispo concordaria. Desculpem mas na minha opinião, a pergunta deveria ser: Os dois se respeitam? E não se ela se submete a ele, isto é puro preconceito, machismo criado e estabelecido pelo Homem, e Deus não se agrada disso.

  • GCMAS

    REALMENTE É MUITO DIFICIL UMA MULHER , MAIS VELHA SER SUBMISSA AO HOMEM MAIS NOVO , POR EXPERIENCIA PROPRIA DIGO QUE PODE ATÉ ACONTECER MAS COM MUITA DIFICULDADE MEU NAMORADO É 14 ANOS MAIS NOVO QUE EU TENHO TRINTA E DOIS ANOS TRES FILHOS, NÓS ESTAMOS COM A VIDA NO ALTAR EU O RESPEITO MUITO E ELE É O CABEÇA DESDE JÁ EM NOSSA RELAÇÃO EU PROCURO ORIENTA-LO COM SABEDORIA ELE ESTÁ CONSTRUINDO NOSSA CASA ESTAMOS FELIZES O PROBLEMA É O PRECONCEITO MAS QUEM É DE DEUS SUPERA ATÉ MAIS

  • Paloma revolta

    Tenho odio do diabo.vou esmagar a cabeça dele

  • cida

    ola bispo meu nome e cida, Deus abençoe o senhor eu nao consigo ser fiel nos meus votos e proposito mais sempre o espirito santo conta comigo eu sou candidata a obreira eu fico muito triste por nao ser fiel a Deus por que ele e fiel comigo ajude-me por favor

  • ana paula dos santos silva

    Bispo Macedo gosto muito e admiro o senhor e de como ajudar as pessoas com suas resposta espirituais,o senhor é muito usado por Deus,ouço suas mensagens e fico muito feliz com elas vejo o senhor como meu pai me orientando,ajudando a ter sempre o caminho certo a sequir é claro com discernimento e muita seriedade e Deus ajude o senhor mais e mais!!!!!!

  • ANA

    OLÁ BISPO, VENHO COM MUITA ALEGRIA DIZER OBRIGADO AO SENHOR POR TER SIDO USADO POR DEUS PRA PROMOVER ESTA BUSCA DE VIDA ETERNA. BISPO, ESTOU HÁ 23ANOS NA IGREJA, E NUNCA FUI TAO FIEL COM DEUS COMO TENHO SIDO NESSES ULTIMOS 4 MESES, NUNCA TINHA SIDO BATIZADA COM O ESPEIRITO SANTO, E SEMANA PASSADA, BUSQUEI DEUS DE TODO MEU CORAÇÃO NA HORA EM Q O SENHOR FEZ A ORAÇÃO DA NOITE E ELE VEIO SOBRE MIM ME ENCHENDO DE GOZO MINHA VIDA, MUITO OBRIGADA BISPO, MUITO OBRIGADA MEU DEUS!!!!!!!!! DEUS O ABENÇOE

  • Erika Vale Porto

    concordo com o Bispo. Ela é muito madura e vivida para esse rapaz..

  • Gsbrielle

    Olá Bispo Edir Macedo,sou Gabrielle,frequento o Cenacúlo da Fé em São Paulo,SP,Capão redondo P.A Ah Que Dia!Tenho 11 anos Bispo sou batizada no Espirito Santo mas nesse Jejum de Daniel estou me sentindo fortalecida renovada agora falo em linguas..Como ainda sou jovem é dificil não mexer na internet nem assistir televisão mas é sacrificio estou sacrificando bens materiais,o P.Rodolfo do Cenacúlo onde minha mãe Ob.Adriana e eu frequentamos pra honrra do Senhor Jesus é uma benção.Q Deus te ABENÇÕE!

  • Alice Souza

    Olá Bispo. Eu respeito muito a opinião do Senhor por ve-lo como um verdadeiro Homem de Deus e fico muito triste quando leio opinião de pessoas desfazendo o conselho que o senhor dá as pessoas que o escrevem. Isso é uma falta de respeito inclusive pq o senhor que foi consultado e não foi pedido opinião de internautas.As pessoas se melindram muito qd o assunto é idade entre casais, se são felizes guardem p/ si a felicidade e torçam p/ ficar tudo bem até que a morte os separe. Paz do Senhor Jesus.

  • Luana

    Estou com pena de mulheres que se envolvem com homens mais jovens, nao dá certo… homens nao sao fiéis por natureza, se nao traem fisicamente em pensamentos sim! mulheres mais velhas nao deviam se iludir, deviam ser sábias mas parece que pioram cada vez mais.

  • Silverio

    Rodrigo, eu estou na mesma situação contigo, casei no ano passado em Dezembro com uma mulher mais velha que eu, diferença de 7 anos de idade eu com 29 ela com 36 anos e ela tem uma filha de 18 anos. olha o Bispo ja te deu orientação faça o que è melhor para seres feliz e na sua vida sentimental, pois que o amor não tem idade.

  • luiz

    Prezado; eu vivi essa experiencia eu tinha 19 ela 28 e com uma filha de 7anos; Hoje tenho 40 ela tem 49 e estamos SEPARADOS; por diversos motivos inclusive insubmissão; sexualidade. com o passar dos anos realmente fica dificil pois cada um viveu em épocas diferente; fica sempre um bloqueio no relacionamento e hoje tenho que refazer minha vida.Eu na epoca ja frequentava a igreja e nao fui orientado como voce esta. Pare e Pense Haja pela Razão não pela emoção.

  • rosangela

    Rodrigo, tenho 36 anos e meu marido 33. Neste momento estamos com nosso relacionamento desgastado porque tenho menos disposição do que ele. Estamos casados há 13 anos e ele está insatisfeito devido eu não acompanhá-lo. Reflita enquanto há tempo, porque a mulher envelhece mais rápido do que o homem…

  • Lea

    Fui casada com um homen mais jovem que eu, quando nos conhecemos tinhamos exatamente a idade de vcs, ele com 19 eu com 25, eu tinha uma filhinha de 2 anos, 13. 8 anos depois eu fui levantada a obreira e ele a colaborador, então decobrimos que meu marido estava molestando minha filha desde que ela tinha 11 anos. Resumindo, ele foi preso, pegou 5 anos, eu fui tirada me afastei do cargo e continuo servindo a Deus na IURD, casada novamente com um homen 12 anos mais velho e esperando um filho.

  • Adriana Maisa

    Rodrigo, sou casada á 14 anos com um rapaz,6anos mas novo do que eu, vivemos muito bem, pois se essa moça for uma mulher de DEUS, ela seberar ser submiça e escultar as tuas vontades, e secolocar no seu devido lugar.

  • Antonio Carlos (BH)

    Rodrigo seja inteligente, medite na resposta do Bispo ela é muito clara, mas a escolha é sua. Deus colocou diante de nós a vida e o bem, mas também a morte e o mal, nós é que escolhemos a bênção ou a maldição.
    A sua dúvida já é a resposta certa para decidir a sua vida. Qual exemplo temos na Bíblia de mulher mais velha ou muito mais velha do que o marido que deu certo?
    Medite em Pv 31:3 e seja feliz, deixe DEUS dirigir a sua vida e não O atrapalhe. Não aja por sentimentos e sim pela fé.

  • Jacira Medeiros de Lima

    Olha rapaz, a mulher amadurece mais rápido que o homem, seja na mentalidade como fisicamente, por isso analise bem. Tenho como exemplo, na minha própria vida. Pois fui casada com uma pessoa mais jovem que eu 8 anos. No começo foi bom, mas com o passar do tempo, ele me trocou por uma 10 anos mais jovem. Pense, pois Deus já te deu a resposta.

  • Amiga

    Conheço inúmeras pessoas na obra que são felizes, ao lado de sua esposa mais velha em idade. Jesus pode voltar amanhã e Deus, não vê como o homem. Deus vê o coração.Entregue tudo nas mãos de Deus e, se for plano Dele, tudo irá prosperar! Fui me juntar com um homem que era 25 anos mais velho do que eu, mas ele não agia como um cabeça. Pelo contrário, eu sofria bastante pelo fato de ele ser imaturo!
    Qual a explicação para isso?Existem regras?Em todas regras,há exceção!

  • Lena Von Letscher - Portugal

    Rodrigo, eu sou mais velha 4 anos e meio do que meu companheiro, e sou submissa a ele de todo o meu ser, pois sei que é o Homem o cabeça. Antes de me conhecer, ele estava com uma rapariga oito anos mais nova que ele, arrogante e desobediente em tudo.
    Penso que isto já lhe diz tudo, não acha? O facto de sua namorada ter um filho de 5 anos, não quer dizer que ela seja “vivida”, é ridículo pensar assim. ” “Vividas” são as solteiras sem filhos que andam de homem em homem como quem muda de camisa.

  • Michel Carvalho

    No caso do homem ser mais velho, eu acho que não tem problema, uma vez que a mulher deve submissão ao marido. Abrahão tinha 10 anos a mais que Sara. Davi era bem mais velho que Bate-Seba…

  • Luiz Carlos

    Ora meu caro amigo, a tua questão é muito simples…
    Vc quem tem que decidir se vc quer ter do teu lado uma pessoa que te ajude ou uma pessoa que te atrapalhe…pq meu amigo no fundo vc mesmo sabe que esse relacionamento não é de DEUS…a vontade de DEUS é boa, perfeita e agradável verifique se o teu relacionamento com essa moça é assim.
    Ela precisa de alguem mais velho que ela que ajude-a criar essa criança e seja sincero vc seria essa pessoa?
    Pense nisso…DEUS te abençoe…

  • Ruberlan

    Eu sou obreiro,e sou casado com uma mulher de Deus que tambem é mais velha que eu,não vejo problemas,agora tem que ver se ela não vai usar a idade para não se submeter ao marido,como eu já vi muitos casos desse tipo onde o marido é mais novo e a esposa por ser mais velha ela não dava ouvidos para seu esposo só queria fazer a vontade dela sem ao menos pedir a opinião do esposo.eu e minha esposa somos muito felizes e estou muito bem casado graças a Deus.

  • maria

    Rodrigo, sou 05 anos mais velha que meu esposo, tenho 27 anos de relacionamento, sendo 21 de casados. Hoje, tendo quase 50 anos, sinto-me cansada, às vezes exausta, e ele, que é mais novo, acha que estou com preguiça, má vontade, etc. Pense bem, pois a mulher, infelizmente, envelhece mais rápido que o homem’Que o Senhor te dê sabedoria, entendimento e fé suficientes, para discernir a vontade dEle, com relação ao seu relacionamento.

  • Julio

    Olá Rodrigo, tenho 27 anos, quando tinha sua idade gostava de relacionamentos com mulheres acima de 30 anos, aparentemente dava super bem, hoje minha esposa tem 26 anos. Porém o que preocupa a direção de Deus é o futuro. Por mais que se amem, futuramente vai ficar uma diferença percebível, e o casamento depende do suprimento de algumas necessidades, mas claro o sexo, sabemos que para a mulher numa certa idade isso fica mais complicado e delicado, poderá ser dificil para você.

  • jaime

    rodrigo peça orientaçao a DEUS pois só ele pode intervir … siga em frete com sua noiva se a ama pois o amor vem de DEUS e só ele pode prever tudo … eu tambem tenho uma pessoa mais velhar q eu e ela parece um ser mais nova pois tem sede de carinho e amor e é isso qui importa siga com DEUS… e tudo vai dar certo!!!

  • willian de souza

    rodrigo, sexualmente, a mulher não tem o vigor como o homem tem, quanto mais velha do que ele, no começo é mel no final é fel, ouve a voz do espirito santo atraves do bispo macedo, é melhor obedecer do que sacrificar..

  • Mitiko I. Noda

    Rodrigo, pensa bem…os pensamentos não são iguais, a visão é completamente diferente, a cabeça é diferente (ela alem de ser mais velha já é vivida e tem filho de 5 anos)… ore a Deus e peça a direção (se o conselho não valer)…mas por experiencia digo que não dá certo … os valores são diferentes (voce pensa como quem tem 19 anos e ela como uma pessoa amadurecida e sofrida)…Fica com Deus..espero que reflita no meu comentário…é melhor chorar hoje do que arrepender mais tarde…

  • Reginaldo

    Rodrigo, tudo no começo é um mar de rosas, sei que você pode sofrer, mas para fazer a vontade de DEUS temos que estar dispostos a pagar o preço.

  • Keila Buaz

    Rodrigo, sinceramente, deixando seus sentimentos de lado, se vc prestar + atenção no que Deus tem te mostrado, lá no fundo, no espírito mesmo, verá que esse relacionamento não é da vontade do Senhor. Você é muito jovem, é solteiro, inseguro e por isso inexperiente. Será que já está na hora de vc casar-se, ou ela já está “precisando casar-se”? O que uma mãe solteira de 26 anos, pode esperar de um jovem de 19, que provavelmente nem terminou os estudos? Pense nisso! Deus ainda tem algo melhor p/vc.

  • ronaldo

    rodrigo ouça a voz de Deus .e não tem conversa

  • Tatiane Amaral

    Rodrigo,se eu fosse vc analisaria melhor essa situação!Ouça a voz de Deus através do bispo.Pois a Bíblia diz que o coração é corrupto e enganador,é a sua vida mas se vc não fizer a vontade de Deus que sabe o melhor para nós vc vai sofrer as consequencias mais tarde.Ore e peça a direção de Deus como o bp fez antes de casar com D.Ester.Deus te abençoe!

  • Tarsilia Bie

    Rodrigo, eu estou num relacionamento com muita diferença de idade, mas sou feliz.
    Existe muito respeito entre nós e eu tenho filhos adolescentes, mas não foi motivo para não dar certo. Lembro-me que pedi a Deus um homem que amasse e Deus deu-me sem escolher idade, cor, ou condição financeira, e sou muito feliz. Siga em frente sempre na fé e seja feliz.

  • Anna Lucia Moreira Brandão

    Rodrigo, eu tenho 25 anos e meu esposo tem 21, no começo ele pensava que eu era um mulherão, e que acabaria mandando nele, mas nos casamos, e somos fiéis a Deus, lembre-se tudo vem de Deus, Ele tem que ser o alicerce do seu relacinamento.
    A dúvida não vem dEle, não ouça o que a familia diz, pois quem vai viver com ela é vc. Ame-a e case-se na presença do Senhor Jesus!. A idade não quer dizer nada, pois se Deus enviou ela para vc, então receba esse presente.

  • Ademilson

    Meu caro amigo Rodrigo, quero lhe dizer que hoje sou feliz casado há 3 anos, minha esposa é mais velha do que eu 9 anos tem 2 filhos e posso dizer com toda certeza que ela é uma mulher temente a DEUS e submissa a mim no SENHOR, se você orou e DEUS confirmou vai em frente e seja feliz. Hoje sou pastor de uma grande igreja e o meu ministério é uma benção por causa desta mulher que DEUS deu para mim. Que DEUS o abençoe ricamente e poderosamente no nome do SENHOR JESUS.

  • Maria

    Eu me casei anos atrás com um homen 5 anos mais novo que eu, ele 21 e eu 26 e eu já tinha uma filha de 4 anos, não éramos da fé, bebíamos, fumávamos, a familia era totalmente contra, principalmente a dele. O tempo passou, fomos à igreja nos convertemos, fomos levantados a obreiros, até que descobrimos que ele estava molestando minha filha, fazendo juras de casamento com ela e tudo mais. Estou lutando agora para me reerguer na fé e ajudar minha filha amada.

  • Overlan Alves

    Caro Rodrigo, minha esposa é 9 anos mais velha que eu e estamos casados há 11 anos, quando nos conhecemos eu tinha 23 anos e ela 32, mãe de dois flhos na época com 14 e 16 anos, no começo o relacionamento não foi fácil, eles tinham ciúmes da mãe. Porém, com muita peseverança e fé no Senhor JESUS conseguimos superar esse desafio, hoje somos uma família unida e feliz. Lembre-se, só conseguimos por causa do Senhor JESUS, por isso peça a direção DELE e tome a decisão certa.
    Que DEUS te abençoe.

  • janaina

    Olá Rodrigo, eu me casei com uma pessoa mais nova do que eu 7 anos, eu também tenho um filho e ele tem 8 anos agora, ja estamos casados a dois anos e somos uma família muito feliz, eu amo muito meu esposo, foi o maior presente que o Senhor me deu,além de ser um excelente marido ele me levou para conhecer Jesus, hoje somos uma família feliz na presença do Senhor e o importante é o respeito o carinho e os dois estarem juntos no mesmo objetivo se Deus te mostrou essa pessoa serás muito feliz!

  • Roberval BA

    Rodrigo, vc não tem a mesma maturidade q ela no momento. Se hoje, ao invés de 19 vc tivesse 26 anos e ela 33 vc teria mais tranquilidade e segurança p tomar essa decisão. Uma mulher com 19 anos pensa com a maturidade de um homem entre 21 a 25, penso comigo, então, eu em seu lugar esperaria com paciência um amadurecimento e só o tempo te dará. Companheiro não quero com isso te ferir, mas vc avançou apenas 1 ano da sua fase adulta, isso é pouco!
    A maior parte de sua vida vc foi 1 criança, pense. Deus abençoe.

  • Marcus Vinicius - Nilopolis

    Caro Rodrigo e amigos;

    Quando conheci minha esposa ela tinha 5 anos de diferença para minha idade eu tinha 18 anos, veio na minha cabeça, e agora?
    Só tenho uma coisa para te dizer, Rodrigo dúvida não é de DEUS, é sim sim ou não não… meu casamento tive situações de lutas, mas junto dela sem dúvida vencemos e continuamos lutando, fiz 5 anos de casamento na presença de DEUS.

  • Wanderlei Soares FIDELES

    SHALLOM!
    Parabens pela ATITUDE e iniciativa “Ap. Edir Macedo!”, pela construção do TEMPLO, sou diácono ALIANÇADO na igreja SARA, minha confissão de fé particular é Cristão Evangélico “aliançado!!!” na SARA, mas Adventista; porque CREIO que a RESTAURAÇÃO do Sábado está BREVE, em julho/2010 Celebrações de INVERNO, fiz um propósito com o SENHOR YHWH, em “valor simbólico!!” – Salmos 133 & 45, para QUATRO ministérios, o 4º define a IURD, pois o TEMPLO será testemunnho p. o BRasil e “4” c! da terra.

  • Ana Paula

    Olha, tudo tem que ser avaliado nos mínimos detalhes. Nesse tipo de situação em que vc está passando não poderá olhar somente pelo lado do sentimento, vc tem que avaliar quanto a submissão dela à vc, se ela o vê como o cabeça, se ela se submete a vc, e provocar oportunidades de exclarecer isso atravéz de atitudes dela. e em primeiro lugar, quando se temos comunhão com Deus, Ele nos orienta sobre atitudes certas e erradas na qual tomamos, acima de tudo, deixa Deus guiar suas decisões

  • Wilson

    Antes de chegar a iurd eu vivi 7 anos com uma mulher mais velha que eu, sofri muito, minha vida era um verdadeiro inferno, todas as vezes que eu saia pra algum lugar quando chegava em casa era briga na certa, ela era mito insegura, me vigiava o tempo todo, na verdade eu não amava, hoje eu sei disso, porque o sentimento que eu tinha me sufocava, eu tinha uma sesaçao de prisão dentro de mim. Ela tinha o vírus do HIV e eu não sabia, depois de 4 meses de relacionamento que eu vim descobrir e piorou ainda mais, eu contrai também o vírus e só pensava em me matar, eu não conseguia mais me livrar daquele relacionamento. Quando eu a conheci eu tinha a sua idade, hoje eu estou livre e curado graças a DEUS e a IURD.
    Mas a decisão é sua!

  • Alziro Mendes

    Amigo, as perguntas feitas pelo bispo são essenciais.
    Eu sou 10 anos mais velho que a minha esposa, quando nos casamos ela só tinha 21 anos de idade e um filho de 6; passamos por um período difícil de adaptação, eu nunca tive dúvida quanto ao amor que sinto por minha esposa e conseguimos desenvolver uma relação de profundo respeito, mas tinha que amar também o filho dela. Hoje eu o amo como se fosse meu próprio filho, mas não foi fácil! entendeu? Não pode haver dúvidas!!!

  • Antonio de Brito

    Boa Tarde, que Deus lhe conceda a cada dia mais sabedoria tenho algumas pregações suas de mp3 escuto todas as manhãs, adoro sua sinceridade gosto demais de ouvir noto quando paro no sinal q as pessoas ouvem eles falam estão ricos esses homem, eu falo sozinho rico da sabedoria de Deus,bispo gostaria que o Senhor viesse aqui em Manaus nos visitar outra vez, pode ser pedido de um humilde servo, um abraço e que Deus continue nos Abençoando.

  • Paulo Zilungo - Angola-Luanda

    Boa noite sr. Bispo Macedo, gostaria com o pouco que tenho, ajudar na construção do templo de Salomão, desejo ter o meu nome no templo.

  • Renata maria Pereira dos sants

    BISPO
    Estou muito feliz por poder fazer parte de algo tão marcante. sabe Bispo depois de ter encontrado ao SR JESUS através desta maravilhosa obra realizada pela igreja, e agora me ver fazendo parte dela, me sinto hoje muito feliz. Não tenho condições no momento mais quero que o sr saiba que estou na FÉ para fazer parte da construção do TEMPLO farei o meu MELHOR. Pois creio que da forma que o TEMPLO for sendo alicersado assim será a minha vida. AMÉM
    QUE DEUS CONTINUE O ABENÇONDO MUITO!

  • Marcos Lima

    Bispo:
    Eu não entraria nessa, mas de jeito nenhum!!
    No início poderia até dar certo!!
    Mas quando passar uns 20 anos, você terá sérios problemas conjugais, só pelo fato da idade..
    Abraços!

  • Flavio Souza

    Caro Rodrigo, nossa intimidade com Deus é só nossa! O Bispo tem razão quanto você ter plena certeza se poderá ser pai desta criança e avaliar se e tão somente ela não se portará de modo a não aceitar que; embora com mais idade, logo, com mais experiência de vida não o tratará como um filho mais velho.
    Caro se há dúvida, ísso é mal! lembre-se – “o que o homem planta, o homem colhe!”. Concordo com a Karina, sobre a idade e o filho não serem problemas, desde que você tenha certeza do que deseja.

  • Roseli, Brasília

    Olá Rodrigo, tudo bem? Creio que vc está ,pelo que mostra através da pergunta com dúvidas, e o que é duvidoso não provem de DEUS. Um abraço, que o SENHOR JESUS te abençoe

  • Eli Martins Costa

    Prezado Rodrigo, sou muito feliz no meu casamento, meu marido é mais novo do que eu sete anos, em 1988 ficamos juntos e em seguida conhecemos a IURD e nos convertemos, e eu tambem já tinha um filho, tivemos mais um casal de filhos temos hoje 22 anos na presença do Senhor Jesus e somos uma família feliz, te desejo muitas felicidades e que sempre estejam na presença do Senhor Jesus, um abraço.

  • Miriam

    PREZADO RODRIGO.

    O BISPO ESTA CORRETO EM SUA ORIENTAÇÃO NÃO SOMENTE POR SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO QUE LHE FALA, COMO TAMBÉM POR INÚMERAS EXPERIÊNCIAS VISTAS E VIVIDAS NO DECORRER DO TEMPO.
    QUANTO A MINHA OPINIÃO ACHO QUE VOCÊ É NOVO PARA SE CASAR E TER RESPONSABILIDADES, ISSO SE FOSSE COM ALGUÉM COMPATÍVEL A SUA IDADE, IMAGINA COM ALGUÉM QUE É MAIS VELHA E QUE TEM UM FILHO.
    ANALISE BEM, POIS TUDO PASSA, NÃO TOME ATITUDES BASEADAS NA EMOÇÃO OU EM ALGUNS CASOS RAROS QUE DEU CERTO.

  • Fernando Mendes das Chagas

    Rodrigo, tenho 25 anos e minha esposa 31, e temos 3 anos e 6 meses de casado, casei de teimoso, porque fui orientado a respeito da idade, me desculpa, mas não sou feliz no meu casamento até hoje, espero ter ajudado.

  • Joel

    Olha só o problema todo não está na idade e sim na mentalidade q é completamente diferente, nos primeiros anos de casado tudo bem, mas depois as diferenças mentais começarão a surgir e assim a incompatibilidade mental falará mais alto do q o amor. Não é questão de incredulidade e sim de uma fé racional que é facilmente compreendida quando colocamos Deus em primeiro plano em nossa vida. Ela realmente se submeterá a vc no casamento? Fica aki a pergunta

  • Karina

    Amigo rodrigo, eu acho que a idade e o fato da sua noiva ter um filho não prejudica em nada, pois eu sou 10 anos mais nova que meu noivo e ele tem um filho sim de 3 anos, e eu e meu noivo nos damos muito bem ele é muito legal somos muito feliz e amo ele e nada nos atrapalha, seja feliz e só acho que vc tem alguma duvidas por que alguém deve ter falado da idade dela, ou dela ter um filho, pois quando comecei a namorar foi exatamente igual mais não mim deixei levar pelo que outros falam. seja feliz

  • Daniel Sena

    Bipos , que DEUS ABENÇOE O SENHOR, DE MANEIRA RICA E ABUNDANTE ,
    SABE BISPO EU ACOMPANHO O SENHOR NA RADIO TODO DIA , E PEÇO A DEUS QUE TE CONCEDA MAIS 100 ANOS PARA QUE EU POSSA EM ESPIRITO ORA DE MÃOS DADAS COM O SENHOR TODOS OS DIAS
    OBRIGADO PELA , PACIÊNCIA, CARINHO E DEVOÇÃO
    PS; seria um prazer conhecer o senhor ou o bispo clodomiro pessoalmente
    espero que Deus me conceda esse presente !!!!!!!!rsrsrsrsrsr

  • Yara/DF

    Me dirijo a Senhora Nayra Lanoa- 178; “EDIR MACEDO” como cita em seu comentário, parto do princípio
    de que É a Pessoa Que Faltava Para Abrir, olhos, portas, derrubar muralhas, curar, salvar, libertar, sobrepujar em todos os sentidos de VIDAS HUMANAS EM COMUNHÃO COM O SENHOR JESUS!
    Daí, IURD – Jesus Cristo é o Senhor! ROCHA em que o Senhor Edir, como o seu nome prova, Edificou os
    Ensinamentos da Verdadeira Vida em Cristo JESUS! A prova é q diante de inumeráveis ataques, Obra de DEUS,Prospera!

  • Yara/DF

    Rodrigo, imagino que a sede de conhecer e ter consigo a pessoa dessa moça da qual pedes orientação,
    já se concretizou! Motivo p qual busca anciosamente uma condição p tirar de sua vida fantasiosa, o so-
    nho de se casar de qr jeito, coisa de adolescente… De mais nada acrescenta esse relacionamento, incon
    sequente!
    Que o Senhor JESUS tire a venda dos olhos dessa moça livrando-a da escravidão e dor p/Ela e a Criança! Misericórdia, Senhor!
    Os dois já p/Libert.Espiritual na IURD, sem demora!

  • antonio carlos

    então pede a direção de Deus. Se a sua conscienca pesar ou se vc tiver dúvidas sobre seu relacionamento, meu conselho é que vc termine, nun to falando não, é so conselho ^^ faz Isso .

  • antonio carlos

    continuando… ai eu voltei a ficar firme ai ate hj ela vem jogando piada pra mim, mas eu nem dou confiança pq o calado Vence e sobre outro fato de tu namorar com uma pessoa mais velha que vc é que a mentalidade de uma mulher é superior a mentalidade de um homem … o Homem ele é cabeça da familia, por isso não pode ser mais novo e sim mais velho .. um pastor da iurd falou pra mim que o homem ele tem que ser mais velho que a mulher no minimo uns 3 anos a 5 anos mais velho, então pede direção de Deus

  • antonio carlos

    continuando …. AI eu pedia orientação a pastor e obreiro e eles falavam que eu tinha que me libertar disso .. mas eu não conseguia, sempre quando eu tentava parar com ela, voltava ha 1 semana voltando a vontade da carne vinha ai eu nem aguentava ai eu ia na casa dela e voltava pra ela;
    fiquei preso nas garras do diabo, mas teve um tempo que eu determinei, fiquei revoltado comigo msm e falei ja era não vlto mais; peguei, terminei definitivamente, mas so que foi uma luta, uma guerra que eu passei

  • antonio carlos

    Bom na minha opinião eu tenho 20 anos e ja namorei uma mulher de 42 anos, foi bom enquanto durou, mas isso pesava na minha consciencia que não era certo, mas eu continuei, nun conseguia me libertar dela e quando eu tava com ela eu tava firme, eu me esfriei e perdi as forças e parei de buscar a Deus, ai eu me perguntava pq isso acontece comigo será que esse namoro que eu tenho é de Deus ai eu procurava ajuda de obreiro para pedir ajuda

  • SL

    Rapaz… apenas 6 meses de namoro é muito arriscado para assumir um casamento. Nao se precipite, com 19 anos você ainda têm que terminar os estudos, se firmar na profissao, etc. A sua noiva também está se precipitando, deveria pensar antes nela e no filho e nao arrumar “mais uma crianca” (você) para terminar de criar, ou será que ele é que está procurando uma “maezona” para o cuidar? Desculpe a franqueza mas a grosso modo é isso.

  • Fabiano Souza

    Já ouvi de amigos algo que penso muito: Que as mulheres hj em dia procuram muito mais um “domador”do que um marido ou um namorado.
    As pressões e a falta de submissão fazem com que isso se torne uma verdade.
    Indiferente da faixa etária, quem deve dominar sempre é o homem.
    Não é um pensamento machista, mas se o homem é o senhor da casa, ele tem de ter voz ativa. E a mulher deve obedecê-lo, claro!
    Em outras palavras: ninguém quer um “frouxo” do lado, seja mais velho ou mais novo!

  • Alice Campos

    Bom! na minha opinião creio eu, que se ela realmente é de Deus a idade não impede em nada, ela poderia ser 10 anos mais nova que vc, mas se ela não fosse de Deus de nada adiantaria pq ela talvez não teria submissão, mas ela sendo de Deus creio que ela será submissa, a idade não interfere quando o casal é de DEUS, mas deixa tudo nas mãos Dele,´Ele fará o melhor para você. Fica na fé e que DEUS te abençoe.

  • Maria Das Graças

    Continuando…
    Mas tudo é uma questão de colocar Deus em primeiro lugar.
    fale pra ele; Oh, Deus eu gostei dessa pessoa, mas coloco o Senhor em primeiro, se o Senhor não gostou, se não é a pessoa que o Senhor quer pra mim. Então que seja feita a tua vontade e não a minha!!!
    e você vai ver, vai ser feita a vontade de Deus, e Ele melhor do que ninguem, Ele sonda os pensamentos e o coração, vai saber escolher a pessoa certa pra voce!

  • Maria Das Graças

    Bem..
    A vida sentimental é uma aréa bem sensivel e todo cuidado é pouco!!
    penso que no caso dele a diferença é muito grande são 7 anos a mais!
    é uma questão de usar a intligência, as mulheres amadurecem mais rapido que os homens!
    isso é fato! mais tambem penso que uns 2 ou 3 anos a mais, não fazem muita diferença quando a mulher ver que o homem é sim maduro suficiente para ser lider, pois é isso que o esposo tem que ser, e se a mulher for de Deus de verdade ela vai obedecer!

  • Tiago

    Mylla eu descordo do comentario da Mylla porque tenho certeza que até mesmo pra uma mulher de Deus não é facil ser submissa a um garoto, a mulher ja tem por questão genetica o amadurecimento mais rapido que o homem, o que não quer dizer que não daria certo, mas ele deve avaliar isso tbm e não só se ela é ou não cristã.
    Para ser feliz em qualquer aspecto da vida não adianta somente ter o espirito de Deus, precisa ser inteligente, pois mesmo sendo de Deus ninguem está livre de errar.

  • Mylla Braga

    … com Relacionamento com Deus. A mulher subimissa ela tem caratér de Deus, é nascida de Deus. Existem mulheres mais novas que seus maridos que não os respeitam. A mulher de Deus é a harmonia da casa, ela pensa antes de falar, é mansa. (são ou não frutos do Esprito Santo?) Creio que vc deveria conversar com Deus e colocar a Vontade D’ele na frente da sua, pode ter certeza que se for da vontade D’ele tudo vai dar certo e vc’s dois vão ter a benção e a alegria do Deus Altissimo. Deus abençoe

  • Mylla Braga

    Boa Tarde ! Rodrigo,
    Creio que a questão aqui não seja a difereça de idade e sim sua dúvida em relação a oficializar esse relacionamento. Acredito que seis meses não seja tempo o sufuciente para conhecer alguém, porém vc já deve ter conhecido o caratér, a personalidade e a índole dela e ela também deve conhece-lo.
    Seis meses é tempo o suficiente para vc saber como é o ralacionamento dela com Deus, Subimissão não tem nada haver com idade e tempo de igreja e sim tem tudo haver …

  • amigo

    olha eu namoro uma obreira 4 anos mais velha q eu e sei q foi deus q coloco ela na minha vida eu vou ser feliz com ela.
    pra mim a pessoa só é infeliz na vida sentimental pq nao tem o amor de deus na vida deles ou tinha antes de casar e esfriou pois o alicerse do casamento é sua comunhao com deus

    na fé e eu vou arrebenta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • adriano macedo

    Bom Bispo tenho 23 anos namoro ha sete meses uma mulher de 48 anos,que ja teve três filhos é separada do marido porem ela está casada com ele no papel, estamos firmes na presença de jesus, convercei com ela sobre sexo ela concordou de não fazermos mais por respeito e temor a Deus, nos damos muito bem mesmo,estamos com plano de casarmos assim que sair o divorcio. Bispo tenho minha opinião decidida.Mas quero orientação do senhor Bispo por favor seja franco comigo quero o seu conselho.(obrigado)

  • Rosangela

    Agora em todos os sentidos da nossa vida “Se há dúvida , incerteza , insegurança, você mesmo criou toda esta situação a sua mente.Porque no momento que tem certeza e convicção do que quer na vida.Já era meu caro já deu tudo Certo!!!!É como o Bispo comentou se tivesse certeza não perguntaria.(Não estou julgado).Mas é como se o amor que diz sentir por ela estivesse sendo avaliado de acordo com o que você fosse ouvir aqui.Porque ninguém casa se não existir Amor.Fica na Fé !!!!!

  • Rosangela

    Ela vai ter sempre 07 anos de diferença,porém para o AMOR VERDADEIRO, a idade não significaria nada, a mulher que Ama o seu marido se cuida e não se despreza e para AMBOS se vc fosse 07 anos mais velho q ela em ????, a mulher sábia edifica, se nós Mulheres de Deus sabemos que devemos ser submissas para com os nossos maridos qual o Problema.Vc meu Caro demonstrou a ela que é bem mais maduro ao ponto dela nem perceber a sua verdadeira idade.Deus abençõe a decisão tomada por vocês dois!!

  • Rosangela

    O amor que vem de Deus e é Verdadeiro supera idade,filhos supera tudo “O AMOR VERDADEIRO NASCE DO CARATER”, se tem carater de Deus terá maturidade nesta questão de diferença de idade.Muitas vezes achamos que só seremos felizes se Tivermos o consentimento do BISPO.O Bispo está ai sendo um enviado de Deus para nós guiar conforme a Palavra mais Deus não condena uma união neste sentindo.Depois de tantos cometários Rodrigo uns a favor outros contra como está a sua cabeça.Usa a sua Fé,Creia.

  • j

    escute o bispo, pois casei com um pessoa 5 anos mais velha e com uma filha de 8 anos e meu casamento não está bem, pois ela não submete a mim, sempre reclama de tudo!!

  • aurea

    estou vivendo esta situaçao que voce esta em duvida,sou mais velha que meu esposo a 7anos,tenho 9anos de casada e4anos separada,tenho sofrido muito por este casamento,sou da IURD tenho lutado pela trasformaçao dele,so que hoje desiste pois nao vejo mudança na vida dele;nem a pençao ele da pra filha dele.nao tenho magoa dele mas sofri muito,e penso em pedir o divorcio a ele,escute o conselho do bispo macedo ele verdadeiramente e de DEUS.

  • valdina ferreira

    sempre achei que o homem tem que ser mais velho que a mulher. soa mais normal. o homem é o cabeça da casa e a mulher amadurece mais rapido,ele sendo mais novo ela sentirá dificuldade em ser submissa.

  • José Adilson

    O problema aí não é a idade, mas sim questões emocionais passadas numa relação sem a presença de Deus. Abrãao era 10 anos mais velho que Sara, sua esposa. Quando se tem a presença de Deus o Espírito é quem vai direcionar a relação. O fato de uma pessoa estar envolvida emocionalmente com alguém que já tem um passado e filho já é um obstáculo, principalmente para quem não tem estrutura emocional para tal. Não é por questão de idade, mas sim por uma carga emocional desigual. Seria jugo desigual.

  • Rivanda

    Não concordo com o casamento onde a mulher é mais velha do que o homem, vivo essa situação e sou sincera em afirmar se há 21 anos atrás tivesse o entendimento que tenho hoje com certeza eu não teria sofrido o quanto sofri, eu não teria sido tão humilhada, tão desprezada, tão sufocada e quase destruida. O bom é que tudo passa.

  • elisangela

    Olá Bispo,que DEUS abençoe o senhor; tenho um ano de casada meu esposo é 4 anos + novo do que eu; digo se pudesse voltar no tempo não me casaria de maneira alguma! É complicado. Os dois podem ser de DEUS, mas a diferença de idade reflete em tudo! Ah, se tivesse ouvido o que o homem de DEUS falou; até ouvi, mas não pratiquei. Rodrigo, não cometa o mesmo erro que eu cometi!

  • julianna

    possuem um respeito mútuo e estão frequentando (JUNTOS) a igreja vocês podem sim ser muito felizes. Devido o fato de ela ser mais velha, isso não quer dizer que ela não vá se submeter e respeitar você.
    Confie em vocês e acima de tudo nas palavras de Deus para as nossas vidas.

  • julianna

    Deve-se buscar, sim, a presença de Deus com relação às suas dúvidas, mas a única pessoa que vai saber se esse relacionamento poderá ou não dar certo, é você mesmo, pois nenhum de nós convive e sabe o que está acontecendo no seu relacionamento com esta moça. Assim como muitos relacionamento de homens com mulheres mais jovens podem dar certo, também podem dar errado, e vice versa. Não podemos de forma alguma é sermos preconceituosos com relação a questão de idade. Se você se dá bem com sua noiva,

  • antonio rodrigues

    É ISTO AI MESMO RENATA!!!!GOSTEI DO QUE VOCE FALOU PRA NAYARA LANOA.ESTE TEM SIDO O PROBLEMA DE MUITOS CRISTAOS,ALIAS,CRENTE BIBLAO:SO TEM CONHECIMENTO COM A PALAVRA DE DEUS.MAS NAO CONHECE O DONO DA PALAVRA.MAS ESTAO CHEIOS DE ORGULHO NO CORACAO,E AINDA NAO CONCORDAM COM AS ORIENTACOES DOS VERDADEIROS HOMENS DE DEUS.EU JAMAIS VOU DEFENDER O BISPO MACEDO!!!POIS SEI QUE ELE É DE DEUS.NAO PELO QUE OUVIMOS DA BOCA DELE,MAS PELO CARATER DELE QUE ELE TEM.E ISTO É DE DEUS.DEUS ABENCOE A TODOS ABUMDANTEMENTE.

  • thays

    Rodrigo,
    Vc fez bem em pedir orientaçao ate por que se o fez é por que como ja disseram quer uma resposta e se quer uma resposta e por que nao tem certeza,veja bem reflita pois o que escolher hoje valera para sua vida inteira nao se prescipite,como esta escrito tudo tem o dia e a hora certa, busque em em Deus faça propositos,oraçoes e desafios nesse objetivo e Deus vai te mostrar te dar certeza se é ou nao é, nao se iluda e nem tenha medo de DEUS te dizer nao ,que nao e esta pessoa;

  • Amarildo

    Bom, conheço alguns casais onde a mulher é mais velha que o homem, e sinceramente a maioria desses casais tem problemas de relacionamento, isso acontece com o passar do tempo, pois a tendencia é que a mulher envelheça mais rápido que o homem. Na faixa dos 30 a 35 anos, apos 40 a mulher começa a envelhecer muito mais rápido e isso mexe com o homem. Alguns desses casais ja separaram, isso é muito triste.
    Se o rapaz quer se casar com uma mulher 5 ou mais anos mais velha olhe para o futuro.

  • ana

    bispo me casei ha pouco tempo e um mes depois engravidei como tinha muitos planos de estudo e estava desempregada decide abortar foi uma decisao nao tinha duvidas nao queria aquele filho nao estava preparada para recebe-lo no meu desespero procurei varios metodos encontrei um que deu certo e fiz o aborto em casa meu marido me ajudou, o que me livrava da culpa era colocar injetar em mim que o que eu fiz nao era pecado, MAS NAO CONSIGO DEIXAR DE ME ARREPENDER

  • Talita Mota

    Idade…Um grande vilão! Sou casada a quatro anos, temos uma filha linda de um ano.
    Ele tem 27 anos, eu 23, damos super bem. Começamos a namorar eu tinha 17 anos, e sempre foi uma relação super amigavel, então… Cada um no seu quadrado.. Cada um sabe onde pisar…se fulano quer namorar com beltrano, quem somos nós pra falar alguma coisa… Poupem meus ouvidos,.

  • gabriela

    eu não vejo problema em relação a idade. acho q isso seja preconceito.

  • Charles

    Ola sera que isso e realmente o que você quer?Se é,tire a duvida de seu coração e siga em frente.Deus abencoe.

  • ingryd

    meu amigo vc deve agir pela fé se vc acha q o amor de vcs pode superar a idade vai em frente mais se vc tem duvida peça ajuda de Deus q com certesa ele vai te ajudar

  • sandra

    Boa tarde Rodrigo , acho que a falta de submissão nào é pela idade e sim pela falta de compromisso com Deus , quando nos submetemos a Deus e obedecemos seus mandamentos , então tambem seremos submissos/as ao nosso esposo/a , pois tem tantos casais que tinha a mesma idade , que era o meu caso , e eu não fui submissa a ele , e tudo porque nào me submetia a Deus , ao meu ver não acredito que a idade influencia na submissão , porem se à duvida em seu coração a respeito , ore a Deus .

  • Mari

    Amigo, acredito que para um relacionamento dar certo ambos precisam ser dirigidos por Deus e o respeito de um para com o outro equivale a submissão daí tudo tende a dar certo, se você tem fé pra assumir tal responsabilidade vá em frente…

    Peça sabedoria a Deus.

  • Stenio

    Pois é uns tem fé pra comer carne e outros legumes , eu tenho fé pra comer os dois e a sobremesa ainda , eu tbm pensava como a NAYRA LANOA antes de chegar a iurd , hj sei como é Pois os bispos pastores obreiro são instrumentos usados pelo inspirito santo e tudo aquilo que vem deles atravez de palavras ditas no altal ou em qualquer lugar é pra que nos venhamos amadurecer mais e mais na fé e para que acima de tudo alcansemos a vida eterna e junto dela a vida extremamente abundante.

  • Renata

    Olhaa Nayra! Se vc Se encomoda tanto com o que o Bispo fala ..Pq Ainda Visita o Blog dele ?!
    Ele num engana ninguem.. No minimo quem ta enganada aki é você..!
    E tem maiss uma coiisinha.. Se eu fosse você Teria Temor..Já que vc fala tantoo da Biblia .. Eu no su lugar começaria a Ler ela mais.. Alias ler mais não pediria Sabedoria a Deus! Pois Deus Disse: “creia nos profetas e prosperareis” 2 Cronicas 20;20
    Saia um pouco de Mateus e De uma Passiadinha em 2 Cronicas! Fica Com Deus! E ACORDA!

  • DÉBORA ES

    BOM BISPO COMO VEM ACONTECENDO HOJE EM DIA JA VC NAMORANDO UMA PESSOA MAIS VELHA DO QUE VC JA E DIFICIL IMAGINE MAIS NOVA DER QUE SUBIMETER SER SUBIMIÇA NAO SAO TODOS MAIS UMA RARIDADE

  • CAREN MENEZES

    CREMOS QUE CASAMENTO E PARA VIDA INTEIRA. PORTANTO DEVEMOS SER INTELIGENTES,COMO SER
    A DAQUI HA ALGUNS ANOS …SERA QUE ELA CONSEGUIRARA SE SUBMETER A VC.
    A MATURIDADE E A EXPERIENCIA QUE ELA TEM,EXPERIENCIAS QUE ELA JA TENHA VIVIDO,COM CERTEZA AINDA E NOVO PARA VOCE.
    E ISSO GERARA CONFLITOS.POR ISSO AMIGO,OLHE COM OS OLHOS DA FE….E COM CERTEZA SERA FELIZ…DEUS ABENÇOE

  • gleicy

    Bispo,agradeço a DEUS POR ELE Conservá-lo firme nesta fé,na palavra de Deus diz;tudo é lícito,mais nem tudo convém,lembro que uma de suas orientações sobre este assunto de idade,o senhor falou que não é bom,que a mulher seje muito mais velha do que o homem,como neste caso a diferença de idade e de 8 anos,tudo vai da maturidade de ambos,se ela que já é uma mulher é mãe acha que vai conseguir se submeter ao seu futuro esposo com uma diferença tão grande de idade,vai na tua fé .

  • tania

    CAMPOS

    Bispo,quando eu tinha 12 anos namorei um rapaz de28 anos,eu gostava muito dele mais minha maê naõ permitiu o namoro na época eu sofri muito ficamos sem nos ver a mais de 20 anos e quando nos reicontramos eu me assustei ,ele estava bem maduro e eu pude perceber que jamais daria certo entre nois dois, sei que nem todo caso è igual a outro mais quem estiver passando por esta situaçaõ tem que pensar mais la na frnte porque os anos passam para todos.

  • Cleyde

    Acredito que qdo se pede uma orientação, é porque queremos obter resposta;É a pergunta foi a um lider
    responsavel capaz e mais que isso,é um lider de uma nação escolhido por Deus, não desrespeitando a opinião dos demais mas digo isso a aquele que pede a devida orientação: Nós temos uma bagagem de peso e a quem você pediu orientação tem uma bagagem de KILOMETROS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Um abraço!

  • Vitoria

    OIIIIIII
    Minha opinião ,realmente não e um relacionamento que terá grndes chances de dar certo!!!!!!!!,pois quando a filha dela tiver 15 anos (sera uma moça formada )e ele tera apenas 29 anos como o homen é uma decada atrasado psicologicamente se comparado com uma mulher eles terão 4 anos de diferença será q ela irá respeita-lo como pai?
    Bom mas esta decisão cabe a cada um as coisas do coração não mudam pq os outros querem por este motivo q nos leva as piores experiencias de nossas vidas !!!!!

  • yasmin

    Bom
    no meu ponto de vista quanto a idade eu acredito que não tenha nehum problema porque se realmente ele gosta dessa moça e ela tambem gosta dele, qual é o problema deles ficarem juntos?
    Mas percebi que ela ja é uma mulher tem filho e tem 26 anos e ele tem apenas 19 anos acredito que não tem uma experiência de um casamento e ela sim.
    Ele deveria analisar ele mesmo e ver se é isso mesmo que ele quer e precisa buscar a maturidade e a responsabilidade pois vai assumir uma familia!

  • Leone Martins

    Sim senhor bispo, quero saber em relação a carne de porco, pois ha umas semanas atras, ouvindo a pregação do SENHOR, as 23:00, o senhor relatou um exemplo de um PASTOR, que tinha comido carne de porco e o diabo tentou envergonha-lo. Quero saber se pode ou não comer, ou essa passagem na biblia e referente ao povo daquela época de guerra.

  • Luana

    ah sem esquecer NAYRA realmente Deus mandou em secreto orar ao Pai…mas acho que vc esqueceu que Deus tambem disse “creia nos profetas e prosperareis” 2 Cronicas 20;20
    Deus abençõe a todos

  • Luana

    oh querida NAYRA LANOA te faço uma pergunta: COMO PODE DEIXAR O DIABO TE ILUDIR TANTO? Olha pra tua vida….vai procurar uma solução pra este sofrimento..ao invés de ofender uma pessoa que ora todo dia por você….CAI A FICHA MINHA FILHA!!!!!!!!!!

  • Celso

    seria bom Bispo de nossa amiga NAYRA LANOA que fez o 1º comentario colocase tambem o end. dela para poder-mos mata-la (ela autorizou) “POR FAVOR ME MATEM PQ EU ESTOU LOUCA” mas eu não a mataria e sim colocaria o ouvido dela no radio sintonizado na 99,3 fm, Bispo tenho 28 anos e minha esposa 34, na epoca nos brigavamos muito pois nao conhecia a Deus, 5 anos depois, chegamos na igreja e hoje estamos juntos a quase 9 anos, mas felizes a 3 que foi quando ela aceitou a submissão.
    que Deus abençõe vcs

  • NAYRA LANOA

    COMO E QUE VC COSEGUE ILUDIR TANTA GENTE COM ESSAS MENTIRAS QUERO DIZER AS PESSOAS QUE O CAMINHO Ñ E PEDIR RESPOSTAS AO ´´EDIR MACEDO“ E SIM MT6:6 AS RESPOSTAS SEMPRE SÃO ENCONTRADAS LÁ E LÁ QUE É O CAMINHO DA SALVAÇÃO SE UM DIA ALGUEM ALCANÇA A SALVAÇÃO OUVINDO O ´´EDIR MACEDO“ POR FAVOR ME MATEM PQ EU ESTOU LOUCA

    QUE DEUS OS ALCANÇEM
    ATÉ LOGO

  • Regina Idelmar Uchoa Jorge

    Bispo Deus abençoe,olha eu quando fiquei viuva infelizmente me afastei da presença de Deus,era muito jovem na epoca,depois de 3 anos casei de novo,o meu marido na epoca tinha 23 e eu 33,olha eu sofri bastante durante muito tempo se fosse hoje eu nao faria isso,a minha sorte e que voltei pra presença de Deus e a situaçao mudou,agente nao ve a diferença,porque o espirito dele pareçe mais velho que o meu e agente hoje e feliz ,estamos quase 16 anos,mais pra dar certo so Deus na direçao…….

  • bruno akira kawamura

    bom!eu creio q vc nw sabe realmente se essa é a mulher da sua vida,talvez vcs estejam se precipitando em querer casar !!fato de estar na igreja nw quer dizer q é uma pessoa correta ou de deus,tem muitos q sao sim de deus,mais muitos nw apenas passam aparencia de ser!creio q deus nw pos ela no seu caminho e sim vc q esta procurando!tenha paciencia e peça a deus direcao e q ponha pessoa certa na sua vida,ele fara isso nw se preocupe confie em deus!pois dúvida nw pertence a deus!se vc tem abra o olho

  • RACHEL

    CONORDO C O BISPO!!!! POIS SE ELE TIVESSE CERTEZA DO QUE QUER NAO BUSCARIA OUTRAS OPINIOES, A MULHER AMADURECE MAIS RAPIDO QUE O HOMEM ISSO JA FOI COMPROVADO.E AINDA COM FILHO?É…

  • Jaqueline Ferreira

    Tudo é uma questão de conciencia,pois,se a pessoa tem o conhecimento da palavra e um verdadeiro encontro com Deus ela vai compreender que o problema não está na idade,pois qdo se quer ser feliz hoje ninguém pensa nas consequencias de amanhã.Hoje 10 anos a mais ou a menos pode fazer diferença e acarretar gdes diferenças que junto trará disavenças,porém se a pessoa fazer mensão da palavra de Deus e isso não trouxer nenhuma privação para ambas as partes saberão respeitar 1 ao outro e serem felizes.

  • simone marques

    Rodrigo,

    Vc dever pensar em sua vida no futuro. Eu também já estive noiva de um rapaz que era apenas 3 anos mais jovem do que eu. Eu o amava muito e sofri por algum tempo depois do término. Hoje vejo que eu sofreria por anos se estivesse casada com ele pois somente o amor não sustenta o relacionamento. É difícil conseguirmos ouvir o que vou lhe dizer e colocarmos em prática, mas… a realidade é que vivemos mais pela Fé do que pelo sentimento. Lembre-se: Sentimentos passam, a razão prevace.

  • Camila dos Santos Xavier

    como é realmente o batismo com o espirito santo eu sei mais ao mesme tempo parese que eu n sei é estranho muito sem logica

  • Victor Martins

    Por mais que nos odeiem,por mais que falem mal ,que nos critiquem ,eu tenho a plena certeza que essa obra é de Deus ,Ele foi e sempre será fiel ,Ele nunca nos desamparou nos momentos de tribulações que passamos .E o que eu acho disso tudo?quanto mais tentam nos derrubar mais forte ficamos porque em nós habita um que é maior do que o mundo maior do que tudo,e é Ele que nos levanta do pó e nos ergue e quando pensam que nos derrotaram …há ai mostramos o triunfo do Senhor em nossas vidas.

  • maglene f nunes

    bispo macedo e o melhor pastor da terra.

  • Cassio Rogerio

    Sabendo que nossas escolhas podem ser nossas melhores amigas, mas podem ser nossas piores inimigas. Me casei aos 18 anos de idade e minha esposa com 33, hoje estamos casados e bem casados a quase 18 anos. Se fosse pra escolher novamente e recomecar, eu teria escohido minha esposa novamente.Essa foi a nossa fe, nao quer dizer que funcionara pra vc. Somos discipulos do Bispo Macedo, ligados a IURD em Londres.
    Deus abencoe…

  • jadir silva

    Eu entendo q o Bispo apenas orienta, a escolha é de cada um, eu acho que n é só a diferença de idade, mais qualquer outra diferença pode traser discordias, penso q o melhor é entender as diferenças e faser conseçoes relativas,mais se é possível evitar uma diferença seja de idade ou qualquer outra…
    melhor assim.

    Jadir Silva
    Vilhena Ro
    Brasil

  • Alexander

    a ideia de ser submissa não é ser escrava, mas entender que todo corpo precisa de uma cabeça, que na concepção de Deus é o homem, a fé como o bispo ensina tem que ser inteligente, uma mulher mais madura não aceitaria que ela não fosse a cabeça, ou por imaturidade do rapaz ou por seu próprio ego como algumas já se expressam em relação a “submissão” deixando isso evidente.
    alias a mulher só é escrava de alguma situação quando ela não se submete nem ao próprio Deus.

  • vivian cardozo

    Parceria é melhor q submissão
    Deus nao tirou a mulher dos pes do homem para ser pisada,nem da cabeça para ser superior,mas do lado para ser companheira,debaixo do braço para ser protegida,ao lado do coração para ser amada.,pessoas diferentes tem opinioes diferentes isso deve ser respeitado.A religiao reduziu a mulher a pecadora e digna apenas de concordar com os homens.Conheço mulhers q choram debaixo da tirania d maridos ignorantes .Deus nos fez para sermos felizes!!maridos amai vossas esposas

  • joelia maria da silva xavier

    bispo eu sou casada com um homem 16 anos mais velho que eu,e tenho 2 filhos e ele tambem tem 2 filhos,no começo foi bastante dificil o nosso relacionamento mesmo estando na presença de Deus foi bastante complicado,mais o tempo foi passando nos fomos aprendendo a respeitar o espaço de cada um e tudo mudou hoje somos uma familia abençoada. Mas no caso do homem ser mais novo que a mulher e mais dificil.eu no lugar desse rapaz pensaria um pouco mais.

  • CICEROSALES

    BISPO SOU AMIGADO CHEGUEI NESSA CONDIÇAO A IGREJA UNIVERSAL, ATE HOJE NAO CONSEGUO ME CASAR ,TENHO 47 NOS E MINHA CONPANHEIRA 27 NOSSAS DIFERENÇAS SAO MUITAS SOCIALMENTE FALANDO MAIS INTIMAMENTE NAO POR ISSO ESTAMOS JUNTOS ME AJUDE POIS EU ACHO QUE DEVO FICAR COM ELA PRICIPALMENTE PELA ALMA DELA POIS AINDA ELA NAO SE FIRMOU NA IGREJA.

  • angelica

    eu acho que a idade não tem nada a ver , eu tenho 26 anos e meu esposo 21 e tenho um filho de 10 anos que não é dele , graças a DEUS somos muito felizae ñunca tivemos problemas em relação a idade , temos lutas sim , mas como outro casal normal , o que faz a diferença não é a idade e sim a maturidade e espiritualidade ………….. pois a mulher sabia edifica ………..

  • amiga

    fui casada com um homem mais novo q ñ deu certo por ser muito imaturo.
    depois
    fui casada com um homem bem mais velho q ñ sabia conduzir sua vida e dos filhos e hoje apos a separação ele ta casado com uma 27 anos mais nova.

  • Angelo

    Concordo com o bispo,sou casado com minha esposa e ela é mais nova que eu 10 anos e isso atrabalha sim,tenho mais experiencias que ela e as vezes quando vou orienta-la ela não aceita, somos de Deus mas a diferença de idade influi no relacionamente, sim pois imagina quando eu tiver 50 e ela 40 será uma longa difrença de idade,imagine então se ela fosse mais velha que eu???

  • JACILEIDE PAULINA VIEIRA

    olá rodrigo vai na nessa tua fé ,se você tem fé para come carne ou legumes vai lá! mais não se esqueça que a sua vida depender de suas escolhas .

    QUE DEUS TE LUMINE.

  • odette

    vivo en argentina y quero agradecer a Dios por la vida del obispo Romualdo,porque estamos aprendiendo a conocer al Espiritu Santo….cada domingo es una enseñanza diferente y salimos de la iglesia como nuevo y con ganas de que passe rapido la semana para poder aprender mas.El nos enseña de una forma tan simples que entendemos todos.Gracias Dios……estamos viviendo como la iglesia primitiva,estamos aprendiendo a ser llenos de Dios.

  • Claudio

    Bem, amor é algo complexo.
    Questão da submissão realmente faz sentido.
    Mas é aquilo: cada cabeça, uma sentença.
    Naturalmente um homem mais velho seria o ideal, mas, seexiste senso de submissão por parteda mulher.
    Não conheço ambos. Seria temerário opinar.
    Mas como creio no Deus do sobrenatural, hj não acredito em nada(natural), mas não duvido da fé (sobrenatural)!
    Deus abençoe!

  • nazaré

    Ha 5 anos estou vivendo com um rapaz 12 anos mais novo,tenho certeza que Deus abençou o nosso relacionamento,pois estamos juntos na fé,chegamos juntos na Iurd, entregamos nossa voda para Deus,somos abençoados .Fui casada com um homem quase compativel e não deu certo.hoje o meu marido atual me faz feliz,me entende,me respeita,enfin cuida de mim.Pode até não da certo,o que eu acho muito dificil,pois confio em Deus e sei que ele não vai permetir.falo para esse rapaz pegar firme com Deus.

  • Rose

    ha1 ano estava me relacionando com um rapaz 10 anos mais jovem q eu, acompanhei todas as orientações que sr. deu a respeito da diferença de idade e a 4 meses tomei a atitude de terminar tudo, apesar de termos um desejo em comum que é constituir familia ele alem disso tem sonhos que já não são mais os meus…pois já tenho o que ele mais deseja (filhos) mesmo gostando muito dele não achei correto privá-lo dessa realização.
    Deus abençõe a todos.

  • Ágata

    Bom dia Bispo! Bom ao meu vêr ele deve repensar sobre o assunto do casamento pois esta faltando compatibilidade neste casal, dificilmente uma mulher mais velha se submetera ao rapaz mais novo e la na frente é que ele irá perceber isso no começo tudo é bom mais com o passar do tempo, na maioria das vezes, complica.
    Se eu fosse você repensaria esta decisão é melhor sofrer agora do que sofrer o resto da vida.
    Fica na Fé!.

  • jose antonio miller

    bispo que Deus abencoe o sr. cada vez mais, e que munca o senhor venha perder a visao de como conduzir o seu povo a uma eterna e fiel comunhao com Deus, pois temos vistos as pessoas brincarem com o nome do senhor Jesus,tem usado o nome de DEus para seu beneficio proprio sem nenhum principio biblico, eu sou da iurd a 18 anos e 16 obr. tive diversas vezes para abandonar tudo porque via muitas injustiças de maus pastores,mas felizmente sempre olhei pra Jesus e hj estou aqui firme,que Deus o abencoe

  • Arthur

    amigo, tenho absoluta certaza que esta pensando em “tentar” ser feliz com ela, mais é esse o maior prblemas das pessoa que namoram e que se casam, es vez dela ter a certeza que vai ser feliz, e vai tentar, e quem tenta é porque tem dúvida.
    seja um homem decidido, ai sim, você não vai ter mais o que pergunta, pois a tua Fé te respondera o que fazer.

    Deus te Abençoe.

  • jessi vanessa

    Rodrigo, não tenhas pressa tudo ao seu tempo, ha tempo pra tudo, ha tempo de plantar e de colher. tu ainda estás no tempo de plantar. Deus é fiel para cumprir as suas promessas… nao te desespres vai nessa fé Deus é contigo.

  • Zuleika

    Rodrigo
    Meu objetivo em enviar este comentário, não é o de te criticar, muito menos te aconselhar, pois creio que o Espírito Santo já fez isto através do Bispo, mas gostaria apenas de te contar uma experiência que vivenciei: Eu fui casada com um rapaz 5 anos mais jovem que eu e infelizmente meu casamento não deu certo, não por eu não saber me submeter a ele, mas por sua falta de maturidade e estrutura para enfrentar um casamento. Pense bem no que vc irá fazer, para que mais tarde não sofra.

  • divanir

    amigo nao de ouvidos as emoçoens frequento a igreja universal a 25 anos todo cuidado e pouco o que voce vive no momento naõ e o que voce vai viver daqui a 15 anos te cuida hein um abraço.

  • ana cleide

    eu sou casada há 7 anos, com um homem 18 anos mais novo,temos um filho de 3 anos, ele é obreiro da igreja e somos super felizes,nós só pedimos orientação a DEUS,eu já tive muito preconceito,mas DEUS nos deu a orientação para continuarmos juntos,ninguém sabe da nossa vida a não ser DEUS,peça somente orientação a ele,quando eu quis desistir de nosso relacionamento,porque eu não poderia dar um filho a ele,DEUS me deu um filho a nós,é a nossa alegria.

  • Juliana Sales

    Deus já orientou através do bispo. Obedece quem tem juizo. Bispo, Niterói-RJ está na fé!!!

  • SANTOS

    quem tem duvida vai enfrente não pergunta nada a ninguem …os casos que eu vi em que a mulher é mais velha sempre teve problemas….age pla fé rapaz e vai enfrente que DEUS é contigo não aja com o sentimento

  • ALN LUIS

    “EIS QUE PONHO DIANTE DE VÓS A BENÇÃO E A MALDIÇÃO”. DEUTERONOMIO 11.26
    OUÇA A VOZ DE DEUS E VOCE RECEBERA AS BENÇÃOS DE DEUS.

  • Joao paulo

    ola meu amigo,
    gostaria só de comentar sobre a tua duvida, antes de vc fazer qualquer “loucura” pensa duas vezes e ora a Deus.
    Porque voce ainda nao é maduro o suficiente para ela!
    nao se precupa em casar agora mas sim em busca o Reino de Deus..vcs podem ate ta firme mas depois de casado podem ate sair da presensa de Deus…porque vai haver tanta discusao que vcs nao vao aquentar e vao falar Deus “nao ouve” a vossa oracao.
    Abracos
    Deus te abençõe

  • eliana

    amigo peça direcao a deus pois so ele pode te ajudar nesse momento ,e pense se vc tem duvidas nao va em frente pois a duvida elimina a fe

  • Francesco Apratto

    Ola a todos! Sobre o assunto, creio q o bispo falou os pontos cruciais, pois temos que pensar no futuro sempre, ou seja, sera que agrada a Deus? Pois muitas vezes tem gente que age com hipocrisia (creio que nao é seu caso Rodrigo, mas eu era assim), dizendo que faz isso ou aquilo outro, mas dentro dela sabe q eh errado. Uma coisa todos tem e não tem como evitar, é fugir da nossa propria consciencia, ela é a nossa guia, pois atraves dela que o Espírito Santo vai nos guiar. Deus o abençoe Rodrigo

  • ADRIANA

    RODRIGO COMO MUITOS COMENTÁRIOS JÁ RELATARAM O Q PENSAM,Ñ SE DEIXE LEVAR,TENHA O SEU PRÓPRIO PARECER.BUSQUE ORIENTAÇÃO DIVINA. CREIO QUE SUA DÚVIDA É PORQUE OUVIMOS TANTO QUE MULHERES MAIS VELHAS TEM MAIS MATURIDADE,E ISTO É VERDADE,NÃO OUÇA A VOZ DO CORAÇÃO E SIM A DA FÉ.HÁ CASOS E ACASOS.SUA NAMORADA TAMBÉM DEVE SE SENTIR CONSTRAGIDA P CERTOS COMENTÁRIOS,COMO SE ELA FOSSE O FRUTO PROIBIDO.RESSALTO DIZENDO Q Ñ SIGA O SEU CORAÇÃO NEM OPINIÕES ALHEIAS POIS CADA UM TEM O SEU MODO DE PENSAR.

  • Luciana Gonçalves

    Ola Bispo td bem?
    Oi Rodrigo, queria te dizer que estou numa situação parecida com a sua; eu tenho 26 anos e namoro um rapaz de 21. Também tenho um filho de 03 anos que mora com a vó.
    Todas as circustancias dizem que não tem como e é verdade. Porem Rodrigo eu sirvo e creio a um Deus de milagres!
    A única diferença na sua situação da minha é a duvida. Eu e ele não duvidamos em momento algum que Deus não esta conosco, pelo contrario estamos lutando pq sabemos que somos de Deus.
    Pense nisso

  • JOÃO

    OLÁ BISPO MACEDO,
    EU VENHO POR MEIO DESTE, AGRADECER A DEUS E O SR PELA RÁDIO AQUI EM UBERABA MG QUE PASSA A PALAVRA DO SR TODOS OS DIAS E A REDE ALELUIA QUE É UMA BENÇÃO NA NOSSA CIDADE, MÚSICAS LINDAS PALAVRAS DE FÉ E CONFORTO. VALE APENA SER UM PARCEIRO DO SR BISPO.
    A RÁDIO AQUI É A 103,7 CIDADE FM. É 24 HORAS DE FÉ E MILAGRES NO AR.
    NÓS DE UBERABA AGRADECEMOS DE TODO NOSSO CORAÇÃO.
    E QUE ESSA RÁDIO LEVE MUITAS ALMAS PARA O REINO DE DEUS COMO JA TEM LEVADO.
    DEUS ABENÇOE O SR E A FAMILIA

  • Thiago

    Bom Rodrigo,

    A verdade é que temos vários exemplos que nos fazem crer e concluir que esse tipo de relacionamento tem grandes chances de não dar certo. Procure ter paciência e busque ouvir a voz de DEUS e não a voz do coração. E lembre-se: as decisões que tomamos hoje reflete a nossa vida amanhã.

    Que DEUS te ilumine e te abençoe

  • jaqueline

    não vejo mal nenhum , porém se te condena não faça, consulte a Deus primeiro se estiver na dúvida.

  • Rodrigo

    Caro amigos Rodrigo não tome uma desisão precipitada na sua vida, sua decisão dever ser tomada baseada na fé, e não na emoção quando agente toma uma teci são baseada no coração ou na dúvida no futuro agente vai colher os mal frutos,da nossa escolha que agente tomou no passado.
    Peça uma direção para Deus e que venha ser feita a vontade de Deus na sua vida sentimental

  • francisca

    bispo seu blog está radiante tem tudo q/precisamos.que deus abençoe a todos.na fé francisca.

  • Luana

    Amigo,
    Quando tomamos decisões basedas em nossos sentimentos, acabamos seguindo um caminho que dificilmente terá volta. Pare e pense com sua cabeça, esqueça por instantes seus sentimentos e deixe Deus falar com você. Certamente se crê nEle de fato e quer o agrada-lo fará o que Ele te disser.
    Mas acho que Deus já tem lhe dado uma direção. Pense nisto.
    Deus o abençoe.

  • Amigo...

    Isso está acontecendo comigo…
    Sou obreiro e terminei um relacionamento com uma obreira que é 5 anos mais velha do que eu. Isso tem aproximadamente 1 mês. Nós tomamos a decisão de ouvir a voz de DEUS…
    Ainda estou sentindo a dor da perca… Talvez por ela ter sido o meu primeiro amor e minha primeira namorada eu ainda não saiba lidar com os meus sentimentos “pós-separação” e ainda estou sofrendo.
    Mas tenho a certeza que DEUS vai me honrar com uma mulher de DEUS cedo ou tarde….
    Na fé

  • alan borges

    Caro Rodrigo, veja essa decisão com os olhos da mente seja um homem sobrenatural, a resposta está dentro de si.a mulher de nossa vida é aquela que DEUS nos concede pura virgem , a geração de sua familia tem que nascer de vcs. não se iluda não age por emoção. não queira fazer o trabalho de DEUS na vida dessa pessoa.

  • aline ventura d porto alegre

    EU ACHO Q VC ESTÁ COM MUITAS DUVIDAS ,PEÇA ADIREÇÃO D DEUS ELE MOSTRARA
    O Q VC DEVE FAZER ! QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS…….

  • tania.R.matos

    Rodrigo.ouça a voz do Espirito Santo, se voçe casar com esta mulher futramente, voçe vai se arrepender,pr ela ser mais velha e ter um filho, a idade ,pelo cntrÁrio voçe deveria ser filho dela.A mulher tem a tendençia de envelheçer mais rapido.ouça a voz do Espirito Santo, pra mais tarde naõ se arrepender ok. busque mais a presença de Deus eu sei que no momento certo ele vai de abençoar.pare enquanto é tempo voçe é muinto novo.procure buscar á Deus.

  • Aleksandro Marcon

    Bom Dia Bispo eu prefiro aceitar a opiniao do Senhor porque a mulher que tem mais idade quase sempre nao se submete a autoridade do marido e no caso desse rapaz ele tem que analizar se realmente esta disposto a assumir uma mulher com mais idade e ja com uma filha e se ele realmente tem certeza disso.Deus abencoe o Senhor

  • Flávia

    Bom Dia!
    Rodrigo, sabe em analise a sua pergunta, percebi que está com duvidas e sabe , duvidas não provem de Deus, não sou contra a relacionamento com idades não necessariamente iguais, nem por pessoas já com filhos, pórém você é jovem, vocês tem pouco tempo juntos, analise e peça a Direção do Espirito Santo, pois sinceramente o pedindo orintação.

    Mais procure sua comunhão com Cristo em 1° lugar.

    Que Senhor Jesus lhe honrará…
    Fique com Deus
    Na Fé

  • Izaias

    Eu tenho 35 sou casado com moça de 19 anos, vivemos juntos ja a2 anos e somos felizes,não vejo problemas nisso.

  • Elson Werner de Oliveira - São José dos Pinhais - PR

    Rapaz quem vai casar é vc, vc que conheçe a filha dela, se esta em dúvida cai fora, sinal que a possibilidade de vc quebrar a cara é grande. Agora converse com a moça explica o que vc não tem certeza, é melhor parar, veja vc pode esta prejudicando a ela sua filha e vc, os outros não.
    Agora analise e OUÇA O QUE O ESPIRÍTO JA LHE DISSE.

  • Edilson Gomes

    Olá, quero referir a palavra ao companheiro com muito respeito.
    Tenho 41 anos, ela 35 com filho de 14 anos, me casei à 2 anos…São os problemas que eu já passei: Brigas, desrespeito, mentiras, contenda,etc…, Só mesmo vivendo junto é que conhecemos os verdadeiros hábitos da pessoa, por enquanto vc é apenas um candidato.
    “Mas buscai primeiro o Seu Reino e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas ” (Mateus 6-33).
    Que DEUS te Abençoe !

  • BRUNO MARQUES

    PRA FINALIZAR…
    LHE DIGO COM MUITA FÉ.
    PEÇA PRA DEUS DIREÇÃO E VÁ EM FRENTE, POIS APRENDEMOS NA IURD QUE NÓS SOMOS RESPONSAVEIS PELOS ACERTOS E FRACASSOS.
    EU NÃO TIVE MEDO NEM DUVIDA, POIS, TODOS AQUELES Q PELA EMOÇÃO FORAM CONTRA MEU RELACIONAMENTO, NEM CASADOS MAIS ESTÃO. E NÓS, GRAÇAS A DEUS ESTAMOS MUITO BEM, TEMOS UM FRUTO DESTE CASAMENTO Q É UMA LINDA FILHA DE 6 ANOS.
    COMO EU DISSE NO INICIO, QUEM É FIEL DEUS ONRA.
    VAI NA FÉ, DEUS É COM CONTIGO.
    ABRAÇOS.

  • BRUNO MARQUES

    EU DISCORDO DA MAIORIA DOS COMENTÁRIOS, APRENDI UMA COISA DENTRO DA IGREJA UNIVERSAL, QUE SE VC ESTIVER FIRME COM DEUS, E VC TIVER UM PROPOSITO COM DEUS NO ALTAR, DEUS PASSA A TER OBRIGAÇÃO EM ONRAR A SUA FÉ E ABENÇOAR SEU CASAMENTO.
    MEU CASO FOI IGUALZINHO AO SEU.
    ESTOU HÁ 14 ANOS COM MINHA ESPOSA, NA ÉPOCA EU TINHA 16 E ELA 23, ELA TAMBEM TINHA UM FILHO SÓ Q DE 4 ANOS. DOIS ANOS DEPOIS DE ESTARMOS NAMORANDO, CONHECI A IGREJA UNIVERSAL, LOGO EM SEGUIDA TIVEMOS UM ENCONTRO COM DEUS E DECIDIMOS..

  • Priscila

    Amigo Rodrigo, não se deixe enganar, pois hoje tenho um caso desse na família.Minha sogra que é mais velha que o esposo, infelizmente não deu ouvidos ao que o Espírito Santo lhe falou, pois assim como você ela também pediu orientação, mas não deu ouvidos, ela está sofrendo, ele diz que está começando a viver hoje e mudou radicalmente.Conclusão;está vivendo uma vida de sofrimento pois por ela ser mais velha, ele acabou traindo com outras mais novas e uma dessas engravidou,agora é só sofrimento.

  • VICENTE ROSÁRIO DE JESUS JÚNIOR - FEIRA-BA

    Meu amigo eu concordo com as afirmações do Bispo Macedo, ele se mostrou verdadeiro na tentiva de te ajudar. O problema não está na moça de 26 anos e nem no fato dela possuir um filho de 5 anos, está na capacidade de você se colocar sem duvidas sobre o que você realmente quer para sua vida, se você a ama e acredita que pode dar certo vá em frente, se você diz esta firme na obra, busque respostas em suas orações, o amor não tem idade, feliz do casal que estiver na presença de DEUS e em obediência.

  • maurilio de lima

    Bispo
    É como o senhor disse, se tivesse certeza, não faria consulta. Sabemos da posição dada pelo Espírito Santo. Ou cremos ou não cremos. não há como questionar a direção. Se quisermos fazer nossa própria vontade, não precisa de direção alheia, é só executar o que pensa. e….. assumir as consequencias. Se cremos numa direção divina, então não perca tempo meu jovem, EXECUTE A DIREÇÃO.

  • Obr Samuel

    Amigo Se perguntou é porque tem duvida.
    Não olhe somente daqui a alguns meses, e sim daqui a 15, 20 anos…
    Siga a direção que Deus lhe disser. Fale com Ele…
    Fique com Deus

  • Domingasdos ssantos barbosa

    Eu acho que ele tem que ora pedi dierção aDeus para vê se vale apena se casa.Porque tudo temos que pedi derção a Deus, as veze nós achams que é deDeus e não é.

  • RICELLI

    Rodrigo, vocë não pode tomar uma decisão tão importante em sua vida como essa, sem antes pensar no que está fazendo. E essa é a razão porque muitas pessoas sofrem na vida amorosa. Porque agem de acordo com os seus sentimentos e deixa de ouvir a voz da fé. Concordo plenamente com o Bispo Macedo e se eu estivesse em seu lugar, ouviria este conselho. Deus lhe ajude a tomar a decisão certa.

  • Eduarda

    tome juizo e tenha um verdadeiro encontro com DEUS pq ele lhe dara a pessoa certa

  • ANDERSON M. PERES

    Grato pelo espaço:

    Primeiramente o q se tem a fazer é buscar em DEUS uma resposta, pois aqui vc encontrarar inumeros conselhos, mas eu te pergunto qual a vontade de DEUS na sua vida? é isso q DEUS quer pra vc?
    Quando as coisas são de DEUS pra nossa vida, não tem lugar pra dúvida.
    Ore à DEUS e o que Ele te disser faça e tem mais sem sentimento, pois DEUS não fala no coração (emoção) e sim na mente (razão).

  • Eduardo

    Bom dia!

    Minha experiência é parecida com esse caso. A minha decisão foi esquecer a moça, e depois de algum
    tempo DEUS colocou uma grande mulher de DEUS em minha vida solteira e o melhor que nunca havia namorado. Hoje sou casado a 3 anos e sou muito feliz.

    Loucura é mulher apaixonada, é ignorante e não sabe coisa alguma. Provérbios 9:13

  • kate

    Caro irmão Rodrigo! Apesar de todas as opiniões, pelo que vejo são várias, só você é que tem de decidir! Não espere uma receita, nem que alguém lhe liga: “faz assim, você tá certo… você tá errado…”.Nem Deus vai decidir por você! O casamento é um “investimento” para a vida toda. É um presente , uma benção de Deus…então, seja inteligente…busque de Deus sabedoria, não queira colocar a carroça à frente dos bois. Se voçê não tem certeza desse passo importante na sua vida, espere…ore…

  • Vanessa Lampert

    Bem, também já dei minha opinião a respeito desse assunto, mas nesse caso tenho que concordar com o Bispo quando ele diz: “Você já sabe a minha posição a respeito dessa sua dúvida. Se você tivesse tanta certeza assim, não perguntaria não acha?”

    Por que esse rapaz fez essa pergunta? Acho que ele deveria pensar melhor a respeito. Quem tem certeza, não tem dúvida. E se tem dúvida, não deveria tomar um passo tão sério quanto o casamento. “Na dúvida, não ultrapasse”, não é?

  • jackson silva

    bisp.que deus abençoe.
    com respeito a esse comentario do rodrigo,comigo aconteceu mas eu pensei bem,analizei a pessoa que
    queria esta comigo tinha uma filha 10 anos,ela falou pra min que não tinha problema porque a filha mora com o pai,eu fale não,mas a moça inxistiu.
    eu pensei la na frente,vai me trazer problema as orientação é sempre importante,e deus me horou,não agi pelo coração.

  • rau

    Boa tarde, a minha posição quanto a situação é a seguinte: tendo em vista a diferença de idade que é relativamente considerável, não é aconselhável para o amigo tomar esta decisão, busque tomar uma decisão mais sensata.

  • GIOVANNA

    BOM ACHO DESCRIMINAÇAO CREIO Q DEUS ACEITA DESTE Q SEJA UMA RELAÇAO SAUDAVEL E CRISTA.TEM MUITA GEMTE AI Q NAO TEM FILHOS Q NAMORAM A ANOS Q PEGAM,COMETEM ATOS Q DEUS RELATA NA BIBLIA SEREM ABOMINAVEIS .RODRIGO NAO OLHE DOUTRINA MAS SIM A PALAVRA SEJA FORTE,DEUS E CONTIGO

  • ANA

    RODRIGO, só DEUS pode lhe ajudar.
    E com toda certesa ele,´só está a oportunidade vinda de voce, para fazer isto.
    hum..

    cotinue na fé

  • alexandro

    bispo eu concordo com o senhor se ele tivesse serteza ele não ia le fazer essa pergunta

  • maria

    eu não concordo, pois sou 26 anos mais velha que meu esposo tenho inclusive um filho mais velho que ele, somos casados a 4 anos e nos amamos cada dia mais, claro que tem as dificuldades do dia a dia mais nosso amor supera, somos conciente daquilo que fizemos e não nos arrependemos, meu esposo vive me falando que se ele tivesse que se casar comigo de novo ele casaria, na lógica sei que vou morrer primeiro que ele, mais somos felizes e vamos continuar a manter nossa felicidade até o fim.

  • roney

    Bp. Obrigado pelo espaço.
    Rodrigo , há cinco meses atrás me vi diante de uma situação semelhante.
    Tenho 29 anos e uma moça de Deus se intressou por mim, ela tinha 24 anos era divorciada e tem uma
    uma filha de 5 anos. Eu avaliei, em particular, e vi que poderia assumir aquele compromisso e ter a responsabilidade de uma familia completa ou ter um pouco mais de paciência e iniciar um relacionamento com uma moça sem filhos e juntos constituir um lar.
    Optei pela 2 e Deus me honrou.Fica na fé.

  • Maria Mercedes Briunetti

    Meu filho, voce irá cometer o maior dos enganos, com certeza ela pensa que ter 26 anos de idade e já ter um filho de 5 anos, ela´irá ficar só para o resto de sua vida. peça somente a direção de DEUS, e com certeza ele te dará.

  • juliano

    Rodrigo não faz essa loucura , de ouvidos ao que o Espirito Santo fala.

  • Victor

    Rodrigo, sinceramente, meu conselho e que vc nao case com ela. Aqui no meu pais tem um caso de uma moca de 35 anos que casou com um cara de 20…..niguem gostou, mais eles casarom…dai vc pode escolher o que vc mais ache beneficioso.

  • J.A.A.

    Bispo, Eu tenho 27 anos e uma pessoa que era minha amiga na igreja, mas com 36 anos e ela já é até avó, queria namorar comigo.Então eu disse que iria orar. Foi a pior decisão que tomei.Ela se tornou outra pessoa, começou a me tratar como uma mãe, querendo mandar em mim, então disse a ela que não queria nada e me meu pesadelo acabou. Logo depois o senhor falou na rádio sobre a idade. Certamente ela nunca se submeteria a mim. O senhor tem sido um canal de Deus em nossas vidas, continue assim Bispo

  • Caline de Jesus Lima

    Oi Bispo eu também já passei por uma situação semelhante onde a pessoa que eu estava era mais velha do eu 19 anos e até sonhava em mim casar com ele mas,graças a Deus fui liberta e hoje vejo o quanto quebrei a cara dando voz ao coração.Por isso digo a esse amigo que não há nimguém melhor do que o ESPÍRITO SANTO para guia-lo.
    DEUS abençoe a todos.

  • DAIANA RIBEIRO

    È tão ruim ouvir palavras tão duras, ainda mais quando a paixão está a flor da pele ou seja quando não conseguimos ouvi nada além que nossa verdade.Uma coisa sempre, na verdade todos já sabe e o BP é o que mais fala em suas mensagens “DEUS È FIEL,JUSTO E VERDADEIRO.Para mim pára aqui já basta.
    Preencha seu vazio na presença de Deus se lança como se fosse seu ultimo dia aqui na terra, só ele pode te amparar,fuja do sentimento que só leva as pessoas para o inferno.Vc sendo fiel a Deus, pronto!

  • nancy nunes

    Sou casada á 20 anos , meu esposo é 4 anos mais novo que eu , acredite sinto-me
    encomodada as vezes , não por ele mas por mim mesma , isto me faz sentir
    mal , penso que ele gostaria que eu fosse mais nova, as marcas do tempo já estão
    chegando , imagino como estará as idéias dessa jovem senhora casada com este rapaz
    daqui á 20 anos .

  • Obrº da Bahia

    Rodrigo não sou contra nem sou a favor mas va na sua Fé agora uma coisa te digo nao tome decisoes precipitadas.Pois por mais que goste dela e ela de você,vocês devem ver o que e melhor pois casamento e algo serio para que assim vc nao acabe fazendo do seu lindo sonho um pesadelo.
    Então lute se é Deus vai falar agora cabe a você ouvir ou não uma coisa eu te digo se ela não for a certa Deus tem outra preparada pra você agora se for Deus irá lhe falar faça propositos com ele e ele irá te esponder.

  • Fabiana Sampaio

    Olá bispo que Deus te abençõe sempre!

    Concordo com o senhor em relação a essa questão da idade. O senhor orienta vai da pessoa dar ouvidos ou não. Mais tarde não vai poder dizer que ninguém avisou. Pois existem várias pessoas que não tiveram essa oportunidade de ser orientados e hoje sofrem em seus casamentos.

    Tá ligado a vitória!

  • MAX MIRANDA

    AMIGO TENHO QUE SER CINSERO COM VOCÊ MAIOR LOUCURA DA SUA VIDA VOCÊ VAI COMETER NUNCA VAI DAR CERTO, ESSA PESSOA SUA NOIVA TEM ESPERIENCIA DE VIDA DE MULHER DE TUDO E VOCÊ ESTA CRU DE TUDO, MEU CUNHADO CAIU NESSA A MUITOS ANOS ATRAZ AO PONTO DA MULHER DELE TRAIR ELE LEMBRANDO NA EPOCA O BISPO MACEDO ORINHENTOU A ELE COMO ESTA TE ORIENTANDO ELE NÃO OUVIU SE DEU MAL A VERDADE DOI MAIS AS VEZES NOS SALVA. LEMBRANDO MINHA OPINIÃO MAIS A VIDA E SUA .

  • sonia

    Seja Homem de Deus,vai orar busca a Deus de toda a tu alma e de todo o teu entendimento
    tenho certeza que ELE somente ELE vai te responder
    pois há muita duvidas e esse respeito.
    quando se há certeza agente não prescisa de opinião a ninguém,porque Deus e que implanta dentro de cada um de nós a c erteza do que é melhor.

  • Rose Lacerda

    Bispo não há outra resposta.Agora é só ele entrar no seu blog e aproveitar aquelas mensagens que o Sr deu a um tempo atrás sobre casamento e namoro, enfim a pessoa ideal! Creio que Deus lhe dará a direção! Na fé!

  • juliana

    Quanto a diferença de idade é muito grande….deveria ser ao menos de um ano…sou casada e mais velha um ano do que meu esposo..nós estamos na fé,em concordancia sempre,Deus sempre abençoando.Deus é Deus do Impossivel.

  • Nayra

    Olá Bispo,
    Rodrigo peça a Deus uma direção. Vc só tem 19 anos. Ela tem 26. Vcs podem tá apaixonadas e loucos pra casar,mas o casamento tem que ser eterno…e vc vai conseguir liderar uma vida a dois? Não,a três. Converse com ela e com Deus também. Passei por isso também. Ouvir a voz da razão. Fica na paz.

  • bete

    Eu sei que nao e facil essa situacao quando se esta apaixonado,alguem uma vez me disse que e necessario agir com a razao e nao com o coracao.Que Deus faca com que a voz da razao fale mais alto no coracao deste nosso amigao!Tenha fe.

  • francisco

    RODRIGO, GOSTARIA DE PARABENIZAR A SUA CORAGEM DE FAZER ESTA PERGUNTA AO BISPO MACEDO, EPERO QUE VC TENHA ENTENDIDO O RECADO, POIS VC NESTA IDADE PRECISA DE FIRMAR NOS ESTUDOS, ARRUMAR UM TRABALHO, SE FIRMAR NA SUA FÉ, E NAO ENCARAR UM RELACIONAMENTO DESTE.
    TE DIGO MAIS, CUIDADO O CORAÇAO E ENGANADOR.

  • Lucy Medeiros

    Rodrigo, meu amigo, siga as orientações que são dadas pelo Bp.Macedo, e EU CREIO que DEUS te honrará. Por mais que isso venha te doer hoje, AMANHÃ voce verá que é DE DEUS tudo o que o Bp.Macedo, te orientou. Fik com JESUS. Na fé sempre.

  • juarez

    boa tarde bispo, eu concordo com o senhor pois eu vivi uma situaçao muito parecida,eu era obreiro e me casei com uma pessoa da igreja “na fe”com um filho de 5 anos tambem eu vivi um verdadeiro inferno pois ela apesar de ser da minha idade nunca se submeteu a mim como seu esposo e ainda tive muitos ploblemas com o filho pois ela nao aceitava eu lhe chamar atençao e isso contribui e muito para a nossa separaçao em apenas 8 meses de casados e ate hoje eu luto pra voltar pra obra, mas estou na fe.

  • antero

    Bispo é verdade como diz o senhor.
    Este senhor näo tem a certeza do que vai fazer ou näo tem a fe no que vai fazer, porque a fe é a certeza.
    Eu creio que se depois le vai mal começa a culpar o conselheiro.
    Melhor é que busque a direcçäo do Espiritu Santo e faça o que le diz a consciencia para que depois näo culpe a ninguén.
    Deus abençoe a familia da fe da IURD

  • thiago

    Caro amigo Rodrigo que Deus o abencoe em Nome de Jesus
    Conforme o Espirito Santo tem falado atraves do bispo, se vc tivesse certeza que daria certo nao perguntaria nao e verdade? Siga a sua consciencia em Deus, use sua fe tire proveito dela, pq alias a idade muitos falam q nao tem nada a ver, mas tem sim, pq quando vc atingir uma certa idade, dai vc vera se fez uma boa ou uma ma escolha, depende de vc, pois temos que usar a fe com inteligencia e nao os desejos do coracao
    Deus abencoe voçe.

  • LUZINETE CORREA DE ALMEIDA - VITORIA -ES

    RODRIGO PROCURE TER MAIS COMUNHÃO COM DEUS. VIVA A PRÁTICA DA FÉ. FAÇA JEJUNS SEMPRE QUE POSSÍVEL, ORAÇÕES AS MADRUGADAS, CONVERTA SEUS CAMINHOS PARA DIREÇÃO DE DEUS, SE DÊ MAIS PARA A OBRA DE DEUS QUE COM CERTEZA O ESPÍRITO DE DEUS TE GUIARÁ A TODA VERDADE. QDO NOS ENTREGAMOS DE FATO E DE VERDADE AOS BRAÇOS DO PAI ENCONTRAMOS A VERDADEIRA FELICIDADE.

  • vera lucia cavalcante farias

    BOA TARDE BISPO EU DIRIA A ESSE RAPAZ QUE BUSCASSE MAIS EM DEUS , QUE ELE ESTÁ SENDO LEVADO PELO SENTIMENTO E EMOÇÃO .E NÃO É ISSO QUE O SENHOR JESUS QUER. QUE DEUS ABENÇOE O SENHOR E SUA FAMILIA.

  • LUZINETE CORREA DE ALMEIDA -VITORIA -ES

    NÃO É FÁCIL CONVIVER NUM RELACIONAMENTO COM TAMANHA DIFERENÇA DE IDADE. TEMOS DE ABRIR MÃO DE MUITAS COISAS. SABE RODRIGO, SOU MAIS VELHA QUE MEU ESPOSO, PORÉM QDO NOS CASAMOS AINDA ÉRAMOS INCRÉDULOS. FOI MUITO DIFÍCIL, SOMENTE CONSEGUI SUPERAR PQ VIM PARA IURD BUSCAR SOCORRO DE DEUS. HOJE, COMO MULHER DE DEUS, NÃO ME CASARIA COM UM RAPAZ MAIS NOVO. OS PENSAMENTOS SÃO DIFERENTES. TEMOS DE TER MUITA PACIÊNCIA.

  • ana carolina rodrigues

    ola povo de Deus!!!
    é isso ai,se tiver certeza caro amigo vai na sua Fé,mais digo orai e vigiai,é o que o bispo disse e a pura verdade se cuide!!!na Fé!!!

  • jose t.s.barros oliveira

    Isso tudo e ainda por cima se conhecem a apenas 6 meses.Amado Bispo, sua resposta ungida pelo Espirito Santo não pederia ter sido outra.Fique com Deus e continue abençoando infinitamente seu ministério.

  • washington

    Espera mais dez anos e casa com a filha dela.E que sejam felizes.

  • Priscila

    Tudo é lícito mas nem tudo nos convém! pense nisso!

  • tat

    Bispo tenho 21 anos e meu namorado tem 36 estamos juntos a 3 anos depois q resolvi servi a DEUS na IURD, ele foi levantado a pastor na igreja dele e quer me levar junto isso está resultando em discussões n sei o q faço, pois, tenho o sonho de me tornar uma serva (obreira) mais na IURD!

  • melisse

    concerteza amigo estou com o Bispo nesta opnião… reflita analise, não deixe se enganar pelo coração mas acha pela razão…. Deus abençõe…

  • Christine Barros - Manaus

    Bispo,
    De inicio achei sua resposta um pouco dura e pensei “Meu Deus se esse rapaz realmente não estiver firme na fé é agora que ele sai da igreja!”. Mas, analisando sua postura, suas sábias orientações de fé, como o senhor sempre diz, Deus não trabalha colocando dúvidas em nossos corações, Deus é certeza, sim sim, não não, se há dúvida não há aprovação de Deus. Talvez “hoje” os dois se amem, mas em uma vida conjugal, coisas que hoje talvez não sejam importantes, amanhã irão pesar. Deus os aben

  • Jacqueline

    Olá Bispo!
    Realmente é dificil lidar com o coração, concordo com a diferença de idade, é dificil de dar certo, que Deus os abençoe. Eu também sou mãe solteira, tenho 22 anos e uma filha de 4 anos, e é muito dificil escolher uma pessoa que realmente esteja disposta a assuimir uma familia.
    Na fé
    Jacqueline

  • Edvaldo Jesus

    Bispo o Sr. falou pouco e disse tudo …..mais tem pessoa Bispo que mesmo orientada é movida pelo sentimento e acaba pagando um preço muito alto infelismente.

  • Andréa Duarte

    Não há como generalizar situações assim, mas há que se pesar prós e contras e decidir o que fazer. Só gostar da menina e ela gostar de você não é suficiente para fazer dar certo, há vários detalhes que precisam ser analisados para se ter absoluta certeza do que se vai fazer. Casamento é pra vida inteira, e eu já vi homens de Deus casados com mulheres de Deus mais velhas e o final da história ser o divórcio, o afastamento dele da presença de Deus e um fim trágico. Pense bem! Abraços!

  • Marcia Souza

    Verdade Bispo…as vezes a pessoas insiste em fazer coisas que sao da sua PROPRIA VONTADE, e depois irao se arrepender! Esse rapaz deve analisar bem essas situacao….pois futuramente pode ter problemas que o levarao a um arrepedimento que poderia ter sido evitado!

  • José Joaquim da Silva

    Caro Bp. Macedo,
    Para mim, o senhor é o apostolo Paulo, do seculo 21.
    Oro sempre pedindo ao Nosso Bom Deus, que o senhor fique conosco muitos anos.
    Ore por mim.

  • graziele pereira

    BP MACEDO!
    QUERO PARABENIZAR SEU TRABALHO DURANTE AO LONGO DESSES ANOS,O SENHOR COM A SUA SABEDORIA TEM NOS ENSINADO A USAR UMA FÉ SOBRENATURAL E QUEM MELHOR DO QUE O SENHOR PARA FALAR DE FÉ SOBRENATURAL NÃO É MESMO!
    SOU MENBRO DO CORPO DE CRISTO HA 13 ANOS E NÃO ME ARREPENDO DE SERVIR A ESSE DEUS DA IGREJA UNIVERSAL,POIS FOI O MESMO QUE ME TROUXE UMA NOVA VIDA EM QUANTO EU ESTAVA PRESSA NO ABISMO DA MINHA PROPRIA ALMA.

  • charles ortiz

    é como o senhor disse se ele tem duvidas ele ja sabe que não vai dar certo.

  • ELAINE

    COM CERTEZA NAO HA OQUE OPINAR…
    E COMO DISSE O BISPO ,SE VC TIVESSE TANTA CERTEZA NAO ESTARIA PERGUNTANDO A OPINIAO DOS DEMAIS…

  • tiago de carvalho rocha

    ola bom dia.Bispo quero diser q os grupos de oraçoes,q comecei a frequentear sao otimos,infelizmente nao tenho um bom relacionamento com meus pais,me descriminam por portar deficiencias,como todo ser carne e osso possui,mas a fortalesa das correntes supera essa tamanha ignorancia da familia.Mas gosto dos pastores e do grupo,a ignorancia em casa com os filhos e angustiant.mas JESUS E A SALVAÇAO

  • Raoni

    bispo, todos os dias eu agradeço a Deus por ter colocado no coração do senhor esse desejo de ganhar almas e de fundar a IURD, pois foi através do mesmo que eu fui salvo, sou obreiro e só tenho a agradecer a Deus. Fico imaginando as pessoas que saem da igreja por desânimo ou por que ficaram fracas, isso só acontece por causa das mesmas pois o sr. ja está com mais de 62 anos e continua com o mesmo gás quando estava na abolição. Que Deus o abençoe a cada dia mais.

  • JOSIANE

    Rodrigo toda vez que a gente faz uma pergunta é porque temos dúvidas,e a resposta que queremos ouvir está bem longe da realidade.Se eu tivesse dado ouvidos aos homens de Deus que me orientaram à 7 anos minha vida teria tomado um rumo bem diferente do que vivo hoje.Tenho 29 anos e meu marido 28,só um ano de diferença e somos completamente infelizes,ele não consegue administrar o que seria de sua obrigação e eu acabo por fazer ,ou seja vivo em desacordo com a Palavra de Deus e tenho sérios problem

  • SAMUEL - SIMÕES FILHO - BA

    Pois é bispo como o senhor mesmo disse: “quando estamos com dúvida seja qual for a decisão tomada com certeza será a errada”, precisamos ter a certeza do que queremos avaliar muito bem as atitudes a serem tomadas a fim de evitarmos desgastes futuros.

  • luiza

    concordo plenamente!!!!sou casad com meu marido que tem 4 anos a menos que eu e isso, hoje que tenho 46 anos e ele 42 está pesando muito agora.esse rapaz est´empolgado,cego entusiasmado,envolvido e não está rciocinando,mas está sendo levado pelas emoçoes.prova que está mais distante de DEUS do que ele imagina.ele deveria agora é estar preocupado com um futuro melhor ao invés de querer se enveredar numa aventura furada, e essa moça de 26 anos não tem juizo algum.
    acorda enquanto é tempo.

  • Timóteo Batalha

    Muitos caras acham que aos 20 anos estão em fim de carreira…e caem no conto do vigarista.
    casei com 27 anos, suportei a espera. mas me lembro que aos 20 anos me sentia desprezado e horrível.
    qualquer rabo de saia que aparecesse consolava. Hoje com 35 anos sou mil vezes melhor em todos os sentidos até na saúde. se acaso estivesse casando hj aos 35, seria excelente no aspecto intelecto, vigor, e finanças.

  • Timóteo Batalha

    Eu conquistei minha esposa na Fé dentro da IURD em uma corrente de 7 sábados na Terapia do Amor. Ela é 7 anos mais nova. Uma benção que se renova a cada dia mesmo após o nascimento de nossos dois filhos, um menino e uma menina. Mas antes sofri horrores com os enganos do mal por causa das teorias citadas na mensagem anterior. Não dá para descrever aqui a saga da conquista de minha esposa, mas afirmo: foi Na Fé. Casei com 27 anos. Ela tinha 20. Hoje com 35 anos sou um cara mil vzs melhor.

  • José Roberto P.N.

    É um tanto dificil opinar sobre este asunto;por que cada caso é um caso:voce só tem 19 anos mas isso não quer dizer que não tem uma opinião formada a respeito como exemplo de seus pais,seus amigos,espelhado até seu pastor onde voce frequenta.Busca em Deus as suas resposta e segue em frente para que não venha se arepender mais tarde E QUE DEUS O ABENÇOE

  • amelia rosa

    Olá Bispo e todos !

    Meu nome é Amélia , tenho 35 anos e há 2,5 me casei com um jovem 12 anos mais novo que eu. Resultado: vivemos um inferno tremendo e nos separamos, pois a situação tornou-se insustentável, com traições, mentiras e humilhações. Felizmente não tivemos filhos e hoje cada um segue seu caminho. Estou na fé, mas DEVIDO A REBELDIA de não ouvir aqueles que só querem o nosso bem, gemi o que nem em meu pior pesadelo achei que gemeria…
    Só o fato de ter dúvida já mostra o problema!

  • javier tieira

    eso mismo obispo corto y objetibo.un abrazo

  • vanda aguiar

    bispo eu vivo uma situação semelhate , meu esposo é 13 anos mas velho q eu , e tambem tem um filho , eu posso falar o seguite que no inicio parese normal , mas o tempo se passa e ajente começa a vivere situação constranjedora , ele se sente inseguro e surgem muitas cobranças , vou opinar sim esse jovem é muito novo , casameto é muita responsabilidade , o melhor é ter pasciencia ñ agir por emoção pq o coração é realmete enganador , busca + em Deus .

  • Raymundo Barata Junior

    Bom dia Senhor Bispo, como sempre nos passa o espírito da fé, que é certeza e não dúvida, fica bem claro que o nosso amigo ainda não está com essa fé que o Senhor nos tem passado diariamente com mensagens de uma magnitude imensurável. Que Deus o abençõe cada vez mais a manter essa obra e que o Espírito Santo o use sempre, para nos darmos as direções e o caminho necessários para estarmos sempre na mesma fé que o Sr. Bispo.

  • Mônica-Meier RJ

    …AS PALAVRAS DO SENHOR SÃO PALAVRAS PURAS, COMO PRATA REFINADA EM FORNO DE BARRO, PURIFICADA SETE VEZES. SALMOS 12:6

    A questão não são os sete anos de diferença de idade, e sim a dúvida que está em seu coração.
    Pois as decisões vindas de Deus são transparentes e puras.
    Oro para que o Senhor esteja presente neste momento tão importante de sua vida.
    Forte abraço.

  • Marta Soares

    Amigo, o bispo tem toda razão, e alem do mais voce tem que pensar em estudar, fazer uma faculdade,
    tenho filhos de sua idade e oriento a eles que sirvam a Deus, estudem,trabalhem, orem diariamente e que busquem a Deus todos os dias, para não cairem na Fé.Ouça o conselho do bispo e de seus pais.Jejue e ore sobre esse assunto até voce ter a certeza da resposta que vem de Deus.

  • patricia

    se tem duvida o suficiente pra perguntar, é pq nao deve estar seguro do q esta fazendo. se tem duvida nao faça. cuidado pra nao se tornar um segundo filho. manter uma casa e ser chefe de familia nao é nada facil, e se me pergunta, uma carga muito grande pra um garoto de 19anos. ser da igreja nao quer dizer q está garantida a felicidade. ja vi varios casais “firmes na presença de Deus” que se casaram e terminaram muito mal, inclusive com violencia, caso de policia.

  • Valéria Cristina

    Bom dia!!!

    Quem sou eu para dar conselho,mas concordo com a colocação do bispo se ele tivesse certeza não pederia uma outra opinião.

    Nesse momento ele tem que analisar todos os fatos e não somente ouvir seu coração.

    Deus o abençoe

  • Cristina

    Caro Rodrigo, por mais que se goste de uma pessoa temos que usar de inteligencia,se fosse mesmo da vontade de Deus vc ñ estaria com essa dúvida certo? Aproveite a vida que tem pela frente e vai fazer algo pra Deus que no momento oportuno ele colocara a pessoa certa em sua vida e será tão diferente dessa situação que não haverá dúvida alguma. Por mais q vc goste e até doa em vc se afastar dessa pessoa
    veja como será sua vida daqui a 5-10 anos, será que vai aguentar? Que Deus te abençoe

  • JUSSARA

    Amado Bispo,
    já passei por uma situação bem parecida que a deste jovem. Porém, por mais que eu gostasse daquela pessoa, e pior era digamos que paixão, pude enfim, Graças a Deus e as orientações de homens de Deus, optar em fazer não o que eu queria, mas, naquilo que fui orientada. E foi ‘batata’, logo já nem mais lembrava do “suposto amor’ pelo namorado, era como se eu tivesse acordado de um sono profundo. Vejo que ele só precisa OBEDECER a vóz de Deus. Isso basta pra ele ser de fato feliz.

  • Alex

    O grande problema desta situaçao é o conflito que esse rapaz esta passando internamente.A razao dizendo que nao ,e a emoçao dizendo que sim. Claro que quem quer ser feliz deve seguir a razao e desprezar a emoçao. É melhor sofrer uns meses pra esquecer que sofrer o resto da vida. Quem quiser ser feliz que use a inteligencia, a prudencia e a fe. O que é de Deus nao produz duvidas.

  • Ana Paula

    Nossa!! quanto preconceito, como disse Eduardo temos que ser cautelosos e prudentes,pois o coração é desesperadamente corrupto, não digo isso pela diferença de idade, pois concordo que há uma grande diferença, mas a palavra de Deus diz que tudo se fará novo, e eu sinto na pele como há preconceito com mulher como ela e como eu que temos filho, sim um fruto do passado, mas atire a primeira pedra que nunca errou, e pior quem poderá dizer que não temos o direito de refazer nossas vidas.

  • marcia vale das pedrinhas /salvador

    BISPO, NÃO EXISTE ISSO EXPERIENCIA PROPRIA EU JÁ ME APAIXONEI POR UMA PESSOA 10 ANOS MAIS NOVA E NA EPOCA EU TINHA UM FILHO E HOJE EU VEJO QUE NUNCA IA DAR CERTO , ISSO NÃO EXISTE A MULHER POR SE TEM UM JEITO DE MANDONA .COMO ESSE RELACIONAMENTO VAI DAR CERTO???? ISSO E PAiXÃO OU ELE VER-LA COMO MÃE KKKK .DEUS TE GUARDE

  • Araujo

    Bom o que eu penso é que um rapaz de 19 anos tem maturidade de um de 17, já a mulher ela ja é mais madura apesar da idade ela ja tem mais cabeça , do que o homem.
    E nesse caso ela alem da idade tem um filho e responsabilidades que ele nao intenderia.
    a verdade é se ela se submeteria a um rapaz de 19 anos??

  • ÂNGELA

    A PERGUNTA DESSE JOVEM FOI MUITO INTERESSANTE , É UMA DAS PERGUNTAS QUE MUITOS JOVENS FAZEM PARA SI MESMO, GUARDAM DENTRO DE SI MAS POR CAUSA DO SENTIMENTO DO CORAÇÃO SE CALAM, E O QUE PODERIA SER EVITADO ANTES DE COMEÇAR QUISERAM LEVAR ADIANTE, AI JÁ É TARDE DEMAIS AINDA MAIS QUANDO SURGEM FILHOS, É COMO O SR.BISPO TEM SEMPRE FALADO NOS ENSINADO, A NÃO DEIXARMOS NÓS ENGANAR PELO SENTIMENTO DO CORAÇÃO, SE ESSE JOVEM USAR A FÉ INTELIGENTE COMO O SR. ORIENTOU EVITARÁ GRANDES DECEPÇÕES…

  • Samanta

    É verdade Bispo; se ele tivesse tanta certeza nw estaria perguntando. Mas tem hora que tem q ser duro mesmo e falar o q tem para falar.
    Que Deus abençoe a vida do senhor e da sua família.
    Na fé.

  • Flavio Ferraz

    O bispo tem toda razão. A melhor forma de se decidir uma questão como esta eh ter certeza que a pessoa serah submissa a Deus e a voce, caso contrario, poderah ateh ficar um tempo com ela, mas terah que escolher entre sua salvação e a mesma.

  • EMERSON DE ITAJUBÁ MG

    OLÁ,BISPO,FELICIDADES PARA O SENHOR,PARA SEU CASAMENTO E MINISTÉRIO.O SENHOR JÁ DEIXOU BEM CLARO Q,QM TEM Q DECIDIR NOSSA VIDA,SOMOS NÓS MESMOS.A PESSOA É Q TEM Q FAZER UMA AUTO ANÁLISE DA ESCOLHA Q IRÁ TOMAR.CERTA VEZ O SENHOR DISSE ASSIM:O PROBLEMA NÃO É AGORA,POIS “NO COMEÇO,TUDO É FESTA E É BOM”.AMIGO,OLHE PARA SEU FUTURO E VEJA SE REALMENTE ESTÁ PREPARADO PARA TAL SITUAÇÃO.PESE TD ISSO NA BALANÇA ANTES DE TOMAR QUALQUER ATITUDE E DEPOIS VÁ NA SUA PRÓPIA FÉ.DEUS TE ILUMINE.

  • junio-sousa

    Sim verdade mais de 100 casos desses a raridade acontece, mais eu num posso opnar o bispo tá certo…

  • Sergio

    Entendo sua dúvida, mas vc quer ouvir algo diferente do que é a verdade. O Bispo tem razão. Eu vivo uma situação parecida, e olha que ela tem apenas 1 ano a menos que eu. Existe respeito aparente, mas nao existe submissão, a filha antes de se submeter aos meus ensinamentos, primeiro procura a concordância da mãe. Sempre há a sensação de falta de autoridade. Só muita oração e maturidade para manterum casamento conturbado. Existe tempo para pensar em decidir algo tão sério. Aprenda mais com Jesus.

  • guilherme

    Digo a este amigo que ja namorei uma moça com a mesma diferença de idade. Ela tambem era da igreja e ate tinha um filho. Brigavamos muito e discutiamos coisas futeis por causa da minha imaturidade. Então num belo dia ela me liga terminando o namoro comigo e volta para o pai da criança. Eu realmente gostava dela mas o sentimento passou rapido e eu cai na real vendo que por mais que fossemos de Deus, jamais poderia dar certo. Hoje sou muito bem casado e ela reconstruiu a sua vida.

  • marta matias

    REALMENTE É MUITO DIFICIL PRA QUEM TÁ APAXONADO DEIXAR ENTRAR NA CABEÇA UE É UM PRBLEMA LÁ NA FENTE ESSE TIPO DE RELACIONAMENTO.AGORA NÃO PORQUE AS FLORES AINDA ESTÃO NA PRIVERA MAS E QUANDO O VERÃO CHEGAR E AS FLORES SECAREM? AI É UM CASO A SE PENSAR.QUE DUES LHE ABENÇOE MAIS E MAIS. AMEM

  • Cristina Moreira

    Rodrigo.
    É difícil de ler, ouvir e compreender quando se está apaixonado. Mas se você se colocar 100%
    na presença de Deus Ele certamente não deixará que você tome uma atitude precipitada.
    Nem você nem sua noiva sofrerá. E daqui há algum tempo você irá agradecer pela direção que DEUS lhe dará.

  • Jéssica Arrigo

    Ola bispo, tudo bem com o sr.???
    Estou lhe mandando este e-mail para Parabenizar
    os 33 anos da Igreja.
    Eu sou da IURD de Umuarama-PR.
    Que Deus o abençoe muito e também a todos os
    servos da casa de Deus.

  • isaias o faminto

    ólá bispo, que o GRANDE DEUS nos inlumini.

    eu diria para esse moço que lê-se isaias 1:19, que DEUS abençoe.
    O FAMINTO.

  • Jaqueline Manhani

    Nesse caso de idade, só mesmo quem já passou por isso e se decepcionou, é que sabe do que o Bispo está falando. Não é um caso de imposição, e sim de um conselho vindo do próprio Deus para evitar futuras frustrações na vida do servo de Deus. Infelizmente as pessoas querem aprender com seus próprios erros, do que dar ouvidos ao que o homem de Deus, usado por Ele, nos aconselha.
    Que Deus dê discernimento a todos para que não se enganem com os desejos do coração.
    Prosseguindo para o Alvo!
    Deus abenç

  • OBR; NAZARENO Curitiba/PR

    Não é A ou B que decide por voce, pois são voces 2 que vão amanhecer na mesma cama; o que plantar colhe se casar com mais novo ou mais velho vai continuar não é ilusão de otica é fato real, quando a pessoa não assume tem duvidas, conheço pessoas que teem o mesmo gosto de pessoas mais novas o que não podemos é brincar com sentimentos usar por um tempo e descartar se casar assume tudo por toda vida, liberte sua mente com fé e Deus o Abeçõe!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Shoia Durand

    Isto que esse rapaz está passando no momento é apenas ilusão. Se muitos casamentos com pessoas + ou – da mesma idade, sem filhos, não dão certo, muito menos este. Um rapaz de 19 anos terá inúmeras garotas pela frente no decorrer da vida.

  • sandra

    Complicado quando envolve sentimento, sabemos o que é certo e oq é errado,mas não queremos corrigir até que quebremos a cara, axo que a resposta foi boa,Bispo, mas axo tbm q esse rapaz nao vai mudar de opinião….enfim……. sorte para ambos..

    fiquem com Deus..

  • Luiz da Silva

    Bom dia Bispo.
    Neste mundo,as paixões avassaladoras,tem deixado rastros nada agradáveis na vida daqueles a quem
    dela se aprisiona.E como diz um ditado popular:Deus deu a vida para que cada um cuide da sua.
    Cada qual de nós temos o livre arbítrio,pensamos falamos e agimos de acordo com nossos interesses,
    só que vamos colher de acordo com o que semeamos.E se a nossa semente não for boa,certamente o
    fruto a ser colhido tbém não o será.E o jovem da pergunta em questão deve refletir bem.Senão…

  • Claudia Magalhães

    Bom Dia!!!
    Bispo e Internautas,
    Em relação a diferença de idade, penso que se os dois tem o mesmo objetivo de vida e não deixar a sociedade interferir e ter a benção de Deus em primeiro lugar vão enfrente, é bem verdade que não é bom, mais pode acontecer, na sociedade de hoje tanto a mulher mais velha ou mais nova, passam pelos mesmo problemas , branca ou preta etc. Hoje as pessoas vivem a base do interesse a famosa frase QUERER SE DÁ BEM, até mesmo dentro da igreja é preciso ter cuidado.

  • Ronaldo

    Rodrigo,
    Você deve pedir a Deus para te dar discernimento, pois esta mulher teve um filho casada ou solteira? Porque o pai da criança dela não está com ela? Seja corajoso e pergunte a ela.
    Com certeza o diabo entrou nha vida dela, pois houve uma destruição do antigo relacionamento dela.
    Esclareça tudo primeiro e depois ore a Deus e peça a Ele qual o caminho a seguir.
    Abraços
    Ronaldo

  • marcelo

    A duvida é inimiga da fé,si esse rápas tem duvida não vai da certo,porquê o bispo já emcinou que a diferença de idade imfrui no relacionamento.

  • wellington

    é bispo a decesão é dele so direcionada com o esprito sonto vai saber o melhor caminho fui na fé

  • Eduardo/RS

    Sr. bispo acredito que para Deus não há impossíveis como diz a Biblia,porém temos que ser cautelosos e prudentes,pois o coração é desesperadamente corrupto.Que Deus venha iluminarmos em nossas decisões em momentos de dúvida como esta acontecendo com o Rodrigo,para não sofrermos no futuro.
    Fiquem com Deus.

  • marcia

    Bom eu acho que o que ele tem a fazer e perguntar a Deus se e esta a Sua vontade ou nao, ao enveis de perguntar a um homem igual a ele nao e! porque so Ele sabe qual sera o nosso parperfeito. porque foi Ele quem nos criou e sabe dos nossos desejos, sonhos, dores. Porque Ele disse nao e bom que o homem viva so e Ele criou uma auxiliadora a partir da costela do homem.portanto Ele sabe exatamente qual a pessoa certa para cada um. o que temos a fazer e ESPERAR PELO TEMPO CERTO.Ele e o Senhor do temp

  • Andreza

    Bom dia !!!
    Na minha opinião o homem tem que ser 10 anos mais velho que a mulher ,pois o homem tem que ser o cabeça e para que ele seja o cabeça tem que ter experiências…
    Eu ,por exemplo,me casei com 18 e meu marido 21,por falta de experiência da parte dele,eu era a cabeça da casa e os 15 para 16 anos de casamento deu errado e nos separamos e olha que nos casamos sem filhos,somente depois de um ano decidimos ter filhos e esperamos mais 4 anos para ter o segundo,resumindo,eu não faria isso!!!

  • Carlos Roberto Pedrosa

    Realmente tem coisas que são lógicas na vida do ser humano,nós é que queremos insistir no erro, a cabeça dela,está bem mais madura que a dele,é melhor ele pensar bem no seu futuro, um abraço e Deus te abençoe……….

  • Irlaniane

    A verdade é dura e as vezes doe muito, pensar que tem que ser assim!
    mas Deus é fiel, e cumpre tudo aquilo que promete…todos as coisas cooperam para
    o bem daqueles que amam a Deus.

  • Obr: Edivaldo Mundo Novo - Bahia

    Bom dia Bispo, realmente o Senhor está coreto, agora cabe a ele ter sabedoria e seguir em frente ou não pela fé e a razão, ou seja se ele está disposto a cerregar essa cruz e sacrificar a vida enteira pelo casamento basta tambem saber, até quanto tempo ele irá suportar tal submissão.
    É preciso estar mais perto de Deus para que a pessoa se conheça mais.

    Fiquem todos com Deus.

  • Ana Paula

    Bom dia

    Acredito que você Rodrigo é um homem como poucos para assumir essa responsábilidade, eu tenho um filho de 6 anos estou na presença de Deus a 5 anos e até hoje não encontrei um HOMEM como você.
    Outro dia ouvi do Pastor que o homem tem que ser homem duas vezes, 1º homem, e 2º homem de Deus.
    Vai na sua fé.
    abraços

  • sonia semensato

    Olá bom dia! na vdd se tivesse tanta certeza naum perguntaria mesmo.eu particularmente sinto assim se conhecemos a palavra de Deus o que está acontecendo com esse rapaz eh uma cobrança .pq eu ja me senti assim dentro de mim queria ouvir o agradava a mim.E SE HÁ UMA COBRANÇA EH PQ TEN DUVIDAS.PENSE BEM…

    ABRAÇOS AMIGOS!!!

  • Patrícia Cristiane G dos Santos

    Bom dia! Diante da pergunta concordo com o Bispo, quando ele diz que se esse rapaz estivesse seguro em relação a essa união, ele não pediria opinião. Eu já me vi numa situação assim, com 35 anos um filho de 7 e um jovem excelente de 18 , queria se casar comigo, porém, eu tive força para colocar em prática o que o Bispo sempre nos ensina, “tenha uma fé inteligente”.Mais eu desejo a você amigo muitas felicidades por sua boa ação para com essa criança e que de fato seja um bom pai para ele.Paty

  • Obr: Edivaldo Muno Novo - Bahia

    Bom dia Bispo, realmente o Senhor está coreto, agora cabe a ele ter sabedoria e seguir em frente ou não pela fé e a razão, ou seja se ele está disposto a cerregar essa cruz e sacrificar a vida enteira pelo casamento basta tambem saber, até quanto tempo ele irá suportar tal submissão.
    É preciso estar mais perto de Deus para que a pessoa se conheça mais.

    Fiquem todos com Deus.

  • Renata oliveira

    Deus criou o homem primeiro depois criou a mulher se olhamos vemos que tem uma diferença de idades o homem e mais velho a mulher mais nova. DEUS féis tudo em perfeita ordem. Por que muda? As coisas de DEUS e perfeita se assim obedecemos seremos felizes…..

  • Antonio Carlos

    Eu segueria o conselho do Bp, aliás, o conselho do Espirito Santo que é quem o usa para nos orientar!

    Muito obrigado Bp, que Deus abeçoe o sr e sua familia mais ainda.

  • jakeline barbosa sousa

    ELE ESTA MUITO NOVO PRA CASA E CRIAR UM FILHO DE 5 ANOS,PESSA A DEUS PARA TE MOSTRA SE É ELA MESMO QUE ELE ESCONHEU PARA SER SUA MULHER!

  • Kátia

    Me lembrei de quando dona Cristiane conheceu o bispo Renato Cardoso, ele tinha 18 e namorava uma moça de 26 anos. Vimos que não deu certo né, porque hoje ele está com d. Cristiane. Mas há casos e casos. Na minha igreja, por exemplo, uma obreira de 31 anos que tem uma filha de 14 ou 15 anos é casada com um obreiro de 24 anos. Não sei se eles têm problemas por causa disso, mas estão firmes lá na fé! O negócio é orar mesmo, neste mundo de hoje não temos certeza de mais nada…

  • Paulo

    Meu amigo Rodrigo….assim como disse o bispo…servo de DEUS e de íntegra comunhão junto ao nosso DEUS…nos orienta espiritualmente…
    “NÃO CONFUNDA RAZÃO COM EMOÇÃO”…cuidado Rodrigo..ore e jejue nesta sua “causa”…mesmo vc e sua noiva estarem firmes na presença de DEUS…ELE vai te responder…pois com ELE não existe dúvidas…DEUS É ESPÍRITO…vai na sua FÉ meu amigo…DEUS O ABENÇÕE

  • valcemira pinheiro

    A todos bom dia, de fato se ainda existe dúvida não faça nada apenas busque em Deus o melhor, ouça a vóz de Deus pois ele com certeza já tem a resposta certa pra vc amigo.O Bispo tem razão no diz pois conhece casos e já viu fatos .

  • Sol Panassollo

    Se o Rodrigo quiser ouvir a voz do seu coração ele vai ficar com esta moça , agora segundo a palavra de Deus o nosso coração é deseperadamente corrupto . Ou seja se ouvirmos o nosso coração e não a razão que é a palvra de Deus com certeza teremos problemas , e digo mais lá na frente essa pessoa vai descobrir qu era feliz e não sabia e que se meteu nesta encrenca só por fazer o que seu ‘ coração mandava ” .Rodrigo , não se precipte com certeza nosso Deus tem o melhor prá você e no momento certo.

  • shirley

    oi. bom dia!
    tem que analisar bem a situação porque, ao passar dos anos a diferença ficará mais
    visivel e vc jovem poderá se arrepender ai já sera tarde demais.
    aconselho vc procurar a igreja Universal do Reino de Deus e fazer correntes
    de libertação e Deus mostrará a vc o caminho ;seu e o dela também.
    se for de Deus ele mostrará a vc. as consequencias que podem surgir e como sua
    visão será diferente tomará uma decisão sábia.
    tenha calma vc tem muito pela frente.

  • Matheus

    Muito forte esta resposta, que faz usarmos a fé inteligente.
    Deus nos abençoe!

  • Glebson Fernandes

    Pelo fato da mulher ser mais velha alguns anos, fica uma situação complicada no caso da submissão dela para com o marido mais novo. Pois geralmente as mulheres dominam a situação.Vá na sua fé e peça direção do ESPIRITO SANTO, e ele te mostrará o que deves agir.

  • HELENA

    BOM DIA BISPO!
    A RESPEITO DA VIDA SENTIMENTAL DO RODRIGO O SENHOR TEM TODA RAZÃO. ELE É AINDA UM ADOLESCENTE, NÃO SABE EXATAMENTE O QUE QUER FALTA PASSAR POR MUITAS EXPERIÊNCIAS NA VIDA, AGORA QUE ESTÁ COMEÇANDO A VIVER.
    ELA JÁ PASSOU POR EXPERIÊNCIAS NA VIDA.
    O CASAMENTO É UM COMPROMISSO SÉRIO PARA MIM É VIVER ATÉ QUE O SENHOR JESUS NOS SEPARE. É PRECISO OS DOIS SEREM MADUROS O SUFICIENTE PARA SABEREM O QUE QUEREM.
    DEUS ABENÇÕE!
    HELENA

  • TANIA CARDOSO

    Bispo,

    Na minha opinião este relacionamento está fadado ao fracasso. Primeiro pela diferença de idade e porque biologicamente ela é mais madura. Aparentemente não importa, mas ela jamais será submissa e o marido será mais um filho.

    Que Deus abençõe o seu ministério.

    Tânia

  • Tania Cavaleiro ( Angola)

    “Deus Abençoi o senhor Bispo”

    A minha contribuição é o seguinte:
    Não importa a idade nem a criança, se realmente é o que queis deves abraçar, como: respeitar ela e o filho, aceitar como teu filho e compartilham a vossa vida respeitando a lei de Deus. Boa sorte irmão “Deus é fiel”

  • Isaias Almeida

    Bispo, o senhor tem batido nesta tecla a um tempinho e mesmo assim as pessoas não dão ouvidos…
    Um garoto com 19 anos teria que estar com a mente voltada a ganhar almas!!! e não pensar em casar!!!
    Só Deus.
    Abraços

  • Leovigildo Paquete

    Sr. Bispo, esta resposta foi muito clara… e se ele seguir em frente vai-se ver mal.
    o fato de ela ja ser mãe a 5 anos piora as coisas pro lado dele…

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: