Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade.

Blog

Pergunta:

Bispo Macedo, boa noite! Sou um empresário, solteiro e tenho 26 anos. Venho de uma outra denominação onde eu conversava muito com o pastor e lhe fazia varias perguntas que eu sentia que ele dizia não ter problema somente para não me desagradar. Eu perguntei a ele uma vez se masturbar era pecado e ele disse que de vez enquanto não faz mal. Bispo, há 1 ano estou na IURD e gostaria de saber se isto é verdade? Se masturbar é pecado ou não? Muito obrigado, tenho certeza de que o senhor será verdadeiro. Amém

Paulo

 

Resposta:

Paulo, o problema da masturbação é que ela se torna num vício, não somente no ato, mas também nos pensamentos sujos. Isso sim é pecado. Para ajudar no lado físico, mantenha atividades físicas como um esporte, que darão vazão aos seus hormônios e minimizará a pressão sexual. A masturbação não é a raiz do problema, mas sim o que leva a ela, que são os pensamentos de cobiça sexual fora do contexto do casamento. Portanto, aja para manter a mente limpa, e a masturbação não será mais um problema pra você.

Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Participe! Deixe seu comentário sobre este post

  • maria Eunice Santos da Silva

    Concordo plenamente com o Bispo Macedo, a masturbação leva ao vicio!O viciado se retrai,sente-se fora do contexto social onde surge a depressão, o medo e principalmente um abertura pro mal agir!!Nessa verdade é fujo de tal prática,confesso q não tem sido fácil!Há 7 anos me divorciei.E graças a Deus uma amiga da Universal me emprestou os livros do Bispo Macedo(Nada a perder 1 e 2) Minha mente fragilizada por conceitos de igrejas pessoas q se dizem crentes…,entendeu q quando o Espírito Santo nos enche..todo vício deixa de ocupar lugar,e passa habitar a plenitude do Deus de Abraão..Essa amiga me falou da possibilidade total do viciado ir pro inferno..ai entreguei totalmente a vontade de Deus!A batalha continua?? Sim e mais forte!.Todavia a compreenssão da vontade boa.. do meu Senhor Jesus é mais forte q todo desejo humano..os vícios passam a ser como elásticos q perderam suas forças..por isso falo á todos eu amo a Universal..que a graça do Senhor Jesus guarde e fortaleça todos nós..e inclusive o Bispo Macedo e seus cooperadores!!

  • heliton cordeiro de ramos

    eu sofria mais hoje eu entreguei minha vida e agora eu não penso mais na masturbaçao

  • Leonardo

    bispo tenho passado por muitos problemas mais esses tem sido um dos maiores na minha vida que é a masturbação eu infelismente ainda não venci porque tem sido muito difícil pra min tenho 16 anos e quero muito nascer de Deus ser um novo homem mais isso tem me impedido muito tenho sido vítimas de maus pensamentos também o que piora minha situação mais eu bispo creio que tudo isso vai mudar vou vencer esse problema atraves desses posts foi um aprendizado que já vou levar comigo ore por min bispo meu maior desejo minha maior vontade e de conhecer a Deus preciso muito bispo é algo que necessito.

  • Diego silva

    Olá, bispo eu tenho uma mãe que é viciada em drogas a deis anos.
    A cinco anos que não aviam ela, vim de uma família destruída meu pai era obreiro.
    saiu da obra na época, eu era novo.
    Bom tempo passou ir há conheci Jesus meu pai voltou pra Jesus.
    Minha continua nas drogas mas estou na fé por ela sacrificado orado que em nome do senhor Jesus
    ela será livre…. com esse trabalho contra os vício, vai tira ela daquela situação.
    Bispo peso ao senhor juntos pra por ela quebra esse enfrento….

  • amigo

    vou conseguir me livrar disto! porque não quero mais isto na minha vida

  • luis carlos de goes

    bispo bom dia. porfav or me responda . sou obreiro da iurd e minha esposa tanbem e obreira. anbos somos casados. mas porem minha esposa nao fas sexo comigo. porem me obrigo a me me masturbar. para nao trai la. porfavor me responda.

  • alexandre

    pastor esse tambm é o meu caso

  • verônica

    Um abismo leva a outro. e Não tentara teu Deus!

  • Anderson

    Olá bispo, assim como muitos, é uma alegria imensa poder falar e conversar com o sr. Bispo meu no nome é Anderson, tenho 25 anos. Recentemente eu estava namorando com uma obreira(26 anos), faço parte da FJU. Não sou obreiro, talvez por esse motivo que a mãe dela não me aceitou totalmente, pois ela também em mais duas filhas, tirando a que eu estava namorando, são obreiras. Sou jovem firme. Eu tive o encontro com Deus mais ainda não sou batizado com o Espirito Santo. Bispo, aconteceu que eu estava no trabalho e no momento em que não vigiei acabei caindo com uma moça no trabalho, e em seguida me veio um temor tão grande que desabei em pranto e arrependimento. Fui ate a minha namorada, agora ex, e falei pra ela o que tinha acontecido, nos terminamos. Foi uma guerra chega ate ela e falar, pois já estávamos a quase oito meses juntos, já estávamos planejando nos casar. Vinham os pensamentos me dizendo: não, não fala nada, você vai jogar tudo para alto? Ninguém sabe disso, ninguém viu, ela vai te deixar, você vai destruir os sonhos que vocês estão fazendo para o futuro? Você vai perdê-la pra sempre… E assim foi bispo. Mas o temor em mim falava mais alto, eu não fiz uma aliança com o homem mais sim com Deus. Eu sabia que iria perdê-la, mas a minha salvação estava em jogo, eu sabia que tinha entristecido o Espirito Santo e aquilo me maltratava por dentro. Eu estava muito arrasado. Mas eu tenho comigo uma palavra, que tudo o que homem plantou ele vai colher, e eu sabia que iria colher o fruto do meu erro, e que iria doer muito mais eu tinha que enfrenta-lo. Levantar a cabeça e concerta as minhas falhas. Com o coração em ruinas a chamei e disse o que tinha acontecido, bispo foi uma pancada que levei, fiquei sem chão, mas ao mesmo tempo estava honrado por ter tomado a decisão certa. Hoje confesso para o senhor que ainda sinto muito a falta dela. Fui conversar com a mãe dela, falei e ela nada disse, só quando eu sair de lá da casa dela. Cheguei para o pastor da nossa igreja e disse o que tinha acontecido e ele me orientou que eu me batizasse e tomasse um novo rumo. Foi o que eu fiz. Confesso para o senhor que queria reconquista-la, mas não sou digno de seu amor. A mãe dela diz que se um dia eu quisesse aparecer lá na casa dela só se fosse depois de morta. Eu não tenho nada contra ela, ate porque eu ha considero como uma mãe. Mas respeito a sua opinião. Ta uma guerra bispo, me oriente, por favor. Obrigado.

  • membro

    Senhor Bispo Edir Macedo, sou fiel em tudo na Iurd amo o trabalho e nao largo o Senhor Jesus por nada. Tudo vai muito bem mais o porem e que eu pedi a Deus uma mulher certa na minha vida o porem e que a mulher que eu amo e uma Obreira,e eu nao sei o que fazer afinal sou apenas um evangelista ainda sou muito inferior a obreiros, pastor ao Senhor, essa obreira nao sabe de mim Bispo ti puder me da uma direcao.Um membro pode levar uma vida com uma obreira. me chamo Gustavo tenho 19 anos firme com Jesus. Falo de Franca Sao Paulo

  • elias

    bispo eu tenho um serissimo problema com masturbação~,pq eu não consigo largar esta sendo um mal pra mim sempre me sinto mal depois do ato e eu vou a igreja me ajuda bispo porque se eu não consegui largar vou sair da igreja porque eu me sinto muito mal mas eu não consigo para por favor me ajuda

  • israel

    bispo eu quero parar, eu quero mudar, muitas pessoas q eu pergunto diz q isso é normal na adolescência por causa da flor da pele . Bispo eu não sei como parar e quando eu vou falar com Deus, na presença dEle eu não sei como falar, mas eu não páro de chorar por causa daquele ato q fiz, por favor Bispo veja essa mensagem to precisando dessa resposta por favor.

  • Francisco G

    Realmente a masturbação se torna um vício ainda mais quando praticado desde a infância como no meu caso, ela prejudica o relacionamento com as pessoas e também no casamento. Sou casado e confesso que as vezes prefiro me masturbar do que estar com a minha esposa, é muito triste viver dessa maneira e hoje mesmo com quase 50 anos de idade ainda me masturbo diariamente e várias vezes no mesmo dia, a masturbação é prejudicial no meu caso e precisaria acompanhamento psicológico e psiquiátrico para amenizar este vício.

  • amiga

    Ola Bispo ja peguei varias vezes meu marido si masturbando ii assistindo coisa q naum presta na tv ii agora ele ta indo na igreja ii continua fezendu a mesma coisa….o q eu faço…fica com Deus Bispo

  • jonas

    resisti o diabo ele fugira de vos.

  • lukas

    olá ,bispo pra mim é uma grande alegria falar com a sua pessoa, sou jovem tenho 23 anos e ultimamente a masturbação tem me afastado da presença do senhor,Deus me deu dois dons muitos especial o de pregar e o de compor ,tenho problema por ñ consegui parar de me masturbar .Pois eu tento e ,e sinto tão fraco por favor me ajude.

  • t r m

    muito obrigado bispo pelo esclarecimento!!!!

    Deus abençoe o senhor

  • Lucas

    Olá Bispo é um imenso prazer falar com o Sr há minha pergunta é sempre ouço falar que masturbação é pecado, pelo fato de aliviar o prazer sexual da carne.Mas o fato de a masturbação não está escrito na bíblia sagrada como pecado mais o que leva a fazer isso, que são os pensamentos sujos mundanos pois apostolo Paulo disse que devemos ter a mente de cristo, e se uma pessoa se masturba sem pensar em um ato de adultério isso é pecado? pois Jesus disse se vós olhar para uma mulher com intenção impura eu digo que vós já adultero com ela.Como devemos ter entendimento de discernir essas coisas, isso impede de uma pessoa ser batizada no Espirito Santo ou poderá perder por causa desse ato? pois sei que o senhor vai responder com sinceridade pois é uma dúvida de muita gente, Deus abençoe o Senhor…

  • walaxsander

    bispo há algum tipo de oração que possa liberta ou salmos que resolva esse vicio do corpo

  • Ivson José

    Bispo, Eu Não Consigo Controlar a Masturbação, Quando Vem a Vontade, Eu Não Aguento, Eu Caio, Por Favor Bispo Preciso DE Ajuda, Isso Me Deixa Frustado, Angustiado, Preciso Muito De Ajuda :*( .Eu Peço Forças a Deus, Mas Não Vejo Essa Força Em Mim, To Sofrendo Muito Com Isso,Preciso Se Ajuda 🙁 :*( .

  • anny rosy

    Oii bispo edir macedo eu tenho 10 anos e moro em campina grande pb e eu to fasendo de tudo pra mim ganhar a minha salvaçao as veses nao e eu q controlo o meu corpo e acabo fasendo e falando besteras muito serio mas logo mim arrependo mim ajuelho e falo com deus mas meus pais estao descepisionados com migo e logo choro oq devo faser??

  • carla

    oi bispo estou muito triste meu casamento esta destruido mais eu sei que deus e mais na minha vida..e ele prometeu e ele vai fazer
    eu creio em deus…amem ah meu casameto foi dado pelo meu deus amem

  • Edilsan

    Bispo eu quero saber como fazer para parar de me sentir culpadapor tudo que acontece nao consigo falar o que penso mesmo que o evidente aponta para mim sabendo que sou inocente

  • Jáscia

    sou menbra da iurd a muito tempo desde pequena..meu Deus ñ sei mai oq faço na minha casa eu e minha mãe discutimos muito..por causa de tudoo..tudo q eu faço é pecadoo meu Deus!!ñ aguento!!ela por ser obreira da igreja deveria mim ajuda,no momento mim encontro desempregada passo o dia todo em casa..parece um inferno!!saiu pra casa de colegas pq ñ aguentooo..bispo mim ajude precisoo de uma orientação do senhor..ñ aguento mais essa situação na minha casa..espero q o senhor mim responda..

  • Infinity

    I thought I’d have to read a book for a discroevy like this!
    (Tradução: Pensei que eu teria que ler um livro para uma descoberta como essa !)

  • ? Oculto ?

    Bp. sou obreiro jovem 14 anos e tenho as vezes desejos de me masturbar,é dificil eu não quero mas quando vejo já fiz a besteira,sei q ñ é pecado mas me sinto pessimo dpois do ato, já tentei várias coisas p/ me destrair mas dpois de um tempo volto no mesmo erro! Pelo amor de DEUS me ajude, por favor, preciso muito dessa ajuda!

  • rodrigo

    õla bispo meu nome é rodrigo eu era da igreja desde criança com 7 anos me afastei e com 8 a 9 anos virei homosexual e com 14 voltei para a igreja passei um ano e 9 meses mais nunca fui liberto e a dois meses atraz quando me afastei virei garoto de programa e agora não consigo deixar a homosexualidade me ajude por favor

  • Sérgio Henrique de Oliveira

    Parabéns pelo Trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus; Pois se não fosse Deus ter usado esta Igreja para me abençoar e me livrar do mal,hoje eu seria um drogado.

  • Maycon Airton Gaya

    Olá Bispo! Eu tenho 15 anos e frequento a IURD a um tempo já.
    Meu grande problema é de eu não conseguir ir nas Sessões Espirituais do Descarrego.
    A vontade eu tenho mais na hora algo me impede de ir e depois de não ir fico me culpando.
    Acho que é medo, não sei como explicar.
    Estou muito desorientado, preciso de uma vez por todas de uma ajuda pois a vida que eu vivo é só de amarração e não quero viver no lago de fogo mais sim quero meu nome escrito no livro da vida. Obg.

  • pedro paulo

    BISPO MACEDO É UMA ENORME ALEGRIA FALAR COM O SENHOR NESTE MOMENTO, BISPO, GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO PELO MARAVILHOSO TRABALHO REALIZADO PELA IURDTV POIS TEM NOS AJUDADO E MUITO ATRAVÉS DA INTERNET TEMOS ACESSO AS MENSAGENS DE FÉ, NESTE JEJUM DE DANIEL TENHO A CERTEZA QUE SEREI AVIVADO E TEREI FORÇAS PARA VENCER QUALQUER PROBLEMA, POIS CREIO QUE NÃO HÁ PROBLEMAS PARA AQUELE QUE SE ENTREGA A DEUS, QUE ELE CONTINUE ABENÇOANDO
    SEU MINISTÉRIO E SUA FAMÍLIA, E OBRIGADO PELAS SUAS MENSAGENS DE FÉ.

  • juliana

    Bispo gostaria de saber se sexo anal e pecado?

  • Amiga

    olá bispo!
    quem planta colhe!
    A pessoa faz tudo de errado!se coverte recebe o Espírito Santo>
    eu gostaria de saber se ela no futuro vai colher?mesmo se convertendo?

  • giliard

    bispo macedo bom dia mastubação e pecado pode se mastubar ou não ?
    eu não consigo se afirmar com deus por causa dessa duvida que eu tenho muito? espero q ouça a reposta rapidamente para ficar mais tranquilo

  • jenny

    bispo, nao consigo ser feliz no meu relacionamento, eu era muito ciumenta, ate cheguei a pensar em suicídio por causa das inumeras brigas. Hoje ainda estou com ele mas as vezes parece que o meu amor por ele diminuiu , mas ao mesmo tempo quando penso em deixa-lo sofro demais, preciso de uma direçao bispo, estou muito confusa eu quero se feliz com ele,Em nome de Jesus.

  • Lucas

    Bp eu queria saber se tem alguma coisa haver se masturbar so pra aliviar as tensoes e diminuir a pressao sexual com expelindo o liquido ou seja semen sem pensamentos com a consciencia limpa livre de pensamentos sujos.

  • ANTONIO REVOLTA

    eu gostaria de falar algo que irá ajudar vc que passa por essa problema carnal como masturbação===>>> é o seguinte
    1°vc tem que se alimentar mas da palavra de DEUS procurar nutrir a palavra dele para que ele possa falar com vc atravez do seu pensamento e en seguida fortalecendo o seu espírito e edificando a sua vida
    2° vc tem que evitar ouvir musicas LOVE de (AMOR) ,e sair do meio de conversas carnal tipo:==> ZUAÇÃO,ENCARNAL e TUDO AQUILO QUE NÃO PROVEM DO ESPÍRITO(FAÇA UMA ANÁLISE .. COM QUEM VC ESTÁ ANDANDO FALANDO FAÇA UMA ANÁLISE DISSO
    está escrito se queres VIVER PELO ESPÍRITO TENDE ANDAR NO ESPÍRITO !!!
    so aí vc vai alcançar a sua vitória !!

    3°e se vier pensamentos sujos pegue a bíblia e medite e dpos muda de tarefa nu seus afazeres (lembre-se como o BIspo orientou nu mínimo 30 MIn por dia vc tem que meditar a palavra de DEUS ..

  • israel

    CARO BISPO, EU QUERO ME LIBERTA DESSES VICIOS COMO MASTUBAÇÃO, PORNOGRAFIA, E DOS PESAMENTOS SUJOS EU JA CONSEGUIR ME LIBERTA DAS MUSICAS SECULARES MAIS OS OUTROS TENTO E QUANDO VEJO JA O FIZ ME AJUDA BISPO EU QUERIA SE BATIZADO COM ESPIRITO SANTO. EU SINTO UM VAZIO SERA QUE DEUS ME ABANDONOU EU QUERO SEM UM MISSIONARIO QUERO IR PARA 4 CANTOS DA TERRA MAIS COM ESSES PECADOS NÃO DÃ ME AJUDA FICA COM DEUS BISPO

  • silva

    bispo tenho 29 anos ,solteiro e a 10 anos na igreja ultimamente não consigo parar de me masturbar tenho lutado contra isso e não quero continuar cometendo este ato por favor me ajude……obrigado

  • ricardo

    ola bispo sou casado muito feliz, sou membro da iurd,mais estou passando por um problema não estou conseguindo largar de vez o ato da masturbação as vezes fico dias mas de vez enquanto vem aquela vontade e acabo fazendo de novo. por favor me auxilie. obrigado.

  • Ricardo

    olá bispo, sou casado e muito feliz com minha esposa, as vezes tenho vontade de masturbar e não consigo resistir sei q isso não é correto e tenho um medo muito grande de perder minha salvação, por favor me oriente como devo agir não quero isso para mim mais não tenho forças para parar, vou continuar tentando, lutando e orando, por favor me ajude.
    obrigado.

  • Luiz

    O maior segredo pra vencer o ato da masturbação, e entregar toda sua vida nas mãos de Deus, derramar seu sangue no altar, ter sua vida sempre pautada nas mãos de Deus, com isso seus pensamentos estará sempre voltado para Deus.

  • gleiciane

    Bispo, eu tenho tambem este problema e quero mudar, e tenho certeza que eu vou consseguir com ajuda de Deus e do bispo porque eu quero mudar a minha vida porque as vezes eu respondo para minha mae eu tento mudar e se problema mais não consego mais eu tenho fé que vou conseguir graça ajuda de Deus porque eu vou ter um espirito santo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Tatiane

    Acredito sim que a masturbação em sim,é um pecado,porque ela só acontece quando há vontade,e só a vontade quando a pensamentos indevidos,ou seja,já está pecando(Não pelo ato e sim pelo pensamento),que levará automaticamente ao Ato.A quem quer uma vida com Deus verdadeiramente nascer de Deus como eu,temos que nos esforçar ao máximo para vencermos isso,pois ninguém toma aguá em um copo suja. Acha mesmo que está limpo,fazendo com que a masturbação seja um ato normal?
    Obrigada Bispo!! Deus abençoe

  • Italo

    Bispo, às vezes eu faço isso, mas o pior de tudo e que eu não sabia que era pecado, agora vou pedir ao Senhor Jesus que tire isso de mim. Eu frequento a igreja há 7 anos, e eu não sabia que isso era errado, pois tinha vergonha de perguntar para o pastor, bispo muito obrigado, que Deus abençoe o senhor.

  • Alan Pereira da Silva

    BISPO, EU TAMBÉM TENHO ESSE PROBLEMA, QUE HÁ MUITO TEMPO ESTOU LUTANDO PRA VENCER, MAS ÀS VEZES EU NÃO CONSIGO, TEM DIAS QUE A VONTADE NEM VEM, MAS QUANDO FICO MUITO TEMPO SEM FAZER PARECE Q AÍ A VONTADE VEM DE VEZ, MAS EU QUERO MUDAR, EU TODOS OS DIAS TO ORANDO A DEUS E TENHO CERTEZA QUE COM AJUDA DE DEUS E DO BISPO EU VOU VENCER….PORQUE EU QUERO FICAR LIVRE E PODER GLORIFICAR O MEU DEUS NA MINHA VIDA.

  • L.C

    Bispo, é verdade eu era viciado nisso e não sabia o que fazer, pois tentava, mas mais cedo ou mais tarde…eu não tinha coragem de falar pra ninguém, e graças a Deus fui orientado e hoje estou tranquilo, pois sei que é pecado se praticado da forma errada (maus pensamentos) obrigado.

  • alexandre

    bom dia bispo quero deixar meu recado em relacâo a masturbação , que eu era viciado nisto e que um belo domingo fui na reunião pela manha e de noite quando tomei banho percebi que estava liberto pois era nesta hora que praticava, tai a importancia das reunioes de domingo

  • MATHEUS

    Somente com o batismo no Espírito Santo o ser humano poderá vencer esses e outros tipos de tentações, pois Ele lhe dará forças e supri-rá suas carências…Portanto busque esse batismo e viva no Espírito e não fazendo a vontade da carne…Seja forte e corajoso e diga não para o seu eu. Na fé!!!

  • José Carlos

    Quando me envolvo com as coisas de Deus não sinto vontade alguma, mas se me afasto fisico ou espiritualmente é um problema sério!!!!

  • Klyger

    Bp muito obrigado, pois eu tenho o mesmo problema e desejo parar com esse ato também, às vezes até tento, mas logo não consigo, mas com essa direção do senhor vou me sacrificar. Obrigado Bp Macedo.

  • Claudemir

    Olá amigo, passei por esse problema e ouvindo a orientação do homem de Deus venci esse problema e Deus me deu vitória e uma mulher de DEUS.

  • edvaldo

    Caro amigo, vc estava em dúvida sobre uma assunto que estava lhe preocupando e foi pedir ajuda ao bispo certo, por isso lhe digo, ouça o que ele falou (escreveu), pois vale a pena usar a fé para pode vencer eu sou prova viva disso, pois eu era assim e ouvi o bispo dizendo isso e lutei e hoje posso controla. Seja firme e forte que vc obterá vitoria.

  • Marcio França

    Se ocupamos nossa mente com as coisas de DEUS, este desejo desenfreado passa a ser dominado…fortalece o espirito e mortifica a carne.

  • Cristina Dantas

    Eu creio que só é pecado se a mente estiver cheia de pensamentos errados, com pensamentos que corrompe o corpo. Porém, se a masturbação for feito somente como desejo fisiológico, evacuar, urinar, como para isso n precisa pensar em nada, aliás esquecemos de tudo nesta hora. Assim a masturbação poderá ocorrer sem que haja maus pensamento e sem pesar a consciência. Com isso o desejo é saciado sem a necessidade de repetir novamente, somente quando o desejo de evacuar ou urinar, assim masturbar.

  • Dbp

    Nossa eu não sabia disso
    Valeu mesmo, eu tava com dúvida nisso tmb ^^

  • Carlos Leonidio da Silva

    Só se vence isso invocando o Nome de Jesus na hora da tentação.
    A paz.

  • Washington

    …Esse problema é maquiado pelos nossos pensamentos pois em consulta com um urologista isso se dava pelo grande libido da pessoa que se tornou uma obsseção para mim, com minha separação pude me tratar e evitar pensar em sexo busco ler uma biblia e praticar esportes para ocupar a mente.

  • Elton de Jesus

    Bispo, eu tenho o mesmo problema, enfrento dia a dia, mas tem hora que parece ser mais forte do que eu. Eu vou vencer isso para que eu possa fazer o meu Deus ficar feliz comigo. Obrigado, Bispo !!!!!!!!!!!!!!

  • Ikuma

    Bispo, eu também tenho este problema e quero mudar, e tenho certeza que com ajuda de Deus e do bispo eu vou conseguir.

  • Samuel

    Já sofri desse vício por anos, mas quando fiquei determinado a acabar com esse vício fui vencendo dia após dia, hora após hora, até que fui completamente livre desse grande mal, pra honra e gloria de Deus.

  • Faustino

    Ola Bispo,
    Que Deus o abençoe muito e valeu pela orientação.

    Glória a Deus, nosso Jesus Cristo.

  • amiga

    Bispo, que bom que o senhor falou sobre esse assunto, saiba que me ajudou e muito. Que o Senhor sempre, e cada vez mais se deixe usar pelo Espirito Santo, porque o Senhor tem ajudado muitas pessoas.

  • Misael

    Bispo, graças a DEUS pela palavra.

  • Domingos

    Eu não sou da IURD.
    Saudo ao Bispo e a todos.
    Sobre essa questão,o primeiro passo é deixar o vício, e o Segundo passo e pedir a Deus,que nos segure.
    Se não deixarmos primeiro, é mui difícil o vicio abandonar o nosso corpo.
    Façam isso para a gloria de Deus.

  • Matheus

    Olá, sou membro da IURD há alguns anos, e, desde então sofria com este vício. Sempre q ficava sozinho vendo televisão ou navegando na internet não resistia à tentação e caia em pecado. Ao passar do tempo fui me decepcionando com o que acontecia comigo e , por eu saber da verdade decidi me entregar a Jesus!
    E hoje vivo livre do pecado. Não é impossível, é apenas querer.

  • Silverio

    A pergunta e a resposta do Sr. Bispo sobre a masturbaçao foi interessante porque eu tambem fazia o mesmo, mas a partir te agora ja tenho ensinamento e de tudo farei para me desviar deste mal. obrigado Bispo.

  • leonardo

    obg… aprendi como vence-la…ocupando minha mente!!!!!
    só depende de mim, quando ha AMOR existe mudança….
    a paz do senhor

  • abel

    obrigado!!!

    paulo obrigado pelo acto…

    a sua questao estava tambem em mim…

    acredite bispo a resposta ajudou muito…

  • vou vencer

    BISPO,sofro com esse vicio da masturbação a muito tempo,sou membro da iurd há anos e me masturbo com frequencia,alem de ver pornografia na internet,o que faz com que eu cometa atos que desagradem a Deus.Peço perdão a Deus,jejuo,oro de joelhos,porem acabo sempre cometendo os mesmos atos,parece até que não vou conseguir me libertar disso. Mas estou tentando vencer esse vicio,só por hoje não vou me masturbar,vou persistindo até vencer esse mal. Porque depende mais de mim do que de Deus.

  • marcos

    olá,Bispo,
    sou o marcos e tenho 13 anos de idade,eu nasci graças a deus na igreja Univerlsal,mas neste ano de 2010 eu fui na casa de um primo meu e este estava vendo pornografías!eu no embalo do mal eu também me prostitui me masturbando!e até hoje eu me masturbo apesar d eu esatar na puberdade,eu determinei e vou conseguir me libertar deste vício do mal que é a masturbação!e se deus quiser e ele há de querer,eu serei um grande homem de D´ele ganhando almas e persevenrando na sua obra!
    obrg.

  • Andre

    Eu vejo que é um problema de muitas pessoas o da questão da masturbação. É difícil, também tenho passado por esse problema, mas tenho lutado e vou continuar lutando até vencer isso porque quero agradar a Deus com a minha vida, ser batizado com o Espírito Santo e ganhar almas. É onde quero chegar, e sei que vou apesar das circunstâncias. Acredito que muitas pessoas sinceras não conseguem se ver livres da masturbação. Não deixe o diabo acusar, pois o cair é do homem, mas Jesus Cristo te levanta!

  • AMIGA

    BISPO,TENHO 25 ANOS,E SOFRO DESSE VICIO DA MASTURBAÇÃO.POR DIVERSAS VEZES CAI EM PECADO,ME ARREPENDI,PEDI PERDÃO,OREI,JEJUEI,PORÉM ACABEI COMETENDO OS MESMOS ATOS. SOU FREQUENTADORA DA IURD,PORÉM NÃO TENHO TIDO FORÇA PARA RESISTIR. ME SINTO MUITO MAL COM ISSO,POIS QUERO VIVER EM SANTIDADE E PRESEVAR MEU CORPO QUE É O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO. QUERO ESTAR MAIS PERTO DE DEUS,AGRADA-LO,MAS SEI QUE COM ESSA ATITUDE SÓ DESAGRADO A DEUS.ESSES DEPOIMENTOS ME AJUDARAM A ENCONTRAR A SOLUÇÃO

  • Abraão Guto

    Meu entendimento diz que masturbar-se não é errado desde que voce pense na sua amada(o) quando não esta perto dela(e), a tendência do pensamento em masturbar-se é que se torna um pecado, no que voce pensa quando se masturba?, EU não sinto a menor culpa em masturbar-me, pois não é contra carne e sangue que temos que lutar! Efésios 6:12, conclui-se que masturbar-se é algo carnal!e tbém:
    leiam: “Bem-aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova!Romanos 14:22

  • gerlane

    olá bispo,, boa tarde tudo bem… bispo quero, saber como mudar a vida sentimental…

  • PAULO

    EU VOU ME LIBERTA DISSO E PROVAR QUE SOU 1 HEROI DE GUERRA

  • keyve

    é triste este ato!principalmente quando está na época da puberdade do homem, 13 á 17 anos, fica dificil por causa do hormônio, mas com a revolta pode sim acabar com este ato. “o que os olhos não vêem e o que os ouvidos não ouvem, o coração não sente”…

  • EU ME LIBERTEI DESSE VÍCIO

    Por isso amigo(a) não deixe o diabo lhe enganar nem lhe iludir. Você pode se libertar desse vício asim, como eu também me libertei. Determine e FUJA da aparência do mal, (“abstende-vos de toda forma de mal” . 1 Tessalonicenses 5:22). seja na internet, em revistas, onde for. E quando vier os pensamentos ou sonhos expulse-os você pode!!!

    Deus abençõe a todos…

  • EU ME LIBERTEI DISSO

    E é pecado sim eu vivi isso e sei o quanto eu ficava mau com Deus.E o vício já estava tão forte que eu achava que nunca ia ter forças para conseguir deixar. Eu creio bispo que nós somos inteligentes, somos racionais, vejo que não é uma questão de orar, jejuar e sim de determinar, e foi isso que eu fiz. O segredo é esse: determinar e viver uma vida santa com Deus. A Internet tem feito muitas pessoas cair nesse vício um simples clique e abre uma página que leva ao inferno…

  • EU ME LIBERTEI DISSO...

    Eu fiz como a Cris do depoimento nº 340

    Me desculpe a palavra bispo, mas esse vício é uma desgraça.Pedia perdão a Deus não demorava muito caía no mesmo erro, jejuava, orava e nada. Um dia me revoltei, falei pra Deus e pro diabo q o meu corpo era templo do Espiríto Santo e q nunca mais eu iria entristece-lo praticando esse ato. Hoje sou tentada concerteza, talvez ate mais q antes mas tenho forças para resistir e dizer NÃO. Sei q logo me casarei e poderei realizar todos os desejos q estão e mim

  • Alexandre

    bispo, tenho 16 anos e queria me ver livre de tal ato, há quatro anos frequento a Iurd e sempre tento mudar isso, mas parece que minhas forças nao sao suficientes para destruir esse desejo, peço que ore por mim e tenho certeza que um dia estarei fazendo a obra de Deus, livre de qualquer acusaçao do maligno. Que Deus o abençoe mais e mais bispo..

  • amizade

    se um obreiro masturbava-se e via pornografia o que o senhor dizia, devia dizer ao pastor ficar calado ou dizia a ele para parar
    a masturbaçao, nao se deve fazer, deve-se evitar?

  • isabel ribeiro mota

    bispo gostaria de saber se eu me tocar nas parte intima junto com o esposo,tem algo de errado ?
    por favor me orienta.
    obrigado

  • amigo

    É muito chato como estamos em casa sem nenhuma presença humana e o nosso orgão genital fica em estado de ereção e começa a fluir os desejos de prostituição na mente.:falando eu muitas vezes cai em pecado com ate desejos estranhos, me ajude por favor.

  • continuação

    e então tentei me afastar por varias vezes, mas não conseguia,cheguei a colocar o uniforme, mas o tempo todo eu me sentia enojada,não mais digna,estava me enganando.então depois de um periodo, eu passei um tempo só buscando. Sei que Deus me perdoou, mas não me sentia bem, mas não tinha coragem de contar. resolvi ficar só como membro, estou nessa caminhada e quero que nada me condene.o senhor bp pode me perdoar? peço perdão a todo corpo de obreiros. hoje não estou mais com meu namorado.quero viver!

  • amiga

    olá bispo, eu era obreira fervorosa, que antes de entrar na igreja, tinha esse ato de masturbação. quando entrei na igreja não foi facil, lutei muito, lendo a biblia,me envolvendo com as coisas de Deus.teve algumas vezes que nos meus sonhos vinha o ato,e acordava assustada.orava a Deus e passava,depois de cinco anos,comecei a namorar com um obreiro,e depois de um tempo nós nos tocamos, nos masturbamos,sem um ato sexual de verdade,sabe eu não tinha cara alguma para colocar o uniforme,e nem contar para pr.

  • anonimo

    isso é um alivio para a minha mente. me ajudou muito

  • Jovem!!!

    Eu virei jovem da IURD a pouco meses!Sofri pelo mesmo problema eu me masturbava e na hora da busca o diabo ficava me acusando!Eu falei com a obreira ela me ajudou muito hoje eu tenho o Espirito Santo e sirvo a Deus como devemos!O moral da historia e que se vc continuar buscando força da carne vc nunca vai conseguir sair desse vicio toda vez q vier a vontade leia a biblia, que a vontade passa!Deus me ajudou e Ele pode ajudar vc!Hoje a vontade vem, mas o Espirito De Deus me ajuda e eu nao pratico mais!

  • membra

    ola bispo é pecado se eu e meu esposo se marturbar juntos na hora do amor obrigada

  • Rodrigo Rufino

    Bispo, sou um ex obreiro, tenho 27 anos, me afastei da igreja várias vezes, estou indo ha poucos dias de novo; bispo, quero pegar firme novamente, mas toda vez eu caio em pecado com o vicio da masturbação, e muitas das vezes cheguei a me prostituir, mas não com mulheres, com homens; não consigo sair desta maldita pecaminosidade;bispo, me ajude, quero minha libertação, não nasci para esta vida maldita; sou homem, não aceito esta vida, quero ser liberto; faço quaquer coisa para ser liberto, me ajude por favor

  • antonio

    oi bp, tenho 32 anos e estou na aula de obr, mas eu me masturbo. peço ajuda para o senhor

  • RAFAEL

    QUANDO UMA PESSOA OBREIRO CAI NO PECADO, A PRIMEIRA COISA QUE ELA DEVE FAZER É PEDIR PERDÃO A DEUS, E A SEGUNDA SEM DUVIDA NENHUMA É FALAR COM O SEU PASTOR. POIS A OBRA DE DEUS É SANTA, E SER OBREIRO NÃO É COLOCAR UM UNIFORME BONITO E DAR ENVELOPE NÃO É MUITO MAIS QUE ISSO,E IR PRO INFERNO E BRIGAR COM O DIABO. E SE OBREIRO PECA E CONTINUA FAZENDO A OBRA CONSEQUENTEMENTE ELE IRÁ COLHER MALDIÇÃO PRA SUA VIDA, E O PIOR IRÁ PERDER A SUA ALMA PARA O DIABO. ZELE POR SUA ALMA E PELA OBRA DE DEUS.

  • nilson

    queridos irmãos, eu não tinha controle, sobe a masturbação, eu sofria, e assistia muito filmes pornográficos. fiquei na fé, e sempre que eu tinha vontade de pecar eu fazia oração repreendendo todo o mau, hoje já faz muito tempo que eu não me masturbo e nem sinto falta. e estou muito feliz e aconselho que todos que mesmos que fracassarem não desistam, pois o haverá lutas, más a vitoria em jesus é certa

  • mauricio

    ola Bispo Edir Macedo, sou um jovem inesperiente na fé, voltei para a iurd pela segunda vez, pois tenho, jejuado, orado, e tentando me desviar do mal, pois quero saber sobre masturbação, pois hoje eu pequei contra o senhor jesus, fasendo a vontade da minha carne…
    hoje me passou pela cabeça, de sair de novo da presença do Pai, só que eu tou tentando me levantar, preciso de ajuda por favor sei que o senhor ja éh bem maduro na fé…

  • leonardo

    boa tarde para todos, é pecado a mastubação pois vc meu amigo e amiga pode vencer porque, vc tem um DEUS forte ou fraco, entao vc pode tudo

  • Hamilton

    olá bispo admiro muito o trabalho do senhor e ninguém como o senhor para me orientar.Tenho 27 anos e nunca tive relação sexual as vezes me marturbo e o diabo fica colando pensamentos homosexuais na minha minha mente tanto q as vezes fico me masturbando vendo videos pornos de hemosexuais,depois fico me acusando quero largar disso me libertar nunca comentei isso com ninguém e preciso de ajuda urgente não é com qualquer pessoa que a gente comenta esses assuntos,quero ter atitudes de homem me ajude

  • filho

    continuação
    Fiquei sozinho em casa com a faca e o queijo na mão(em outras palavras se eu pecava ou não pecava) tentei resistir o maximo possivel mas a carne era mais forte então me senti muito mal por isso tenho vergonha de mim e tenho medo de que satanas me envergonhe no altar por causa desse maldito pecado por favor bispo estou desesperado me diga o que fazer pois estou com muito medo tenho 16 anos e sou filho de pastor.

  • filho

    bispo por favor eu preciso de ajuda eu sou filho de pastor e fui levantado de obreiro antes de meus pais mi comprarem o meu uniforme eu cai no pecado da masturbação vou lhe contar a historia:foi numa manha de terça feira quando eu já não estava bem com aquela vontade louca de me masturbar fiquei uma semana inteira pensando nisso mas eu pensava lia biblia orava e então eu resistia ao pecado mas nessa terça feira dia 16/03/2010 as 10:17 quando meu pai saiu cedo para ir ha igreja fiquei só em casa

  • Roniclei

    nao sei o que ela pensa o que quer, nós dois trab. juntos, eu tenho um filho e ela nao gosta dele, faço tudo que um homem faz em suas obrigaçoes, bispo. hj conheci uma outra pessoa, nós estamos apaixonados um pelo outro, nunca nos tocamos, só nos falamos por telefone, mas nao sei o que fazer, sinto que amo a outra pessoa d+ e ela tambem me ama, mas isso nao mudou nada em minha casa, sempre orei pra Deus mudar o quadro da minha vida sentimental para com minha esposa, nao sei o que fazer. abraço

  • Roniclei

    A paz do Senhor.. Bispo é um prazer está escrevendo pra vc, fazer parte do seu blog. Bom bispo, eu quero um conselho do senhor, sou casado ha mais de 3 anos, de dois anos pra cá, meu casamento anda muito frio, nao tenho uma vida conjugal como um casal feliz, nao sou feliz no meu casamento, faço tudo em minha casa, agrado minha esposa em tudo, mas sinto que nao a amo tanto como ela deveria ser amada, nossa vida sexual nao anda lá essas coisa ha muito tempo, sempre procuro e ela nunca está a fim nao

  • wander

    SOU EVANGELICO E ME MASTURBAVA MUITAS VEZES AO DIA, PASSADO MUITOS ANOS PEGUEI UMA DOENçA NO penis q até hoje me incomoda, hoje ja nao faço mais isto, mas colho os frutos mesmo convertido

  • werick sebastião vieira de lima

    oi bispo macedo meu nome e werick eu tenho 16 anos e queria saber se a masturbação e normal ou não quando vem o pensamento de mim masturba eu tento resistir mais e mais forte do q eu eu tenho 8 anos de iurd q uando eu vou falar com deus peço a ele que mim der muitas forças mais não sinto essa s forças fico muito triste de fazer isto por favor mim ajunde bisbo deus abençoe o senhor

  • Cristiano

    Ola Bp, tenho uma dúvida quanto a masturbaçao; naum sou de me masturbar sempre mas quando isso acontece fico muito mal, fico com vergonha de falar com Deus e de pedir perdao, naum sei como agir; tenho uma namorada e isso pesa muito na minha consciencia, quero me livrar disso, o que eu faço??? nunca tive coragem de falar isso pra ninguem, queria que o Senhor me orientasse pois naum sei mais o que fazer!

  • wellington

    bispo, preciso da sua ajuda, minha esposa em relação ao sexo, para ela é um assunto polemico, ja estamos casados ha 5 anos e desde o dia em que nos casamos, para ela o sexo não é muito importante; ja conversamos várias vezes sobre isso, mas nunca resouveu, sou obreiro e ela tambem, temos um filho e tudo isso é muito importante para mim; não quero cair em tentação, mas fico receoso, tenho muitas tentaçoes, graças a deus tenho suportado, mas não sei ate quando irei aguentar tudo isso; por favor, me ajude.

  • gleiciane

    Acho que se tem pessoas no nosso meio que tem esses pensamentos ele não tem o espirito santo; eu; quando o diabo tenta colocar qualquer pensamento que venha me prejudicar eu começo a ouvir musicas que me levem a me ententer; escrevo, leio livros que tenham mensagens legais como perfil da mulher de DEUS, tento me distrair com coisas que me levem a DEUS ,….. nós, como cristão mesmos, aqueles que não seguem religião, devemos procurar buscar á DEUS acima de tudo e de todos.

  • suely santos

    MUITO IMPORTANTE ESTA DUVIDA A SER ESCLARECIDA,POIS PROS JOVENS DE HOJE EM DIAS ISSO E NORMAL,MAIS SENDO ASSIM TEM QUE SER INFOMADO A TODOS SEMPRE..NUMCA DEIXAR PRA DEPOIS…

  • AEG

    BOA TARDE BISPO,DE VEZ EM QUANDO ME MASTURBO MAIS DEPOIS FICO ARREPENDIDO.
    SOU EVANGÉLICO E SEI QUE É ERRADO MAIS VOU SEGUIR OS SEUS CONSELHOS!!!!!
    OBRIGADO E QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA!!!!!!!!!!

  • francisco

    bispo ja me masturbei varias vezes e toda vez e um sentido diferente ,preciso de sua ajuda

  • amigo uendel

    bp eu gostaria de saber se é errado se eu me mastubar pensando em minha vida já casado com a minha noiva pois tenho me masturbado constante pensando nos nossos momentos futuros gostaria que o senhor pudesse me dá uma orientação por favor para eu solucionar este fato obrigado.

  • MARCOS

    GENTE , CONCORDO PLENAMENTE COM O AMIGO QUE DIZ A RESPEITO DE OCUPARMOS A NOSSA MENTE ,COM COISA QUE EDIFICA COMO LER MAIS A BIBLIA, E PROCURARMOS ENTENDER MELHOR, JEJUARMOS, ENFIM, EU TENHO UMA CERTA EXPERIENCIA A RESPEITO DO MESMO, MASTURBAÇÃO ,E ORIENTO QUE A PESSOA QUE PRATICA ESSE ATO ,E SUA MENTE ACUSAR, SE HUMILHE , SE ARREPENDA DE SEUS MAUS CAMINHOS, TENHA UMA CONVERSA FRANCA COM DEUS SEJA SINCERO,POIS ASSIM EU FIZ E DEU CERTO ENTAO MEU CARO AMIGO EU TENHO MORAL PARA FALAR POIS JA PASSEI

  • diego simoes

    Ola bispo gostaria que o sr. esclaresçesse uma duvida minha sou casado ha 3 anos porem minha esposa nao muita aflorada em relaçao a sexo.praticamos cerca de 2 ou3 vezes por semana. nos demais dias me masturbo pensando nela.Bispo praticando este ato esto pecando ou nao.Me ajude por favor. Obrigado que DEUS te abencoe

  • carolina

    olá bispo sou uma jovem de 19 anos frequento a iurd há mais ou menos 3 anos , me masturbei um monte de vezes sempre o diabo fica me acusando mais ja entreguei por varias vezes a minha vida a deus ja me batizei 3 vezes , me sinto fraca , suja e sem vontade continuar na igreja mas mesmo assim vou na igreja mas sera que se realmente eu entregar minha vida posso receber o espirito santo sem mesmo me batizar nas aguas de novo ou e necesario me ajude por favor naõ quero mas errar . por favor

  • Luis

    Bispo, por favor me ajude, eu frequento a iurd ha 2 anos, me masturbei, será que tenho que me batizar de novo pq eu agora passei a nao aceitar mas isso eu quero estar bem com Deus e confessar tudo? pk eu quero estar apto para fazer a obra de Deus obrigado pela atencao bispo

  • Luis

    Bispo, por favor me ajude, eu frequento a iurd ha 2 anos, me masturbei, sera que tenho que batizar de novo pq eu agora passei a nao aceitar mais isso, eu quero estar bem com Deus e confessar tudo? pk eu quero estar apto para fazer a obra de Deus obrigado pela atencao

  • elton

    olá bispo,sou evangélico mas fiquei muitos anos afastado de Deus.Antes o relacionamento com minha esposa era péssimo, o sexo oral é comum para nós, e fizemos varias vezes anal tmb.Eu era viciado em masturbação e cada vez pensava em outras mulheres,Deus tem restituido nosso casamento e muita coisa mudou,larguei a masturbação e o sexo anal,mas gostamos muito do sexo oral e nos sentimos bem pois completa nossos desejos.É certo ou ainda continuamos em pecado perante a Deus?

  • Jose

    Nesta sexta feira 26 Fev 2010, assisti a video conferencia sobre sexo. Foi interessante mas não muito, já que tenho 35 anos de casado. Uma questão ficou muito a desejar, quanto a ereção do penis, pois o senhor disse que as vezes a mulher pode beija-lo, está meio caido. A medicina explica isto, que se chama DE- DISFUNÇÃO ERÉTIL, falta de hormonio masculino.Disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual masculina, é a incapacidade de desenvolver ou manter a ereção do pênis para o ato.

  • amiga

    oi, bp; macedo bom dia! gostaria d uma orientaçao com relaçao a masturbaçao. bispo quando estou sozinha, em casa me vem a cabeça um pensamento d masturbaçao e ai, nao resisto e acabo caindo em tentaçoes do tipo ir ao banheiro e me masturbar pensando em alguem. bispo, sei q isso nao é normal, mas gostaria d uma orientaçao para esse problema q insiste em me perseguir.
    atenciosamente. amiga d belford-roxo.

  • Amigo

    Bispo, por favor me ajude, eu frequento a iurd ha 3 anos e já me batizei 3 vezes uma pq eu tomei um banho, a outra pq eu fiquei abrasando com minha namorada e a outra pq me masturbei só que depois da última me masturbei de novo e preciso saber se eu tenho que me batizar de novo pq eu agora passei a odiar isso ou eu tenho q pedir perdão a Deus e confessar tudo? pq sou candidato a obreiro e não quero que o diabo me acuse por favor me ajude.

  • Uma Amiga

    Olá,bispo!!!

    Gostaria que senhor me orientasse,estou com alguns problemas intímos,muita irritação,isso chega a me incomodar muito,e não quero desagradar em nada o meu senhor Jesus,mas sinto a necessidade de fazer este ato para poder me aliviar,diante desta situação constrangedora. O ato de se mastrubar não é problema segundo eu entendi, e sim os pensamentos imundos que levam a pessoa cometer este ato. Não penso em nenhum ato ilícito ou em alguém.
    Bispo gostaria que o senhor me orientasse.

    Obri

  • RAFAEL

    QUANDO UMA PESSOA RESOLVE SER DE DEUS E ABANDONAR TUDO O QUE FAZ DE ERRADO, REALMENTE TUDO E QUER DE FATO DE VERDADE SER DE DEUS, ELA COMEÇA OCUPAR SEUS PENSAMENTOS COM AS COISAS DE DEUS, LER MAIS A BIBLIA, ORAR MAIS, JEJUAR MAIS AI ELA PASSA ALIMENTAR O SEU ESPIRITO E SUA CARNE COMEÇA A SE ENFRAQUECER, COM ISSO OCORRERÁ QUE A CARNE PEDINDO PARA VC SE MASTURBAR, SEU ESPIRITO ESTANDO FORTE VC CONSEGUE SE DOMINAR E VENCER ESSE DESEJO. OCUPE SUA CABEÇA COM AS COISAS DE DEUS. ISSO ACONTECEU COMIGO.

  • Marcio A. F.

    Bispo Macedo ! Venho atraves destas lhe comunicar que sou seu admirador… Gosto muito de frequentar a Igreja Universal, principalmente pela autoridade que há contra o diabo. Eu pelo contrario sei da autoridade que temos contra ele, mas tenho deixado que ele pelo meu ponto fraco me pegue. Preciso mudar e vou mudar em nome de JESUS, peço que Ore por mim. E desejo que Deus continue a lhe abençoar. AMEM.

  • Lucas

    Boa Noite Bispo.

    Gostei muito da sua orientação sobre esse assunto que é tão complicado, especialmente entre os jovens, já que numa certa idade a carne consegue ser muito forte. Mas gostaria de saber o que se deve mais fazer para parar com essa atitude que no meu entender é pecadora.?

    Obrigado Que Deus lhe abençoe sempre mais.

    Obs: Gostaria de aproveitar para elogiar o seu livro biografia, com o seu exemplo aprendi a determinação e força que devemos ter e isso só com Deus ao nosso lado

  • Rose

    Bispo gostei da sua resposta sobre masturbaçao,mas afinal é pecado ou nao?Acho que nao ficou claro,porque guando alguem faz isto e para satisfazer sua carne,por isso acho que é.Bispo muitos jovens passam por isso,o senhor deveria falar mais sobre isso assim como falou de casamento a pouco tempo.obrigagada!

  • kelly

    Bispo sou evangelica,tenho 20 anos e sou solteira,ja me masturbei algumas vezes,mas isso ja foi a algum tempo e tinha decidido parar,mas tive uma recaida e estou me sentindo muito mal,achando ate que nao sou digna de estar na presença de Deus e me sentindo muito mal,ainda mas pelo fato de nao ter sido a primeira vez,o que o Senhor me aconselha sobre o acontecido e esse assunto…

  • alexander da silva araujo

    Bispo e primeira vez que entro no blog gostei muito! o conteudo e de grande ajuda espiritual pois traz orientação e ajuda no dia-dia em nossas vidas muito obrigado!! que Deus abençoe em nome de Jesus!!!!

  • clovis benedito pereira da silva

    bispo boa tarde. o meu nome e clovis benedito pereira da silva eu estou passando por um poblema eu sou um obriero casado so que minha esposa nao tem vontade de ter relacao comigo por isso que eu entro sempre no site de filme porno eu nao masturbo so fico olhando eu nao consigo me livrar disto eu queria saber se isto é pecado por favor me responda e me oriente o que devo fazer com esta situacao eu clovis te agradeco que deus te abencoe

  • amigo fortaleza

    ¹bispo com respeito a masturbação em uma consulta medica o medico disse que eu nao parasse de fazer ate mesmo por motivos de altas taxas de hormonio. se for so pra descarregar esses hormonios mesmo assim seria pecado ou somente se minha consciencia acusar ???

    ²Bispo; se o ato em si (masturbacão) n é o problema e sim os pensamentos impuros , então se masturbar só para descarregar o organismo é normal?…
    foi o q eu entendi.

  • manuela

    boa noite sr. Bispo,gosto muito de ouvir as suas mensajens ,eu aprendo muito com o SR. peço sempre nas minhas orações que Deus abençõa o SR. e sua familia,e q DEUS usa-o sempre.que DEUS vos abençõa.

  • Bahuan

    bispo tenho 24 anos e frequento a igreja universal há 13 anos ja fui obreiro mas infelizmente cai e me afastei comecei a ter relacionamentos homossexuais por um tempo dai consegui me livrar e voltei para a casa de Deus porem nessas idas e vindas eu ja me afastei e voltei umas 4 vezes bispo por favor me ajude a ter um encontro verdadeiro com Deus pois zelo muito pela mnha salvacao sei o quao ela é importante existe uma luta espiritual dentro de mim onde minha alma quer a Deus e minha mente o peca

  • alekssandro soares da mata

    Muito bom esse tema muitos jovens como eu ate vencem as mulheres no mundo, q sao muitas,
    mas no pensamento nao esquece e acaba se masturbando eu sou viciado em masturbaçao.
    parabens por tudo

  • noeme correia lessa

    bom dia bispo edir macedo.
    sou membro da iurd há 15 anos tenho 14 de casada, estou com um problema no meu casamento.
    meu marido esta desviado dos caminhos de deus, está bebendo, não vai mais a igreja.
    eu trabalho de aux. de enfermagem em domicilio. durmo no trabalho é só folgo aos finais de semana.
    acho que com isso nosso relacionamento esfriou e causou todos estes problemas. trabalho assim porque o salario é maior, mas ate onde tudo isso vale a pena não sei.
    me ajuda.
    noeme c. lessa

  • karina queiróz pereira

    bispo sou casada ha 5 anos, frequento a igreja universal, tem 2 meses q/ descobri uma traiçao do meu marido, sofri demais, procurei forças na igreja, fiz correntes, muitas orações sei q/ ele me ama, eu lutei muito pelo meu casamento.confiei em deus.

  • George

    “…aja para manter a mente limpa, e a masturbação não será mais um problema pra você.”

    Concordo plenamente !
    Pode confiar.

  • Rafael Prado

    Oi Bispo
    Rafael Prado, tenho 19 anos.
    Tenho sofrido muito por causa de maus relacionamentos. Queria que o Senhor me desse uma ajuda sobre isso, eu me apaixono muito facil, e as vezes quando o relacionamento não dá certo eu acabo sofrendo e fico remoendo por este ter terminado. As vezes sinto que não posso ficar sozinho que preciso de alguem que esteja comigo. Me ajuda.

    Obrigado,
    Abraços

  • leonardo

    BISPO,QUANDO COMECEI A MANTER UMA DISCIPLINA NA PRATICA ESPORTIVA CONSEGUI ME LIVRAR DO VICIO DA MASTURBAÇÃO!!! ESTOU MUITO FELIZ POR ISSO,MAS PRECISO TOMAR MUITO CUIDADO COM “PENSAMENTOS SUJOS”,POIS UMA BOA SAÚDE ME DÁ A FALSA IMPRESSAO DE
    QUE SOU FORTE O SUFICIENTE PARA DOMINAR QUALQUER ANSEIO SEXUAL !!! MERO ENGANO,CAÍ NOVAMENTE NESTE VICIO E HOJE PROCURO COLOCAR DEUS EM TUDO QUE EU FAÇO,INCLUSIVE EM MEUS PENSAMENTOS!!!

    OBRIGADO !!!

  • ricardo

    bispo, tira minhas duvidas, mastubar sem estar pensando em alguem é pecado ou não ? obrigado deus te abencoe

  • Rafael

    Bsp. Peço sua Ajuda.
    Tenho 11 Anos de Igreja Universal e tenho certesa que meu lugar é aqui na IURD, Não Tenho duvidas quanto a isso.
    Mas pelo fato que todo esse tempo tenho sempre me afastado varias vezes da igreja por causa da maldita masturbação e dos maus pensamentos.
    Bsp. Quero minha salvação e não aguento mais me afastar de DEUS; Mas por esse ato sempre entram outras ciladas do Diabo, que acabo enfraquecendo na fé; por favor, me ajude, não quero perder minha salvação e ja fui dos (ENCOSTOS)

  • wewerton

    Bp. e tenho um grande desejo por homens mais ñ consigo deixar esse desejo já fiz fogueira santa para deixar todos os meus pecados mais ñ deixei…eu manifesto encosto na igreja faço tudo que o pr. manda mais nada funciona me ajude por favo ;…..obg…

  • deco

    Posso falar ate por mim mesmo – Como disse o Bispo, essa pratica leva a compulsao! ate porque a compulsao vem do desejo de alimentar a carne e quanto mais prazer se da pra carne MAIS ELA VAI QUERER por isso queridas e queridos nao se enganem , eu caí varias vezes e me afastei DE DEUS varias vezes por causa desse ato ilicito e que te afasta de DEUS.
    não digo que seja facil, NAO O É , Mas somente com oraçao a CRISTO JESUS e fazendo JEJUM para vencer. 1 hora voce nao vai aguentar e vai prostituir

  • Marina

    olá bispo boa noite!tenho 14 anos e nessa fase da adolescencia vem isso(masturbação)o que eu faço pra que isso não aconteça? Não quero praticar esse ato sujo, por favor, queria uma direção abaixo de Deus, uma direção do senhor. obrigada, Deus abençoe seu ministério.

  • sandra mara

    olá bispo! pelo fato de termos de falar a verdade doa a quem doer, achei que o senhor ia ser mais direto no assunto e dizer que é pecado sim, a masturbacao é pecado, nao uma questao de fe ou consciencia, cite pela opiniao do comentario da moça acima, pelo fato da consciencia dela nao acusa-la ela se sente muito bem com Deus, faz as suas oraçoes e etc. e tudo que o diabo quer que ela viva no engano tudo que é vontade da carne é pecado!nao vamos nos igualar aos mundanos ou religiosos temos que examinar

  • Mário Hernani

    Bispo para esclarecer, masturbar sem ter pensamentos sujos ou malicia simplesmente o ato normal de se masturbar é pecado?
    Preciso saber disso para ficar tranquilo Bispo.
    Obrigado !
    Mário.

  • thiago da silva

    Bispo, boa noite , reconheço que várias vezes me masturbei na minha casa sozinho, antes de voltar para JESUS, e mesmo depois de estar na igreja, isso tudo devido, as vídeos pornográficos que eu assisti e assisto na internet. Bispo sei que isso é pecado, mas eu, em nome do SENHOR JESUS irei vencer. Continuarei ir as terças-feira para me libertar dessa praga. eu vencerei o diabo. Mastubação nunca mas na minha vida.

  • POLLYANA

    Ola bispo sempre frequentei a igreja universal desde novinha agora tenho 19 anos e me casei com um rapaz que conheci na igreja. quando começamos a namorar eu tinha 14 e ele 15 sempre fizemos a obra mesmo como membros.
    Só que de um tempo pra ca a gente se distanciou da presença de DEUS, não caimos no mundo só não estamos sentindo prazer em ir a igreja a gente tenta mas parece que falta algo.
    Bispo me ajude por favor quero voltar ao primeiro amor.

  • cris CONT.

    CONT. Depois do ato q eu havia cometido no meu quarto, imediatamente, eu tomei uma decisão radical. Não pedi perdão pra DEUS não orei nem fiz jejum. Apenas falei pra mim mesma e pro diabo. NUNCA MAIS EU VOU ME MASTURBAR. Pronto depois dessa atitude de fé eu ainda sou tentada mas eu sempre lembro do q eu falei pra mim mesma. Procuro não assistir coisas q vão me tentar, me envolvo mais com as coisas de DEus, procuro sempre canalizar meu pensamentos pra alguma atividade saudavel. EU JA VENCI O DIABO.

  • cris

    brigada bispo, por esclarecer tantas duvidas. Q Deus sempre lhe abençoe.

    nunca contei pra ninguem o q eu faço às escodidas. por um bom tempo fiquei sem me masturbar, mas com o estresse do dia dia e pelo fato de eu estar solteira, foi inevitável. e eu voltei com essa prática maligna. Eu pensava q estava no controle da situção, quando me vi fazendo até sem estar com vontade, foi onde eu tomei uma decisão radical.

  • Rio de Janeiro

    O Bispo foi muito sabio na sua colocação e orientação, por que ?
    Ha maridos que se masturbam pensando na esposa e esposa pensando no marido.
    Ainda que nao seja (errado) mais vicia ,o vicio e um pecado ,e não devemos tentar a Deus.
    Quando tem que se fazer um exame de espermograma o homen tem que masturbar ,mesmo sendo pastor ,Bispo,Papa ,etc…., entenderam ?

  • jadir silva

    Bispo; se o ato em si (masturbacão) n é o problema e sim os pensamentos impuros , então se masturbar só para descarregar o organismo é normal?…
    foi o q eu entendi.

  • Daniel

    Olá bispo a minha opiniao é: a masturbasao é um pecado sim porque?? porque ninguem se masturba pensando em nada ou seja sempre pensa em alguma coisa errada é obvio que quando a pessoa se masturba a vida espiritual dela vai lá em baixo ou seja a pessoa se sente pessada porque sabe que desagradou a Deus um exemplo judas ele traio a Jesus cristo quando a pessoa comete esse pecado ela trai a jesus e cruscifica ele de novo por isso a pessoa nunca se liberta pq nao consegue ficar com a mente limpa..

  • henrique

    Minha opinião e a seguinte é pecado, sim, assim tambem dizendo que uma falha do ser humano, sendo então considerado um espinho na carne, logo assim igualmente como sentimento de Raiva, estoramento da paciência de alguém, ou seja, indo direto ao assunto um erro, um pecado impossivel de não se cometer, tem que até pedir forças a Deus, mas, vai chegar uma hora que vai vai fraquejar e ai que o nosso senhor Jesus, que no qual temos direito nele de ser perdoado. Isso não tem jeito é uma falha.

  • Mario Henrique

    O nosso corpo É Templo Do Espírito Santo,entao nao nos convém tais atos para os cristaos;
    Tudo começa nao em nossos pensamentos,mas nos olhos ,pois eles sao a janela do nosso corpo e da forma que os olhos processam o que é visto,a mente processa o bem ou mal

  • Irineu Toledo

    É exatamente como o Bispo disse, a raiz do problema não está sómente no ato de se masturbar mas no que acompanha o ato ou seja os pensamentos. A texto Sagrado em Mt. 5:27 ensina: “Não adulterarás. Eu porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

  • elisabete

    é verdade o bispo , esta sendo usado pelo proprio Deus p/ nos abrir os olhos.digo isto por experiência propria.
    BISPO OBRIGADA POR FALAR SÒ A VERDADE>

  • kelly

    Bispo tenho 22 anos e sou solteira, me sinto aliviada quando me masturbo, mas queria poder não fazer, pois quero muito ser feliz ao lado de um Homem de Deus e não viver nesse prazer momentaneo e sim para a vida toda. kelly Belém- PA.

  • diego araujo soares

    Oiii bom…eu vejo assim,nos sabemos o que nos afasta de Deus, quando nós nos masturbamos nossa conciencia pesa de uma tal maneira que temos a mais absoluta certeza que estamos mal com Deus..eu vejo assim…a biblia diz …tudo que não provem de Fé é pecado…pois é quando nos masturbamos nos ficamos com a conciencia pesada e isso não é Fé pois estamos duvidando…mesmo sabendo que estamos fazendo errado ..Deus abençoe…eu vejo assim…abraço meus queridos!!!

  • Wallace - RJ

    Continuando o comentário….


    eu ainda não fiz esse proposito ,porque to sem dinheiro e dependo da minha mãe pra comprar e me dar dinheiro,mas com certeza farei esse proposito.e vou libertar pra sempre Dessa Porcaria….

  • Wallace - RJ

    Bom é verdade que algumas pessoas falaram,que a masturbação nos afasta de Deus,e que fica com a mente suja, e tal.Poxa pra mim foi uma dificuldade largar isso.Mas tem hora que vem esses pensamentos e quando tô sozinho ás vezes eu faço.


    Olha o Pastor daqui da Iurd onde eu sou me ensinou um próposito e ele disse que isso aconteceu com ele quando ele era jovem,

    Compra uma lata de azeite (aquele oléo que usa pra ungir) consagre o azeite ,unge as mãos o alto da cabeça e a partes intimas

  • SAMUEL

    Bispo, muito obrigado pelo esclarecimento…

  • queiros jr

    Bm dia Bispo td bm? o senhor e o melhor conselheiro que eu ja conheci,simples e bem claro em tudo luta para nao ofender a quem faz a pergunta,mas sim convence com palavras simples,QUE DEUS ABAENÇOE O SENHOR E A FAMILIA

  • amigo

    Bispo, esse tem sido um dos meus maiores problemas. pois todos os dias eu me masturbava. hoje eu creio que ja estou liberto deste mal, porem, sempre vem na minha mente pra eu me masturbar de novo. Eu acredito que é pecado sim. pois, me sintia muito mau ao praticar. Só o Pai das Luzes pra nos dar forças para nos controlar, porque eu acredito que esse é um dos problemas maiores para os solteiros. principalmente para os homens. é claro, dependendo da comunhão que se tem com Deus

  • alexandre

    Bispo, o senhor foi simples e ao mesmo tempo bem ,em se tratar de uma pessoa que não esta casada ainda e dirando sua duvida sobre esta pergunta.
    Pode ter certeza que muitas outras vão catar esta também ,porque vem do Espirito.
    que Deus lhe abençoe muito mais ,abraços

  • jihn trindade souza

    gostei muito do blog,pois assim posso me chegar mais adiante de Deus e tirar minhas duvidas com o bispo.para que assim eu possa me confortar mais eter uma parceria maior com todos do blog!obrigado pela atenção!

  • ob. william

    como esta escrito é impossivel servir e agradar a dois senhores ! Ou vc agrada a si, se masturbando, ou vc serve a Deus com a sua vida, pois quando vc se masturbe vc está reconhecendo que o unico que pode te dar prazer é vc mesmo ou seja ou vc serve a si ou a Deus !masturbação é do diabo.

  • Sergio Antonio Penedo

    Eu tambem por ser Obr. da IURD de Moçambique, agradeço muito a Deus, por tudo que ele tem feito por mim, pra chegar aonde estou hoje em dia, não me foi fácil, tive que enfrentar meus pais, toda minha familia quando dizia que eu encontrei o lugar onde o meu coração E feliz, por isso, essa mensagem e para quem quer que seja, que está passando por momentos dificies da sua vida porque a biblia diz * O mau nunca dura pra sempre* que assim seja pra o caro leitor, e Deus está vendo o coração de todos.

  • Carlos Henrique

    Tenho 14 anos, e sou da iurd. Já cometi esse erro quando eu não sabia nada de Deus, mas devidos às reuniões do pré-adrolescentes estou livre dessa praga! Sua mensagem me ajudou muito também bispo, obrigado!!!

  • cesar

    muito bom estes comentarios estão de parabens

  • carlos eduardo

    Como o próprio Bispo falou, que se torna errado tanto no ato como no que pensar e com todo o respeito, quando a pessoa pratica este ato, ela não pensa em Deus e sim nas impurezas, colocando a própria salvação em risco. E pra voce que colocou sua identificação de SEM MEDO DE ERRAR, o corpo físico quando está morto, ele aceita tudo o que é de micróbios e sujeiras e acaba inchando. Depois voce sabe o que acontece né? Procura ler na Bíblia em Geneses 38….

  • obr.junior

    Concordo. A nossa comunhao com Deus depende de uma mente limpa, pura, sem nada que nos acuse, no fundo do seu intimo meu amigo Deus falava com vc que isso nao O pertencia. Quanto mais perto estivermos de Deus, mais intimidade teremos com Ele, e Ele nos limpara para que venhamos a dar muito fruto.

  • ob.Nice - IURD Botafogo

    A bíblia nos ensina que TUDO É LICÍTO MAS NEM TUDO CONVÉM.
    Cumpre a cada um examinar o que edifica ou não.Temos o Espírito Santo que nos guia a toda verdade, contudo a nossa consciência também não nos deixa enganar. Sempre quando praticamos algo,logo, vem aquela paz(mente limpa),ou aquela cobrança interior(mente suja).
    É facultativo o direito de decisão e é bem verdade que o diabo faz sugestões.
    O QUE PESA DIANTE DE DEUS NÃO SÃO AS SITUAÇÕES, E SIM AS NOSSAS REAÇÕES DIANTE DELAS.

  • elder

    masturbaçao e uma peste terrivel quase perdi minha namorada por causa disso

  • Elis

    bispo estou de pleno acordo com o senhor , pois creio que esse ato não agrada a Deus.Temos que ter muito cuidado pois o diabo trabalha de várias formas para enganar a muitos. Alerta !.

  • lia

    Tenho comigo que masturbação nos afasta de Deus, se o nosso corpo é Templo do Espírito Santo e esse por sua vez é Espírito, a masturbação é carne, os dois não tem nada à ver…
    Toda vez que me masturbo fico muito, mas muito mau comigo mesma e minha comunhão com Deus é péssima, minha consciência me acusa, eu fico totalmemte fora do espírito e entro na carne, só depois de uma busca que me sinto perdoada e melhor …

  • joel donizeti rondel da silva

    muito se tem falado a respeito da masturbaçao mas eu prefiro ficar com a direçao de deus atraves da vida do bispo macedo quando ele diz em seu livro a respeito do novo nascimento que [romanos,2.12-16] assim,pois,todos os que pecaram sem lei tanbem sem lei perecerao;e todos os que com lei pecaram mediante lei serao julgados, porque os simples ouvidores da lei nao sao justos diante de deus,mas os que praticam a lei hao de ser justificados. eu as vezes pratico a masturbaçao. acho que falta-me dominio.

  • Marina

    Tenho 14 anos, e acho que é pecado sim! apesar de vontades vir, Sei que é errado. !

    Abraços,
    Marina.

  • nelio

    bom! ñ acredito que o ato em si da masturbação seja realmente pecado! estou certo de que o bispo foi muito feliz em sua resposta! mas sim seus pensamentos estão pecaminosos! se vc conseguir se masturbar sem pensar ou imaginar uma pessoa especifica, ñ terá problema nehum!acho meio dificil! mas… se conseguir!!! esse é meu ponto de vista ñ quero dizer que estou cm a razão.

  • amigo

    eu acho que é pecado sim, pois tenho 15 anos, e não consiguia ficar sem masturbar por 1 dia e isso se tornou um vicio, mas gracas a deus eu hoje já tenho nojo do que eu fazia, e recomendo que todos tire esse pensamento de que masturbar pelo menos 1 dia não é pecado.

  • Sem medo de errar...

    Se o que eu fizer me condenar, me deprimir e me tirar a paz , então não farei.
    Eu me masturbo (sem vício) , e a masturbação não me atrapalha em nada nem me tira da comunhão com Deus, pois para mim ela é um ato tão necessário como tomar água para matar a sede. Tenho uma vida de oração e comunhão com o meu Jesus e todos os dias tenho um período de oração e leitura da Bíblia de joelhos.
    Portanto , não creio que isto seja pecado . O problema é que muita gente não sabe o que é realmente o pecado…

  • denise

    ” Sobre esse assunto, muitos lideres religiosos não tem amadurecimento que neste caso vem do próprio Espirito Santo,por isso quem tem esse conhecimento com clareza pode dizer que este ato entristece o espirito santo que é limpo e puro,e se algo que queira fazer a consciencia acusa,sabendo que o Espirito Santo sempre alerta,cabe a nós identificar-mós.”

  • Jo Fernandes

    Eu acho errado porque eu por experiência própria fui escrava disso, achava que estava no controle até que o diabo tomou o controle por mim fazendo disso uma prisão onde eu fazia até sem vontade por incrível que pareça há muitas coisas que não são diretamente condenadas e explicadas na bíblia e o mal usa a duvida para nos prender aquilo e por ter passado por isso gostaria que as pessoas pensassem melhor porque eu pensava estar no controle até cair em si, pensem melhor…

  • Ob. Michel Corrêa - Belém/PA

    Prezado Rafa,
    Ouça o que o Espírito fala através do Bispo: cada um de nós tem a sua guerra espiritual diária que devemos superar. Por mais que aqueles que nos amam tentem nos ajudar, essa guerra tem que ser superada por você mesmo. O Senhor Jesus sabe qual intenção há nesse peito, basta provar a todos e a si mesmo que podes superá-la. Quanto ao relacionamento lhe digo que o Espírito Santo quer fazer morada em seu coração. Case primeiro com Jesus Cristo e o porvir…ele responderá.

  • rafa

    bispo tou com grande pobrema pois sou da iurd e sou firme a questão é que gosto e namoro com uma obreira temos passado muitas deficudades pois não sou obreiro ainda e muitos tem se trometido e tenho um pobrema maior ela me cobra muito pois ela quer que eu var pro altar
    e isso vai ficando aquele crima pois nao vou subir aõ altar fossado pois pra essa obra tem que ser de Deus me ajude

    obrigado

  • Michel Corrêa

    Sacrifício é para poucos, tanto espiritualmente quanto em desafios diários da vida.
    Se a sagrada escritura não especifica tal pecado, enganosamente, é permitido aos convenientes de plantão e suas necessidades carnais.
    Renunciar ao pecado, é decidir pela entrega sincera ao Pai, que foi o sacrifício-mor entre nós como o primeiro exemplo. É ter a certeza de que em momento e hora oportunos todas as nossas necessidades serão supridas de acordo com nossa FÉ. Sacrifique e verás a glória de Deus.

  • Sonia

    Bispo,vivo com meu companheiro há dez anos tenho dois filhos com ele,mas nós não conseguimos dar certo parece que tem um mal que não deixa a gente ser feliz, o que eu faço? devo lutar por ele ou me separar? me ajude!!

  • Sem medo de errar...

    Se o que faço me condena , me deixa deprimida ou me tira a paz , então não faço.
    Eu me masturbo e a masturbação não me atrapalha em nada nem me tira da comunhão com Deus, pois para mim ela é um ato tão necessário como tomar água para matar a sede. Tenho uma vida de oração e comunhão com o meu Jesus e todos os dias tenho um período de oração e leitura da Bíblia de joelhos.
    Portanto , não creio que ela seja pecado . O problema é que muita gente não sabe o que é realmente o pecado…

  • ewerton barreto dos santos

    Bispo as lutas são grande mesmo, infelizmente meus familiares não são convertido, eles estão até disconfiando agora que os pastores são gays d tantas coisas q vem na tv.

  • Reginaldo

    Quando estamos cheios do espirito Santo, nada pode nos dominar não é mesmo.
    Vencemos tudo

    Um abraço

  • Marcos

    Olá amigos !!!
    estava lendo os comentarios sobre o assunto, não sabia que tantas pessoas sofriam com esse problema.
    eu ja fui casado e tbm fiquei viciado nisso, sempre tive uma natureza muito forte. como alguem comentou eu tbm fasia muitas vezes ao dia, e claro q isso e vicio né!!! mais nunca tive duvida q isso e pecado pq o propio senhor Jesus disse que ao olhar para uma mulher com desejos ja é pecado. e muito dificil vencer isso mais se a pessoa desejo uma intimidade com Deus tem q vencer.

  • Luara

    bispo em meio tantas persseguiçoes chegamos mais peto de Deus e é em meio persseguiçoes q edificamos nosso espirito amém nunca vou desistir pois tenho o sangue universal vai arrebentar!

    OÔO JA ARREBENTO

  • Ibraimo

    Que Deus ti Abençoe Bispo!

    Infelizmente a mastrurbação tem sido , um dos maiores problemas dentro da Igreja de Jesus.
    O diabo faz com que as pessoas tornem- se viciadas nesse acto pecaminoso e sujo. Digo isso por experiência própria , tenho lutado com os meus próprios desejos carnais, principalmente a mastrubação. Tem vezes que sinto uma grande vontade de mastrubar-me. Quero pedir ao Bispo que ore por mim, para que Deus mi dê força para não em tentação ! Que Deus Abençoe

  • johnny

    Soldado johnny se apresentando senhor, ola a todos,bispo macedo queria dizer que o senhor pode conta com migo nesta guerra que esta vindo contra nos,foi na universal que minha mae me levou quando criaça e foi la que DEUS me curou de toda doença que eu tinha,estou a 22 anos da universal firme e forte e nada e ninguem vai consegui me avastar da casa do meu PAI.

  • É DIFICÍL PORÉM NÃO IMPOSSIVEL

    EU CONSEGUI VENCER ESSE POBLEMA GRAÇAS AO ESFORÇO DE TENTAR ESTAR SEMPRE EM COMUNHÃO COM DEUS, ISSO É: LER A BIBLIA, ORAR DE MADRUGADA, ETC… É POSSIVEL E MUITO MELHOR AGRADAR O ESPIRITO SANTO, DO QUE ENTRISTECER ELE. É A LUTA DA CARNE CONTRA O ESPIRITO.

  • Obreiro de Messejana (Francisco Jefferson Amorin Silva )

    Bispo Estamos junto nesse batalha…………………

  • Francisco Jefferson Amorin Silva

    Bispo Estou muito alegre com as grandes persequisões contra Nos prova que nos todos samos de Fé..

  • Gustavo

    Os impuros não herdarão o reino do céus: AP 22… heheheh então vou para o inferno feliz!!!!

  • Marcelo

    Não e fácil para uma pessoa solteira ficar sem pensar em sexo, e o que ocasiona a masturbação. Mais e fácil ocupar a mente para que não venha-mos pensar fantasias sexuais durante 24 horas por dia, bastar vencer-mos um dia apos dia e nos preparar-mos para outro que ira vim, a prostituição do proprio corpo e pecado. O certo e pedir ajuda para Deus so ele pode nos dar ajuda sobre esse assunto…

  • Shaka

    O POVO NÃO É BOBO
    ABAIXO A REDE GLOBO!!!!!!!1

  • Alexandro Heleno

    ABAIXO A REDE GLOBO!
    ELES ESTÃO SEM AUDIÊNCIA!
    REDE RECORD É UMA TV DE PRIMEIRA!

    USAR A IURD COMO COBAIA PARA ATINGIR UMA EMISSORA SIGNIFICA QUE ELA TA DESESPERADA
    EM QUESTÃO DE AUDIÊNCIA!

    NÃO ASSISTO MAIS REDE GLOBO!
    CHEGA DE MANIPULAÇÃO!

  • kleiton

    oi bispo vamos venser tudo vitoriaaaaaaa mais a globoooo so fracassssso tudo da globo contra a igreja e mentira globo toma vergonha ——- fracassadosssssssssssssssssssssss—–

  • Marcos

    bispo eu tenho absoluta certeza,q Deus
    é contigo vai nessa tua força Homem valente
    q Deus o abeçoe, mais e mais ass marcosfrança

  • Guga

    Claudio,
    Deixa eu ver se eu entendi.
    Você começou a tomar hormonios femininos sem prescrição médica para cessar o impulso de se masturbar e acabou crescendo seios femininos em você? E você ainda ficou com o corpo de violão? rsrsrs, ai me perdoe Jesus, eu tive que rir.

    Isso foi tolice da sua parte amigo. Nao tem nada haver com pecado não.

  • Pablo

    Bispo,
    vou na igreja desde de pequeno e ainda não tinha visto (ou pelo menos não tinha percebido) a opinião de um bispo (ou pastor) sobre o tema de forma tão clara.
    Agora vejo como é válido o blog

    Estive meio afastado, mas gosto desses tempos de guerra.
    Venceremos de novo, Porque Deus está conosco e sendo assim não há quem possa nos enfrentar!

  • MONICA

    NÃO E PECADO MAS SE QUERES SER FELIZ NA VIDA SENTIMENTAL, E MELHO NÃO PRATICAR TAL BESTEIRA

  • Pedro

    Amigos, masturbação sem pensamentos impuros é quase impossivel.Agora para os mais desavisados , SODOMIA é pratica sexual anal,e não masturbação. Sodomia para casais entao é umadesonra para a mulher. Faça o certo e voce ficara em paz contigo e com o Espirito Santo! fiquem na paz.

  • Claudio

    Eu já sofri muito com esse problema e por mais que buscasse a palavra de Jesus não conseguia me livrar dos pensamentos impuros. Ficava atormentado e, se fosse possível, me masturbava de manhã, de tarde e de noite. Comecei a tomar remédios (hormônios) para diminuir aquelas sensações, mas isso não funcionou, e acabou que meus peitos se transformaram em seios! Meu corpo ficou mais torneado, minha pele lisinha, parei de ter barba… os pensamentos continuam…

  • rodrigo

    acho que é pecado sim

  • MAGNA

    OBRIGADA BISPO,ESTA TEM SIDO UMA DUVIDA FREQUENTE EM MINHA VIDA NOS ULTIMOS MESES.DEUS LHE ABENCOI SEMPRE PRA Q NOS ORIENTE

  • gelson pino de barueri-sp

    OLHA É PECADO O QUE O LEVA A FAZER TAL PRATICA , NÃO EXISTE MASTURBAÇÃO SEM PENSAMENTOS IMPUROS NÃO HÉ?

  • glauco

    Os impuros não herdarão o reino do céus: AP 22… É impossível ser de DEUS, ser amigo de Deus, falar com Ele todos os dias, andar com Ele, ter ele como principal alvo e objetivo de vida e manter e até mesmo praticar um ato desses, o que poderia justificar isso, a bíblia? A bíblia é a voz de DEUS falando no coração daqueles que têm o Espírito Santo, no coração dos que tem, porque os que não têm, para estes é loucura, para os que são da fé até cogitar fazer tal ato já é repugnante.

  • marcelo

    SIM ,EU ACHO QUE E PECADO,PELOS MAUS PENCAMENTOS QUE VEM NA MENTE.

  • fabio dias dos santos

    É intrigante a maneira pela qual muitos falam desse assunto, pois uns é contra, outros a favor. só quem sabe mesmo sobre esse assunto é a própria pessoa,pois já convivo há muitos anos com esse dilema na iurd e nao achei meio até hoje para vencer, tanto assim que nao mexe mais com o meu consciente, apenas com o espiritual. Nao vejo mais como acusação da consciencia

  • Renato

    Márcia (269),

    Sodomita, quer dizer: Homossexual.

  • verniz combe

    Masturbacao e um tema candente,outrossim confesso que ja senti o meu estatuto de cristao desestabilizado por este acto contudo nunca vi uma resposta tao clara,objectiva e sem subterfugios como a do bispo.bem haja.Amen

  • semnome

    Quando praticamos esse ato é horrivel.
    tudo nos acusa.
    temos q sermos forte e vencer isso.

  • Vânia Holubovski

    todo o ato que consequentemente nos deixa tristes, deprimidos,e quando vamos orar paresse que Deus ñ está nos ouvindo,creia que isto é pecado. Busque a ajuda de Deus, um companheiro(a),e seja feliz em nome do Senhor Jesus Cristo!

  • sandra aparescida da silva

    q bom saber a respeito disso adorei pq tira as nossas duvidas…

  • Patricia

    Paulo,

    A masturbação é totalmente natural para o se humano, isto se faz necessario para a descoberta do seu corpo. A melhor coisa que você deve fazer, é o seguinte:

    * Procure uma “profissional do sexo”…

  • Márcia

    Boa noite, Bispo!

    Em 1 Coríntios 6:10 fala que os sodomitas não herdarão o rei de Deus, o que quer dizer sodomita ? Que Deus de abençõe sempre.

  • Ângela

    bom saber!!!

    tinha minhas duvidas agora ñ tenho mais.

  • maykon

    que bom saber a respeito disso

  • Edgar Leal Junior

    parabens, bispo pela sua sabedoria que o Espirito Santo continue ajudando e auxiliando em nossas duvidas.amem

  • Paulo José Ribeiro Silva

    Só existe uma maneira de se controlar a masturbação, se manter sempre em Espírito, orando e vigiando, e sempre que o Diabo, te atacar com estes pensamentos pornográficos, louve ao SENHOR JESUS, e ele te libertará das correntes do pecado, o louvor tem uma força muito grande contra este problema, mas o importante mesmo é sempre se manter vigiando e orando, e louvando, assim as portas do inferno não irão prevalescer…

  • OUÇA O BISPOO

    OUÇA O BISPO.RAPAZ.PQ O Q O BISPO FALA É O PROPRIO ESPIRITO SANTO FALANDOO.DEUS ABENÇOE…

  • josé pereira gomes

    o problema naõ e se masturbar e sim os pensamentos impuros na hora do ato.

  • beto

    Hoje tenho 29 anos, solteiro e pelo menos uma vez por mês é quase impossível ficar sem praticar esta ato. O assunto é muito sério e só quem está passando ou passou por este problema é que sabe realmente o que isto significa e o atrapalho que gera. Infelizmente não há como impedir o funcionamento natural do corpo sem intervenção cirurgica. O que tento fazer é ficar longe de tudo e todos quie possam de alguma maneira me levar a esta pratica, mas as vezes vc é pego desprevinido.

  • Beto

    Convivo com este problema a muitos anos e tentei de todas as formas, até com auxílio médico reduzir a produção de hormônios para tentar ficar livre desta pratica. Mas para isto levaria a sérias consequencias físicas e danosas ao organismo.Já cheguei a superar 6 meses sem manter esta pratica, mas tive problemas de insônia, depressão, cansaço físico, mal estar, sonhava muitas vezes com atos sexuais aponto de ter orgasmos durmindo, qdo levantava de manhã para trabalhar era um desatre.

  • rodrigo

    A masturbação esta associada a Pornografia que é um Mercado de Sexo explicito temos que ter cuidado com os nossos olhos eles são a Luz do nosso Corpo se ficarmos absorvendo todo tipo de imoralidade para satisfazer o nosso corpo como ficara a nossa alma por que tudo que fazemos contra o corpo que sofrera e a nossa ALma

  • Dirceu

    Bispo, a bíblia fala quando um homem e uma mulher se casam eles se tornam uma só carne e um só corpo,e o sexo foi feito para que houvesse uma multiplicação de pessoas na terra e um desse prazer para o outro.Quando uma pessoa começa a se masturbar ela não dá prazer para o seu ou sua componheira, é um ato egoísta, e a pessoa só pensa nela.

  • Patricia

    Só um recadinho para os que acham que masturbação não é pecado e preferem fazer o que a carne pede: Conheço uma pessoa que antes de chegar à IURD, se masturbava por 16 vezes ao dia. Pela força de vontade dele, conseguiu se libertar e hoje é um Obreiro. Durante sua libertação ele manifestava com um demônio chamado “MASTURBAÇÃO”. SE VOCÊ PRATICA ISSO MEU AMIGO, SINTO MUITO EM TE INFORMAR QUE EXISTE UM DEMÔNIO DESSE NA SUA VIDA. CUIDADO, O DIABO QUER TE PEGAR!!!!!!

  • Me converte

    Esse problema eu tinha e só mim fazia mal. não vá nessa coverssa de que é nornal escute o bispo.

  • Sem medo de errar...

    Quero dizer uma coisa : se o que faço me condena , me deixa deprimida ou me tira a paz , então não faço.
    Mas , quanto à masturbação , não creio que é pecado . Tenho uma vida de oração e comunhão com o meu Jesus e todos os dias tenho um período de oração e leitura da Bíblia de joelhos.
    A masturbação não me trapalha em nada nem me tira da comunhão com Deus, pois para mim ela é um ato tão necessário como tomar água para matar a sede.
    O problema é que muita gente não sabe o que é pecado…

  • novo convertido

    a masturbação é um pecado destruidor!até os dezoito anos de minha vida nunca tinha praticado tal ato,mas quando provei a primeira vez,se tornou incontrolavél.Cheguei ao ponto de me masturbar tres ou quatro vezes durante o dia,pensamentos imundos invadiam meu ser.isso sem falar que tinha relação varias vezes durante a semana com mulheres diferentes e mesmo assim nao me saciava.quem pratica eu o aconselho que pare imediatamente,e quem não fez ainda,dê graças a DEUS por isso E NÃO COMETA ESSE MAL!

  • carlos

    nao vejo pecado no ato da mastrubaçao

  • kátia avelino

    bispo,obrigada por sua orientação,eu também tinha dúvidas sobre este assunto e graças á deus o senhor foi muito claro.que deus o abençoe e continue te usando para nos ajudar.

  • joelson

    Bispo,muito obrigado pelas msgs que o Senhor Jesus através de suas reuniões e orientações nos tem ajudado pois aqueles q precisam de Deus tem agradecido essa Obra tão maravilhosa q tem resgatado ñ só a mim mais todos q um dia fizeram parte desse mundo sujo e cruel.

  • lucas guilherme

    Masturbação no casamento não é pecado,já ouvi conselhos de obreiros e pastores,básicamente no ato sexual do casamento vale a criatividade do casal,pois segundo a bibllia seus corpos se pertencem e são livres para se satisfazerem.O problema da masturbação e que voce precisa estar motivado no caso do solteiro ele precisa estar motivado por pensamentos sujos.

  • amigo iurd

    masturbacao e uma desgraca gente!!!! estava viciado nessa droga ate ontem! apos o ato seu semblante cai vc nao tem nen forca para pedir perdao a deus pois como disse o bispo ela vicia,qt mais vc faz mas a carne pede e isso te deixa viciado,fraco e fora de controle horrivel a sencasao!!ou tu se revolta contra ela ou ela te derruba!!!!!!!!

  • RONI MACHINEZ DA CUNHA

    Boa Noite, Bp. Todos os comentários são válidos. Nós devemos ter uma consciencia limpa para entrar na presença de Deus, e vc. teria a cara de pau de depois de se masturbar, se ajoelhar diante de Deus e orar pedindo a Ele que te abençoe, que lhe faça feliz, tendo em sua consicencia que acabou de cometer um pecado conciente? Meus caros, olhem-se no espelho, leiam Galatas 5:16;21 e veja se a masturbação é pecado ou não! Todas as obras da carne que conflitam com o espirito é pecado!

  • cristina

    Olá Bispo,
    Quero deixar bem claro que a masturbação é pecado, seja até dentro do casamento, o problema das pessoas é que elas querem “tapar o sol com a peneira”.
    O assunto é bem longo… na bíblia fala que o semem só pode ser plantado no ventre da mulher, ou seja, não pode sentir orgasmo de outra maneira (masturbação: tudo aquilo que é feito com a mão boca ou objetos) , com o sexo oral ou com a mão e etc, pode caricias, mas não chegar ao orgasmo, no caso do solteiro ele pratica o ato da masturba

  • Josimar

    Se realmente for pecado esses desejos o que temos que fazer é reepender esse mal. (OU SEJA) ser forte e não cair em tentações para que as pessoa que se encontram na presença de Deus não venham fraquejar na fé obedecendo a voz do coraçao.

  • caroline castro

    BP A RESPOSTA NÃO FICOU MTO CLARA , GOSTARIA DE UM SIM OU UM NÃO. APESAR DE NÃO PRATICAR ESTE ATO GRAÇAS A DEUS TEM MTOS JOVENS Q PRATICAM E PRECISAMOS SABER PARA ORIENTAR O POVO COM UMA RESPOSTA CLARA. MUITO OBRIGADA BP POR ESTAR SEMPRE NOS AJUDADO ESSE BLOG ESTA SENDO UMA BENÇÃO

  • cheila vieira

    bispo eu naõ julgo ninguém sobre mansturbação sei que é pecado, mas falar é facil aconselhar nem se fala mas quando se vive o problema na pele aí sim, eu estou separada e pra mim está sendo muito dificil ficar sem sexo, até por que sempre tive uma vida muito ativa com meu ex_marido, sinto as vezes que vou explodir sinto muitas dores na parte dos meus ovarios,parecem que eles vivem inchados,fui a um ginicologista e a primeira coisa q ele me falou foi q eu sou muito nova e etc…

  • brian

    gostaria de Deixar meu exemplo parea que outras não caiam nessa de se masturbar,sou membro da igreja a 8 anos,e ja fui muito usado por Deus,até para abrir igrejas como obreiro,mais o que me impedia de ser usado por Deus mais ainda era a masturbação.A duvida que esse ato gerava me destruia,a ponto de sair varias vezes de obreiro,e se vc tem duvida se é pecado ou não se masturbar,va na terça feira, na igreja e tenta pegar um Demonio para ver o que ele vai fazer com vc,só tente e tire suas conclus

  • anesica

    apenas um comentario a mais, tudo o que não provem de fé é pecado, só o fato de voce perguntar se é ou não é, quer dizer que há uma duvida então não deveria praticar, porque não é por fé (certeza, convicção interior, de que é ou não é) -!!!!!fé é certeza das coisas…!!!!!!

  • anesica

    tudo de bom para todos; muitas vezes queremos que outras pessoas assumam responsabilidades sobre nossas atitudes ou decisões,e não é assim. Voce tem que ser responsavel diante de Deus sobre sua vida Cristã. Solicitar ao Bispo que defina para voce o que fazer, não o ajudará diante de Deus, se o que voce fizer não for fruto de uma convicção interior de que o que faz é correto ou não. Admiro demais a atitude do Bispo porque ele orienta corretamente, mas ele não toma atitude pela pessoa.

  • Jair

    ola bispo e um prazer estar fazendo esta pergunta para o sr pois nao tive coragem para pergunta pessoalmente. sei que a masturbacao e pecado a pessoa SOLTEIRA . porem no meu caso eu so casado seria pecado eu praticar esse ato mesmo pessando na minha mulher.

  • Maria

    Bispo que Deus abençõe o sr.
    esse assunto é muito polêmico, quando não conhecia o Sr. Jesus vivia comemtendo esse ato, que hoje considero pecaminoso, é imposível cometer esse ato e não pensar em alguém, o Sr. Jesus disse que só de cobiçar a mulher ou homem do próximo já pecamos, só de pensar já pecamos, e então se satifazendo os desejos da carne, as pessoas quer ignorar o que Jesus disse para satisfazer suas carnalidades, principalmente esse 153.

  • diego merces de melo simoes

    ola bispo e um prazer estar fazendo esta pergunta para o sr pois nao tive coragem para pergunta pessoalmente. sei que a masturbacao e pecado a pessoa SOLTEIRA . porem no meu caso eu so casado seria pecado eu praticar esse ato mesmo pessando na minha mulher.

  • Brasileiro

    Pessoal não deixem o diabo lançar seus dardos malignos.
    1º – Tudo que não provem da fé é pecado.
    2º – O pecado gera a duvida. ( se você se masturba com toda certeza o diabo, que é o acusador, vai encher seus pensamentos de coisas impuras; fazendo se afastar a cada dia da verdadeira fé.

    Se você tem duvidas quanto a isso, então não pratique e pronto!
    Não queira se expor.
    ” desde os dias de Jõao Batista o Reino de Deus é tomado por esforço “.
    SE ESFORCE!!!

  • patricia cristina

    boa noite bispo,eu adorei as respostas que voce respondeu,isso ajuda as pessoas
    que presisao. e eu queria fazer um pedido que eu acho que voce pode me ajudar
    eu te pesso que o senhor fassa uma oracao para toda a minha familia a minha mae
    renata,meu pai vilmar,minha irma priscila.

    obrigada!!!

  • eloynasr

    parabens pelo blog q Deus abecoe

  • Rafael Da Fonseca

    1° lugar boa noite bispo quero te agradecer por que o senhor abriu meus olhos nessa questao de masturbaçao eu jah tinha em mente que era sujo mas agora tive a certeza. queria saber se tem problema se masturbar sem pensar em malicias e coisas ipócritas eu sei que é dificel sou virgen tenho 18 anos e frequento a iurd fas 5 meses já por favor agradesso se me responder

  • rosemeire alves

    bispo boa noite
    Que o Senhor Jesus abençoe o senhor e dna Ester eu amo muito o senhor sua esposa sou uma ex suicida graças as sua forsa e orações estou na fé muito origada por tudo Rosemeire

  • Danielle

    Boa Noite,
    Bispo, agradeço imensamente por essa mensagem e gdes comentarios, pois sempre ha pessoas principalme jovens pedindo orientaçao sobre esse tema, da forma de foi explica
    do ficou bem claro.

    Grata

  • Ronaldo

    Olá Bispo,
    Amo minha esposa, mas infelismente ela é mto fria para o ato sexual, e quase nunca consigo convence-la de pratircar relações comigo… Já insisti que ela fosse no médico mas nada.

  • Jacqueline

    Agradeço por esclarecer´pois tbm tinha dúvida!
    Deus o abençõe!

  • hudson.r.s

    Muito obrigado o vc me ajudou bastante. que DEUS te abençoe !!!!!!!!!!!!!!!!

  • márcia soares

    Bom dia Bispo! estou muito feliz por mandar esta mensagem pois através da palavra amiga do senhor tenho a cada dia aberto minha visão pra o que DEUS quer de mim pois tenho passado por lutas mas nunca desanimo agradeço a DEUS por ter aberto esta porta que é a Igreja Universal ,que DEUS ABENÇOE SEMPRE A TODOS DA FAMILIA UNIVERSAL EM TODO O MUNDO; pois hoje digo que tenho vida.

  • .Rodrigo de .Carvalho

    .Olá bispo,
    .Gostaria de lhe agradecer pela sua renúncia em detrimento do .Reino de .Deus nos corações, suas exposições de experiências e acima de tudo dar graças .à .Deus
    pela misericordia mil que te instrui para orientar-nos
    mui sabiamente por meio da qual têm disponibilizado alternativas
    nos deixando à vontade
    para tomarmos nossas próprias decisões e definirmos o nosso caráter.
    .desejo que .DEUS lhe abençoe sempre sem medidas e a .Igreja Universal.

  • dulcicleide dos santos simões

    fui para igreja com 15 anos de idade, hoje estou com 39, nunca namorei nem nunca beijei já apareceu varios rapazes mas nunca sentir sewr de Deus. as vezes acho que nunca vou namorar e casar.
    um dia anos atrás vi uma mensagem na folha universal que o beijo antes do casamneto é pecado. por favor me fale sobre este assunto para é muinto importante.

  • Thiago Araujo

    Masturbação sim é pecado pois e vontade da nossa carne e carna gera pecado se o nosso corpo e templo do espirito santo como podemos andar com tais atos??? a masturbação e como um vicio de cigarro se você começa a praticar você faz uma, duas, três quando você cai na real você já ficou viciado. Para nós homens devemos ter muito cuidado com pensamentos coisas que vemos na tv que a principal fonte hoje de pensamentos sujos pois como disseram aqui andar com Deus não e facil, mais e o caminho certo.

  • mineira

    REALMENTE É UM ASSUNTO POLÊMICO.
    SEJAMOS SINCEROS QUE LOUVOR TEM P/ O SENHOR JESUS,
    SE NÓS NÃO RESISTIRMOS A NOSSA VONTADE.
    A MASTURBAÇÃO É UM UM ATO FÍSICO (CARNE), MAS QUANDO VC RESITE A ESSA VONTADE DO SEU CORPO, COM CERTEZA ESTARÁ FORTALECENDO O ESPIRITO.
    VIVER COM DEUS, É SACRIFICIO!
    É ABRIR MÃO DAQUILO QUE NOS DÁ PRAZER, EM TROCA DE ALGO MUITO MAIOR A NOSSA VIDA ETERNA!!!

  • paulo

    bispo seu blog està sendo um bençoa em sua vida!!!
    ele està me orientando bastante!!!
    agradeço muito!!!

  • Fernando Coutinho

    Bispo esse é o melhor blog e todos que ja visitei.
    Completo e organizado sobre a palavra de Deus.
    Sou membro a três anos.
    E o que eu aprendi na IURD como usar fé.
    Não tem faculdade que ensine.
    Grato mais uma vez.
    Deus abençoe.

  • Samuel

    Masturbação é pecado, a minha vida é um testemunho disso, comecei a masturbar aos 8 anos de idade, dali cai no homossexualismo e nas drogas, cocaina, heroina, aos 16 anos já era garoto de programa, toda noite tinha muitos programas com muitos homens diferentes, inclusive até um pastor uma vez, tudo isso foi provocado pela masturbação, converti faz 1 ano por e desde então Jesus e o Bp me deram forças larguei tudo…

  • Raimundo

    Muito obrigado pelo senhor colocar esse blog na internet, para solucionar ás vezes alguns problemas que nós passamos no dia-dia,pesso à Deus que continue lhe usando mais ainda para ajudar espiritualmente a quem precisar.

  • silva

    obrigado pelas palavras amiga bispo

  • elisabete da silva fernandes

    bispo seu glob esta me ajudado muito com relação a este assuto .contudo pesso ajuda p/que eu possa vencer este vicio
    muito abrigada amiga predida

  • Karina Chiarelli

    DEUS O ABENÇOE!

  • Leandro

    Bispo seu blog e incrivel !
    Muitas pessoas precisam de orientaçao, alguns assuntos sao muito complicados nao da pra falar com qualquer um !
    Agora esta bem mais facil !
    Esse blog foi inspirado por Deus !!!
    E muito melhor que um siti de relacionamento!

  • Moacir Rosa

    Sobre masturbação, o problema não é o ato em sí, mas o pensamento luxuriante e imoral que vem junto, se alguém conseguir masturbar pensando em uma problema de matemática… não é mesmo?? pois é.. acho que um coração voltado para a carne, produzirá os efeitos da carne. Vamos orar mais… fiquem na paz.

  • claudio

    O apostolo Paulo Diz: tudo é licito mas nem tudo convem fazer.
    Obrigado pela força Bp.

  • claudio

    O apostolo Pauo Diz: tudo é licito mas nem tudo convem fazer.
    Obrigado pela força Bp.

  • anselmo ferreira de re zende

    tudo que e comcebido da carne e pecado

  • joao

    … meu povo sofre por falta de sabedoria… tudo deve ser comedito e equilibrado, meu corpo é templo do espirito de Deus… ele é sagrado, e tudo nele deve funcionar , sou homem , sexo feminino me atrai, isso é saudavel, porque uma mulher me atrai, não vou, obriga-la a fazer sexo comigo, nem ficar fixado nesta ideia, a beleza existe é obra de Deus , mas sabedoria tambem é dom de Deus…A masturbação é apenas uma ato natural de liberação quimica do excesso de hormonio do organismo …

  • Viviana

    Bispo Macedo desejo que você tenha muitos anos de vida!
    que DEUS o abençoe sempre.

    Fez de mim outra pessoa… e nem viu defeitos meus… Eu nem quero me lembrar quem era eu…
    Agora sou feliz em nome de JESUS
    Eu AmO A Igreja Universal Do Reino De Deus!

    Um Abraço a todos fiquem com DEUS

  • Lima

    Olá bispo,
    gostaria de pedi-lo que fosse mais claro na sua resposta, vimos que muitas pessoas que postaram seus comentários, confundiram muito sua resposta, uns pensam que o Senhor não desaprova, outros que pensam o contrário, por favor oriente-nos novamente. Peço que retorne ao assunto. E agradeço antecipadamente.

  • vicenir

    o bispo foi muito feliz na sua colocação temos que vigiar muito não sò nesse casos mas em todos os sentidos que DEUS abençoe a todos em nome de JESUS.

  • junior

    se alguem chega a ter muita vontade d se masturbar e pq a pessoa..
    esta se estimulando muito, tipo filmes novelas, algumas cenas realmente estimulao o sexo,
    fora algumas musicas tbem do mundo, nos levam a pensar em sexo, sem contar o fato de morarmos
    num país d praias e clima quente, em q a sexualidade d homens e mullheres e bem exposta. ningem decid s masturbar por nda..i sim porq foi estimulado pra fazer aqilo.entao vmos vijiar..pois pod ser esa a brexa q o diabo qer. pra realizar sua obra.

  • saulo

    bispo que DEUS conceda ao sr muito anos de vida para continuar a nos abençoar

  • felipe

    ow vc q é homem vc deve ora a Deus que venha te alivia a noite atraves da poluçao noturna,
    para que nao haja problemas!

  • Luis

    Meus irmãos,

    É claro que a masturbação é pecado, mesmo que esporadicamente. Se viciado, o que o levará a consumar o ato de masturbar será os pensamnetos sujos, esporadicamente também. Ou, só porque é algo esporádico, os pensamentos mudam e a pessoa se masturba pensando numa paisagem?

    Por favor, não negliciemos o pecado só para nos favorecer.

  • cris

    OII BISPO É UM PRAZER FALAR COM O SENHOR EU SEMPRE CHAMEI DE MEU AVÔ

  • amanda

    Olá Bispo,
    Creio que não só a masturbação,com tambem palavrões,piadas maliciosas,tudo isso é fruto da carne e quem está na carne não pode agradar á Deus q é Espirito e (não Alma )
    pois se satisfazemos nossos desejos é o nosso coração que nos comanda que é enganoso e desesperadamente corrupto como diz a palavra de Deus, creio que o Temor ao Espirito Santo é o principio de tudo e o Principio é Jesus, se estamos ligados á Ele, não precisa estar escrito na biblia se masturbação é pecado!

  • josé uilton

    Bispo tenho uma dúvida; as vezes quando estou dormindo, mim vem fotes desejos. logo pela manhã sinto que mim masturbei. fico muito mal e a minha mente fica conturbada por desagradar a Deus, bispo já tenho muitos anos na Igreja e tenho medo de perder minha sauvação. mim ajude por favôr.

  • Ailton M da Silva

    Sejamos inteligentes para analisar aquilo que o Espírito Santo através do Bp Edir Macedo quer nos passar a respeito desse assunto tão polêmico. Não sejamos demasiadamente justos, senão destruiremos a nós mesmos. Concordo em gênero, número e grau com a resposta da Lídia n° 153.

    Que Deus abençõe a todos em o Nome do Senhor Jesus.

  • Paulo Henrique

    A marsturbação é um pecado como outro, que só é vencido pela entrega da vida, coração, corpo
    é alma para o Senhor Jesus, se a pessoa pratica esse ato que a mesma não é nascida de Deus.
    Analise sua vida como ela está e se pergunte se vale a pena você rejeita a palavra de Deus na sua vida
    Nunca se esqueça que o MAIOE DOM DE DEUS E O PERDÃO
    Deus abençoe a todos.

  • ivã santos

    a nossa inteligencia? sei que o bispo criou o blog para justamente esclarcer esses tipo de duvidas. mas só essa palavra me basta o nosso corpo é templo do espirito santos então não podemos destruirmos esse templo, analise quantas pessoas que pratica ou já praticaram esse terivel ato e depois sente-se mal?pergunto alguem quando busca o espirito santo sente-se mal é claro que não!pois ésta fazendo a vontade do espirito o alimentando) já quando fazemos a vontade da carne praticando esse ato logo

  • Pr. Ubaldo Souza

    Certa feita li uma mensagem do Bispo Macedo que dizia : Se cultivar-mos as coisas do Espírito saberemos qual é a verdadeira vontade de Deus, e, certamente o ato de masturbação não faz parte da vontade de Deus para seus filhos. Portanto procure cultivar dentro de você às coisa do Espírito.

  • aristides

    Alguns comentarios chamam atençaõ,principalmente os que se dizem membros,obreiros ou que fazem parte do corpo da igreja.Nota-se que mesmo interpretando mal a mensagem tentam agradar ao bispo Macedo e deixa de dar uma opiniaõ ou orientaçaõ racional de si mesma(o).Na minha opiniaõ o pecado esta na salada de pensamentos que precisa desenvolver p/ chegar ao orgasmo,pois dificilmente vai imaginar uma cabrita p/ ter ereção,acredito tambem que pela oferta de material pornografico chegara facil ao vicio

  • Obr. Rodrigo Bandeira Catedral Sorocaba

    A Palavra de DEUS é clara em tudo, para qualquer coisa, sem deixar duvidas alguma.
    E éla diz:”Tudo é licíto, Mas nem tudo convem”. Quer dizer, se a sua mente acusa em qualquer coisa, então o mais certo a fazer, é abandonar está coisa.
    Olha o que o apostolo Paulo falou.
    “Procura apresentar-te a DEUS Aprovado”, “Assim, pois, se alguém a si mesmo se Purificar destes erros, Será Utensílio para Honra, Santificado e útil Ao seu possuidor, estando Preparado para toda Boa obra.
    Tá Ligado!

  • PAULO

    poxa esse assunto sbre masturbação é muito sério ,pois tem muita jente que se masturba(principalmente quem esta na igreja)!!!

  • amiga

    concordo plenamente com o bispo em gênero, número e grau…
    agora tome cuidado com pessoas como esta na qual dividiu a resposta do bispo em três partes para justificar um outro erro.

    JESUS NOS RECOMENDA A VIGIAR… PORTANTO CUIDADO A QUE OUVE.

  • eleandro da silva brito

    e verdade o que da a concepiçao do pecado ea cabiça.portanto tudo começa pelo pensamento.e posteriormente o desejo ,o corpo responde aos pensamentos ,e claro que masturbaçao e pecadpo em um todo,pois ue tem curiosidade de tocar seu corpo pode dispertar o desejo da masturbaçao .o problema e qundo isso se torna um vicio um habito ,no jovem,claro o jovem pode ser estimulado por senas fotos ,os seu sentidos ,outro fato eo lado espiritual onde o rapaz se senti culpado por saber em sua conciencia que e pecadp,

  • Makaveli

    Ai eu acho que a pessoa tem que se esforçar o máximo para ficar longe do pecado!!!
    Masturbação isso não leva a nada..

  • YURI AFONSO

    MEU NOME É YURI,ATÉ ONTEM MASTURBAÇÃO PRA MIN ERA PECADO,MAIS ENTREI NO BLOG E LI TODOS ESSES COMENTÁRIOS E PEGUNTAS.SEI QUE ISSO SE EVOLUI FUTURAMENTE PARA UM VICIO,MAS ATÉ AGORA NÃO CONSEGUI ENTENDER…
    MASTURBAÇÃO É OU NÃO É PECADO???
    CREIO QUE MUITOS LERÃO ESSE COMENTÁRIO E TERÃO A MESMA DUVIDA.

  • pr. luiz carlos miranda

    Achei bastante correto o posicionamento do Bispo Edir Macedo… E subsidio para ensinarmos em nossas
    igrejas, combatendo este mal oculto… Parabéns!! Orei pela vida do Bispo Macedo. Deus te abençoe!

  • Ronaldo A.

    Bispo, é com muita alegria que participo deste blog, e de um assto tao polemico.Por mais q tenhamos fé não iremos conseguir vencer, algo q esta dentro de nós e que faz parte de nossas vidas,(não a masturbaçao) mais sim o desejo de ter alguem que nos complete. Ao invés de ficarmos procurado meios de justificação para tal pratica, bom mesmo é procurarmos da mais valor ao casamento e a vida conjugal e termo zelo por isto, pois se tivermos a pessoa que nos complete estaremos isento de toda esta luta contra algo que nao podemos vencer. Pois o desejo pelo sexo que temos, é como sentir fome ou sede tem que ser saciado, e a unica maneira de viver bem é casando-se, A biblia nos ensina que se não podemos controlar a nossa propia carne bom é que se case pois este que assim faz não peca. As pessos hje vive nesse dilema e pertubações por que dão prioridades a outras coisas como por ex,vida financeira ou qualquer outra coisa e assim ficam sofrendo e procurando um meio de se justificar.

  • Amiga

    Concordo com a Lídia resposta 153, só quero acresentar que se você tiver uma noiva(o) ou namorada(o), não poderá se masturbar pensando na pessoa pois vocês ainda não são casados, então o ato só não é pecado pensando em uma felicidde que se tornará realidade, mas sem colocar pessoas em seu pensamentos, pois se não vira cobiça ao próximo, mas se você fizer pensando como será bom quando casar e tiver uma companheira(auxiliadora) dada por Deus, mas nunca imaginar fulana ou betrana, fazer com esses pensamentos e sem vício só para aminizar, não será pecado.

    Que Deus em nome de seu filho Jesus abençõe a todos, e nos de direção e discernimento sobre esse assunto, lembre-se pedindo com fé para Deus ele tirará todas suas dúvidas, então busque suas respostas em oração.

  • Lídia

    Romanos 14:22 diz :

    “… A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que NÃO se condena a si mesmo naquilo que aprova…”

    I João 3:21 diz :

    “… Amados, se o coração NÃO nos condena, temos confiança para com Deus…”

    O resto , é emendar aquilo que NUNCA foi proibido na Bíblia, nem por Deus, nem por Jesus, nem por apóstolo, nem por nenhum dos patriarcas nem qualquer outro escritor da palavra de Deus.
    NÃO existe o mandamento “NÃO MASTURBARÁS” , mas alguns insistem em ACRESCENTAR palavras ao livro santo.

    Apocalipse 14:22 diz :

    “… Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe ACRESCENTARÁ AS PRAGAS que estão escritas neste livro…”

    Portanto, cuidado ao acrescentar o que não está escrito…

  • BOA NOITE

    VALEU A SUA RESPOSTA , SENHORA “BEM-ME-QUER-DEUS-ME-QUER”, DO DEPOIMENTO 165.

    O MUNDO TÁ CHEIO DESSE TIPO DE GENTE. GENTE QUE CORRE DAS CONTAS A PAGAR, DO DÍZIMO E DAS OFERTAS MUITO MAIS DO QUE O DIABO CORRE DA CRUZ.
    E O PIOR É QUE SE ACHAM OS MAIS SANTOS E SAEM APEDREJANDO TODO MUNDO .
    TUDO PARA OS OUTROS É PECADO, MAS PARA ELES A VIDA É MUITO FÁCIL.
    NÃO ACEITAM QUE NINGUÉM MANDE NELES E ENCARAM ATÉ OS BISPOS.
    TÔ CANSADO DESTE TIPO DE CRENTE …

  • junior

    Bom masturbação e pecado por que eu posso afirma com todas as letra
    eu antes de ter um encontro com DEUS eu era vitima da masturbação
    ela leva o ser humano a pensa em sexo inadequado que a bíblia condena que é
    por exemplo o anal o melhor caminha para nos se liberta e pendo para o ESPIRITO e
    nao para a carne amem espero possa ter te ajudado

  • Pastor Antonio Marcos

    Para lídia.
    Quem te disse que seu namorado vai ser seu esposo? se vc se masturba pensando nele vc esta pecando contra seu proprio corpo. Porque vc o está desejando com pensamentos impuros fora do casamento.
    Eu acho que vc entendeu tudo errado sobre o tema.
    ” O que Significa Masturbação?”
    “Masturbação no latim é masturbare, nasceu da junção de manus (mão) e stuprare (desonrar, profanar). Ou seja, masturbar-se significa, literalmente, provocar desonra com as mãos.
    (1 Coríntios 6:18 Fugi da fornicação. Todo outro pecado que o homem possa cometer é fora de seu corpo, mas quem pratica a fornicação está pecando contra o seu próprio corpo. ) 2-O que isso significa exatamente? A palavra grega traduzida “fornicação” não se restringe às relações sexuais, mas inclui uma variedade de atos obscenos. Assim, se duas pessoas solteiras praticam sexo oral ou acariciam os órgãos genitais uma da outra, são culpadas de fornicação. leia também I Coríntios 3:16_ não sabeis vós que sois o templo de D

  • Pastor Antonio Marcos

    Olá Lidia, eu acredito que voce interpletou muito mal as palavras do conselho do Bispo contra a masturbação.
    “que são os pensamentos de cobiça sexual fora do contexto do casamento…”
    ( Aqui ele está dizendo que não podemos fazer isto cobiçando outras pessoas pois isto seria pecaminoso, mas deixa claro que quando vc faz pensando no grande amor da sua vida, não haverá problema) Quando você entende que estas palavras estam te dando o direito de masturbar pensando no amor de sua vida ou até mesmo um futuro esposo (a) isto me faz lembrar de uma palavra em Mateus capitulo 6 vers 22 a 23 onde nos diz que “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” cuidado com a maneira de ver e entender as coisas ok porque a maneira de ver-mos as coisa vai determinar quem somos ou onde estamos se na luz ou

  • Henrique

    e se a masturbação for feita por um homem casado pensando em sua propria esposa ;…. é pecado? pois não tem como adulterar em pensamento contra sua propria esposa …. tem? sei la alguem poderia responder isso pra mim obrigado?

  • amigo

    ola amigos!!! bom esse assunto e um pouco complicado pois tem poder de derrubar uma pessoa que esta em busca do espirito. no ato final da masturbacao a pessoa se sente mais distante de deus. e vai perdendo forcas!!! nao e facil mas temos que vencer!!! a carne!!!

  • ANA

    Se voce, quer estár em comunhão, com Deus não faça.
    Pois sua mente lhe,acusara automáticamente.
    Tenho certeza, não é do agrado Dele.

  • OBREIRA Rita PEREIRA/DF

    BOM DIA BISPO!!!!É UMA GRANDE HONRA PODER PARTILHAR AQUI DESSE BLOG DO SENHOR, NA VERDADE SÓ MESMO OPINIÕES PORQUE SE ATÉ COM A OPINIÃO DO SENHOR AS PESSOAS FICAM FAZENDO CHACOTAS IMAGINA A MINHA MAS CONCORDO PLENAMENTE COM O SENHOR UMA VEZ MASTURBANDO SE TORNA UM VICIO CLARO!! SATISFAZ SOMENTE A VONTADE DA CARNE E UMA VEZ ESSA TAL PRATICA SENDO REALIZADA É LÓGICO QUE DESAGRADA A DEUS. ORE A DEUS MEU AMIGO SE AFASTE DAS COISAS QUE TE FAZ PECAR, PROCURA FAZER AS COISAS DE DEUS VAI A IGREJA QUANDO ESTIVER SEM FAZER NADA POIS NA CASA DE DEUS SEMPRE TEM O QUE FAZER. ORA SE QUANDO EU FAÇO ALGO QUE MAGOA ALGUEM EU JA FICO CHATEADA PENSANDO MEU DEUS ME PERDOA ESTOU DESAGRANDANDO AO SENHOR IMAGINA ESSA TAL PÁTRICA DE MASTURBAR MEU DEUS, EU SEI QUE Ñ É FACIL MAS TUDO É POSSIVEL AO QUE CRÊR, TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE E NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES MAS TENDE DE BOM ANIMO EU VENCI O MUNDO. ESSA PALAVRA É JUSTAMENTE PRA TODOS AQUELES QUE TEEM DIFICULDADES DE REALIZAR A SUA VONTADE.

  • Desconhecido

    Quando me masturbava me vinha logo a ideia de pedir o perdão… Mas fiz uma promessa com Deus que não iria masturbar mais…E ele tem que me honrar , pois eu comprirei essa promessa!

  • evangelista

    MASTUBARÇÃO E PECADO SIM ,E SO VC PERCEBER COMO ESTA A SUA COMUNHÃO COM DEUS QUANDO PRATICA ESTE ATO ……SEM VONTADE DE ORAR,SEM JEJUAR ETC….A MASTURBAÇÃO E UM VICIO , A CARNE E INSACIAVEL QUANTO MAIS VC DER ELA VAI QUERER …..AFASTEM SE DA INTERNET USEM A SÓ PARA TRABALHAR NÃO PARA FICAR PASSANDO SUA HORAS VAGAS VAI MEDITAR NA BIBLIA,ORAR,BUSCAR A DEUS .. NESSE TEMPO OSCIOSO …AFASTEM SE DETA PRATICA POIS ELA DISTROI O CRISTÃO…. ESTA COM VONTADE VAI PARA A IGREJA LAVAR O BANHEIRO,AJUDAR NA IGREJA ,POIS MENTE VAZIA OFICINA DO DIABO….DEUS OS ABENÇOE….

  • RONALDO COSTA

    Meu amado BISPO EDIR MACEDO, como gostaria de um dia encontra-lo e te dá um grande abraço, oro por ti todos os dias, pra mim o senhor é um grande exemplo de perseverança, amor e muito mas coisas boas, gostaria muito que o senhor orasse por mim, estou minha vida um pouco pertubada, mas sei que JESUS vai mudar o quadro. um grande abraço.
    meu querido ainda falta muito pra o senhor conquistar ainda,
    att,
    RONALDO COSTA…

  • Magda

    Convenhamos dizer que é impossivel na prática separar a masturbação dos mau pensamentos e da cobiça.
    Creio eu que sempre que alguem se masturba, usa a imaginação, os maus pensamentos e a cobiça como substrato daquela relação sexual imaginária.
    Seja qual for o caso, creio eu, ser antí bíblico sexo fora do casamento. No caso do Paulo, com todo respeito, carinho e consideração que tenho pelo nosso querido Bispo Macedo, é desaconselhavel que Paulo continue nessa prática. Dizer que Paulo pode se masturbar pensando na namorada que é o maior amor da vida dele, para mim é o mesmo que dizer Paulo você pode fazer sexo com a tua namorada!
    Queridos irmãos na fé não sejamos bajuladores, nem mesmo de uma pessoa tão querida e santa como o Bispo Macedo. Hoje no mundo há democracia e cada um fala o que quer, mas a Bíblia não é democrática. Quem cré pratica, quem não cré Deus não o obriga!

  • Djailton rodrigues de lima

    A IGREJA UNIVERSAL È COMO BANCO! …não poderia faltar em nenhum lugar, agente deposita nossa a fé por conta do sr. JESUS, e saca bençãos sem medidas…

  • Amiga

    O bispo tem toda razão. Quando eu era mais nova fui abusada sexualmente e depois disso me viciei na masturbação. Fui pra igreja e lutei muito para me libertar pq é um vício do diabo mesmo só quem já passou ou está passando sabe como é uma praga. Me sentia tão distante de Deus, tão vazia e triste, mesmo estando na igreja , prometia mudar não demorava já estava de novo fazendo a mesma coisa.E a consciência não me deixava em paz.Porque o diabo quer isso que vivamos na igreja e fazendo a vontade dele. Hoje me libertei, depois que me afastei de tudo que me fazia pecar: Internet , televisão, revistas oucupei minha mente com outras coisas. A minha vida sentimental tem sido uma guerra, e o diabo ainda me persegue em sonhos para eu voltar a essa prática. Mas eu logo abro um jejum, dobro os joelhos para orar, leio a bíblia faço de tudo para me apegar mais com Deus e ando vigilante , porque sei que o mal nunca vai desistir de mim, mas só depende da gente acatar a vontade dele ou não , SER MAIS FORTE QUE O PECADO E DIZER NÃO QUERO !!!
    Não é fácil , mas é o preço que se paga para servir a Deus…

    “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. (Tiago 4:7)

    “Aquele, pois, que pensa estar em pé cuide para que não caia”. (I Colossenses 10:12)

  • Leiliane

    Bispo, meu merido me pediu para fazer sexo anal, isso é pecado?

  • Jeffer

    CARA LIDIA DO DEP. 108!!
    NÃO ADIANTA NADA LER E ESTUDAR A BÍBLIA SE NÃO A PRATICARMOS!!

    Ahhh e oq os dés mandamentos tem a ver com isso???

  • Missionária

    Para aqueles que se “acham” mais santos que os outros ,muito cuidado, pois o Apóstolo Paulo deixa o seguinte aviso :

    “… Aquele que PENSA que está em pé, cuide para que não caia…” I Coríntios 10:12

  • Servo

    Thales,

    Que pena que vc não leu com atenção nem entendeu o que o Bispo Macedo explicou com tanta sabedoria… Sinto dizer que vc perdeu uma grande oportunidade de APRENDER a resolver esta carência de uma maneira mais prática e mais sábia.
    Releia a resposta do Bispo (com entendimento) e vc verá que, como autoridade constituída por Deus , ele nos dá uma grande e abençoada lição de como encarar este problema que é CARACTERÍSTICO das pessoas que estão sós, sejam elas homens ou mulheres.
    Leia também alguns comentários de profissionais cristãos que trabalham com este tema e vc verá que todos eles concordam com o Bispo.

    Se vc precisa de revistas , isto é outra história …

    Servo fiel

  • Thales Jardim

    Espéro poder ajudar, Amigo Paulo, Eu como vc já tive este problema, digo problema, pois se não o fosse não seria tão discutido a verdade é que sendo ou não pecado ou melhor estando “escrito” ou “não” na biblia de maneira clara. Há alguns fatores a serem relevados a todos aqueles que acham que é normal esta prática ou que não é pecado. Primeiro Jesus fala sejamos nós perfeitos como perfeito é o Pai que está no Céu, devemos ter o caráter de Deus para que sejamos salvos, devemos negar nossa carne para nos santificarmos, com jejuns e orações. Imagina só eu entrando nó céu com uma playboy não é brincareira né, eu salvo com uma mente poluida, imagina como seria este seu todo mundo se querendo e depois indo pro banheiro. Ninguém se masturba fazendo amor, beijando na boca fazendo carinho é só sacagem mesmo orgias e de tudo que tem direito. Com o que cobiçamos é que nos masturbamos, vejamos se eu sou fisurado por mulheres de corpos esculturais e não me contento só em olhar tenho que levala para cama de algum jeito. E não sendo isso possivel me masturbo. Se eu tivesse condições eu as levaria certo ou não. Claro que sim, Não devemos é ser hipócritas devemos ser sinceros com nós mesmos queremos enganar quem dizendo se é ou não pecado. Lógico que é, mais com certeza a minha carne não gosta da idéia de eu não querer mais me saciar, pois coloquei Deus em primeiro lugar. Mais para os que querem colocar sua salvação em risco vão em frente acaben-se se masturbando, vão fundo compre um monte de revistas e filmes eróticos para ajudar. Eu digo Paulo isto não por que sou um maluco, mais por que minha vida espiritual mudou quando abandonei esta prática do diabo. O prazer é curto, passa rápidinho mais o engano é eterno.

  • Diórgenes

    A biblia não fala a respeito da masturbação, mais quando a pessoa comete este ato ela não vai ficar pensando em assistir um desenho ou fazendo academia, a pessoa vai pensar numa outra pessoa ae sim se torna pecado.

  • anderson dos santos maciel

    Primeiramente que( Deus) os abençoe, DE FATO A MASTURBAÇÃO É UM TEMA MUITO DISCUTIDO PRINCIPALMENTE PELOS JOVENS, EU TENHO 25 ANOS E PASSO PELO MESMO PROBLEMA AS VESES QUANDO ENTRO NA INTERNET PASSO POR OUTRO PROBLEMA QUE ACABA-SE TORNANDO EM OUTRO VILÃO OS SITES PORNOGRAFICOS E NO MEU POMTO DE VISTA 70% DAS CAUSAS QUE LEVAM A MASTURBAÇÃO É A INTERNET FRISANDO UMA PALAVRA QUE O BISPO DISSE:” NÃO É A MASTURBAÇÃO MAIS O QUE NOS LEVA AO ATO” OU SEJA TEMOS QUE NOS APARTAR DAQUILO QUE NOS FAZ CAIR PARA ENTÃO TERMOS FORÇA PARA LUTAR CONTRA A NOSSA CARNE E VENÇER AS NOSSAS VONTADES.O PROPRIO (DEUS)NOS ORIENTA QUANDO-SE REFERE A JÓ DISENDO:”VISTES MEU SERVO JÓ HOMEN INTEGRO E RETO TEMENTE Á (DEUS)E {APARTA-SE DO MAL}” É NESSA FÉ QUE VOU LUTAR PARA VENÇER ESTA MINHA LUTA CONTRA MINHA CARNE ASSIM COMO AS OUTRAS PESSOAS QUE ASIM COMO EU TEM LUTADO EU VOU LUTAR E VENÇER ESSE MAL.,QUE DEUS OS ABENÇOE EM NOME DE JESUS!

  • Bem Me Quer Deus Me quer

    Concordando com a resposta do irmão OBSERVADOR do depoimento nº 164, e completando com as referências ( Desculpe irmão a minha ousadia, não fique bravo comigo por eu completar o seu depoimento)

    “… Para Rita da resposta 115 : é verdade Rita .

    – tem muito crente que não masturba mas tem o nome sujo no SPC. Ter nome sujo no SPC significa que vc não pagou o que comprou ( comprar e não pagar é roubo, é assalto sem armas, pois vc teve em mãos aquilo que pertence ao seu próximo)
    “… nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus…” I Co 6:10

    – tem crente que não masturba , mas mente
    (“… Mas, quanto aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre…” Ap.: 21:08 )

    – tem crente que não masturba mas veste roupa indecente provocando os homens , com roupa justa e transparente.
    “… quanto mais sensual, mais louca, mais sem entendimento… ” Os 4:6)

    – tem crente que não masturba mas deve pra todo mundo e nem se preocupa em pagar , pega dinheiro emprestado e some, desaparece.
    “… A ninguém devais coisa alguma a não ser o amor…” Rm 13:08

    – tem crente que não masturba mas também não dá o dízimo
    “… disse o Senhor : em que me roubais ? Nos dízimos e nas ofertas…” ML 3:10.

    Enfim , quando eu vejo crente criticando muito e sempre falando “tá amarrado” pra tudo que vê , pode ter certeza que estes são os que cometem os pecados mais pesados, pensando que deus só vê se for masturbação , mas esquecendo que deus vê também onde é que o nome deles foi parar.
    Este tipo de gente sempre anda com um saco de pedras nas costas , para apedrejar aqueles que lutam com todas as forças para se manterem corretos na presença de deus e das pessoas à sua volta.
    “… Estes atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem nos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem carregar…” Mt 23:04

    Rita , lembre-se do que o Senhor Deus disse :
    “…Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará…” Gl 6:07

  • OBSERVADOR

    PARA RITA DA RESPOSTA 115 : É VERDADE RITA .
    – TEM MUITO CRENTE QUE NÃO MASTURBA MAS TEM O NOME SUJO NO SPC. TER NOME SUJO NO SPC SIGNIFICA QUE VC NÃO PAGOU O QUE COMPROU ( COMPRAR E NÃO PAGAR É ROUBO, É ASSALTO SEM ARMAS, POIS VC TEVE EM MÃOS AQUILO QUE PERTENCE AO SEU PRÓXIMO)
    – TEM CRENTE QUE NÃO MASTURBA , MAS MENTE ( FICARÃO DE FORA OS MENTIROSOS…)
    – TEM CRENTE QUE NÃO MASTURBA MAS VESTE ROUPA INDECENTE PROVOCANDO OS HOMENS , COM ROUPA JUSTA E TRANSPARENTE.
    – TEM CRENTE QUE NÃO MASTURBA MAS DEVE PRA TODO MUNDO E NEM SE PREOCUPA EM PAGAR , PEGA DINHEIRO EMPRESTADO E SOME, DESAPARECE.
    – TEM CRENTE QUE NÃO MASTURBA MAS TAMBÉM NÃO DÁ O DÍZIMO ( DISSE O SENHOR : EM QUE ME ROUBAIS ? NOS DÍZIMOS E NAS OFERTAS , ML 3:10)

    ENFIM , QUANDO EU VEJO CRENTE CRITICANDO MUITO E SEMPRE FALANDO “TÁ AMARRADO” PRA TUDO QUE VÊ , PODE TER CERTEZA QUE ESTES SÃO OS QUE COMETEM OS PECADOS MAIS PESADOS, PENSANDO QUE DEUS SÓ VÊ SE FOR MASTURBAÇÃO , MAS ESQUECENDO QUE DEUS VÊ TAMBÉM ONDE É QUE O NOME DELES FOI PARAR.
    ESTE TIPO DE GENTE SEMPRE ANDA COM UM SACO DE PEDRAS NAS COSTAS , PARA APEDREJAR AQUELES QUE LUTAM COM TODAS AS FORÇAS PARA SE MANTEREM CORRETOS NA PRESENÇA DE DEUS E DAS PESSOAS `A SUA VOLTA.
    ” tudo que o homem plantar , isto também colherá” Gl 6

    PENSE NISSO !!

  • Servindo por amor !

    Muito interessante a resposta de nº 117 . Concordo plenamente.

  • Fernando Luiz Poffo

    Bom Dia
    Eu Tambem Sou Da URD Da Igreja E Tambem Tenho Este Mesmo Problema Que O Paulo
    Tenho Alguns Problemas Que Quase Me Levarão A Responsabilidade Maior
    Como Faço Para Evitar Maiores Problemas Muito Obrigado

  • eduardo

    Simplesmente duvidas e criticas,explicaçoes não tem muita força sobre mim meu problemaa está acima deses propositos.Eu simplesmente perdi tudo que sempre quis e por ser um individuo diferente e esquecido pelos outros não tenho muitos avanços e como a tristeza e a solidão são pragas muito fortes é impossivel manter equilibrio sobre o corpo o pecado é uma coisa triste e não importe quanto esteja ruin sempre poderá piorar e mesmo q digam q a masturbaçao é pecado seria um absurdo ser obstinado por um fato q não tenho controle e sei que o mais fortes de todos os deuses não pode me ajudar o meu defeito é grande e as consequencias q me levam a se masturbar é falta de deus no coraçao por motivos maiores q uma simples masturbaçao.O fato é vida q tenho e como sou só recorro amidia e outros aprimoramentos semelhantes q fazem intensificar o meu desejo por erros e raiva por pagar por um erro q foi criado por uma pessoa q nem me conhece.
    No entanto,sinto informar mais quando nao se tem soluçao e quando os problemas sao eminentes a pressao pisicologica pressiona as virtudes se expandem e o pecado toma conta e quando vejo perco o auto-controle de meus chakras q me espiram e me dao forças para sobreviver em um mundo q perdemos muito sendo verdadeiros e em consequencia resaltamos ao pecado por falta de opiçoes.

  • Sandra

    [blue]Bispo quero parabenizá-lo pelo espaço, pois muitas são as pessoas que tem dúvidas sobre esses assuntos,principalmente aquelas que estão chegando na igreja ressentemente.
    Acho que as pessoas devem ocupar seus pensamentos com outras coisas, embora seja muito difícil principalmente para os jovens.
    Que Deus abençõe o senhor e todos os visitantes do blog.

  • Servo

    Helio, quando vc pede para que Deus TIRE TODA A SUA VONTADE DA CARNE vc está pedindo que Deus danifique a obra que Ele mesmo criou. Deus jamais vai responder esta sua oração , pois foi ele mesmo que deu ao ser humano o desejo e o apetite sexual. Se Deus tirar este desejo vc vai se tornar um homem impotente. E se vc se tornar impotente , como vai poder se casar ?? Como vai poder ter filhos um dia ?
    Creio que a sua oração deveria ser para Deus lhe tire o peso da consciência após vc praticar este ato , que a meu ver nunca foi pecado , dentro das condições que o próprio bispo explica, com a mente limpa.
    Se masturbar fosse pecado, Deus deixaria bem claro sobre isto na Bíblia. No entanto, não há nem um relato sequer sobre o assunto “masturbação”. Não existe o mandamento “Não masturbarás”.
    Todos os pecados graves foram escritos de forma bem clara para não haver engano: “… os mentirosos não herdarão o reino de Deus , nem os feiticeiros, nem os idólatras , nem os impuros ( os que se prostituem e adulteram) , os ladrões, os beberrões, etc… mas se Deus não falou nada sobre masturbação , nem disse que os que se masturbam não herdarão o céu não é porque Ele esqueceu, mas é por que ele sabia que as pessoas solteiras iriam sofrer muito nesta fase e portanto, as poupou de um fardo tão pesado.
    Deus criou o homem com suas próprias mãos e, como fabricante deste ser , ele sabia o que estava fazendo. Dos 12 aos 25 anos é o período de maior produção de hormônios sexuais tanto no homem quanto na mulher e após esta fase os hormônios vão diminuindo. Deus que nos fez, sabia que A MAIORIA das pessoas JAMAIS estaria preparada para o casamento e para gerar filhos entre estas idades , portanto , como poderia Deus exigir tamanho esforço do ser humano no período de vida onde ele não suportaria a pressão hormonal sem se masturbar ? Não creio num Deus monstro que está sempre querendo castigar seus filhos, mas creio num Deus que sabe o tipo de criatura que criou bem como de todas as nossas necessidades.

    Espero que vc tenha entendido o meu ponto de vista.

    Servo fiel

  • Wendel

    Pessoal !! O Bispo deixou claro q o ato fisico da masturbação não é pecado, mas o problema são os pensamentos que são atrelados a esse ato. Creio que se vc for casado(a) e pensar tão somente no seu conjuge, não seja pecado. Mas se vc for solteiro ai é pecado sim, pq vc estará pensando em alguém q não é seu conjuge. O mesmo para quem é casado e pensa em outra pessoa que não seja sua esposa ou marido.

    Fiquem com Deus !

  • Gabriel (obr.)

    Bispo Macedo, o senhor, em uma menssagem na rede aleluia falou que fica muito feliz quando ouve alguem dizer que o seu pastor é um homem de DEUS. O senhor disse que anima o senhor para prosseguir.
    Pois bem, eu queria dizer que o Pastor Marcelo Ricardo (regional de teresópolis, RJ), é um grande homem de DEUS. Olha Bispo, eu cresci muito, espiritualmente falando, depois que ele veio pa cá, tem falado muito sobre conversão, encontro com DEUS, batismo com DEUS, Batismo com o ESPIRITO SANTO e principalmente ganhar almas. O ESPIRITO SANTO atravéz dele, tem feito um grande avivamento no corpo de obrs., grupos jovem e evangelismo e no povo.

    Toda honrra e toda glória ao SNHOR JESUS CRISTO!!!!!!!

  • ANTONIO LINS

    ACREDITO QUE, SE FOR FEITO DE FORMA TRANQUILA,A MASTURBAÇÃO NÃO VENHA A SER PECADO. É UMA NECESSIDADE PARA OS SOLTEIROS.

  • HELI..O.

    BISPO MACEDO ATÉ ESTÁ SEMANA EU ESTAVA ME MASTURBANDO….É UM DESEJO INFERNAL.QUANDO MAIS EU FALO QUE NÃO VOU ME MASTURBAR AI QUE PIORA MAIS AINDA…..EU QUERO AJUDA.QUE DEUS VENHA TIRAR TODA VONTADE DA MINHA CARNE.DO MEU QUERER.DA MINHA VONTADE .O QUE SENHOR MANDAR FAZER EU VOU FAZER MAS QUERO A MINHA LIBERTAÇÃO EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO….

  • Aline

    Acho que a Lidia se precipitou nos ítens 3, 4 e 5 da “interpretação” que ela fez da resposta que o bp deu ao rapaz.
    Acredito que a masturbação deve ser evitada principalmente se for realizada com a intenção de pensar em quem quer que seja, seja na futura esposa ou futuro marido.

  • Lídia

    Analisando a resposta do Bispo Edir Macedo ( excelente resposta por sinal) :

    1ª parte :

    “…Paulo, o problema da masturbação é que ela se torna num vício, não somente no ato, mas também nos pensamentos sujos. “Isso sim é pecado”…
    ( Aqui o Bispo deixa claro que a masturbação em si não é pecado , se for feita esporadicamente, por extrema necessidade , mas sem se viciar) CONCORDO PLENAMENTE COM O BISPO …

    Continuando a resposta do Bispo …

    2ª parte :

    “… Para ajudar no lado físico, mantenha atividades físicas como um esporte, que darão vazão aos seus hormônios e minimizará a pressão sexual. ” A masturbação não é a raiz do problema”…
    ( aqui o Bispo reforça a primeira parte de sua resposta , confirmando que a masturbação NÃO É a raiz do problema) concordo plenamente TAMBÉM…

    3ª parte :

    “… mas sim o que leva a ela,”…
    ( ele quer dizer que os pensamentos impuros usados na masturbação é que são pecado, mas quando vc se masturba pensando no futuro marido , ou futura esposa, NÃO HÁ QUALQUER PROBLEMA …) Concordo também.

    4ª parte :

    “… que são os pensamentos de cobiça sexual fora do contexto do casamento…”
    ( Aqui ele está dizendo que não podemos fazer isto cobiçando outras pessoas pois isto seria pecaminoso, mas deixa claro que quando vc faz pensando no grande amor da sua vida, não haverá problema)

    5ª parte :

    “… Portanto, aja para manter a mente limpa, e a masturbação não será mais um problema pra você.”…

    ( Ou seja: se vc se masturbar sem vícios, sem cobiçar quem não te pertence e apenas usando a imaginação com pureza, sonhando com o seu futuro casamento e apenas na pessoa amada , A MASTURBAÇÃO NÃO SERÁ MAIS UM PROBLEMA PARA A SUA VIDA).

    Muito obrigada , Bispo, pela sua sabedoria em responder perguntas que muitos outros pastores não saberiam responder com tanta inteligência. Pena que muitos aqui não sabem interpretar o que o senhor responde com sabedoria e acabam entendendo de maneira muito infantil , perdendo a oportunidade de serem ensinados por uma pessoa tão sábia e inteligente como o senhor.

    Parabéns , Deus o abençoe, a ti , ao seu ministério e a toda a sua família e rebanho.

  • Elvisley Monsão

    Bispo, esse é um assunto muito delicado, pois acho q é muito errado si masturbar falo isso por experiência propia, pois após esse ato me sinto muito distante d Deus, pois fiz o desejo da minha carne, fico com minha consiência muito pesada, acho q a pessoa q tem tem um pensamento em Deus apos cometer o ato de masturbação na hora vai saber c é certo ou nao……..

  • Daniel

    Acho que o Bispo tem toda razao. E penso que se vc por algum momento nao resistiu nao deixe o peso lhe dominar pida perdao a DEUS de todo coracao e siga em frente pq o diabo quer que vc se sinta culpado e nao tenha forcas pra se levantar . Creia no perdao de DEUS e siga na fe. E se determine a vencer isso e com o tempo vc vai ver que com a ajuda de DEUS vc vai vencer.

  • Celso Luis

    Jesus diz: “Quem olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela.”

    Pra se masturbar, tem que pensar em alguma mulher, portanto, é pecado.

    Deus abençoe!

  • lidia

    O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
    lançou uma cartilha para escolas de ensino médio incentivando a masturbação dentro das salas de aula…

    Promiscuidade e Poder

    O governo brasileiro decidiu meter a “colher”, até na vida sexual de seus súditos, ops, digo: cidadãos. Quando se lê as cartilhas escritas pelo governo para o ensino de sexualidade nas escolas, o texto e os desenhos absurdamente explícitos excitam até aos adultos.
    As cartilhas tem o “cuidado” de colocar todas os tipos de práticas sexuais no mesmo patamar sem “discriminar” nenhuma. O governo ainda não colocou sexo com animais nas cartilhas para ensinar a nossas crianças os melhores bichos e posições, mas de acordo com o Correio Braziliense os zoófilos já estão no caminho.
    Como se não bastasse a desvirtuação forçada da sexualidade a que serão submetidas as crianças o governo também comprou recentemente 40 milhões de reais de um lubrificante sexual chamado KY, usado principalmente por homossexuais, e investiu o maior dinheiro que algum governo jamais investiu na compra de camisinhas para distribuição gratuita, cerca de 2 bilhões. Me intrigava o porquê desta incansável batalha anti-moral. Dá pra entender que indulgir às exigências da militância gay é necessário para um governo que precisa de popularidade a qualquer preço. Mas precisava ir tão longe? Como aposta eleitoreira parece até um tiro que pode sair pela culatra. Não precisa nem ser evangélico ou católico praticante para achar esquisita a necessidade de ter que se diferenciar travestis de gays e cross-dressers em uma cartilha de ensino fundamental. A maioria se indignaria e consideraria insensato distribuir livrinhos com fotos de sexo explícito nas escolas de ensino médio.

    Soube através de uma professora obrigada a aderir a pedagogia do sexo, que ela teve que dar um intervalo masturbatório porque o estado de excitação sexual provocado pelo livrinho era tão intenso que torna impossível prosseguir a aula sem que os alunos “se acalmassem” primeiro.

  • marcos aurelio

    primeiro adao ele conhece o prazer e vive nele ,pois ja o segundo adao conhece mais foge .

  • gabriel

    mas bispo é aquilo qem alimenta o espirito se sente mais fome das coisas de deus. já qem alimenta a carne sente-se cada vez mais desejos carnais e a carne não se satisfaz cada vez q a pessoa alimentar a carne a canrne cada vez vai pedir mas e em dobro até a pessoa ficar fora da presença de deus pq oq faz a pessoa se afastar da presença são seu proprios atos e não deus como muitos dizem mas é isso qem a pessoa alimetar mais vai ter ou beneficio ou então perder o q tem de mas valioso q é a salvação …

  • gabriel

    bispo a casos tambem q tem pessoas q podem ser cheias do espirito santo mas quando vem esses desejos ela faz pq não resisti mas fas pq qer pq se esse individuo se individuo fica nessa desatisfazer a própia carne então pra quê q ele pediu o espirito santo? então ai se ver quando a pessoa é vaidosa né…

  • gabriel

    bispo a minha opinião é o seguinte q quando a pessoa pensa nesse ato de masturbação é pq ela esta com amente vazia pq a blíblia diz q mente vazia é oficina pro diabo mas nesse caso isso é uma tentação da carne então se a pessoa alimentar o seu espirito dificilmente terá esses pensamentos pq a palavra de deus diz q deus não permiti q nós sejamos tentado alem das nossas forças então a pessoa q tem esses pensamentos de masturbação ela tenq se avaliar espiritualmente pq esses desejos são carnais e se essa pessoa sente esse desejo ela tenq começar a pedi a deus pra liberta ela pq isso se torna um vicio … mas si a pessoa procurar alimentar o seu espirito dificilmente terá esses desejos pq é quase imposivel uma pessoa alimentar seu espirito e sentir desejos carnais o senhor concorda comigo…

  • Ramos

    Pra que fazer isso se podemos ler a biblia.

  • Dudu

    Bispo, creio que se voce ordenar através do Espirito Santo para, que este demonio e estes pensamentos ruins saiam da minha vida ,e, pedir para o espirito santo que decsa sobre mim assim será feito,Obrigado !

  • Aritamar Farias

    Olá Bispo,
    É a primeira vez que falo com o Senhor e espero ser respondido se possivel.
    Esse assunto é muito importante para todos, pois se trata de um ato em que a varias opiniões e temos que ter bastante cuidado pela qual optar. Uma coisa é certo somos mizeros pecadores e estamos sujeitos a todos os tipos de falhas apesar da nossa fé. Como disse o senhor Jesus :
    O espirito esta pronto mais a carne é fraca.
    Bispo o Senhor é O HOMEN DE DEUS e Deus conta com tigo e o Senhor conta com Deus, nos ajude mais nesse assunto, esclarecendo na Rede Aleluia ou nas Igrejas.
    Que Deus de Abênçoe cada vez mais.
    Um grade abraço.

  • FREDERICO

    Boa noite a todos,realmente eu concordo plenamente com o Bispo Macedo,pois hoje eu sou um grande Homem de Deus,mas antes de eu me converter,eu me masturbava todos os dias, e depois do ato consumado, vinha o vazio,vinha a voz do diabo disgraçado,dizendo assim, vc não é de Deus, Deus tem vergonha de vc,vc foi na igreja hoje pra que,E depois que eu realmente me entreguei ao SENHOR JESUS,nunca mais eu me masturbei, e com isso, hoje eu sou um grande homem de Deus, mas eu gostaria de dizer pra aqueles que sofrem com esse tipo de problema,além de tomar uma descisão de largar a masturbação,o segredo é a entrega 100 por cento ao SENHOR JESUS , a oração e o jejum, todos os dias fazer um jejum de santificação,e através deste jejum,Deus vai te dá força pra nunca mais cair nessa maldita tentação. Que Deus abençoe a todos abudantemente em NOME DO SENHOR JESUS…

  • Natan

    em minha opinião sim a masturbação é um pecado pois não se masturba pensando em nada

  • eduardo santos obreiro da iurd

    eu acho sim que é pecado por que ele praticar essa coisa ele pensa em alguem mulher e ele esta conbisando a mulher do outro e conbisa a mulher dos outro é pecado então eu acho que a masturbacão é pecado sim

  • wilson,obreiro

    olá amiga disse nao pratica mas não condena nao estamos aqui para julgar pois não somos juiz mas sim para expor nossa opinião no intuito de ajudar,a quem precisa,como um dia voce foi orientada e hoje ja não faz mais estas coisas

  • Aline

    Eu era criança e praticava isso sem pensa em besteiras ou assistir filmes, etc, eu era apenas criança normal. Nunca me senti suja, pelo contrario, via isso como uma coisa bem normal que o se humano tem necessidade. Depois dos 32 anos que entrei pra universal é que me falaram que era pecado. Parei de fazer, claro por respeito a palavra de DEUs, mas nao acho nada de sujo, desde que nao fique vendo filmes, rvistas e pensamentos, nao pratico, mas nao condeno

  • ney lima

    Olá , que Deus abençoe a todos .

    A verdade é que aqueles que dão descupas , e porque estão errando , e tentam usar até a palavra de Deus para se sairem bem , + como está escrito em I joão 3 , 20-21
    pois se o nosso coração nos acusar , certamente , Deus é maior que o nosso coração e conheçe todas a s coisas .
    Amados , se o coração não nos acusar , temos confiañça diante de Deus ;

    Se vc tem praticado esse ato certamente está com conciêcia pesada , pois Deus é puro e a masturbação e impura e vem com maus pensamentos .

    Fico com a opinião do Bispo pois ela vem de Deus .

  • lidia

    Ricardo, Você sabia que no mundo existem mulheres ?

  • Eduardo Barreto

    Paulo, procure ocupar o máximo a sua mente, como diz o dito popular: mente vazia é oficina do satanás. Aqui na IURD de Estância Velha RS, o Pr procura sempre chamar os rapazes da igreja pra perto dele, convidando para fazer propósitos, jogar futebol, etc. Procure fazer isso tambem na sua igreja. Abraço!

  • Ricardo

    Vale dizer que a “pressão sexual” por que passa um homem, não precisa ser “resolvida” necessariamente por meio de masturbação ou coito, mas ocorre um processo biológico para este fim, chamado de “polução” (em que há uma ejaculação invonluntária, em geral, enquanto o homem dorme).
    Portanto, a resposta do Bispo Macedo é extremamente sábia, já que se o homem buscar a prática de esportes e pensamentos que não estejam ligados à sexo, poderá ficar tranquilo quanto ao próprio corpo, no caso da abstinência sexual por não estar casado.

  • bruno silva dos santos

    muito interessante bispo, concordo plenamente com o senhor .Imagine só que a cada dia que cometo este ato isto me gerava uma certa acusação sobre a minha mente e eu ficava muito fraco espiritualmente, na minha opinião a masturbação é pecado, se não hoje não teria muita gente no nosso meio querendo se livrar dela, temos sim que lutar e tomar uma decisão se vencemos tantas coisas neste mundo porque não venceremos este ato que aflige muita gente!Deus abênçoe o senhor e dona ester!

  • Ricardo

    Vou fazer aqui uma observação, porque a considero pertinente ao assunto. Antes, aproveito para dizer que a resposta do Bispo Macedo foi de extrema sapiência, uma vez que a “pressão sexual” acontece, já li até mesmo que no homem, após decorridas entre 48 e 72 horas da última ejaculação, ele se sente desconfortável (dependendo da situação física e mental que estiver vivenciando no momento) e com isso, busca expelir sêmen através de um coito (nas suas mais diversas modalidades) ou pelo prazer solitário, seja por qual meio for, enfatize-se que o recomendado para cristãos é o que se pratica no casamento, entre marido e esposa.
    Paulo trata do “abrasamento” de solteiros e viúvos em 1 Co 7, 8-9, recomendando que se casem. E que não se privem um ao outro (1 Co 7, 5).
    Quanto ao que pretendo observar, é o seguinte: o termo “onanismo” atribuído à masturbação, não transmite seu significado em totalidade, uma vez que sua etimologia está em Onã. Este teria que suscitar descendentes a seu irmão falecido, Er (Gn 38, 6-8),como era determinado aos hebreus que assim o fizessem (Dt 25, 5). E ele, sabendo que os filhos da relação seriam considerados descendentes do irmão falecido, ao possuir a mulher daquele, deixava o sêmem cair por terra (Gn 38, 9). O que nos lembra esta situação? O outro significado que se dá ao termo aludido, e, pessoalmente, considero o correto: coito interrompido.
    Isso que ele fazia era mau perante o SENHOR (Gn 38, 10), suponho que era não manter o compromisso da tradição, que fora inclusive, advertido por seu progenitor, Judá, quando foi entregue por esposo a Tamar para que fizesse nascer filhos à mesma para descendência de seu irmão.
    Quanto a mente, devemos voltar-nos para pensamentos descritos por Paulo:
    “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4, 8 (Versão: Almeida Revista e Corrigida)
    O Bispo Macedo tratou muito bem do tema ao referir-se à implicação do ato da masturbação em gerar “pensamentos sujos”.
    “Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” Mateus 5, 28 (Versão: Almeida Revista e Atualizada)

  • abdiel

    Olha Paulo…
    Estou com 24 anos… cheguei na IURD com 22 anos…
    No inicio foi muito dicifil, pois tinha uma vida sexual muito ativa…
    o que me fez largar o círculo vicioso no qual eu me prendia, foi
    seguir justamente a orientação que o Bp. M lhe deu…
    Hj… quando me vem pensamentos adversos ao que agrada a Deus
    eu canto… hehehehe… é isso mesmo canto e chego a fikar
    constrangido… pois fico com vergonha de ter deixado esses pensamentos entrarem….
    aí funciona legal comigo…
    fica na fé…

  • Miguel

    A todos que estão procurando entender sobre esse polemico assunto, peço que sejam sinceros com Deus e busquem a sua presença a cada dia, masturbação em si o ato deve ser avaliado por cada pessoa conforme a sua consciência e seja ela o seu árbitro, a biblia não mostra claramente muita informação sobre essa pratica mas sei por experiência e conforme o Espirito Santo mostrou ao Bispo que a sua prática vicia (isso é fato quem pratica ou praticou sabe disso!!!) e que ela leva a pensamentos de cobiça o que é mortal para a vida espiritual e acaba levando a pessoa a tomar decisões erradas na vida, então se vc não tem esse problema ore pelos demais, se vc está passando por essa pratica siga as orientações do Bispo e veja não na teória mas no dia-a-dia a diferença e seja feliz, Deus é contigo !!
    Bispo que Deus lhe guarde a cada dia mais e que a obra que Ele confiou nas suas mãos seja abençoada, precisamos dessas orientações, pois como tenho orado a Deus para lembrar que somos pó e que carecemos da sua misericordia todos os dias, gostaria aqui de aproveitar e agradecer a suas orações que a 9 anos após uma tentativa de suicidio Deus me deu uma nova chance e tenho buscado fazer o melhor mesmo tendo consciência que sou um nada para não dizer outra coisa. Amém.

  • maridalva

    Maridalva

    Eu fico muito feliz porque tirou muitas duvidas eu frencuento a iurd e tb
    estou passando esse mesmo problema mais estou lutando contra minha propia carne
    e tenho acerteza que deus vai me dar forças

  • Alaíne

    Para Bem- me -quer e Lídia

    Eu observei que a maioria dos depoimentos, as pessoas comentaram de experiências próprias e hiper negativas a esse respeito. Não é preciso nem de citação bíblica, porque essa prática traz um peso tão grande na consciência após o ato, que fala por si só. Eu fazia isso de 8 anos de idade áté o dia que entrei na igreja com 16 anos.No momento era muito bom, mas depois me trazia um vazio, e um peso na consciência tão grande e olhe que eu nem sonhava em ser cristã, mas era mas forte do que eu, não conseguia parar, não pensava em ninguém, não usava revistas ou mesmo assistia filmes para praticar, mas depois do ato me sentia super suja. Comentei uma vez com duas amigas que andava e elas disseram que se sentiam da mesma forma. Quando entrei na igreja e entreguei meus caminhos ao Senhor, parei completamente com isso, fui completamente liberta deste vício que me atormentava. Tenho ódio dessa prática e é a primeira vez que falo deste assunto, e falo a nível de testemunho e esclarecimento, tamanha é a vergonha que sinto pela escravidão que vivi com esses atos nojentos que tanto me faziam mal.

    Áí eu faço uma pergunta: Como um ato que fizeram tantas pessoas escravas, sofrerem, sentirem vazios, sujas, com peso na consciência, dentro da igreja afastarem as pessoas da comunhão com o Pai, ser um ato de Deus ou um ato normal.

    Eu só sei de uma coisa; no último dia cada um prestará conta de seus atos a Deus

  • Erika

    muito inteligente e espiritual a sua resposata a esse rapaz Bispo.
    eu tinha esse vicio de se masturbar, vinha através de pensamentos sujos, de desejos sexuais tremendos.
    Venci isso depois q cheguei a iurd, foi dificil..pq quando se está viciado nesse ato, o pensamento surge de repente e ficava dificil segurar ou parar, mas com o tempo fui ganhando minha libertação espiritual, pq isso era um problema espiritual sim.
    Até q me libertei disso, e um tempo após fui levantada obreira. Hoje estou aqui fazendo a obra de Deus, sem nisso, liberta desse ato sujo. Hoje eu tenho nojo até da palavra masturbação.
    Sei q se Deus pôde me livrar desse mal, ele também pode livrar esse rapaz também, em nome de Jesus!´
    É só ele pensar em Deus quando vier esses pensamentos sujos.

  • alexandre

    Lídia me desculpe, mas vc tem muito conhecimento porém (parece) que vc tem pouca espiritualidade.Não sou nenhum santo pois eu luto contra isso pois me faz muito mal,pq Deus é puro e se eu quero me santificar não posso ficar me masturbando.Lute contra o seu eu que diz que não é pecado a masturbação,pois não podemos dizer que a masturbação é fruto do espírito,e a palavra de Deus diz para andarmos em espírito,agora se acha que não é pecado espero que vc esteja certa pois no dia do acerto não tem como voltar atrás,eu porém vou continuar lutando para não mais praticá-lo pq quando faço isso me sinto mal com Deus e não é pq o Bispo disse que é pecado e sim pq o Espírito Santo me convence de que realmente é PECADO.Que Deus abençoe a vc Lídia e a todos que frequentam o blog.

  • alex praxedes

    A maior estrategia do diabo é colocar esse tipo de ato prinçipalmente nos jovens para tirar da ´fe colocando eese sentimentos de culpas ,e assim afastando- os de deus pela condenaçao do prapio diabo na mente da pessoa digo isso por sentir na pele esse tipo de sentimento ,mas pela mizericordia de deus estou livre nao foi facio mais eu vençi. nos preçisamos ocupar nossa mente com as coisas de deus e nao deixar a mente vazia .

  • Daniel Nascimento

    Boa Noite Bispó!
    Amigo,vou deixar aqui um exemplo da minha própria vida,quando eu estava no mundo e até na igreja eu praticava este pecado,depois que conheci minha esposa que na época era minha namorada ela me ajudou falando a palavra de Deus dizendo que não devia praticar essa coisa,pois eu assistia filmes,via revistas e etc.
    Graças a Deus hoje eu não preciso dessas coisas,pois eu estava embriagado com o vinho desse mundo,procure fazer o que o bispo lhe orientou.
    Ore a Deus pra vc logo ter uma esposa pra que vc se relacione com ela,pra que a sua necessecidade seja suprida.
    Que Deus te abençõe.

  • josy

    alguns nao come carne e criticam os que gostam de verduras eu nao julgo condutas de ninguem na cama ; claro sendo casados unidos pelo amor e em concordancia respeito mutuo , o homem nao e bobo a mulher sabe o que quer se nao concordar fale reclame proteste nao vale e pedir ajuda a mamae a amiga amiguinha do coraçao…… uma ou outra voce vai virar uma santa ou sua amiguinha vai satisfazer as vontades do seu marido. Bispo Macedo gostei das fotos mais achei que tu focas a camera muito au centro eu queria ver o pe da arvore o cabo da flor mais gostei sou chata ….chatinha……………………………………….. .

  • rosane aparecida ribeiro

    ore por mim e minha familia

  • Na Guerra

    Eu concordo com todas as pessoas que disseram ser pecado a masturbação.
    Essas que estão vindo com argumentos e bíblicos ainda mais, estão querendo tampar o sol com uma peneira.
    Daí a gente vê quanto cristão não está disposto a negar-se a si mesmo.
    Quando a gente tem humildade para aceitar as nossas fraquezas demonstramos humildade e com certeza Deus se agrada e ajuda a sair do erro. Mas quando se é orgulhoso se dá um jeitinho para convencer que o que se está fazendo não é errado, não é pecado usando até argumentos bíblicos.

    Negar a nossa própria vontade não é tarefa fácil, mas se Jesus foi tentado no deserto por suas maiores necessidades, imagine nós. Jesus naquela ocasião estava em jejum por quarenta dias e o diabo tentou-o vendo a necessidade dele, a fome.

  • marta

    BOA NOITE A TODOS!
    AQUELES QUE ESTÃO NA CARNE NÃO PODEM AGRADAR A DEUS, É ISSO QUE ACONTECIA COMIGO QUANDO ERA SOLTEIRA, VIVIA NESSA PRÁTICA E AINDA ACHAVA QUE ERA DE DEUS,TAL COMPORTAMENTO! MAS PORQUE? PELO FATO DE ESTAR SOZINHA,SEM NINGUÉM, SER TÍMIDA,
    POR ACHAR QUE NUNCA IRIA ME CASAR, PRA NÃO CORRER O RISCO DE ME PROSTITUIR COM UM E COM OUTRO, PRA NÃO ENGRAVIDAR, PRA NÃO PERDER A VIRGINDADE ,POIS SABIA QUE ANTES DO CASAMENTO ERA ERRADO SE RELACIONAR SEXUALMENTE, E TB PORQUE ERA EXTRAMAMENTE VAIDOSA E FICAVA IDOLATRANDO E COBIÇANDO EU MESMA,FICAVA REPARANDO EM MIM MESMA E COM DESEJOS ÍLICITOS, TUDO ISSO FOI OBRA DO DIABO PRA ME AFASTAR DE DEUS E DA FÉ,SÓ PERDI MEU TEMPO E QUASE A MINHA SALVAÇÃO, ISSO É PECADO ,É UM VICÍO DIABOLICO,NO COMEÇO É MEL E DEPOIS VIRA FEL,SOFRI MUITAS PERTUBAÇÕES,NÃO CONSIGUIA ME LIBERTAR POIS ACHA QUE ERA MAIS FORTE DO QUE EU,A PONTO DE DESISTIR DE TUDO, A MENTE ME ACUSAVA,TINHA NOJO DE MIM MESMA E ME PERGUNTAVA, COMO PODE EU ME RELACIONAR COMIGO MESMA, MAIS AÍ EU PERCEBI MEU CORAÇÁO SUJO ,MINHA MENTE POLUÍDA E COMO É QUE DEUS PODIA ENTRAR NA MINHA VIDA DESSA MANEIRA,CHEGOU O DIA QUE DEUS ME LIBERTOU, ME BATIZEI NAS ÁGUAS, SEPULTEI ESSA IDÉIA,FIZ TERAPIA DO AMOR EM 5 SABÁDOS, E JÁ NO SEGUNDO ELE ME RSEPONDEU, HOJE SOU CASADA TENHO FILHO, ~E ACHO QUE NÃO É SÓ ERRADO PRA QUEM É SOLTEIRO , MAS TB PRA QUEM É CASADO ;É COMO BISPO DISSE A MENTE FICA TOTALMENTE SUJA.PODE CRER ISSO É OBRA DO DIABO.
    DEUS ABENÇÕE A TODOS!!!!!!!!!

  • lidia

    Presados ,

    A apóstolo Paulo disse : “…Todas as coisas me são LÍCITAS , mas nem todas as coisas me CONVÉM…”

    Vejamos o que o dicionário Aurélio define sobre as palavras LÍCITO e CONVÉM :

    1 – LÍCITO : vem do Latim : licitu, permitido por lei ; legal; justo; o que é justo ou permitido por lei.

    2 – CONVÉM : vem do Lat. convenire , fazer ajuste, pactuar; quadrar, servir; estar de acordo; coincidir, vir ao mesmo tempo; importar, ser útil;

    Ou seja : Paulo está dizendo que “…Todas as coisas me são lícitas (JUSTAS , PERMITIDAS POR LEI, LEGAIS, não são ilegais ) , mas nem todas as coisas me convêm…( me servem, me são úteis)”

    Em nenhum momento ele disse que estas coisas são proibidas ou são pecados, apenas disse que há algumas coisas que não úteis .

    O segredo é gastar mais tempo estudando a bíblia, com dicionários do lado e com a NOVELA desligada.

    Abraço a todos.

  • Bem me quer

    Graça e Paz !!

    Participei em meu estado de um “Encontro para solteiros, viúvos e descasados”, tendo como tema principal a MASTURBAÇÃO .

    O assunto deu pano pra manga… Há muita gente neste mundo, em todas as classes sociais, que não estão preparadas para ouvir determinados temas, embora ninguém saiba, quando em seus aposentos, longe dos olhares humanos, o que eles realmente praticam.
    Há ainda aqueles que têm o Complexo de “Pedro Malasarte”, que querem consertar o mundo, fazendo com que o mundo entre em sua fôrma, seu molde e que todas as outras pessoas não tenham liberdade de crença, pensamento ou decisão, mas que devem ser forçadas a serem do molde que eles pré-determinam, caso contrário, a guerra estará estabelecida.
    (Vale lembrar que nem Deus nos força à nada ) “…não por força nem por violência…”, pois nos deu o livre arbítrio (livre escolha e livre decisão).
    Houve mulheres que entraram em estado de choque e por pouco não abandonaram o recinto. Os homens ficaram em silêncio e por isso não sabemos se eram contra ou a favor…

    O Pastor palestrante entrou em determinados áreas, como a auto-satisfação daqueles que estão sozinhos, seja por opção ou por ainda não terem encontrado companhia. Este pastor deixou bem clara a sua opinião, citando inclusive, que só existe na Bíblia duas referências bíblicas sobre isto e ambas são citadas DENTRO DO CASAMENTO , entre marido e mulher, ou seja : a bíblia só proíbe a masturbação de pessoas CASADAS, sem se referir aos solteiros e solitários.
    Ele cita I Coríntios 7:4, cujo título do capítulo é: O Casamento. A auto-satisfação foi proibida dentro do casamento. Nesta passagem e em I Tessalonicenses 4: 4 a 6 trata de marido e mulher. Não há qualquer referência aos solteiros.
    A abominação desta prática, conforme o livro “O Ato Conjugal” de Tim e Beverly Lahaye é exatamente conforme o que este pastor assegura e ainda cita casos de cônjuges, que por má vontade, preguiça, falta de amor ou de interesse em estar “perdendo” algum tempo com o companheiro, prefira se masturbar, para não tomar muito tempo sendo forçado a fazer carícias na esposa, (ou no marido) depois de muito cansaço físico por conta de uma jornada diária exaustiva, ou por vingança ou para punir a esposa, ou também por achar mais prático e mais rápido.
    Aí sim, é que é considerada uma prática de defraudação e prejuízo para a parte rejeitada.
    Isto é Abominação para o Senhor !!!
    Ele também deixou bem claro que, se a pessoa que está solitária praticar isto com muita freqüência, poderá se viciar ou mesmo não querer mais a participação do outro nesta tarefa de caráter mútuo e se achar auto-suficiente em todos os aspectos da vida.
    Aconselhou aos solitários a que pratiquem algum tipo de exercício físico, faça serviços voluntários se puder, procure ocupar mais o tempo ocioso, saia com amigos, procurar mais contatos com os irmãos, levantar tão logo desperte para que não entre em devaneios e comece a fantasiar…
    Outro ponto importante (mas que os duros de coração não querem entender) são aquelas pessoas que têm o companheiro enfermo por longo tempo , impotente , ou com uma doença degenerativa , daquelas que a pessoa fica muitos anos acamada , ou internada por tempo indeterminado.
    Temos uma vizinha que sofreu de uma doença e levou 5 anos para morrer , com um marido jovem e bonito. Não seria muito melhor que ele se masturbasse do que tivesse adulterado ? Quantos anos os maridos sexualmente fortes conseguem ficar sem sexo ? E as esposas cujos maridos ficam impotentes muito cedo?

    Aqui entra um ponto muito importante:

    O que você entende por AMAR AO PRÓXIMO ?
    Ele ensinou o verdadeiro sentido de AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO : é quando você se coloca no lugar daquela pessoa , no lugar de quem tá sofrendo, no lugar daqueles que vivem em solidão. Se fizermos assim , jamais vamos jogar pedras nas pessoas.
    Se pensarmos :
    – ” E se fosse eu , que tivesse que esperar 5 , 10 ou até 15 anos até que meu companheiro ( ou minha esposa ) descanse em paz ? ”
    Só quando nos colocamos no lugar de nosso próximo é que vamos ter misericórdia dele.
    Se você fosse aquela mulher pecadora , você gostaria de morrer todo arrebentado de pedradas ?
    Pense nisso …

    Concordo PLENAMENTE com as palavras de Lídia. Parabéns , moça ! Você mostrou queé bastante inteligente e observadora dos detalhes da bíblia.

  • luciano pereira da cruz

    BISPO parabens pelo aniversario doSR,muitas vitorias para honra do nosso DEUS vamos avança;sempre..lutar e vencer,,BOA NOITE

  • OBREIRA Rita PEREIRA/DF

    Não querendo julgar ninguem mais tem muitos cristãos vivendo de qualquer jeito.

  • OBREIRA Rita PEREIRA/DF

    E não tem essa de ter sido casado ou casada é ter um encontro com DEUS ta amarrado tal pratica gente não se enganem o nosso DEUS ve tudo em todos os lugares acordem!!!! JESUS está voltando.

    Eu não quero aki ser a tal mas gente é seriu uma vez vc tendo esse encontro com DEUS vc jamais vai praticar tal coisa.

    A palavra diz que o homem sofre por falta de conhecimento.

  • OBREIRA Rita PEREIRA/DF

    Ou meus amados irmãos busquem mais a DEUS é lógico que se masturbar é pecado meu DEUS até quando vão ficar ai cegos fazendo essa pratica satanica onde já se viu se satisfazer com suas próprias mãos e não ser pecado acordem pessoal não é mais tempo de cair e sim de se levantar.

    Aquele que ainda faz tal coisa precisa buscar o dominio próprio, é melhor obedecer do

  • wilson,obreiro

    olá paulo eu vivi esta mesma situaçao quando era solteiro e fui para a igreja,vivi so por cinco longos anos.no inicio foi dificil para mim suportar as nescidades da carne pois vinha de un,relacionamento fracassado,fui evangelizado e fui para igreja mesmo conhecendo a palavra eu tinha,muitas difilculdades,pois aquelas pessoas do passado a quais eu tinha caso voltaram a me procura,nesta hora so Deus para nos dar força para negar a vontade da carne,pois eu dispensava,as e buscava ajuda na palavra e no dia seguinte pedia ajuda ao meu pastor,o qual me orintava,para orar ler a biblia,ouvir,musicas evangelicas,e assim fui vencendo os probemas da vontaade da carne,até a data do meu casamento.o qual esperei em Deus durante quase cinco anos,mas valeu e continua valendo pois hoje sou casado a mais de doze anos graças a Deus,coloque em pratica,esta esperiencia vivida por,mim pois no momento certo Deus,vai ti abençoar;Wilson

  • Adriana

    O que está faltando é pregar sobre esse assunto, pois eu percebo que a maioria dos jovens se masturbam mesmo ouvindo a palavra de Deus todos os dias, pois acham que não é pecado. Bispo, por favor, pregue em todas as iurds sobre masturbação, pois eu tenho mil duvidas sobre esse assunto, obrigada

  • angelika oliver

    oie olha eu acho k somos tarbenáculos de carne,temos nossas fraquezas não somos perfeitos,quem nunca errou k atire a primeira pedra,pork santo é somente o senhor,e por sermos tarbernáculo de carne temos nescessidade na masturbação é normal, do ser humano até um animal se masturba por isso acho que não é nehum pecado,antes isso do k se prostituir,adulterár,fornicar…acho k isso é normal,a agora oque não é normal vc julgar os outros pensar k vc é muito crente e faz coisas pior,temos k olhar para dentro d nós não no quintal dos outros as vezes pode estar mais sujo daquele k se maturba.é claro que devemos nos santificarmos e buscar-mos mais o senhor em vez d pensar só nessas coisas,mas não podemos esquecer k isso faz parte d nós.

  • Davi

    Boa noite a todos, mais mim referindo a amiga Lídia quero dizer que vc foi infeliz na suas colocações, tudo bem que não está escrito não mastubarás mais está escrito que tudo é lícito mais nem tudo nos convem e tem coisas de apesar de não ser pecado mais não tem indentidade com agente, se de fato queremos ter com o nosso Deus uma comunhão sincera temos que nos santificarmos, Bp.Macedo obrigado por nos orientar

  • LIDIA

    DEUS DISSE :

    – NÃO MATARÁS,
    – NÃO FURTARÁS,
    – NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO,
    – NÃO ADULTERARÁS ……….. etc…,

    E o homem acrescentou :

    – NÃO MASTURBARÁS !!

    Mas , nem Deus, nem Jesus , nem os anjos, nem nenhum profeta , apóstolo ou outro qualquer escritor da Biblia jamais disse : “NÃO MASTURBARÁS !!”

    Portanto, NÃO PONHAM PALAVRAS NA BOCA DE DEUS , pois se Ele achasse que isto seria um grave pecado para homens e mulheres , ele mesmo teria escrito o 11° mandamento dizendo :

    “NÃO MASTURBARÁS !!!”…

    Deus disse que o povo dele está se perdendo por falta de conhecimento . Quem tem preguiça de ler a Bíblia sempre terá dúvidas se algo é pecado ou não, pois a Bíblia , quando bem estudada , por si mesma ela responde a todas as nossas dúvidas .
    Quando vc tiver alguma dúvida , deixe a preguiça , a TELEVISÃO E O COMPUTADOR de lado , pegue a sua BÍBLIA e vc mesmo estude com força, e as respostas irão surgindo à medida que vc percebe que, se dermos mais atenção aos homens do que à Palavra de Deus , com certeza vamos viver cheios de medo, peso na conciência e nunca alcançar a verdadeira liberdade.

    Jesus disse :
    “…E conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará…”

    Só lendo muito e estudando muito a Bíblia é que não vamos errar o caminho, nem aceitaremos o que o que os homens estão emendando na Bíblia.

    ” O MEU POVO PERECE PORQUE TEM PREGUIÇA DE ADQUIRIR CONHECIMENTO”.

  • Walter Bezerra

    Lídia,

    Me desculpe! você falando dessa forma dá até a entender que você pratica isso ou que sua carne tem estado mais forte do que seu espirito. Numa passagem lá em 1 Coríntios, o apóstolo Paulo diz: “Tudo me é lícito, mas nem tud me convèm”. Sabe lídia, dentro dessa versículo, entendemos que a prática da masturbação fica sob o livre arbitrio de qualquer pessoa, porém ela não é conveniente para aquele que quer compromisso com Deus, logo se torna pecado.
    Deus nos chamou para sermos santos e não andarmos segundo nossa carne.

    Abraço a todos os intenautas e espero assim ter contribuido com vc lídia.

  • Josep

    É, ACHO Q TEM COISAS DO SER HUMANO Q NAUM TEM COMO FUGIR Q É CM O BISPO FALA TENTE OCUPAR O TEMPO COM OUTRAS COISAS MAS SEMPRE SE TIRARÁ UM TEMPINHO PARA VIDA SEXUAL.

  • Luciana

    Ola a todos,

    Querido bispo, ha muita sabedoria em suas palavras e glorifico a Deus pelas as obras feitas atraves do senhor, que o senhor Jesus continue abencoando ao senhor e sua familia ricamente.
    Queridos, todos temos o direito de acreditar no quisermos, parabenizo a Fernada pela a forma como defendeu as suas ideias, e fico triste em ver que muitas pessoas mal sabem no que acreditar, vcs nao sao zumbis, aprendam a ter opiniao propria a falar o que realmente sentem, parem de dizer que discordar do que um bispo ou pastor fala e discordar do proprio Deus, somos todos humanos, somos todos iguais e ninguem pode apontar o dedo pra ninguem viva a sua vida reta perante a deus, a melhor maneira de saber se algo agrada ou nao a deus e a nossa conciencia se vc pratica algo que sabe e sente esta errado e vc se sente mal por isso, entao na faca!
    sonho com o dia em que seremos livres de julgamentos, onde seremos todos iguais!

  • Obreiro Alex

    Queridos Irmão da fé, como é bom quando alguem vem com uma duvida que gera uma certa irretutancia sobre o certo e o errado né, tipo assim vi pessoas aqui que concordam com o Bispo em que Masturbação é pecado (o que no caso eu acho que é) e os que acham que é puberdade digo uma coisa isso vicia mesmo e duvido na presença do Senhor jesus que alguem que praticou isso não pensou em coisas erradas, so que meus irmãos amados vcs se esquecem que para Deus não há pecadinho e nem pecadão e que Deus conhece todos os nossos pensamentos, então pense assim quando eu me converti e nasci de Deus o espirito santo me proporcionou muito conhecimento atravéz de homens de Deus (Obreiros, Pastores e Bispos) e o que mais me marcou foi o que um pastor muito amigo meu me disse “Alex se matar uma pessoa ou em pensamento desejar uma mulher que não seja sua esposa ou namorada, para Deus o pecado é o mesmo”, só que se vc pensar eu sou jovem tenho que me conhecer tenho uma dica facinha para oculpar seu tempo, VÁ SALVAR ALMAS PARA JESUS, e ocupe seu tempo sendo testemunho de vida.
    E não se esqueça quando Jesus perdoou Madalena ele “não” disse vá e peque novamente que te pedoo ele falou “vá e não peques mais”
    É a minha opinião que deus abençoe a todos.

  • jose rubens floriano de souza

    ha uma diferença quando se masturba, a conciencia pesa logo , porq o diabo ja entra com o pedido de puniçao a Deus porcausa daquele ato, ja a relaçao entre o casal nao.Porque o ato nupscial glorifica a DEUS .Ai vc se sente leve e solto ate parece q recebeu uma bençao naquele momento so alegria .Ao contrario da masturbeira; da um vazio e bate um remorso ah porq eu fiz isso nao vou fazer mais ai se vc nao se libertar disso mais tarde ta la vc de novo com remorso.
    Se Jesus voltar naquele momento em q vc esta fazendo um ato de amor com sua esposa e vc for convertido vc sobe mas se vc for pego fazendo a tal masturbeira vc desce .

  • jose rubens floriano de souza

    DEUS criou a mulher ao homen e o diabo a masturbaçao qual vc escolhe os dois dao prazeres mas uma so escolha é certa boa sorte

  • digo

    lidia
    rs poxa…muito bom o seu comentario…

  • jurema marques

    JA PASSEI POR ISSO POIS MEU MARIDO NÃO QUERIA FAZER SEXO COMIGO MAS GRAÇAS A DEUS SAIR DESSA REALMENTE NÓS AFASTA DE DEUS MAS CONTINUO NA LUTA PELO PRAZER DE MEU MARIDO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE

  • Thalita

    Quando temos dúvidas, seja a respeito do assunto que for, o Único que tem as respostas corretas é Deus e Ele responde com certeza no seu interior, muitas vezes tão claro a ponto de vc não precisar questionar outros, ou continuar executando aquilo para constatar os frutos e daí perceber se é correto ou não continuar. Porém para existir um relacionamento íntimo com Ele, a própria palavra diz para que abra mão de si próprio e o siga. Ele sabe que somos feitos de carne, ossos, desejos, assim como espírito, alma, coração, entendimento, e se nos dá a oportunidade de Seguí-lo, é porque tem convicção e certeza que conseguiremos suportar às nossas vontades pelo objetivo maior que é agradá-lo ao invés de satisfazer as nossas próprias vontades, afinal vc se coloca na posição de servo e não de senhor da sua vida quando deseja verdadeiramente nascer Dele. Todos somos vulneráveis e suscetíveis a errar, porém permanecer no erro é opção. O pecado não é aquilo que um diz ou que o outro fala que é, mas sim tudo aquilo que te condena, pesa, e depois é usado para te incriminar ou se sentir pesado, além daquilo que já está explícito na palavra como incorreto . Nem tudo é lícito, mas nem tudo me convém. Nos afastamos daquilo que é nocivo, exatamente por saber que para uma casa ser construída, começa com um tijolo. A árvore para dar bons frutos precisa ser podada, da mesma forma que precisamos nos conhecer e aparar as arestas para nos corrigirmos. Se Deus fala através de sua palavra, para que os solteiros se ocupem das coisas de solteiros e os casados das coisas de casado, é porque há distinções, assim como Ele salienta que não é bom que o homem permaneça só por saber das dificuldades que este enfrenta, principalmente no que se refere as vontades carnais; porém Ele ensina que buscando em primeiro lugar Conhecê-lo e entregar sua vida as demais coisas serão acrescentadas, com certeza é porque a plenitude que Ele tem para a sua vida é maior que qualquer sensação de prazer momentânea seguida de culpa e dúvidas. Em estudos de viciados em drogas, o que foi apurado é que normalmente o que inicialmente era curiosidade se tornou vício pelo fato do usuário sempre buscar alcançar a sensação que atingia na experiência anterior. Porém a droga causa destruição dos neurônios, logo aquelas sensações nunca mais seriam as mesmas, pois são células que não se regeneram. Levando isso para o lado da sexualidade, a cada vez que vc se masturbar, sempre vai recorrer a coisas e mais coisas que te tragam sensações que se igualem ou superem as anteriores, e quando perceber, já estará viciado nisso. Se vício fosse algo positivo, não veríamos tantas clínicas de reabilitação e pessoas perdidas por caminhos de destruição…Somos reflexo do que está cheio nosso interior e externamos em atitudes aquilo que nos preenche… Só que quem planta vento, colhe tempestade…

  • Miguel

    Olá, esse assunto tem nos assustado e muito !! sou obreiro e separado, vivi 8 anos casado e tinha relacionamento sexual normalmente, após o fim do casamento dois anos se passaram e sofri muito devido a idéia da masturbação ser um pecado, tive de procurar orientação médica pois tinha cólicas devido a falta da vida sexual, que é uma benção no casamento, e ai o que fazer ?, fui orientado pelo pastor da mesma forma que o Bispo orientou e foi um alivio na minha alma, a masturbação em si não me traz nenhum problema no minha comunhão com Deus, pois não assisto filmes pornograficos, não acesso sites pornos, não cobiço mulheres em shoppings ou outros lugares no sentido de satisfazer os meus olhos para se masturbar mais tarde, é simplesmente um ato como urinar ou defecar, simplesmente fisico, agora é muito importante distinguir quando esse ato entra em uma perda de controle, ou muda os pensamentos para pornográficos ou começa a criar outras necessidades como assistir a filmes que tenham cenas pornos ou assuntos desse tipo, ai lhe digo que vc está caminhando para a ruina, pois muito tempo levamos para construir uma comunhão com Deus mas somente alguns minutos para destrui-la, várias vezes o diabo sobra ao nosso ouvido com coisas como olhar mais tal mulher que está na rua, ou algo semelhante, isso tudo para nos confundir e cairmos na sua cilada então a palavra certa que tem me ajudado é DISCIPLINA, leia mais a biblia principalmente antes de dormir, nos pensamento pornograficos, louve a Deus cante hinos da igreja (o diabo odeia isso rsrsrs), atividades fisicas são importantissimas se não frequenta academia então vá evangelizar participe das atividades da igreja de limpeza, arrumação isso ajuda demais e lembre-se “tudo posso naquele que me fortalece”, com o tempo vc não sentirá nem mais os desejos carnais, espero ter ajudado a alguêm.

  • LIDIA

    Deus disse :

    – NÃO MATARÁS,
    – NÃO FURTARÁS,
    – NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO,
    – NÃO ADULTERARÁS ……….. etc…,

    Mas , nem Deus, nem Jesus , nem os anjos, nem nenhum profeta , apóstolo ou outro qualquer escritor da Biblia jamais disse : “NÃO MASTURBARÁS !!”

    Portanto, NÃO PONHAM PALAVRAS NA BOCA DE DEUS , pois se Ele achasse que isto seria um grave problema para homens e mulheres , ele mesmo teria escrito o 11° mandamento dizendo :

    “NÃO MASTURBARÁS !!!”.

  • lilian, uberaba- mg

    Tem pessoas que achao tudo normal,que o corpo sofre mudanças ,que nessa faze de adolecencia tem nessecidade de isso ocorrer,que para os homens se torna mais dificil e tudo mais!so que as pessoas esquecem que acima de tudo isso á um Deus que nos da força e livra de todos os pensamentos e vontades carnais ,ora se voce esta firme e bem com Deus eu tenho serteza que ele te preenchera de todos os seus vazios e vontades !Deus abençoe

  • divino

    Bispo que Deus te abençoe.

  • Tamires

    Quando a nossa mente está voltada somente para as coisas de DEUS, nada e nem ninguém pode nos fazer parar.
    por isso devemos lutar contar a nossa própria carne dia pós dia, não é fácil,mais também não é difícil para quem realmente quer uma mudança na vida e não aceita a vida fracassada que tem.
    por que não adianta ninguém querer mudar e deixar o pecado por você,a não ser vc mesmo!
    E DEUS disse através da sua palavra que os solteiros cuidasse das coisas de Dele, oq muitas das vezes não tem acontecido com muitos que tem se enfraquecido e caído em tentação porque ao invés de se preocupar com a sua obra está preocupado com a vida sentimental e colocando a anciedade em primeiro lugar em suas vidas, ao contrário do que devemos fazer que é buscar o SENHOR em primeiro lugar no nosso coração e a sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas, entregue suas preocupações nas mãos de DEUS e confie nele e o mais Ele fará. pq nós mais do que nunca devemos vigiar , pois estamos nos finais dos tempos!
    Meu amigo você que está lendo essa mensagem, será que uns minutos de prazer é mais importante do que a sua SALVAÇÃO?
    será? responda a si mesmo!
    E ás vezes vc está falando á ela fala isso pq é casada, para ela é fácil, se enganou quem pensou isso, porque eu sou solteira, pensa que é fácil, não é não, mais kundo você tem um objetivo na sua vida o pecado não tem vez, que é glorificar o nome de DEUS atravéz da sua vida!!
    na FÉ!

  • digo

    bom …
    esse negocio de falar q é pecado , acaba deixando os jovens com peso na conciencia

    por q todo mundo sabe q todo joven se masturba, homen, mulher ja nao é tao facil, por isso q nas relaçoes sexuais com o marido ela nao atingi o climax……
    por q ela nao tem o custume

    mas homen, o obreiro o homen q falar q nuca fez a mentira, natural,

    logico tem q lutar contra isso, mais nao q o cara´va perde a salvaçao por causa disso

    logico os pensamentos, q levan a destruiçao, dae sim,

    mais controlar a mente de um joven de 14 ,14 ,16 ,17 anos, olha mesmo falando pra nao fazer eles vao fazer

    o problema, se vira um vicio , o cara pode nao aguentar uma suposta tentaçao…

    mais pecado ja vi varios pastores da iurd dizer q nao e, masi é perigoso, pra vida espiritual,pelo fato do vicio,

  • Obr.Douglas

    É possivel para aqueles que estão no Espirito, pois um dos frutos é o dominio proprio, mais quem está na carne não resiste e se enverda nesse ato, que logo se torna em vicio, como podemos ver nos depoimentos acima, é guerra só os fortes conseguem vencer!

  • LUANDA

    Não concordo, pois a masturbação nao está na biblia como sendo um pecado, se fosse, Deus falaria. Eu cheguei na igreja já não era mais virgem e quem não é virgem, não consegue segurar, até consigo ficar bastante tempo sem fazer, mas chega uma época, perto da menstruação principalmente, que não dá pra segurar, a vontade é muito forte. Não me prostituo, mas ficar totalmente sem a masturbação é impossivel para o ser humano

  • José Carlos Alexandre Soares

    olá bispo sou membro há 6 anos e também sofria com este problema de masturbação, mas hoje eu me vejo casado e dou graças a Deus por ele ter misericordia de mim e me dar uma esposa escolhida por ele

  • JOSÉ WAGNER BARBOSA DE MATOS

    OLÁ!!!!
    SOU MEMBRO DA IURD A 5(CINCO ANOS)
    SOU CASADO,QUANDO EU ERA DO MUNDO,ACHAVA ISSO NORMAL
    HOJE EU ENTENDO O QUANDO A MENTE DA GENTE É SUJA E PECAMINOSA,
    POR ISSO SÓ DEVEMOS NOS APOIAR EM DEUS,ORA E VIGIA.
    NÃO DEIXE QUE PENSAMENTOS DESSE TIPO ENTREM NA SUA MENTE,PORQUE ISSO É OBRA DO MAL,MAS SOMENTE DEUS É CAPAZ DE TIRAR ESSES PENSAMENTOS PECAMINOSOS,EU FALO POR MIM,QUE ANTES ANDAVA NAS TREVAS, AGORA ANDO NA LUZ.

  • JOSÉ WAGNER BARBOSA DE MATOS

    BOA NOITE,QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

  • Sirlene

    Bom, em relação ao assunto em questão é difícil falar o que é certo ou errado…Quem nunca pegou que atire a primeira pedra e não estou falando a respeito da masturbação mais sim de tudo que nos impede de termos comunhão com o Senhor, e tudo que gera dúvidas nos afasta de Deus, e o meu conselho é, se humilhar na presença dEle, pois é o Único que pode nos ajudar a vencer as tentações pois ninguém está livre de ser tentado.
    Paulo se revolta com essa situação e mostra pra Deus o quanto tem sido difícil pra vc viver só, que Ele vai te honrar.
    Discordo com a opinião de alguns homens casados, pois é fácil falar, mais a Biblia é clara qdo diz os que estão de pé cuidem se para que não caim.
    Siga a orientação do Bispo, pois no meu ver foi a mais clara que já vi em todo esses 12 anos que estou na IURD a respeito desse assunto.
    Que Deus abençoe à todos!
    SJC/SP

  • cristiano morais

    é dificil de mais !
    poxa pq !
    como eu falo !pra quem e casado e facil falar q e pecado ! pq se ele sentir vontade ele pode se satisfazer em sua esposa ! mas e o solteiro ?
    e falo isso ao homens ok !

    e quando sonhamos q estamos tendo relaçoes sexuais com uma mulher … e ejaculamos … é pecado ?
    isso se chama poluiçao noturna ! o homem tem q liberar os espermar pra que nao haja futuramente um cancer no penis ou saco escrotal do homem !

    o meu maior desejo e sim fazer obra de Deus claro ! mas sozinho eu nao ando 1 metro !]
    a mulher e auxiliadora do homem !
    queria muito para de masturbar ! muito mesmo ! mas eu cheguei uma conclusao e nao e satanico !!! q somente quando eu me casar eu pararei com essa açao ! nao chamo de vicio pq o vicio te domina dia e noite ! e eu so me masturbo quando nao a força pra segurar !

    eu sei q pra Deus nao a pecadinho ou pecadao !

    mas oq entristece a Deus mesmo e o despreso nosso por ele !
    nao e uma masturbaçao que deixara Deus longe de nos!

    nos humanos sabemos fazer justica ! imagina eu Deus !

  • FLAVIO

    BISPO É IMPRESIONANTE COMO DEUS AGE NOS NOSSOS CAMINHO, POIS ACABEI DE SAIR DE UM SITE PORNOGRAFICO, E ESTAVA ME SENTIDO TERRIVEL, FRACO E CONSIÊNCIA PESSADÍSSIMA, E DEUS ME COLOCOU AQUI NO SEU BLOG JUSTAMENTE PRA TIRAR ESSA DÚVIDA MAUDITA , POIS AGORA ESTOU DECIDIDO, MASTUBAÇÃO LEVA SIM AO PECADO POIS APÓS A PRATICA QUEM É DE DEUS,SE SENTE ENFRAQUECIDO PARA FALAR COM DEUS.E O PIOR A NOSSA CONSCIENCIA PESSA E O TEMOR VEM A TONA. ORE POR MIM BISPO EM NOME DO SENHOR JESUS ME AJUDE POIS TENHO UMA ENORME VONTADE DE FAZER A OBRA DE DEUS MAS SINTO QUE ALGUMA COISA ME ATRAPALHA DEUS ABENÇOE TODOS NÓS. SUAS MENSAGENS TEM ME AJUDADO MUITO. OBRIGADO QUE DEUS CONTINUE USANDO O SENHOR PARA GANHAR ALMAS PARA ELE.

  • R.S.s

    eu tenho a certeza de q todos q,lerem essa resposta
    do senhor, e q praticavam esse ato apartir de agora
    já tomou consiência do q tava fazendo e vai ser diferente,porque o pecado
    e contra ti mas a ti cumpri domina-lo.

    Deus abençoe

  • joão batista c filho

    boa t arde: O BISPO está competamente certo. cabe a esse rapaz botar em pratica,resistir,e dizer;MEU DEUS se for para continuar te envergonhando é menhor que O SENHOR tire minha vida. mas eu não aceito esse desejo do diabo.

  • clayton

    Muito Esclarecedor Bispo, a falta de conhecimento leva muitos a irem por caminhos errados graça a Deus por Ele usar o senhor para abrir nossa visão.
    Deus abençoe

  • alexandre

    Discordo do Cristiano,nós q somos casados infelizmente se não vigiarmos tb cometeremos esse PECADO da maturbação,pois por onde passamos vemos mulheres quase nuas ou com roupas muito justas inclusive na igreja.Sei q isso não justifica o fato de cairmos em tentação,pois se tivermos comunhão constante com DEUS poderemos suportar,mas q o público feminino talvez por não ter noção de como os homens veem o corpo feminino(científicamente foi comprovado que o homem é estimulado pelo que vê,no sentido sexual é claro)tem contribuído para muitos homens sejam cristãos ou não pecarem.Porém não acho que seja culpa delas pois não se vê nas igrejas exortações a esse respeito.Peço desculpas às mulheres pois não estou querendo culpar e nem apontar o dedo para ninguém,somente exponho o que acho que está acontecendo,não querendo com isso dizer que somos vítimas,mas que os cristãos sejam homens ou mulheres precisam de pastores mais preocupados com a alma do que com os números (frequentadores).

  • Marco Antonio

    Obr Marco, Salvador BA
    Graças a Deus pela vida do senhor bispo e dos demais homens de DEUS que estão sempre aptos a nos orientar, mais quando eu discordo de uma orientação de socorro do homem de DEUS nem que seja na mente,ficará provado que eu estou perturbado e preciso urgentemente de ajuda, porque independente do meu conhecimento teológico e científico quando eu discordo estou dizendo que o Espírito Santo não está com nada . Pense minha cara Fernanda Vidal na responsabilidade que tem o BISPO MACEDO para cuidar de tantas almas inclusive de nós obreiros, pastores e bispos , apesar que o homem realmente erra ,pense no estrago que seria na vida de PAULO e de tantas outras pessoas que o bispo orienta ,será que seria possível o ESPIRITO DA GLORIA deixá-lo errar e destruir tantas outras vidas inclusive a dele. Pense amiga FERNANDA, não é a minha intenção ofende-la, mas eu quero que você seja mais inteligente e espiritual do que é ,para um dia você poder orientar alguém no espírito como faz o nosso pai na fé o BISPO MACEDO.
    Fique com o nosso bom Deus

  • Barbara

    Bom!! gostaria de dizer que a resposta a repeito desse ato é clara e esclarecedora..e deixa invicto que é pecado siiim.e pessoas que dizem não fazer mal ou que não é pecado,alem de estar enganando os outros esta se enganando..e dando maus conselhos.
    Acredito na palavra do bispo que é cheia do Espirito Santo e com a Sua Santa Direção..não discordo de nenhuma virgula.
    Fiquem com Deus

  • wesley

    paulo procure buscar a face de Deus busque o Espirito Santo de todas as sua forças se interaja com as coisas de Deus se possivel tire um tempo pra voce adorar e buscar a Deus todos os dias tenha sede de Deus tenha fome da sua presença jejue ore busque de madrugada que vc vai ver nem pensar em fazer isso vc vai pensar

  • felipe KALMOM

    BOM, Primeiramente, tudo que denigre á consiencia é pecado , e o segredo paRA VENCER Á MASTURBAÇÃO , E SE CASAR !!!!!! PORQUE SE TENHO MINHA ESPOZA PORQUE MASTUBARIA??????? ENTEMDEM …… AGORA SE NÃO É CASADO RESISTA Á CARNE E PAGUE O PREÇO !!!!!! LEMBRANDO QUE ESTAMOS AQUI SÓ DE PASSAGEM , E SE NEGARMOS Á NOS MESMO VIVEREMOS COM ELE !!!!! DEUS ABENÇOE ABUNDAMTEMENTE!!!!

  • cristiano

    ta dificil pede a DEUS um casamento ele vai ti dar…

    mais a masturbacao e pecado….

    porque deseja a mulher do proximo,porque se na e sua e do proximo…

    e a biblia diz que os impuros nao entram no ceu…

  • brunno ribeiro

    escrevo a todos do blog. Todos nós temos uma opinião diferente e as opiniões não vão dizer o que é pecado ou não; há coisas tão naturais que fazem parte da vida do ser humano muitas das vezes para o próprio desenvolvimento humano,mas que são banalizadas só por se dizer´cristão´´ pra mim pecado é tudo aquilo que prejudica o homem. você tem certeza que não vai lhe prejudicar então que mal há nisso ou aquilo concordo com a Fernanda quando ela diz que o mais importante é a experiência pessoal com deus. um abraco a todos ñ vamos julgar ninguém

  • Alexandre

    Ola amigos eu posso falar tambem do assunto por que já fui solteiro, fiquei 5 anos na presença de Deus esperando minha amada hoje tenho 9 anos de conversão o que tenho a falar ao amigo que Busque o Espirito santo para te dar forças para não pecar, masturbação é pecado sim e enfraqueçe o cristão suja a alma e nos distancia de Deus desse tempo da minha conversão ao meu casamento me mastrubei-me apenas 2 vezes depois disso senti uma cobrança muito forte do Espirito Santo passei a obedeçelo e ele ma honrou, o seu organismo espelirá o esperma voce tera polução noturna e isso ira te aliviar ou voce acha que Deus não penso nisso, o problema não é a masturbação mas os pensamento as cobiças, isso sim é pecado não devemos cobriçar a mulher do proximo as coisa alheias seja forte irmão ja passei por isso e agrade a Deus e certamente le te horanrá fique com Deus.

  • rafael

    bispo muito obrigado pelo esclarecimento sobre o assunto, pois eu estava comentendo esse pequeno erro, agora tenho como reverter essa situação.

  • juliana nunes

    com certeza é um pecado muito grande.

  • cristiano

    eu acho que estao exagerando um pouco !

    pra quem é casado é facil falar que a masturbação é pecado ! pq ele tem sua esposa 24 horas pronta pra satisfaze-lo,
    mas quem é solteiro que é dificil ! acho assim ! eu nao acredito q uma pessoa se masturbar ela esteja plantando uma semente má e depois ela irar colher ! plantar semente ma seria se ela saisse com uma pessoa casada ai o resultado seria ruim !
    bom é algo complicado de se falar !Deus pode nos ajudar colocando ”logo ” uma pessoa pra nos casar e de uma vez por todas terminar essa duvida !

    bom finalizo aki dizendo que é muito facil pra quem é casado dizer q masturbação é pecado !é o famoso ditado ” faça oq eu falo, mas nao faça oque eu faço…”

    Deus me abençoe logo poxa !

  • maria celma paulino

    Bispo boa tarde!ouvi um dia em uma reunião do senhor que so os nascidos de Deus pode suportar as perseguições;defamações;injuria isso me ajudou muito.obrigado.obreira celma Jundiai SP.

  • maria celma paulino

    olá bispo oro a Deus todos os dias para o senhor pois fico feliz ao ver tanta gente que o senhor tem ajudado.que Deus continui abençoando o senhor;;;

  • andreia pires

    Bispo admiro muito o senhor pela sua ta manha fe de enfrentar todosos empecilios para ter a iurd ate hoje um grande abraço, tenho 14 anos e sou obreiro do RS

  • Carla Marques Cury

    Ola bispo Macedo,
    Eu agradesso a todos pelas opinioes, pois aprendi muito. Falando sobre o assunto, realmente quando se tem um vicio, a pessoa se torna escrava dele, e enquanto essa pessoa nao se revolta com esse vicio, Deus nao pode ajuda-la. A pessoa tem que chamar a atencao de Deus para liberta-la, “invoca-Me do dia da tua angustia, e Eu te livrarei e tu Me glorificarais”. Falo isso por experiencia propria, pois ja fui uma viciada em internet. Deixava tudo pra mexer no computador, e enquanto eu nao me revoltei com esse vicio ele permaneceu na minha vida. Hoje luto com essa vontade de passar o dia todo no computador, mas Deus esta me ajudando a cada dia, e assim prevaleco firme e forte na presenca do Senhor Jesus.
    bispo, parabens por essa obra e que Deus abencoe a todos infinitamente
    Atenciosamente

  • ka

    Eu acho que é equivocado afirmar que masturbação é um espinho da carne,no meu entendimento o espinho da carne tem que ser mantido para impedir que não nos orgulhemos das bençãos recebidas, logo, não se pode permanecer no erro, masturbação para mim é apenas pecado, e o pecado todos nós sabemos que gera a morte. Será que estou errada? Por favor Bispo me corrija…

  • Antonio Carlos de Aguiar

    Srs,

    Não sou santo, mas sei de uma coisa: os impossíveis para os homens são possíveis para Deus.

    Não deixem nada lhes atrapalhar na fé: qndo a vontade de se masturbar vier, cante, ore, jejue… se não funcionar, ou se não conseguir fazer nenhum deles, faça uma corrente de libertação, mesmo que você seja batizado com o Espírito Santo. Enfim, faça de tudo para se sentir perto de Deus… e se não se sentir perto dEle, faça-o pela fé. Pronto!

    Palavras e mais palavras não resolvem muita coisa… atitude é um bom começo. Quando agimos mais do que falamos as coisas acontecem (espero que me entendam nisto que digo).

    Para algumas pessoas é tão dificil se libertar da masturbação, tão impossível, que, por Deus! elas naufragariam na fé não porque estão se masturbando, mas ao ler alguns dos comentários aqui postados.

    Todos nós temos alguma fraqueza, talvez não seja a masturbação mas alguma fraqueza nós temos… Para Deus qualquer fraqueza e a masturbação do Paulo é pecado do mesmo jeito. Não é assim?

    Eu realmente creio que para todos os problemas o segredo é ter em mente que Deus nos chama mesmo com nossos pecados e fraquezas, e nós devemos aproveitar todas as oportunidades para estar perto dEle. Mesmo se nos setirmos fracos, debilitados… “vamo que vamo”, na fé, sem esperar sentir Deus para ficar bem… afinal, só tem uma coisa que agrada a Deus: a fé, não o sentimento. Quem espera sentir Deus para ficar bem ou para ir adiante está cometendo um grave erro.

    Nossa mente nos julga pelos mais altos padrões que o próprio Deus colocou nela. Nosso coração sempre erra. Se você faz algo, mesmo que não seja masturbação, e por mais prazeiroso e inocente que seja, mas sua mente te acusa… tenha certeza: esse é o seu pecado. Nosso coração nunca nos acusa de nada, o que nos julga é nossa mente. Veja: ela julga, nunca nos acusa. Quem acusa eu nem preciso nomear, porque o nome dele já foi mencionado várias vezes aqui.

    Então quando nos sentimos acusados de pecado, antes nossa própria mente já havia alertado. Quando a mente alertar, busquemos a Deus para não pecar. Se pecarmos, busquemos também a Deus, na fé, pois Jesus Cristo é fiel e justo para nos justificar diante do Pai. Vai chegar uma hora em que vamos nos enojar daquilo, naturalmente, sem forçar nada, tenha certeza disto. Mas isto só vai acontecer se a gente não se afastar dEle, fazendo nossas correntes, evangelizando, lendo a bíblia, mesmo sem vontade, mesmo nos sentindo fracos… Se toda vez que eu me sentir fraco eu me afastar dEle, então eu estarei mesmo perdido!

    Saibamos de uma coisa: Deus é tão sábio que já deu a válvula de escape para tudo, inclusive para os nossos mais profundos e irresistíveis pecados. Basta a gente agir. Agir a fé ou pela fé, e você sabe como fazer isso, você sabe EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA! Acontece que o que funciona para mim, talvez não funcione para você… por isso a fé é uma questão individual. Mas que você sabe como agí-la isso eu sei que você sabe. Então não se deixe vencer pelas suas fraquezas. Você pode vencê-las!

    Amém!

  • IVANILDO BISPO

    PELA MISERICORDIA DE DEUS ESTOU COMO LIDER DO FORÇA JOVEM DA IGREJA DE 2 LEÕES EM SALVADOR NA BAHIA.
    OLÁ BISPO ESSE ESTUDO FOI E É TÃO IMPORTANTE, PORQUE ATENDEMOS TANTOS JOVENS A EM NOSSAS IGREJAS PASSANDO POR ESSE PROBLEMA, E EU APROVEITEI ESSA OPORTUNIDADE E FIZ UM ESTUDO COM OS JOVENS E FOI UMA EXPERIÊNCIA MUITO LEGAL E PROVEITOSA POIS TIRAMOS MUITAS DUVIDAS DOS JOVENS GRAÇAS A DEUS.
    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SR. SUA FAMÍLIA E E O SEU MINISTÉRIO.

  • Marco Fernandes

    Bispo, penso como o senhor. Hoje em dia a apelação sexual é tanta, que leva nossos jovens a viver com a cabeça vazia das coisas puras e cheias das ofertas que este mundo nos apresenta. Inclusive o apóstolo Paulo fala que quando éramos meninos, procedíamos como meninos. Eu entendo que o termo “menino” significa inexperiente, sem noção das coisas. O conselho pra que tem esse vício é ser transbordante das coisas de Deus, exercitar o físico e a mente e principalmente o espírito, para não ser refém de algo tão simples de evitar.

  • gilmar

    bispo macedo que deus abençoe o senhor e sua familia sou obreiro e muito feliz por poder ajudar tatas passoas que chagam a igreja todos os dias que chego na igreja lembro como cheguei a 10 anos a tras fico penssando como as passas que estavam com a gente elas largam o senhor jesus abandonam a fe esquecem como chegaram na casa de deus e voltam para esti mundo olha bispo eu nao sou rico e nem tenho muito dinheiro mais sou muito feliz de verdade casei na terapia do amor e participei de uma reuniao que o senhor fez muito obrigado que deus de ao senhor muitos e muitos anos de vida e saude que deus ilumini toda a sua casa um abraço do obreiro gilmar de diadema.

  • EDISON OBREIRO

    PRIMEIRAMENTE EU NÃO SOU NADA, COM RELAÇÃO A OBRA, EU NÃO SOU OBREIRO, EU ESTOU COMO OBREIRO, SE UM DIA EU ACHAR QUE SOU ALGUMA COISA, NEI SALVO SEREI, COM RELAÇÃO A MASTUBAÇÃO, É UM VICÍO QUE ATÉ COM HOMENS CASADOS, E BEM CASADOS ACONTECE ISSO, E COMO TODO O VICÍO, DEVESSE SER TRATADO COMO UM VICÍO, ENQUANTO VOCÊ NÃO RECONHECER QUE UM VICÍADO VOCÊ NÃO SE LIBERTA, E COMO TODO O VICÍO CINQUENTA POR CENTO É O HOMEN QUE TEM O DESEJO CARNAL, E OS OUTROS CINQUENTA POR CENTO E O DIABO, COMO LUTAR PARA VENCER ISSO, LER A BIBLIA PELO MENOS UM CAPÍTULO DO NOVO TESTAMENTO E UM DO VELHO TESTAMENTO TODOS OS DIAS, JEJUAR, FAZER PROPOSITOS, EXEMPLO LEVANTAR DE MADRUGADA, IR A IGREJA A PÉ, E FALANDO COM DEUS RECONHECENDO QUE NESSECÍTA DE DEUS, NUNCA DIGA OU PROMETA A DEUS EU NUNCA MAIS VOU FAZER ISSO, VOCÊ ESTÁ FALANDO COM DEUS, NÃO COM HOMENS, QUE VOCÊ PROMETE QUE VAI FAZER AS COISAS E NÃO FAZ, E QUANDO SE LIBERTAR, SE APEGUE A DEUS POR AMOR, E PEZE NUMA BALNÇA O QUE SERÍA MELHOR PARA VOCÊ, SATISFAZER A SUA CARNE, OU SER SALVO

  • Ob. Rita/DF

    A respeito desse assunto tudo que plantamos vamos colher.

    Tudo é licito mas nem tudo convém.

    Isso é o espinho na carne, e por tão poucos minutos a carne fica satisfeita mas logo, logo sabemos que a colheita vai vim.

    Podemos evitar de plantar mas de colher meu amigo jamais. Se masturbar é pecado sim é UM ATO sexual e sexo fora do casamento é pecado. Não devemos cometar tal coisa amém?

  • Ob. Rita/DF

    Olá Paulo eu sei que não é fácil pra vc, mas tbm não quero te julgar. mas é claro que é pecado sim, quando vc faz tal ato é óbvio que não está pensando num poste e sim em alguem claro, mas a palavra diz que atire a 1° pedra quem não tiver pecado neh amado. Um conselho procura ir mais na igreja se preenche das coisas de Deus, busca ler a Biblia ora jejua e logo logo vc vai estar fortalecido e tal prática na sua vida nunca mais pq conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. FICA na Fé.

  • Sérgio

    Olá bispo,
    queria parabeniza-lo pelo espaço que o senhor abriu aqui, pois vejo que é de grande valia para tirar muitas duvidas, estava lendo alguns comentários e vi que as pessoa estão realmente falando o que acha certo, o que pensam, o que aprenderam, mais vejo também que tem gente que quer continuar se enganando, ou vivendo da maneira que ela acha certo, vemos que DEUS age sobremaneira na vida do senhor, e quando nos ensina o segredo para termos uma vida tão abençoada quanto a que o senhor tem, para fazermos obras até maiores do que JESUS fez, afinal é promessa de DEUS, não medimos esforços e muitos menos questionamos, agimos e pronto. Talvez é isso que ta faltando em mim, e muitas outras pessoas, conforme o tempo passa achamos que sabemos algo.
    Bispo não sou apegado a coisas materiais, como li um comentário, mais naturalmente DEUS supri todas as minhas necessidades, e tenho ambição sim de ter o melhor; o melhor carro, a melhor casa, as melhores roupas, comer do melhor, afinal isso também é promessa, e esta IGREJA MARAVILHOSA, que é a UNIVERSAL, que tira o diabo da vida da pessoa mesmo, bom apenas daqueles que creem né, que ensina a conquistar tudo de bom e do melhor, afinal DEUS veio trazer vida e vida em abudância né, esta IGREJA é somente pra quem crê, pra quem tem este espírito, de obedecer somente, de ser servo este não questiona a ordem que foi dada ele apenas cumpre.
    Eu la quero saber de conhecer meu corpo, minhas necessidades fisicas, eu quero é estar servindo a DEUS, estar do lado Dele quando Ele voltar, ou quando eu morrer, quero suprir minha necessidades espirituais, que é o ESPIRITO SANTO, Bp. continue esclarecendo nossas duvidas pois assim como eu tem muitas pessoas querendo mais de DEUS, sem medir esforços!!!muito obrigado, ore por mim, eu estarei orando pelo senhor e por todas as pessoas deste blog.

    “Não pergunta se somos capazes, apenas dai-nos a missão”

  • Tiago

    Quando praticamos o ato da mastrubação, logo vem o Diabo com varias pedras para te apedreja com os pesamentos negativos, Ex: Duvida, angustia, vergonha, tristeza, vc se sente inultil, fraco, imprestavel diante de Deus. Esse e o maior problema da mastrubação. Por isso Concordo com a orientação do Bispo Macedo.

  • Amigo

    Por muito tempo estive em tormento por conta de tal prática… ela vicia, sim, mesmo que, ao praticá-la, não haja a necessidade de usar a imaginação impura. É pecado? O ato em si, não, porque os homens a utilizam quando estão na intimidade com suas esposas mesmo que seja para “estimular” a ereção por mais tempo, e isso não desabona sua conduta. O que fere a consciência é a fragilidade que nos causa, a impotência diante da vontade. Deus nos fez seres sexuados, mas estando em espírito suportamos a castidade. Hoje eu a pratico, mesmo que a duras penas, porque ainda não sou casado, e o mal tenta infiltrar sua vontade em mim, mas eu simplesmente digo: – eu não quero! – e começo a louvar (aprendi com o Sr., Bispo) e nem percebo quando essa vontade se esvai. O que Deus quer é obediência e desejo em agradá-lO. Quando a vontade vier, ore! É o meu conselho, humildemente.

  • LENE ROSA

    OLÁ !! CONCORDO PLENAMENTE NO QUE DIZ O HOMEM DE DEUS O BISPO ! TENHO UM TESTEMUNHO SOBRE ESTE ASSUNTO QUE ESTÁ SENDO RELATADO NESTE BLOG !
    ANTES DE ME CONVERTER AO SENHOR JESUS , COMECEI A QUERER SABER MAIS O QUE ERA A MASTURBAÇÃO , JOVEM ANDAVA COM PESSOAS QUE Ñ ERAM CONVERTIDAS , E MUITAS FALAVAM COISAS E MAIS COISAS SOBRE O ASSUNTO , QUE ERA BOM QUE ERA ISSO OU AQUILO , TANTO DE EU OUVIR AS PESSOAS QUE EU ANDAVA NA ÉPOCA FALAREM DISSO , AÍ O QUE ACONTECEU ?! FIQUEI CURIOSA NA ÉPOCA QUERIA POR QUE QUERIA SENTIR TD AQUILO , COMECEI INICIANDO ALGO QUE JAMAIS PENSARIA QUE UM DIA PODERIA SOFRER TANTO ATÉ O PONTO DO PASSAR PARA ALGÚEM !! RESUMINDO .. ACABEI PEGANDO UMA DST .. QUE FIZERA EU GASTAR DINHEIRO E MAIS DINHEIRO .. QUANTO MAIS EU IA NO MÉDICO , MAS A INFECÇÃO NO ÚTERO SE AGRAVAVA .. AO PONTO DE UMA IRMÃ MINHA DIZER QUE ERA PROBLEMA ESPIRITUAL . POR QUE EU FAZIA .. TD AQUILO QUE AS PESSOAS DIZEM SOBRE O ATO .. A CHEGAR AO PONTO DE USAR OUTRAS COISAS ISTO TD ACABOU GERANDO UMA INFECÇÃO GRAVISSIMA RESULTADO .. NA ÉPOCA ANTES DE EU SABER QUE ESTAVA COM O PROBLEMA .. ESTAVA RELACIONADA COM UM RAPAZ .. AO PONTO DE EU TOMAR CONHECIMENTO QUE EU ESTAVA COM PROBLEMA E TINHA TRANSMITIDO PARA ELE .. LOGO REFLETI QUE O EU ESTAVA FAZENDO EU SABIA QUE ERA DAQUELE ATO QUE ANTES ERA UMA CURIOSIDADE E DEPOIS TORNOU -SE NUM VÍCIO HORROROSO INCONTRALÁVEL .. HJ GRAÇAS A DEUS ESTOU LIBERTA .. CURADA E NA PRESENÇA DO SENHOR JESUS .. PEÇO QUE TDS REFLITAM SOBRE O ASSUNTO … POIS O QUE O HOMEM DE DEUS FALA É O ESPIRÍTO SANTO ATRAVES DELE NOS ORIENTANDO .. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS !!

  • Marcos

    Olá bispo Macedo. eu posso dizer com experiência própria que, se masturbar leva a ruína espiritual.
    entrei na igreja há mais ou menos 10 anos. tinha na época 17 anos e os hormônios a flor da pele.
    minha intenção na igreja era servir Jesus andar nos seu caminho de todo o coração. havia em mim o temor de Deus. Era do grupo Jovem vivia na fé, tinha minha comunhão com DEUS, mas qdo batia vontade de me masturbar não aguentava e , caía em pecado. No início eu apenas me masturbava com revistas eróticas, depois comecei a a lugar filmes pornograficos. começou a minha ruína espiritual, pois não conseguia me firmar mais na presença de Deus. A comunhão q tinha com Deus foi sendo abalada. O diabo me conveceu q eu não tinha mais perdão, pois muitas vezes eu caía e pedia perdão, mas voltava a errar novamente, enfim perdi minha comunhão com o Espírito Santo, minha fé se esfriou, minha mente ficou pesada, perdi o entendimento das coisas, quase enloqueci, pois achava que Jesus tinha me abandonado. E quando pensamos assim, abrimos a porta da alma para todo e qualquer tipo de demônio. lembro me da minha experiência q tive com Deus , mas tambem lembro da experienci q tive com o diabo. nunca mais fui a mesma pessoa. meus sentimentos se esfriaram sentia me como se densas trevas me envolvera. Olhem só: perdi minha libido e fiquei com disfunção eretil por isso (é o proprio diabo). Passei anos com a ideia q Jesus tinha me abandonado. muitas foram a vezes q tentava voltar para a igreja mas não conseguia, pois achava q não tinha mais jeito pra mim. qualquer coisa o diabo me acusasva e minava a minha fé. Hoje penso diferente sei o quanto O PAI o FILHO e o ESPIRITO SANTO me ama e quer me libertar e salvar a minha alma, porque por tudo q passei nestes ultimos anos , era para eu estar morto (ou ter me matado ou o diabo me matar de alguma forma) mas DEUS sempre esteve presento comigo eu q não enxergava. Estou começando da estaca zero, mas não tem problema, Jesus é comigo e me dará a vitória. BISPO MACEDO eu me lembro de uma pregração q o sr fez dizendo q na igreja era proibido proibir. “…todo as as coisas são licitas mas nem todas convem a fazer… se vc quiser assistir filme porno amém ,mas vc vai gemer depois….” e foi exatamente o q aconteceu.
    ISSO TUDO ACONTECEU POR UM UNICO ATO (que aparentemente não iria causar dano algum):
    A MASTURBAÇÂO. DOU UM CONSELHO NÂO FAÇAM ISSO, PORQUE DEPOIS VCs VÂO COLHER FRUTOS PODRES E AMARGOS E VC VERÀ Q NÂO VALEU A PENA. Não troque sua comunhão com DEUS por um prato de lentilhas!!!!!!! orem por mim BISPO e a todos q lerem esse comentario.

  • antonio lopes

    essa pergunta e muito interessante para os homens porque a maioria deles não conseguem se converter ao Senhor Jesus por causa dos pensamentos que vem atraves da masturbação, e esse vicio impede deles se libertarem e a biblia diz em Marcos 9 43 … e se a tua mão te faz tropeçar, corta-a pois e melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos e ires para o inferno…
    nessa passagem Deus nos alerta o perigo que as nossas mãos nos tras ajudando-nos a masturbar-se e desagradar a Deus.por isso que temos que desejar um novo nascimento para vencermos nossa carne.

  • Pedro Luís Albuquerque

    Tem coisas aqui muito fortes e muito, muito profundas. Eu também não sou totalmente liberto, mas, como diz Paulo: Sei em Quem tenho crido.
    Tenho meu ou meus espinhos na carne que não é masturbação. São os tais males da alma. Mais uma vez, bispo, lhe parabenizo por tão inspirada iniciativa. Aqui eu pude me reconhecer no outro e é edificante sabermos que outros também perdem, mas, não perdem a fé. Parabéns!

  • monica

    Falar sobre este assunto não é fácil. Nós somos seres humanos ter desejos sexuais não nos torna endemôniados, como alguns dizem. As pessoas não se casam apenas porque querem ter filhos ou companheiros (amigos), nos casamos porque temos sim desejos sexuais, temos hormônios como qualquer outra espécie animal, o que complica a situação é que somos racionais. Podemos dizer a uma pessoa pra não ter fome? podemos dizer pra não ser gulosa. podemos dizer pra não ter sono? podemos aconselhá-la a não amar em demasia o sono. O desejo é inerente ao ser humano que é carne,mesmo os que procuram viver em espírito, e não podemos ignorar isso, é claro que devemos ter controle sobre a carne, como fazemos quando deixamos de comer para jenjuar, ou de dormir para fazer uma vigília podemos escolher se nos masturbaremos ou não, mas não sei se é normal não ter desejos. Creio que uma pessoa que bloqueia esse sentimento e o condena como ato do diabo, está criando um bloqueio mental que talvez nunca possa vencer, e em muitos casos se tornam pessoas frígidas no casamento ou amarguradas pela eterna condenação de si própria por não conseguir controlar uma ação natural do corpo. Que eu saiba a bíblia não deixa nada específicamente claro sobre o assunto e devemos ser cuidadosos pra não atribuirmos à DEUS conclusões próprias. não devemos viver na carne, mas se fossemos de todo espirituais não estariamos mais aqui neste mundo. gostaria que todos tivessemos o poder de dizer amanhã vou casar, e pronto isso se tornasse realidade mas não é assim, principalmente para um cristão que as limitações são tantas e se for mulher coitada só o poder de DEUS porque queridos pra casar hoje em dia hum! só o pder…MESMOOOOO… Acho ainda que os colegas deveriam prestar atenção no que escrevem porque ter desejo sexual é miuto diferente de cobiçar alguém casado ou se prostituir .Tenhamos uma fé inteligente. Enfim concordo com o bispo, e lembro aos irmãos que aquilo que consideramos pecado,ainda que não seja, torna-se pecado diante e DEUS.

  • andré

    Concordo com o Bispo sou evangelista e quando era do mundo praticava muito isso,depois que me entreguei a Jesus parei de praticar,mas devido alguns momentos de fraqueza pratiquei algumas vezes,me sentia muito mal o diabo me acusava direto,sou uma pessoa muito sincera, conhece uma obreira e estava orando com ela,em um determinado dia contei que praticava isso e ao inves de me ajudar terminou comigo.Estou muito triste não vou julgala ate compreendo mas vejo que ela não teve fé suficiente para ficar comigo pois foi algo do passado.

  • Mario Levy

    Concordo com o Bispo Edir Macedo, um homem realmente abençoado e mensageiro de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    FOi exatamente isso que me disse um obreiro, ha 7 anos atras, ao tratar deste assunto. Ele me disse que eu não deveria me tocar e deveria ler a Biblia.
    Foi exatamente o que fiz e, desde aquele dia não me masturbo mais.(…)

  • Carlos Roberto Cruz da silva

    Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

    Salmos 27.14
    Pois tudo tem seu tmpo vai denpender da sua fé e entrega para que as benção chegue rapido,depende de Você.um abraço meu Bispo

  • Mario vieira

    O assunto comentado pelo bispo Macedo é bastante delicado e devemos tomar cuidado, e ser cauteloso ao deixarmos tambem nossos comentários. Vejamos o blog está aberto a qualquer pessoa, ou seja, cristã ou não cristã, todavia do ponto de vista ciêntifico é orientado que tanto o menino quanto a menina deve ter contato com o seu proprio corpo, seria como se estivesse se descobrindo segundo Piaget e Laurence Kolberg estudiosos no assunto isso é uma prática normal. Para o senso comum a masturbação é vista como uma especie de alivio, coisa natural. Para o espirutual isso sim causa um desconforto por que pecado é aquilo que lhe acusa, ai concordo com o bispo, pois depois que vira vicio a prática passa a ser normal e passa do espiritual para a ciência e o senso comum. isso sim é perigoso.
    Que Deus continue abençoando o bispo Macedo e a todos nós em nome de Jesus.

  • Sidney Antonio

    Eu estou passando por este mesmo problema e quando faço me sinto fraco

  • Alessandro Braz Moreira

    Paulo.

    Faça conforme o bispo orientou, e procure se envolver mas com as coisas de DEUS : tipo, evangelizar, jejuar, orar e etc …

    fique com DEUS.

  • Ailton

    Existem 2 caminhos, o caminho do bem e o caminho do mal, certamente a masturbação é o caminho do mal, Mas como Deus pensa em tudo, existe a polução noturna.

  • simone ataide frança

    Olá, Bispo Macedo!
    Primeiramente, quero parabenizá-lo por abrir este espaço ao público e pela sua maneira de se expor diante de questões relevantes como esta sobre masturbação.
    Certamente, é maravilhoso ao cristão identificar seu “espinho na carne “ e pedir orientação para solucionar os seus problemas. Como no caso do empresário Paulo…
    “Atire a primeira pedra” quem não tem ou não teve espinho na carne…

    Obrigada!
    Respeitosamente
    simone A …..

  • fernanda vidal

    (…)
    Alessandra, que bom que você não tem pecado e por isso mesmo, ter a liberdade de, por eu ser mera pecadora, pois assim me diz o Senhor que eu o sou, apontar o dedo para mim a me acusar. Sou pecadora sim e reconheço isso, contudo, a masturbação não é um “pecado” que pratico e quem me dera que fosse apenas ela, pois, se assim fosse, como não tenho esse “vício”, então, tal qual você, eu não seria pecadora. Mas, eu sou. Eu tive uma depressão, antes de conhecer o Senhor Jesus, que foi considerada do mais alto grau. Tão grave que, eu só via duas alternativas para a minha vida: Morrer ou morrer. A minha família serve ao Senhor. Mas, havia uma pessoa que me atormentava e me deixava cada vez pior, porque tudo o que ela me dizia era que aquilo era do diabo e que odiabo, mas o diabo e o diabo. Por fim, ela me convenceu de que, arrancado aquele diabo de mim, eu voltaria a minha vida normal e seria feliz. Para alguém que estava como eu, se me dissessem que uma serra elétrica cortando qualquer membro meu, sem anestesia, resolveria o problema, eu faria, pois nada poderia ser mais doloroso do que aquilo que eu vivia. Fui com ela para a Universal. Oraram em mim, mas, nada aconteceu. Eu ia sempre e sempre oraravam e nada. Um dia, num domingo, por fim, eu fui mais uma vez para a Igreja. Não mais para orarem em mim, mas, porque eu senti que precisava mais que saber do diabo, saber de Deus. Durante a busca do Espírito Santo, eu chorei como jamais havia chorado. Não pela quantidade de lágrimas, mas, porque o meu choro nem era de alegria e nem de tristeza. Foi um choro que eu não saberia traduzi-lo. Á partir daí, eu comecei a me levantar, descobrindo que o diabo não mais me assustava, porque eu começara a “sentir” Jesus. Desde, então, isso faz uns seis a sete anos, eu passei a ter experiências pessoais com Deus. Não de aquisição de bens ou da realização de sonhos, não tive tais bençãos do Senhor e posso compreender bem isso, pois, não tenho apego às coisas materiais. Não tenho carro, não tenho casa, enfim, como trabalhadora, a minha vida é de lutas como tantas outras companheiras, apenas peço ao Senhor que me dê condições de uma vida digna. Mesmo assim, padeço em muitas dificuldades financeiras. Também não me foi concedida a bênção de constituir uma família e desde quando conheci o Senhor, nunca fui tão solitária. Sou solitária,mas sei que não sou sózinha. As minhas experiências com Deus foram infinitamente maiores que qualquer outra coisa que eu pudesse imaginar. Muito pouco das coisas que peço ao Senhor, Ele me dá, contudo, há algo que eu tenho e que ninguém me tomará: A felicidade de saber que, apesar das pelejas da vida, eu tenho um Amigo , um Pai, um Esposo que, mesmo conhecendo as minhas dores , tristezas e pecados, me consola e me ajuda a ser verdadeira. Também não fui curada da depressão. Não tomo mais antidepressivos, todavia, o ansiolítico, em todas as tentativas de retirá-lo, a depressão apontava seu retorno e não foram ainda retirados. Num balanço da minha vida, eu posso afirmar que, em termos de pessoas e coisas, tive muitas, muitas, muitas perdas e pouco ganho. Não me revolto com situações, não me revolto com as dificuldades, não me revolto com a solidão. Quem teve as experiências que eu tive com o SENHOR e de fato, como se diz, não sou totalmente liberta, aprende rapidinho que ELE é soberano e que a Sua Vontade para a minha vida, dificilmente coincidirá com o que eu quero., mas, também não questiono os Seus desígnios. Quanto a depressão, só o Senhor o sabe porque não fui curada, mas, algo me ajudou muito a ter a minha vida de volta: outros heróis da fé tiveram o mesmo mal. Principalmente, Davi ( nos salmos você verá o quanto ele padeceu em sua alma!), Jeremias ( que chegava a questionar o porquê de ter nascido) e Elias ( que chegou a se isolar). E, de todos eles, o próprio Senhor Jesus, quando se viu abandonado, sabendo que seria sacrificado. Depois de tão glorioso sacrificio, por amor de mim, o resto é apenas para o meu bem-estar e vaidade, o que não é nada, diante da grandeza de viver com DEUS. Eu não fui, eu vou sendo transformada todos os dias. Eu não me converti num único momento, eu vou me convertando, num processo que durará até o último instante da minha vida, porque, todos os dias, o Senhor em tudo me ajuda. (…)

  • janaina elis

    Oi Fernanda não quis discordar de você nem muito menos falar da sua vida com Deus pois como vc disse só você mesmo podemos zelar por isso, só coloquei a minha opnião concordando no que você disse com relação a uma pessoa ter um vazio imenso na pratica desse ato que estamos citando aqui , quando deixei meu post a mensagem da Lucia ainda não estava aparecendo, não somos ninguem para criticar ninguém, além do mais acho que temos livre arbitrio para discordarmos de quem quisermos, a não do nosso senhor Jesus Cristo,e de sua palavra, eu tenho comigo que tudo que o bispo macedo fala ele fala pautado na palavra de Deus mas acho que como seres humanos temos direito de falar de nossos anceios e duvidas e discordancia tambem, mas uma vez lhe peço desculpa se falei algo que lhe desagradou.
    que deus nos abençoe

  • Alex

    masturbação é pecado pq : 1ª isso é um ato sexual,e sexo fora do casamento é prostituição aos olhos de DEUS 2ª quando vc se masturba vc comete o adulterio,pois precisa pensar em alguem para fazer isso 3ª estara pecando contra o corpo pois nosso corpo é santuario do Es e 4ª isso é fornicação,simulação de sexo…e os que cometen tais coisas,não herdarão o reino de DEUS.

  • pedro luís albuquerque dos santos

    Esta é a primeira vez que acesso este Blog e aproveito o ensejo para parabenizar a iniciativa do bispo Macedo. Apesar de ser o meu primeiro acesso já me deparei com um tema que para a minha geração sempre foi um tabu e continua sendo de certa forma. Sou educador e lido com adolescentes cristãos e não cristãos e, como educador, tenho que orientá-los sobre muitas coisas respeitando a fé e a falta de fé de cada um. Muito oportuna a discussão, pois, à luz da Palavra concordo plenamente com o bispo, mas, na lida diária com adolescentes, não posso desconsiderar os que possuem outra fé. Ñão me cabe julgar ninguém e suas manifestações, mas achei muito amadurecida também a maneira como a amiga Fernanda tratou o assunto e acho que o fato dela tratar a questão, em termos, com outra análise, não significa ter problemas com a espiritualidade. Gosto da forma honesta como as coisas são tratadas. Para a minha fé a orientação do bispo é a correta. Como pai de dois adolescentes e educador de tantos outros mais, a posição da amiga Fernanda também foi oportuna , porque sei que os meus filhos e alunos estão em fase de curiosidades e auto-conhecimento e não quero tratar tal assunto da mesma forma como fui orientado com tantos tabus e pecados, que me afastaram muito mais da fé que me aproximar dela. Também fui adolescente e sei que isso de fato ocorre com eles tanto quanto ocorreu comigo e eu mentiria se dissesse o contrário caso meus filhos me questionassem sobre isso. Não quero que tenham medo de Deus, achando que tudo é pecado e tudo ou é do Diabo ou de Deus, como li em outros comentários. Não quero que os meus filhos venham crer em Deus por medo do Diabo. Quero que creiam no Senhor por amor, mas, quero que sejam livres também para as suas descobertas de modo a fazerem as boas escolhas. Parabéns a todos e muito obrigado.

  • jair batista machado

    bispo.qui deus o abencoe grande mente mas o qui o senhor disse sobre a masturbaçaoe verdadeira sou casado tenho trinta e nove anos. convivi muitos anos com isso mas minha vida so mudou quando dei um basta nisso tudo tomei uma atitude a partir do momento qui tomei uma atitude tudo mudou na minha vida em todos os sentidos. qui deus abencoe a todos sempre estamos orando pelo senhor ate a volta do senhor jesus.
    bispo isso durou 25 anos mas hoje tenho uma vida digna nao tenho qui si envegoar de nada hoje sou feliz de verdade.

  • Alessandra

    Caríssima Fernanda,
    Pense no seguinte: “ninguém se masturba e sente prazer pensando em um poste”, por ex.
    em tal ato está envolvido o pensamento , a fantasia e a cobiça (de mulheres alheias)
    Ninguém diz ser pecado somente para reprimir , mas para prevenir problemas na vida sentimental e conjugal posteriores. Estes mesmos reconhecidos e citados por vc mesma ao final de suas conclusões.
    Talvez vc não conheça algumas questões espirituais, mas a verdade é que essa situação, vivida pelo homem ou pela mulher, é decorrente da opressão do maligno em sua vida. Ceder a ela (esta tentação) é subserviência ao diabo, opressor. Assim como em qualquer outro vício.
    Deus a abençoe , muito. E ilumine seus estudos e seus pensamentos.

  • rafel

    essa é a principal arma do diabo na vida principalmente de um solteiro.por isso devemos buscar um encontro com DEUS nascer de novo como o bispo sempre diz o nascido de DEUS VENCE O MUNDO.

  • Carlos Alberto Bessa

    O Senhor Jesus Cristo declara que se cobiçarmos uma mulher alheia no coração, mesmo que o ato não se consume na prática, já estaremos sumariamente em adultério,.
    Por isso a masturbação em si já consuma no coração tanto o adultério como a prostituição, bem como a fornicação.

  • fernanda vidal

    Lucia e Janaína, não tenho tanto conhecimento, apenas manifestei o que penso não sendo hipócrita comigo mesma e exponho o meu livre pensar e falar, sem a pretenção de convencer ninguém, apenas de me expressar, quando, especialmente, trato de uma questão que ocorre involuntáriamente num garoto ou garota em fase de descobrimentos das sensações e reações que ocorrem com seus corpos e que, por uma razão ou outra, venha se sentir culpado por algo que ele sequer ainda pode compreender.Quanto a minha espirtualidade, esta não permito que julguem, pois a minha relação com Deus só diz respeito a mim e a ELE e a mais ninguém. Sendo Deus santo e verdadeiro, e Sua Palavra diz que “mente todo aquele que diz não ter pecado”, não entendi a acusação de que, ao discordar do Bispo Macedo e, não só dele, mas também de qualquer outro homem do altar, em certas questões, estou “discordando do próprio Deus”, pois, como homens, por melhores que sejam, o Bispo e tantos outros homens de Deus, são tão pecadores, conforme a Palavra de Deus, quanto eu e todos nós e como todos nós, à luz da Palavra, também não passam de “trapo imundo” aos olhos de Deus-Pai, mas, como todos nós também, tornam-se limpos, perante Deus, pela interceção e a maravilhosa Graça de Jesus, que nos justifica e nos torna absolutamente sãos, perante Deus. E até mesmo para fazer justiça ao Bispo, eu, particularmente, nas pregações dele que ouvi e ouço às vezes, jamais o ouvi afirmar não ser pecador. Também não tenho nenhuma preocupação com o diabo, pois sei que, até o meu último suspiro, ele lutará de todas as formas para ter a minha alma, por isso, não perco meu tempo com ele, mas, ganho esse tempo buscando o Senhor, pois a mais extraordinária notícia que um ser humano pode ter, é saber que, apesar das investidas do diabo, o Senhor também lutará por nós até o último suspiro também, pois, todo o sacrifício do Senhor, não foi outra coisa senão a realização de seu maior desejo: salvar todos nós e sempre lutará por todos contudo, aceita quem quer e não aceita quem não quer ou quem ainda não O conhece. Sendo o Senhor todo o poder, descanso e confio Nele, invés de me preocupar com o que o diabo faz ou deixa de fazer. E, como não sou um fantoche nem nas mãos de Deus e nem nas mãos do diabo, faço as minhas próprias escolhas e sei bem do lado de quem eu estou e com Quem caminho, mesmo sendo pecadora, conforme diz a Palavra. Todavia, a acusação também foi injusta, pois não discordei do Bispo na íntegra, mas em parte, como discordo também de outras questões e, da mesma forma, em parte. Quanto a resistir ao diabo, creio que o Senhor se refere muito mais a não cairmos na fé, diante das perdas, tristezas, dores e tantas outras coisas que vivenciamos num mundo caído e abandonarmos o Senhor, descrendo da Sua existência. Quando cremos e entegamos nossas vidas nas mãos do Senhor e nos colocamos sob a Sua Graça Maravilhosa, acho que ainda não temos idéia do verdadeiro significado disso e , por esta razão, restringimos tão linda relação apenas ao que é ou deixa de ser pecado, quando Ele sabe que somos pecadores. Não quero dizer com isso que sejamos mundanos e vivamos em pecado, mas que nos tornamos santificados, não santos, mas santificados, separados para Deus. Mais que ficar lutando contra o diabo, consagro os meus órgãos, meus membros para a boa obra do Senhor e compartilhando a minha vida com Ele, sem me importar também se Ele realizará os meus anseios. Isso também entrego nas Suas Santas Mãos, pois, infinitamente mais do que eu, Ele sabe o que é bom para mim. Eu não o sei. Mas, Ele sabe. Como Pai amoroso, zeloso e cuidadoso, sabe muito mais além do que a minha própria imaginação, o que me fará feliz, que necessariamente, não deve ser o que eu quero. Em sua Palavra Ele também diz que eu não sei pedir, que peço mal.

  • Carmem Lúcia

    Olá, Bispo Macedo!
    Primeiramente, quero parabenizá-lo por abrir este espaço ao público e pela sua maneira de se expor diante de questões relevantes como esta sobre masturbação.
    Certamente, é maravilhoso ao cristão identificar seu “espinho na carne “ e pedir orientação para solucionar os seus problemas. Como no caso do empresário Paulo…
    “Atire a primeira pedra” quem não tem ou não teve espinho na carne…

    Obrigada!
    Respeitosamente,
    Carmem Lúcia

  • Na fé

    O segredo para esse problema é resistir e fugi de tudo aquilo que nos leva á pensamentos impuros, pois é daí que vem as vontades, nos preencher com coisas de Deus, então o diabo não terá brecha nenhuma para trabalhar nas nossas mentes.

    Fiquem todos com Deus!!!

  • D'Angelo Aquino Paixão

    Bom em primeiro lugar quero dizer para este amigo que a atitude dele foi a mais sensata pois o diabo tem usado destas e outras atitudes para afastar a pessoa de Deus,tenho 28 anos de idade e qdo cheguei a IURD a 10 anos atrás isto para mim era uma guerra pois era um vicio que tinha,pois pelo fato de ter chegado a igreja envolvido com o homossexualismo e ter uma vida sexual ativa ainda que fosse contrária a natureza de DEUS,eu também não vivia sem a maldita masturbação é como diz o ditado “que mente vazia é oficina do diabo”, era nestes momentos que sentia estes desejos malucos e praticava isto,bom hj venci e não foi fácil mais tive que tomar uma atitude chorar me humilhar nos pés do Senhor Jesus,e me batizar nas águas e acima de tudo fazer uma entrega da minha vida ao meu Rei.Um conselho que dou para este amigo que procure se envolver com o trabalho da igreja,faça propósitos com Deus para santificar e consagrar a sua vida pois foi assim que venci,e até o mais impressionante é que eu ficava possesso nos cultos de libertação e esta era uma das brechas que havia em mim e me impedia de ser liberto e a partir do momento que abandonei estas e outras práticas em minha vida eu tive minha experiência com Deus e hj estou como candidato a obreiro me preparando para ajudar aqueles que assim como eu tem estas e outras dúvidas para ser esclarecida,e hj estou em paz aguardado que Deus prepare minha amada que vai me suprir em tudo e acima de tudo vai ser minha auxiliadora neste caminho que escolhi.Deus te abençoe e fique na fé ,bispo Macedo obrigado e que deus continue usando seui ministério para tirar pessoas destes e de outros pecados como Deus me tirou

  • fredson sousa santos

    oi bispo tambem estava com mesmo problema de paulo mas guando vi sua opiniao nao for fazer mais tornei decisao eu gueria saber se errado obreiro ter um orhut

  • Diego fernandes

    Otimo, esta nota 10 tudo.

  • janaina elis

    pois é isso mesmo minha cara amiga fernanda o que vem de Deus nunca deixa vazios se isso acontece ao final da pratica da masturbação é porque de certo modo agride a própria alma é como o bispo disse existem outras formas de liberar ormonios que sendo assim deixamos de necessitar a prática de um ato, tão vazio como esse e além do mais acredito que hoje com o mundo da forma que esta um menino já chega na adolecencia praticando esse ato não´por curiosidade mas em busca de um prazer e ele não apenas se masturba , mas tem pensamentos que leva uma pessoa a desagradar a Deus.

  • Lúcia (Belém)

    Fernanda Vidal, me descupe mais vc tem grande conhecimento, mais pouca Espiritualidade,pois vc tem o direito de descordar, pois a palavra de Deus diz:tudo podemos mais nem tudo nós convém, e descordar de um homem de Deus, creio que vc esta discordando com o proprio Deus. pois o Bp Macedo e muito usado por Deus.vc pode ter um grande conhecimento pois precisa de ajuda.
    Se referindo ao caso do Paulo conheço muitas pessos que caiu na Fé por causa da “masturbação” não creio que isto seja de Deus pois se fosse não tirava muitassssssss pessoas na presença do Pai. Devemos vigiar para não cair em tentação.

    Deus abençoe a todos.

  • Gleyson Lira

    Bispo, muito obrigado pelo esclarecimento. Sempre, como homem de Deus que é o senhor vai como flecha direto no alvo.

    Esta duvida é a de muitos jovens que chegam a igreja e espero que sejam tocados por suas palavras.

  • MAXWEL A. MELO

    É bom saber que ainda existem (mesmo poucos) homens que têm compromisso com a verdade -DEUS- como o bispo Macedo e sua equipe de fé, lamentávelmente nem todos os pastores – mesmo da IURD- têm esse caráter de verdadeiro homem de Deus como o bispo Macedo, Romualdo, e tantos outros. que Deus os abençõe com a plenitude do Espírito Santo!!!! gostaria de saber onde estar um que reflete a GLÓRIA DE DEUS!- (…)

  • Vicente

    Concordo plenamente com o senhor bispo.
    Em 1 Corintios 6,12 diz: ” ( A sensualidade é condenada )
    12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

    E ainda diz mais: A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. ( 1 Corintios 7,4 ) Aqui, eu particularmente, entendo, que devemos fazer sexo ou algo referente a ele, depois de casados. Quem tem autoridade sobre meu corpo é minha esposa e vice-versa.
    Até para fazer um jejum, completo, minha esposa deve me consultar para saber se concordo.

    Que o Senhor continue abençoando o senhor bispo Macedo. Fique sempre com Deus e obrigado por tudo que o senhor nos ensina, através do poder e direçao do SANTO ESPIRITO SANTO.

  • alexsandro

    oi bispo macedo sou de uberaba mg. um abraço para o senhor. bispo aqui em uberaba esta precisando de uma catedral para 1800 pessoas por favor olha um pouquinho mais com carinho para uberaba. o povo daqui é de fé. a pergunta ao senhor é. um dia visitara uberaba, que seja na inauguraçao da catedral. por favor é pra honra e gloria de jesus, e pra envergonhar o mal. bispo deus abençoe o senhor mais ainda. bispo ore por mim estou precisando. obrigado.

  • Rodrigo

    Eu lembro que quando eu estava afastado de Jesus, eu era viciado em masturbação, contudo minha consciencia pesava de uma maneira sobrenatural depois do ato, graças a Deus eu me libertei disso e não sinto mais nenhum desejo por isso.

  • fernanda melo

    bispo o blog do senhor tem ajudado a muitos espiritualmente incluso a mim e cada vez que leio me renovo espiritualmente…

  • Edgar

    Bispo não somente leva a pensamentos sujos mais abre caminho para o mal entrar na vida da pessoa, e a bíblia relata que DEUS é puro, então creio eu que todos nós verdadeiramente filhos de DEUS sejamos puro. que DEUS o abençõe abundantemente!!!

  • joão mil

    A melhor maneira é louvar,através da música afastamos o demo(diabo).Louvar à Deus à Jesus ao Espírito Santo,aí quando voce vê já foi embrora o diabo ou coisa que o valha.Grande abraço e vamos na fé agora e sempre. joão mil

  • marcos ribeiro

    Que Deus nós abençoe: muito forte que o bispo disse.
    a carne melita contra o Espirito(GALATAS 5:16) , entaõ amigo , se vc fortalece a carne sua carne fica forte , aí vc nunca vai agrada o Espirito , e nunca vai ter força p/ sair dessa , mais se vc fazer as coisas do Espirito , vc vai ter força p/ vencer ,mastubaçaõ ,prostituiçaõ e tudo mal que vem te a fastando do todo poderoso fasa isso que Deus vai satisfazer o desejo do seu coraçaõ que e templo do mesmo. um abraço e que Ele te abençoe.UM certo médico em epóca de copa do mundo no seu plentão médico desidiu que iria asistir o jogo quando uma enfermeira chegou até ele e disse dr. tem um
    paciente precisando do senhor o DR. disse para ela que ele esperase mais um pouco a em fermeira foi ver mais uma ves o paciente ao voltar ela disse mais uma ves DR.o paciente esta piorando o médico respondeu para ela ele aquenta
    mais pouco voltou a enfermeira pra ver o paciente quando ela viu ele ja tinha morrido ela voltou mais uma ves e falou DR.pela ultima ves vem ver o paciente
    o DR.gritou de la vamos ver esse cara chato quando ele entrou na sala os enfermeiro tinha cobrido o homem com um pano branco o DR. tirou o lençou
    e disse esse é meu filho foi quando ele entrou em disispero .
    viu como as o portunidades vem e passam não deixe para fazer amanhã o que voce pode fazer hoje JESUS esta voutando esta história é veridica.

  • marlene c costa /Belém/Pá

    Paulo, quando uma pessoa é verdadeiramente liberta por Deus, ela não precisa de outros meios para ser feliz pois a partir do momento que o seu Espírito o toca Ele é capaz de preencher todo o vazio do nosso ser. Deus disse em sua palavra: Não é bom que o homem esteja só… Gn 2:18, se vc lê essa passagem e procurar entender o sentido dela para sua vida irá perceber que o propossito de Deus para cada um de nós nessa terra é único e completo,ou seja Deus criou alguem especial para cada um de nós, portanto Paulo não se iluda com aquilo que o diabo tentar colocar em sua mente de sujo e impuro. Lembre-se que um abismo gera outro abismo, hoje é so a masturbação e amanhã, qual será a arma que o diabo usará para cegar você e tirá-lo daquilo que Deus tem reservado para sua vida? Pense nisso! Não se deixe levar por palavras de pessoas fracas que preferem iludir com a mentira do que falar a verdade e ver suas igrejas vazias!!! Lembre-se sempre que cada um de nós tem um propósito importante no Senhor . Tenha sempre em mente que Deus nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu propósito e graça que nos foi dado em Cristo Jesus (2Tm 1:9) Ore sempre a DEus pedindo que o capacite a tomar parte desse propósito. Faça uma corrente de libertação total e frequente com afinco as reuniões de quarta e domingo e vc verá a gloriosa obra de Deus em sua vida ! Então depois que se sentir totalmente liberto desses pensamentos e pronto para o que Deus tem para voce comece a participar das reuniões da Terapia do Amor e Deus certamente irá honra a sua fé nele. Lembre-se que a herança de Deus em nós é a nossa fé, então exercite a sua lendo a palavra e falando de jesus aqueles que estão ao seu redor. Use aquilo que Deus tem lhe dado para engrandecer o nome dele e Ele te honrará , fica com Deus e na Fé.

  • Hamilton

    Boa tarde Bispo,teve uma reunião que o Sr. vez para obreiros casados,naquele dia foi tirado muitas dúvidas nossas.Si tivesse outra reunião dessa seria uma benção,porque depois dessa reunião foi levantado muito obreiros e vejo alguns com dúvidas do que pode e não pode.
    Abraços.

  • José Eustáquio Rodrigues

    E como o SR DEUS disse a Caim!… Os seus desejos são contra te, cabe a voce dominalos.
    Sê forte e corajoso e não te desvies dos caminhos do SR JESUS,e ele estara contigo por todos os dias. Dando lhe forças o suficiente para resistir esse mal que lhe tem afligido.
    Espero poder ter ajudado!

    Que o SR JESUS lhe abençoe dando lhe forças, para desviar de todo o mal.

  • Carlos Inácio Andrade

    Temos que estar atentos e vigilantes, para que o Diabo não venha usar o pecado para neutralizar a nossa fé.

  • Samuel

    Muito forte essa resposta, ela tirou a dúvida de muitas pessoas com certeza, pois a masturbação foi o que sempre me distanciou de Deus, pois, sempre que eu fazia isto, a consciência pesava, mas, quando me decidi a parar, houve uma mudança total em minha vida, mas, é difícil não cair na tentação, principalmente para alguém como eu, que ainda tenho 13 anos de idade, porque as tentações estão aí.

  • maria do carmo

    olá, Deus abençoe a todos
    muito obrigada bispo pelo esclarecimento ajudou bastante para atender o povo que faz essa mesma pergunta quando chegam na igreja.

  • wagner nhemetz

    Resisti ao diabo e ele fujirá de vós.Paulo tenho 41 anos e 21 na IURD,quando entrei na IURD tinha este mesmo problema,procurei um obreiro conhecido e ele me dissse esta fraze:resisti ao dia bo e ele fujirá de vós.Com certeza você vai vencer.Fique com Deus.

  • Flavio rogerio

    Eu falo para todos aqueles que estão sendo escravisado por esse pecado,não fique revoutado com sigo mesmo, se revoute contra a situação, siga a direçao que Deus deu ao Bispo,e não deixe satanás ditar as regras pra sua vida ,dizendo que isso que vc faz é normal ,é mentira dele pos teu corpo é de Deus foi feito para santuário Dele. Não pense que Deus é um carrasco, esperando vc cair para te açoitar, não! ele é misericordioso e já está te ajudando atraves deste site então aproveita a oportunidade!!!!!!

  • fernanda vidal

    Discordo, em parte, do Bispo, mas quem sou para discordar? Todavia, o desejo sexual se manifesta na puberdade e a masturbação acontece naturalmente nessa fase da vida, quando, meninos e meninas, sequer têm noção do que seja pecado de fato, pois, ainda estão em fase de transições, dúvidas, conflitos e a masturbação acontece como forma de auto-conhecimento do próprio corpo e de como ele reage. Para os homens, até mesmo pela constituição do corpo, não são tão necessárias ´”fórmulas” para chegar ao orgasmo. Com as mulheres isso é bem mais difícil e ao contrário do que muitos homens pensam, nem todas as mulheres atingem o clímax numa relação sexual. Isso ocorre porque o corpo da mulher tem suas nuanças e dificuldades que, em parte, se dão pela falta de conhecimento do próprio corpo e do que realmente é prazeroso para ela. A masturbação ajuda a mulher a conhecer os seus próprios caminhos. Não creio que isso seja pecado. Contudo, o problema é quando isso realmente se torna um vício e a partir daí, são utilizados não só pensamentos exacerbados e fantasiosos para estímulo, mas outros instrumentos vendáveis e pornográficos que não fazem parte do corpo. Dessa forma, deixa de ser um processo de auto-conhecimento e passa, por vezes, a ser mais prazeroso que a própria relação. Acho que, na puberdade ou mesmo na idade adulta, a masturbação praticada para descobrimento do que realmente pode ser mais prazeroso, não deve ser pecado. Mas, a prática de forma que foge do corpo e passa para o uso de outras coisas e fantasia mirabolantes, aí sim, deixa de ser natural e passa a ser, eu nem diria pecado, mas, grande dificuldade com o sexo o que trará grandes frustrações e decepções nas relações entre os casais. Se o esposo ou a esposa necessita da masturbação, algo realmente não vai bem na relação. No caso dos solitários, tenho dúvidas se a masturbação é mesmo pecado. Mas, a sua prática pode ser prazerosa, contudo, traz também em seu bojo o sentimento de profunda solidão e doloroso vazio.

  • marcellos

    Bispo Macedo, tenho certeza que esse conselho que o senhor como homem de Deus deu ao Paulo é verdadeiramente o mais correto pois se ele analizar todas as vezes que ele tem o desejo pela pratica da masturbação ja enveredou muita imagens cheias de sensualidade e outras coisas que despertam o desejo sexual, que são como cupins minando a madeira.
    A palavra de Deus tem mostrado que somos tentados pela nossa propria cobiça quando esta nos atrai e seduz.
    Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado, uma vez consumado gera a morte.
    Livro de Tiago-cap:1:14,15.

    Deus o abençõe Bispo em nome de Nosso Senhor Jesus e a todos.
    Grande abraço na Fé !

  • Lucy Medeiros

    É isso que eu admiro no senhor Bp.Macedo, a clareza com que o senhor trata com as dúvidas das pessoas, e a firmeza no esclarecimento… DEUS o abençoe, estamos orando pelo senhor e pela sua familia aqui em MS… e lógico, estamos esperando uma visita do senhor aqui,na catedral da fé, que o senhor ainda não conhece, para nos abençoar mais e mais. Abraços fraternais.

  • ronaldo

    paulo, comcordo ezetamente com o pispo,eu por exemplo stou á 2 anos na iurd hoje para A HONRA E GJLÓRIA sou obreiro. e toda vez q esses pensamentos vinham em minha cabeça eu começava a louvar e procurava sempre oculpar minha mente em coisas q me distraisse desses pensamentos..

  • samuel soares dos santos

    Senhor bispo, fico feliz de ser membro da igreija universal e poder acompanhar estas sabias respostas e que nosso Senhor JESUS CRISTO continue dando sabedoria ao senhor para nos dirijir.

  • fátima faria

    Olá.Boa noite a todos.
    Paulo, faça como o Bispo Macedo ensina, pratique esportes,pois realmente vc liberará seus hormônios.Tbm preencha a sua mente com as coisas de Deus p cuidar do lado espiritual pq o diabo sabe de nossas fraquezas,mas Deus nos dá a devida força p suporta-la.Ore tbm pela sua vida sentimental, faça uma corrente da terapia do amor na igreja Universal,é todos os sábados.Acredito que onde vc mora tem uma bem perto de vc. Na hora certa Deus te dará a alegria de um casamento com uma mulher de Deus e será completa a sua felicidade.
    Bispo Macedo,muito obrigado por este espaço,podemos ajudar e ser ajudado.
    Deus os abençoe abundantemente!!!!

  • Luis

    Muito Obrigado!!!
    Pois eu venho enfrentando o mesmo problema. Uma dica que eu dou e que tem dado certo comigo é: Toda hora que vier a vontade, tente pegar algo para ler (ex:a Bíblia, Livros.),não ficar usando a internet a não ser que seja para o trabalho, e o principal é não deixar o tempo ocioso tomar conta de você.
    Um grande abraço!!!
    Fique na Fé.

  • cleiton

    olha bispo muito forte o que este rapais disse,isto foi pra ficarmos alerto ate os que estao dentro das igreja o zoio querendo apanha o trigo,oro sempre para Deus varrer o zoio do meio dos nascido de Deus..um forte abraço bispo.

  • Luana

    Bispo, muito esclarecedora sua resposta. Mas acredito que esse tipo de atitude neutraliza a nossa fé, nos distanciando de Deus, porque o pecado traz a dúvida. 1 Coríntios 6-18 “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo”.

Você sabia que também pode receber as mensagens do meu blog por e-mail? Preencha abaixo: